Não autenticado |

Vinicio Corrias

    • Possui graduação em Lingue e Letterature Straniere - Università degli Studi di Cagliari (2005), Mestrado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela Universidade de São Paulo (2015) e Doutorado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) na Universidade de São Paulo (USP), e trabalha com línguas de herança e formação de professores. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de le, produçao oral, competência interacional, línguas de herança e formação de professores. Trabalhou como monitor das disciplinas da Licenciatura em Letras (2012 a 2014) das línguas: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Atuou como estagiário na disciplina Ensino e Aprendizagem da Língua Italiana (2016) e como professor de italiano nos cursos de extensão do Italiano no Campus (2011 a 2012).

       

      Links:    

    • ORTALE, F. L. ; FORNASIER, R. ; Mattos, T.I. ; CORRIAS, V. . O italiano na esfera pública brasileira. Belo Horizonte : Cefet-MG, 2019 . 202p. ISBN: 9788599872505.
    • Mattos, T.I. ; ORTALE, F. L. ; FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO ; CORRIAS, V. . Insumo e Autoria na Produção de material didático de Italiano como língua de herança REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 36 , p. 47 - 57 , 2018. ISSN: 22388281.
    • FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO ; ORTALE, FERNANDA LANDUCCI ; CORRIAS, VINICIO . Os aspectos culturais na elaboração de material didático para o ensino de língua de herança: estudo de caso REVISTA ENTRELÍNGUAS , v. 4 , p. 81 - 96 , 2018. ISSN: 24473529.
    • ORTALE, F. L. ; CORRIAS, V. ; FORNASIER, R. . Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista Revista Letras Raras , v. 6 , p. 72 - 86 , 2017. ISSN: 23172347.
    • CORRIAS, V. . Avaliações na sala de aula de Língua Estrangeira NOME , v. 2 , p. 138 - 150 , 2013. ISSN: 2238523X.
    • CORRIAS, V. . Che cos?è la competenza interazionale: il modello di Young Serafino (São Paulo) , v. 5 , p. 77 - 82 , 2013. ISSN: 19809786.
    • ORTALE, FERNANDA LANDUCCI ; CORRIAS, V. ; FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO . Come insegnare italiano L2 agli apprendenti di origine italiana? L'italiano come lingua ereditaria in Brasile.. La nuova DITALS risponde 3, v. 3, p. 3 - 528, 2022.
    • CORRIAS, V. ; ORTALE, F. L. ; MAGGIO, Giliola . A interação em sala de aula como sinalizadora da abordagem de ensino do professor de línguas. Estudos de abordagem no ensino de língua e formação docente, v. 1, p. 71 - 92, 2020.
    • CORRIAS, V. . A formação de professores de italiano como língua de herança: um estudo de caso. In: II Seminário do GEEC-LE Grupo de Estudos sobre Educação Crítica Línguas Estrangeiras - LE/LI , 2016 , Vitória (ES). Caderno de Resumos [do] II Seminário do Grupo de estudos sobre Educação Crítica. : , 2016.
    • CORRIAS, V. . Estudos pós-coloniais e o emprego da categoria racial nas pesquisas europeias: uma entrevista com Miguel Mellino. Campinas : EDT- Educação Temática Digital , 2018 (Tradução)
    • CORRIAS, V. . Interviste su Paolo Freire. Lecce : Università del Salento , 2017 (Tradução)
    • CORRIAS, V. . GLI SPAZI DISTINTI DEGLI AFRODISCENDENTI E LE RELAZIONI CAMPAGNA-CITTÀ NELLA REGIONE DI SAN PAOLO. Roma : Società Geografica Italiana , 2015 (Tradução)
    • CORRIAS, V. . Roteiros filmes Settimana del Cinema Italiano. Quito : Ambasciata d'Italia , 2009 (Tradução)
    • ORTALE, F. L. ; CORRIAS, V. . Dimensioni comunicative nell'insegnamento delle lingue. Campinas : Pontes , 2013 (Tradução)
    • CORRIAS, V. . Revista de Italianistica. 2022 (Parecer)
    • CORRIAS, VINICIO . Línguas de herança: o caso do italiano no Brasil. 2021 (Conferência)
    • CORRIAS, V. . Estudo de caso sobre formação de professores de italiano língua de herança em Pedrinhas Paulista (SP). 2018 (Comunicacao)
    • CASINI, M. C. ; CORRIAS, V. . A Itália vai ao CEL. 2017 (Conferência)
    • CORRIAS, V. . O processo de formação de uma professora de italiano como língua de herança. 2017 (Comunicacao)
    • CORRIAS, V. . A FORMACAO DE PROFESSORES DE ITALIANO COMO LÍNGUA DE HERANÇA: UM ESTUDO DE CASO. 2016 (Comunicacao)
    • CORRIAS, V. . L'organizzazione dei turni di parola nella conversazione spontanea tra professore e studenti brasiliani di italiano come LS. 2016 (Comunicacao)
    • CORRIAS, V. . A organização da tomada de turnos na sala de aula de italiano LE: uma análise da fala-em-interação. 2016 (Seminário)
    • CORRIAS, V. . Práticas de produção oral em sala de aula. 2015 (Seminário)
    • CORRIAS, V. . L'organizzazione dei turni di parola in attività di conversazione professore-studenti per apprendenti brasiliani di lingua italiana. 2014 (Comunicacao)
    • CORRIAS, V. . Como organizar as AACCs. 2014 (Seminário)
    • CORRIAS, V. . O papel da literatura na sala de aula de LE. 2013 (Conferência)
    • CORRIAS, V. . O papel da gramática na sala de aula de LE. 2013 (Conferência)
    • CORRIAS, V. . L'Italiano e i dialetti: il caso del Sardo. 2012 (Conferência)
    • CORRIAS, V. . La valutazione nelle lezioni di lingue straniere (Avaliação na sala de aula de língua estrangeira). 2012 (Conferência)
    • CORRIAS, V. . Avaliação da produção oral em lingua estrangeira: alguns aspectos teóricos. 2012 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • CORRIAS, V. . Ensino de italiano para descendentes de imigrantes é otimizado ao se considerar herança cultural. 2019 Web
    • CASINI, M. C. ; CORRIAS, V. ; IOZZI, A. ; MAGGIO, Giliola ; VASSALLO, M. L. . II Concorso di redazione in lingua italiana. 2011 (Área di Língua, Cultura e Literatura italianas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP))
    • ORTALE, F. L. ; CORRIAS, V. . I Jornada de ensino e aquisição de línguas: 50 anos de abordagem. Retrospectiva analítica de Anthony a Almeida Filho. 2013 (FFLCH-USP - UNB)
    • CORRIAS, V. . Ensinar italiano nos centros de estudo de línguas em tempo de pandemia: desafios e novos caminhos. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • CORRIAS, V. ; MHEREB, A. L. . Curso de preparação para CILS -prova de proficiência em italiano LE. 2022 (ICIB - SP e MAECI (Ministero Affari Esteri e Cooperazione Internazionale) ITALIA)
    • CORRIAS, V. . Entre língua e dialeto na Itália: o caso do sardo.. 2022 (FFLCH-USP Grupo de estudos de Adaptação e Tradução GREAT)
    • CORRIAS, V. . Avaliação e ensino de línguas estrangeiras. 2012 (FFLCH-USP)
    • CORRIAS, V. ; MENDES, A. P. . Suporte didático para professores da Prefeitura de São Paulo. 2022 (ICIB)
    • CORRIAS, V. ; ORTALE, F. L. ; FORNASIER, R. . Italiano como herança. 2016 (Apostila)
    • Graduacao:
      • Curso: Lingue e Letterature Straniere (inglês, espanhol, italiano)
        Nome da Instituição: Università degli Studi di Cagliari
        Título: Alla ricerca delle origini nordiche:
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universita Degli Studi Di Venezia
        Ano de conclusão: 2008
    • Serafino (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • E-Journall http://www.e-journall.org/:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: O primeiro numero de E-Journall (http://www.e-journall.org) está em preparação e está prevista a publicação em junho 2014. O meu cargo é de Responsavel pela traduçoes do espanhol para o italiano.
    • Universidad Central Del Ecuador:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professor nos cursos de Língua e Cultura Italianas e Linguística Italiana
        Outras informações: Professor de Italiano
    • II Liceum Ogolnokszalcace Marie S. - Curie:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor assistente nos cursos de língua italiana e língua inglês; bolsista do Projeto Comenius II da UE.
        Outras informações: Professor assistente
    • Kwöldskóli Kópavogs:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professor de Italiano
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2019 ).
        Outras informações: Pesquisador Bolsista
    • ITALICA:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professor de italiano, revisor de texto e de vídeo, criação de conteúdo
        Outras informações: Professor de italiano