Não autenticado |

Guilherme Adami

    • Guilherme Adami é natural de Jundiaí, interior de São Paulo. Tem 14 anos e meio na função de professor. Por lecionar inglês, teve a oportunidade de trabalhar com públicos de 9 a 65 anos de idade, atuando no Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio, Ensino Técnico, curso pré-vestibular e cursos livres de idiomas. Entre 2017 e 2021, foi membro da gestão de uma escola do terceiro setor em sua cidade. Em 2020, diante da pandemia, atuou como consultor externo para um grupo educacional privado com escolas em Limeira, Piracicaba e Jundiaí (SP), a fim de auxiliar na adaptação para o mundo virtual. Foi professor na pós-graduação do Instituto Singularidades sobre a Abordagem Educativa de Reggio Emilia e fez a tradução para português do livro ?As cem linguagens em mini-histórias: contadas pelos professores e crianças de Reggio Emilia?, publicado no Brasil pela Penso Editora. Fez também interpretação simultânea e consecutiva em eventos de Pedagogia, Ensino de Língua Estrangeira e Direitos Humanos. Já fez trabalhos de formação docente para instituições como a Japan Foundation, organização ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Governo do Japão. Foi, por mais de 9 anos, membro do ?Projeto Nacional de Letramentos? (DGP/CNPq), que conta com 34 núcleos espalhados pelo território brasileiro e 11 parceiros internacionais. Especializou-se em Linguística Aplicada, com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atua nas áreas de Ensino-Aprendizagem, Artes (especialmente Teatro) e Estudos de Cultura.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 2
    • MARIOTTI, A. T. G. ; BENEVENUTO, A. B. ; DODI, F. ; ADAMI, G. . Documentação pedagógica: caminhos para a continuidade e identidade da escola. Jundiaí : In House, 2019 . 80p. ISBN: 9788578996161.
    • ADAMI, G. . Dramaturgia e ensino de línguas estrangeiras: o teatro como espaço para o intercultural em tempos de violência. Jundiaí : Paco Editorial, 2018 . 132p. ISBN: 9788546211630.
    • ADAMI, GUILHERME . Researching Teaching/Learning of Languages - Any Room for Art in There? The Case of Brazilian Applied Linguistics Today and Its Sources of Knowledge: Borders, Boundaries, Barriers, Barricades Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 20 , p. 39 - 59 , 2020. ISSN: 19846398.
    • ADAMI, G. . Why an educational perspective may contribute for better outcomes in language teaching Yawp , v. 1 , p. 25 - 34 , 2012. ISSN: 19802862.
    • ADAMI, G. . Dramaturgia como espaço de intervenção. Teatro e ensino: propostas de intervenção. Coleção caderno teatro e ensino. Vol. II, v. 2, p. 131 - 144, 2020.
    • ADAMI, G. ; MARTINEZ, J. Z. . Do espontâneo, da livre associação e do rizoma à arquitetura mental e à pulsão de vida. Letramentos em prática na formação inicial de professores de inglês, v. 1, p. 337 - 369, 2018.
    • ADAMI, G. ; BENEVENUTO, A. B. ; DODI, F. ; MARIOTTI, A. T. G. ; NICOLUCCI, L. ; PRADO, P. ; SOARES, B. . Autoformação a partir da documentação: um relato de experiência docente coletiva. Do projetar o contexto investigativo ao maravilhar-se: quais caminhos seguir?, v. 1, p. 119 - 126, 2017.
    • ADAMI, G. . Professores Jovens . Jornal de Jundiaí , , . .
    • ADAMI, G. . As cem linguagens em mini-histórias. Porto Alegre : Penso Editora , 2021 (Tradução)
    • ADAMI, G. . Trabalhando a tensão entre continuidade e movimento. Jundiaí : In House , 2019 (Tradução)
    • ADAMI, G. ; ANGEL, G. M. . Uma Obra de Teatro. : , 2012 (Tradução)
    • ADAMI, G. . Assessoria pedagógica e de gestão escolar para o Grupo Pandora Educacional. 2020 (Assessoria)
    • ADAMI, G. . Revista X (UFPR). 2020 (Consultoria)
    • ADAMI, GUILHERME . A aprendizagem autônoma de crianças em contextos virtuais: qual o papel do adulto educador?. 2020 (Conferência)
    • ADAMI, G. . A participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira: qual o papel do professor?. 2020 (Conferência)
    • ADAMI, G. . A arte como modus operandi para a Linguística Aplicada: fronteiras, limites, empecilhos, barricadas. 2020 (Conferência)
    • ADAMI, G. . Como podemos ser educadores críticos hoje? Contribuições da língua(gem) nos conflitos epistêmicos do mundo atual. 2018 (Conferência)
    • ADAMI, G. . Experimenting with transdisciplinarity between teachers and academics: potentially renovated epistemological relations bread within teacher education. 2017 (Outra)
    • ADAMI, G. . O drama do ensino: a atuação do sujeito da crítica sujeito à crítica. 2017 (Comunicacao)
    • ADAMI, G. . ?Knowledge construction between teachers and academics: an inquiry into potentially renovated institutional relations bred within teacher education?. 2016 (Comunicacao)
    • ADAMI, G. ; MARIOTTI, A. T. G. . ?A importância do Teatro para a Primeira Infância?. 2016 (Outra)
    • BORGES, R. R. ; ADAMI, G. . O professor como pesquisador e o papel da documentação pedagógica: Qual é a relação com a formação permanente?. 2015 (Conferência)
    • ADAMI, G. . A identidade do pesquisador na contemporaneidade: Possibilidades de reconceitualização no campo da Linguística Aplicada. 2015 (Comunicacao)
    • ADAMI, G. . Língua estrangeira, relação eu-com-outro, ética. 2015 (Conferência)
    • ADAMI, G. . Pensando com o corpo: inglês e teatro no ensino básico. 2014 (Conferência)
    • ADAMI, G. . Learning to be Critical. 2014 (Comunicacao)
    • ADAMI, G. . Inclusão: o fantasma da escola. 2014 (Outra)
    • ADAMI, G. . Experimenting with English: The difficulties of incorporating new tendencies in ELT to an ESP course. 2013 (Comunicacao)
    • ADAMI, G. . Bad, bad English. 2012 (Comunicacao)
    • ADAMI, G. . Visões que professores de inglês do ensino médio da rede pública têm a respeito do conteúdo curricular que lecionam. 2012 (Simposio)
    • ADAMI, G. . Que noção/noções os professores nas várias regiões investigadas têm sobre a relação local-global?. 2012
    • ADAMI, G. ; MIZAN, S. . I Encontra CP. 2013 (ONG Cursinho Professor Chico Poço)
    • SOUZA, L. M. T. M. ; ADAMI, G. ; SILVA, A. A. C. ; MARTINEZ, J. Z. ; DELLOLIO, F. ; REIS, E. I. ; ARAUJO, A. S. . As Epistemologias do Sul e a Descolonização das Ciências Sociais. 2015 (Universidade de São Paulo (USP))
    • MARIOTTI, A. T. G. ; ADAMI, G. ; NICOLUCCI, L. ; BENEVENUTO, A. B. . III Encontro Internacional de Educação FAACG. 2016 (FAACG/NEPP/UNICAMP)
    • ADAMI, G. ; MARTINEZ, J. Z. ; DELLOLIO, F. ; REIS, E. I. ; ARAUJO, A. S. ; SOUZA, L. M. T. M. ; MOR, W. M. M. . 2º Encontro do Projeto Nacional de Letramenros - Ciclo 2: Linguagens, Cultura e Tecnologia -Formação de Professores de Línguas em Contextos Plurais. 2017 (USP)
    • MARIOTTI, A. T. G. ; ADAMI, G. ; NICOLUCCI, L. ; BENEVENUTO, A. B. . IV Encontro Internacional de Educação FAACG. 2017 (Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho)
    • MARIOTTI, A. T. G. ; BENEVENUTO, A. B. ; ADAMI, G. ; DODI, F. . V Encontro Internacional de Educação FAACG. 2018 (Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho)
    • MARIOTTI, A. T. G. ; BENEVENUTO, A. B. ; ADAMI, G. ; DODI, F. . VI Encontro Internacional de Educação FAACG. 2019 (Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho)
    • MARIOTTI, A. T. G. ; BENEVENUTO, A. B. ; ADAMI, G. ; DODI, F. . I Encontro de Formação FAACG. 2019 (Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho)
    • SOUZA, L. M. T. M. ; MOR, W. M. M. ; ADAMI, G. ; MARTINEZ, J. Z. ; ARAUJO, A. S. ; SILVA, A. A. C. ; REIS, E. I. ; DELLOLIO, F. . The 5th International Conference on Multicultural Discourses. 2016 (USP/Hangzhou Normal University)
    • ADAMI, G. . ?Knowledge construction between teachers and academics: an inquiry into potentially renovated institutional relations bred within teacher education?. 2016 ()
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Ensino de inglês: entre o bem e o mal
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Singularidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professor do curso de pós-graduação lato senso sobre Abordagem Educativa de Reggio Emilia.
        Outras informações: Professor de pós-graduação lato senso