Não autenticado |

Lucas Werlang Girardi

    • Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é professor de história da Prefeitura Municipal de Simonésia.

       

      Links:    

    • LOPEDOTE, MARIA LUIZA GALLE ; GIRARDI, LUCAS WERLANG . Trabalhando o tema da -diferença- em sala: noções dos alunos sobre concepções nazistas nos séculos XX e XXI História & Ensino , v. 19 , p. 325 - , 2013. ISSN: 22383018.
    • GIRARDI, Lucas W. . Os sentidos dos jogos da cavalaria ibérica quatrocentista: um estudo de caso. In: IV Simpósio Nacional (I Internacional) de História da Universidade Estadual de Goiás , 2015 , Morrinhos. Anais do IV Simpósio Nacional e I Internacional de História da UEG. : , 2015.
    • GIRARDI, Lucas W. ; HECK-SILVA, M. . 'Ser negro é sonhar!: reflexões acerca da prática docente'. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História/III Encontro Internacional de Ensino de História , 2012 , Campinas. CD-ROM Anais do VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História/III Encontro Internacional de Ensino de História. : , 2012.
    • GIRARDI, Lucas W. . Sobre a constelação documental do 'Passo Honroso de Suero de Quiñones': codicologia, paleografia e análise comparativa dos textos. 2018 (Comunicacao)
    • GIRARDI, Lucas W. . Uma análise da composição de registros remanescentes do 'Passo Honroso de Suero de Quiñones'. 2016 (Comunicacao)
    • GIRARDI, Lucas W. . Os sentidos dos jogos da cavalaria ibérica quatrocentista: um estudo de caso. 2015 (Comunicacao)
    • GIRARDI, Lucas W. . Uma Prosopografia da Festa: mapeamento e observações iniciais acerca de nobres participantes do Passo Honroso de Suero de Quiñones. 2017 (Comunicacao)
    • GIRARDI, Lucas W. . Considerações acerca das produções do 'Libro del Passo Honroso' de Pero Rodríguez de Lena (Leão e Castela, século XV). 2015 (Comunicacao)
    • GIRARDI, Lucas W. ; HECK-SILVA, M. . Ser negro é sonhar!: reflexões acerca da prática docente. 2012 (Comunicacao)
    • GIRARDI, Lucas W. . II Semana Acadêmica de História:. 2011 (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC)
    • Nome do projeto: O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, Lucas W. , SILVA, C. B. , ROSSATO, L. .
      Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
        Título: Conceito de Guerra e História Ibérica nas Siete Partidas de Afonso X
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Prefeitura Municipal de Simonésia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professor de História
    • Universidade do Estado de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação à Docência