Não autenticado |

Maurício Demichelli

    • Possui graduação em Letras - Inglês/Português pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2006). Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, língua inglesa, ensino de ESL, literatura e cultura norte-americana e mídia.

       

      Links:    

    • Ensino Língua Inglesa
    • DEMICHELLI, Maurício . Questões sobre o Oriente e o Ocidente: um projeto para uma soberania global Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 24 , p. 1 - 22 , 2022. ISSN: 19806914.
    • DEMICHELLI, Maurício ; HARABAGI, V. L. H. . Desterritorializando: heranças culturais, literárias e discursivas em língua inglesa. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 19 , p. 13 - 20 , 2019. ISSN: 18094163.
    • DEMICHELLI, Maurício . A NARRATIVIDADE DO JORNAL THE NEW YORK TIMES NA COBERTURA DA GUERRA NA SÍRIA: REVISITANDO O ESTUDO SOBRE A INTRIGA CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 19 , p. 76 - 94 , 2019. ISSN: 18094163.
    • DEMICHELLI, Maurício . Cultura, Identidade e Globalismo Revista Letras Raras , v. 7 , p. 115 - 127 , 2015. ISSN: 23172347.
    • DEMICHELLI, Maurício . O funcionamento do discurso na cobertura da guerra na Síria pelo jornal The New York Times: a criação discursiva da guerra. COMUNICAÇÃO, MEDIA E INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA ERA DIGITAL, v. , p. 305 - 322, 2019.
    • DEMICHELLI, Maurício . O ensino de língua inglesa no Brasil . Estado de Minas , , 06 nov. 2021.
    • DEMICHELLI, Maurício . A cenografia jornalística e o discurso da globalização. In: 53° GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos , 2005 , São Carlos. Caderno de Resumos. : , 2005. p. 174 - 174.
    • DEMICHELLI, Maurício . A cenografia jornalística e o discurso da globalização. In: 8° Colóquio de pós graduação em estudos lingüísticos e literários em Inglês , 2005 , São Paulo. Resumo. : , 2005.
    • DEMICHELLI, Maurício . O discurso da mídia escrita e a descentralização do conceito de globalização. In: 6° Colóqui de Pós Graduação em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana , 2002 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2002.
    • DEMICHELLI, Maurício . Uma análise da construção do universo escolar no seriado Dawson's Creek. In: IV EAGiLE - Encontro de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira , 2000 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2000.
    • DEMICHELLI, Maurício . A descentralização do conceito de globalização e a busca por um discurso fundador. In: 51° Seminários do GEL , 2003 , Taubaté. 51° GEL - Caderno de Resumos. : , 2003. p. 322 - 322.
    • DEMICHELLI, Maurício . Uma análise da construção do universo escolar no seriado Dawson's Creek. In: 8° SIIC - Simpósio Internacional de Iniciação Científica , 2000 , São Paulo. 8° SIIC - Simpósio Internacional de Iniciação Científica. : , 2000.
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecerista Técnico-Científico PIBID/PIVIC Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2022 (Assessoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecer Técnico-Científico Avaliação de Projeto de Pesquisa (PIBIC) Mackenzie. 2021 (Assessoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecer Técnico-Científico Avaliação de Projeto de Pesquisa (PIBIC) Mackenzie. 2020 (Consultoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecer Caderno de Pós Graduação em Letras v.19. 2019 (Assessoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecer Técnico- Científico Programa Institucional de Iniciação Científica. 2019 (Consultoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecerista Editora Mackenzie - Coleção Conexão Inicial. 2019 (Consultoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecer Revista Todas as Letras. 2019 (Assessoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecer Revista Todas as Letras. 2018 (Assessoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . Revista Todas as Letras. 2017 (Parecer)
    • DEMICHELLI, Maurício . Revista Todas as Letras. 2017 (Parecer)
    • DEMICHELLI, Maurício . Revista Todas as Letras. 2016 (Parecer)
    • DEMICHELLI, Maurício . Revista Todas as Letras. 2016 (Parecer)
    • DEMICHELLI, Maurício . Parecer para a Revista Todas as Letras. 2016 (Assessoria)
    • DEMICHELLI, Maurício . O Funcionamento do Discurso na Cobertura da Guerra na Síria pelo Jornal ?The New York Times?: a Criação Discursiva da Guerra. 2019 (Simposio)
    • DEMICHELLI, Maurício . A narratividade do jornal The New York Times na cobertura da guerra da Síria: uma proposta interdisciplinar. 2015 (Simposio)
    • DEMICHELLI, Maurício . Estudos Linguísticos no ensino de Língua Inglesa na Universidade. 2013 (Conferência)
    • DEMICHELLI, Maurício . XI Forum de Transdisciplinaridade nas Letras: "Índia, uma interação acadêmica e cultural com o Brasil". 2018 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • DEMICHELLI, Maurício . III Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Linguagens, Educação, Sociedade.. 2018 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • DEMICHELLI, Maurício . II Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede. 2015 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • DEMICHELLI, Maurício . Teorias do Teatro Aplicadas na Sala de Aula de Inglês. 1998 (Universidade de São Paulo)
    • DEMICHELLI, Maurício . Técnicas de Teatro Aplicadas na Sala de Aula de Inglês - Módulo I. 1998 (Universidade de São Paulo)
    • DEMICHELLI, Maurício . Teorias do Teatro Aplicadas na Sala de Aula - Módulo I. 1999 (Universidade de São Paulo)
    • DEMICHELLI, Maurício . Técnicas de Teatro Aplicadas na Sala de Aula. 1999 (Universidade de São Paulo)
    • DEMICHELLI, Maurício . O espetáculo teatral na Escola. 2001 (Universidade de São Paulo)
    • DEMICHELLI, Maurício . Teorias de Teatro Aplicadas na Sala de Aula. 2000 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A representação cultural e a construção de identidades na mídia escrita (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMICHELLI, Maurício .
    • Nome do projeto: Interdiscursividade e Identidade no Discurso Didático Pedagógico (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMICHELLI, Maurício , CORACINI, M. J. , CARMAGNANI, A. M. G. , GRIGOLETTO, M. , SOUZA, D. M. .
      Descrição: Projeto Integrado UNICAMP/USP Trabalho desenvolvido sob a orientação da Prof. Dra. Anna Maria Grammatico Carmagnani
    • Nome do projeto: ENSINO DE LINGUAS ESTRANGEIRAS E GLOBALIZAÇÃO: LÍNGUA, CULTURA E COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMICHELLI, Maurício , CORREA, L. C. , HANNA, V. L. H. .
      Descrição: Ligado ao campo de investigações constante dos Estudos Culturais e Ensino Línguas Estrangeiras, o presente projeto objetiva dar continuidade ao Projeto de Pesquisa anterior, iniciado em 2016, PERSPECTIVAS COMUNICACIONAIS NO TERCEIRO MILÊNIO: LÍNGUA, CULTURA, INTERCULTURALIDADE, no que se refere ao exame das complexas relações entre língua/cultura/interculturalidade/identidade/ e esses conceitos com a Ressignificação das Humanidades (PósHumanidades. Investigar conceitos de cultura e termos como globalização cultural, pluralidade cultural, interculturalidade passou a ser elemento mandatório na constituição da taxonomia que observa os estudos linguísticos sob a perspectiva de interseção do Ensino de Línguas Estrangeiras e Estudos Culturais. Ponderar sobre a adoção de uma abordagem plural, que dedica maior atenção ao senso etnográfico, à comunicação interpessoal, às identidades culturais, aos sistemas de comunicação interligados, à transdisciplinaridade, além de apropriado, requer situar aquele ensino junto a questões comunicacionais próprias dos problemas da transnacionalização. Ao se repensar o papel da língua como prática social, destacam-se quatro atributos: o estabelecimento de uma esfera de interculturalidade; o ensino da cultura como um processo interpessoal; o ensino da cultura como diferença; a transdisciplinaridade - como direcionamento para que se reflita sobre a cultura de modo mais consciente e consistente. O diálogo constante entre pesquisas sobre a interseção de língua/cultura/intercultura, tanto nos estudos linguísticos como nos literários e as disciplinas ministradas em cursos da Graduação e Pós-graduação em Letras (para formação de professores de língua estrangeira e pesquisadores), deixa evidente que a interface proposta aqui tem trazido inúmeras contribuições acadêmicas, novos insights, novos pesquisadores (trabalhos de TCC, Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados) novas publicações (HANNA, 2012; 2013; 2014; 2015; 2016; 2017; 2018, 2019), além de trabalhos apresentados em congressos, palestras comprovam o que antes era apenas hipótese. Tal visão torna-se imperativa na constituição da taxonomia que contempla os estudos relativos ao ensino de línguas e abaliza o momento contemporâneo como o de consolidação do binômio língua-cultura, logo, o papel da transdisciplinaridade num contexto de Pós-humanidades acontece de modo tácito, adjacente ao crescente interesse pela função desempenhada pelos contextos interculturais..
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Inglês/Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1996 - 2007 ).
        Outras informações: Monitor Bolsista
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2000 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Ciêntífica pelo CNPq no Projeto Integrado Interdiscursividade e Identidade no Discurso Didático Pedagógico, sob a coordenação geral da Prof. Dra. Maria José Coracini
        Outras informações: Bolsista
    • Instituto de Idiomas Yazigi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 1997 ).
        Outras informações: Professor
    • Pink an Blue Podium:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1999 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor
    • Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).