Não autenticado |

Aline Fernandes Carrijo

    • Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo, com projeto de pesquisa na área de História e Cinema. Possui graduação em Historia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e MBA em Documentário pela Fundação Getúlio Vargas (2016). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, cultura, documentário, música, cidade e sociabilidades. Experiência profissional na área de telejornalismo, na produção, reportagem e edição.

       

      Links:    

    • DA SILVA, CAROLINNE MENDES ; CARRIJO, ALINE FERNANDES . O pessoal é político Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG , v. 12 , p. 162 - 178 , 2022. ISSN: 19829507.
    • CARRIJO, A. F. . Representações presentes nos fanzines goianos na década de 1990 DESIGUALDADE & DIVERSIDADE (PUCRJ) , v. 10 , p. 87 - 110 , 2012. ISSN: 19823894.
    • FERNANDES CARRIJO, ALINE ; DANTAS, JÉFERSON . O ideário da escola cidadã no âmbito das práticas pedagógicas de uma escola pública da periferia de Florianópolis/SC PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 16 , p. 203 - 220 , 2015. ISSN: 19847246.
  • Capítulos publicados: 1
    • CARRIJO, A. F. . Quando a juventude assume o palco: a cultura do rock. Goiânia em Mosaico - visões sobre a capital do cerrado, v. , p. 217 - 228, 2015.
    • CARRIJO, A. F. . Teve sim : esquecimentos e desapropriações do projeto modernizador da sociedade brasileira nos documentários de Vladimir Carvalho (1974-1976). In: Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020, , 2020 , São Paulo. Caderno de Resumos - Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. : FFLCH/USP, 2020.
    • CARRIJO, A. F. . Atraso e autenticidade: O sertão nos documentários Quilombo e Mutirão de Vladimir Carvalho. In: VII COLÓQUIO DE CINEMA E ARTE DA AMÉRICA LATINA , 2019 , São Paulo. Anais do VII COCAAL - Colóquio de cinema e arte da América Latina. Aguilera, Yanet (Org.). : , 2019. p. 22 - 25.
    • CARRIJO, A. F. . O cinema de Vladimir Carvalho: um olhar descentralizado sobre a produção cinematográfica brasileira nas décadas de 1970-1980. In: 4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública e da 5ª Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública , 2018 , São Paulo. Caderno de Programação e Resumo - 4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública e da 5ª Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública. : , 2018.
    • CARRIJO, A. F. . Na contramão do progresso: narrativa política no documentário 'Quilombo', de Vladimir Carvalho. In: XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP , 2018 , São Paulo. Anais do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. : , 2018.
    • CARRIJO, A. F. . PELAS TRAJETÓRIAS DA CENA DE ROCK ALTERNATIVO EM GOIÂNIA. In: XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP , 2010 , Franca. XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP UNESP-Franca. 06 a 10 de setembro de 2010. : , 2010.
    • CARRIJO, A. F. . Os rockeiros de Goiânia: tensões e disputas na formação da identidade local. In: XII Encontro Estadual de História da ANPUH-CE , 2010 , Crato. Anais Anpuh Ceará. : , 2010.
    • CARRIJO, A. F. . O movimento de rock e as disputas na formação da(s) identidade(s) goiana(s). In: XIV Encontro Regional - Memória e Patrimônio , 2010 , Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. : , 2010.
    • CARRIJO, A. F. . Espaco de Sociabilidades: a polifonia na Praça XV de Novembro em Florianopolis. In: IV Encontro Regional Sul de História Oral , 2007 , Florianópolis. anais eletrônicos - Nº 01 / 2007. : , 2007.
    • CARRIJO, A. F. ; KRELLING, Carolina Malagoli. ; SUZIN, Giovana Moraes. . 42, a super turma. : , 2006 (Relatório de Estágio)
    • CARRIJO, A. F. ; PEREIRA, Diego. ; SUZIN, Giovana Moraes. . Sobre palhaços e professores : um projeto de arte-educação, vinte e cinco alunos, três estagiários e outras experiências. : , 2008 (Relatório de Estágio)
    • CARRIJO, A. F. . Teve sim : esquecimentos e desapropriações da população goiana nos documentários de Vladimir Carvalho (1974-1976). 2021 (Seminário)
    • CARRIJO, A. F. . A saga do herói popular - a construção do militante anônimo no documentário Perseghini (1984) de Vladimir Carvalho. 2021 (Simposio)
    • CARRIJO, A. F. . Teve sim : esquecimentos e desapropriações do projeto modernizador da sociedade brasileira nos documentários de Vladimir Carvalho (1974-1976). 2020 (Seminário)
    • CARRIJO, A. F. . Nas ruínas de um país em construção: histórias e simbologias no documentário Brasília segundo Feldman (1979), de Vladimir Carvalho. 2020 (Comunicacao)
    • CARRIJO, A. F. . Atraso e autenticidade: o sertão nos documentários Quilombo e Mutirão de Vladimir Carvalho. 2019 (Comunicacao)
    • CARRIJO, A. F. . Na contramão do progresso: narrativa política no documentário 'Quilombo', de Vladimir Carvalho. 2018 (Outra)
    • CARRIJO, A. F. . O cinema de Vladimir Carvalho: um olhar descentralizado sobre a produção cinematográfica brasileira nas décadas de 1970-1980. 2018 (Simposio)
    • CARRIJO, A. F. . Goiânia não é só terra natal de Leandros e Leonardos : análise sobre a cena de rock em Goiânia. 2010 (Simposio)
    • CARRIJO, A. F. . Música e História: reflexões a cerca da cena Rock em Goiânia. 2010 (Outra)
    • CARRIJO, A. F. . Não importa o som, o que vale é o protesto. 2010 (Outra)
    • CARRIJO, A. F. . Os roqueiros de Goiânia: tensões e disputas na formação da identidade local. 2010 (Outra)
    • CARRIJO, A. F. . O movimento de rock e as disputas na formação da(s) identidade(s) goiana(s). 2010 (Outra)
    • CARRIJO, A. F. . Transformações de uma Praça e de uma Cidade: Florianópolis, 1990-2008.. 2009 (Congresso)
    • CARRIJO, A. F. . Uma Praça, muitos Territórios: lugares de sentidos e sociabilidades na Praça XV de Novembro (Florianópolis-SC) entre 1990-2006.. 2008 (Seminário)
    • CARRIJO, A. F. . Cruzando Relatos: Praça XV de Novembro, Florianópolis (SC). 2008 (Simposio)
    • CARRIJO, A. F. . Espaço de Sociabilidades: a polifonia da Praça XV de Novembro em Florianópolis (SC). 2007 (Outra)
    • CARRIJO, A. F. ; DANIEL, D. M. B. . Sábado Cultural. 2009 (Universidade do Estado de Santa Catarina vinculada ao Projeto Rondon Operação Centro-Norte 2009)
    • CARRIJO, A. F. ; DANIEL, D. M. B. ; LOBO, G. G. ; SONZA, Anelise . Projeto Rondon, Operação Centro Norte, Roraima.. 2009 (Ministério da Defesa)
    • CARRIJO, A. F. ; DANIEL, D. M. B. . Oficina "Baú Cultural: experimentando objetos, descobrindo e praticando saberes".. 2009 (Universidade do Estado de Santa Catarina vinculada ao Projeto Rondon Operação Centro-Norte 2009)
    • CARRIJO, A. F. ; DANIEL, D. M. B. . Oficina "Contando Histórias, construindo memórias? - conhecendo e preservando o patrimonio imaterial". 2009 (Universidade do Estado de Santa Catarina vinculada ao Projeto Rondon Operação Centro-Norte 2009)
    • CARRIJO, A. F. ; DANIEL, D. M. B. . Oficina "Inclusão e Alternativas de trabalho através de recursos audiovisuais". 2009 (Universidade do Estado de Santa Catarina vinculada ao Projeto Rondon Operação Centro-Norte 2009)
    • CARRIJO, A. F. ; SILVA, C. M. ; VASQUES, V. M. ; CARVALHO NETO, P. J. ; SOUZA, K. A. . Introdução à análise fílmica: teoria, prática e usos em sala de aula. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • CARRIJO, A. F. ; VASQUES, V. M. ; CARVALHO NETO, P. J. . Brasis em cena: introdução crítica ao documentário nacional. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • CARRIJO, A. F. . Planalto Central em cena (1970-1991): por outros olhares historiográficos sobre a produção do cinema nacional moderno. 2022 (Instituto Federal de Goiás)
    • SILVA, Cristiani Bereta ; CARRIJO, A. F. ; PEREIRA, Diego. ; SUZIN, Giovana Moraes. . Oficina Saberes e Fazeres Históricos no Ensino Fundamental II. 2007 (Universidade do Estado de Santa Catarina)
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa "Uma Praça, muitos Territórios: lugares de sentidos e sociabilidades na Praça XV de Novembro (Florianópolis-SC) entre 1990-2006". (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARRIJO, A. F. , CEREZER, Larissa , Campos, Emerson. .
      Descrição: A pesquisa procurou mostrar elementos identificados durante a realização da pesquisa mais detalhada em relação à cidade de Florianópolis, mais precisamente ao seu chamado Centro Histórico . Pretendeu-se realizar uma etnografia das transformações ocorridas neste espaço a partir da década de 1990, particularmente na conhecida Praça XV de Novembro. Para tanto, foram desenvolvidas caminhadas, observações e uma série de entrevistas com pessoas que transitam e/ou habitam o local, buscando identificar as falas, (re)sentimentos e impressões que fornecem sentidos e constroem os territórios e sociabilidades presentes nesse espaço. Tais sociabilidades, pelos indícios levantados, são produzidas por grupos diversos que ocupam a Praça de modo mais freqüente e persistente e também seus ocupantes eventuais que fazem parte e compõem o território da praça, identificando-a. Essa investigação foi aliada a uma série de movimentos sociais e tentativas de revitalização urbanística, e ainda a projetos que chamam à população a participar da Praça.
    • Nome do projeto: A Invasão do Rock: lutas de representações presentes no campo cultural goianiense na década de 1990 (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARRIJO, A. F. .
      Descrição: A pesquisa procura analisar as lutas de representações travadas a partir da cena de rock em Goiânia na década de 1990. Percebe-se que há uma contestação em relação às caracterizações presentes na história do Estado de Goiás, ligadas ao sertanejo e ao rural, e evidenciadas pelo poder público local. Há, portanto, um claro conflito de interesses e de representações que se formam no campo cultural goiano. Essas disputas parecem interferir na própria característica da cena de rock local, na medida em que seus integrantes precisam acionar estratégias para adquirirem espaço simbólico e físico na cidade. Desta forma, a ideia é compreender a cena cultural em Goiânia na década de 1990, ao descrever a relação entre a cena de rock na capital e o complexo campo cultural do qual ela faz parte. Ou seja, procura-se analisar como, no interior de uma configuração histórica específica, funcionam as estratégias e ações de agentes culturais no caso, os roqueiros de Goiânia para afirmação de uma nova representação e para ganhar espaço físico e simbólico na cidade.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Marxismo e cultura: fundamentos teóricos e procedimentos de pesquisa (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARRIJO, A. F. , CARDOSO, M. , BARONETTI, B. S. , REBECCHI, D. , SILVA, C. M. , TORIGOE, L. F. , MORAIS, L. V. , YOKOI, L. Z. , VASQUES, V. M. , SOUZA, K. A. , IE, A. , SANTOS, M. H. , AMORIM, G. M. , SANTOS, C. A. , CARVALHO NETO, P. J. .
      Descrição: Esta pesquisa objetiva o levantamento e análise de textos teóricos e de interpretação social, produzidas a partir do início do século XX, por inúmeros autores envolvidos com estudos sobre cultura e sociedade e vinculados à tradição marxista, tais como Georg Lukács, Benjamin, Adorno, Raymond Williams e Thompson, entre os autores clássicos, e Ângela Davis e Silvia Federici, inseridas nos debates mais recentes sobre gênero e classe. A pesquisa também procura interpretar as obras de autores brasileiros inseridos nessa tradição, no campo historiográfico e entre os estudos literários e culturais, tais como Emilia Viotti, Antonio Candido, Roberto Schwarz e Ismail Xavier. Trata-se de um trabalho de investigação coletiva que procura sistematizar posições teóricas e procedimentos metodológicos que contribuam para a interpretação dos processos históricos, centrada nas complexas relações entre as práticas culturais e as condições materiais de determinadas época
    • Nome do projeto: O cinema de Vladimir Carvalho: um olhar descentralizado sobre a produção cinematográfica brasileira nas décadas de 1970-1990 (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARRIJO, A. F. .
      Descrição: Entre as décadas de 1970 e 1990, Vladimir Carvalho produziu seis documentários sobre a construção de Brasília e o impacto que teve para a população da região e para aqueles que migraram para construir a cidade. Esses filmes, em conjunto, revelam uma interpretação complexa não apenas sobre a história da região, mas também sobre a formação histórica do país. Entre o mais conhecido desses documentários está "Conterrâneos Velhos de Guerra", lançado em 1991. Não é difícil encontrar, ainda hoje, representações sobre Brasília ter sido construída no meio do nada . Ideia recorrente em diferentes contextos de modernização ou desenvolvimento econômico, em que as populações tradicionais, como sertanejos ou remanescentes de quilombos, são ignorados. Na contramão dessa perspectiva, os documentários de Carvalho analisam o processo de ocupação anterior à instalação de Brasília e as transformações provocadas pela nova Capital Federal. Os filmes revelam que o grande projeto de integração nacional dissolveu de forma acelerada os modos de vida das populações das pequenas vilas e cidades, inserindo precariamente os mais jovens no novo mercado de trabalho e rompendo antigos sistemas de cooperação e trabalho artesanal. Ao mesmo tempo, aponta Carvalho, os milhares de operários contratados para o trabalho de construção da cidade, em geral, migrantes pobres em busca de esperança e da promessa de melhora de vida, foram abandonados à própria sorte, quando o trabalho terminou. Seus filmes constituem, assim, expressão das tensões e ambiguidades do projeto modernizador e incorporam, esteticamente, esses dilemas. Eles focam de forma didática no registro dos modos de vida tradicionais , aquelas que estariam em vias de desaparecimento, além de fazerem denúncias sobre as injustiças sociais, a partir de uma história vista de baixo . Ao mesmo tempo, no modo de filmar e nas imagens apresentadas, os depoimentos contraditórios e a montagem desvelam as contradições inerentes ao desenvolvimento da sociedade brasileira.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARRIJO, A. F. , DALLARI, P. B. A. , CASTELHANO, A. P. M. S. F. , ZIBETTI, F. W. , DAMIANI, G. D. S. D. , AMORIM, J. A. A. , MARRECO, M. I. M. , PEREIRA, W. P. .
      Descrição: A Cátedra José Bonifácio (CJB) é um programa de apoio à pesquisa instituído pela Universidade de São Paulo com a finalidade de recolher, produzir e disseminar conhecimento sobre a Ibero-América. Instalada no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e gerida pelo Centro Ibero-americano (CIBA), a CJB desenvolve um amplo conjunto de atividades e reúne pesquisadores em torno de lideranças sociais e políticas desse espaço de integração. O Grupo de Pesquisa tem por objetivo promover a reflexão sobre temas relacionados ao espaço ibero-americano em sua atualidade, considerando-se os elementos de identidade comuns às sociedades dos países ibéricos e latino-americanos, entre as quais a brasileira, bem como a intensificação do quadro de relacionamento entre essas sociedades. A produção do Grupo de Pesquisa se reflete nas coletâneas publicadas anualmente pela CJB, de livre acesso em http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/category/relacoes-internacionais
    • Graduacao:
      • Curso: Jornalismo
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Título: Educadores no Divã
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Historia
        Nome da Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
        Título: Transpondo Muros: Os entendimentos e práticas de cidadania na Escola Lúcia do Livramento Mayvorne
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Fundação Getúlio Vargas
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade do Estado de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: acadêmico
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Mestrando
    • Empresa Brasil de Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2018 ).
        Outras informações: Atuou na área de telejornalismo, como produtora, repórter e editora. Foi produtora e repórter na TV Brasil Internacional, sediada em Brasília, em 2013. Em São Paulo, de 2013 a 2018, atuou como repórter e editora para o jornal local, RSP, e para os jornais de veiculação nacional, RBT e RBN.
        Outras informações: Editora
    • ARS HISTORICA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Monitora da disciplina PLEA (práticas de leitura e escrita acadêmica) interdisciplinar .
        Outras informações: Monitor
    • Centro Popular de Mídias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Responsável pela estruturação da área de audiovisual, com produção de matérias jornalísticas e programas especiais. Editora de programa semanal com distribuição para 32 países africanos a partir da Pan African TV, sediada em Gana. Editora de programa semanal, BdF Entrevista, com veiculação na TVT.
        Outras informações: Supervisora da área de Audiovisual