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Lucas Lopes de Moraes

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente cursa doutorado no Programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP), é pesquisador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (Lab-Nau) e do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia urbana,etnomusicologia, antropologia da juventude, Circulações e Mobilidade urbana, planejamento urbano, memória e história das cidades.

       

      Links:    

    • Antropologia Urbana
    • MORAES, L. L. . Para além da Metrópole: dádiva e aliança entre os adeptos do Black metal Ponto.Urbe (USP) , v. 14 , p. 1 - 25 , 2014. ISSN: 19813341.
    • MORAES, L. L. . Fixando significados: práticas de consumo e processos de construção de identidades como rituais cotidianos Perspectivas: Revista de Ciências Sociais (UNESP. Araraquara. Impresso) , v. 43 , p. 83 - 109 , 2013. ISSN: 01013459.
    • MORAES, L. L. ; Pet Ciências Sociais - Unesp/FCLAr . O Etanol e suas redes Cadernos de Campo (UNESP) , v. 13 , p. 155 - 176 , 2010. ISSN: 14150689.
    • MORAES, L. L. . Entre demônios: dádiva, respeito e comprometimento entre os adeptos do black metal paulista. In: XII Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos , 2014 , São Carlos. Anais da XII Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. : , 2014.
    • MORAES, L. L. . Hordas do Metal Negro: identidades, práticas e discursos da cena Black Metal paulistana. In: I Congresso Internacional de Estudos do Rock , 2013 , Cascavel/PR. Anais do I Congresso Internacional de Estudos do Rock. : , 2013.
    • MORAES, L. L. . Cruzadas Satânicas: concepções sobre o Satanismo e a Quimbanda entre os adeptos do Black Metal. In: I Simpósio Internacional e Reunião Sudeste Associação Brasileira de História das Religiões , 2013 , São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional da ABHR. : , 2013.
    • MORAES, L. L. . Hordas do Metal Negro: identidades, práticas e discursos da cena Black Metal paulistana. In: Jornadas de Antropologia John Monteiro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Unicamp , 2013 , Campinas. Anais das Jornadas de Antropologia John Monteiro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Unicamp. : , 2013.
    • MORAES, L. L. . Entre hordas e demônios: reflexões sobre o método etnográfico em contexto urbano. In: XII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FCLAR/UNESP , 2013 , Araraquara. Anais da XII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FCLAR/UNESP. : , 2013.
    • MORAES, L. L. . Hordas do Metal Negro: identidades, práticas e discursos da cena Black Metal paulistana. In: VII EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2012 , São Paulo. VII EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP. : , 2012.
    • MORAES, L. L. . Hordas do Metal Negro: identidades, práticas e discursos da cena Black Metal paulistana. In: XI Semana Pós-graduação em de Ciências Sociais da UNESP , 2012 , Araraquara/São Paulo. XI Semana Pós-graduação em de Ciências Sociais da UNESP. Araraquara : , 2012.
    • MORAES, L. L. . Hordas do Metal Negro: cruzadas satânicas pela cidade de São Paulo. In: VI Jornada de Alunos PPGA/UFF 2012 , 2012 , Niterói/Rio de Janeiro. VI Jornada de Alunos PPGA/UFF 2012. Niterói/Rio de Janeiro : , 2012.
    • MORAES, L. L. . Identidades e trajetos: práticas de consumo como uma narrativa mitológica individual. In: X Graduação em Campo - Seminários de Antropologia Urbana - NAU/USP , 2010 , São Paulo. X Graduação em Campo - Seminários de Antropologia Urbana - NAU/USP. : , 2010.
    • MORAES, L. L. . Identidades e trajetos: práticas de consumo como uma narrativa mitológica individual. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2010 , São Paulo. 18º Siicusp. : , 2010.
    • MORAES, L. L. ; SEKIMURA, B. N. ; LOPES, G. F. A. ; BORTOLUCCI, J. D. ; PHILIPPI, K. R. . A rede prática do etanol. In: 61ª Reunião anual da SBPC , 2009 , Manaus. 61ª Reunião anual da SBPC. Manaus : , 2009.
    • MORAES, L. L. . Formação de identidades na contemporaneidade: práticas de consumo e representações cotidianas como uma narrativa mitológica indiividual. In: XXI Congresso de iniciação científica da UNESP , 2009 , São José do Rio Preto. XXI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. São José do Rio Preto : , 2009.
    • MORAES, L. L. ; SEKIMURA, B. N. . As redes do Etanol. In: XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científico da USP , 2008 , São Paulo. XVI Siicusp. são Paulo : , 2008.
    • MORAES, L. L. ; SEKIMURA, B. N. . Um Rizoma Teórico, uma Rede Prática. In: XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp , 2008 , São José dos Campos. XX CIC Unesp. : , 2008.
    • MORAES, L. L. . Um Rizoma Teórico, uma Rede Prática. In: XVI Congresso de Iniciação Científica UFSCAR , 2008 , São Carlos. Anais de eventos da UFSCar 2008. São Carlos/SP : , 2008.
    • MORAES, L. L. . Fixando significados: práticas de consumo e processos de construção de identidades como rituais cotidianos. : , 2011 (Monografia de Conclusão de Curso)
    • MORAES, L. L. . Reflexões sobre o tempo e as escolhas de lazer da população das grandes cidades. 2013 (Conferência)
    • MORAES, L. L. . Direitos humanos: juventude em espaços públicos e privados. 2014 (Conferência)
    • MORAES, L. L. . Debate Diversidade e Juventude nos Espaços da Sociedade. 2014 (Conferência)
    • MORAES, L. L. . Debate Rumos do Rock no Brasil. 2014 (Conferência)
    • MORAES, L. L. . Culto às artes obscuras: satanismo e quimbanda no Black Metal paulista. 2013 (Seminário)
    • MORAES, L. L. . Para além da metrópole: dádiva e aliança entre os adeptos do Black Metal. 2013 (Seminário)
    • MORAES, L. L. ; MAGNANI, J. G. C. . O Black Metal na cidade de São Paulo: apontamentos etnográficos. 2012 (Conferência)
    • MORAES, L. L. . Formas de ocupação dos Jovens na Metrópole. 2012 (Conferência)
    • MORAES, L. L. . Formação de identidades na contemporaneidade: práticas de consumo como uma narrativa mitológica individual. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, L. L. . Formação de identidades na contemporaneidade: práticas de consumo como uma narrativa mitológica individual.. 2010 (Congresso)
    • MORAES, L. L. ; Peggion, E. A. . O etanol e suas redes. 2009 (Seminário)
    • MORAES, L. L. . Formação de identidades na contemporaneidade: práticas de consumo e representações diárias como uma narrativa mitológica individual. 2009 (Comunicacao)
    • MORAES, L. L. . Um rizoma teórico, uma rede prática. 2008 (Comunicacao)
    • MORAES, L. L. ; SEKIMURA, B. N. . O etanol e suas redes. 2008 (Comunicacao)
    • MORAES, L. L. . A rede prática do etanol. 2009 (Comunicacao)
    • MORAES, L. L. . Introdução a Deleuze. 2008 (Unesp - FCL Araraquara/Pet - Ciências Sociais)
    • MORAES, L. L. ; BORTOLUCCI, J. D. ; LOPES, G. F. A. ; PHILIPPI, K. R. ; SEKIMURA, B. N. . Mini-curso: Introdução ao Trabalho acadêmico. 2009 (Unesp - FCL Araraquara/PET - Ciências Sociais)
    • MORAES, L. L. ; Peggion, E. A. . Seminário Temático: Conhecimento coletivos humanos e (não)humanos. 2009 (UNESP FCL Araraquara/PET Ciências Sociais)
    • Peggion, E. A. ; MORAES, L. L. . Seminários para pensar os clássicos: Durkheim. 2010 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/PET Ciências Sociais)
    • Peggion, E. A. ; MORAES, L. L. . Seminários para pensar os clássicos: Weber. 2010 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/PET Ciências Sociais)
    • Peggion, E. A. ; MORAES, L. L. . Seminários para pensar os clássicos: Marx. 2010 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/PET Ciências Sociais)
    • Peggion, E. A. ; MORAES, L. L. . Mostra etnográfica de mulheres indígenas. 2010 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/PET Ciências Sociais)
    • MORAES, L. L. . Semana de Ciências Sociais: Diálogos Filosóficos nas Ciências Sociais. 2010 (Centro Acadêmico Florestan Fernandes e PET de Ciências Sociais (Unesp Araraquara))
    • Castro, A. L. ; MORAES, L. L. . II Seminário do GEPAC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia Contemporânea). 2011 (Unesp Arararquara)
    • MORAES, L. L. ; Castro, A. L. . I Colóquio Rodolpho Telarolli. 2013 (GEPAC/UNESP e Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara)
    • MORAES, L. L. ; MAGNANI, J. G. C. . I Seminário de Pesquisa do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP. 2013 (Laboratório do Núcleo de Antropologia da USP)
    • MORAES, L. L. ; MAGNANI, J. G. C. . XI Graduação em Campo. 2012 (USP - Universidade de São Paulo)
    • MORAES, L. L. . Reflexões sobre o tempo e as escolhas de lazer da população das grandes cidades. 2013 (Sesc)
    • MORAES, L. L. . Minicurso: A construção do ídolo e a produção biográfica no Rock. 2014 (Sesc)
    • MORAES, L. L. . Hordas do Metal Negro: identidades, práticas e discursos da cena Black Metal paulistana. 2013
    • MORAES, L. L. ; MAGNANI, J. G. C. . Projeto NAU Acervo - Memória USP - Processo 12.1.27566.1.7. 2014
    • MORAES, L. L. . Hordas do Metal Negro: guerra e aliança na cena black metal paulista. 2014
    • Nome do projeto: Formação de identidades na contemporaneidade: práticas de consumo e representações cotidianas como uma narrativa mitológica individual. (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, L. L. , Castro, A. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar os processos de formação das identidades na contemporaneidade através de um trabalho de cunho antropológico focado na observação das práticas cotidianas individuais ? principalmente aquelas ligadas ao consumo ? no ambiente urbano. Parte-se do pressuposto de que a superabundância de imagens e signos, assim como, a produção acelerada de mercadorias disponibilizam um vasto conjunto de referenciais através dos quais os indivíduos construirão imagens de si e formas de representação. Nesse sentido, a ênfase na análise das práticas cotidianas é uma forma de tornar inteligível a dimensão consciente e inconsciente da ação individual, sua relação com os sistemas simbólicos, e, como toda e qualquer interpretação que o indivíduo faz sobre a realidade que o cerca refere-se a um sistema estruturado, resultado de suas experiências pessoais no convívio com diferentes grupos e situações. Pretende realizar pesquisas de campo na cidade São Paulo, objetivando com isso, evidenciar as formas como os indivíduos constroem suas identidades através da agregação de símbolos pelo consumo, e pela convivência com diferentes grupos e conjuntos de referências; e como realizam suas escolhas ou manipulam significados. A partir da análise desse microcosmo de escolhas individuais ou coletivas, entre objetos e grupos de afinidade, esse trabalho tentará relacionar a interiorização de significados por parte dos indivíduos a uma espécie de bricolagem, da forma como Lévi-Strauss define a criação de uma narrativa mitológica, que recolhe símbolos de diferentes sistemas, e os estruturam de acordo com o sentido da narrativa, que por sua vez, não exclui o sentido original dos elementos recolhidos, e no limite ? considerando outras correntes teóricas que serão utilizadas ? leva em conta as condições sócio-econômicas dos indivíduos que constroem sua identidade a partir de uma lógica estruturada.
    • Nome do projeto: Um Rizoma teórico, uma Rede Prática: uma análise do papel das Ciências Modernas na Sociedade a partir do híbrido Etanol (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, L. L. , Peggion, E. A. .
      Descrição: A conceituação moderna de ciência, fundamentada na divisão da sociedade em dois pólos, o dos sujeitos e dos objetos, nos coloca a difícil tarefa de lidarmos com a fragmentação dos processos que vivenciamos no interior da prática científica e de suas conseqüências em todas as dimensões da sociedade. Dessa forma, noções hierarquizadas que pretendem explicar a dinâmica do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formações social, política, econômica, etc, esbarram na proliferação de híbridos de sujeito e objeto, que não podem ser explicados por uma simples dicotomia que coloca em lados opostos a natureza e a cultura. Dentro desse contexto de constantes conflitos no que se refere à produção de tecnologia e conhecimento pelas Ciências Modernas, essa pesquisa, que parte de um estudo coletivo realizado dentro do projeto do PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Ciências Sociais da UNESP de Araraquara, pretende analisar as várias redes produzidas pela junção entre Sociedade e Ciência, focando os Biocombustíveis (em especial o Etanol) como sujeitos/híbridos que estabelecem conexões entre as diversas dimensões da sociedade, resgatando a simetria necessária a uma análise que pretenda compreender todos os aspectos desse cosmo de atores que não mais podem ser definidos perfeitamente como sujeitos ou objetos
    • Nome do projeto: Hordas do Metal Negro: Guerra e Aliança na cena Black Metal paulista (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, L. L. , MAGNANI, J. G. C. .
      Descrição: O Black Metal, um estilo extremo do gênero musical Heavy Metal, apresenta-se como um universo permeado por diversos referenciais que transcendem a dimensão musical e seus processos criativos, englobando, sobretudo, uma maneira específica de ocupação dos espaços da cidade através de seu circuito de shows e encontros, perfazendo uma rede de relações definida pelos adeptos como a cena black metal. O objetivo geral dessa pesquisa é, portanto, analisar como os diversos elementos que constituem essa cena ? discursos, práticas e representações ?, organizam-se no sentido de constituir uma identidade black metal, com fortes ligações com o underground do Heavy Metal extremo. Ainda nesse mesmo contexto etnográfico, são analisados os processos de inserção de elementos das religiões afro-brasileiras nas composições sonoras, principalmente os exus da "quimbanda black metal", e também a sonoridade e as performances musicais, tratadas pelos adeptos como "rituais" realizados no palco. Todos esses elementos perfazem um arranjo complexo que orienta tais atores sociais em suas formas de organização no ambiente urbano, fundamentando alianças entre as hordas (como as bandas do estilo são chamadas) que permitem que elas circulem em eventos realizados por todo o Estado de São Paulo e além.
    • Nome do projeto: Projeto NAU Acervo - Memória USP - Processo 12.1.27566.1.7 (2013 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: MORAES, L. L. , MAGNANI, J. G. C. .
      Descrição: O Projeto de Extensão Nau Acervo ? Memória USP, vinculado ao Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU), teve como objetivo ampliar e aprimorar a catalogação do acervo deste laboratório, especialmente as pesquisas de graduação elaboradas durante disciplinas voltadas à pesquisa de campo, ministradas desde 1988 pelo Prof.Dr. José Guilherme Cantor Magnani. Com um acervo de mais de 600 trabalhos (projetos e relatórios de pesquisa), o projeto organizou e catalogou esse material, permitindo o acesso desses dados por meio de um software elaborado especificamente para as necessidades do projeto. Sendo assim, esse projeto iniciou suas atividades em novembro de 2012, constituído basicamente por três frentes: 1) Criação de banco de dados por meio de sistema informatizado para classificação dos trabalhos do acervo. 2) Produção de um filme documentário a respeito das trajetórias de pesquisa de alguns dos antigos alunos com trabalhos presentes no acervo. 3) Realização de uma exposição para a apresentação do filme e divulgação do projeto através dos dados coletados durante o processo de catalogação.
    • Nome do projeto: "Ciclovia faz ciclista": modelos de cidade em disputa (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, L. L. .
      Descrição: Em 2013, com a eleição de Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo o debate a respeito da ampliação das ciclovias ganhou maior visibilidade. Em seu programa de governo, o candidato previa transformações na estrutura de mobilidade da cidade, como a ampliação dos corredores de ônibus em vias de grande movimento e o investimento significativo em espaços de circulação para bicicletas. Seus projetos objetivavam atingir áreas centrais e nobres da cidade, alvos de constantes disputas e já tomadas como saturadas e ocupadas pelos veículos automotores, para assim cumprir a meta de 400 km de vias permanentes voltadas às bicicletas. Somada a essas medidas, o poder público municipal estabeleceu canais oficiais de interlocução com os ciclistas paulistanos, o principal deles a Câmara Temática da Bicicleta, criada em julho de 2015, um fórum de debates e decisões que levam encaminhamentos para a prefeitura. Desse modo, com a possibilidade de participar na definição das políticas de implantação das ciclovias, tais arranjos começaram a se organizar, tecer alianças e associações, assim como outros atores (muitos deles contrários às ciclovias) passaram a se posicionar a respeito das disputas por espaços no trânsito da cidade. É possível pensar então, que nesse contexto, estabelece-se uma "controvérsia" nos termos definidos por Bruno Latour (2012) e Venturini (2010), a partir da qual diferentes atores se posicionam a respeito de uma questão e entram em disputa, condição da própria produção de suas associações. Ao partir dessa questão, a bicicleta como um sujeito-objeto, assume o papel de mediador nessa rede de associações e mobiliza um conjunto de outros atores em torno da disputa. A partir dessas questões contemporâneas os objetivos dessa pesquisa voltam-se ao mapeamento da controvérsia gerada pela ampliação das ciclovias na cidade de São Paulo e às disputas levantadas a respeito dos espaços urbanos, como uma estratégia de entrada nesse contexto etnográfico, para assim compreender o processo contemporâneo de produção da cidade através da interlocução entre esses diversos atores envolvidos na disputa. O foco da análise etnográfica volta-se também para o processo de formação de "coletivos" ligados ao ciclismo em São Paulo, explorando suas práticas e formas de representação, que organizam demandas e modos de agir na metrópole através da disputa instituída, e assim se conectam com os posicionamentos de uma gama de outros atores.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Fixando significados: práticas de consumo e processos de construção de identidades como rituais cotidianos
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Escola Estadual Bento de Abreu:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Sociologia e História
    • Escola Estadual Leonardo Barbieri:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de História e Geografia
    • Centro de Estudos de Cultura Contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisador integrante do Projeto "Práticas de lazer e fisicoesportivas dos frequentadores do Sesc-SP", realizada através da parceria entre NAU-USP/CEDEC/Sesc-SP
        Outras informações: Pesquisador
    • Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: https://memorial.trt2.jus.br/memorial/ https://memoriatrt2.wordpress.com/
        Outras informações: Servidor do Centro de Memória do TRT-2