Não autenticado |

Giovanna Wrubel

    • Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo -USP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento (GEPALLE - FFCLRP - USP). Possui Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2005), Bacharelado em Letras pela Universidade de São Paulo (2002) e Licenciatura Plena em Português pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência nas áreas de Linguística e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicolinguística, Análise da Conversação e Análise do Discurso.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 4
    • Wrubel, G. ; CIRELLI, R. A. . CORTESIA LINGUÍSTICA: ASPECTOS SOCIOINTERACIONAIS DO DISCURSO INFANTIL Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré , v. 5 , p. 5 - , 2011. ISSN: 21759227.
    • Wrubel, G. . Aspectos da cortesia verbal no discurso infantil. Letra Magna , v. n. 11 , p. 1 - 12 , 2009. ISSN: 18075193.
    • Wrubel, G. . Relevância dos processos discursivos na constituição do desenvolvimento cognitivo na primeira infância. Letra Magna (Online) , v. 08 , p. N. 8 - , 2008. ISSN: 18075193.
    • Wrubel, G. . Estudo da relação poder/submissão em sala de aula a partir da análise da interação conversacional entre professor e alunos. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. , p. - , 2005. ISSN: 14130939.
    • WRUBEL, G. . SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO INFANTIL E A PRAGMÁTICA DESENVOLVIMENTAL. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO , 2012 , São Carlos. Resumos dos Grupos de Pesquisa do III CIAD. : , 2012.
    • Wrubel, G. . SOBRE A REGULAÇÃO DISCURSIVA NAS INTERAÇÕES CONVERSACIONAIS INFANTIS. In: 60º seminário do GEL , 2012 , São Paulo. Resumos do 60º seminário do GEL. : , 2012.
    • Wrubel, G. . A Cortesia Verbal no Discurso Infantil. In: Castilho USP _ II Congresso Internacional de Linguística Histórica , 2012 , São Paulo. Resumos do II Congresso Internacional de Linguística Histórica. : , 2012.
    • Wrubel, G. . Estudo da negociação interpessoal infantil em situação lúdica. In: XVI Congreso Internacional de la ALFAL , 2011 , Alcalá de Henares. Libro de resúmenes. Alcalá de Henares : Universidad de Alcalá, 2011. p. 155 - 562.
    • Wrubel, G. . Sobre a importância da negociação interpessoal na aquisição de competências pragmáticas pelas crianças.. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II , 2010 , São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interaçao II. São Leopoldo : Casa Leiria, 2010. p. 360 - 361.
    • Wrubel, G. . Sobre a importância da negociação interpessoal na aquisição de competências pragmáticas pelas crianças.. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II , 2010 , São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interaçao II. São Leopoldo : Casa Leiria, 2010. p. 1 - 11.
    • Wrubel, G. . Explorando as implicaturas conversacionais: elementos implícitos no discurso de crianças de cinco, oito e dez anos.. In: 57º Seminário do GEL , 2009 , Ribeirão Preto. Resumos do 57º Seminário do GEL. : , 2009.
    • Wrubel, G. ; CIRELLI, R. A. . Cortesia linguística: aspectos sociointeracionais do discurso infantil. In: III Simpósio Internacional de Linguística , 2009 , São Paulo. Caderno de atividades e resumos. : , 2009. p. 45 - 45.
    • Wrubel, G. . Sobre a polidez linguística nas interações conversacionais infantis.. In: II Seminário Integrado Nacional das Linguagens , 2009 , Porto Alegre. Linguagens: manifestações do social. Caderno de Resumos do II SINAL.. : , 2009. p. 20 - 20.
    • Wrubel, G. . Sobre as implicaturas conversacionais na interação entre crianças de cinco anos. In: 56° Seminário de GEL , 2008 , São José do Rio Preto. Resumos do 56° Seminário de GEL. : , 2008.
    • Wrubel, G. . A regulação discursiva na interação conversacional entre crianças de cinco anos. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso , 2008 , Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internaional sobre Análise do Discurso. : , 2008.
    • Wrubel, G. . A propósito dos processos discursivos na constituição do desenvolvimento cognitivo na primeira infância. In: XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia - MG. Múltiplas Perspectivas em Lingüística. Uberlândia : Edufu, 2006.
    • Wrubel, G. . Sobre os acordos e desacordos em interações conversacionais entre crianças de cinco anos. In: X ENAPOL , 2008 , São Paulo. Anais do X ENAPOL. São Paulo : Editora Paulistana, 2008.
    • Wrubel, G. . Estratégias comunicativas de negociação em situação lúdica entre crianças de cinco anos.. In: XV Congreso de la ALFAL , 2008 , Montevidéu. Resumos do XV Congreso Internacional de la ALFAL. : , 2008.
    • Wrubel, G. . Estratégias comunicativas de negociação em situação lúdica entre crianças de cinco anos.. In: XV Congreso Internacional de la ALFAL , 2008 , Montevidéu. Anais do XV Congreso Internacional de la Asociación de Linguística e Filología de America Latina.. : , 2008.
    • Wrubel, G. . A propósito da negociação interpessoal em interações conversacionais entre criança e adulto.. In: 55° Seminário do GEL , 2007 , Franca - SP. Resumos do 55° Seminário do GEL. : , 2007.
    • Wrubel, G. . A regulação discursiva na interação conversacional entre crianças de cinco anos. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso , 2008 , Belo Horizonte. Resumos do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. : , 2008. p. 206 - 207.
    • Wrubel, G. . A propósito dos processos discursivos na constituição do desenvolvimento cognitivo na primeira infância. In: XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia. Abstracts-XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. : , 2006.
    • Wrubel, G. . REFLEXÕES SOBRE CONDUTAS COMUNICATIVAS PRAGMÁTICAS E ?TEORIA DA MENTE? EM INTERAÇÕES CONVERSACIONAIS ENTRE CRIANÇA-CRIANÇA E CRIANÇA-ADULTO. In: 16º InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos do 16º InPLA. : , 2007.
    • Wrubel, G. . Estudo da relação poder/submissão em sala de aula a partir da análise da interação conversacional entre professor e alunos.. In: 52º Seminário do GEL , 2004 , Campinas. Revista Estudos Lingüísticos. Campinas : UNICAMP, 2004. p. 708 - 713.
    • Wrubel, G. . O jogo de ficção como instrumento de avaliação de aquisição de categorias pragmático-lingüísticas por crianças.. In: V Congresso internacional da Associação Brasileira de Lingüística , 2007 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos. : , 2007. p. 637 - 638.
    • Wrubel, G. ; ARASHIRO, E. A. F. ; IAMAZI, K. S. . Um estudo exploratório das violências conscientes e não-conscientes subjacentes às práticas de linguagem e do clima relacional construído na sala de aula em diferentes disciplinas. In: 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2002 , São Paulo. Décimo Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2002.
    • Wrubel, G. . Estudo da relação poder/submissão em sala de aula a partir da análise da interação conversacional entre professor e alunos.. In: 52º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do estado de São Paulo) , 2004 , Campinas. GEL- Programação e resumos. : , 2004.
    • Wrubel, G. ; Pannuti, D. . Boletim do Grupo de Pesquisa em Psicolingüística/GPPL. São Paulo : FFLCH/USP , 2006 (Texto de Boletim)
    • WRUBEL, G. . Investigação do processo interpessoal infantil em situação lúdica: aspectos interacionais e cognitivos.. 2013 (Conferência)
    • WRUBEL, G. . Ser pesquisador: o tecimento do conhecimento por meio de linguagens, códigos e tecnologias.. 2013 (Conferência)
    • Wrubel, G. . SOBRE A REGULAÇÃO DISCURSIVA NAS INTERAÇÕES CONVERSACIONAIS INFANTIS. 2012 (Seminário)
    • Wrubel, G. . A CORTESIA VERBAL NO DISCURSO INFANTIL. 2012 (Congresso)
    • Wrubel, G. . Estudo da negociação interpessoal infantil em situação lúdica. 2011 (Congresso)
    • Wrubel, G. . Condutas de negociação interpessoal em situações conversacionais infantis. 2010 (Seminário)
    • Wrubel, G. ; CIRELLI, R. A. . Cortesia linguística: aspectos sociointeracionais do discurso infantil. 2009 (Comunicacao)
    • Wrubel, G. . Sobre a polidez linguística nas interações conversacionais infantis.. 2009 (Congresso)
    • Wrubel, G. . Estratégias comunicativas de negociação em situação lúdica entre crianças de cinco anos.. 2008 (Congresso)
    • Wrubel, G. . Considerações sobre práticas discursivas e "teoria da mente", e sua repercussão no desenvolvimento cognitivo infantil.. 2007 (Outra)
    • Wrubel, G. . O jogo de ficção como instrumento de avaliação de aquisição de categorias pragmático-lingüísticas por crianças.. 2007 (Congresso)
    • Wrubel, G. . A propósito da negociação interpessoal em interações conversacionais entre criança e adulto.. 2007 (Seminário)
    • Wrubel, G. . Reflexões sobre condutas comunicativas pragmáticas e teoria da mente em interações conversacionais entre criança-criança e criança-adulto.. 2007 (Simposio)
    • Wrubel, G. . A propósito dos processos discursivos na constituição do desenvolvimento cognitivo da primeira infância.. 2006 (Simposio)
    • Wrubel, G. . Estudo da relação poder/submissão em sala de aula a partir da análise da interação conversacional entre professor e alunos.. 2004 (Seminário)
    • Wrubel, G. . Um estudo exploratório das violências conscientes e não-conscientes subjacentes às práticas pedagógicas de linguagem e do clima relacional construído na sala de aula em diferentes disciplinas.. 2002 (Simposio)
    • Wrubel, G. . A regulação discursiva na interação conversacional entre crianças de cinco anos.. 2008 (Simposio)
    • Wrubel, G. ; Cury, Augusto. ; CURY, C. ; OLIVEIRA, B. ; CAVALINI, D. ; BOTELHO, M. ; LEONARDI, J. ; DOREGON, M. A. ; SHIMOCOMAQUI, R. B. ; FRACALOZZI, N. M. N. . Cidade da Memória. 2014 (Tecnologia educacional)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
      • Curso: Psicologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professora
    • Letra Magna (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial da Revista Letra Magna
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Revisora e preparadora de textos pedagógicos
    • Sistema Educacional Brasileiro:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Pearson:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Autora de livro e preparadora de textos
    • Escola da Inteligência:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Produtora de Conteúdo