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Maria Gabriela Rodrigues de Castro

    • Bacharela em Letras (Português e Linguística) pela FFLCH-USP, Licenciada em Letras (Português) pela FE-USP e Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH-USP). Participou, durante a graduação, de pesquisas sobre aquisição da linguagem sob o viés da Linguística Gerativa e foi bolsista (pela Fapesp e pelo CNPq) de iniciação científica na mesma área com foco na língua de sinais brasileira. Nesse período, os estudos se voltaram à Sintaxe, Semântica e Psicolinguística. Posteriormente, sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, investigou a aspectologia verbal. Já no mestrado, uma vez inserida no contexto do Ensino Básico e preocupada com o desenvolvimento de competências argumentativas dos estudantes, propôs uma sequência didática com o intuito de oferecer ao docente ferramentas produtivas que visam proporcionar um trabalho significativo com a argumentação desde os anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, é estudante de Direito no Centro Universitário Padre Anchieta e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito e Literatura da Faculdade de Direito da USP (FDRP-USP).

       

      Links:    

    • Teoria Gerativa
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    • Língua Brasileira de Sinais
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    • Aspectologia verbal
    • Argumentação
    • Argumentação Prática
    • Elaboração de sequências didáticas
    • Linguística Textual
    • Teorias do Discurso
    • CASTRO, M. G. R. . Aspectologia: uma revisão crítico-teórica no português. Discurso e Identidade: múltiplos enfoques, v. , p. 77 - 92, 2018.
  • Trabalhos em Anais: 2
    • CASTRO, M. G. R. . Perguntas-QU de Longa Distância na Língua de Sinais Brasileira Adulta e Infantil. In: 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP , 2014 , São Paulo/SP. 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. : , 2014.
    • CASTRO, M. G. R. . Muito além de uma aula de leitura.. In: XV Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (SMELP) , 2016 , São Paulo/SP. XV Seminário de Metologia de Ensino de Língua Portuguesa: juventude, linguagem e educação.. São Paulo/SP : Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)., 2016.
    • SEGUNDO, P. R. G. ; SANTOS, D. M. ; LANZONI, G. I. ; CASTRO, M. G. R. ; WEISS, W. . Lógica informal: uma visão geral.. Ilhéus : EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , 2017 (Tradução)
    • CASTRO, M. G. R. ; LANZONI, G. I. ; KOBAYASHI, S. M. ; WEISS, W. . Por que os educadores devem preocupar-se com argumentação?. Ilhéus : EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , 2016 (Tradução)
    • CASTRO, M. G. R. ; SOUSA, D. R. ; WEISS, W. ; FERREIRA, M. F. . Uma visão geral das Teorias de Humor: aplicação da Incongruência e da Superioridade ao sarcasmo. Ilhéus : EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , 2015 (Tradução)
    • CASTRO, M. G. R. . VIII EPED: Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2016 ()
    • CASTRO, M. G. R. . 60° Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos. 2012 ()
    • Nome do projeto: Perguntas-QU de Longa Distância na Língua de Sinais Brasileira Adulta e Infantil (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CASTRO, M. G. R. , Elaine Bicudo Grolla .
      Descrição: Tomando como base a Teoria de Princípios e Parâmetros proposta por Chomsky, este estudo busca investigar: (i) a construção de perguntas-QU de longa distância na Língua de Sinais Brasileira (doravante LSB) adulto, a fim de verificar como essa construção pode ser realizada. Em especial, pretende-se checar a possibilidade de os adultos, nativos de LSB, produzirem o fenômeno de Cópia-QU e Movimento-QU Parcial, uma vez que seria uma hipótese lógica, dada a possibilidade de reduplicação na língua; e (ii) verificar a aquisição de perguntas-QU e a possível realização do Movimento-QU Parcial e Cópia-QU por crianças surdas, entre 4,0 e 6,6 anos de idade, filhas de pais surdos adquirindo LSB como língua materna.
    • Nome do projeto: A argumentação prática no Ensino Básico: uma jornada didática rumo à competência argumentativa (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CASTRO, M. G. R. , SEGUNDO, P. R. G. .
      Descrição: Destinada à aplicação em sala de aula, esta pesquisa se concretiza sustentada em dois pilares: teórico e prático. Apoiados no modelo de argumentação prática proposto por Fairclough e Fairclough (2012) e em desdobramentos desenvolvidos por Gonçalves-Segundo (2019), o objetivo é discutir e oferecer ao docente ferramentas produtivas para que o ensino-aprendizagem da argumentação possa ser construído de modo significativo no Ensino Básico. Isto posto, este trabalho divide-se em quatro capítulos. No primeiro, o espaço da argumentação na sala de aula é colocado em pauta. Para tanto, são analisados os documentos educacionais oficiais, como, por exemplo, a BNCC. Igualmente, nesse momento, é também lançado olhar para as especificidades das práticas pedagógicas. No segundo capítulo, são apresentados e discutidos o quadro teórico dos estudos argumentativos através do tempo, tendo, contudo, foco naqueles que contribuem diretamente ao propósito da pesquisa. As duas primeiras partes são basilares para que seja possível, numa espécie de rota ou trajeto, empreender uma proposta de sequência didática designada jornada didática (doravante JD). Levando isso em conta, no terceiro capítulo, apoiados, sobretudo, em Bacich e Moran (2018), Dolz et al. (2004) e Lerner (2007), são explicitadas as opções metodológicas adotadas como base para organizar a JD. Sem perder de vista a factibilidade das atividades sugeridas ao professor, na quarta e última parte do trabalho, é apresentada, de maneira detalhada, as cinco etapas da sequência didática orientada ao trabalho com argumentação prática: (i) Introdução aos estudos da argumentação; (ii) Defesa de pontos de vista; (iii) Identificação dos constituintes da argumentação prática; (iv) Argumentação prática e os gêneros textuais reivindicatórios; e (v) Aplicação de conceitos em um projeto estudantil coletivo. Direcionadas ao nono (9o) ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, mas adaptáveis às séries posteriores, as atividades propostas abordam diferentes temáticas e distintos gêneros discursivos, tanto em termos de leitura quanto de produção textual, que envolvem a prática argumentativa de crítica a e defesa de Propostas de Ação.
    • Nome do projeto: A aquisição das relações de co-referência em português brasileiro: estudo experimental (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CASTRO, M. G. R. , Elaine Bicudo Grolla .
      Descrição: Ancorado na proposta gerativista, especificamente, na Teoria de Princípios e Parâmetros, esta pesquisa visa investigar a aquisição das relações de co-referência intra-sentenciais em português brasileiro (doravante PB). Tendo em vista a teoria em questão, o projeto propõe a aplicação de testes de Julgamento de Valor de Verdade com o objetivo de verificar se crianças entre 3 e 6 anos adquirindo o PB demonstram, de fato, ter conhecimento da restrição na distribuição de expressões referenciais.
    • Nome do projeto: A aspectologia: uma revisão crítico-teórica (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CASTRO, M. G. R. , GONCALVES-SEGUNDO, P. R. .
      Descrição: A pesquisa visa realizar uma revisão crítico-teórica de estudos que tratam do Aspecto no português brasileiro. O objetivo primeiro deste estudo é organizar e apresentar o quadro teórico das teorias aspectológicas. Para tanto, foram arroladas obras clássicas de autores que representaram as principais etapas pelas quais a Aspectologia já passou e que, por conseguinte, serviram de aporte teórico para os demais estudos na área.
    • Nome do projeto: A lei brasileira de direitos autorais sob a perspectiva do legal design: estratégias para assegurar uma melhor compreensão do texto jurídico (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CASTRO, M. G. R. , ALEIXO, E. B. .
      Descrição: Apoiada nos princípios do legal design, esta pesquisa visa oferecer um acesso discursivo e linguisticamente desobstruído à lei de direitos autorais (doravante LDA) atualmente em vigor no Brasil (lei no 9.610/1998). Para tanto, o estudo se propõe a analisar detidamente a lei que assegura ao autor proteção à sua obra intelectual, bem como avaliar de que maneira a atual LDA atende às demandas sociais contemporâneas e se mostra acessível àqueles que precisam recorrer a ela sem o auxílio direto de um agente jurídico. A resposta a essas questões será fundamental para que se possa empreender a construção de esquemas visuais que assegurem apresentar a LDA recobrindo os artigos previstos de maneira acessível ao público leigo que lida, diariamente, com obras de terceiro.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Licenciatura em Português)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Letras (Bacharelado em Linguística e Português)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Centro Universitário Padre Anchieta
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Memorial:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Ser!:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Professora de Redação no Ensino Fundamental II (dos 6º aos 9º anos).
        Outras informações: Professora de Redação
    • Escolas Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Ministrou aulas de Gramática e Redação para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Editora Moderna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Revisora de materiais didáticos (EF I, II e Médio) destinados ao PNLD e ao mercado. Áreas de atuação: Exatas, Linguagens, Humanas e Biológicas
        Outras informações: Revisora de texto didático
    • Cogna Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Revisora e Preparadora de materiais didáticos (EF I, II e Médio) elaborados pelas editoras Ática, Saraiva e Scipione destinados ao PNLD. Áreas de atuação: Exatas, Linguagens, Humanas e Biológicas.
        Outras informações: Preparadora e Revisora de texto didático
    • Centro Universitário Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do projeto