Livia Maria Botin
-
Resumo
-
Inscrita no programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), na linha História Social com o projeto de doutorado Programa Roda Viva: ciência e tecnologia em debate (1986-2006) . Pós-graduada em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados, vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui bacharelado e licenciatura em história pela Unicamp. É mestre em história social do Brasil (dissertação de mestrado defendida em fevereiro de 2007 e financiada pela FAPESP). Especializada em comunicação escrita e revisão gramatical. Atuou na equipe de edição e revisão das entrevistas do programa Roda Viva para o site www.rodaviva.fapesp.br em parceria com a TV Cultura, Fapesp e Labjor/Unicamp.
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 1
- BOTIN, L. M. . 0009-6725 Ciência e Cultura , v. 63 , p. http://scholar. - , 2011. ISSN: 00096725.
-
Trabalhos técnicos: 1
- BOTIN, L. M. . Projeto Memoria Roda Viva. 2008 (Assessoria)
-
Apresentações de Trabalho: 2
- BOTIN, L. M. . Programa Roda Viva (Tv Cultura): ciência e tecnologia em debate (1986-2006). 2011 (Comunicacao)
- BOTIN, L. M. . Programa Roda Viva (Tv Cultura): ciência e tecnologia em debate. 2012 (Congresso)
-
Projetos de Pesquisa: 3
-
Nome do projeto: Meninos e Moleques em Campinas: 1870-1890 (2003
- 2003
Natureza: Pesquisa
Integrantes: BOTIN, L. M. .
Descrição: Projeto de Iniciação Cientifica concedido pela fapesp. Objetivo consiste em analisar a intervenção das instâncias jurídicas em campinas sobre as crianças órfãs pobres entre os anos de 1870 - 1889 utilizando processos criminais, ações tutelares e censo estatístico. Interessa utilizar, ainda, o código criminal nas partes referentes às penas e crimes, as Ordenações Filipinas e textos de juristas especialistas no processo orfanológico, para auxiliar na análise do problema da infância pobre. -
Nome do projeto: Trajetórias cruzadas: meninos, moleques e juízes em Campinas (1866-1899) (2004
- 2006
Natureza: Pesquisa
Integrantes: BOTIN, L. M. .
Descrição: Analisar as experiências sociais das crianças abandonadas em Campinas nas últimas décadas do século XIX (1866-1899) utilizando processos criminais, ações tutelares e censo estatístico. Ao mesmo tempo, a pesquisa investigará as práticas em torno da infância pobre adotadas nas instâncias jurídicas da cidade em diferentes momentos políticos. Interessa utilizar, ainda, o código criminal nas partes referentes às penas e crimes, as Ordenações Filipinas e textos de juristas especialistas no processo orfanológico, para auxiliar na análise do problema da infância pobre. -
Nome do projeto: Programa Roda Viva (Tv Cultura): ciência e tecnologia em debate (1986-2006) (2011
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: BOTIN, L. M. , MAGALHAES, G. .
Descrição: A pesquisa de doutorado pretende investigar como o programa Roda Viva, produzido pela TV Cultura, debateu e divulgou temas relacionados à ciência e tecnologia nas últimas décadas do século XX (1986-2006). Parte-se do pressuposto que as visões sobre atividade científica apresentada no programa refletem, sobretudo, o próprio projeto pedagógico e político da TV Cultura bem como as expectativas das elites intelectuais paulistas que atuaram nessa instituição ao longo desse período. Além disso, faz-se necessário resgatar como essas entrevistas contribuíram para a construção de múltiplas visões sobre a ciência no país. O corpus documental previsto para a pesquisa é composto por três grandes séries documentais: 1) as entrevistas com figuras públicas e políticas representativas das áreas de C&T no país e com integrantes da comunidade científica; 2) os Estatutos da Fundação Padre Anchieta e os relatórios relativos à TV Cultura, e, finalmente, 3) as entrevistas com membros participantes da produção do programa Roda Viva
-
Nome do projeto: Meninos e Moleques em Campinas: 1870-1890 (2003
- 2003
-
Formação Acadêmica: 4
-
Graduacao:
-
Curso: história
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Título: Meninos e moleques em Campinas: século XIX
Ano de conclusão: 2003
-
Curso: história
-
Mestrado:
-
Curso: história
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Ano de conclusão: 2006
-
Curso: história
-
Doutorado:
-
Curso: História Social
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: História Social
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Ano de conclusão: 2008
-
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 7
-
labjor:
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
-
História Social (Campinas):
-
Tipo de vínculo: Livre (2004 -
2006
).
Outras informações: Integrante do corpo editorial da revista história social dos alunos de pós-graduação em história da Universidade de Campinas ( Unicamp)
-
Tipo de vínculo: Livre (2004 -
2006
).
-
Serviço social da industria - Limeira:
-
Tipo de vínculo: Livre (2006 -
2007
).
Outras informações: professor do ensino fundamental
-
Tipo de vínculo: Livre (2006 -
2007
).
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
-
Tipo de vínculo: Livre (2001 -
2003
).
Outras informações: Auxiliar de pesquisa no projeto Criminalidade e Modernização em Campinas: 1880-1930 . Base de dados sobre processos crimes de Campinas, de 1830 à 1930. atividades: Fichamento de aproximadamente 300 processo crimes de Campinas entre os anos de 1880-1930.
Outras informações: Auxiliar de pesquisa projeto CMU
-
Tipo de vínculo: Livre (2001 -
2003
).
-
Editora Abril:
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
Atual
).
Outras informações: Editor livros didáticos
Outras informações: Pesquisador/editor
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
Atual
).
-
Faculdade Flamingo:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 -
Atual
).
Outras informações: Docente do Departamento de Pedagogia da Faculdade Flamingo, atuando nas disciplinas de Metodologia da História, Transversalidade, História da Educação, Projetos, Monografia de fim de curso, entre outros.
Outras informações: professor
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 -
Atual
).
-
labjor: