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Fabiola Juste

    • Fabiola Juste concluiu a graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo em 1999. É fonoaudióloga concursada do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concluiu o Programa de Pós-Doutorado pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2009 com bolsa FAPESP. Concluiu o Doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2006. É Coordenadora da área de concentração Saúde da Criança e do Adolescente da área de Fonoaudiologia da Residência Multiprofissional em Promoção de Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar da Faculdade de Medicina da USP. É supervisora do Programa de Aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar em Funções Orofaciais da EEP-HCFMUSP. Foi Coordenadora do Comitê de Fluência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicou 36 artigos em periódicos especializados e 68 trabalhos em anais de eventos. Participou de 37 eventos no exterior e no Brasil. Atua na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fluência e Desordens da Fluência e Processamento Motor da Fala.

       

      Links:    

    • Fluência e Desordens da Fluência
    • Fluência e Desordens da Fluência
    • Pesquisadora do Laboratório de Investigação Médica LIM-34 do HC-FMUSP
    • Pós-Doutorado com bolsa FAPESP 2007/03702-5
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    • JUSTE, F.S. . Parecer ad hoc para a Revista Einstein. 2018 (Parecer)
    • JUSTE, F.S. . Parecer de trabalho científico para o Prêmio Péter Murányi. 2019 (Parecer)
    • JUSTE, F.S. . Parecer ad hoc para a Revista Cadernos de Saúde Pública. 2019 (Parecer)
    • JUSTE, F.S. . Parecer ad hoc para a FAPESP. 2019 (Parecer)
    • JUSTE, F.S. . Parecer ad hoc para a FAPESP. 2017 (Parecer)
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    • JUSTE, F.S. . Parecer ad hoc para a Revista CoDAS. 2018 (Parecer)
    • JUSTE, F.S. . Parecer ad hoc para a Revista CoDAS (2). 2019 (Parecer)
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    • JUSTE, F. . Parecer ad hoc para a Pró-Fono Revista de Atualização Científica (3). 2010 (Parecer)
    • JUSTE, F. . Parecer ad hoc para a Pró-Fono Revista de Atualização Científica (2). 2010 (Parecer)
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    • JUSTE, F.S. . Comentarista de trabalhos científicos. 2011 (Comunicacao)
    • JUSTE, F.S. . Comentarista de trabalhos científicos. 2012 (Comunicacao)
    • JUSTE, F.S. . Recursos Tecnológicos. 2011 (Conferência)
    • JUSTE, F.S. . Moderadora do Painel 'Impacto das publicações em Fonoaudiologia'. 2008 (Comunicacao)
    • JUSTE, F.S. . Coordenadora da Mesa Redonda 'Estudos Clínicos em Distúrbios da Fluência'. 2008 (Comunicacao)
    • JUSTE, F.S. . Debatedora na Mesa Redonda Jovens Doutores III. 2007 (Comunicacao)
    • JUSTE, F.S. . Coordenadora da sessão de temas livres 'Motricidade e Funções Orofaciais'. 2006 (Comunicacao)
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    • JUSTE, F.S. ; ANDRADE, Claudia Regina Furquim de . Organizadora do III Simpósio de Pré-Iniciação Científica da Fonoaudiologia. 2014 (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
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    • ANDRADE, C.R.F. ; JUSTE, F.S. ; SASSI, FERNANDA C. ; RITTO, A.P. . Análise de texto científico em Fonoaudiologia. 2018 (Elaboração de material didático para a graduação)
    • ANDRADE, C.R.F. ; JUSTE, F.S. ; RITTO, A.P. ; Costa, J.B. . Análise da produção científica - Prof Luc de Nil. 2018 (Elaboração de material didático para graduação)
    • ANDRADE, C.R.F. ; JUSTE, F.S. ; SASSI, FERNANDA C. . Atualizações sobre ensaios diagnósticos e clínicos em fonoaudiologia. 2018 (Elaboração de material didático para pós-graduação stricto sensu)
    • ANDRADE, C.R.F. ; JUSTE, F.S. ; SASSI, FERNANDA C. . Atualizações sobre o processamento motor da fala. 2018 (Elaboração de material didático para pós-graduação stricto sensu)
    • ANDRADE, C.R.F. ; SASSI, FERNANDA C. ; JUSTE, F.S. ; RITTO, A.P. ; SILVA, A. P. . Análise crítica de artigos científicos em Fonoaudiologia. 2019 (Elaboração de material didático para a graduação)
    • ANDRADE, C.R.F. ; JUSTE, F.S. ; SILVA, A. P. ; AVILA, N. S. F. . Análise da produção científica - Prof Peter Howell. 2019 (Elaboração de material didático para graduação)
    • ANDRADE, C.R.F. ; SASSI, Fernanda Chiarion ; JUSTE, F. ; Medeiros, G.C. ; SANTILL, M. ; ESCUDERO, C. ; RODRIGUES, R. . Fundamentos e atualização da Fonoaudiologia em prática hospitalar. 2022 (Material didático para o curso de especialização em fonoaudiologia)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Diagnóstico e Intervenção Precoce em Gagueira Infantil (1997 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUSTE, F. , ANDRADE, Claudia Regina Furquim de , SASSI, Fernanda Chiarion , MARTINS, Vanessa de Oliveira .
      Descrição: Nesse projeto são desenvolvidas pesquisas básicas e aplicadas relacionadas às disfluências egagueiras infantis. As áreas de estudo são:avaliação de risco para gagueira; programas terapêuticos diferenciados; orientações familiares e inovações tecnológicas.
    • Nome do projeto: Caracterização do perfil da fluência da fala de pacientes neurológicos (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUSTE, F. .
      Descrição: Auxílio à Pesquisa FAPESP. O objetivo do estudo proposto é caracterizar o perfil da fluência de pacientes de diferentes patologias neurológicas que apresentam alterações da fala. A hipótese do estudo é que as patologias neurológicas, por estarem relacionadas aos diferentes estágios da produção da fala, apresentem diferenças quanto ao perfil da fluência. Participarão do estudo 80 indivíduos, de 40 a 80 anos de idade, de ambos os gêneros, divididos em 4 grupos: G1 (20 indivíduos com diagnostico de acidente vascular cerebral); G2 (20 indivíduos com diagnóstico de Doença de Parkinson); G3 (20 indivíduos com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico); e G4 (20 indivíduos sem qualquer alteração de comunicação e/ou neurológica ? grupo controle). Para todos os participantes, serão coletadas seis amostras de fala envolvendo diferentes tarefas: fala autoexpressiva (monólogo e conversação), leitura (individual e coro) e fala não expressiva (fala automática e canto). Para os participantes que apresentarem resultados indicativos de gagueira, serão aplicados o SSI-3 (para determinar a gravidade) e a avaliação das seis características indicativas de gagueira neurogênica (tipo de palavra rompida, local da ruptura na palavra, desempenho em diferentes tarefas de fala, concomitantes físicos, efeito de adaptação e ansiedade). Os resultados do estudo ampliarão a compreensão dos possíveis distúrbios da fluência que podem ser apresentados por pacientes portadores de patologias neurológicas, permitindo uma melhor seleção e aprimoramento das técnicas terapêuticas empregadas nestes casos.
    • Nome do projeto: Diagnóstico e Tratamento da Gagueira em Adolescentes e Adultos (1999 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUSTE, F. , ANDRADE, Claudia Regina Furquim de , SASSI, Fernanda Chiarion , MARTINS, Vanessa de Oliveira , ZACKIEVICZ, Daniela Verônica .
      Descrição: Nesse projeto são desenvolvidas pesquisas básicas e aplicadas relacionadas à gagueira crônica, em seus distintos graus de severidade. As áreas de estudo são: procedimentos diagnósticos objetivos; programas terapêuticos diferenciados e inovações tecnológicas.
    • Graduacao:
      • Curso: Fonoaudiologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Semiótica e Linguística Geral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Pró-Fono:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2009 ).