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Marilu Marcia Campelo

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1996). Professora Associada I da Universidade Federal do Pará (UFPA), desde 1997. Coordenou o Grupo de Estudos Afro-Amazonico (NEAB da UFPA) 2002-2003, 2013-2014. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA desde 2002. Assessora de Diversidade Etnicorracial da UFPA (2009-2012). Coordenou curso de Especialização para Implementação da Lei 10.639/03 (Saberes Africanos e afro-brasileiros na Amazônia) em 2007-2008, e atualmente 2014-2016.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase no estudo de Populações Afro Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-brasileiras - memória, cultura material e imaginário religioso - politicas de ações afirmativas para população negra. Grupos de Pequisa: Líder do Grupo de Pesquisa Roda de Axé. Vice líder do Grupo de Pesquisa Religião e Simbolismo.

       

      Links:    

    • Religião, simbolismo e saúde
    • Roda de Axé
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    • CAMPELO, M. M. . O Ensino da História da África e dos africanos e a Amazônia. Notas sobre a formação de professores para atuar com a lei 10.639/03. 2012 (Congresso)
    • CAMPELO, M. M. . Negro e cultura na Amazonia. 2010 (Comunicacao)
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    • CAMPELO, M. M. . Faces da afro religiosidade em Belém - Pará. 2010 (Congresso)
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    • CAMPELO, M. M. . Proposta de permanencia de estudantes negros/as nas universidades. 2008 (Comunicacao)
    • CAMPELO, M. M. ; LUCA, T. T. . Workshop: Valores Civilizatorios Africanos e Afro-brasileiros. 2008 (Conferência)
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    • CAMPELO, M. M. ; ALBUQUERQUE, S. M. F. . Coleção etnografica Arthur Napoleão Figueiredo e Anaiza Vergolino e Silva - patrimonio simbolico religioso e memória afro-brasileira na universidade: as indumentarias e adornos nas religiões afro-brasileiras. 2007 (Congresso)
    • CAMPELO, M. M. . As Religiões de Matriizes Africanas no Pará. 2006 (Conferência)
    • CAMPELO, M. M. . Um panorama sobre as religiões de matrizes africanas no Pará. 2005 (Congresso)
    • CAMPELO, M. M. ; JESUS, R. J. N. ; DEUS, Z. A. . Multiculturalismo e Educação. 2004 (Conferência)
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    • CAMPELO, M. M. ; Flavio Gomes . Brincadeiras de Santa Bárbara: antropologias e histórias de identidades religiosas na Amazônia. 2003 (Comunicacao)
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    • CAMPELO, M. M. . Religião afro no contexto do sincretismo. 2002 (Seminário)
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    • CAMPELO, M. M. . Recontando uma história: a formação e a expansão do candomblé paraense. 2002 (Seminário)
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    • CAMPELO, M. M. . Crianças no céu, anjinhos na terra: a presença da criança na umbanda. 1990 (Seminário)
    • CAMPELO, M. M. . Imaginário, marginalidade social e umbanda. 1998 (Seminário)
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    • CAMPELO, M. M. . Corpo, Memória e Sagrado. 2000 (Conferência)
    • CAMPELO, M. M. . Estudos de Religiões de Matriz Africana na Amazônia. 2002 (Simposio)
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    • CAMPELO, M. M. . Imaginário umbandista e marginalidade social. 1994 (Congresso)
    • CAMPELO, M. M. . Crianças no céu, festa na terra: o culto aos espíritos infantis na Umbanda. 1994 (Congresso)
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    • CAMPELO, M. M. . Povo de Rua: a síntese mítica da malandragem, do ócio e trabalho através do personagem Zé Pelintra. 1994 (Simposio)
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    • CAMPELO, M. M. . Professora Defende Desvinculação das Cotas. 2012 impresso e web
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    • LEANDRO, A. ; CAMPELO, M. M. ; FONSECA, A. P. ; ALVES, L. M. ; DEUS, Z. A. ; RIBEIRO, J. ; SANTOS, G. P. ; BECKMAN, R. ; SOUZA, C. ; CORDEIRO, C. A. ; TRINDADE, S. ; MONTEIRO, A. . III Exposição Nós de Aruanda - Artistas de Terreiro. 2015 (UFPA - IPHAM)
    • CAMPELO, M. M. ; JESUS, R. J. N. ; DEUS, Z. A. ; LEANDRO, A. ; MACHADO, J. C. N. ; MONTEIRO, A. ; SOUZA, C. ; BECKMAN, R. . III Seminário Movimento em Negritude. 2014 (Universidade Federal do Pará)
    • CAMPELO, M. M. ; JESUS, R. J. N. ; DEUS, Z. A. ; LEANDRO, A. ; MONTEIRO, A. ; AMARAL, A. P. ; SOUZA, C. ; Cardoso, Luis Fernando ; CORDEIRO, C. A. ; Machado, Joana Carmen do Nascimento ; SILVA, J. G. ; CONRADO, M. P. ; BECKMAN, R. ; TRINDADE, S. . IV Seminário Negritude em Movimento. 2015 (Universidade Federal do Pará)
    • CAMPELO, M. M. ; RIBEIRO, J. ; SANTOS, G. P. ; LEANDRO, A. ; TRINDADE, S. ; BECKMAN, R. . IV Exposição Nós de Aruanda. 2016 (GEAM/UFPA e CENTUR)
    • FERREIRA, G. ; SANTOS, R. S. ; CAMPELO, M. M. . I Africanidades de Tucuruí. Raizes - uma visão científica do negro na formação da sociedade brasileira. 2016 (Secretaria de Educação de Tucuruí e Grupo de Estudos Afro-Amazônico - GEAM - UFPA)
    • CONCEICAO, D. ; SANTOS, D. ; CAMPELO, M. M. . I Encontro de Educação Étnico-racial. Reflexões e Avanços em Comunidades Quilombolas no Município de Tomé-Açu. 2016 (Secretaria de Educação de Tomé-Açu - Coordenação de Educação Escolar Quilombola - Grupo de Estudos Afro-Amazônico- UFPA)
    • SANTOS, G. P. ; LEANDRO, A. ; RIBEIRO, J. ; DEUS, Z. A. ; CAMPELO, M. M. . V Exposição Nós de Aruanda - artistas de terreiro (A). 2017 (Universidade Federal do Pará)
    • SANTOS, G. P. ; RIBEIRO, J. ; LEANDRO, A. ; DEUS, Z. A. ; CAMPELO, M. M. . V Exposição Nós de Aruanda - artistas de terreiro. 2017 (Universidade Federal do Pará)
    • CAMPELO, M. M. ; DEUS, Z. A. ; NERY, M. N. M. ; MONTEIRO, A. ; FREITAS, R. ; PINHEIRO, T. . V Seminário Negritude em Movimento. Vidas Negras importam. 15 anos do GEAM. 2017 (Universidade Federal do Pará/ Grupo de Estudos Afro-Amazonico)
    • CAMPELO, M. M. ; LEANDRO, A. . GT 6 - Poéticas Visuais de Resistência Negra: a matriz africana na visualidade brasileira. 2016 (Grupo de Estudos VISAGM - II EAVAAM - II Encontro de Antropologia Visual da América Amazônia)
    • CAMPELO, M. M. ; BELTRAO, J. F. ; LUCA, T. T. ; LOPES, R. D. . Oficina: Patrimônio(s): olhare(s) antropológico(s). 2004 (Universidade Federal do Pará)
    • CAMPELO, M. M. ; LUCA, T. T. . Forum de Juventude- Mini Curso: Religiosidade afro-brasileira na encruzilhada: liberdade e intolerancia religiosa numa perspectiva contemporanea. 2008 (Secretaria Executiva de Educação - Para)
    • CAMPELO, M. M. . Cultura e Religiões Afro-brasileiras. 2011 (UFPA - IFCH - Grupo de Estudos Afro-Amazônico - Curso de Especialização Sabers Africanos e afro-brasileiros na Amazônia)
    • CAMPELO, M. M. . Antropologia Social da Diferença. 2011 (Universidade Federal do Pará - Curso de Especialização Defesa Social, Cidadania e Gestão Social)
    • CAMPELO, M. M. . Cultura e Religiões Afro-brasileiras. 2007 (UFPA - IFCH - Grupo de Estudos Afro-Amazônico - Curso de Especialização Implantação da lei 10.639 - Sabers Africanos e afro-brasileiros na Amazônia)
    • DEUS, Z. A. ; CAMPELO, M. M. . Curso de Especialização Saberes Africanos e afro-brasileiros na Amazônia - Implantação da Lei 10.639/03. 2010 (Universidade Federal do Pará)
    • CAMPELO, M. M. . Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas P[ublicas em Gênero e Raça GPP-GER/UFPA. 2011 (UFPA - IFCH - Grupo Nós Mulheres - Curso a distância Gestão em Políticas Publicas em Gênero e Raça)
    • CAMPELO, M. M. . Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola. 2010 (UFPA - IFCH - Grupo Nós Mulheres - Curso a distância Gestão em Políticas Gênero, Diversidade e Raça)
    • CAMPELO, M. M. . Formação de Agentes de Negritude - Modulo 2: questões de religião. 2012 (Centro de Defesa do Negro no Pará - CDEENPA)
    • CAMPELO, M. M. ; JESUS, R. J. N. ; DEUS, Z. A. . Curso de Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola - UNIAFRO. 2014 (Universidade Federal do Pará)
    • CAMPELO, M. M. ; JESUS, R. J. N. ; DEUS, Z. A. ; LEANDRO, A. . Curso de Extensão Universitária: Axé e Tambor. 2014 (Universidade Federal do Pará / Grupo de Estudos Afro-Amazonico)
    • ZAMPARONI, V. ; CARDOSO, D. M. ; CAMPELO, M. M. . Curso de Extensão Universitária: Gênero na África Susahariana - passado e presente. 2014 (Universidade Federal do Pará / Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropoloiga/ Grupo de Estudos Afro-Amazonico)
    • SANTOS, M. S. P. ; CAMPELO, M. M. . Oficina No Jardim das Folhas. 2015 (XIX Encontro IFNOPAP - IX Campus Flutuante)
    • CAMPELO, M. M. ; JESUS, R. J. N. ; DEUS, Z. A. ; MACHADO, J. C. N. . Curso de Extensão Universitária. Nas Rodas da Capoeira: Ginga, História e Cultura Afro-Amazônica. Capacitação de mestres e professores de capoeira no conteúdo da Lei 10.639/03. 2016 (Universidade Federal do Para - Grupo de Estudos Afro-Amazônico - Grupo de Pesquisa Roda de Axé)
    • CAMPELO, M. M. ; MONTEIRO, A. ; NERY, M. N. M. . Curso de Extensão Universitária Religiões de Matriz Africana no Pará. 2017 (Universidade Federal do Pará)
    • CAMPELO, M. M. . Memória Social. 2001 (Universidade da Amazônia)
    • CAMPELO, M. M. . Memória, Cultura e Identidade. 2000 (Departamento de Antropologia)
    • CAMPELO, M. M. . Corpo e Significado Simbólico. 1999 (Departamento de Antropologia)
    • CAMPELO, M. M. . Diálogos entre Antropologia e Memória. 1998 (Departamento de Antropologia)
    • CAMPELO, M. M. . Memória, Cultura e Identidade. 1997 (Departamento de Antropologia)
    • CAMPELO, M. M. . Oficina sobre Identidade. 2002 (Departamento de Antropologia)
    • CAMPELO, M. M. ; JESUS, R. J. N. . Curso de Especialização para Implantação da Lei 10.639/03 Africanidades e Saberes afro-brasileiros na Amazonic. 2007 (Universidade Federal do Para)
    • CAMPELO, M. M. . Candomblés de Belém - O povo de santo reconta a sua história - vol. 2. 2002
    • CAMPELO, M. M. . Cadomblés de Belém - povo de santo reconta a sua história - Vol. 1. 2001
    • CAMPELO, M. M. . Construindo Memória na UFPA: a obra e o legado de Arthur Napoleão Figueiredo. 1999
    • CAMPELO, M. M. . A Brincadeira nas Crianças na Casa de Pai João: um estudo sobre a presença da criança na Umbanda. 1992
    • CAMPELO, M. M. ; ALBUQUERQUE, S. M. F. . Tradição e inovação: um estudo sobre a Mina e o Candomblé na Amazônia. 2004
    • CAMPELO, M. M. . Inventário Sócio-cultural da Feira do Ver-o-Peso. 2000
    • CAMPELO, M. M. . Faces da Afro-religiosidade em Belém do Para: mapeamento dos processos de re-significações simbólicas e construção de identidades culturais nas religiões de matriz africana na região amazônica.. 2011
    • CAMPELO, M. M. . Coleções Etnográfica Arthur Napoleão Figueiredo e Anaiza Vergolino-Henry: patrimonio simbolico religioso e memória afro-brasileira na Universidade. 2007
    • Nome do projeto: Coleção etnográfica Arthur Napoleão Figueiredo e Anaíza Vergolino-Henry:patrimônio simbólico religioso e memória afro-brasileira na Universidade (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , LUCA, T. T. , ALBUQUERQUE, S. M. F. , DUARTE, R. P. , CAMPOS, A. R. P .
      Descrição: Trata-se do estudo de parte da Coleção Etnográfica da Reserva Técnica do Departamento de Antropologia da UFPA. Esta coleção forma os chamados "tesouros afro-brasileiros" da Amazônia e é composta por 629 peças coletadas a partir de 1970 em 18 casas de cultos afro-brasileiros,que hoje não mais existem. O Departamento de Antropologia, acabou por assumir o papel de "guardião" da memória das religiões afro-brasileiras na região norte e hoje tem em seu acervo um expressivo material que precisa ser analisado, descrito e contextualizado, levando em consideração as mudanças que tanto a região, quanto a religiosidade passaram (e ainda passam) nos últimos anos.
    • Nome do projeto: A Obra e o Legado de Arthur Napoleão Figueiredo (1997 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , RIBEIRO, M. R. R. .
      Descrição: Analise e descrição das obras do prof. Arhtur Napoelão Figueiredo, fundador do grupo de antropologia da UFPA; ministrar cursos sobre memoria, indentidade e instituições
    • Nome do projeto: Tradição e Inovação. Um estudo sobre a Mina e o Candomblé na Amazônia (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , LUCA, T. T. , ALBUQUERQUE, S. M. F. .
      Descrição: Investigação sobre os processos de formação e organização dos terreiros de Mina e Candomblé, buscando entender quais são os mecanismos relevantes para a formação das redes de liderança e alianças que representam a religiosidade de matriz africana na região Norte
    • Nome do projeto: Por uma memória da religião. A história do Cadomblé em Belém -PA (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , LUCA, T. T. , PEREIRA, Madian Frazão .
      Descrição: Investigação sobrea a historia e a expansão do Candomble baiano em Belem, através do relato e trajetorias de vida de pais e mães-de-santo atuantes na cidade
    • Nome do projeto: Faces da Afro-religiosidade em Belém do Para: mapeamento dos processos de re-significações simbólicas e construção de identidades culturais nas religiões de matriz africana. (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , LUCA, T. T. , TESSEROLLI, Miriam A , DIAS DA SILVA, Edson Douglas , DAMASCENO, Patricia Elleres , FERREIRA, Carmem P. V. , RIBEIRO, D. L. S. , Bastos, Renilda do R. M. R .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo principal investigar os processos de transformação das religiões de matriz africana, na Amazônia, particularmente no Estado do Para. Para desenvolver tal perspectiva desenvolveremos dois eixos básicos: o primeiro busca traçar um perfil das religiões de matriz africana e seus praticantes na atualidade em Belém, tanto nos aspectos físicos e territoriais, quanto nos aspectos simbólicos e religiosos propriamente ditos; o segundo eixo é uma analise das praticas religiosas e das praticas culturais de indivíduos que professam essas religiões e promovem, ao mesmo tempo, associações culturais tais como blocos afro, grupos de capoeira, que produzem adornos, indumentárias e imagens africanas e afro-religiosas,
    • Nome do projeto: Projeto de especialização para professores de ensino fundamental para aplicação da lei 10.639/2003 (2011 - 2013
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , PALHAMO, E. , CONRADO, M. P. , JESUS, R. J. N. , DEUS, Z. A. , AMARAL, A. P. , Cardoso, Luis Fernando , SILVA, H. P. .
      Descrição: Projeto para formação e capacitação de professores que atuam na rede básica de ensino nos conteúdos da Lei 0639/03. O curso gerou slides, projetos de intervenção, artigos, cartilhas, videos e kit multimida.
    • Nome do projeto: Axé e Tambor. A lei 10.639/03 e o ensino religioso nas escolas da rede básica de Belém (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , JESUS, R. J. N. , LIMA, A. .
      Descrição: O objetivo principal desta extensão é contribuir para a superação da atitude de indiferença de educadores/as frente ao preconceito e à intolerância religiosa de que são vítimas crianças e adolescentes em escolas de diversas partes do Brasil. Na grande maioria das vezes as atitudese entre os jovens são consideradas como simples ?brincadeira?, ?encarnações? típicas da idade e por parte de alguns professores trata-se mesmo de uma guerra religiosa silenciosa e sistemática. Considerar os apelidos, a discriminação de gênero, de raça, de sexo e religiosa, as ?brincadeiras? e brigas na escola como ?normais? não é uma posição isolada entre os/as educadores. O preconceito, a discriminação e a intolerância são tratadas como se não fossem problemas éticos a serem enfrentados pelos rituais pedagógicos da escola. Eles costumam ser minimizados e considerados como ?brincadeiras de crianças?, ?encarnações entre colegas?, em suma, ?algo normal?. Esse tipo de caso corrobora a reprodução de preconceitos e de formas correlatas de intolerância por parte da escola. Permite identificar como educadores que fazem parte de determinados segmentos da sociedade brasileira demonstram atitudes de preconceitos e intolerância diante das religiões de matriz africana. Diante disso, uma pergunta sobre a importância de abordar tais conteúdos dentro da escola sugere, não apenas a insignificância do número de adeptos, mas, sobretudo, uma depreciação do conteúdo. O preconceito pode ser deduzido das informações que as pessoas guardam sobre as religiões de matriz africana na sociedade brasileira como experiências religiosas do mal.
    • Nome do projeto: Memórias Sagradas. Um estudo sobre Candomblé Angola na Região Amazônica (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , SIMÕES, João , ARAUJO, K. S. A. , CAMPOS, A. R. P. , MONTEIRO, A. , COSTA, R. .
      Descrição: Investigar o modo como o Candomblé Angola, um modalidade das religiões de matriz africana, está inserido na cultura amazônica, particularmente no Para, observando as inclusões e exclusões no panteão dos deuses e nas praticas rituais. Investigar o processo de formação e organização dos terreiros denominados ?angoleiros?, buscando compreender quais são os mecanismos relevantes para a formação das redes de lideranças e alianças que representam a religiosidade de matriz africana na região norte. Analisar as relações entre o simbólico e a produção material dentro da dinâmica cotidiana dos terreiros e associações culturais afro-brasileiras que utilizam os símbolos religosos como bandeira de luta: capoeira, blocos carnavalescos e associações religiosas.
    • Nome do projeto: Projeto de especialização para professores Política de Promoção da Igualdade Racial da Escola (2014 - 2016
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , PALHAMO, E. , JESUS, R. J. N. , DEUS, Z. A. , AMARAL, A. P. , LEANDRO, A. , TRINDADE, S. , MACHADO, J. C. N. , SARRAF, A. , TRINDADE, J. , OLIVEIRA, I. J. P. , GONCALVES, J. L. M. , BIQUER, E. .
      Descrição: Projeto para capacitação de 250 professores que atuam na rede básica de ensino. Os produtos a serem gerados são projetos de intervenção; caixa de jogos, cartilhas, mapas, jogos, vídeo, aplicativos, cadernos.
    • Nome do projeto: Axe e Tambor. A lei 10639/03 e a juventude negra. Nos caminhos do axé, construindo um mundo de paz. (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , JESUS, R. J. N. , DEUS, Z. A. , LEANDRO, A. .
      Descrição: Este projeto tem como finalidade criar um laboratório de discussão e produção, através da extensão universitária, contribuindo para a promoção da cultura de paz e ações para valorização da vida de jovens negros e negras por intermédio das comunidades tradicionais de terreiros, associações de capoeira (bem como associações culturais dos movimentos negros), ampliando a oferta de serviços, equipamentos e espaços de convivência para os jovens negros/negras em áreas atingidas pela violência: Belém, Ananindeua e Castanhal; estruturando uma série de ações (oficinas, palestras e minicursos) que visem, através de um processo educativo, promover integração, a valorização e a cidadania de jovens negros da periferia. Nessa linha de raciocínio, a Faculdade de Ciências Sociais tem uma ampla experiência em projetos voltados para disseminação de uma ética de não-violência, de atividades com jovens em situação de risco e a formação de professores da rede pública em conteúdos que os tornem aptos a aplicar o que está previsto na lei, no âmbito da formação continuada, promovendo cursos de aperfeiçoamento e especialização para capacitar profissionais atuantes. As parcerias deste Programa serão realizadas com Comunidades Tradicionais de Terreiro, Associações de Capoeira entendidas aqui como lócus privilegiados para a promoção da Cultura da Paz, e associações com instituições que representam o Movimento Negro no Estado do Pará, contando com o apoio da Comissão de Equidade Racial da OAB-PA, da qual somos parte integrante..
    • Nome do projeto: Axé e Tambor: a lei 10639/03 e a juventude negra, nos caminhos do axe,construindo um mundo de paz (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , JESUS, R. J. N. , DEUS, Z. A. , LEANDRO, A. .
      Descrição: Este Programa é a continuidade do Programa Axé e Tambor. A lei 10.639/03 e a Juventude Negra. Nos caminhos do axé, construindo um mundo de paz, iniciado em 2014. Tem por finalidade desenvolver projetos, ações e intervenções que promovam a igualdade racial, estabelecendo intercâmbio com a população negra e suas instituições como terreiros, associações de capoeira, quilombo e Movimento Negro.
    • Nome do projeto: Axe e Tambor: a UFPA promovendo a igualdade racial (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , JESUS, R. J. N. .
      Descrição: Este Projeto é a continuidade do Programa Axé e Tambor. A lei 10639/03 e a Juventude Negra. Nos caminhos do axé, construindo um mundo de paz, iniciado em 2014. tem por finalidade desenvolver ações e intervenções que promovem a igualdade racial, estabelecendo intercâmbio com a população negra e suas instituições como terreiros, associações de capoeira, quilombo e movimento negro.
    • Nome do projeto: Mapeando Racismo e Intolerância Religiosa em Belém e Região Metropolitana ? Continuidade do Projeto Axé e Tambor (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , JESUS, R. J. N. , DEUS, Z. A. , MACHADO, J. C. N. .
      Descrição: O Projeto de Extensão Axé e Tambor está na sua quinta edição. É uma proposta que tem por finalidade desenvolver projetos, ações e intervenções entre a Universidade e os Movimentos Sociais Negros que promovem a igualdade racial. Nessa continuidade queremos mapeamento dos casos de violência, agressões e preconceito racial e religioso na cidade de Belém e Região Metropolitana que envolvem as comunidades tradicionais de matriz africana ? particularmente os terreiros. Várias ações foram desenvolvidas ao longo dos últimos dez anos, a transformação dos terreiros em associações culturais e ONGs, a criação de um Comitê Interreligioso, e, por fim, a criação em 2017, do GT de Matriz Africana que investiga a violência contra os terreiros, no Conselho de Segurança Pública, CONSEPE. Assim, a proposta de 2018 é acompanhar e mapear as ações desenvolvidas pelos terreiros e comitês ao combate a casos de violência que os terreiros e as práticas culturais de matriz africana vêm sofrendo na cidade.
    • Nome do projeto: Ita Lemi Sinavuru na rota dos terreiros e abassás (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , BARBOSA, E. (Catendê) .
      Descrição: A AFAIA ? Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Axé ? entidade afro-religiosa sem fins lucrativos irá desenvolver juntamente com o Grupo de Estudos Afro-Amazônico, IFC/IFCH da Universidade Federal do Pará um projeto cultural de incentivo e preservação das tradições de terreiro em Belém. O intitulado ?Afoxé Ita Lemi Sinavuru na rota dos terreiros e abassás?, irá, percorre 10 Casas de Culto Afro-brasileiro da área periférica situada na zona metropolitana de Belém, difundindo a Cultura Afro Amazônica em suas especificidades, marcando historicamente os 15 anos de luta e resistência do Afoxé Ita Lemi Sinavuru, trazendo uma temática que está relacionada com o momento atual: os espaços de terreiros são verdadeiros quilombos urbanos, que embora sejam invisibilizados pelo poder público no que se refere às políticas de inclusão social, exercem um papel fundamental na construção sócio cultural e religiosa de muitos cidadãos. Serão ministradas oficinas de Estética Afro, Percussão, Capoeira, Culinária Afro, Dança de Expressão Africana, e Teatro com a duração de 20 minutos horas aula cada. A diáspora africana pode ser pensada como uma cabaça partida que espalhou pelo mundo o continente africano. A Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Iya Omi Ofá Karê ? AFAIA, apresenta uma proposta de trabalho que vem ?recolher? um pouco dessa sabedoria, a ser desenvolvida com algumas Comunidades de Terreiros durante 12 meses com a intenção de interagir com esses povos que fazem parte de ?um foco? de resistência das africanidades brasileiras.
    • Nome do projeto: Preservação do Patrimônio Cultral de Matriz Africana (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , RODRIGUES, O. (Mametu Nangetu) .
      Descrição: A preservação do Patrimônio Cultural de matriz africana na Amazônia está intimamente ligado à difusão dos valores civilizatórios afro-amazônicos e brasileiros, pela difusão do conhecimento ancestral preservado em territórios tradicionais negros na Amazônia, esse é o motivo deste projeto investir em formação de jovens de comunidades tradicionais de terreiros de matriz africana para o protagonismo na produção de mídia étnico-racial, e em parceria com a equipe do Projeto Azuelar, na construção de programas de webTV e intervenções de rádio que difundam esses conhecimentos. Trata-se de um projeto de inclusão digital desenvolvido em parceria entre o Instituto Nanjetu de Tradição e Desenvolvimento o Grupo de Estudos Afro-Amazônico FCS/IFCH da UFPA, através de oficinas de capacitação para jovens de terreiro.
    • Nome do projeto: Inventário Histórico, Sócio-Cultural, Arquitetônico e Ambiental do Complexo do Ver-o-Peso (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPELO, M. M. .
      Descrição: A feira do Ver-o-Peso nasceu de um entreposto comercial de tradição colonial no século XVII. Conhecido como Posto Fiscal, era obrigatório ?ver o peso? das mercadorias que ali chegavam para o consumo da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará e para o comércio do interior da província. A sua gênese está vinculada à história de Belém, cidade portuária por excelência, e, embora sofra com a concorrência de supermercados e entrepostos atacadistas, ainda hoje tem uma grande importância como uma das principais áreas de abastecimento da cidade. O Ver-o-Peso não é apenas uma feira, é um lugar que guarda histórias, articula eventos, festas, mitos e ajuda a consolidar a identidade e a cultura paraense. Atualmente, um projeto da Prefeitura pretende candidatar seu Complexo a Patrimônio da Humanidade. Este projeto apresenta o cotidiano da feira e envolve seus integrantes, suas vivências e suas memórias, traçando um paralelo com o objetivo do referido projeto.
    • Nome do projeto: Diversidade Religiosa no Cotidiano Escolar: um estudo a partir das expressoes religiosas do negro brasileiro (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPELO, M. M. , LUCA, T. T. , ALBUQUERQUE, S. M. F. , DUARTE, R. P. , RIBEIRO, A. A. M. .
      Descrição: Investigar a diversidade religiosa no cotidiano escolar (do Ensino Médio), atento a presença da tradição religiosa de matriz africana na região Norte. Analisar a praxis do ensino religioso no cotidiano escolar associada a construção de estereótipos (negativos e positivos) em relação as expressões religiosas de matrizes africanas existente na região Norte, particularmente o estado do Pará: Umbanda, Mina (uma variação do Tambor de Mina) e Candomblé. Estudar e analisar a relação comportamental entre os estudantes do Ensino Médio frente a diversidade religiosa envolvendo as concepções, opiniões e expectativas dos diveros atores da escola ? gestores, professores e aluno. Destacar a importância das expressões culturais africanas, particularmente a afro-religiosidade, apresentando-as como nicho produtor de identidades positivas, levando em consideração, em um primeiro momento, a sua inclusão como temas transversais e, em segundo, a implatação da lei 10.639. Considerar o projeto político-pedagógico das escolas pesquisadas, a contextualização dos conteúdos e os processos de ensino-aprendizagem a partir do projeto de implantação da lei 10.639 do ensino de história e cultura afro-brasileira. Contribuir com a formação de subsídios para a implementação de políticas públicas educativas (negras) na comunidade escolar, como por exemplo, elaboração de material didático e capacitação de professores.
    • CAMPELO, M. M. . Exus Crianças: uma reconstrução do imaginário umbandista sobre as crianças anti-sociais no contexto urbano do Rio de Janeiro. 1996 - Tese de doutorado
    • CAMPELO, M. M. . Crianças no céu, anjinhos na terra. 1991 - Dissertação de mestrado
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia e Antropologia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 1991
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Eletronica em Antropologia Visual e da Imagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Cadernos de Campo (USP. 1991):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc na edição 24 da Revista Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-graduação em Antropologia Social da USP
    • PLURA, Revista de Estudos de Religião:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc - PLURA - Revista de Estudos de Religião, vol. 06, n.º2, 2015
    • Revista Visagem - Antropologia Visual e da Imagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Parecerista do Volume 1,número 2 da Revista Eletrônica Visagem do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará
    • Revista Três [...] Pontos (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).