Não autenticado |

Silvia Helena Nogueira

    • Silvia Helena Nogueira possui graduação em Letras licenciatura em Português-Inglês pela Universidade Braz Cubas (1984) e Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa (Linguística Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2001-2008). Atualmente é professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, professora na Faculdade Anhanguera de Jacareí - Graduação, em Metodologia de Língua Portuguesa e Pós-Graduação, em Metodologia da Pesquisa Científica. Atua também como produtora de material pedagógico na área, palestrante e docente em cursos de capacitação na área de Educação, Linguagens e Ensino de Língua Portuguesa. Atuação na Pós-Graduação (UNIMONTE - Santos/SP), em Literatura Infantil e Juvenil e Metodologia de Ensino de Literatura.

       

      Links:    

    • Estudos Interdisciplinares
    • Literatura Brasileira e Infantil
    • Ensino de Leitura e Lingüística Aplicada
  • Livros publicados: 1
    • GOLDSTEIN, N.S. ; NOGUEIRA, S. H. ; GEBARA, A.E.L. (Ana Elvira Luciano Gebara) . Caderno de Leituras. São Paulo : Companhia das Letras, 2008 . 93p. ISBN: 9788535913446.
    • NOGUEIRA, S. H. . Uma leitura interdisciplinar de Manuel Bandeira no Ensino Médio. Uma leitura interdisciplinar de Manuel Bandeira no Ensino Médio. , v. , p. - , 2004. ISSN: .
    • NOGUEIRA, S. H. . O cotidiano de Manuel Bandeira Desvelando Leituras, Identidade e Autoria no Ensino Médio O cotidiano de Manuel Bandeira Desvelando Leituras, Identidade e Autoria no Ensino Médio , v. , p. - , 2001. ISSN: .
    • NOGUEIRA, S. H. . Texto Literário e Texto de Língua Materna (co-autora) Texto Literário e Texto de Língua Materna , v. , p. - , 1999. ISSN: .
    • NOGUEIRA, S. H. . Um leitura interdisciplinar de Manuel Bandeira no Ensino Médio . Revista Linha D'Água , São Paulo , 14 set. 2003.
    • NOGUEIRA, S. H. . Resumo - Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura . Revista de Educação da APEOESP , São Paulo , 21 set. 2003.
    • GOLDSTEIN, N.S. ; NOGUEIRA, S. H. . Texto Literário de Ensino de Língua Materna. In: XLVII Seminário do Grupos de Estudos Lingüíticos do Estado de São Paulo , 1999 , Bauru. Anais de Seminários do GEL. Bauru-SP : UNESP, 1999. p. 186 - 187.
    • NOGUEIRA, S. H. . Português Instrumental no curso de Administração de Empresas: Organização de Portfólios. In: II Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: Letramento e Representação , 2006 , São Paulo. Português Instrumental no curso de Administração de Empresas: Organização de Portfólios. : , 2006.
    • NOGUEIRA, S. H. . Artigo de Opinião: composição e produção. 2006 (Outra)
    • NOGUEIRA, S. H. . Português Instrumental no Curso de Administração de Empresas: Organização de Portfólios. 2006 (Simposio)
    • NOGUEIRA, S. H. . TEIA DO SABER - Curso de Capacitação da parceria entre a com o objetivo de formação continuada de docentes no Ensino Fundamental Ciclo I. 2005 (Secretaria da Educação de São Paulo e a Faculdades Integradas de Jacareí, de Jacareí,)
    • NOGUEIRA, S. H. . Semana da Consciência Negra. 2003 (Escola Estadual Dr. Francisco Gomes da Silva Prado)
    • NOGUEIRA, S. H. . Ler para Escrever, um exercício de prazer. 2002 (Escola Estadual Dr. Francisco Gomes da Silva Prado)
    • NOGUEIRA, S. H. . Leitura da Realidade-Pluralidade Cultural. 2000 (Escola Estadual Dr. Francisco Gomes da Silva Prado)
    • NOGUEIRA, S. H. . Programa Federal Brasil Alfabetizado. 2006 (Secretaria Municipal de Jacareí)
    • NOGUEIRA, S. H. . Teia do Saber. 2006 (Faculdades Integradas Jacareí(FIJ) e Secretária da Educação de São Paulo)
    • NOGUEIRA, S. H. . Teia do Saber. 2005 (Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher e Secretatia de Educação de São Paulo)
    • NOGUEIRA, S. H. ; BRITTO, M. S. . Interpretar e criar uma interdependência essecial no mundo competitivo. 2003 (Autônoma)
    • NOGUEIRA, S. H. . Português e Literatura. 2002 (Secretária Municipal de Educação de Pindamonhangaba)
    • NOGUEIRA, S. H. . Ensino de Língua Portuguesa. 2003 (Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba)
    • NOGUEIRA, S. H. . Ler com Saber e Sabor na Educação Infantil. 2004 (Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba)
    • NOGUEIRA, S. H. . Ensino de Língua Portuguesa no Ciclo I do Ensino Fundamental. 2005 (Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba)
    • NOGUEIRA, S. H. . Formação Continuada de Docentes no Ensino Fundamental. 2000 (Universidade deTaubaté e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo)
    • NOGUEIRA, S. H. . Formação Continuada de Docentes em Linguagens. 2001 (Universidade deTaubaté e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo)
    • NOGUEIRA, S. H. ; OLIVEIRA, E.X. . Trabalhando com a Linguagem na História. 1995 (Alcance Organização Educacional)
    • NOGUEIRA, S. H. . A Linguagem Diferenciada e Privilegiada de Clarice Lispector. 2007 (Fundação Cultural Cassiano Ricardo)
    • NOGUEIRA, S. H. . Uma leitura dos contos machadianos. 2008 (Fundação Cassiano Ricardo)
    • GOLDSTEIN, N.S. ; NOGUEIRA, S. H. . Coleção de Português. 2005 (Colaboradora em pesquisa de textos para coleção de português de 5ª a 8ª séries - pueri domus)
    • Nome do projeto: Ler pelo prazer de saber, uma memória viva. (Co-elaboração e Orientação) (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, S. H. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa aborda a importância de se pesquisar , conhecer e desenvolver mecanismos de leitura que possibilitem aos alunos a expansão do universo de informações e conhecimentos para entender, interpretar e apreciar a realidade pela perspectiva da literatura. por isso propõe atividades voltadas para a pesquisa documental e de campo, bem como o envolvimento dos alunos das FIJ nesse processo. O dinamismo da leitura implica a construção do saber pelo prazer, o que permite o registro vivo e constante das memórias do presente.
    • Nome do projeto: A Poesia: instrumento de letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Orientadora) (2006 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, S. H. .
      Descrição: Ler é viver, no entanto, atualmente, diante da variedade e mobilidade de interesses que canalizam os leitores há uma tendência a diminuir o interesse pela leitura formal, sobretudo a poética. A proposta desta pesquisa foi diagnosticar a utilização da leitura de poesias, junto a professores do Ciclo I do Ensino Fundamental, bem como o incentivo a essa leitura para o processo de letramento, objetivando e intensificando o resgate do lúdico, da sensibilidade, concomitante ao repensar dos alunos em seu próprio contexto. A presente pesquisa utilizou-se da metodologia teórico-investigativa com pesquisa de campo, contando com a aplicação de um questionário para catorze professores de uma instituição pública de ensino, buscando informações sobre como eles concebiam a poesia em sua prática. Os resultados referendaram que estes professores compreendem poesia de forma distorcida, apenas como forma lúdica, vêem-na artisticamente prazerosa, mas não a reconhecem como poema.Utilizam poesia apenas como pretexto, não a concebem como texto dotado de intenção e significado. Experienciar poesia precisa ser, primeiramente, uma atitude do professor para acolher o poeta, vislumbrar a intensidade desse diálogo despertado, para depois compartilhá-los com seus alunos ao sabor que lhes foi apresentado, num comprometimento com o processo da ação-reflexão-ação. Projeto da aluna: Roberta Vanessa Pereira Aranha - Painel de Iniciação Científica no IV Encontro de Iniciaçãi Ciêntifica da UNITAU - Taubaté/SP, em 17/10/2006.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Licenciatura em Português-Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Braz Cubas
        Ano de conclusão: 1984
    • Mestrado:
      • Curso: Língua Portuguesa Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdades São Judas Tadeu
        Ano de conclusão: 1989
    • Secretária Estadual de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdades Integradas de Jacareí:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Tecnologia Thereza Porto Marques:
      • Tipo de vínculo: Livre (1990 - 2003 ).
        Outras informações: Professora
    • Autônomo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - Atual ).
        Outras informações: Atuação como palestrante em cursos de aprofundamento na área educacional, sobretudo linguagens , elaboração de projetos interdisciplinares.
        Outras informações: Autônomo
    • Colégio Agrícola Coopercotia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1995 ).
        Outras informações: Atuação como professora de língua portuguesa e orientadora na elaboração de projetos escritos para a área agrícola.
        Outras informações: Professora
    • Colégio Alcance:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 2001 ).
        Outras informações: Professora
    • Caminhos da Imigração Japonesa em Jacareí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Revisora de Língua Portuguesa da obra Caminhos da Imigração Japonesa em Jacareí, de Júlia Naomi Kanazawa, publicação da Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira de Jacareí, 2004.
    • Copyleft e a democratização do conhecimento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Revisora da Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação, da Universidade Braz Cubas, para obtenção do título de Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação, de Roberto Magán.
    • Centro Universitário Monte Serrat:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Atuação como docente no curso de Pós-Graduação em Metodologia de Língua Portuguesa, por módulos independentes, em Literatura Infanto-juvenil e Metodologia do Ensino de Literatura.
        Outras informações: Professora de Pós-Graduação
    • Faculdade Anhanguera de Jacareí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Os (I)migrantes japonese e seus descendentes em Jacareí, 1927-1951:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Revisora da Dissertação de Mestrado OS (I)MIGRANTES JAPONESES E SEUS DESCENDENTES EM JACAREÍ, 1927-1951: CONTEXTO, TRAJETÓRIA E COTIDIANO, de Júlia Naomi Kanazawa, defendida na Universidade de São Paulo, em setembro de 2008, para a obtenção do título de Mestre em História Social.
    • A Constituição como um sistema: o modelo do sistema aberto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Revisora da Dissertação de Mestrado, defendido na PUC/SP, em 8/6/2005, por Marcio Antônio de Godoy