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Andréia Hiromi Mano

    • Mestranda no Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Filologia do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH-USP) com bolsa CNPq. Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distância, pelo Centro Universitário Brazcubas. Possui Bacharel e Licenciatura em Letras, nas habilitações de Português e Chinês, pela Universidade de São Paulo. Complementou a graduação na Xi'an International Studies University (XISU), na cidade de Xi'an, China, contemplada com bolsa acadêmica do Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional. Tem interesse nos estudos sobre Língua de Herança, no ensino de português como língua adicional e como língua de herança, aquisição de linguagem, nas estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem de línguas e no uso da língua em seu contexto histórico e sociocultural. É integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Cognicação (LinC) da FFLCH/USP, liderado pela profª dra. Maria Célia Lima-Hernandes e pesquisadora associada à Associação Internacional de Linguística do Português (AILP).

       

      Links:    

    • Cunha, Adan Phelipe ; MANO, Andréia Hiromi ; Oliveira, Anna Karolina Miranda ; Defendi, Cristina Lopomo ; Spaziani, Lídia ; Ribeiro, Marcello ; Lima¿Hernandes, Maria Célia ; Santos, Mônica Maria Soares ; Dias, Nilza Barrozo ; Nogueira, Priscilla de Almeida ; Vicente, Renata Barbosa ; Silva, Sérgio Duarte Julião da ; Gomes, Thamires Rodrigues ; Xiang, Zhang . Cognition, complexity and context as other minds: a tribute to T. Givón. São Paulo : FFLCH-USP, 2022 . p. ISBN: 9786587621845.
    • MANO, A. H. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Elementos do caractere chinês e dificuldades no ensino-aprendizagem de mandarim como língua adicional. Cognição, língua, cultura e tradução: um diálogo sem fronteiras e interdisciplinar, v. , p. 1 - 488, 2022.
    • MANO, A. H. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Marcação e Iconicidade: A polidez no coreano e no mandarim. Cognição: Estudos de linguagem em perspectiva interdisciplinar, v. , p. 1 - 199, 2022.
    • MANO, A. H. . Construções identitárias no discurso dos falantes de japonês como Língua de Herança. In: VIII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2023 , São Paulo. Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. : , 2023.
    • MANO, A. H. . Elementos do caractere chinês e dificuldades no ensino-aprendizagem de mandarim como língua adicional. In: 2nd international Conference on Encounter with the Human Sciences & 4th LINCOG - International Symposium on Language and Cognition , 2021 , Macau. Livro de Resumos Abstracts - II Conferência Internacional Encontro com as Ciências Humanas & IV LINCOG - Simpósio Internacional de Linguagem e Cognição. : , 2021.
    • MANO, A. H. . A construção de identidades do falante do japonês como Língua de Herança e seus reflexos na paisagem linguística. In: 3º EMEPLI - Encontro dos Mestrandos de Português da Universidade de Lille , 2021 , Lille. 3º EMEPLI - Encontro dos Mestrandos de Português da Universidade de Lille - Caderno de Resumos. : , 2021.
    • MANO, A. H. . Sinalizadores de polidez e seu uso em sentenças imperativas no mandarim e no português. In: II Seminário Internacional sobre Linguagem e Cognição , 2017 , São Paulo. II LINCOG - II Simpósio sobre Linguagem e Cognição. São Paulo : FFLCH, 2017.
    • MANO, A. H. . Atenção Conjunta: Sinalizadores de polidez no coreano, no mandarim e no português. In: I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (I LINCOG), 2014, São Paulo. Anais de resumos do II / IX Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição; I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (LINCOG); V Seminário do Projeto de , 2014 , São Paulo. Primeiro Simpósio Internacional sobre linguagem e cognição (I LINCOG). : , 2014.
    • SARTI, E. B. G. ; MORELI, J. S. ; MANO, A. H. ; ALMEIDA, E. G. ; TABUZO, V. C. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; SEGUNDO, P. R. G. ; DEFENDI, C. L. . I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição ( 1. : 2014 : São Paulo, SP ) Anais de Resumos do I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (I LINCOG). : , 2014 (Organização de caderno de resumos)
    • MANO, Andréia Hiromi . Construções identitárias e suas manifestações no discurso dos falantes de japonês como Língua de Herança. 2022 (Simposio)
    • MANO, A. H. . Elementos do caractere chinês e dificuldades no ensino-aprendizagem de mandarim como língua adicional. 2021 (Simposio)
    • MANO, A. H. . A construção de identidades do falante do japonês como Língua de Herança e seus reflexos na paisagem linguística.. 2021 (Comunicacao)
    • MANO, A. H. . Marcação e iconicidade a polidez no coreano e no mandarim.. 2021 (Simposio)
    • MANO, A. H. ; XIANG, Z. . Construções do Eu e as Línguas de Herança. 2021 (Comunicacao)
    • MANO, A. H. . Sinalizadores de polidez e seu uso em sentenças imperativas no mandarim e no português.. 2016 (Simposio)
    • MANO, A. H. . Sinalizadores de polidez e seu uso em sentenças imperativas no mandarim e no português.. 2016 (Simposio)
    • MANO, A. H. . A árvore do conhecimento: a importância de conhecer o conhecer.. 2016 (Outra)
    • MANO, A. H. . Atenção conjunta: sinalizadores de polidez no mandarim e no português.. 2015 (Outra)
    • MANO, A. H. . Atenção Conjunta: Sinalizadores de polidez no coreano, no mandarim e no português.. 2014 (Simposio)
    • MANO, A. H. . Atenção Conjunta: Sinalizadores de polidez no coreano, no mandarim e no português. 2014 (Simposio)
  • Organização de eventos: 4
    • SARTI, E. B. G. ; ALMEIDA, E. G. ; TABUZO, V. C. ; MORELI, J. S. ; MANO, A. H. ; LIMA-HERNANDES, M. C. P. ; SEGUNDO, P. R. G. ; DEFENDI, C. L. . I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (I LINCOG). 2014 ()
    • LIMA-HERNANDES, M. C. ; SANTOS, M. M. S. ; MANO, A. H. ; MAGALHAES, V. ; REHBERG, L. L. ; SARTI, E. B. G. ; SPAZIANI, L. ; XIANG, Z. ; SAMPAIO, E. ; GUERRA, A. Y. R. ; TANAKA, L. ; OLIVEIRA-REIS, A. K. ; SASSI, K. V. C. ; SOUZA-GUIMARAES, T. R. ; SILVA, G. . I Colóquio de Língua de Herança. 2021 (Linguagem e Cognição (LinC/USP))
    • LIMA-HERNANDES, M. C. P. ; SANTOS, M. M. S. ; NOGUEIRA, P. A. ; CUNHA, A. P. ; VICENTE, R. B. ; SASSI, K. V. C. ; MANO, A. H. . I Colóquio de Cognição e Bilinguismo. 2022 (Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição LinC-USP)
    • SANTOS, M. M. S. ; DEFENDI, C. L. ; VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; MARÇALO, M.J. ; MANO, A. H. . VIII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CUNHA, A. P. ; MANO, A. H. . Tópicos em Funcionalismo: Complexidade Sintática. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CUNHA, A. P. ; MANO, A. H. ; SILVA, S. D. J. . Complexidade Sintática: Abordagens Sociofuncionalistas. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Da construção de identidades à paisagem linguística: falantes do japonês como Língua de Herança (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANO, A. H. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: Nesta pesquisa de mestrado, investigamos o processo de construção de identidades de falantes de japonês como Língua de Herança, observando como a influência da língua japonesa e outros aspectos que ela engloba, como sociocultura, religiões, questões emocionais, afetivas, etc. podem contribuir para tal processo, atentando-nos ao modo como interagem com a língua portuguesa e aspectos da sociocultura brasileira. Acreditamos que essa construção não ocorra de maneira uniforme em todos os indivíduos e que, portanto, a superdiversidade possa se fazer presente ao longo das gerações. Buscaremos, ainda, observar de que modo a construção identitária desses falantes do japonês como Língua de Herança pode ter contribuído para a formação da paisagem linguística do local onde se estabeleceram. Compreendendo que a linguagem está presente em diferentes elementos da arquitetura e geografia de um local, buscaremos, à luz dos princípios da linguistic landscape, compreender as relações entre as questões de identidade, espaço e presença dos imigrantes dentro de determinado espaço.
    • Nome do projeto: Atenção conjunta: sinalizadores linguísticos de polidez no mandarim, no coreano e no português (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANO, A. H. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: Este projeto de Iniciação Científica visa a identificar os principais sinalizadores linguísticos de polidez no mandarim e coreano a fim de compará-los com os do português e observar, assim, as semelhanças e/ou diferenças apresentadas. Além disso, observa-se também as motivações socioculturais que há por trás do uso dos sinalizadores em cada idioma e a aplicação do princípio da iconicidade, especialmente o subprincípio da quantidade.
    • Nome do projeto: Sinalizadores de polidez e seu uso em sentenças imperativas no mandarim e no português (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANO, A. H. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de Iniciação Científica da área de linguística do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DLCV-FFLCH-USP), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação da profª dra. Maria Célia Lima-Hernandes. Neste projeto, buscamos identificar os sinalizadores linguísticos de polidez mais recorrentes em sentenças imperativas no mandarim e no português, a fim de analisá-los comparativamente. Tomamos como base teórica a Teoria da Polidez, de Brown & Levison (1987), especialmente as noções de face e as estratégias de polidez descritas pelos autores.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras, Chinês/Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: Letras - Chinês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Língua Portuguesa e Filologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Braz Cubas
        Ano de conclusão: 2019
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professora-estagiária responsável por organizar e ministrar o Minicurso de Mandarim da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP-USP), sob supervisão e orientação do Profº Dr. Vojislav Aleksandar Jovanovic.
        Outras informações: Professor-estagiário
    • Universidade Braz Cubas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Tutora a distância responsável por acompanhar os cursos de Primeira Licenciatura em Letras e Formação Pedagógica - segunda licenciatura em Letras, além de disciplinas transversais relacionadas aos cursos de Pedagogia e Administração.
        Outras informações: Tutor a distância
    • Escola Estadual Francisco Ferreira Lopes:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Professora de mandarim como língua estrangeira para alunos do Centro de Estudo de Línguas (CEL).
        Outras informações: professor de idiomas