Não autenticado |

Jordana Tavares Silveira Lisbôa

    • Possui graduação em letras pela Universidade Federal do Pará (2005) e mestrado em letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é professora assistente IV da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ (UEPA) e é aluna do programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) - Doutorado em Letras (Filologia e língua portuguesa ? enfoque linguístico ? subárea de historiografia). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

       

      Links:    

    • LISBOA, Jordana Tavares Silveira ; BEZERRA, A. S. ; SANTOS, D. A. . A SOCIOLINGUÍSTICA NO ÂMBITO ESCOLAR: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RELAÇÃO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ - PA SOCIODIALETO , v. 9 , p. 69 - 93 , 2018. ISSN: 21781486.
    • LISBOA, Jordana Tavares Silveira . Relato de experiência de um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista: o quadro europeu comum de referência para as línguas como ferramenta Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 15 , p. 1001 - 1021 , 2015. ISSN: 19846398.
    • LISBOA, Jordana Tavares Silveira . A FORMAÇÃO DO VERBO E SUA ESTRUTURA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A NOMENCLATURA DA GRAMMATICA PHILOSOPHICA DA LINGUA PORTUGUEZA (1822), DE JERÔNIMO SOARES BARBOSA, E A DO PORTUGUÊS MODERNO. In: X Congresso Internacional da ABRALIN ? 2017 , 2017 , Niterói - RJ. Caderno de resumos do X Congresso Internacional da ABRALIN. : , 2017.
    • LISBOA, Jordana Tavares Silveira . A FORMAÇÃO DO VERBO E SUA ESTRUTURA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A NOMENCLATURA DA GRAMMATICA PHILOSOPHICA DA LINGUA PORTUGUEZA (1822), DE JERÔNIMO SOARES BARBOSA, E A DO PORTUGUÊS MODERNO. In: X Congresso Internacional da ABRALIN ? 2017 , 2017 , Niterói - RJ. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN - UFF 2017. : , 2017.
    • SILVEIRA, Jordana Tavares . Práticas de ensino e materiais didáticos para produção de textos escritos na 8a. série do Ensino Fundamental. In: V Seminário de Pesquisa em Andamento , 2008 , BELÉM. Caderno de resumos. : , 2008.
    • SILVEIRA, Jordana Tavares . Práticas de ensino e produção de textos escritos na 8 série do ensino fundamental: O quadro europeu comum de referência como ferramenta.. In: II CIELLA , 2009 , BELÉM. II CIELLA: programação e resumos. : , 2009.
    • SILVEIRA, Jordana Tavares . COLETÂNEA DE TEXTOS DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO. Belém : MEC/CAPES E UEPA , 2011 (COLETÂNEA DE TEXTOS)
    • LISBOA, Jordana Tavares Silveira . A FORMAÇÃO DO VERBO E SUA ESTRUTURA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A NOMENCLATURA DA GRAMMATICA PHILOSOPHICA DA LINGUA PORTUGUEZA (1822), DE JERÔNIMO SOARES BARBOSA, E A DO PORTUGUÊS MODERNO. 2017 (Comunicacao)
    • LISBOA, Jordana Tavares Silveira . O VERBO NA GRAMMATICA PHILOSOPHICA DA LINGUA PORTUGUEZA (1822), DE JERÔNIMO SOARES BARBOSA: O HORIZONTE DE RETROSPECÇÃO. 2016 (Comunicacao)
    • LISBOA, Jordana Tavares Silveira . A estilística no tratamento do verbo. 2016 (Conferência)
    • LISBOA, Jordana Tavares Silveira . Os gêneros textuais e a produção de textos orais e escritos promovendo a interação verbal na sala de aula. 2016 (Conferência)
    • Nome do projeto: Práticas de ensino, metaliguagem e uso de material didático nas aulas de L1 e L2 no sistema escolar: descrição, análise e propostas metodológicas. (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVEIRA, Jordana Tavares , CUNHA, M. C. , GOMES, I. M. S. S. , MOURA, E. C. A. , ABREU, L. P. M. , SANTOS, B. S. , GAYA, K. F. , CUNHA, J. C. C. , BATISTA, M. R. , AZEVEDO, M. C. , HAYASHI, M. M. R. , QUEIROZ, N. S. S. , SANTOS, E. M. .
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa-ação que investiga práticas de ensino, metalinguagem e uso de material didático nas aulas de l-1 e l-2 no sistema escolar. Interessa-se tanto pela problemática da elaboração didática quanto pela materialização desta em sala de aula. Busca não só desenvolver e experimentar no âmbito de uma abordagem interativa materiais didáticos que tornem mais eficaz a intervenção didática, como também observar, analisar e propor práticas de ensino de línguas (materna e estrangeira) suscetíveis de tornar mais eficaz e interessante a aprendizagem dessas disciplinas no sistema escolar. Este projeto, como os precedentes , está baseado: a) numa concepção pragmática do funcionamento lingüístico, isto é, uma concepção segundo a qual a linguagem é encarada "como atividade, como forma de ação, ação interindividual finalisticamente orientada; como lugar de interação que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, levando ao estabelecimento de vínculos e compromissos anteriormente inexistentes" (KOCH, 1992: 9-10); b) numa concepção cognitiva da metalinguagem, termo que remete tanto à atividade reflexiva sobre a linguagem e sua utilização quanto à capacidade de controlar e de planificar seus próprios processos de tratamento lingüístico (cf. GOMBERT, 1990).
    • Nome do projeto: Adote um aluno (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVEIRA, Jordana Tavares , SILVA, M. D. J. , SILVA, A. L. , HOLANDA, N. O. , SANTOS, L. S. , SILVA, A. O. , MESQUITA, R. G. V. , LEITE, N. M. , SOUZA, E. D. , Chaves, O. P. , MESQUITA, M. G. V. , ROCHA, V. M. , SOARES, K. D. L. , BORGES, L. R. R. , OLIVEIRA, R. F. , LIMA, K. N. S. , SA, T. F. .
      Descrição: Trata-se de um trabalho de extensão cuja ênfase é o reforço das disciplinas de português, matemática e ciências, contando com recursos tais como o laboratório de informática, biologia, química, física e lingüística do Campus XI da UEPA, além de atividades externas como passeios no parque ambiental municipal e uso de histórias em quadrinhos, focando a importância da preservação ambiental através de palestras para conscientização dos alunos sobre conseqüências desta poluição, trabalhando ainda os conteúdos ministrados em sala de aula, aplicando jogos educativos. Em seguida realizaremos oficinas de reciclagem com confecção de objetos recicláveis a serem utilizados em sua própria escola, dando utilidade a materiais antes tidos como lixo.
    • Graduacao:
      • Curso: letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Título: As conjunções coordenadas em redações
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e língua portuguesa
        Nome da Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 6
    • Centro Educacional Silva Machado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2008 ).
        Outras informações: professor
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Estudante
    • EEEF Rotary Club:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professor
    • EEEFM Dr. Fco. Laureno de Alves Melo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
        Outras informações: PROFESSOR ASSISTENTE IV
    • E.E.E.F.M.JOSÉ HENRIQUE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2016 ).
        Outras informações: PROFESSOR