Não autenticado |

Viviane Brito de Souza

    • Mestranda em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tendo grau de bacharela em Ciências Sociais pela mesma instituição (2015). Bacharela em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022). Pesquisadora associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), atuando no Núcleo de Instituições Políticas e Movimentos Sociais desde 2014. Membro do Grupo de Estudos Mobilizações Sociais, vinculado ao CNPq e à Universidade de São Paulo. Experiência em Sociologia Política, Sociologia dos Movimentos Sociais e produção de bancos de dados quantitativos e qualitativos.

       

      Links:    

    • SOUZA, V. B. . Espírito Cigano: Um Estudo da Relação entre Identidade e Religiosidade Cigana. In: 23° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP , 2015 , São Paulo - SP. 23° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. : , 2015.
    • SOUZA, V. B. ; HORING, J. S. ; REZENDE, P. J. . Introdução ao estudo de movimentos sociais: análises de eventos de protesto e trajetórias. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
  • Projetos de Pesquisa: 5
    • Nome do projeto: O Abolicionismo como movimento social (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, V. B. , ALONSO, A. .
      Descrição: O projeto investiga a abolição da escravidão no Brasil do ângulo da sociologia política, argumentando que se trata do primeiro movimento social brasileiro. Trata-se de complementação de pesquisa anterior, que analisa o fenômeno de dois ângulos. De uma parte, argumenta que o fenômeno tomou a forma de uma rede social, que articulava atividades no parlamento, mobilizações da sociedade civil em escala nacional e as mobilizações locais. De outra, investiga o modo pelo qual se processou a transferência de idéias e estratégias de ação do repertório abolicionista internacional para o movimento abolicionista brasileiro, e como a tradição nacional condicionou esse processo.
    • Nome do projeto: A Política das Ruas: Protestos em São Paulo de Dilma a Temer (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, V. B. , ALONSO, A. , SOUZA, R. , MACEDO, L. S. R. , GUICHENEY, H. .
      Descrição: O projeto focaliza três ciclos nacionais de protesto, desencadeados a partir do primeiro governo Dilma e que se desenrolaram desde junho de 2013 até o impeachment da presidente, em agosto de 2016. O fenômeno é abordado a partir de dois ângulos. Uma análise longitudinal investigará a hipótese de que grupos de ativistas retomaram estratégias e símbolos de repertórios nacionais de confronto - tanto retóricas quanto estratégias de ação - da tradição brasileira recente de protestos (Diretas-Já e o movimento pelo Impeachment de Collor). Já a análise de conjuntura visa investigar: a) a estrutura de conflito e seus atores, considerando as dimensões intrainstitucionais (relação entre a aliados no interior da coalizão governista; relação entre governo e partidos e executivo, legislativo e judiciário) e os conflitos no espaço público entre o estado (governo e forças repressivas) e as mobilizações organizadas por movimentos desafiantes; b) a apropriação brasileira de repertórios estrangeiros recentes de protesto, em particular as formas autonomistas disseminadas a partir de Seattle, em 1999, as formas consagradas nas contrarreações liberais, conservadoras e reacionárias crescentes desde então. A pesquisa, portanto, se insere nos debates da sociologia política contemporânea em torno de a) relação estado-movimentos sociais; b) conexão entre ciclos de protesto e circulação de repertórios de confronto e da capacidade de inovação dos agentes no curso de confrontos políticos. Ressalta-se que este projeto continua Auxílio a Pesquisa Fapesp anterior, "Performances políticas e circulação de repertórios nos ciclos de protesto contemporâneos no Brasil", no qual se investigou a apropriação de repertórios de confronto na construção de performances políticas em junho de 2013. Concluiu-se que as performances autonomistas tiveram protagonismo inicial, mas o perderam ao longo do próprio ciclo. Neste novo projeto trata-se de focalizar performances de grupos orientadas pelos outros repertórios, em especial o que denominamos "patriota" - de orientação liberal a conservadora, em política e costumes - que se disseminou nos ciclos de 2015 e 2016. O projeto também tem conexões com o Auxílio a Pesquisa Fapesp (2015/07886-0) "Controle estatal repressivo de protestos e confronto judicial no Brasil", desenvolvido no Cebrap e coordenado por Débora Alves Maciel e por Marta Machado.
    • Nome do projeto: JUNHO DE 2013 - O COMEÇO DO AVESSO (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, V. B. , ALONSO, A. , SOUZA, R. , MACEDO, L. S. R. , GUICHENEY, H. .
      Descrição: Trata-se de série documental de 6 episódios de 26 minutos cada focalizando a onda de protestos iniciada em junho de 2013. O documentário, em parceria com a Arapy Produções, produtora independente comandada por Paulo Markun, parte da pesquisa já em curso no CEBRAP (com financiamento Fapesp) e do acervo da agência France-Presse. Financiador: Edital PRODAV 02 - Fundo Setorial do Audiovisual, CineBrasil TV.
    • Nome do projeto: Performances políticas e Circulação de Repertórios nos Ciclos de Protesto Contemporâneos no Brasil (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, V. B. , ALONSO, A. , SOUZA, R. , FOBE, N. J. , MACIEL, D. A. , MACHADO, M. , ZAMBRANO, C. , KIRSCHBAUM, C. , WAISBICH, L. T. , MACEDO, L. S. R. .
      Descrição: O projeto visa estudar os protestos de junho de 2013 e seus desdobramentos no Brasil considerando-os como um ciclo de protesto (Tarrow, 1995). Trata-se de investigar a emergência, circulação, apropriação e uso de repertórios de confronto (Tilly, 2008), no curso do ciclo de protesto, visando entender a emergência e ressignificação de formas de expressão, organização e performance políticas. A hipótese central é que os protestos de junho expressam uma transição de repertórios de confronto orientadores das performances políticas. De um lado, à semelhança do que se passou em ciclos de protesto estrangeiros recentes (o ciclo de protestos antiglobalização), um repertório autonomista emerge e passa a concorrer com o repertório socialista como fonte de modelos de performance. De outro, recupera-se a tradição nacional patriótica recente, constituída no curso das campanhas das Diretas-Já (1984), e pelo Impeachment de Collor (1992), e reafirmada nos protestos de março de 2015. A questão teórica abordada é a conexão entre circulação de repertórios de confronto e ciclos de protesto, e o modo pelo qual afetam as performances políticas, sobretudo a capacidade de inovação dos agentes no curso de conflitos políticos agudos.
    • Nome do projeto: Espírito Cigano: Um Estudo da Relação entre Identidade e Religiosidade Cigana (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, V. B. , ZANGARI, W. .
      Descrição: O estudo trata de uma investigação da relação entre a religião e a identidade psicossocial de um grupo de ciganos Calon, instalado em um acampamento no estado de São Paulo/SP. Por meio da observação participante, crenças e práticas religiosas sobre o grupo foram apreendidas, sendo descoberta a importância da religião como elemento estruturante da moral e da identidade dos indivíduos e do grupo como um todo.
    • Graduacao:
      • Curso: Psicologia
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Título: Os símbolos da morte no processo de individuação: uma leitura arquetípica do feminino na mitologia hindu
        Ano de conclusão: 2022
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Consórcio de Informações Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Estagiária em padronização e padronização de bancos de dados de pesquisas qualitativas e quantitativas em Ciências Sociais.
        Outras informações: Estagiária
    • Laboratório de Pesquisas Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Monitora responsável pela divulgação e suporte de eventos do LAPS-USP, além da organização de acervos de pesquisa por meio da criação de bancos de dados.
        Outras informações: Monitora
    • Banco Santander Banespa - Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica com o projeto "Espírito Cigano: Um Estudo da Relação entre Identidade e Religiosidade Cigana", realizado no âmbito do departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
        Outras informações: Bolsista Iniciação Científica
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).