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Thais Nívia de Lima e Fonseca

    • Professora Titular de História da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (linha História da Educação) da mesma instituição. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001), pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universidade de Lisboa (2006-2007), e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2012-2013). Tem experiência nas áreas de Educação e de História, com ênfase em História da Educação, e orienta trabalhos sobre a história da educação no período colonial brasileiro e latino americano. É pesquisadora do Centro de Pesquisa em História da Educação (UFMG), no qual desenvolve pesquisa sobre educação e práticas educativas no período colonial. Líder do Grupo de Pesquisa CEIbero - Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos. É bolsista de produtividade do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de História.

       

      Links:    

    • História da Educação
    • Coordenação de projetos de pesquisa no LAMH
    • Coordenação de projeto de pesquisa Convênio CUNP/Fórum Mineiro de Saúde Mental
    • Coordenação de Grupo de Estudo: Festas cívicas e universo cultural em Minas Gerais no século XIX
    • Coordenação projeto de pesquisa Discursos e imagens no ensino de História: 1930-2001
    • Coordenação de projeto de pesquisa Convênio CUNP/IPHAN
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    • JULIO, Kelly Lislie ; FONSECA, T. N. L. E. . Corpo como instância educativa. 2005 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O ensino de primeiras letras na Capitania de Minas Gerais. 2005 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Pesquisa e Ensino em História da Educação. 2005 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Processos e práticas educativas no século XVIII: um estudo sobre fontes de pesquisa. 2005 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Sociabilidade e estratégias educativas numa sociedade mestiça (Minas Gerais, Brasil, século XVIII. 2005 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . História cultural e História da Educação: diversidade e entrecruzamento de fontes. 2004 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Diálogos Históricos. 2004 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . A prática de leitura e o ensino de História. 2004 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . A pedagogia da memória: a Inconfidência Mineira na educação moral e política (1930-1960). 2002 (Congresso)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Instituições educativas na Capitania de Minas Gerais: práticas e lugares sociais. 2018 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As luzes e as reformas da educação no mundo luso americano setecentista: discursos de modernização e práticas de conservação. 2018 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Conceptions of education in the devotional and catechetical painting in Portuguese America: Captaincy of Minas Gerais, eighteenth and nineteenth centuries. 2017 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . A educação e o ensino régio na escrita administrativa na América Portuguesa dos setecentos. 2017 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Concepções e práticas de educação na América Portuguesa: reflexões a partir das fontes de pesquisa. 2016 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Instituições, concepções educativas e práticas culturais na América Portuguesa. 2016 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Mídia, ensino de história e divulgação do conhecimento histórico. 2014 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Ensino de História, imagens e mídias. 2013 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Mestiçagens e mediadores culturais na História da Educação. 2013 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O processo de escolarização na América portuguesa. 2012 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . História e historiografia da Educação na América Portuguesa. 2012 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As câmaras e o ensino régio na América portuguesa (1772-1834). 2012 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Educação e distinção social na Capitania de Minas Gerais: representações e práticas de obtenção de posições e privilégios. 2012 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As Câmaras municipais e os professores régios na América Portuguesa: Minas Gerais, 1772-1824. 2012 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Estratégias educativas e sociabilidades na América portuguesea: Minas Gerais, séculos XVIII-XIX. 2012 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As Câmaras municipais e os professores régios na América Portuguesa: Minas Gerais, 1772-1824. 2012 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Mídias e Ensino de História. 2012 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Imagens e Ensino de História. 2012 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Professores régios na América portuguesa: representações e práticas de obtenção de posições e privilégios na sociedade colonial. 2011 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Ensinar na América Portuguesa. 2010 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As reformas pombalinas na América portuguesa: impactos e especificidades. 2009 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Annales, Nova História e novas abordagens para o ensino de História. 2009 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . 1759-2009: 250 anos de ensino público: contribuição para o estudo da educação no mundo luso-brasileiro. 2009 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Heróis nacionais, memória e ensino de História. 2008 (Seminário)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Iluminismo e Reforma: civilidade, educaçao moral e práticas culturais dos professores régios. 2007 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Educação na América portuguesa: tema, problemas e fontes de pesquisa. 2007 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Ensino de História e imagens: possbilidades de pesquisa. 2007 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Nacionalismo e educação no Brasil republicano: questões para a investigação em História da Educação. 2007 (Congresso)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Sociabilidades e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais. 2007 (Congresso)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Instrução e assistência na Capitania de Minas Gerais, das ações das Câmaras às escolas para meninos pobres (1750-1810). 2006 (Congresso)
    • FONSECA, T. N. L. E. . História e Ensino de História. 2006 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Manuais de História e Cultural escolar no Brasil, séculos XIX e XX. 2006 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Representações e imaginário na pesquisa sobre o ensino de História: perspectivas para um estudo comparado. 2006 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . História da Educação e História Cultural. 2004 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . História cultural e História da Educção na América portuguesa. 2003 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Historiografia da educação na América portuguesa. 2003 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . A exteriorização da escola e a formação do cidadão no Brasil (1930-1960). 2003 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O herói nacional para crianças: produção e circulação de imagens de Tiradentes na escola primária brasileira. 2002 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Sonhando com a realidade: um europeu aprende a viver a América (Brasil, 1817-1822). 2002 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Os livros didáticos e a difusão do conhecimento histórico: a escsravidão nos textos e imagens. 2002 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O ensino de História e as práticas escolares: circulação e apropriação do conhecimento histórico nos regimes autoritários no Brasil no século XX. 2002 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. ; VAZ, A. C. . E educação e a Semana da Pátria no Estado Novo: ordem e progresso no imaginário mineiro. 2001 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Festa civica: cultura e poder no jogo político. 2001 (Seminário)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Imagem, ensino e pesquisa em História. 2001 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Arte, livro didático e a história da nação. 2001 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Festas cívicas e universo cultural: Minas Gerais no século XIX. 2001 (Congresso)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Arte, livro didático e a história da nação. 2001 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O uso das fontes iconográficas pelas histórias social e cultural. 2000 (Seminário)
    • FONSECA, T. N. L. E. . De ouro e de heróis: o século XVIII mineiro nas leituras escolares. 2000 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Fontes de pesquisa em História da Educação. 2000 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O didático e o paradidático de História: livros, professores e a construção do conhecimento. 2001 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As representações acadêmicas e as invenções do Brasil no século XIX. 2000 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Currículos e programas do ensino de História na escola fundamental. 1997 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Inconfidência Mineira - Discursos e representações na festa cívica de 21 de abril. 1999 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As viagens portuguesas nos livros didáticos brasileiros. 1998 (Congresso)
    • FONSECA, T. N. L. E. . A Inconfidência Mineira e o 21 de abril: discursos e representações - Mesa redonda Imaginário e representações políticas. 1998 (Seminário)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O livro didático na sala de aula: possibilidades de abordagem. 1998 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Museus, memória e identidade nacional. 1998 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O livro didático de História na sala de aula: possibilidades de abordagem. 1998 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Bases para a consolidação do GT de Ensino de História em Minas Gerais. 1998 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Livro didático e programa curricular de História: sintonias e distorções - Grupo de Trabalho Livro Didático. 1997 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Currículos e programas dos cursos de História. 1997 (Seminário)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O uso de material didático na sala de aula. 1997 (Comunicacao)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O ensino de História na escola fundamental: novas questões, velhas estratégias. 1997 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Evento e mito: o descobrimento como estudo de caso. 1999 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O livro didático de História: lugar de memória e formador de identidades - Mesa redonda Fronteiras e mediações no ensino de História. 1999 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Mediadores da memória: a Inconfidência Mineira e a praça Tiradentes de Ouro Preto. 1999 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Pesquisa sobre o livro didático de História: contribuições para a prática docente. 1999 (Simposio)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Inconfidência Mineira: mito e história na historiografia - Mesa redonda 500 anos: lacunas de uma história. 1999 (Seminário)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Evento e mito: o descobrimento como estudo de caso. 1999 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Livro didático de História e identidade nacional. 2000 (Congresso)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O ensino de História no Brasil: questões teórico-metodológicas. 1997 (Conferência)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Seminário Internacional Dimensões da História Cultural. 1998 Rede Minas de Televisão
    • FONSECA, T. N. L. E. . Patriotismo e identidade nacional. 1999 Rede Minas de Televisão
    • FONSECA, T. N. L. E. . Os selos raros de Sabará. 2000 TV Metrópole
    • FONSECA, T. N. L. E. . O curso de História e o campo de trabalho profissional. 1999 Rede Bandeirantes de Televisão
    • FONSECA, T. N. L. E. . Seminário Nacional 1500/2000: trajetórias. 1999 (Centro Universitário Newton Paiva)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Seminário Internacional Dimensões da História Cultural. 1998 (Centro Universitário Newton Paiva)
    • FONSECA, T. N. L. E. . XII Encontro Regional da Associação Nacional de História. 2000 (Associação Nacional de História)
    • FONSECA, T. N. L. E. . I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2001 (FUMEC)
    • FONSECA, T. N. L. E. . IV Seminário Perspectivas do Ensino de História. 2001 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • FONSECA, T. N. L. E. . IV Congresso Mediadores Culturais - Mediadores culturais, relações de trabalho e mestiçagens: maneiras de pensar e formas de viver - séculos XVI a XIX.. 2001 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Colóquio 250 Anos do Ensino Público no Brasil. 2009 (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. ; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida . I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. 2012 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. ; ANTUNES, Alvaro de Araujo ; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida ; LAGE, A. C. P. ; DENIPOTI, C. . II Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. 2014 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • FONSECA, T. N. L. E. . III Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. 2016 (Universidade Federal do Paraná)
    • FONSECA, T. N. L. E. . IV Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. 2018 (Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Membro do Comitê Científico. 2017 (Sociedade Brasileira de História da Educação)
    • FONSECA, THAIS NÍVIA DE LIMA E ; SEGANTINI, V. C. . Nova exposição de longa duração do Museu Casa Padre Toledo. 2019 (UFMG Campus Cultural em Tiradentes)
    • FONSECA, T. N. L. E. ; ANTUNES, Alvaro de Araujo ; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida ; LAGE, A. C. P. ; DENIPOTI, C. . II Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. 2014 (Universidade Federal de Ouro Preto)
  • Curso de curta duração ministrado: 20
    • FONSECA, T. N. L. E. . Imaginário e representações políticas em Minas Gerais. 1999 (Centro Universitário Newton Paiva)
    • FONSECA, T. N. L. E. . A história nova e a sala de aula. 1997 (Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Metodologia da pesquisa histórica e a sala de aula. 1997 (Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Técnicas de comunicação científica - Ensino de História do Brasil. 2002 (Centro de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Prática de Ensino de História. 2002 (Fundação Educacional Comunitária Formiguense)
    • FONSECA, T. N. L. E. . A Nova História e a sala de aula. 1997 (Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As possibilidades do uso do livro didático na sala de aula. 1998 (Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Metodologia do ensino de História. 2003 (Fundação Universitária Comunitária Formiguense)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Os objetos do cotidiano como recursos didáticos no ensino de História. 1998 (Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Novos caminhos da História ensinada em Minas Gerais. 1998 (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O livro didático de História na sala de aula: possibilidades de abordadem. 1998 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Imagens, livro didático e cidadania. 1998 (Associação Nacional de História)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Prática de ensino de História. 1999 (Universidade do Estado de Minas Gerais)
    • FONSECA, T. N. L. E. . As imagens como lugares de memória: representações da História do Brasil. 1999 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Trajetória da Historiografia da Educação no Brasil. 2006 (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação)
    • FONSECA, T. N. L. E. . História e Imagem. 2006 (Universidade Federal do Pará)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Historiografia e fontes documentais. 2012 (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
    • FONSECA, T. N. L. E. . O livro didático de História em sala de aula: possibilidades de abordagem. 1998 (Universidade Federal do Paraná)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Trajetória da Escrita na Historia do Brasil. 2009 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Educação e leitura no Brasil:História, historiografia e investigação. 2006 (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação)
    • FONSECA, T. N. L. E. . Relatório Técnico final do projeto Processos e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais (1750-1822). 2003
    • FONSECA, T. N. L. E. ; MENESES, J. N. C. . Relatório técnico final do projeto Práticas culturais e educativas na Capitania de Minas Gerais (1750-1822). 2006
    • FONSECA, T. N. L. E. ; LAGE, A. C. P. ; MENESES, J. N. C. ; OLIVEIRA, Cláudia Fernanda de . RELATÓRIO TÉCNICO FINAL PROJETO PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCATIVAS NA CAPITANIA DE MINAS GERAIS: ENSINO, LEITURA E CIRCULAÇÃO DE COMPÊNDIOS E MANUAIS (1750-1822). 2009
    • FONSECA, T. N. L. E. . Relatório Técnico Final Projeto Programa Pesquisador Mineiro I. 2009
    • FONSECA, T. N. L. E. . Relatório Final Bolsa de Produtividade em Pesquisa. 2011
    • FONSECA, T. N. L. E. ; ANTUNES, Alvaro de Araujo ; LAGE, A. C. P. ; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida ; DENIPOTI, C. ; MAGALHAES, J. P. ; LEITAO, A. R. B. . Relatório Final Projeto Ciências Humanas CNPq. 2014
    • FONSECA, T. N. L. E. . Relatório Final Bolsa de Produtividade em Pesquisa. 2015
    • FONSECA, T. N. L. E. . Relatório Final Programa Pesquisador Mineiro V. 2013
    • FONSECA, T. N. L. E. . Relatório técnico final de projeto Programa Pesquisador Mineiro III. 2011
    • FONSECA, T. N. L. E. . Relatório final projeto Programa Pesquisador Mineiro VII. 2015
    • FONSECA, T. N. L. E. . Relatório técnico final projeto Programa Pesquisador Mineiro IX. 2017
    • FONSECA, T. N. L. E. ; ANTUNES, Alvaro de Araujo ; LAGE, A. C. P. ; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida ; CHAVES, Claudia Maria das Graças ; DENIPOTI, C. ; MENESES, J. N. C. ; VALADARES, Virginia Maria Trindade . Relatório Final Projeto Universal CNPq. 2012
    • FONSECA, T. N. L. E. . A pesquisa documental em educação. 2003 (Material didático)
    • Nome do projeto: Processos e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais (2002 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , MENESES, J. N. C. , ANASTASIA, C. M. J. , OLIVEIRA, Cláudia Fernanda de , COSTA, Darlen Nogueira da , MOREIRA, Aleana Jota , CUNHA, Paola Andrezza Bessa , JULIO, Kelly Lislie .
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo o estudo de estratégias e de práticas educativas cotidianas - de natureza escolar ou não - da população da antiga Comarca do Rio das Velhas, na Capitania de Minas Gerais, no período entre 1750 e 1822. O desenvolvimento desta pesquisa inscreve-se no âmbito de um projeto em andamento, que consiste no levantamento de fontes documentais relativas ao período colonial, em Minas Gerais, com o intuito de organizar um Guia de Fontes contendo identificação e descrição do conteúdo de documentos de interesse para o estudo dos processos educativos, relativos ou não à escola. Pretende-se também estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre este período histórico no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, preeenchendo uma visível lacuna na historiografia, atendendo à necessidade de avanço nos estudos sobre a educação brasileira colonial. O projeto, inserido nas atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE-FAE/UFMG) contribuirá para a diversificação da demanda para o Setor de História da linha "Sociedade, Cultura e Educação", do referido programa. Bastante privilegiado pela historiografia brasileira de uma forma geral, o período colonial tem sido pouco contemplado pelos historiadores preocupados com o tema da educação. Nesta produção predominam estudos concentrados nas análises sobre a atuação da Companhia de Jesus no Brasil e sobre as reformas da administração do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII. A maior parte das abordagens privilegia as ações do Estado ou da Igreja no campo da educação escolar, não considerando outras dimensões dos processos educativos possíveis na América portuguesa. São poucos os estudos recentes que têm procurado aprofundar a análise das fontes, buscando as conexões entre a educação e a formação cultural da sociedade colonial.
    • Nome do projeto: Educação de órfãos e expostos na Capitania de Minas Gerais (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , MENESES, J. N. C. , COSTA, Darlen Nogueira da , MOREIRA, Aleana Jota , CUNHA, Paola Andrezza Bessa , JULIO, Kelly Lislie .
      Descrição: Trata-se de um subprojeto da pesquisa "Processos e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais (1750-1822)", que vem sendo desenvolvida desde agosto de 2002, e que constitui, por sua vez, parte de uma pesquisa mais ampla, "Escolarização, culturas e práticas escolares: investigações sobre a instituição do campo pedagógico em Minas Gerais (1750-1950)", do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE) da Faculdade de Educação da UFMG. O objetivo do projeto "Processos e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais (1750-1822)" é proceder ao levantamento de fontes documentais relativas ao período colonial, em Minas Gerais, com o intuito de organizar um guia de fontes contendo identificação e descrição de conteúdo de documentos de interesse para a História da Educação. Pretende-se também, com base nestas fontes, produzir textos sobre a educação neste período e região, considerando as práticas educativas presentes no cotidiano, relativas ou não à escola. O projeto" Educação de órfãos e expostos" visa aprofundar uma dimensão importante dos processos e práticas educativas presentes no período colonial, que tem chamado a atenção na documentação levantada até o momento nos arquivos mencionados, isto é, a educação de órfãos e de expostos, seja essa educação escolar ou não. As referências à inserção de crianças órfãs e de expostos em processos educativos de variada natureza - escolas de primeiras letras, educação específica para meninas, educação profissional, formação religiosa - têm demonstrado o potencial do aprofundamento do estudo do tema, ainda pouco conhecido pelos historiadores da educação, mais voltados, no Brasil, para os estudos sobre o Império e a República.
    • Nome do projeto: Práticas culturais e educativas na Capitania de Minas Gerais (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , MENESES, J. N. C. , OLIVEIRA, Cláudia Fernanda de , COSTA, Darlen Nogueira da , MOREIRA, Aleana Jota , CUNHA, Paola Andrezza Bessa , JULIO, Kelly Lislie , SILVA, Mateus Alves , ASSIS, Fernanda de .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo o estudo de estratégias e de práticas educativas cotidianas - de natureza escolar ou não - da população da antiga Comarca do Rio das Velhas, na Capitania de Minas Gerais, no período entre 1750 e 1822. O desenvolvimento desta pesquisa inscreve-se no âmbito de um projeto em andamento, que consiste no levantamento de fontes documentais relativas ao período colonial, em Minas Gerais, com o intuito de organizar um Guia de Fontes contendo identificação e descrição do conteúdo de documentos de interesse para o estudo dos processos educativos, relativos ou não à escola. Pretende-se também estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre este período histórico no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, preeenchendo uma visível lacuna na historiografia, atendendo à necessidade de avanço nos estudos sobre a educação brasileira colonial. O projeto, inserido nas atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE-FAE/UFMG) contribuirá para a diversificação da demanda para o Setor de História da linha "Sociedade, Cultura e Educação", do referido programa. Bastante privilegiado pela historiografia brasileira de uma forma geral, o período colonial tem sido pouco contemplado pelos historiadores preocupados com o tema da educação. Nesta produção predominam estudos concentrados nas análises sobre a atuação da Companhia de Jesus no Brasil e sobre as reformas da administração do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII. A maior parte das abordagens privilegia as ações do Estado ou da Igreja no campo da educação escolar, não considerando outras dimensões dos processos educativos possíveis na América portuguesa. São poucos os estudos recentes que têm procurado aprofundar a análise das fontes, buscando as conexões entre a educação e a formação cultural da sociedade colonial.
    • Nome do projeto: Práticas escolares no período Vargas: propaganda política e construção da identidade nacional coletiva (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , VAZ, A. C. , COSTA, Verônica Albano Viana , COSTA, Eliezer Raimundo de Souza , NASCIMENTO, Adalson de Oliveira .
      Descrição: Pretende-se com este projeto estudar o papel de processos educativos e de práticas escolares na construção de uma identidade nacional coletiva durante o governo de Getúlio Vargas no Brasil (1930-1945), por meio da análise da propaganda política e da educação escolar como instrumentos de formação moral e política, visando à construção daquela identidade. A concentração de esforços daquele governo nas ações do Ministério da Educação e Cultura e do Departamento de Imprensa e Propaganda demonstra a importância que a formação de um "novo" perfil para o brasileiro assumiu para os políticos e intelectuais do regime. A intensa exploração do tema pelos meios de comunicação e pela escola foi, ao que tudo indica, responsável pelo enraizamento, senão de concepções, de práticas cívicas que, sobretudo no universo escolar, tornaram-se canônicas, estando presentes até os dias atuais. Para a realização deste estudo, pretende-se explorar fontes escolares - livros de leitura, cartilhas, manuais didáticos de História e de Educação Moral e Cívica, material didático em geral, cadernos escolares, entre outras - e fontes escritas e iconográficas provenientes da propaganda, presentes em diferentes veículos, como a imprensa, o cinema, as artes plásticas, entre outros. É também objetivo deste projeto integrar as pesquisas desenvolvidas por mestrandos e doutorandos que têm objetos correlatos, tanto em relação ao período histórico considerado, quanto à temática em questão. Também será feito um esforço para a integração de bolsistas de Iniciação Científica. Pretende-se, ainda, promover o intercâmbio, a princípio com mestrandos e doutorandos da Universidade de São Paulo, dedicados a temáticas afins, tanto em relação ao Brasil quanto em relação a outros países, sobretudo da Península Ibérica e da América Latina.
    • Nome do projeto: Práticas culturais e educativas na Capitania de Minas Gerais: ensino, leitura e circulação de compêndios e manuais (1750-1822) (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , MENESES, J. N. C. , OLIVEIRA, Cláudia Fernanda de , SILVA, Mateus Alves , LOPES, L. L. , FASSY, M. M. , LAGE, A. C. P. .
      Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver o estudo de práticas culturais e educativas no âmbito do ensino em suas diferentes dimensões, no período de 1750 a 1822, na Capitania de Minas Gerais, envolvendo prioritariamente o uso de compêndios e de manuais. Pretende-se enfocar o ensino escolar ou não escolar das primeiras letras, da Gramática Latina, da educação moral e política, e o ensino de técnicas rurais. Pretende-se proceder ao levantamento de fontes documentais relativas ao período, em MInas Gerais, no qual foram significativas as ocorrências das modalidades de ensino mencionadas, não obstante a relativa escassez de escolas e a ainda rarefeita população alfabetizada, e enfatizar a importância das referidas práticas na construção das relações entre grupos e indivíduos.
    • Nome do projeto: Sociabilidades e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais (1730-1820) (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , ALENCAR, J. R. , XAVIER, R. C. S. , SILVA, S. M. , GORGULHO, T. M. B. .
      Descrição: O objetivo central do projeto é o estudo das práticas educativas como práticas sociais e culturais, na Capitania de Minas Gerais, entre as primeiras décadas do século XVIII e as duas primeiras décadas do século XIX, com o intuito de ampliar um campo de pesquisa ainda pouco explorado pela historiografia brasileira, mesmo no campo específico da educação. Pretende-se explorar as práticas culturais e as relações sociais que envolviam formas diversas de educação, vista como uma importante dimensão do processo de construção da sociedade mineira no período. Entre essas formas encontram-se a educação moral e religiosa; a educação profissional para o aprendizado dos ofícios mecânicos e das artes; as práticas para a formação de bons súditos e bons cristãos; os movimentos de circulação de saberes e de técnicas, de origens culturais diversas, sem a mediação de instituições educacionais, além do aprendizado das primeiras letras, escolarizado ou não. Todos esses processos sendo compreendidos num conceito de educação mais flexível e dinâmico, definido como práticas educativas. Pretendo abordá-los por meio do estudo das estratégias em torno da educação de crianças e jovens, no aprendizado das primeiras letras ou dos ofícios mecânicos, da educação moral e religiosa, conforme sua qualidade e condição, como também por meio do estudo das condições de vida e de trabalho dos professores e mestres de primeiras letras e de ofícios mecânicos. Nesse estudo pretendo, assim, reconstituir as redes de relações estabelecidas entre grupos e indivíduos, e entre eles e as instituições.
    • Nome do projeto: Trabalho e cotidiano dos professores e estudantes dos estudos menores na Capitania de Minas Gerais (1730-1822) (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , ALENCAR, J. R. , XAVIER, R. C. S. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo aprofundar o estudo do cotidiano e do trabalho dos professores dos estudos menores, visando avançar o estudo já iniciado sobre as práticas educativas em Minas Gerais no periodo colonial, dando maior visibilidade a um grupo social que teve significativa importancia para a sociedade mineiro naquele momento. O cotidiano de vida e de trabalho desses individuos foi marcado pelas relações estabelecidas entre eles e outros individuos, tendo a instrução e a educação como elementos mediadores. Visa-se investigar tanto os professores e mestres particulares, quanto os professores régios, funcionários do Estado, atuantes depois das reformas pombalinas da educação, a partir da segunda metade do século XVIII.
    • Nome do projeto: Sociabilidades e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais: cotidiano e trabalho dos professores e estudantes dos Estudos menores (1730-1822) (2009 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , SILVA, B. D. G. , SENNA, J. V. O. .
      Descrição: O projeto visa investigar aspectos da vida cotidiana e do trabalho dos professores e dos estudantes dos Estudos Menores em Minas Gerais entre 1730 e 1822, em suas dimensões privada e pública, procurando dar visibilidade a um grupo social que teve significativa importância para a sociedade mais urbanizada do século XVIII, bem como para o Estado português quando da realização das reformas da educação, empreendidas pelo Marquês de Pombal, na segunda metade daquele século. Numa primeira linha de abordagem, retoma-se a reconstituição da organização dos estudos, principalmente após as reformas pombalinas, quando o Estado assumiu o controle sobre o ensino público. Numa segunda linha, investiga-se não somente as aulas e o trabalho dos professores, como também aspectos da vida cotidiana desses indivíduos, suas relações com outros grupos, com os poderes constituídos, com seus alunos e suas famílias, destacando-se aí os primeiros e suas trajetórias, nas quais o fato de terem freqüentado essas aquelas aulas poderia apresentar significados evidentes.
    • Nome do projeto: Cultura escrita, sociabilidades e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais (1730-1820) (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , JULIO, Kelly Lislie , vartuli, silvia , PAULA, L. S. .
      Descrição: O projeto, que dá continuidade ao anterior, beneficiado pelo Programa Pesquisador Mineiro I, visa o estudo das práticas educativas como práticas sociais e culturais, na Capitania de Minas Gerais, entre as primeiras décadas do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, com o intuito de ampliar um campo de pesquisa ainda pouco explorado pela historiografia brasileira, mesmo no campo específico da educação. A pesquisa tem explorado as práticas culturais e as relações sociais que envolviam formas diversas de educação, vista como uma importante dimensão do processo de construção da sociedade mineira no período. Entre essas formas encontram-se a educação moral e religiosa; a educação profissional para o aprendizado dos ofícios mecânicos e das artes; as práticas para a formação de bons súditos e bons cristãos; os movimentos de circulação de saberes e de técnicas, de origens culturais diversas, sem a mediação de instituições educacionais, além do aprendizado das primeiras letras, escolarizado ou não. Todos esses processos sendo compreendidos num conceito de educação mais flexível e dinâmico, definido como práticas educativas. O objeto é abordado por meio do estudo das estratégias em torno da educação de crianças e jovens, no aprendizado das primeiras letras ou dos ofícios mecânicos, da educação moral e religiosa, conforme sua qualidade e condição, como também por meio do estudo das condições de vida e de trabalho dos professores e mestres de primeiras letras e de ofícios mecânicos, buscando-se reconstituir, ainda, as redes de relações estabelecidas entre grupos e indivíduos, e entre eles e as instituições.
    • Nome do projeto: ILUSTRAÇÃO E CULTURA ESCRITA NA TRANSIÇÃO DO ANTIGO REGIME PORTUGUÊS (PORTUGAL E BRASIL, 1750-1834): DO DOMÍNIO POLÍTICO AO IMPÉRIO DA LÍNGUA (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , MENESES, J. N. C. , CHAVES, Claudia Maria das Graças , LAGE, A. C. P. , SANTOS, Antonio Cesar de Almeida , ANTUNES, Alvaro de Araujo , VALADARES, Virginia Maria Trindade , DENIPOTI, C. .
      Descrição: O principal objetivo deste projeto é o de consolidar o Grupo de Pesquisa Cultura e Educação na América Portuguesa (GCEAP). Trata-se de um Grupo de Pesquisa interinstitucional voltado para o estudo de temas que discutem a relação entre a ilustração e a cultura escrita no âmbito de um Antigo Regime luso-brasileiro (Portugal e Brasil, 1750-1823). Academicamente, isso significa dizer que os integrantes deste Projeto pretendem realizar investigações que abordem o estudo de práticas políticas, jurídicas, administrativas, econômicas, sociais e educacionais, mediadas pela cultura escrita, referidas à Ilustração portuguesa, de modo a contribuir para o revigoramento da discussão em torno do sentido que se deve atribuir ao referido conteúdo ?ilustrado? do período compreendido pelo reinado de D. José I até os desdobramentos da Revolução Liberal portuguesa e da independência política do Brasil. Pretende-se considerar a presença, ou permanência, de práticas culturais que podem ser vistas como a contraface das mudanças propugnadas. Pretende-se, também, desenvolver a investigação sobre a cultura escrita no mundo luso-brasileiro, entendendo-a como definidora de um cenário de relações e de sociabilidades construídas no âmbito das múltiplas dimensões da vida social. As reformas educacionais também deverão ser contempladas, assim como os seus desdobramentos, nas áreas da administração civil, do direito, da economia, das ciências etc.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa CEIbero - Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , MENESES, J. N. C. , VILLALTA, Luiz Carlos , CHAVES, Claudia Maria das Graças , CARDOSO, T.M.L. , SANTOS, Antonio Cesar de Almeida , ANTUNES, Alvaro de Araujo , VALADARES, Virginia Maria Trindade , MORAIS, Christianni Cardoso , SILVA, José Carlos Araujo .
      Descrição: O grupo pretende articular suas atividades em torno da temática Cultura e Educação na América portuguesa, na abrangência do Antigo Regime luso-brasileiro (século XVIII e décadas iniciais do século XIX). O propósito é verticalizar discussões sobre a cultura escrita no período, nas diferentes vertentes que integram os interesses de pesquisa da equipe, quais sejam as relações entre a instrução e a educação para a formação dos quadros administrativos no Império português, as relações entre as atividades econômicas, a formação profissional e os projetos educacionais no Império, particularmente na América, as relações entre o iluminismo e a cultura escrita, e entre esta e as práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades, assim como o estudo das instituições e de seus componentes num mundo supostamente Ilustrado. São temáticas fundamentais para documentar e discutir a passagem ?do domínio político ao império da língua?, assim como para perceber a presença e importância do elemento letrado, sua demografia, geografia, formação, formas e mecanismos de sociabilidade. Para a compreensão dos fenômenos relacionados a este processo é necessária uma visão que combine, ao mesmo tempo, a atenção às especificidades de cada uma das partes, e o entendimento das dinâmicas mais gerais que estiveram em ação no momento em que o Estado português procurava soluções para os seus dilemas políticos, econômicos e culturais, e que as estruturas do Antigo Regime iam dando lugar a novas formas de organização e exercício do poder.
    • Nome do projeto: ILUSTRAÇÃO E CULTURA ESCRITA (PORTUGAL E BRASIL, 1750-1840) (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , LAGE, A. C. P. , SANTOS, Antonio Cesar de Almeida , ANTUNES, Alvaro de Araujo , DENIPOTI, C. , MAGALHAES, J. P. , LEITAO, A. R. B. .
      Descrição: A proposta permitirá verticalizar discussões sobre esse objeto de estudo, nas diferentes vertentes que integram os interesses de pesquisa da equipe, quais sejam: as relações entre a instrução e a educação para a formação dos quadros administrativos no Império português; as relações entre o Iluminismo e a difusão da cultura escrita, e entre esta e as práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades; o estudo das instituições e de seus componentes num mundo supostamente Ilustrado. São temáticas fundamentais para documentar e discutir a passagem ?do domínio político ao império da língua?, assim como para perceber a presença e a importância do elemento letrado, sua demografia, distribuição geográfica, formação, formas e mecanismos de sociabilidade. Para a compreensão dos fenômenos relacionados a este processo é necessária uma visão que combine, ao mesmo tempo, a atenção às especificidades de cada uma das partes, o entendimento das dinâmicas mais gerais que estiveram em ação no momento em que o Estado português procurava soluções para os seus dilemas políticos, econômicos e culturais e que as estruturas do Antigo Regime iam dando lugar a novas formas de organização e exercício do poder, chegando a meados do século XIX com a afirmação do Império brasileiro. O recorte cronológico ? segunda metade do século XVIII a meados do século XIX ? permite também o alargamento das análises até o momento de transição e consolidação de nova configuração política, sem que muitas das práticas próprias do Antigo Regime tenham sido abandonadas.
    • Nome do projeto: Instituições e práticas educativas na América portuguesa no século XVIII e primeiras décadas do século XIX (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , LAGE, A. C. P. , vartuli, silvia , VALADARES, Virginia Maria Trindade , LEITAO, A. R. B. , ALMEIDA, C. B. S. , DOURADO, N. S. .
      Descrição: Esta pesquisa foca as práticas educativas nas seguintes instituições: escola, a Igreja, a família, e as instituições científicas e militares. A análise será feita conforme as concepções de educação nos séculos XVIII e XIX. Serão estudadas práticas educativas em diferentes instâncias da vida social inclusive aquelas que não tinham relação com a instituição escolar. Isso significa que os eventos educativos a serem analisados não eram necessariamente reconhecidos como educação mas tinham essa função graças à maneira aquela sociedade entendia o que era educar um individuo para ser útil à sociedade. Portanto, além de reconhecer a importância das escolas (estatais e privadas, tanto leigas quanto confessionais) serão também analisados os eventos educativos nas práticas religiosas, nas atividades científicas e técnicas, e na atuação das instituições militares naquele período histórico.
    • Nome do projeto: Cultura escrita, sociabilidades e práticas educativas: Portugal e a Capitania de Minas Gerais (1730-1820) (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. .
      Descrição: O projeto visa o estudo das práticas educativas como práticas sociais e culturais, na Capitania de Minas Gerais, entre as primeiras décadas do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, com o intuito de ampliar um campo de pesquisa ainda pouco explorado pela historiografia brasileira, mesmo no campo específico da educação. A pesquisa tem explorado as práticas culturais e as relações sociais que envolviam formas diversas de educação, vista como uma importante dimensão do processo de construção da sociedade mineira no período. Entre essas formas encontram-se a educação moral e religiosa; a educação profissional para o aprendizado dos ofícios mecânicos e das artes; as práticas para a formação de bons súditos e bons cristãos; os movimentos de circulação de saberes e de técnicas, de origens culturais diversas, sem a mediação de instituições educacionais, além do aprendizado das primeiras letras, escolarizado ou não. Todos esses processos sendo compreendidos num conceito de educação mais flexível e dinâmico, definido como práticas educativas. O objeto é abordado por meio do estudo das estratégias em torno da educação de crianças e jovens, no aprendizado das primeiras letras ou dos ofícios mecânicos, da educação moral e religiosa, conforme sua qualidade e condição, como também por meio do estudo das condições de vida e de trabalho dos professores e mestres de primeiras letras e de ofícios mecânicos, buscando-se reconstituir, ainda, as redes de relações estabelecidas entre grupos e indivíduos, e entre eles e as instituições. As relações administrativas e culturais entre Portugal e a Capitania de Minas Gerais é analisada pela mediação de portugueses e seus descendentes e seus envolvimentos com os processos e as praticas educativas.
    • Nome do projeto: Educação e instrução na América portuguesa, Capitania de Minas Gerais: concepções, praticas educativas e fundamentos pedagógicos (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. .
      Descrição: O projeto dá continuidade ao programa de pesquisa já em andamento desde 2007, concentrando a atenção nas concepções e nas práticas que resultavam em ações pedagógicas coerentes com o pensamento educacional num contexto ilustrado na América portuguesa, particularmente na Capitania de Minas Gerais, entre o século XVIII e as primeiras décadas do século XIX.
    • Nome do projeto: Educação e instrução na América portuguesa (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , CARVALHO, E. M. S. B. .
      Descrição: O projeto tem como principais propósitos: examinar e discutir as concepções sobre educação presentes na produção intelectual, no discurso político, jurídico e religioso, e nas práticas administrativas, no período identificado à difusão do ideário iluminista, entre o século XVIII e primeiras décadas do século XIX, em Portugal e no Brasil; analisar os processos e as práticas educativas presentes na atuação de grupos e instituições da sociedade colonial e suas relações com as concepções coetâneas acerca da educação, em seus diversos sentidos, com ênfase nas relações presentes na escola, na Igreja e nas instituições religiosas leigas, e no Estado e suas esferas administrativas; discutir as relações entre tais concepções e práticas e os grupos sociais envolvidos, bem como seus efeitos sobre as trajetórias de indivíduos, impactando-os em suas posições na sociedade luso americana do período em foco; construir, a partir das concepções e das práticas analisadas, conceituações acerca de educação e de instrução coerentes com os contextos verificados no estudo, e que possam ser confrontadas/comparadas com as teorizações presentes à época.
    • Nome do projeto: Cultura escrita, sociabilidades e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. .
      Descrição: O projeto, que dá continuidade ao anterior, beneficiado pelo Programa Pesquisador Mineiro I, visa o estudo das práticas educativas como práticas sociais e culturais, na Capitania de Minas Gerais, entre as primeiras décadas do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, com o intuito de ampliar um campo de pesquisa ainda pouco explorado pela historiografia brasileira, mesmo no campo específico da educação. A pesquisa tem explorado as práticas culturais e as relações sociais que envolviam formas diversas de educação, vista como uma importante dimensão do processo de construção da sociedade mineira no período. Entre essas formas encontram-se a educação moral e religiosa; a educação profissional para o aprendizado dos ofícios mecânicos e das artes; as práticas para a formação de bons súditos e bons cristãos; os movimentos de circulação de saberes e de técnicas, de origens culturais diversas, sem a mediação de instituições educacionais, além do aprendizado das primeiras letras, escolarizado ou não. Todos esses processos sendo compreendidos num conceito de educação mais flexível e dinâmico, definido como práticas educativas. O objeto é abordado por meio do estudo das estratégias em torno da educação de crianças e jovens, no aprendizado das primeiras letras ou dos ofícios mecânicos, da educação moral e religiosa, conforme sua qualidade e condição, como também por meio do estudo das condições de vida e de trabalho dos professores e mestres de primeiras letras e de ofícios mecânicos, buscando-se reconstituir, ainda, as redes de relações estabelecidas entre grupos e indivíduos, e entre eles e as instituições.
    • Nome do projeto: Sociabilidades e práticas educativas em Minas Gerais (1720-1834) (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. .
      Descrição: A presente proposta visa dar sequência à investigação já iniciada, ampliando o objeto sobre as sociabilidades e práticas educativas em Minas Gerais (1720-1822) para além da vida cotidiana e do trabalho dos professores, tal como definido no projeto anterior. Embora a pesquisa não se restrinja aos aspectos de natureza política, os marcos cronológicos foram definidos segundo esse critério porque ajudam a orientar o trabalho de identificação e coleta de fontes. No ano de 1720 foi criada a Capitania de Minas Gerais e desse momento em diante verifica-se a intensificação das intervenções do Estado na vida da região, inclusive em ações que afetavam as diferentes formas de educação possíveis aí. Em 1834 vemos o momento de encerramento definitivo do sistema centralizado de gerenciamento do ensino público herdado do período colonial, com a decretação do Ato Adicional. Depois de alcançar resultados importantes em pesquisas anteriores sobre a organização dos estudos em Minas Gerais, principalmente após as reformas pombalinas, quando o Estado assumiu o controle sobre o ensino público , este projeto permitiu verticalizar a análise sobre um dos grupos centrais no processo de escolarização iniciado com as reformas pombalinas da educação, em meados do século XVIII: os professores régios. Suas relações com outros grupos, com os poderes constituídos, com seus alunos e suas famílias, foi um dos principais aspectos verificados na pesquisa. A análise dessas relações levou em consideração a inserção do ensino ministrado nas escolas dos Estudos Menores nos registros culturais da sociedade luso-brasileira do Antigo Regime, marcada pela forte presença do Estado e da Igreja católica, e de seus princípios de formação do bom súdito e do bom cristão, sobretudo durante a segunda metade do século XVIII, quando se observou maior influência do pensamento iluminista no Império português. Evidências importantes do significado social e cultural do pertencimento ao mundo da cultura escrita levaram à necessidade da pesquisa sobre os impactos dessa inserção na construção de espaços sociais, na busca por privilégios e distinção, numa sociedade marcada pela escravidão e pelo preconceito em relação ao trabalho manual. A compreensão das dimensões políticas desse processo, afetando as vidas dos indivíduos nas áreas mais urbanizadas também se apresentou com um dos objetivos do projeto que, além disso, considerou a discussão sobre a inserção e abrangência da cultura escrita na sociedade mineira colonial. Os estudos realizados permitiram avançar a compreensão sobre a educação nas Minas Gerais colonial em duas direções: por um lado, o processo de criação, implantação e funcionamento do ensino público na América portuguesa em geral, e em Minas Gerais em particular, desde as reformas realizadas no reinado de D. José I (1750-1777) até o anos finais do período colonial; do outro lado, no entendimento sobre como este processo se mostra como um panorama que permite vislumbrar as relações entre sujeitos e instituições, mediadas pela educação. Para isso, foi também importante verticalizar a reflexão sobre quais eram os sentidos atribuídos à ideia de educação no período histórico em estudo.
    • Nome do projeto: Professores e ensino régio na América Portuguesa e seus lugares sociais e culturais: uma cartografia (1759-1834) (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , BARBOSA, F. C. , RIBEIRO, M. F. S. , SOUZA, M. C. S. , SILVA, Y. G. .
      Descrição: As pesquisas desenvolvidas por mim, até o momento, indicam um relativo avanço da presença de uma educação de natureza escolar na América Portuguesa, especialmente nas áreas de maior presença urbana, com a sua crescente valorização social, sobretudo quanto ao ensino das primeiras letras e da gramática latina. A relativa expansão do ensino régio, ao lado da manutenção das práticas do ensino particular no âmbito doméstico, demonstra a visibilidade social que essas formas de instrução foram alcançando como parte de um inicial processo de escolarização, ainda antes da independência do Brasil. Esse processo implicou no surgimento de uma atividade que já começava a distinguir determinados indivíduos por sua dedicação a ela: os professores régios, funcionários do Estado português pagos pelas rendas advindas do Subsídio Literário, e submetidos a normatização específica para suas atividades docentes. A expansão dessa instrução sugere, obviamente, o aumento do número de estudantes desse ensino, principalmente o régio que, sendo público e gratuito, poderia receber alunos de diferentes segmentos sociais. Compreender este incipiente processo de escolarização e analisar o lugar social e cultural da instrução de natureza escolar na sociedade colonial brasileira torna-se, por consequência, uma necessidade historiográfica neste ponto do programa de investigação em curso. Esse é o fundamento deste projeto que se apresenta, e por meio do qual pretende-se analisar numa perspectiva mais ampla, temporal e geograficamente, a implantação e o funcionamento do ensino régio na América Portuguesa, entre a segunda metade do século XVIII e as três primeiras décadas do século XIX.
    • Nome do projeto: Processos e práticas educativas na Comarca do Rio das Mortes: A Vila de São José d´el Rei no século XVIII e primeiras décadas do século XIX (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , ARAUJO, T. C. M. .
      Descrição: A introdução do ensino régio, ao lado da manutenção das práticas do ensino particular no âmbito doméstico, demonstra a visibilidade social que essas formas de instrução foram alcançando como parte de um inicial processo de escolarização naquele período. Ao lado disso, observa-se a firme presença de práticas educativas não escolares, voltadas sobretudo para as atividades artísticas e artesanais, constituindo parte importante das práticas sociais e culturais nas Minas setecentistas. A dinâmica vida cotidiana das povoações mineiras no século XVIII e primeiras décadas do século XIX contava também com essas atividades educativas, nas quais se envolvia número expressivo de pessoas: professores régios e particulares, clérigos e leigos; artistas e artífices; homens e mulheres, livres e escravos. Investigar as dinâmicas sociais e culturais envolvendo os diferentes processos e práticas de educação, escolares e não escolares, significa adensar a compreensão sobre as relações estabelecidas entre os indivíduos e as instituições, sobre os valores culturais e sobre a construção dos lugares sociais das pessoas que viveram naqueles tempos. Por meio de um estudo inspirado na micro-história e nos procedimentos metodológicos das múltiplas escalas de análise, importa neste projeto realizar uma pesquisa que tem a Vila de São José d´el Rei, atual cidade de Tiradentes, como seu centro histórico e geográfico. Criada pela Coroa portuguesa em 1718, São José d´el Rei logo tornou-se um núcleo urbano de expressão, com vasto território, rendas substantivas, importante peso político e econômico e participante ativa do cotidiano da administração portuguesa nas Minas. Na diversidade de sua vida cotidiana se inscrevem os processos e as práticas educativas que se pretende investigar por meio deste projeto.
    • Nome do projeto: O ver e o ouvir como práticas educativas e instrumentos pedagógicos na América portuguesa (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , SANTOS, E. J. , GONZAGA, V. S. .
      Descrição: Compreender as diferentes modalidades de educação implica no deslocamento da perspectiva analítica e amplia, inegavelmente, as possibilidades de estudo sobre a educação na sociedade colonial brasileira. É sobre essas possibilidades de que trata este projeto de pesquisa. Entre outros possíveis, o foco aqui será o das formas de educação relacionadas às ações dirigidas ao ver e ao ouvir como práticas educativas e como instrumentos pedagógicos, no contexto da América Portuguesa, privilegiadamente da Capitania de Minas Gerais, no período de 1720 a 1822. O problema de pesquisa aqui posto refere-se aos princípios relacionados à formação do súdito/cristão que permeavam as concepções e as práticas educativas nesta região e naquele período, e a identificação e análise de seus principais elementos presentes no discurso político e religioso e nas atividades cotidianas e expressões artísticas. Os fundamentos metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa situam- se na confluência entre a História da Educação e a História da Arte, principalmente. Pretende-se manter o diálogo com a historiografia da educação do Brasil colonial, cuja produção tem sido bastante expressiva em Minas Gerais, especialmente junto aos pesquisadores integrantes do GCEAP, incluindo aqueles vinculados a instituições de outros estados brasileiros.
    • Nome do projeto: Processos e práticas educativas na Comarca do Rio das Mortes: a Vila de São José D`El Rei no século XVIII e primeiras décadas do século XIX (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , SEGANTINI, V. C. , SILVA, C. N. .
      Descrição: Projeto integrado do Programa Professor Residente, do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, com a finalidade de Investigar os processos e as práticas educativas presentes no cotidiano da Vila de São José d´el Rei, Capitania de Minas Gerais, no século XVIII e primeiras décadas do século XIX, durante o período colonial. Também tem o objetivo de produzir subsídios históricos para o desenvolvimento de ações de extensão nos âmbitos educacional e cultural no Campus Cultural UFMG em Tiradentes, envolvendo o Museu Casa do Padre Toledo e o Centro de Estudos e Biblioteca. Essas ações poderão se voltar para a rede pública de ensino básico da cidade e região e para os setores turístico e cultural
    • Nome do projeto: Subsídios históricos para as ações, intervenções e atividades do Museu Casa Padre Toledo - Campus Cultural UFMG em TIradentes (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , SEGANTINI, V. C. , MARTINS, M. C. G. .
      Descrição: O estabelecimento de novos eixos organizadores da exposição do Museu, em 2019, em torno do sujeito histórico Padre Carlos Correia de Toledo e Melo e sua relação com a Inconfidência Mineira, em conformidade com os avanços mais recentes da historiografia, resultou não apenas numa abordagem mais dinâmica na exposição, como deixou abertas muitas possibilidades para a exploração da temática central e seus desdobramentos. Isso envolve não apenas o aperfeiçoamento da exposição permanente, mas também exposições temporárias, ações educativas e culturais, de extensão e ensino, reuniões científicas, etc. O projeto tem como objetivos a. Realizar pesquisas históricas inéditas, e prestar apoio científico historiográfico como suporte às exposições permanente e temporárias do Museu Casa Padre Toledo, particularmente relativas ao período colonial e primeiras décadas do século XIX; ; b. Desenvolvimento de novos eixos temáticos para incorporação na exposição, como desdobramentos dos temas centrais; c. Produção de material escrito decorrente da pesquisa histórica, para a exposição permanente e exposições temporárias, seja na modalidade virtual ou presencial, conforme as condições; Produção de material de caráter historiográfico, relativos às temáticas da exposição, para suporte às atividades de treinamento do pessoal do Museu.
    • Nome do projeto: Professores régios e particulares na Capitania de Minas Gerais: práticas educativas e lugares sociais (1740-1834) (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , BARBOSA, F. C. , RIBEIRO, M. F. S. , SOUZA, M. C. S. , SILVA, Y. G. .
      Descrição: As pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos indicam um relativo avanço da presença da educação de natureza escolar na sociedade colonial mineira e sua crescente valorização social, como consequência das reformas pombalinas de 1759 a 1772. A relativa expansão do ensino régio, ao lado da manutenção das práticas do ensino particular no âmbito doméstico, demonstra a visibilidade social que essas formas de instrução foram alcançando como parte de um inicial processo de escolarização. Nesse processo se destacam os professores régios, funcionários do Estado português pagos pelas rendas advindas do Subsídio Literário, e os mestres particulares, atuantes desde as primeiras décadas a ocupação do território mineiro. Compreender a atuação dos professores régios e particulares na Capitania de Minas Gerais, suas práticas e seus lugares sociais, como parte de um incipiente processo de escolarização e analisar o lugar social e cultural da instrução de natureza escolar na sociedade colonial brasileira torna-se, por consequência, uma necessidade historiográfica neste ponto do programa de investigação em curso.
    • Nome do projeto: História e historiografia da Educação na América Latina Colonial (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONSECA, T. N. L. E. , FERREIRA, A. P. R. P. , MARQUES, I. S. , GALVAO, G. S. C. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica Voluntária. 1. Realizar pesquisa historiográfica da produção latino-americana sobre a História da Educação no período colonial, durante o domínio do Império espanhol; 2. Organizar a pesquisa de modo a estabelecer possibilidades de futuros estudos comparados com a História da Educação na América Portuguesa; 3. Despertar o interesse dos estudantes de graduação pelo estudo da História da Educação Latinoamericana; 4. Despertar as vocações científicas de estudantes de graduação para o desenvolvimento de futuros projetos de monografias e de mestrado; Possibilitar a participação, em projetos de pesquisa científica, de estudantes de graduação que não preenchem os requisitos de disponibilidade para as bolsas regulares de IC.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1985
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
      • Nome da Instituição: Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: 2007
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2006
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Fundação Mineira de Arte Aleijadinho
        Ano de conclusão: 1986
    • Escola Estadual Mendes Pimentel:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1985 - 1985 ).
        Outras informações: Professor substituto P2
    • Colégio Santo Agostinho:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1988 ).
        Outras informações: Professora do ensino fundamental
    • Colégio Batista Mineiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1996 ).
        Outras informações: Professor de ensino fundamental e médio
    • Gabarito Vestibulares:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1991 ).
        Outras informações: Professora curso pré-vestibular
    • Colégio Modelo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1992 ).
        Outras informações: Professora ensino médio
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1997 ).
        Outras informações: A substituição ocorreu no Curso de Arquitetura.
        Outras informações: Professor substituto
    • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1985 - 1986 ).
        Outras informações: Estagiária
    • Centro Universitário Newton Paiva:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 2002 ).
    • História e Diversidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo da Revista História e Diversidade, da Universidade do Estado do Mato Grosso
    • Cultura Histórica e Patrimônio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Revista História Hoje:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial da Revista História Hoje (on line) da Associação Nacional de História (ANPUH), na gestão 2015-2017.
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Avaliação de projetos de pesquisa e de iniciação científica.
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Universidade de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Universidade de Coimbra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Participação em aula de graduação e investigação.
        Outras informações: Palestrante
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Membro da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais e integrante de comitê externo de avaliação de projetos de iniciação científica.
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Avaliação de projetos de pesquisa.
    • Universidade do Estado de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Ministrar a disciplina Didática o Curso de Complementação em História, na Faculdade de Filosofia e Letras da UEMG, em Diamantina, MG.
        Outras informações: Professora de curso de Licenciatura
    • Centro Universitário de Formiga:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Professora Visitante o Curso de Especialização em Ensino de História do Brasil, ministrando as disciplinas Metodologia Científica, Métodos e Técnicas de Ensino de História, Técnicas de Comunicação Científica.
        Outras informações: Professora no Curso de Especialização
    • VARIA HISTÓRIA (UFMG. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • EDUCAÇÃO EM FOCO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • REVISTA HISTÓRIA E DIVERSIDADE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Revista Mexicana de Historia de la Educación:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • ESTUDOS HISTÓRICOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • EDUCAR EM REVISTA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Cadernos de História PUC Minas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista de História (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Associação Nacional de História - Sede:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - Atual ).
        Outras informações: Associada
    • Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Curador
    • Sociedade Brasileira de História da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Associada
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Emissão de pareceres em projetos de pesquisa e solicitação de bolsas.