Não autenticado |

Patrícia Helena Nero

    • Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, na Universidade de São Paulo. Atuo como professora de inglês como língua estrangeira e segunda língua (EFL e ESL). Possuo graduação em Tradução e Interpretação, Letras, pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1992), Licenciatura plena pela mesma instituição de ensino. Trabalhei por 14 anos como professora da Associação Brasileira de Cultura Inglesa no ensino de inglês como língua estrangeira (EFL) para alunos de níveis variados, de acordo com o CEF (the Common European Framework - A1 a C2). Fui professora de inglês no curso intra-curricular de língua inglesa para alunos do curso de graduação de Relações Internacionais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Tenho Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Pontíficia Universidade Católica - SP, concluída em 2007, com orientação de diagnóstico clínico e institucional. Cursos livres em Psicopedagogiaa Clínica e Institucional e Psicodrama em Psicopedagogia pela Escuela de Psicopedagogia em Buenos Aires (EPSIBA), Buenos Aires, Argentina, sob orientação dos professores Alicia Fernandez e Jorge Gonçalves da Cruz, concluídos em novembro de 2010 na mesma escola. Trabalhei de 2010 a 2012 como professora de inglês como segunda língua para alunos de ensino infantil, fundamental I e II em escola internacional, além de atuar no departamento de educação voltada a alunos com dificuldades de aprendizagem. Atualmente sou professora de inglês para alunos de vários níveis, inclusive mestrandos e doutorandos que estão se preparando para exames externos de inglês para estudos no exterior. Minha pesquisa busca analisar a. efeitos de sentido sobre o sujeito-aluno no contexto das últimas décadas do século XIX, considerando o período pré e pós abolição na Província de São Paulo e b. como se relacionam com a discursividade que se manifesta a partir da ideologia colonizante e escravagista em seu aspecto fundador da formação social do país. A instrução pública é notoriamente criticada e trafega pelo imaginário coletivo brasileiro de forma errante: nunca tivemos educação pública de qualidade, os pobres (negros) não aprendem direito. Até o momento, a análise se constitui com base no levantamento arquivístico de relatórios de professores e inspetores da Instrução Pública da Província de São Paulo. Ademais, na sua trama discursiva, também há periódicos, leis, cartas escritas por pais e tutores de alunos cujos sentidos problematizam as distintas posições-sujeito do discurso.

       

      Links:    

    • SILVA, A. ; LEMOS, M. A. ; NERO, P. H. . REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS NOS 30 ANOS DE TERRA À VISTA: DOMESTICAÇÃO E PROTEÇÃO CONEXÃO LETRAS , v. 16 , p. 430 - 439 , 2022. ISSN: 1980332X.
    • NERO, P. H. . Língua (des)?colonizada ou língua colonizadora? Representações do sujeito-aluno em dois sites institucionais e mercadológicos no âmbito do ensino de inglês como língua estrangeira. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DE DISCURSO , 2020 , São Carlos. Discurso e (pós) verdade: efeitos do real e sentidos da convicção. Araraquara : Letraria, 2020. p. 1200 - 1210.
    • NERO, P. H. . LÍNGUA (DES)?COLONIZADA OU LÍNGUA COLONIZADORA?. In: V Coloquio Internacional de Analise de Discurso , 2018 , São Carlos. V Colóquio Internacional de Análise de Discurso. : , 2018. p. 42 - 42.
    • NERO, P. H. . ONDE ESTÃO ?TODOS?? (Reflexões Discursivas sobre a Instrução Pública e o sujeito aluno da Província de São Paulo 1885 ? 1895). 2021 (Outra)
    • NERO, P. H. . Língua (des)?colonizada ou língua colonizadora? Representações do sujeito-aluno em dois sites institucionais e mercadológicos no âmbito do ensino de inglês como língua estrangeira. 2018 (Congresso)
    • PINTO, B. G. ; MENEZES, D. A. S. F. ; CONFUORTO, I. ; FORTES, L. ; BRAGA, M.D.W. ; GRIGOLETTO, M. ; NERO, P. H. . LÍNGUA ESTRANGEIRA, DISCURSO E IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES E REGIMES DE VERDADE. 2018 (Outra)
    • NERO, P. H. . ONDE ESTÃO ?TODOS?? (Reflexões Discursivas sobre a Instrução Pública e o sujeito aluno da Província de São Paulo 1885 ? 1895). 2020 (Outra)
    • NERO, P. H. . Colonised or (de)colonised language? Representations of publishing houses, of subject-student, of subject-teacher and of English language on institutional and commercial sites in EFL teaching. 2016 (Outra)
    • NERO, P. H. . LEARNING TO BE YOUNG AUTHORS? A CASE STUDY OF WRITING IN EFL. 2016 (Comunicacao)
    • NERO, P. H. . Colonised or (de)colonised language? Representations of publishing houses, of subject-student, of subject-teacher and of English language on institutional and commercial sites in EFL teaching. 2016 (Outra)
    • NERO, P. H. . O INGLÊS MAIS FORTE DO BRASIL! INGLÊS É MAIS QUE INGLÊS, INGLÊS É CULTURA! (ANÁLISE DE DOIS ENUNCIADOS PUBLICITÁRIOS PARA APRENDER INGLÊS). 2015 (Seminário)
    • NERO, P. H. . CULTURAL DIVERSITY AND LEARNING IN THE UK. 2001 (Outra)
    • NERO, P. H. . DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO. 2005 (Outra)
    • NERO, P. H. . NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA, reflexões sobre o significado atribuído por adultos aos seus fracassos de aprendizagem de língua inglesa. 2007 (Outra)
    • Graduacao:
      • Curso: LICENCIATURA PORTUGUES E INGLES
        Nome da Instituição: FACULDADE IBERO AMERICANA DE LETRAS E CIENCIAS HUMANAS
        Ano de conclusão: 1992
      • Curso: Tradução e Interpretação
        Nome da Instituição: Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
        Título: GLOSSÁRIO DE ENGENHARIA MECÂNICA
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Associação Brasileira de Cultura Inglesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2009 ).
        Outras informações: Aulas ministradas para níveis e idades variados (crianças, adolescentes e adultos, e os demais níveis do CEF - Common European Framework). Reuniões com outros professores como parte do treinamento semestral (aprendizagem e ensino da língua inglesa e metodologia aplicada em sala de aula). Aulas de inglês preparatório para exames externos (FCE, CAE e CPE). Participação em projetos culturais relevantes à aprendizagem da língua inglesa Examinadora de Cambridge de exames externos de inglês como língua estrangeira (EFL oral examiner) para todos os níveis oferecidos pela mesma instituição, inclusive os níveis referentes ao CEF (Common European Framework A2 ao C2) e demais oferecidos às crianças (Starters, Movers e Flyers). Participação no planejamento de aulas de professores recém-contratados pela escola, assim como sua observação e acompanhamento acadêmico para desenvolvimento e autonomia profissionais. Participação em grupos de estudo referentes a metodologias aplicadas ao ensino da língua inglesa, tais como Task Based Approach, Communicative Approach, Reflective Learning & Teaching Approach e outros. Conhecimento de ferramentas tecnológicas no preparo de aulas. Participante em projetos pilotos para a adequação de aulas para novos cursos assim como adequação de materiais e metodologia (principalmente os voltados para inglês para crianças e adolescentes). Multiplicadora de reuniões para desenvolvimento profissional e acadêmico de professores da filial.
        Outras informações: Professor de inglês
    • Saint Francis International College:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Atuação na área de educação. Sou professora de inglês como língua estrangeira para alunos estrangeiros e brasileiros (ESL). Fiz parte do Departamento de Suporte da escola cujo objetivo é dar apoio acadêmico e linguístico ao corpo discente. Acompanhamento pedagógico e psicopedagógico no caso de alunos com dificuldades de aprendizagem. Alfabetização de crianças em idade pré-escolar e início da escolar (1° e 2° anos). Preparação de materiais específicos para aulas para ensino infantil, fundamental I e II, levando em consideração as diferenças culturais e necessidades acadêmicas de cada aluno.
        Outras informações: Professora de Inglês (ESL)