Não autenticado |

Ligia Maria Camargo Silva Cortez

    • Lígia Cortez é Doutora em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2018) com a tese ?De Asja Lacis à Casa do Teatro: teoria e práticas do teatro com e para crianças?. Atriz, diretora teatral, arte-educadora, professora e pesquisadora. Participou dos grupos Macunaíma (dirigido por Antunes Filho), Teatro Oficina (dirigido por José Celso Martinez Corrêa), entre outros. Foi professora convidada na disciplina de Direção de Atores do Curso Superior de Audiovisual da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É diretora do Célia Helena Centro de Artes e Educação (Escola Superior de Artes Célia Helena, Teatro-escola Célia Helena e Casa do Teatro). Atua na área de Artes com ênfase em Teoria do Teatro, Teatro Latino-Americano, Interpretação em Teatro e em Audiovisual, Teatro com Crianças, Teatro Político e Pedagogia do Teatro.

       

      Links:    

    • BARBOSA, Marcos ; Gregory Burke ; POSSOLO, Hugo ; CORTEZ, L. . Conexões 2014: Nova Dramaturgia para Jovens publicação bilingue português/inglês. São Paulo : Escola Superior de Artes Célia Helena, 2014 . 400p. ISBN: 9788563969057.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • CORTEZ, L. ; ALMEIDA, Jorge (M. B.) de . The Relevance of Asja Lacis's Kindertheater today: A Brazilian Perspective. Kulturas Krustpunkti , v. 8 , p. 139 - 145 , 2016. ISSN: 16913019.
    • CORTEZ, L. ; PINHEIRO, L. . Texto sobre Lenise Pinheiro em TEATRO OFICINA: FOTOGRAFIAS, de Lenise Pinheiro. São Paulo : Imprensa Oficial do estado de São Paulo , 2014 (livro)
    • CORTEZ, L. . Raul Cortez - Sem Medo de Se Expor.. : , 2007 (Participação no livro Raul Cortez - Sem Medo de Se Expor. Coleção Aplauso.)
    • CORTEZ, L. . Fotografia de Palco. : , 2008 (Participação no livro Fotografia de Palco)
    • CORTEZ, L. . Celia Helena - Uma Atriz Visceral.. : IMESP , 2010 (Participação no livro Celia Helena - Uma Atriz Visceral. Coleção Aplauso.)
    • CORTEZ, L. . Aprendi com meu Pai. : , 2010 (Participação no livro Aprendi com meu Pai)
    • CORTEZ, L. ; CALDAS, J. ; SIQUEIRA, J. R. ; ESTEVES, J. ; VARGAS, M. T. ; TELESI, S. F. S. . Teatros, por João Caldas. São Paulo : Terceiro Nome , 2013 (Participação no livro Teatros, por João Caldas)
    • CORTEZ, L. . Festival Ibero Americano de Artes Cênicas de Santos - MIRADA. 2012 (Consultoria)
    • CORTEZ, L. . Participação em 'Co-Creation Symposium MEETING Performing Arts and Landscape', Education on Theatre in Brazil. 2016 (Comunicacao)
    • CORTEZ, L. . Participação em 'Co-Creation Symposium MEETING Performing Arts and Landscape'. Organização pela Stockholm Academy of Dramatic Arts.. 2016 (Simposio)
    • CORTEZ, L. . Jornal Estadão - Por ser uma atividade de corpo presente, o teatro provoca embates.. 2013
    • CORTEZ, L. . Rádio Cultura - Montagem brasileira de ?A Dama do Mar? traz o americano Robert Wilson na direção de elenco.. 2013
    • CORTEZ, L. . Programa do Jô. 2014 Televisão
    • Irene Ravache ; Mario Conti ; CORTEZ, L. . Roda Viva - Irene Ravache. 2014 Televisão
    • Juca de Oliveira ; CORTEZ, L. . Roda Viva- Juca de Oliveira. 2014 Televisão
    • CORTEZ, L. . Programa: SUPER LIBRIS. Episódio: Teatro é literatura?. 2015 Televisão e Internet
    • CORTEZ, L. ; BARNABE, A. . Entrevista com Arrigo Barnabé - Supertônica - Lígia Cortez em jogos de cena. 2015 Rádio Cultuta FM
    • CORTEZ, L. . Entrevista para revista Pais e Filhos 'Criança já nasce fazendo arte'. 2017 Web
    • CORTEZ, L. ; BARI, A. ; CORTEZ, R. ; DOBAL, R. ; CANDIDO, M. F. . Entrevista para o programa Persona em Foco: Raul Cortez, da TV Cultura. Apresentação de Atílio Bari, com participação de Renato Borghi, Antunes Filho, Eva Wilma, Etty Fraser, Rubens Ewald Filho, Ruy Cortez, Renato Dobal e Maria Fernanda Cândido.. 2017 Televisão e Web
    • CORTEZ, L. . Participação no Programa Inspirações do Canal Arte1, com leitura de poema e entrevista sobre Wislawa Szymborska. 5'23''. 2017 Televisão e Web
    • CORTEZ, L. . Ciclo de leituras dramáticas de peças britânicas em parceria com a Cultura Inglesa de São Paulo. Direção: Chiquinho Medeiros.. 2012 ()
    • CORTEZ, L. . Seminário Arte e Cultura Contemporâneas. Professor palestrante Jorge Louraço.. 2012 ()
    • CORTEZ, L. . Simposium de Dramaturgia Brasileña Contemporánea - Delegavión Coyoacán Colegio de Literatura Dramatica y Teatro de FFyl UNAM - Mexico e Escuela Superior de Artes Célia Helena de São Paulo/Brasil.. 2011 ()
    • CORTEZ, L. . Julho 2010 - Improvisação Teatral - Teatro esporte - com Frank Totino. 2010 ()
    • CORTEZ, L. . Os fundamentos de Stanislavski - VIII Encontro sobre o trabalho do ator.. 2010 ()
    • CORTEZ, L. . Teatro latino-americano: rumos e aproximações.. 2011 ()
    • CORTEZ, L. . Tchekhov 150 anos - Palestras. 2010 ()
    • CORTEZ, L. . Aula especial sobre Teatro Russo - Profª Elena Vássina. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Workshop intensivo sobre o Método da memória sensorial, com Robert Castle, professor do Lee Strasberg Institute.. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . A experiência do sistema de Stanislavski em Moscou: vivência e composição no trabalho - Prof. Ruy Cortez. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Palestra com Nydia Lícia, atriz, escritora e diretora teatral - O percusro do ator do TBC aos dias de hoje. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Palestra com Jorge Louraço Figueira, dramaturgo, crítico português e professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - ESMAE do Porto/Portugal. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . O trabalho técnico de voz e corpo, com Ana Kfouri.. 1993 ()
    • CORTEZ, L. . Palestra: A Imaginação Criadora, ministrada pelo filósofo e pensador José Américo Motta Pessanha.. 1993 ()
    • CORTEZ, L. . Compreendendo as faixas etárias, com Odete Coster, psicanalista.. 1993 ()
    • CORTEZ, L. . A formação do ator. Encontros de estudos com Hamilton Vaz Pereira; Análise e Interpretação do Texto Teatral. Texto selecionado para análise: ?Antígone?, de Anhouil, com Nydia Lícia; O Mundo da Interpretação, com Rubens Corrêa.. 1995 ()
    • CORTEZ, L. . Curso de Aprofundamento do Texto Teatral, com Raul Cortez e Roberto Lage.. 1997 ()
    • CORTEZ, L. . Ciclo de Palestras em comemoração aos 25 anos do Teatro-escola Celia Helena. Tema: O Ator e o Pensamento Criador.. 2002 ()
    • CORTEZ, L. . A formação do ator. Palestras com Valentin Teplyakov, Decano da Academia Russa de Arte Teatral; O corpo do ator, com Karen Wentworth, mestre na Técnica Alexander; O ator-autor, com Antonio Mercado, diretor brasileiro lotado na Universidade de Coimbra.. 2002 ()
    • CORTEZ, L. . Lançamento do Livro: Teatro da América Latina. 2004 ()
    • CORTEZ, L. . Iniciação à metodologia de trabalho durante os ensaios do Théâtre du Soleil com Juliana Carneiro da Cunha.. 2004 ()
    • CORTEZ, L. . Jornadas de Dramaturgia: Cinco Reflexões em torno da Dramaturgia, com Luís Alberto de Abreu. 2004 ()
    • CORTEZ, L. . Fundamentos do Método de Stanislavski ? Oficina teatral com Valentin Vassilyevitch Teplyakov. 2004 ()
    • CORTEZ, L. . Dramaturgia de Abílio Pereira de Almeida, com Silnei Siqueira.. 2004 ()
    • CORTEZ, L. . workshop com Juliana Carneiro da Cunha. O processo de criação do Théâtre du Soleil.. 2005 ()
    • CORTEZ, L. . - Palestras sobre o teatro moderno.. 2006 ()
    • CORTEZ, L. . Workshop com Rena Mirecka ? artista do The Grotowski Centre. 2007 ()
    • CORTEZ, L. . Projeto Caixa Cênica ? Memória do Teatro ? Homenagem a Raul Cortez.. 2007 ()
    • CORTEZ, L. . Seminário: A formação do ator ? Célia Helena Teatro-escola e Centro Cultural SP. 2007 ()
    • CORTEZ, L. . Palestra sobre o Método da memória sensorial, com Roberto Castle, diretor de Lee Strasberg Institute.. 2008 ()
    • CORTEZ, L. . Masterclass e apresentação de cenas e estudos realizados no curso Os Fundamentos do Sistema de Stanislavski com Valentin Teplyakov.. 2008 ()
    • CORTEZ, L. . Curso sobre Os Fundamentos do Sistema de Stanislavski, com Valentin Teplyakov, professor de interpretação da Academia Russa de Arte Teatral-GITIS.. 2008 ()
    • CORTEZ, L. . Palestra com o ator e diretor italiano Gigi dall´Aglio, realizada no Teatro SESC Consolação. Tema: O processo colaborativo utilizado na montagem de Gaviões e passarinhos, de Pier Paolo Pasolinii.. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Palestra com Gigi Dall´Aglio, realizada na sede da FUNARTE/São Paulo.Tema: Diálogos e a prática do teatro como instrumento de conhecimento. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Palestra com Gigi Dall´Aglio, realizada na sede da FUNARTE/São Paulo. Tema: A relação entre estética e a política financeira: uma experiência pessoal. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Semana aberta para 20 ouvintes (10 estudantes e 10 profissionais) para acompanhar o processo de montagem, de Gaviões e passarinhos, de Pier Paolo Pasolini, com o diretor Gigi Dall?Aglio.. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Workshop com proposta de montagem do texto adaptado para teatro Gaviões e passarinhos, de Pier Paolo Pasolini, sob a direção do ator e diretor italiano, Gigi Dall´Aglio, professor de teatro da Universidade de Arquitetura de Veneza.. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Oficina de Dramaturgia do Ritual, com Jorge Louraço Figueira. 2009 ()
    • CORTEZ, L. . Workshop intensivo sobre o Método da memória sensorial, com Robert Castle, professor do Lee Strasberg Institute.. 2008 ()
    • CORTEZ, L. . Workshop sobre screen acting ? a atuação para a câmera, com o diretor britânico Jonathan Martin.. 2013 (Escola Superior de Artes Célia Helena)
    • CORTEZ, L. ; RODRIGUES, M. A. ; YAZBEK, S. ; BARBOSA, Marcos ; OTANI, D. ; DORIA, J. ; OLIVEIRA, N. . Seminário São Paulo - Cena contemporânea. 2015 (Escola Superior de Artes Célia Helena)
    • CORTEZ, L. . Organização de curso internacional de curta duração: Workshop Meeting Place: Performing Arts and Landscape. Cooperação internacional: Stockholm Academy of Dramatic Arts (SADA) e Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). Apoio: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). 2016 (Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH))
    • CORTEZ, L. . Organização de curso internacional de curta duração: Workshop Meeting Place: Performing Arts and Landscape. Cooperação internacional: Stockholm Academy of Dramatic Arts (SADA) e Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). Apoio: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). 2017 (Escola Superior de Artes Célia Helena)
    • CORTEZ, L. . Organização do evento '40 anos do Célia Helena Centro de Artes e Educação' com debate sobre a importância da mulher na cena brasileira, no Unibes Cultural.. 2017 (Escola Superior de Artes Célia Helena)
    • CORTEZ, L. . Curso intensivo de atuação: Apresentação e Representação. Direção Alberto Villarreal.. 2011 ()
    • CORTEZ, L. . Vivenciando o Teatro. 2014 (Escola Superior de Artes Célia Helena)
    • Nome do projeto: Experimentos artístico-pedagógicos realizados por meio de práticas teatrais. (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORTEZ, L. .
      Descrição: A pesquisa investiga os vínculos entre teatro, teatro para crianças e adolescentes e dramaturgia contemporânea para jovens, tendo como eixo o pensamento e as práticas teatrais desenvolvidas na Rússia, no início do século XX.
    • CORTEZ, L. . A dramaturgia e a criança no teatro. 2014 - Texto de abertura do catálogo da temporada de apresentações da casa do teatro 2014
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Arte Educação
        Nome da Instituição: Faculdade Claretiano
        Título: O trabalho em teatro com crianças.
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Psicologia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1982
        Status do curso: Incompleto
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Célia Helena Teatro-escola:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - Atual ).
        Outras informações: Docência no ensino formal
    • Casa do Teatro:
      • Tipo de vínculo: Livre (1983 - Atual ).
        Outras informações: Docência no ensino não formal
    • Museu de Arte Moderna:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2010 ).
        Outras informações: Coordenadora
    • Periódico Olhares - Escola Superior de Artes Célia Helena:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Nº 1 - 2009 Sumário: A iniciação do ator Pedagogia do ator: Uma pedagogia da memória-ação O Campo de Visão e o corpo-perceptivo O caminho do homem ao ator e o retorno Stanislávski: ética, estética e gramática Processos coletivos: O processo colaborativo como modo de criação Autoria coletiva Trabalhos de mesa: A mesa para a cena? O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues O trabalho de mesa entre as décadas de 1940 e 1960 Dramaturgia latino-americana: Daniel Veronese: um teatro da falta Mulheres sonharam cavalos Memória: O grande sonho do guerreiro da quimera: testro-escola como um ideal Técnica: Davi de Brito: a trajetória de um iluminador Interculturalismo: Gigi Dall'Aglio: a origem do projeto Gigi Dall'Aglio e o processo de montagem de Gaviões e passarinhos no Brasil Retrato: Clayde Yáconis, profissão: atriz Nº2 - 2010 Sumário: Grotowski e os grotowskianos Pedagogia do ator: A metodologia de Keith Johnstone: uma linguagem para o teatro Os dez passos se separam palco e plateia Como fiz Contra todos O cômico e o popular na crítica da realidade social O trabalho da tradução no teatro: O trabalho da tradução no teatro A tradução no teatro O ato de traduzir Traduttore traditore A oralidade e a consciência da efemeridade A gramática nem sempre é dramática Dramaturgia latino-americana: Teatro hispano-americano do pós-guerra: esboço de abordagem Uma introdução ao teatro esquivo da esquiva Sabina Berman A seu bel-prazer Memória: As profecias de Plínio Marcos Vida, paixão e glória de Plínio Marcos O corpo e a carne Técnica: Entrevista com Luís Rossi Interculturalismo: Gjita, de Aicha Haroun El Yacoubi: uma dramaturgia do afeto A mulher e o teatro nos países do Magreb: Marrocos, Argélia e Tunísia Retrato: Daniela Thomas
    • Livro bilíngue: Nova dramaturgia para jovens. TECH:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Conexões 2007 Sumário: Osama, o homem-bomba do Rio Caco Barcellos Meio-fio Marcelo Rubens Paiva Treta no Jardim David Farr Peça de horror Judith Johnson Osama, the Rio suicide bomber Caco Barcellos In the gutter Marcelo Rubens Paiva Ruckus in the garden David Farr Scary play Judith Johnson Conexões 2008 Sumário: O primeiro vôo de Ícaro Luís Alberto de Abreu Na balada Noemi Marinho Bolo de noiva Mário Vianna Uma história de vampiro Moira Buffini Refugo Abi Morgan My Face Nigel Williams The First Flight of Icarus Luís Alberto de Abreu Clubbing Noemi Marinho The Wedding Cake Mário Viana A Vampire Story Moira Buffini Fugee Abi Morgan My Face Nigel Williams Conexões 2009 Sumário: Longe da Vista Chinesa Bosco Brasil Mistério na sala de ensaio Sérgio Roveri, inspirado em argumento de Gilberto Dimenstein Blecaute Davey Anderson Lindo de morrer Christopher William Hill Far from Vista Chinesa Bosco Brasil Mystery in the rehearsal room Sérgio Roveri, inspired in an idea by Gilberto Dimenstein Blackout Davey Anderson Heartbreak beautiful Christopher William Hill
    • Livro bilíngue: Nova dramaturgia para jovens. ESCH:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Livro: Teatro da América Latina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Peças: À direita de Deus pai - Enrique Buenaventura Orinoco - Emilio Carballido Ubu Presidente - Juan Larco Infiéis Marco Antonio de la Parra Tradução: Hugo Villavicenzio
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1999 - 2013 ).
        Outras informações: Atuou como Professora Convidada na disciplina Direção de Atores do Curso Superior de Audio Visual da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
        Outras informações: Professor conferencista
    • Escola Superior de Artes Célia Helena:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e Institucional (PDI) da Escola Superior de Artes Célia Helena, aprovada com conceito máximo (5) pela Comissão Avaliadora de Cursos de Graduação, designada pelo Ministério da Educação em julho de 2007.
        Outras informações: Diretora