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Jonas Marcondes Sarubi de Medeiros

    • Cientista social com doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharelado em Relações Internacionais (USP). Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e integrante do Núcleo Direito e Democracia (NDD). Atualmente é diretor de pesquisa do CCI/Cebrap (Center for Critical Imagination: Political Economy and Citizenship). É co-autor dos livros "The Bolsonaro Paradox" (Springer, 2021) e "Escolas de Luta" (Ed. Veneta, Coleção "Baderna", 2016), além de co-organizador da coletânea "Ocupar e Resistir" (Ed. 34/FAPESP, 2019). Já desenvolveu atividades docentes em diferentes níveis de ensino: Ensino Fundamental 2; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Ensino Superior. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Comunicação e Educação, com interesse nos seguintes temas: esfera pública, movimentos sociais, teoria crítica, teoria social, teorias da comunicação, estudos culturais e sociologia da educação. Academia.edu: https://cebrap.academia.edu/JonasMedeiros . Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=oxXaeUQAAAAJhl=pt-BR . E-mail: jonas.msm@gmail.com

       

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    • Nome do projeto: Projeto temático FAPESP/CEBRAP: Esfera Pública e Reconstrução: Sobre a constituição de um paradigma reconstrutivo no campo da Teoria Crítica (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, J. M. S. , RUGITSKY, F. M. , MARIN, I. L. , ROSA, B. F. , TAVOLARI, B. M. D. , JANUARIO, A. , WERLE, D. L. , MENDES, D. C. V. R. , TOLEDO JR., J. E. C. , NOBRE, M. S. , TEIXEIRA, M. O. N. , CRISSIUMA, R. , BRESSIANI, N. , SILVA, F. G. , MELO, R. S. , COSTA, S. , REPA, L. S. .
      Descrição: O presente projeto pretende investigar a constituição ampla do que se entende por "paradigma crítico reconstrutivo". Tal paradigma será avaliado aqui tendo em vista suas formulações nos debates pós-habermasianos, isto é, partindo do fato de que Habermas inaugura um paradigma que passou a ser disputado pelos novos modelos de Teoria Crítica, os quais lançam mão, de forma mais ou menos explícita, de recursos reconstrutivos com o intuito de dar continuidade e superar o deslocamento iniciado por ele em termos tanto teóricos quanto práticos. O primeiro dos dois subprojetos que compõem este Projeto Temático é dedicado tanto às origens desse paradigma - da Fenomenologia do espírito de Hegel à própria obra de Habermas - quanto à plausibilidade mesma de um paradigma reconstrutivo, ou seja, procura compreender autores e obras mais significativos que poderiam ser classificados nesse paradigma, ressaltando um certo retorno da psicanálise como modelo reconstrutivo. Procuramos no segundo subprojeto também examinar suas características prático-políticas mais importantes tendo em vista compreender qual é o papel que a esfera pública desempenha em um tal paradigma. Trata-se de conceber com o conceito de esfera pública uma composição equilibrada entre categorias teóricas e diagnóstico de tempo, uma preocupação com o caráter reconstrutivo dos referenciais crítico-normativos e os contextos sociais e políticos em disputa.
    • Nome do projeto: Cultura pública no movimento de ocupação de escolas (São Paulo, 2015) (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, J. M. S. , MELO, R. S. .
      Descrição: O tema deste projeto de pós-doutorado são os estudantes secundaristas paulistas que ocuparam escolas estaduais ao final do ano de 2015. A pesquisa está vinculada ao Projeto Temático FAPESP nº 2014/11611-3 "Esfera Pública e Reconstrução: sobre a constituição de um paradigma reconstrutivo no campo da Teoria Crítica". Do ponto de vista do problema teórico da investigação e dos seus objetivos gerais, busca-se desenvolver uma abordagem qualitativa da cultura política, sob a forma conceitual da cultura pública. Inspirada por uma perspectiva pragmática, entende-se a cultura pública como as formas simbólicas compartilhadas intersubjetivamente que possibilitam e limitam processos de problematização pública. Os objetivos específicos da pesquisa empírica giram em torno das seguintes dimensões da cultura pública destes estudantes: (i) analisar a intensa valorização da escola pública por parte deste grupo social; (ii) compreender a centralidade das temáticas de gênero e sexualidade em sua ação coletiva; (iii) examinar sua relação complexa com a política institucional; e (iv) investigar a difusão transnacional do repertório da ocupação de escolas por meio da construção de um imaginário acerca da experiência dos secundaristas chilenos. Já foram coletadas em novembro e dezembro de 2015 trinta entrevistas em grupo semi-estruturadas em escolas enquanto elas permaneciam ocupadas, em cinco municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo todas as regiões da capital paulista. Este projeto propõe realizar uma análise de conteúdo deste material empírico, denso e inédito. Será continuada e aprofundada investigação que já resultou em livro e artigo publicados acerca do movimento de ocupação de escolas paulistas.
    • Nome do projeto: Projeto temático FAPESP/CEBRAP: Crises da democracia: Teoria Crítica e diagnóstico do tempo presente (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, J. M. S. , SCHEUERMAN, W. , KERNER, I. , AUBERT, I. , ABROMEIT, J. , REIS, L. S. , BESSONE, M. , NERIS, N. , YAMAWAKE, P. H. , NEVES, R. C. S. , SANTOS, B. T. A. , WINK, G. W. , MAGALHAES, F. A. B. , BRITO, G. B. , OLIVEIRA, G. L. , TOGEIRO, M. C. F. , XIMENES, O. A. A. , PALAZI, R. A. , SILVA, R. P. , VIEIRA, R. S. C. , MIOLA, I. Z. , LOUAULT, F. , NOBRE, M. S. , RIBEIRO, M. M. , COSTA, S. , MELO, R. S. , SILVA, F. G. , CRISSIUMA, R. , TEIXEIRA, M. O. N. , VALENTE, M. G. , TOLEDO JR., J. E. C. , FANTI, F. , JANUARIO, A. , PROL, F. M. , TAVOLARI, B. M. D. , MARIN, I. L. , CYFER, I. , ROCHA, C. , ALLEN, A. R. , BUENO, A. O. , ZURN, C. F. , WILHELM, D. , ROLO, D. , LIRA, R. R. .
      Descrição: O objetivo deste Projeto Temático é investigar as crises da democracia em termos da noção de diagnóstico de tempo própria à Teoria Crítica. Isso implica as tarefas simultâneas e interligadas de investigar o patrimônio intelectual da Teoria Crítica a partir das questões colocadas pela atual crise da democracia (momento reconstrutivo) e de compreender a situação presente a partir de investigações empíricas alicerçadas sobre categorias surgidas a partir do desenvolvimento dessa tradição intelectual (momento atualizador). Para tanto, propõe uma organização em dois subprojetos, internamente vinculados: (I) reconstrução dos trabalhos clássicos dos diversos autores da Teoria Crítica em suas múltiplas dimensões (tanto teóricas como empíricas), tendo como foco a teoria política e, mais precisamente, sua compreensão da democracia, tanto na crise da República de Weimar e no nazismo que se lhe seguiu como no contexto do pós-guerra de um mundo dividido entre duas superpotências e caracterizado em alguns países por uma democracia de massas de novo tipo; (II) atualização de teses e categorias do patrimônio intelectual da Teoria Crítica em vista da compreensão da atual crise da democracia e da crise simultânea das teorias da democracia, com foco no caráter distintivo que tem a categoria de esfera pública nas contribuições teórico-críticas, bem como em sua compreensão segundo a categoria de contrapúblicos e suas dimensões econômicas, culturais e políticas.
    • Nome do projeto: Projeto temático FAPESP/CEBRAP: Moral, política e direito: Autonomia e teoria crítica (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, J. M. S. , GORZONI, P. F. A. C. , FERREIRA, C. C. , WERLE, D. L. , MENDES, D. C. V. R. , SILVA, E. C. G. , CARDOSO, E. L. C. , RUGITSKY, F. M. , FANTI, F. , PUSCHEL, F. P. , TOLEDO JR., J. E. C. , VALENTE, M. G. , GANZAROLLI, M. Z. , TEIXEIRA, M. O. N. , SPECIE, P. , NOBRE, M. S. , CRISSIUMA, R. , BRESSIANI, N. , KEINERT, M. C. , MATTOS, F. C. , HULSHOF, M. , MINIUCI, G. , MACHADO, M. R. A. , RODRIGUEZ, J. R. , SILVA, F. G. , MELO, R. S. , COSTA, S. , TERRA, R. R. , NADAI, B. .
      Descrição: A proposta ancora-se em um trabalho anterior de oito anos, financiado por dois Projetos Temáticos FAPESP sucessivos (processos 99/09544-4 e 03/11860-9). Com base nessa experiência de pesquisa, busca-se não apenas uma investigação sobre a tradição da Teoria Crítica e seus problemas, mas também uma investigação a partir dos desenvolvimentos dessa vertente intelectual. O fio condutor escolhido foi o conceito de autonomia, uma noção cujo exame crítico permite não só articular os diferentes domínios da Moral, da Política e do Direito na atualidade, mas igualmente operar com diferentes propostas críticas em investigações aplicadas. O projeto em uma caracterização geral compõe-se dos seguintes momentos: (1) posição do conceito de autonomia na tradição filosófica e na teoria social; (2) posição da noção de autonomia em diferentes concepções de teoria social e em diferentes modelos de Teoria Crítica da atualidade; (3) investigações aplicadas nos campos do Direito, da Política e da Moral tendo como pressuposto um escrutínio crítico da noção de autonomia.
    • Nome do projeto: Revitalização da Casa do Politécnico (2004 - 2005
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEDEIROS, J. M. S. , GALLI, A. T. , GONZALEZ, C. O. , TEIXEIRA, C. , ALMEIDA, H. , OLIVEIRA, A. P. .
    • Nome do projeto: A questão agrária e a política externa brasileira (2005 - 2007
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEDEIROS, J. M. S. , LIMA, L. P. B. , ROMBACH, M , KLÜGER, E. , GONZALEZ, C. , REIS, R. R. , TEIXEIRA, R. A. .
    • Nome do projeto: ALFA-USP (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEDEIROS, J. M. S. , COSTA, A. C. , LIMA, A. , CORÉ, B. , CORRALES, B. , SARAVALLE, C. , TOLEDO, C. T. , FAZIO, D. , PELLEGRINI, D. , RIBEIRO, M. M. , ALMEIDA, S. .
    • Nome do projeto: Critical Theory Under Pressure: Building Networks for Transnational Dialogue (CritUP) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, J. M. S. , BERNASCONI, O. , ORIHUELA, J. C. , DAMONTE, G. , ENCINAS, D. , PAREDES, M. , DARGENT, E. , ARBOLEDA, M. , ARIZTIA, T. , ARAUJO, K. , NOBRE, M. S. , CORDERO, R. , CASUSO, G. , JAEGGI, R. , CELIKATES, R. , ROCHA, C. , TAVOLARI, B. M. D. , JANUARIO, A. , MELO, R. S. , REMY, M. I. .
      Descrição: For critical theory to uphold its commitment to an understanding of the present and its crises with an eye to enabling social change, it is vital to expand its frame of reference beyond the Global North and to enrich its conceptual resources in light of global challenges. CritUP aims at developing a sustainable transnational network and platform for the exchange between forms of critical theory articulated in different regions of the world. CritUp not only aims to address the existing asymmetries in the global production of knowledge, thus fostering a mutual academic dialogue; it also seeks to learn from the analyses and practices developed in the Global South that respond to challenges, which have increasingly become universalized. CritUP is a network of academic and non-academic partners. It is hosted by the The Humanities & Social Change Center Berlin in cooperation with CEBRAP (São Paulo), Grupo de Investigación sobre Teoría Crítica (Lima) and the Núcleo de Teoría Social (Santiago de Chile). In addition, it consists of a growing number of non-academic partners: INTERNETLAB (Brazil), Instituto de Defensa Legal (Peru), Asociación Civil Transparencia (Peru), Fundación Sol (Chile), Fundación Ciudadanía Inteligente (active across South America).
  • Formação Acadêmica: 5
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: As antinomias e a totalidade em Lukács
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: Movimentos de mulheres periféricas na Zona Leste de São Paulo: ciclos políticos, redes discursivas e contrapúblicos
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: O "Capitólio Brasileiro": significados, símbolos e emoções na campanha de contestação do resultado da eleição presidencial (2022-23)
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
        Ano de conclusão: 2021
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: S B I
        Ano de conclusão: 2019
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Faculdade Paschoal Dantas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Docente
    • Escritório Piloto do Grêmio Politécnico da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
    • Centro Acadêmico Guimarães Rosa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
    • Centro Acadêmico Visconde de Cairu:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
    • Escola Antonietta e Leon Feffer:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: professor
    • Fundação Getúlio Vargas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: docente
    • Educação e Pesquisa (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • LEVIATHAN (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • PROA: Revista de Antropologia e Arte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Humboldt-Universität Zu Berlin:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Escola Alef Peretz:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2023 ).
        Outras informações: professor