Não autenticado |

Marcia Romero Marçal

    • Tenho graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo. Fui bolsista da Capes durante o mestrado e da CNPq durante o doutorado. Realizei, em 2007, estudos na Espanha, como bolsista de um programa de formação permanente de pesquisadores da Fundación Carolina. Atuei como coordenadora do PIBID em 2014 e do Curso de Letras Português e Espanhol e respectivas literaturas da UFMT de 2019 a 2021. Estive credenciada ao PPGEL-UFMT no período de 2016 a 2022. Atualmente, sou professora Adjunto IV do Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT, Curso Letras Português e Espanhol e respectivas literaturas (Licenciatura), exerço o cargo de presidente do NDE dos Cursos de Letras da UFMT e de Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFMT, representando o Instituto de Linguagens. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Espanhola, atuando principalmente nos seguintes campos: Literatura e Modernidade, Literatura espanhola do século XX, Literatura de testemunho, Jorge Semprún, Miguel de Unamuno.

       

      Links:    

    • Literatura, Sociedade e Identidades
    • MARÇAL, Marcia R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; LUCIANO, F. ; SILVA, G. R. ; GALLARDO, I. M. ; AGUIAR, A. A. . De un género a otro: la didáctica de la transformación. Brasília : Secretaría de la Embajada de España, Secretaría General Técnica, 2014 . 166p. ISBN: 9788567535043.
    • MARÇAL, Marcia R. . ?Los fusilamientos de la Moncloa?, poema de Manuel Machado: uma tradução intersemiótica da representação da catástrofe na modernidade ABEHACHE , v. 1 , p. 197 - 211 , 2022. ISSN: 22383026.
    • MARÇAL, Marcia R. . O pensamento de Miguel de Unamuno sobre a Modernidade: europeização, urbanização e progresso POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 27 , p. 10 - 32 , 2020. ISSN: 0104687X.
    • MARÇAL, Marcia R. ; VIERIA, M. C. M. . REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE TRANSCULTURAÇÃO: DA ANTROPOLOGIA DE FERNANDO ORTIZ À INSERÇÃO NA LITERATURA LATINO-AMERICANA POR ÁNGEL RAMA, IDENTIFICADA NA OBRA DE RICARDO GUILHERME DICKE Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 11 , p. 478 - 495 , 2019. ISSN: 21769125.
    • MARÇAL, Marcia R. . Literatura de testemunho: o caso de Jorge Semprún POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 26 , p. 132 - 153 , 2019. ISSN: 22376844.
    • MARÇAL, Marcia R. . A desbanalização das formas de violência da vida contemporânea na poesia de Divanize Carbonieri: 'Entraves': tidiana TEXTO POÉTICO , v. 15 , p. 131 - 136 , 2019. ISSN: 18085385.
    • MARÇAL, Marcia R. . A imanência e a transcendência e outras relações dialéticas em San Manuel Bueno, mártir, de Miguel de Unamuno REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS , v. 15 , p. 289 - 304 , 2017. ISSN: 21761841.
    • MARÇAL, Marcia R. . A ambivalência do duplo papel do censurador inquisitorial e do crítico literário no escrutínio dos livros da biblioteca no Quixote Contexto , v. 29 , p. 102 - 136 , 2016. ISSN: 23589566.
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho literário e La escritura o la vida na literatura: a história da precariedade da forma Letras de Hoje (Online) , v. 49 , p. 461 - 470 , 2014. ISSN: 19847726.
    • MARÇAL, Marcia R. . O exílio, a memória e a relação entre arte e história na obra de Jorge Semprún Revista Alere , v. 8 , p. 101 - 126 , 2013. ISSN: 21761841.
    • MARÇAL, Marcia R. . O modo de representação irônico no uso de arquétipos literários em dois contos breves de Ana María Matute Guavira Letras , v. 15 , p. 282 - 300 , 2012. ISSN: 19801858.
    • MARÇAL, Marcia R. . Testemunho e literatura através de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos Alere , v. 5 , p. 123 - 138 , 2012. ISSN: 21761841.
    • MARÇAL, Marcia R. . La fuerza de lo simbólico y tradicional en un cuento breve de Ana María Matute Artifara (Torino) , v. 11 , p. 109 - 117 , 2011. ISSN: 1594378X.
    • MARÇAL, Marcia R. . Cadernos de Infância de Norah Lange e a forma equilibrada de ruptura com a ordem tradicional Caracol , v. 1 , p. 188 - 192 , 2010. ISSN: 21781702.
    • MARÇAL, Marcia R. . A prosa poética de Clarice Lispector sob uma leitura bachelardiana Revista Olho d'água , v. 1 , p. 23 - 37 , 2010. ISSN: 21773807.
    • MARÇAL, Marcia R. . A tensão entre o fantástico e o maravilhoso FRONTEIRAZ , v. 3 , p. 1 - 8 , 2009. ISSN: 19834373.
    • MARÇAL, Marcia R. . Uma história de (in)visibilidade lésbica. Corpos Transgressores: políticas de resistências, v. , p. 207 - 218, 2018.
    • MARÇAL, Marcia R. . A essência de uma experiência indelével em La escritura o la vida, de Jorge Semprún. Literatura Espanhola de Hispanismo 2004, v. 1, p. 199 - 210, 2004.
    • MARÇAL, Marcia R. . Los espacios de luz y sombra en Primera memoria, de Ana Maria Matute. Hispanismo 2000, v. 1, p. 439 - 445, 2001.
    • MARÇAL, Marcia R. . Tiro ao alvo . Diário de Cuiabá , Cuiabá , 30 nov. 2018.
    • MARÇAL, Marcia R. . Tia . Ruido Manifesto , , 17 out. 2018.
    • MARÇAL, Marcia R. . Livro de Cabeceira ? João Ternura, Aníbal Machado . Caderno de Cultura de Diário da Serra. Nódoa no Brim , Tangará da Serra - MT , 31 jan. 2014.
    • MARÇAL, Marcia R. . Jorge SemprúnTestemunho e reflexão . O GLOBO , Rio de Janeiro - Brasil , 18 jun. 2011.
    • MARÇAL, Marcia R. . A transformação de gêneros discursivos e tipos textuais em aula de espanhol. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação , 2009 , Araraquara. Anais do IV EIDE. Araraquara : , 2009. p. 1 - 1.
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho literário de Jorge Semprún e a dialética entre ficção e realidade. In: V Congresso Brasileiro e I Internacional de Hispanistas , 2008 , Belo Horizonte. Literatura Espanhola Contemporânea. : , 2008.
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho dos sentidos da precariedade na obra La escritura o la vida. In: IV Congresso de Hispanistas , 2008 , Rio de Janeiro. Literatura Espanhola. : , 2008. p. 286 - 291.
    • CARBONIERI, D. ; MARÇAL, Marcia R. . Passagem estreita. Cuiabá : Carlini & Caniato , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MARÇAL, Marcia R. . Revista Palimpsesto. 2018 (Parecer)
    • MARÇAL, Marcia R. . Relato de Experiência: a relação entre o PIBID e o profissional de Letras. 2014 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . O PIBID DE LÍNGUA ESPANHOLA NA UFMT: TRÊS ETAPAS DE UMA TRAJETÓRIA. 2015 (Comunicacao)
    • MARÇAL, Marcia R. . 'O projeto estético de Na eternidade sempre é domingo (2015), de Santiago Santos. 2018 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . Literatura de Testemunho e Jorge Semprún. 2018 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . LAS FLASHFICTION DE SANTIAGO SANTOS: UNA NUEVA EXPRESIÓN SINGULAR Y CRÍTICA DEL UNIVERSO POSTMODERNO. 2018 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. ; UNEMAT-PRESIDENTE, P. D. T. Y. M. ; MELO, D. I. F. . Modernismo: 'Cinco caras da modernidade' (Calinescu). 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. ; UNEMAT-PRESIDENTE, P. D. T. Y. M. ; MELO, D. I. F. . Trabalho com o poema e a pintura: Los fusilamientos de la Moncloa (M. Machado e Goya). 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. ; UNEMAT-PRESIDENTE, P. D. T. Y. M. ; MELO, D. I. F. . Filosofia e Intuição Poética na Modernidade (Francisco Leopoldo e Silva). 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. ; UNEMAT-PRESIDENTE, P. D. T. Y. M. ; MELO, D. I. F. . Manifesto Comunista (Marx). 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. ; MIYAZAKI, D. T. Y. ; MELO, D. I. F. . Conceito de Modernidade de Max Weber, Iluminismo: modernidade triunfante e 'Tudo que é sólido desmancha no ar'. 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . Uma história de (in)visibilidade lésbica. 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . ?A visão de Modernidade de Miguel de Unamuno em três ensaios: ?Sobre la Europeización?, ?La vida es sueño? e ?Ciudad y Campo??. 2017 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . La puntuación en Lengua Española. 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . O debate teórico na história literária espanhola entre o conceito de Generación de 98 e Modernismo. 2016 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . Los espacios de luz y sombra en Primera memoria, de Ana Maria Matute. 2000 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . A essência de uma experiência indelével em La escritura o la vida, de Jorge Semprún. 2004 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho dos sentidos da precariedade na obra La escritura o la vida, de Jorge Semprún. 2006 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho literário de Jorge Semprún e a dialética entre ficção e realidade. 2008 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . Uma experiência como pesquisadora de literatura espanhola e docente língua espanhola. 2011 (Comunicacao)
    • MARÇAL, Marcia R. . Testemunho e Literatura através da alteridade em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos. 2011 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . Uma interpretação da dúvida em San Manuel Bueno, mártir de Miguel de Unamuno e em Fronteira de Cornélio Penna. 2010 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. ; BARALDI, D. ; TEATRO, S. C. . Narrativas de Testemunho: ética, estética e política. 2018
    • SANTOS, S. ; MARÇAL, Marcia R. . Entrevista com o escritor Santiago Santos. 2016 Presencial
    • MARÇAL, Marcia R. . Seminário em Estudos Literários: Perspectivas sobre a modernidade. 2017 (UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso))
    • MARÇAL, Marcia R. . La puntuación en Lengua Española. 2017 (LA CONSEJERÍA DE EDUCACIÓN DE LA EMBAJADA DE ESPAÑA EN BRASIL)
    • MARÇAL, Marcia R. . La literatura y la cultura en las clases de ELE. 2013 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP))
    • MARÇAL, Marcia R. . A modernidade de Don Quijote de la Mancha de Miguel de Cervantes. 2021 (Instituto de Linguagens - UFMT)
    • MARÇAL, Marcia R. . Dos cuestiones de reflexión en la obra de Semprún: la memoria y la relación entre arte y verdad. 2007
    • BRUNO, F. A. T. C. ; AGUIAR, A. A. ; MARÇAL, Marcia R. ; GALLARDO, I. M. ; SILVA, G. R. ; LUCIANO, F. . De un género a otro: la didáctia de la transformación. 2014 (Livro didático)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: PIBID (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. .
      Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Tem como objetivo a formação do graduando de licenciatura, no caso em Letras-Língua Espanhola, e a integração do ensino superior com o básico em um projeto e atuação cooperativa.
    • Nome do projeto: A produção literária latino-americana e espanhola dos séculos XX e XXI sob a perspectiva das noções de modernidade/modernismo/moderno e pós-modernidade/pós-modernismo/pós-moderno (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal selecionar e estudar, sob uma perspectiva crítica e problematizadora, obras literárias, sobretudo narrativas e, dentre as quais, romances, canônicas e não canônicas, hispanas e brasileiras, dos séculos XX e XXI, que podem ser identificadas e aproximadas às noções de modernidade/ modernismo/ moderno e pós-modernidade/ pós-modernismo e pós-moderno, a fim de examinar a validade, eficácia, limitações, paradoxos, contradições, implicações e insuficiências desses termos como instrumentos teóricos e modelos de análise e de classificação da da produção literária hispana e brasileira desse período. Para tanto, empregaremos, combinados entre si, o método de análise de aplicação teórica e o método de análise sócio-histórico. Em relação ao temas da pós-modernidade e do pós modernismo, tomamos como referências e corpus teórico de estudo iniciais os seguintes textos e autores: ?Sobre el postmodernismo (1986)?, capítulo do livro Cinco caras de la modernidad ? modernismo, vanguardia, decadencia, kitsch, postmodernismo, de Matei Calinescu; o livro Condição pós-moderna de David Harvey; Os cinco paradoxos da modernidade de Antoine Compagnon; ?O Scriptor Ludens entre Moderno e Pós-Moderno?, capítulo do livro Dialéticas da Transgressão de Wladimir Krysinski; os livros Modernidade e Ambivalência e O mal-estar da pós-modernidade de Zigmunt Bauman; Culturas Híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad, livro de Néstor García Canclini; o livro 1492: o encobrimento do outro (a origem do ?Mito da Modernidade?) e o artigo ?Europa, modernidade e eurocentrismo? de Enrique Dussel; A Condição Humana de Hannah Arendt; o artigo ?El pluralismo en una perspectiva postmoderna? de Ihab Hassan; A identidade cultural na pós-modernidade de Stuart Hall; As Ilusões do pós-modernismo de Terry Eagleton; O mal-estar no pós-modernismo: teorias e práticas de E. Ann Kaplan; Una poética del postmodernismo de Linda Hutcheon; e Modernização dos sentidos de Hans Ulrich Gumbrecht. Cabe ainda dizer que a elaboração dessa pesquisa parte da percepção de que o campo teórico e discursivo construído em prol ou contra as ideias, noções ou conceitos de modernidade/modernismo/moderno e pós-modernidade/pós-modernismo e pós-moderno, historicamente voltado ao exame das literaturas europeias e norte-americanas, sofre uma nova inflexão e mudança em relação ao questionamento da vigência e da validade de tais nomenclaturas, em termos de modelos e instrumentos de análise literária, quando da sua aplicabilidade à produção romanesca e narrativa da América Latina e da Espanha, durante os séculos XX e XXI.
    • Nome do projeto: I Semana de Letras e I Festival de Literatura: epistemes para ler o mundo (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. , CARBONIERI, D. , COVEZZI, P. D. M. M. , MIRANDA, L. N. .
    • Nome do projeto: Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol UFMT (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. , JESUS, P. D. D. M. , MIRANDA, L. N. , ZAGOTO, L. .
    • Nome do projeto: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. .
      Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto: A Literatura e a Cultura nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE).O Subprojeto de PIBID Literatura e Cultura nas aulas de ELE propõe estudar literatura e cultura nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) tendo como objetivo a articulação entre um conhecimento teórico sobre linguística, literatura, metodologia de pesquisa e educação e um conhecimento prático sobre ensino e método de pesquisa. Tais experiências se fundamentam em uma concepção de ensino que vise a uma ação político-educacional apoiada na realidade em que os aprendizes se encontram inseridos e a uma aproximação dos cursos de Letras às práticas de ensinos médio e fundamental.
    • Nome do projeto: Os escritores finisseculares espanhóis e sua relação com a Modernidade e a Tradição (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a relação dos escritores finisseculares espanhóis, mais particularmente um grupo formado principalmente por escritores como Miguel de Unamuno, José Martínez Ruiz, Pío Baroja, Valle-Inclán, Antonio Machado e Maeztu, com o tema da Modernidade e da Tradição, tentando traçar o que pensam tais escritores sobre a Modernidade, como a percebem e a sentem, e como isso influencia sua visão de mundo, de homem, de vida, sua concepção acerca do papel da literatura e da arte na sociedade; enfim, como essa relação histórica com a ideia da Modernidade determina sua própria constituição enquanto grupo literário e sua inserção no Modernismo. Para tal investigação, o estudo das inovações formais desses escritores implica um conteúdo que informa a respeito do seu pensamento sobre a Modernidade e a Tradição, na medida em que também informa com relação à sua concepção de mundo, de homem, de vida, de literatura e de romance. A princípio, nos deteremos em suas obras romanescas, em dois romances de dois autores, a saber, Paz en la Guerra e Amor y Pedagogía de Miguel de Unamuno e La voluntad e Antonio Azorín de José Martínez Ruiz, mas também estudaremos os ensaios e os artigos periodísticos de tais autores.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Instituto Cervantes de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2011 ).
        Outras informações: professora de espanhol
    • Español en el Campus:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Ítalo Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: professora de espanhol para C. Secretariado
    • EEPSG Alípio de Oliveira e Silva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1993 - 1994 ).
        Outras informações: professora II
    • EEPG Prof. Amilton Sugga Gallego:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1994 - 1996 ).
        Outras informações: Professora II
    • EEPSG Professor Pedro Fonseca:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Professora II
    • Canadian Centre for Activity and Aging:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1998 ).
        Outras informações: auxiliar de ensino
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Ministrou aulas nos seguintes cursos: Letras Licenciatura Português Espanhol; Letras Tradutor Intérprete Português Espanhol; Secretariado Executivo Bilíngue; Negocios Securitarios e Inmobiliarios
        Outras informações: Professora Ensino Superior
    • Fatec São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Universidade Federal de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Revisão de Resumos em Língua Espanhola
    • Pink and Blue:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2000 ).
        Outras informações: Preparação de material didático
        Outras informações: Professora de Espanhol
    • UP Language Consultants:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Produção de material didático. Produtora de Oficinas e mini-cursos aos professores da escola.
        Outras informações: Professora de Espanhol