Não autenticado |

Marcia Romero Marçal

    • Tenho graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo. Fui bolsista da Capes durante o mestrado e da CNPq durante o doutorado. Realizei, em 2007, estudos na Espanha, como bolsista de um programa de formação permanente de pesquisadores da Fundación Carolina. Atuei como coordenadora do PIBID em 2014 e do Curso de Letras Português e Espanhol e respectivas literaturas da UFMT de 2019 a 2021. Estive credenciada ao PPGEL-UFMT no período de 2016 a 2022. Atualmente, sou professora do Departamento de Letras do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UFPE. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Espanhola Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes campos: Literatura do pós-guerra, Ana María Matute, Literatura de testemunho, Jorge Semprún, Literatura e Modernidade, Miguel de Unamuno e Literatura espanhola contemporânea escrita por mulheres.

       

      Links:    

    • Literatura, Sociedade e Identidades
    • MARÇAL, Marcia R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; LUCIANO, F. ; SILVA, G. R. ; GALLARDO, I. M. ; AGUIAR, A. A. . De un género a otro: la didáctica de la transformación. Brasília : Secretaría de la Embajada de España, Secretaría General Técnica, 2014 . 166p. ISBN: 9788567535043.
    • MARÇAL, Marcia R. . ?Los fusilamientos de la Moncloa?, poema de Manuel Machado: uma tradução intersemiótica da representação da catástrofe na modernidade ABEHACHE , v. 1 , p. 197 - 211 , 2022. ISSN: 22383026.
    • MARÇAL, Marcia R. . O pensamento de Miguel de Unamuno sobre a Modernidade: europeização, urbanização e progresso POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 27 , p. 10 - 32 , 2020. ISSN: 0104687X.
    • MARÇAL, Marcia R. . A desbanalização das formas de violência da vida contemporânea na poesia de Divanize Carbonieri: 'Entraves': tidiana TEXTO POÉTICO , v. 15 , p. 131 - 136 , 2019. ISSN: 18085385.
    • MARÇAL, Marcia R. . Literatura de testemunho: o caso de Jorge Semprún POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 26 , p. 132 - 153 , 2019. ISSN: 22376844.
    • MARÇAL, Marcia R. ; VIERIA, M. C. M. . REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE TRANSCULTURAÇÃO: DA ANTROPOLOGIA DE FERNANDO ORTIZ À INSERÇÃO NA LITERATURA LATINO-AMERICANA POR ÁNGEL RAMA, IDENTIFICADA NA OBRA DE RICARDO GUILHERME DICKE Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 11 , p. 478 - 495 , 2019. ISSN: 21769125.
    • MARÇAL, Marcia R. . A imanência e a transcendência e outras relações dialéticas em San Manuel Bueno, mártir, de Miguel de Unamuno REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS , v. 15 , p. 289 - 304 , 2017. ISSN: 21761841.
    • MARÇAL, Marcia R. . A ambivalência do duplo papel do censurador inquisitorial e do crítico literário no escrutínio dos livros da biblioteca no Quixote Contexto , v. 29 , p. 102 - 136 , 2016. ISSN: 23589566.
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho literário e La escritura o la vida na literatura: a história da precariedade da forma Letras de Hoje (Online) , v. 49 , p. 461 - 470 , 2014. ISSN: 19847726.
    • MARÇAL, Marcia R. . O exílio, a memória e a relação entre arte e história na obra de Jorge Semprún Revista Alere , v. 8 , p. 101 - 126 , 2013. ISSN: 21761841.
    • MARÇAL, Marcia R. . Testemunho e literatura através de Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos Alere , v. 5 , p. 123 - 138 , 2012. ISSN: 21761841.
    • MARÇAL, Marcia R. . O modo de representação irônico no uso de arquétipos literários em dois contos breves de Ana María Matute Guavira Letras , v. 15 , p. 282 - 300 , 2012. ISSN: 19801858.
    • MARÇAL, Marcia R. . La fuerza de lo simbólico y tradicional en un cuento breve de Ana María Matute Artifara (Torino) , v. 11 , p. 109 - 117 , 2011. ISSN: 1594378X.
    • MARÇAL, Marcia R. . A prosa poética de Clarice Lispector sob uma leitura bachelardiana Revista Olho d'água , v. 1 , p. 23 - 37 , 2010. ISSN: 21773807.
    • MARÇAL, Marcia R. . Cadernos de Infância de Norah Lange e a forma equilibrada de ruptura com a ordem tradicional Caracol , v. 1 , p. 188 - 192 , 2010. ISSN: 21781702.
    • MARÇAL, Marcia R. . A tensão entre o fantástico e o maravilhoso FRONTEIRAZ , v. 3 , p. 1 - 8 , 2009. ISSN: 19834373.
    • MARÇAL, Marcia R. . Uma história de (in)visibilidade lésbica. Corpos Transgressores: políticas de resistências, v. , p. 207 - 218, 2018.
    • MARÇAL, Marcia R. . A essência de uma experiência indelével em La escritura o la vida, de Jorge Semprún. Literatura Espanhola de Hispanismo 2004, v. 1, p. 199 - 210, 2004.
    • MARÇAL, Marcia R. . Los espacios de luz y sombra en Primera memoria, de Ana Maria Matute. Hispanismo 2000, v. 1, p. 439 - 445, 2001.
    • MARÇAL, Marcia R. . Tiro ao alvo . Diário de Cuiabá , Cuiabá , 30 nov. 2018.
    • MARÇAL, Marcia R. . Tia . Ruido Manifesto , , 17 out. 2018.
    • MARÇAL, Marcia R. . Livro de Cabeceira ? João Ternura, Aníbal Machado . Caderno de Cultura de Diário da Serra. Nódoa no Brim , Tangará da Serra - MT , 31 jan. 2014.
    • MARÇAL, Marcia R. . Jorge SemprúnTestemunho e reflexão . O GLOBO , Rio de Janeiro - Brasil , 18 jun. 2011.
    • MARÇAL, Marcia R. . A transformação de gêneros discursivos e tipos textuais em aula de espanhol. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação , 2009 , Araraquara. Anais do IV EIDE. Araraquara : , 2009. p. 1 - 1.
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho literário de Jorge Semprún e a dialética entre ficção e realidade. In: V Congresso Brasileiro e I Internacional de Hispanistas , 2008 , Belo Horizonte. Literatura Espanhola Contemporânea. : , 2008.
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho dos sentidos da precariedade na obra La escritura o la vida. In: IV Congresso de Hispanistas , 2008 , Rio de Janeiro. Literatura Espanhola. : , 2008. p. 286 - 291.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • CARBONIERI, D. ; MARÇAL, Marcia R. . Passagem estreita. Cuiabá : Carlini & Caniato , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MARÇAL, Marcia R. . Revista Palimpsesto. 2018 (Parecer)
    • MARÇAL, Marcia R. . Relato de Experiência: a relação entre o PIBID e o profissional de Letras. 2014 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . O PIBID DE LÍNGUA ESPANHOLA NA UFMT: TRÊS ETAPAS DE UMA TRAJETÓRIA. 2015 (Comunicacao)
    • MARÇAL, Marcia R. . 'O projeto estético de Na eternidade sempre é domingo (2015), de Santiago Santos. 2018 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . Literatura de Testemunho e Jorge Semprún. 2018 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . LAS FLASHFICTION DE SANTIAGO SANTOS: UNA NUEVA EXPRESIÓN SINGULAR Y CRÍTICA DEL UNIVERSO POSTMODERNO. 2018 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. ; UNEMAT-PRESIDENTE, P. D. T. Y. M. ; MELO, D. I. F. . Modernismo: 'Cinco caras da modernidade' (Calinescu). 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. ; UNEMAT-PRESIDENTE, P. D. T. Y. M. ; MELO, D. I. F. . Trabalho com o poema e a pintura: Los fusilamientos de la Moncloa (M. Machado e Goya). 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. ; UNEMAT-PRESIDENTE, P. D. T. Y. M. ; MELO, D. I. F. . Filosofia e Intuição Poética na Modernidade (Francisco Leopoldo e Silva). 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. ; UNEMAT-PRESIDENTE, P. D. T. Y. M. ; MELO, D. I. F. . Manifesto Comunista (Marx). 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. ; MIYAZAKI, D. T. Y. ; MELO, D. I. F. . Conceito de Modernidade de Max Weber, Iluminismo: modernidade triunfante e 'Tudo que é sólido desmancha no ar'. 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . Uma história de (in)visibilidade lésbica. 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . ?A visão de Modernidade de Miguel de Unamuno em três ensaios: ?Sobre la Europeización?, ?La vida es sueño? e ?Ciudad y Campo??. 2017 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . La puntuación en Lengua Española. 2017 (Conferência)
    • MARÇAL, Marcia R. . O debate teórico na história literária espanhola entre o conceito de Generación de 98 e Modernismo. 2016 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . Los espacios de luz y sombra en Primera memoria, de Ana Maria Matute. 2000 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . A essência de uma experiência indelével em La escritura o la vida, de Jorge Semprún. 2004 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho dos sentidos da precariedade na obra La escritura o la vida, de Jorge Semprún. 2006 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . O testemunho literário de Jorge Semprún e a dialética entre ficção e realidade. 2008 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . Uma experiência como pesquisadora de literatura espanhola e docente língua espanhola. 2011 (Comunicacao)
    • MARÇAL, Marcia R. . Testemunho e Literatura através da alteridade em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos. 2011 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. . Uma interpretação da dúvida em San Manuel Bueno, mártir de Miguel de Unamuno e em Fronteira de Cornélio Penna. 2010 (Congresso)
    • MARÇAL, Marcia R. ; BARALDI, D. ; TEATRO, S. C. . Narrativas de Testemunho: ética, estética e política. 2018
    • SANTOS, S. ; MARÇAL, Marcia R. . Entrevista com o escritor Santiago Santos. 2016 Presencial
    • MARÇAL, Marcia R. . Seminário em Estudos Literários: Perspectivas sobre a modernidade. 2017 (UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso))
    • MARÇAL, Marcia R. . La puntuación en Lengua Española. 2017 (LA CONSEJERÍA DE EDUCACIÓN DE LA EMBAJADA DE ESPAÑA EN BRASIL)
    • MARÇAL, Marcia R. . La literatura y la cultura en las clases de ELE. 2013 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP))
    • MARÇAL, Marcia R. . A modernidade de Don Quijote de la Mancha de Miguel de Cervantes. 2021 (Instituto de Linguagens - UFMT)
    • MARÇAL, Marcia R. . Dos cuestiones de reflexión en la obra de Semprún: la memoria y la relación entre arte y verdad. 2007
    • BRUNO, F. A. T. C. ; AGUIAR, A. A. ; MARÇAL, Marcia R. ; GALLARDO, I. M. ; SILVA, G. R. ; LUCIANO, F. . De un género a otro: la didáctia de la transformación. 2014 (Livro didático)
    • Nome do projeto: PIBID (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. .
      Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Tem como objetivo a formação do graduando de licenciatura, no caso em Letras-Língua Espanhola, e a integração do ensino superior com o básico em um projeto e atuação cooperativa.
    • Nome do projeto: Os escritores finisseculares espanhóis e sua relação com a Modernidade e a Tradição (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a relação dos escritores finisseculares espanhóis, mais particularmente um grupo formado principalmente por escritores como Miguel de Unamuno, José Martínez Ruiz, Pío Baroja, Valle-Inclán, Antonio Machado e Maeztu, com o tema da Modernidade e da Tradição, tentando traçar o que pensam tais escritores sobre a Modernidade, como a percebem e a sentem, e como isso influencia sua visão de mundo, de homem, de vida, sua concepção acerca do papel da literatura e da arte na sociedade; enfim, como essa relação histórica com a ideia da Modernidade determina sua própria constituição enquanto grupo literário e sua inserção no Modernismo. Para tal investigação, o estudo das inovações formais desses escritores implica um conteúdo que informa a respeito do seu pensamento sobre a Modernidade e a Tradição, na medida em que também informa com relação à sua concepção de mundo, de homem, de vida, de literatura e de romance. A princípio, nos deteremos em suas obras romanescas, em dois romances de dois autores, a saber, Paz en la Guerra e Amor y Pedagogía de Miguel de Unamuno e La voluntad e Antonio Azorín de José Martínez Ruiz, mas também estudaremos os ensaios e os artigos periodísticos de tais autores.
    • Nome do projeto: A produção literária latino-americana e espanhola dos séculos XX e XXI sob a perspectiva das noções de modernidade/modernismo/moderno e pós-modernidade/pós-modernismo/pós-moderno (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal selecionar e estudar, sob uma perspectiva crítica e problematizadora, obras literárias, sobretudo narrativas e, dentre as quais, romances, canônicas e não canônicas, hispanas e brasileiras, dos séculos XX e XXI, que podem ser identificadas e aproximadas às noções de modernidade/ modernismo/ moderno e pós-modernidade/ pós-modernismo e pós-moderno, a fim de examinar a validade, eficácia, limitações, paradoxos, contradições, implicações e insuficiências desses termos como instrumentos teóricos e modelos de análise e de classificação da da produção literária hispana e brasileira desse período. Para tanto, empregaremos, combinados entre si, o método de análise de aplicação teórica e o método de análise sócio-histórico. Em relação ao temas da pós-modernidade e do pós modernismo, tomamos como referências e corpus teórico de estudo iniciais os seguintes textos e autores: ?Sobre el postmodernismo (1986)?, capítulo do livro Cinco caras de la modernidad ? modernismo, vanguardia, decadencia, kitsch, postmodernismo, de Matei Calinescu; o livro Condição pós-moderna de David Harvey; Os cinco paradoxos da modernidade de Antoine Compagnon; ?O Scriptor Ludens entre Moderno e Pós-Moderno?, capítulo do livro Dialéticas da Transgressão de Wladimir Krysinski; os livros Modernidade e Ambivalência e O mal-estar da pós-modernidade de Zigmunt Bauman; Culturas Híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad, livro de Néstor García Canclini; o livro 1492: o encobrimento do outro (a origem do ?Mito da Modernidade?) e o artigo ?Europa, modernidade e eurocentrismo? de Enrique Dussel; A Condição Humana de Hannah Arendt; o artigo ?El pluralismo en una perspectiva postmoderna? de Ihab Hassan; A identidade cultural na pós-modernidade de Stuart Hall; As Ilusões do pós-modernismo de Terry Eagleton; O mal-estar no pós-modernismo: teorias e práticas de E. Ann Kaplan; Una poética del postmodernismo de Linda Hutcheon; e Modernização dos sentidos de Hans Ulrich Gumbrecht. Cabe ainda dizer que a elaboração dessa pesquisa parte da percepção de que o campo teórico e discursivo construído em prol ou contra as ideias, noções ou conceitos de modernidade/modernismo/moderno e pós-modernidade/pós-modernismo e pós-moderno, historicamente voltado ao exame das literaturas europeias e norte-americanas, sofre uma nova inflexão e mudança em relação ao questionamento da vigência e da validade de tais nomenclaturas, em termos de modelos e instrumentos de análise literária, quando da sua aplicabilidade à produção romanesca e narrativa da América Latina e da Espanha, durante os séculos XX e XXI.
    • Nome do projeto: I Semana de Letras e I Festival de Literatura: epistemes para ler o mundo (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. , CARBONIERI, D. , COVEZZI, P. D. M. M. , MIRANDA, L. N. .
    • Nome do projeto: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. .
      Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto: A Literatura e a Cultura nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE).O Subprojeto de PIBID Literatura e Cultura nas aulas de ELE propõe estudar literatura e cultura nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) tendo como objetivo a articulação entre um conhecimento teórico sobre linguística, literatura, metodologia de pesquisa e educação e um conhecimento prático sobre ensino e método de pesquisa. Tais experiências se fundamentam em uma concepção de ensino que vise a uma ação político-educacional apoiada na realidade em que os aprendizes se encontram inseridos e a uma aproximação dos cursos de Letras às práticas de ensinos médio e fundamental.
    • Nome do projeto: Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol UFMT (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MARÇAL, Marcia R. , JESUS, P. D. D. M. , MIRANDA, L. N. , ZAGOTO, L. .
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Instituto Cervantes de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2011 ).
        Outras informações: professora de espanhol
    • Español en el Campus:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Ítalo Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: professora de espanhol para C. Secretariado
    • EEPSG Alípio de Oliveira e Silva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1993 - 1994 ).
        Outras informações: professora II
    • EEPG Prof. Amilton Sugga Gallego:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1994 - 1996 ).
        Outras informações: Professora II
    • EEPSG Professor Pedro Fonseca:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Professora II
    • Canadian Centre for Activity and Aging:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1998 ).
        Outras informações: auxiliar de ensino
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Ministrou aulas nos seguintes cursos: Letras Licenciatura Português Espanhol; Letras Tradutor Intérprete Português Espanhol; Secretariado Executivo Bilíngue; Negocios Securitarios e Inmobiliarios
        Outras informações: Professora Ensino Superior
    • Fatec São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Universidade Federal de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Revisão de Resumos em Língua Espanhola
    • Pink and Blue:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2000 ).
        Outras informações: Preparação de material didático
        Outras informações: Professora de Espanhol
    • UP Language Consultants:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Produção de material didático. Produtora de Oficinas e mini-cursos aos professores da escola.
        Outras informações: Professora de Espanhol