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Rafael Felipe dos Santos

    • Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP), estudante de Especialização em Comunicação e Produção da Moda e do bacharelado em Moda (FMU). Membro pesquisador do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA - UNIFESP/USP) e afiliado à Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ). Licenciado em Letras - Português, Francês e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo desenvolvido pesquisas visando ao estabelecimento de um diálogo entre literatura, sociedade japonesa e moda. Seus interesses atuais incluem a noção de tecno-animismo na arte e na moda, a interação entre humanos e recursos tecnológicos, bem a história e as configurações da moda japonesa, em especial na contemporaneidade. É também produtor de conteúdo sobre cultura japonesa, tecnologia e arte para a plataforma Japonismos.

       

      Links:    

    • SANTOS, R. F. ; OURIQUE, J. L. P. . Minotauro vs. Godzilla: sincretismos greco-nipônicos em O único final feliz para uma história de amor é um acidente, de João Paulo Cuenca Revista Olho d'água , v. 10 , p. 79 - 91 , 2018. ISSN: 21773807.
    • SANTOS, R. F. ; SPAREMBERGER, A. . Da Indissociabilidade entre literatura e sociedade a partir de -Patriotismo- (1961) de Mishima Yukio ESTUDOS JAPONESES (USP) , v. 39 , p. 93 - 107 , 2018. ISSN: 24477125.
    • SANTOS, R. F. ; MACHADO, M. G. S. . As interfaces entre moda e literatura em O Coronel Chabert de Honoré de Balzac LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA) , v. 18 , p. 247 - 261 , 2017. ISSN: 1414025X.
    • SANTOS, R. F. ; SPAREMBERGER, A. . GÊNERO E SEXUALIDADE EM VORAGEM, DE TANIZAKI JUN'ICHIRO. In: XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil/XXV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa , 2018 , Campinas. Anais do XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil/XXV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Campinas : Labour Editora, 2018. p. 225 - 232.
    • SANTOS, R. F. ; CAVALHEIRO, A. M. S. . APRESENTAR UMA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DO CURSO DE FRANCÊS BÁSICO I. In: V Congresso de Extensão e Cultura , 2018 , Pelotas. Anais 2018 - V CEC. : , 2018.
    • SANTOS, R. F. ; SPAREMBERGER, A. . UMA BREVE HISTÓRIA DO MANGÁ NO JAPÃO SOB O OLHAR DA TEORIA DE GÊNERO. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas , 2018 , Pelotas. Anais 2018 - XXVII CIC. : , 2018.
    • SANTOS, R. F. ; CAVALHEIRO, A. M. S. . GÊNERO, SEXUALIDADE E PERFORMANCE: O ENSINO DE FRANCÊS SOB UMA PERSPECTIVA NÃO BINÁRIA. In: III Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas , 2016 , Pelotas. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas : Editora da UFPel, 2016. p. 389 - 392.
    • SANTOS, R. F. ; MACHADO, M. G. S. . MODA E LITERATURA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROTAGONISTA DE O CORONEL CHABERT DE HONORÉ DE BALZAC. In: 15ª Mostra da Produção Universitária (FURG) , 2016 , Rio Grande. Anais 2016. : , 2016.
    • SANTOS, R. F. ; SPAREMBERGER, A. . LEIS SUNTUÁRIAS NO JAPÃO: O PAPEL DA MODA NA MANUTENÇÃO DO REGIME TOKUGAWA E DA SOCIEDADE DO PERÍODO EDO. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas , 2017 , Pelotas. Anais 2017. : , 2017.
    • SANTOS, R. F. ; MACHADO, M. G. S. . MODA E LITERATURA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROTAGONISTA DE O CORONEL CHABERT DE HONORÉ DE BALZAC. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas , 2016 , Pelotas. Anais 2016. : , 2016.
    • AVANCINI, A. ; CORDARO, M. N. H. ; OKANO, M. ; HETT, R. . Uma nova maneira de apreender ma (aida). Guarulhos : EFLCH ? UNIFESP , 2021 (Tradução)
    • HETT, R. ; WOLKFF, G. ; TSUDA, D. ; HASHIMOTO, Lica. ; GAVA, P. G. . Transculturalidade Brasil-Japão. 2021 Youtube
    • SANTOS, R. F. ; RIPOL, L. ; SIMOES, L. ; GOMES, M. ; SPAREMBERGER, A. ; BRUM, J. C. . 33ª Semana Acadêmica de Letras. 2017 (Universidade Federal de Pelotas)
    • SANTOS, R. F. ; SIMOES, L. ; REOLON, G. L. ; HILIAN, A. A. ; LUZ, H. P. ; NASCIMENTO, J. S. ; BECKER, L. F. F. ; BEVILAQUA, O. L. ; PIETZSCH, T. L. ; DIADAMO, B. H. ; DUARTE, D. S. ; VINHAS, L. I. . 34ª Semana Acadêmica de Letras. 2018 (Diretório Acadêmico Edith Barreto - Gestão DEVIR)
    • HETT, R. . Colóquio de pós-graduandos e egressos - Estudos Japoneses na Pós- graduação: Novos Caminhos e Possibilidades. 2019 (Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (USP))
    • SANTOS, R. F. . Semana de Letras: Desafios da Contemporaneidade. 2015 (Universidade Federal de Pelotas (UFPel))
    • SANTOS, R. F. . Oratória e Apresentação em Público. 2017 (Diretório Acadêmico do curso de Engenharia Hídrica - UFPel)
    • SANTOS, R. F. . Oratória. 2018 (Diretório Acadêmico Engenharia Hídrica - Gestão Renovar - UFPel)
    • HETT, R. . O desconstrutivismo japonês na moda. 2021 (Momonoki)
    • HETT, R. . A estética da coexistência da ANREALAGE e o tecno-animismo. 2021 (Japonismos)
    • HETT, R. . O Japonismo na moda e na arte: contando a história entre Japão e Europa. 2021 (Momonoki)
    • HETT, R. . A ocidentalização da vestimenta no Japão. 2020 (Momonoki)
    • HETT, R. . As modan gāru e a performance da modernidade no Japão da Era Taishō. 2021 (Japonismos)
    • HETT, R. ; IDEGUCHI, C. . A presença da natureza nas obras de Hayao Miyazaki e Makoto Shinkai. 2021 (Japonismos)
    • HETT, R. . Leituras da arte e da sociedade japonesa contemporânea (1970 em diante). 2021 (Japonismos)
    • Nome do projeto: Cursos de Línguas (2016 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, R. F. , CAVALHEIRO, A. M. S. .
      Descrição: Curso para iniciantes na língua francesa desenvolvendo as quatro habilidades linguísticas - compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita.
    • Nome do projeto: Teatro em Francês (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, R. F. , MACHADO, M. G. S. , MOZZILLO, Isabella , ALVES, Maria Laura Maciel , FERNANDES, F. V. .
      Descrição: Processo de preparação e apresentação de espetáculo teatral como ponto de partida para reflexão sobre as práticas formativas adaptadas para o ensino de francês como língua estrangeira e acompanhamento da montagem com vistas a documentação de processo formativo. Divulgação da língua francesa e de textos literários teatrais na comunidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: A literatura japonesa no Brasil - Clube de leitura literária (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, R. F. , SPAREMBERGER, A. .
      Descrição: Leitura e estudo de textos da literatura japonesa traduzidos no Brasil na forma de interpretação livre, fruição e considerações sobre aspectos como recepção, circulação entre leitores, críticos, instituições e das formas de integração ao sistema literário brasileiro.
    • Nome do projeto: A presença da literatura japonesa no Brasil. (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. F. , SPAREMBERGER, A. .
      Descrição: Estudo da recepção da literatura japonesa, prosa e poesia, no Brasil, na forma de traduções, intertextualidade, incorporação de padrões estéticos e circulação dos textos nos vários campos de institucionalização do literário (jornais, revistas, bibliotecas, estudos críticos, acadêmicos etc). Estudo dos mecanismos de incorporação de uma literatura estrangeira no sistema literário brasileiro e os padrões de incorporação desta literatura ao repertório literário. Estudo isolado de autores e de modalidades literárias do Japão presentes no Brasil e da repercussão entre leitores, críticos e estudantes. Formação de um Clube de Leitura com repertório exclusivo de literatura japonesa traduzida no Brasil.
    • Nome do projeto: O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Francês Língua Estrangeira (FLE) (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. F. , MACHADO, M. G. S. , ZANINI, M. .
      Descrição: Estudo do sistema de moda e suas influências na construção de sentido no texto literário.
    • Nome do projeto: A língua portuguesa em uso (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, R. F. , CARDOSO, P. F. E. .
      Descrição: Estágio de Intervenção Comunitária em Língua Portuguesa.
    • Nome do projeto: La Conquête et l'exercice du pouvoir par les femmes dans les films et les séries politiques (2018 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, R. F. , FLORES-LONJOU, M. , ALMEIDA, V. B. .
      Descrição: Atuação como intérprete consecutivo francês/português para a conferencista Profª Drª Magalie Flores-Lonjou, da Université de La Rochelle (França), a convite do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (RS) no dia 29/10/2018.
    • Nome do projeto: Universidade Aberta à Terceira Idade (2016 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, R. F. , DAMASCENO Doumid, Vanessa .
      Descrição: Ministrante da oficina "A escrita, a leitura e a moda: três aliadas na compreensão do mundo", ofertada no primeiro semestre de 2016 (2016/1). Visava-se a inserção de uma visão da moda enquanto uma linguagem altamente polissêmica, símbolo de expressões e discursos sociais /individuais.
    • Nome do projeto: Pluralidades artísticas no Japão: expressões literárias, visuais e sonoras (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, R. F. , BARRETO, L. M. Y. , JOB, M. I. , PINTO, F. M. , BONANI, J. V. K. , IDEGUCHI, C. , NISHIE, K. , XAVIER, H. M. , ITO, N. , PEREIRA, J. , HISSAE, N. .
      Descrição: O curso tem como objetivo principal difundir à comunidade USP e ao público externo conhecimentos sobre algumas das múltiplas manifestações artísticas japonesas, que encontram sua expressão em variadas linguagens poéticas. No Brasil, informações sobre essa temática ainda são reclusas a uma pequena parcela de materiais escritos em português. Tendo isso em vista, as referências propostas são constituídas de diferentes formatos e fontes, como estudos acadêmicos, livros estrangeiros, videoclipes musicais, dentre muitos outros.
    • Nome do projeto: Conceitos estéticos trans-temporais e espaciais: a tradição cultural da cópia e a arte contemporânea no Japão (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. F. , ITOCAZO, G. R. , NAKAGAWA, S. F. , GARCIA, R. M. , SHIMIZU, P. Y. , HAMAYA, P. Y. B. , ALMEIDA, N. M. D. , JOB, M. I. , FUKUSHIRO, L. F. P. , BARRETO, L. M. Y. , TAKIGUTI, K. A. E. , KANNO, J. S. M. , SAIKI, F. , OKANO, M. , SAKANO, F. L. , FARIA, D. C. , NAKAHARA, A. , KAWAHARA, Y. , NAKAMURA, M. T. , MIYASHIRO, R. , AVANCINI, A. , GIANNOTTI, M. G. , LAINA, J. L. , CORDARO, M. N. H. , HORI, Y. .
      Descrição: Iniciado em agosto de 2018, o projeto de pesquisa tem por objeto discutir as estéticas ? origens, teorias e práticas ? da cópia e da arte contemporânea japonesa. No final do século XIX, o Japão foi identificado pelo Ocidente como uma nação de copiadores, quando introduziu tecnologia estrangeira, resultando em rápida industrialização e avanço econômico. Ausência de originalidade e autenticidade, questões de deslocamentos e circulações de objetos artísticos e suas relações diacrônicas serão fonte de diálogo com a produção contemporânea. As conexões entre os tópicos serão, portanto, trans-temporais e trans-espaciais, considerando também possível produção relacionada ao Brasil. O referencial teórico terá como ponto de partida as obras: The Culture of Copying in Japan: Critical and historical perspectives, organizada por Rupert Cox, e Japanese Art after 1945: Scream against the sky, de Alexandra Monroe, a serem acrescidas com outras fontes bibliográficas. Os encontros são mensais, com apresentações de resultados de pesquisas individuais em texto escrito e discussões em grupo. Ao final pretende-se publicar livro impresso ou eletrônico com todos os projetos reunidos e editados.
    • Nome do projeto: A arte da catástrofe e a cultura japonesa (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. F. , SHIMIZU, P. Y. , TSUDA, D. , TACASEY, H. , PINHO, H. O. , WOLKFF, G. , NAKAGAWA, S. F. , GARCIA, R. M. , HAMAYA, P. Y. B. , OKANO, M. , JOB, M. I. , BARRETO, L. M. Y. , NAKAHARA, A. , MIYASHIRO, R. , AVANCINI, A. , CORDARO, M. N. H. , MACHADO, B. N. A. .
      Descrição: O projeto de pesquisa do Grupo de Estudos Arte asiática (GEAA), iniciado em janeiro de 2020, tem por objetivo o estudo da "arte da catástrofe", uma busca para analisar e compreender o significado dos acontecimentos desastrosos de grandes proporções. Existem os desastres naturais como terremotos, tsunamis e maremotos ou aqueles causados pelo homem, como é o caso da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, e também uma combinação dos dois, que podem ser verificadas no caso de terremoto e acidente nuclear de Fukushima e na recente epidemia do novo coronavírus. O cientista político Mikuriya Takashi especifica a mudança de paradigma no Japão entre os dois acontecimentos: do sengo, longo período do pós-guerra, ao saigo, pós-desastre de Fukushima. Em alguns casos, a arte pode ser a representação do horror, dor, estupor, desesperança, mas também pode refletir a ressignificação de valores, resistência crítica ou ressurgimento de sentimentos como, por exemplo, a solidariedade. Visões e pontos de vista de outros países com experiências trágicas também poderão ser incorporados e relacionados com o Japão. Palavras-chave: arte contemporânea; estética japonesa; tradição cultural; arte da catástrofe; comunicação e linguagem.
    • Nome do projeto: Japão: conexões, interações e transnacionalismos (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. F. , OKANO, M. , JOB, M. I. , PINTO, F. M. , BARDAOUIL, L. R. A. .
      Descrição: Este projeto estuda as conexões e as interações artísticas tanto no eixo diacrônico quanto no sincrônico, tanto temporal quanto espacial, e os transnacionalismos ocorridos entre o Japão e o Ocidente. O contato entre os dois ocorre com a chegada dos portugueses na Era Muromachi (1333-1573), intensificado na Era Meiji (1868-1912) com a abertura dos portos às nações estrangeiras, após mais de 200 anos de reclusão. Os deslocamentos e as intersecções ocorridos no campo artístico, traz um hibridismo com uma mescla de referências tradicionais e contemporâneas ou ocidentais e japonesas. O estudo de artistas nipo-brasileiros traz a questão de identidade e sua representação. Em alguns artistas, há um rico hibridismo, dentro do denominado transnacionalismo da minoria (conceito de Lionnet e Shih), no estabelecimento de relações horizontais.
    • Nome do projeto: A arte japonesa em conexão (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. F. , OKANO, M. , PINTO, F. M. , BARDAOUIL, L. R. A. , ISHIKAWA, E. M. K. , BONANI, J. V. K. .
      Descrição: Este projeto estuda a arte japonesa e suas conexões tanto espacial quanto temporal, no território nipônico ou fora dele, bem como na sua interação com outros países. A arte japonesa é compreendida de modo amplo, sem distinções entre as belas artes e artes aplicadas, incluindo moda, design, artesanato, fotografia, cerâmica, tingimento, cinema, animes, etc. Os diálogos podem ser entre artes de tempos distintos, por exemplo entre obras tradicionais japonesas e modernas ou contemporâneas, bem como de espacialidades diferentes, como as pesquisas sobre as artes da diáspora japonesa.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Francês
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pelotas
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: Moda
        Nome da Instituição: Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Pelotas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Elizeu Crochemore:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Aliança Francesa de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Professor de francês
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do Grupo de Estudos Arte Ásia
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do Grupo de Estudos Arte Ásia