Não autenticado |

Daniel Carlos Santos da Silva

    • Licenciado e Bacharel em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre pela Universidade de São Paulo (USP), na área de Literatura Espanhola Contemporânea. Atualmente é professor no Instituto Federal do Paraná, atuando no ensino de Língua Espanhola e Língua Portuguesa.

       

      Links:    

    • SILVA, D. C. S. . Sons da guerra civil espanhola no canto de Montserrat Roig. : Associação Brasileira de Hispanistas, 2018 . 146p. ISBN: 9788566188134.
    • SILVA, D. C. S. . Memória sobre estilhaços de bombas em Barcelona 452 F-Revista De Teoria De La Literatura Y Literatura Comparada , v. 26 , p. 117 - 133 , 2022. ISSN: 20133294.
    • SILVA, D. C. S. ; SANTOS, M. . Noche y niebla, revolvendo as ruínas de um tempo esquecido TODAS AS MUSAS: REVISTA DE LITERATURA E DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE (ONLINE) , v. 12 , p. 29 - 39 , 2021. ISSN: 21751277.
    • SILVA, D. C. S. . O canto amoroso de Montserrat Roig sobre o passado REVISTA (ENTRE PARÊNTESES) , v. 10 , p. 1 - 23 , 2021. ISSN: 22384502.
    • SILVA, D. C. S. . Olhos d?água. Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Pallas, 2016 TALLER DE LETRAS (SANTIAGO) , v. 67 , p. 249 - 253 , 2020. ISSN: 07160798.
    • SILVA, D. C. S. . Marçal, Maria- Mercè. Desglaç/ Degelo. Trad. Meritxell Hernando Marsal e Beatriz Regina Guimarães Barboza. Bragança Paulista: Urutau, 2019, 214p CARACOL (USP) , v. 20 , p. 710 - 718 , 2020. ISSN: 21781702.
    • SILVA, D. C. S. . (Des)amor, uma fronteira infernal LANDA , v. 9 , p. 71 - 94 , 2020. ISSN: 23165847.
    • SILVA, D. C. S. . Literatura e outras artes como formas de composição da memória Palimpsesto , v. 18 , p. 473 - 489 , 2019. ISSN: 18093507.
    • SILVA, D. C. S. . O olhar sobre o pós-guerra civil espanhola através do caleidoscópio ABEHACHE , v. 12 , p. 90 - 107 , 2017. ISSN: 22383026.
    • SILVA, D. C. S. . O percurso dos salmões e o processo da memória ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 17 , p. 251 - 264 , 2016. ISSN: 19831048.
    • SILVA, D. C. S. . O intelectual ficcionalizado em 'Madre, no entiendo a los salmones' Revista Versalete , v. 2 , p. 192 - 204 , 2014. ISSN: 23181028.
    • SILVA, D. C. S. ; PEDRA, N. T. S . Literatura espanhola contemporânea: mulheres, Etxebarria, prozac e dúvidas Eletras (UTP) , v. 23 , p. 75 - 85 , 2011. ISSN: 18089119.
    • SILVA, D. C. S. ; CARVALHO, M. M. . O bonde das divas: a MPB vai ao baile funk com Gal, Marina e Adriana. Literatura e canção: tradição, performance, identidade (auto)biografia, v. 1, p. 244 - 271, 2022.
    • SILVA, D. C. S. . As formas da violência na composição de Karina Buhr. Entrelaçamentos com a literatura, o gótico, a religião, a música, v. , p. 324 - 340, 2021.
    • SILVA, D. C. S. . Notas sobre a poética do amor em Montserrat Roig e Nélida Piñon. As Matrizes do Fabulário ibero-americano, v. 1, p. 203 - 217, 2016.
  • Trabalhos em Anais: 1
    • SILVA, D. C. S. . Mulheres e a narrativa espanhola contemporânea. In: Semana de Letras - UFPR , 2011 , Curitiba. Cadernos da Semana de Letras. : Daniel, 2011. p. 1 - 58.
    • SILVA, D. C. S. . El Quijote para niños. São Paulo : Moderna , 2014 (Elaboração de original)
    • SILVA, D. C. S. . Parecer de artigo científico para a Revista de Ciências do Estado (REVICE). 2021 (Parecer)
    • SILVA, D. C. S. . Parecer de artigo para Revista X. 2020 (Parecer)
    • SILVA, D. C. S. . O luto em torno do corpo ausente em La plaça del Diamant. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . A aula de literatura no Ensino Médio. 2022 (Conferência)
    • SILVA, D. C. S. . Por los ojos de Montserrat Roig. 2022 (Conferência)
    • SILVA, D. C. S. . Sangue e riso na América Latina. 2019 (Outra)
    • SILVA, D. C. S. . Maria, da Literatura à História. 2019 (Conferência)
    • SILVA, D. C. S. . O combate às contrarreformas neoliberais da educação (BNCC/NEM) no ensino de língua/literatura. 2021 (Conferência)
    • SILVA, D. C. S. . Presença do corpo e da tradição literária em La plaça del Diamant, de Mercè Rodoreda. 2021 (Conferência)
    • SILVA, D. C. S. ; CARVALHO, M. M. . O bonde das divas: a MPB vai ao baile funk com Gal, Marina e Adriana. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . As formas da violência na composição de Karina Buhr. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . 50 anos de Tropicália no IF- Goioerê. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . ¡Habla, muchach@!, uma ferramenta de ensino. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . Semana de Latinidades no IF-Goioerê. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . Entre o amor, a curiosidade, o prozac e as dúvidas: a narrativa feminina espanhola contemporânea na voz de Lucía Etxebarria. 2011 (Outra)
    • SILVA, D. C. S. . PIBID - subprojeto espanhol: a expressão e a compreensão leitora no contexto da sala de aula. 2011 (Outra)
    • SILVA, D. C. S. . Mulheres e narrativa espanhola contemporânea. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . Ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. 2011 (Outra)
    • SILVA, D. C. S. . Hija de la fortuna e a nova narrativa histórica. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . Um canto dissonante do pós-guerra civil espanhola. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. ; FAUSTINO, R. E. . A representação da violência no conto Ibero-Americano. 2016 (Outra)
    • SILVA, D. C. S. . Montserrat Roig e a representação do pós-guerra civil espanhola. 2015 (Outra)
    • SILVA, D. C. S. . O relato de guerra ficcionalizado em 'A salvo de la guerra y de las olas', de Montserrat Roig. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . O pós-guerra civil ficcionalizado em 'Madre, no entiendo a los salmones', de Montserrat Roig. 2014 (Comunicacao)
    • PEDRA, N. T. S ; SILVA, D. C. S. . Semana Cultural: Primeira Experiência Docente. 2011 (Seminário)
    • SILVA, D. C. S. . Infância e Juventude: produção e aplicação de uma unidade temática. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. ; SILVA, J. C. M. . Espaços alternativos para ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. ; SILVA, J. . Prozac, mulheres, narrativa contemporânea e dúvidas. 2011 (Outra)
    • SILVA, D. C. S. . A prosopopeia de Luzilá: da intertextualidade às demais características do novo romance histórico. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. ; SILVA, J. C. M. . Formação em espanhol para fins acadêmicos: aspectos metodológicos e organizacionais. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . A escritora do novo romance histórico: questão de vigília. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, D. C. S. . Feira de Profissões da UFPR. 2009 (Universidade Federal do Paraná)
    • SILVA, D. C. S. . III Encontro da Ação Integrada para o Letramento. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • SILVA, D. C. S. ; CARVALHO, M. M. . IV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, D. C. S. . III Semana de Tecnologia, Inovação e Cultura (SETIC). 2019 (Instituto Federal do Paraná)
    • Nome do projeto: Violência de Estado e Exílio: memória e testemunho (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, D. C. S. , CARVALHO, M. M. , FOGLIA, G. A. , SANTOS, M. .
      Descrição: O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura.
    • Nome do projeto: As veias reabertas da América Latina (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, D. C. S. .
      Descrição: O que é ser latino-americano? Este questionamento impulsionou o projeto de pesquisa, que se constituiu pela relevância de refletirmos sobre as noções identitárias que perfazem o Brasil e os demais países hispanos que formam parte da América, de modo a refletir sobre questões culturais e sócio-históricas dessa região. Dada a pluralidade que a caracteriza, buscamos problematizar por meio de distintas manifestações artísticas possíveis ideias generalizantes que possam incorrer na conformação de estereótipos. Nesse sentido, foi desenvolvida uma investigação de um recorte da vasta produção estética da América Latina, com vistas a ampliar a percepção acerca do território, considerando a arte como modo de representação.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação de Ação Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Acompanhamento de Oficina de Leitura; Apoio às tarefas escolares; Acompanhamento das demais atividades junto aos instrutores circenses e educadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
        Outras informações: Estagiário
    • Secretaria de Estado da Educação do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Preparação de aulas e materiais e regência de aulas de Língua Portuguesa na rede pública de ensino
        Outras informações: Professor substituto
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio e Técnico
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio e Técnico
    • INSTITUTO FEDERAL DO PARANA:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio e Técnico