Não autenticado |

Graziele Altino Frangiotti

    • É graduada em Letras (português e italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), tendo cursado parte da graduação na Università degli Studi di Perugia (2008). Concluiu pesquisa de mestrado em Letras na Universidade de São Paulo (2014) cujo objetivo foi examinar o lugar da variação linguística em livros didáticos italianos. Em 2019, finalizou sua pesquisa de doutorado na mesma instituição, tendo realizado sua coleta de dados em Roma, no âmbito do programa da Capes de Doutorado Sanduíche no Exterior. Sua pesquisa doutoral partiu de dados de falantes nativos para compreender as características do italiano contemporâneo e o desenvolvimento da competência sociolinguística em alunos brasileiros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase especial nos seguintes temas: 1. aprendizagem de segunda língua; 2. ensino aprendizagem de italiano como língua estrangeira; 3. tratamento da variação linguística em sala de aula de língua estrangeira.

       

      Links:    

    • Os horizontes do saber
    • Literatura brasileira: a argumentatividade em textos de João Guimarães Rosa
    • Língua e literatura italianas
    • Análise e elaboração de material didático para o italiano língua estrangeira
    • Língua em uso: a perspectiva da Pragmática e da Sociolinguística
  • Artigos completos publicados em periódicos: 7
    • FRANGIOTTI, GRAZIELE ALTINO ; FREITAS, PAULA GARCIA DE . A dicotomia implícito-explícito no ensino de línguas: uma proposta de atualização / The implicit-explicit dichotomy in language teaching: an update proposal REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 29 , p. 121 - 152 , 2021. ISSN: 01040588.
    • FRANGIOTTI, G. A. . A abordagem da variação linguística no ensino de italiano/LE através da análise das coleções Linea diretta e Nuovo espresso SOCIODIALETO , v. 11 , p. 272 - 305 , 2020. ISSN: 21781486.
    • FRANGIOTTI, G. A. . A sociolinguística no ensino de línguas: a variação diastrática em manuais didáticos de italiano REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 38 , p. 17 - 38 , 2019. ISSN: 22388281.
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SANTORO, Elisabetta A. R. M. C. . As variedades regionais no ensino de italiano: uma análise dos manuais Linea Diretta e Rete! Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 21 , p. 1 - 18 , 2019. ISSN: 19806914.
    • FRANGIOTTI, G. A. . O lugar da competência sociolinguística em métodos e abordagens para o ensino de língua Serafino (São Paulo) , v. 4 , p. 53 - 59 , 2011. ISSN: 19809786.
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SANTORO, Elisabetta A. R. M. C. . Variedade linguística e ensino de língua italiana: uma experiência em sala de aula CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 47 , p. 223-246 - , 2013. ISSN: 1413053X.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Os vinte e cinco anos de diáspora brasileira Al (Assis. Online) , v. 1 , p. - - , 2005. ISSN: 18093078.
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SPERA, J. M. S. . Estratégias argumentativas em 'Esses Lopes', de J. G. Rosa. Lingüística textual: literatura, relações textuais, ensino, v. 1, p. 31 - 41, 2007.
    • FRANGIOTTI, G. A. . O livro didático de italiano e a competência sociolinguística: uma análise do input oferecido. In: V Encontro dos Alinos de Pós-Graduação em Italianística , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos V Encontro dos Alinos de Pós-Graduação em Italianística. : , 2012. p. 39 - 39.
    • FRANGIOTTI, G. A. . O tratamento das variedades linguísticas da língua italiana nos livros didáticos Linea Diretta e Rete!. In: VI Encontro de Pós-Graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH-USP , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos VI Encontro de IX Seminário de estudos literários "literatura e imprensa". : , 2014. p. 42 - 43.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Contribuição e estilo de Gabriele D'Annunzio em cotidianos romanos. In: IX Seminário de estudos literários 'literatura e imprensa' , 2008 , Assis/SP. Caderno de Resumos IX Seminário de estudos literários "literatura e imprensa". : , 2008. p. 41 - 41.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em Grande Sertão:veredas. In: XVIII Seminário do Cellip , 2007 , Ponta Grossa/PR. Caderno de Resumo XVIII Seminário do Cellip. : , 2007. p. 209 - 209.
    • FRANGIOTTI, G. A. . O recado do morro: a construção mística do espaço. In: III Colóquio Internacional Centro-ìtalo-Luso-Brasileiro de Estudos Linguísticos e Culturais , 2007 , Assis/SP. Caderno de Resumos III Colóquio Internacional Centro-ìtalo-Luso-Brasileiro de Estudos Linguísticos e Culturais. : , 2007. p. 49 - 49.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Estratégias argumentativas em contos de J.G.Rosa. In: XVII Seminário do Cellip , 2005 , Guarapuava. Caderno de Resumos XVII Seminário do Cellip. Guarapuaba : Unicentro Editora, 2005.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Estratégias argumentativas em Esses Lopes, de J.G. Rosa. In: 53 Seminário do Gel , 2005 , São Carlos. Cadernos de Resumo 53 Seminário do GEL. : , 2005. p. 601 - 601.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Sociolinguística e livros didáticos: o tratamento dos registros formal e informal nos livros Rete! e Linea Diretta. In: XVI Congresso da ABPI , 2015 , Fortaleza. Caderno de Resumos XVI Congresso da ABPI. : , 2015.
    • FRANGIOTTI, G. A. . O livro didático de italiano e a competência sociolinguística: uma análise do input oferecido. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos VI EPOG Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo : Serviços de Artes Gráficas - FFLCH, 2011. p. 6 - 288.
    • FRANGIOTTI, G. A. . As variedades linguísticas no ensino do italiano como língua estrangeira: uma análise de livros didáticos. In: V Encontro de pós-graduandos , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos V EPOG Encontro de pós-graduandos Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo : Serviços de Artes Gráficas, 2010. p. 336 - 337.
    • FRANGIOTTI, G. A. . O livro didático de italiano e a competência sociolinguística: uma análise do input oferecido. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo , 2011 , São Paulo. Cd-Rom Anais do VI Encontro Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo. : JCN Mídia Digital Ltda., 2011.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Contribuição e estilo de Gabriele D'Annunzio em cotidianos romanos. In: IX Seminário de Estudos Literários: Literatura e Imprensa , 2008 , Assis. Cd-Rom Anais do IX Seminário de Estudos Literários: Literatura e Imprensa. : , 2008. p. 197 - 204.
    • FRANGIOTTI, G. A. . A escritura eletrônica: um confronto entre oralidade e escritura no site orkut.com. In: XX Congresso Iniciação Científica , 2008 , São José dos Campos. Anais do XX Congresso Iniciação Científica. : CGB/PROPe/UNESP, 2008.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Uma viagem pelas imagens da imigração italiana em São Paulo. In: XII Congresso Nacional de Professores de Italiano/VI Encontro Internacional de Estudos Italianos/II Jornada de Italianística do Mercosul , 2007 , São Paulo. L'italiano d'oltremare: cultura, identidade e integração entre duas margens. : , 2007.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em Grande sertão: veredas. In: XVIII Seminário do CELLIP , 2007 , Ponta Grossa. Cd-Rom Anais do XVIII Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. : , 2007.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Estratégias argumentativas em contos de J.G. Rosa. In: XVII Seminário do CELLIP , 2005 , Guarapuava. Cd-Rom Anais do XVII Seminário do CELIP. : , 2005.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Estratégias argumentativas em Esses Lopes (J.G. ROSA). In: XVII Congresso de Iniciação Científica - os desafios da pesquisa , 2005 , Assis. CD-Rom - XVII Congresso de Iniciação Científica. : , 2005.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Os paradoxos no discurso argumentativo em Grande Sertão: Veredas. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica , 2006 , Bauru. Cd-Rom Anais XVIII Congresso de Iniciação Científica. : , 2006.
    • FRANGIOTTI, G. A. . Parassurrealismo e utopia tecnológica: o projeto de Malebolge. Florianópolis : Rafael Copetti , 2020 (Tradução)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Dante intempestivo: a Comédia como texto contemporâneo. Florianópolis : Rafael Copetti , 2020 (Tradução)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Mensagens escritas sobre o vidro: a transparência em tempos de Covid-19. Le parole e le cose : , 2020 (Tradução)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; DIONISIO, M. A. ; FOGAÇA, A. ; MARCON, R. ; PETERLE, P. . Diretamente nos olhos. Salerno : Carocci , 2009 (Tradução)
    • SANTI, E. ; PETERLE, P. ; FRANGIOTTI, G. A. . Vozes: cinco décadas de poesia italiana (revisão). Rio de Janeiro : Editora Comunità , 2017 (Revisão)
    • FRANGIOTTI, GRAZIELE ALTINO . Variáveis diafásicas e diamésicas na língua italiana: metodologia, análise e resultados de uma investigação baseada em corpus. 2021 (Conferência)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Técnicas implícitas e explícitas no desenvolvimento de sensibilidade à variação linguística: uma experiência voltada ao ensino de italiano. 2020 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Diafasia no ensino de italiano: o lugar dos registros linguísticos em livros didáticos. 2020 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . A Linguística de Corpus no ensino de italiano: os efeitos na aprendizagem. 2020 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Livro didático no ensino de italiano/LE: a apresentação da variação linguística. 2020 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Elaboração de atividades didáticas: como converter teoria em prática?. 2020 (Conferência)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Variação linguística e ensino de língua estrangeira: o tratamento das variedades regionais em livros didáticos de italiano. 2020 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . O uso linguístico em foco: uma reflexão sobre as confluências e divergências entre Sociolinguística e Pragmática. 2019 (Conferência)
    • FRANGIOTTI, G. A. . A competência sociolinguística no ensino de italiano para brasileiros. 2016 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . A Competência Sociolinguística em Sala de Aula de Italiano/LE: um confronto entre instrução implícita e explícita. 2018 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Atitudes linguísticas e a concepção de língua de alunos de Letras com habilitação em italiano. 2016 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . As consequências da perspectiva funcionalista para o Ensino/Aprendizagem de Línguas. 2016 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Estratégias argumentativas no conto Esses Lopes (João Guimarães Rosa). 2005 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SANTORO, Elisabetta A. R. M. C. . Riconoscere le varietà dell'italiano: uno studio sulla competenza sociolinguistica ricettiva di apprendenti brasiliani. 2015 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Sociolinguística e livros didáticos: o tratamento dos registros formal e informal nos livros Linea Diretta e Rete!. 2015 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . O tratamento das variedades linguísticas da língua italiana nos livros didáticos Linea Diretta e Rete!. 2014 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . A competência sociolinguística no ensino da língua italiana: os efeitos da instrução explícita e implícita. 2014 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . O livro didático de italiano e a competência sociolinguística: uma análise do input oferecido. 2012 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . O livro didático de italiano e a competência sociolinguística: uma análise do input oferecido. 2012 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . O livro didático de italiano e a competência sociolinguística: uma análise do input oferecido. 2011 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . O livro didático de italiano e a competência sociolinguística: uma análise do input oferecido. 2011 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . As variedades linguísticas no ensino do italiano como língua estrangeira: uma análise de livros didáticos. 2010 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em Grande sertão: veredas (início pesquisa). 2006 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Contribuição e estilo de Gabriele D'Annunzio em cotidianos romanos. 2008 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . A escritura eletrônica: um confronto entre oralidade e escritura no site orkut.com. 2008 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Uma viagem pelas imagens da imigração italiana em São Paulo. 2007 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em Grande sertão: veredas. 2007 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . O recado do morro: a construção mística do espaço. 2007 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Estratégias argumentativas em contos de J.G. Rosa. 2005 (Comunicacao)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Estratégias argumentativas em Esses Lopes, de J.G. Rosa. 2005 (Outra)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SANTURBANO, A. . II Colóquio Internacional do CILBELC - Formas de narratividade: Literatura, Teatro e Cinema em confronto. 2006 (Centro Ítalo Luso Brasileiro de Estudos Linguísticos e Culturais, UNESP-Assis, Depto. Letras Modernas)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SANTURBANO, A. ; ANDRADE, C.B. . I Encontro de Língua Italiana. 2006 (Dpto. Línguas Modernas, CILBELC)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; ANDRADE, C.B. . II Encontro de Língua Italiana. 2007 (Universidade Estadual Paulista)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; FOGAÇA, A. ; SANTURBANO, A. ; PETERLE, P. . III Colóquuio Internacional do CILBELC. 2007 (CILBELC)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SANTURBANO, A. ; FOGAÇA, A. ; DIONISIO, M. A. . III Encontro de Língua Italiana: 30 anos da morte de Ignazio Silone: o homem, o escritor e o intelectual. 2008 (CILBELC)
    • FOGAÇA, A. ; FRANGIOTTI, G. A. ; SANTURBANO, A. ; ANDRADE, C.B. ; PETERLE, P. . As sementes de papel: um olhar sobre a obra e a vida de Ignazio Silone. 2008 (CILBELC)
    • WATAGHIN, L. ; SALATINI, E. ; FRANGIOTTI, G. A. ; VINCI, G. . VI Encontro de Pós-Graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; FOGAÇA, A. . Oficina Avaliação de livros didáticos e o ensino de língua italiana por meio da literatura. 2016 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; Santoro, Elisabetta . Italiano in contesto: laboratorio di lingua italiana attraverso i generi testuali. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; DIONISIO, M. A. ; FOGAÇA, A. . Curso de conversação em língua italiana 'Tocca a voi'. 2008 (Universidade Estadual Paulista)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Italiano no campus - Nível I. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Italiano no campus - Nível VIII. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Italiano no campus - Nível III. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Italiano in contesto. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SPADOTTO, Luciane. . Mini-curso: O desenvolvimento das competências pragmática e sociolinguística em classe de língua. 2018 (Instituto Federal de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Formação para professores do CEL: La correzione collaborativa in classe: dalla teoria alla pratica. 2019 (Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e Universidade de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Italiano no campus - Nível I. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Supporto didattico all'insegnamento della lingua italiana. 2020 (Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (Ente Gestore del MAECI))
    • FRANGIOTTI, G. A. ; SPADOTTO, Luciane. . Oficina: O desenvolvimento das competências pragmática e sociolinguística em classe de língua estrangeira. 2016 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • FRANGIOTTI, G. A. . Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em Grande Sertão: Veredas. 2007
    • Nome do projeto: Ampliando os horizontes do saber (2007 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FRANGIOTTI, G. A. , SANTURBANO, A. , FOGAÇA, A. , PETERLE, P. .
    • Nome do projeto: Língua em uso: a perspectiva da Pragmática e da Sociolinguística (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANGIOTTI, G. A. , SANTORO, Elisabetta A. R. M. C. , SPADOTTO, Luciane. , MENDES, A. .
      Descrição: No âmbito do projeto, são desenvolvidas pesquisas na perspectiva da Pragmática cross-cultural e interlinguística/intercultural e da Sociolinguística, comparando, por um lado, italiano e português brasileiro e, por outro, as percepções de italianos e brasileiros em relação a atos de fala produzidos em língua italiana. O projeto se propõe a observação e a análise de interações entre falantes e de aspectos interculturais.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Lettere
        Nome da Instituição: Università degli Studi di Perugia
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Spazio Italiano:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Professor de italiano e de português
    • Revista Triceversa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
    • Anais do I Fórum Biotecnologia do Vale do Paranapanema:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: No período de 19 a 22 de novembro de 2006 foram desenvolvidas atividades de revisão, totalizando 16 horas.
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professora Substituta
    • Wizard Brasil:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de italiano
    • Istituto Italiano di Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora de italiano
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Revista de Italianística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: (ad hoc)
    • Revista Estudos Linguísticos (GEL):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: (ad hoc)
    • Literatura Italiana Traduzida:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).