Não autenticado |

Rosângela Rodrigues Borges

    • Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutoranda em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) na USP. Atualmente é professora Adjunto I - Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, gêneros do discurso acadêmicos e oficiais, ensino de língua e tecnologias.

       

      Links:    

    • Linguagem, ensino e formação docente
    • BORGES, R. R. . # sou + tec: reflexões para o ensino de língua(gem) e literatura. Alfenas : Editora Unifal-MG, 2016 . 161p. ISBN: 9788563473196.
    • BORGES, R. R. . # sou + tec: ensino de português e espanhol. Alfenas : Editora Unifal-MG, 2016 . 162p. ISBN: 9788563473189.
    • BORGES, R. R. . #sou + tec: ensino de língua(gem) e literatura. Campinas/SP : Pontes Editores, 2015 . 225p. ISBN: 9788571136526.
    • CARVALHO, R. S. ; BORGES, R. R. ; LEON, I. O. R. ; RIBEIRO, F. A. . Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa. CURITIBA : CRV, 2013 . p. ISBN: 9788580426731.
    • BORGES, R. R. ; BALLESTEROS, M. L. A. ; LEON, I. O. R. . Vivências para a prática docente na educação básica: diálogos com a universidade. Alfenas/MG : Editora da Unifal/MG, 2011 . 116p. ISBN: 9788563473066.
    • BORGES, R. R. ; BALLESTEROS, M. L. A. ; LEON, I. O. R. . Práticas e saberes docentes na educação básica: diferentes olhares. Alfenas/MG : Editora da Unifal-MG, 2011 . 120p. ISBN: 9788563473059.
    • BORGES, R. R. ; BALLESTEROS, M. L. A. ; LEON, I. O. R. . Formação continuada para a educação básica: contribuições para a prática docente. Alfenas-MG : Editora da Unifal-MG, 2011 . 119p. ISBN: 9788563473042.
    • ALVES, M. L. ; BORGES, R. R. . PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS Revista (Entre Parênteses) , v. 1 , p. 1 - , 2012. ISSN: 22384502.
    • FALCIROLI, T.L. ; BORGES, R. R. . FREESTYLE: MANIFESTAÇÃO LINGUÍSTICO-CULTURAL Revista (Entre Parênteses) , v. 1 , p. 1 - 13 , 2012. ISSN: 22384502.
    • VEROLA, S.G. ; BORGES, R. R. . PRÁTICAS DISCURSIVAS ACERCA DA CRIANÇA E DA CRIMINALIDADE NO GÊNERO ?NOTÍCIA?: UMA ANÁLISE DA (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES Revista (Entre Parênteses) , v. 1 , p. 1 - 15 , 2012. ISSN: 22384502.
    • NAVARRO, P. C. ; BORGES, R. R. . NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA Revista (Entre Parênteses) , v. 1 , p. 1 - 13 , 2012. ISSN: 22384502.
    • REIS, H, A, ; BORGES, R. R. . PRECONCEITO LINGUÍSTICO: QUEM (NÃO) TEM? Revista (Entre Parênteses) , v. 1 , p. 1 - 10 , 2012. ISSN: 22384502.
    • BORGES, R. R. . ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NATURALIZADAS NA E PELA ESCOLA FAZU em Revista (Uberaba) , v. 05 , p. 114 - 121 , 2008. ISSN: 18061699.
    • BORGES, R. R. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LINGÜÍSTICA NA ESCOLA: RELAÇÕES (RE)VELADAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CÓDIGO PADRÃO ESCOLARIZADO Revista do SELL , v. 01 , p. 01 - 17 , 2008. ISSN: 19833873.
    • BORGES, R. R. . UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO FAZU em Revista (Uberaba) , v. ÚNICO , p. 100 - 107 , 2007. ISSN: 18061699.
    • ALVES, M. L. ; BORGES, R. R. . Práticas de leitura e escrita para a redação do Enem num ambiente virtual de aprendizagem. # sou + tec: reflexões para o ensino de língua(gem) e literatura, v. 1, p. 75 - 100, 2016.
    • NAVARRO, P. C. ; ALVES, M. L. ; BORGES, R. R. . (Re)inventando histórias: a produção de um livro digital. # sou + tec: ensino de português e espanhol, v. 01, p. 89 - 113, 2016.
    • BORGES, R. R. . A (in) significância da noção de multiletramentos na relação enunciador-destinatário presumido em situações idealizadas de ensino de português língua materna. ALFAL 50 anos: contribuições para os estudos linguísticos e filológicos, v. 01, p. 1357 - 1400, 2015.
    • ALVES, M. L. ; BORGES, R. R. . Os gêneros textuais e a produção de leitura e escrita em um ambiente virtual de aprendizagem. Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, v. , p. 171 - 178, 2013.
    • AGUINO, E. L. ; BORGES, R. R. . Ensino de língua portuguesa em discussão: análise de algumas crenças de licenciandos em letras. Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, v. , p. 161 - 170, 2013.
    • FRANCO, L. M. ; BORGES, R. R. . Blog "Espanhol do Brasil": fórum de discussão sobre a implantação do espanhol no ensino médio. Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, v. , p. 149 - 160, 2013.
    • FALCIROLI, T.L. ; BORGES, R. R. . Freestyle: gênero discursivo no ensino de língua materna. Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, v. , p. 137 - 148, 2013.
    • VEROLA, S.G. ; BORGES, R. R. . A identidade da criança em conflito com a lei: uma análise sob a ótica midiática. Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, v. , p. 125 - 136, 2013.
    • NAVARRO, P. C. ; BORGES, R. R. . Suportes digitais e multiletramentos. Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, v. , p. 113 - 124, 2013.
    • SILVA, L. T. ; BORGES, R. R. . Gêneros discursivos no ensino de literatura. Gêneros discursivos no ensino de literatura, v. , p. 101 - 112, 2013.
    • BORGES, R. R. . Prodocência na Unifal-MG: a trajetória do subprojeto gêneros textuais. Ensino de línguas e formação interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, v. único, p. 95 - 100, 2013.
    • BORGES, R. R. ; RIBEIRO DA SILVA, E. . Ensino situado de gramática: uma proposta para o ensino fundamental e médio. Questões gramaticais, v. 1, p. 59 - 75, 2014.
    • TANZI NETO, A. ; THADEI, J. ; SILVA-COSTA, L. P. ; FERNANDES, M. A. ; BORGES, R. R. ; MELO, R. . Multiletramentos em ambientes educacionais. ESCOL@CONECTADA: OS MULTILETRAMENTOS E AS TICS, v. , p. 135 - 158, 2013.
    • BORGES, R. R. . Políticas públicas de avaliação dos sistemas de ensino brasileiro: implicações para o exercício da docência. VIVÊNCIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM A UNIVERSIDADE, v. 1, p. 115 - 120, 2011.
    • BORGES, R. R. . Ensino de gramática nos ensinos fundamental e médio. VIVÊNCIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM A UNIVERSIDADE, v. 1, p. 104 - 114, 2011.
    • BORGES, R. R. . Reflexões sobre a prática do professor de língua materna. Vivências para a prática docente na educação básica: diálogos com a universidade, v. 1, p. 94 - 103, 2011.
    • BORGES, R. R. . Então, por que português é difícil?. PRÁTICAS E SABERES DOCENTES NA UNIVERSIDADE: DIFERENTES OLHARES, v. 1, p. 106 - 118, 2011.
    • BORGES, R. R. . A língua da escola e a língua do aluno no processo de construção de identidade lingüística em eventos de escrita: reflexões sobre a prática do professor de língua materna. LINGÜÍSTICA: CAMINHOS E DESCAMINHOS EM PERSPECTIVA, v. , p. 258 - 270, 2006.
    • BORGES, R. R. . A construção da identidade lingüística do aluno em eventos de escrita: reflexões sobre o ensino de LM. Análise do Discurso: perspectivas, v. , p. 946 - 969, 2007.
    • BORGES, R. R. . JORNAL VOZ DOCENTE . jornal voz docente , UBERABA , 03 jun. 2007.
    • BORGES, R. R. ; DIOGO, R. S. ; PAIVA, L. S. . WHATSAPP: possibilidades para o ensino de espanhol como língua estrangeira. In: VI JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS , 2015 , São Paulo. Anais da VI JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS. : , 2015.
    • ALVES, M. L. ; BORGES, R. R. . Ruínas da redação escolar em resenhas. In: I Simpósio Integrado da Unifal-MG: iniciação científica e extensão construindo conhecimentos , 2015 , Alfenas. Anais do I Simpósio Integrado da Unifal-MG. : , 2015.
    • NAVARRO, P. C. ; BORGES, R. R. . A redação do Enem/vestibular: adequação ou acontecimento?. In: I Simpósio Integrado da Unifal-MG: iniciação científica e extensão construindo conhecimentos , 2015 , Alfenas. Anais do I Simpósio Integrado da Unifal-MG. : , 2015.
    • DIOGO, R. S. ; BORGES, R. R. ; LEON, I. O. R. ; SANTOS, R. B. R. . WhatsApp no processo de ensino e aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira (ELE). In: I Simpósio Integrado da Unifal-MG: iniciação científica e extensão construindo conhecimentos , 2015 , Alfenas. Anais do I Simpósio Integrado da Unifal-MG. : , 2015.
    • BORGES, R. R. . A interlocução do professor em formação inicial: escrita, ensino de escrita e tecnologias. In: VI Jornada sobre ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2015. p. 50 - 50.
    • BORGES, R. R. . Escrita, ensino de escrita, letramentos e tecnologias: tensões produtivas no dizer do professor em formação inicial. In: 6º Seminário Internacional de Linguística , 2015 , . Anais do 6º Seminário Internacional de Linguística. São Paulo : IDP, 2015. p. 217 - 217.
    • BORGES, R. R. . Redação do Enem: retorno à dissertação do vestibular. In: 62º. Seminário do GEL , 2014 , Campinas. Anais do 62º Seminário do Gel. : , 2014.
    • BORGES, R. R. . A (IN)SIGNIFICÂNCIA DA NOÇÃO DE MULTILETRAMENTOS NA RELAÇÃO ENUNCIADOR-DESTINATÁRIO PRESUMIDO EM SITUAÇÕES IDEALIZADAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA. In: XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) , 2014 , João Pessoa. Anais da ALFAL 2014. : , 2014. p. 699 - 699.
    • BORGES, R. R. . A (IN)SIGNIFICÂNCIA DA NOÇÃO DE MULTILETRAMENTOS NA RELAÇÃO ENUNCIADOR-DESTINATÁRIO PRESUMIDO EM SITUAÇÕES IDEALIZADAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA. In: XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) , 2014 , João Pessoa. Anais da ALFAL 2014. : , 2014. p. 1225 - 1241.
    • BORGES, R. R. ; TROMBETTA, V. M. . A experiência de tempo e de espaço no enunciador na produção do gênero notícia de jornal. In: XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) , 2014 , João Pessoa. Anais da ALFAL 2014. : , 2014. p. 692 - 692.
    • BORGES, R. R. ; TROMBETTA, V. M. . A experiência de tempo e de espaço no enunciador na produção do gênero notícia de jornal. In: XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) , 2014 , João Pessoa. Anais da ALFAL 2014. : , 2014. p. 1137 - 1150.
    • BORGES, R. R. . FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM ANÁLISE: PROCESSOS DE (RE)CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E DE TEXTO. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA , 2012 , UBERLÂNDIA. Anais do SIELP. : , 2012. p. 1 - 11.
    • BORGES, R. R. . FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM ANÁLISE: PROCESSOS DE (RE)CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E DE TEXTO. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA , 2012 , uberlândia. Caderno de Resumos do II SIELP. Uberlândia : UFU, 2012. p. 01 - 393.
    • BORGES, R. R. . ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS MATERIALIZADAS NA E PELA ESCOLA.. In: IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2010 , SÃO PAULO. Resumos do 9o. Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. : , 2010.
    • BORGES, R. R. . A REPRESENTAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS: UMA ANÁLISE DO JOGO ÉTICO-POLÍTICO DOS DISCURSOS INSTITUCIONAIS. In: 3º CONGRESSO NACIONAL DE LETRAS, ARTES & CULTURA , 2010 , SÃO JOÃO DEL-REI. CADERNO DE RESUMO DO 3º CONGRESSO NACIONAL DE LETRAS, ARTES & CULTURA. : , 2010.
    • BORGES, R. R. . PRÁTICAS DISCURSIVAS MATERIALIZADAS NA E PELA ESCOLA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. In: II SEMANA DE LETRAS/ I COLÓQUIO NACIONAL LITERATURA, LINGUAGEM E OUTROS SABERES , 2010 , ALFENAS. CADERNO DE RESUMOS - II SEMANA DE LETRAS/ I COLÓQUIO NACIONAL LITERATURA, LINGUAGEM E OUTROS SABERES. : , 2010.
    • BORGES, R. R. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS. In: 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA do IP/PUC-SP , 2010 , São Paulo. 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA do IP/PUC-SP. : , 2010.
    • BORGES, R. R. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR NO CONTEXTO DO ESTADO AVALIADOR DO DESEMPENHO. In: I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - QUALIDADE DE ENSINO E INCLUSÃO , 2009 , UBERABA. PROGAMAÇÃO E RESUMOS - I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUALIDADE DE ENSINO E INCLUSÃO. : , 2009.
    • BORGES, R. R. . O TRABALHO COM A ESCRITA NA ESCOLA: EMBATES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA. In: II SELL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , 2009 , UBERABA. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. : , 2009.
    • BORGES, R. R. . EVENTOS DE ESCRITA EM LÍNGUA MATERNA: A ESCOLA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE LINGÜÍSTICA. In: 14º InPLA - , 2004 , SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS. : , 2004.
    • BORGES, R. R. . A construção da identidade lingüística na escola: relações (re)veladas no ensino-aprendizagem do código padrão escolarizado.. In: I SIMPÓSIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , 2007 , Uberaba. Caderno de Programação e Resumos. : , 2007.
    • BORGES, R. R. . A LÍNGUA DA ESCOLA E A LÍNGUA DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LINGÜÍSTICA EM EVENTOS DE ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA. In: 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística , 2004 , UBERLÂNDIA. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. : , 2004.
    • BORGES, R. R. . A ESCOLA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LINGÜÍSTICA EM EVENTOS DE ESCRITA EM LÍNGUA MATERNA. In: II Seminário de Pesquisa em Lingüística e Língüística Aplicada , 2004 , UBERLÂNDIA. CADERNO DE RESUMOS. : , 2004.
    • BORGES, R. R. . EVENTOS DE ESCRITA EM LÍNGUA MATERNA: RELAÇÕES DE PODER NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE LINGÜÍSTICA. In: Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade , 2004 , UBERLÂNDIA. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. : , 2004.
    • BORGES, R. R. . A IDENTIDADE LINGÜÍSTICA DO ALUNO EM EVENTOS DE ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LM. In: Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil , 2006 , UBERLÂNDIA. Caderno de Resumos e Programação. : , 2006.
    • BORGES, R. R. . Relações de poder no ensino de língua materna: embates e a criação de. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA , 2006 , Uberlândia. Caderno de Resumos e programação. : , 2006.
    • BORGES, R. R. . Eventos de escrita em língua materna: a escola e o processo de construção de identidade lingüística. In: Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada , 2003 , Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação: Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada. Uberlândia : UFU/ILEEL, 2003. p. 01 - 150.
    • BORGES, R. R. . A identidade lingüística do aluno em eventos de escrita: reflexões sobre o ensino de Língua Materna. In: Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso , 2006 , Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação/ II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso no Brasil. Uberlândia : UFU/ILEEL, 2006. p. 01 - 200.
    • BORGES, R. R. . Eventos de escrita em Língua Materna: relações de poder no processo de construção da identidade lingüística. In: I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade , 2004 , Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação - Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso. Uberlândia : UFU, 2004.
    • BORGES, R. R. . Eventos de escrita em Língua Materna: a escola e o processo de construção de identidade lingüística. In: 14º InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGÜÍSTICA APLICADA: , 2004 , São Paulo. 14º InPLA- Linguagem, Inserção e Cidadania.. São Paulo : PUC/SP, 2004.
    • BORGES, R. R. ; RUI, A. J. ; LISKA, G. J. R. ; RIBEIRO, F. A. ; SILVA, A. G. S. L. E. ; DAZIO, E. M. R. ; FERREIRA, E. B. ; HORNIK, G. G. ; AFONSO, G. F. ; SILVA, J. A. ; COELHO, M. V. ; SOUZA, P. R. R. ; DANZIGER, R. S. ; SA, T. A. O. ; SILVEIRA, V. M. B. V. . Estudos sobre a forma de ingresso para os cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas/MG - Triênio 2016-2018. 2016 (Relatorio_tecnico)
    • BORGES, R. R. . Escrita, ensino de escrita, letramentos e tecnologias: tensões produtivas no dizer do professor em formação inicial. 2015 (Comunicacao)
    • DIOGO, R. S. ; PAIVA, L. S. ; BORGES, R. R. . WHATSAPP: possibilidades para o ensino de espanhol como língua estrangeira. 2015 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . A interlocução do professor em formação inicial: escrita, ensino de escrita e tecnologias. 2015 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . Redação do Enem: retorno à dissertação do vestibular. 2014 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . A (IN)SIGNIFICÂNCIA DA NOÇÃO DE MULTILETRAMENTOS NA RELAÇÃO ENUNCIADOR-DESTINATÁRIO PRESUMIDO EM SITUAÇÕES IDEALIZADAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA. 2014 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. ; TROMBETTA, V. M. . A experiência de tempo e de espaço no enunciador na produção do gênero notícia de jornal. 2014 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS. 2013 (Conferência)
    • BORGES, R. R. ; BORGES, M. . FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM ANÁLISE: PROCESSOS DE (RE)CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E DE TEXTO. 2012 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . PRÁTICAS DISCURSIVAS MATERIALIZADAS NA E PELA ESCOLA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2010 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . A construção da identidade do professor de língua materna no contexto das avaliações sistêmicas. 2010 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . O TRABALHO COM A ESCRITA NA ESCOLA: EMBATES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA. 2009 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LINGÜÍSTICA PELA ESCOLA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2007 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . A Língua do aluno e a língua da escola: relações de poder (re)veladas na construção da identidade lingüística. 2007 (Simposio)
    • BORGES, R. R. . Relações de poder no ensino de língua materna: os embates e a criação de "espaços imaginários" na discursividade. 2006 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . Eventos de escrita em língua materna: a escola e o processo de construção de identidade lingüística. 2003 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . Eventos de escrita em língua materna: a escola e o processo de construção de identidade lingüística. 2004 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . A escola e o processo de construção da identidade lingüística em eventos de escrita em Língua Materna. 2004 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . Eventos de escrita em Língua Materna: relações de poder no processo de construção da identidade lingüística. 2004 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . A língua da escola e a língua do aluno no processo de construção da identidade lingüística em eventos de escrita: reflexões sobre a prática do professor de Língua Materna. 2004 (Comunicacao)
    • BORGES, R. R. . A identidade lingüística do aluno em eventos de escrita: reflexões sobre o ensino de Língua Materna. 2006 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 16
    • BORGES, R. R. . Encontro Pedagógico. 2006 (FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA / EDITORA DIMENSÃO)
    • BORGES, R. R. ; FABRI, K. M. C. . IV SEMINÁRIO DE LETRAS. 2007 (FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA)
    • BORGES, R. R. ; FABRI, K. M. C. . III SEMINÁRIO DE LETRAS. 2006 (FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA)
    • BORGES, R. R. ; FABRI, K. M. C. . V SEMINÁRIO DE LETRAS. 2008 (FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA)
    • BORGES, R. R. . I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - QUALIDADE DE ENSINO E INCLUSÃO. 2009 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO)
    • BORGES, R. R. ; LEON, I. O. R. ; BALLESTEROS, M. L. A. . I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PIFC. 2011 (PROJ. INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA- PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - UNIFAL-MG)
    • BORGES, R. R. . VIII JORNADA CIENTÍFICO-CULTURAL DOS GRUPOS PET DA UNIFAL-MG. 2012 (GRUPOS PET DA UNIFAL-MG)
    • BORGES, R. R. . SEMINÁRIOS CONEXÕES DE SABERES - PET LETRAS. 2011 (PET LETRAS)
    • BORGES, R. R. . SEMINÁRIOS CONEXÕES DE SABERES - PET LETRAS. 2012 (PET LETRAS)
    • BORGES, R. R. . CICLOS DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - PET LETRAS. 2012 (PET LETRAS)
    • BORGES, R. R. . JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS - PET LETRAS. 2011 (PET LETRAS)
    • BORGES, R. R. ; RIBEIRO, F. A. ; AGUINO, E. L. ; REIS, H, A, ; FRANCO, L. M. ; SILVA, L. T. ; ALVES, M. L. ; NAVARRO, P. C. ; FRANCO SANTOS, K. A. ; FALCIROLI, T.L. ; ANDRADE, J. R. O. ; NOVAIS, S. L. O. ; MOREIRA JUNIOR, J. L. ; SILVA, B. A. . I JORNADA CIENTÍFICA DE LETRAS. 2012 (PET- LETRAS (UNIFAL-MG))
    • RIBEIRO, F. A. ; LEON, I. O. R. ; CARVALHO, R. S. ; BORGES, R. R. ; SANTOS, G. L. ; FELICIO, H. M. S. ; OLIVEIRA, K. A. S. . I Seminário Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa. 2012 (Universidade Federal de Alfenas)
    • BORGES, R. R. ; RIBEIRO, F. A. . II Jornada Científica de Letras. 2014 (PET CONEXÕES DE SABERES- LETRAS)
    • BORGES, R. R. ; LEON, I. O. R. . I Semana do Espanhol/; aqui entre nós. 2016 (PET Conexões de Saberes - Letras)
    • BORGES, R. R. . CICLOS DE ESTUDOS DE ESPANHOL - PET LETRAS. 2012 (PET LETRAS)
    • BORGES, R. R. . O USO DA CRASE. 2008 (FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA)
    • BORGES, R. R. ; FRANCO, L. M. ; MAXWELL, L. J. . O USO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. 2008 (FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA)
    • BORGES, R. R. ; DINIZ, M.S. ; BORGES, C. F. P. . SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA. 2008 (FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA)
    • BORGES, R. R. . Redação Oficial. 2005 (Secretaria de Estado da Educação/ MG- Superintendência Regional de Ensino de Uberaba(SRE))
    • BORGES, R. R. . Alfabetização: como intervir no processo de aquisição da escrita. 2006 (Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU)
    • BORGES, R. R. . Texto publicitário em sala de aula. 2003 (Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG)/ Superintendência Regional de Ensino de Paracatu (SRE))
    • BORGES, R. R. . Língua Portuguesa: dicas para o dia-a-dia no trabalho. 2003 (Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG)/ Superintendência Regional de Ensino de Paracatu (SRE))
    • BORGES, R. R. . SUBMISSÃO DE PROJETOS EM EDITAIS. 2011 (PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - UNIFAL-MG)
    • BORGES, R. R. . Atas: como fazer?. 2003 (Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG) / Superintendência Regional de Ensino de Paracatu (SRE))
    • BORGES, R. R. . Leitura e escrita. 2003 (Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG)/ Superintendência Regional de Ensino de Uberaba (SRE))
    • BORGES, R. R. . Texto publicitário em sala de aula. 2003 (Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG)/ Superintendência Regional de Ensino de Paracatu (SRE))
    • BORGES, R. R. . Texto publicitário em sala de aula. 2003 (Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG)/ SuperintendÊncia Regional de Ensino de Uberaba (SRE))
    • BORGES, R. R. . Língua Portuguesa: reflexões sobre a prática docente. 2003 (Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) Superintendência Regional de Ensino de Paracatu (SRE))
    • BORGES, R. R. . Relações Interpessoais. 2003 (Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG)/ Superintendência Regional de Ensino de Paracatu (SRE))
    • BORGES, R. R. . Recursos metaenunciativos na escrita científica. 2014 (Universidade Federal de Alfenas)
    • BORGES, R. R. . A importância da linguagem publicitária no cotidiano escolar. 2005 (Faculdades Associadas de Uberaba)
    • BORGES, R. R. . OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (12 A 14 ANOS). 2006 (FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA/ SEC. MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA)
    • BORGES, R. R. . Estratégias de Leitura na Educação Básica: expondo o olhar do aluno/leitor à opacidade do texto. 2007 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • BORGES, R. R. . Como ensinar gramática nas séries iniciais. 2007 (Faculdades Associadas de Uberaba)
    • BORGES, R. R. . Relações interpessoais. 2003 (Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG)/ Superintendência Regional de Ensino de Paracatu (SRE))
    • ALMEIDA, T. M. S. de. ; FERREIRA, N.V.C ; BODART, R. O. ; BORGES, R. R. . CURSO DE CAPACITAÇÃO "PRÁTICA EDUCATIVA NO CONTEXTO DO PROEJA". 2008 (Caderno didÁtico)
    • BORGES, R. R. ; AGUINO, E. L. ; REIS, H, A, ; TELINI, I. C. L. F. ; FRANCO SANTOS, K. A. ; SILVA, LUCIENE TEIXEIRA DA ; ALVES, M. L. ; NAVARRO, P. C. ; VEROLA, S.G. ; FALCIROLI, T.L. . CONEXÕES DE COMPETÊNCIAS - REDAÇÃO DO ENEM. 2012 (Material didÁtico)
    • Nome do projeto: VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, R. R. , SOUZA, E. P. B. de. .
      Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo: a) investigar como a sociedade e a escola reagem ao ver o aluno utilizando uma variante lingüística diversa da usada no contexto em que está inserido; b) verificar como a variação lingüística se manifesta em diferentes níveis de funcionamento da linguagem; c) analisar os diferentes falares presentes no contexto da sala de aula; d) investigar de que forma, em seu discurso, o professor se posiciona em relação ao uso da variante lingüística do aluno. Para analisar as possíveis questões no que se refere à variação lingüística, indagamos: como se dá o trabalho da escola em relação ao uso da variante lingüística; quais são os diferentes falares presentes no contexto da sala de aula e de que forma o professor se posiciona com relação ao uso da variante lingüística do aluno. A hipótese que norteia este trabalho relaciona-se ao fato de que o professor, usuário de uma determinada variante lingüística, muitas vezes, recrimina ou discrimina o aluno por considerar a variante utilizada por ele (o professor), como sendo a melhor, deixando, assim, o aluno desmotivado para aprender a língua padrão e sentindo-se constrangido por usar uma variante lingüística diferente da que a escola ensina.
    • Nome do projeto: O ATRAVESSAR DA LINGUAGEM E DA CULTURA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ORIUNDO DE DIFERENTES REGIÕES DE UBERABA (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, R. R. , SANTOS, X. N. dos. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa de Iniciação Científica teve como objetivo: a) analisar a interferência do meio social na fala e na escrita das pessoas, na cidade de Uberaba; b) verificar o uso da língua portuguesa em depoimentos orais e escritos por diferentes pessoas na cidade de Uberaba/MG; c) investigar se as pessoas tendem a utilizar a língua, na escrita, conforme a utilizam na oralidade e d) discutir possíveis conseqüências desses diferentes usos da linguagem na aprendizagem do português. Considerando o contexto de pesquisa e o fato de que a cultura e a linguagem estão interligadas entre si por meio da própria evolução da humanidade, somos levados a acreditar que o usuário da língua apresenta, na escrita, marcas da oralidade, influenciado pela cultura. Dessa forma, nossa hipótese vincula-se à idéia de que, apesar de estar em contato com diversos usos da língua e com culturas diferentes, a individualidade lingüística desse falante não se perde. Entretanto, acreditamos ainda que quando essa pessoa não domina a escrita como ela é ensinada na escola, ela tende a colocar, na escrita, as características da fala.
    • Nome do projeto: LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO, CONSTITUIÇÃO E AFIRMAÇÃO DO SER (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, R. R. , CARRICONDE, L. B. .
    • Nome do projeto: UMA PESQUISA ACERCA DAS TEORIAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, R. R. , ALVES, C. F. .
      Descrição: O projeto teve como objetivo geral refletir acerca das teorias de aquisição da linguagem para o ensino de Língua Materna; e como objetivos específicos analisar as diferentes concepções de aquisição da linguagem buscando evidenciar, no discurso do professor, que práticas contribuem para a construção do conhecimento linguístico na escola e apresentar os principais questionamentos a respeito de como as crianças adquirem a linguagem. Fundamentou-se em diversos teóricos da área da linguagem como Chomsky (1950), Piaget (1966), Vygotsky (1962) entre outros. Como perguntas de pesquisa, indagou-se: como a criança aprende tão rápido a língua materna? será que ela já nasce com uma pré-disposição ou a linguagem é adquirida? existe um período crítico para uma aquisição? Optou-se pela pesquisa bibliográfica e qualitativa. Como instrumento de pesquisa, adotou-se um questionário com cinco perguntas abertas, aplicado nas séries iniciais de uma escola pública para professores regentes nas turmas de 1ª e 5º ano, no mês de setembro de 2009. O objetivo deste questionário foi evidenciar, no discurso do professor, que práticas contribuem para a construção do conhecimento linguístico na escola. Buscamos, ainda, analisar de que maneira essa construção linguística é trabalhada, a partir da análise das falas de cada professor entrevistado. Cada teoria apresenta argumentos para explicar o processo de aquisição da linguagem. A partir dessas teorias, é possível que o docente procure fundamentar o trabalho em sala de aula. Conclui-se, entretanto, que os docentes não têm muito claros os conceitos que permeiam cada uma dessas teorias e que essa falta de clareza pode ser um indicador de que o trabalho docente ainda não está pautado no conhecimento produzido ao longo dos anos nas áreas de educação, linguística e psicologia.
    • Nome do projeto: ANÁLISE DO DISCURSO DO PROFESSOR DE INGLÊS E A IDEOLOGIA DE SUPREMACIA ESTRANGEIRA (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, R. R. , NUNES, A. F. .
      Descrição: Pretendeu-se investigar as ideologias de supremacia estrangeira veiculadas nos discursos de professores e alunos de escolas públicas, privadas e institutos de idiomas, fazendo uma reflexão acerca das concepções e mitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Objetivou-se ainda analisar como as escolas trabalham questões da cultura nacional e estrangeira, a formação discursiva que sustenta os dizeres dos professores sobre o ensino de língua inglesa, a percepção dos alunos ao serem expostos a aspectos culturais de países falantes da língua-alvo e levantar hipóteses que permitam que todos os envolvidos possam rever suas posições quanto ao uso e à importância da língua estrangeira em nosso contexto. A problemática que envolve esta pesquisa reside na necessidade da aprendizagem da língua inglesa gerada pela globalização comercial e cultural. A partir dessa realidade se desenvolveram crenças em relação aos países falantes da língua-alvo, ideologias de supremacia estrangeira e uma conseqüente desvalorização de nossa identidade cultural.
    • Nome do projeto: Curso Preparatório para o Enem (2011 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGES, R. R. , PACHECO, M. , SANTANNA, M. F. .
      Descrição: O Curso Preparatório para o Enem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG tem como objetivo preparar alunos e egressos do Ensino Médio para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio. Pretende, ainda, preparar jovens e adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, para a realização desse exame com vistas à Certificação de Conclusão do Ensino Médio conforme legislação vigente. A partir de 2012, a Pró-Reitoria de Extensão propôs o realinhamento das atividades do Cursinho, incluindo a participação de docentes da UNIFAL-MG, a fim de redimensiona-lo tendo como eixo as matrizes de referência, propostas pelo Inep, bem como as competências e habilidades de cada matriz de referência, as quais são avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Justifica-se essa reorganização pelo fato de a UNIFAL-MG, desde 2010, a exemplo de outras instituições de ensino superior, ter adotado o Enem como exame de ingresso para os cursos de graduação nos três campi (Alfenas, Poços de Caldas e Varginha). Assim, a reorganização objetiva adequar o cursinho a fim de que possa estar condizente com a estrutura do atual Enem. Dito isso, ressalte-se o fato de serem incluídos, entre os cursistas do Pré-vestibular, o jovem ou o adulto, que não tendo concluído o Ensino Médio, poderão, por meio do Enem, obter também a Certificação de Conclusão do Ensino Médio. À partir, iniciaram-se atividades extracurriculares como plantão de dúvidas e Curso de Redação a Distância, incluindo, gradativamente, objetos de conhecimento que antes não eram abordados no cursinho, vinculados às áreas do conhecimento Filosofia, Sociologia, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Física e Arte. Tais objetos, ainda que incipientemente, serão abordados durante os seminários e painéis integrados, na realização de redações e mesmo durante as aulas com temáticas afins. Em linhas gerais, o Cursinho Preparatório para o Enem está organizado em consonância com as quatro Matrizes de Referência
    • Nome do projeto: Práticas e produção de textos acadêmicos e oficiais com o uso de tecnologias (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, R. R. , NAVARRO, P. C. , ALVES, M. L. , AGUINO, E. L. , FRANCO, L. M. , DIOGO, R. S. .
      Descrição: Defendendo que as tecnologias digitais são parte do mundo da linguagem e que esta é constitutiva do sujeito, o foco deste projeto de pesquisa está: (a) no sujeito (e não no usuário de tecnologias); (b) no gênero como um complexo de linguagem verbal e base tecnológica digital (cuidando, no entanto, para não considerá-lo apenas em sua construção composicional); e (c) na relação entre escrevente e interlocutor(es), consideradas as suas histórias de letramento e as práticas sociais de que participam. Tem-se como objetivo geral observar, na materialidade, imagens com as quais os escreventes dialogam e que estão relacionadas a três eixos: a) a escrita, b) ensino de escrita e c) tecnologias.
    • Nome do projeto: PIFC- PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA (2010 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGES, R. R. , NUNES, Aparecida Maria , FRAGA, P. D. , LEON, I. O. R. , BALLESTEROS, M. L. A. , FARIA, M. R. , CARVALHO, R. S. , SANTANNA, M. F. , CARVALHO, M. , RUI, A. J. , LIMA, W. F. .
      Descrição: O Projeto surgiu de uma demanda do MEC, via Chamamento Público, para a composição da Rede Nacional de Formação Continuada dos Professores do Ensino Básico, em atendimento a orientações das Secretarias de Educação Básica (SEB), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e Secretaria de Educação Especial (SEESP). A oferta desses cursos foi motivada pela participação de diversos docentes da universidade em atividades nas escolas, assumindo, assim, uma maior proximidade com as secretarias municipais de ensino e a própria comunidade. A partir da demanda inicial levantada de 4953 cursistas, reorganizou-se o Projeto com o objetivo de maximizar os custos e atingir, com qualidade, pelo menos parte dessa demanda. Assim, observando a capacidade de atendimento dos professores, buscou-se atingir o número máximo de cursistas distribuídos nos 19 municípios participantes, considerando o Projeto Institucional. Inicialmente, atendendo especificamente às demandas da SEB, serão atendidos os municípios de Alfenas, Areado, Campos Gerais, Caxambu, Coqueiral, Divisa Nova, Lambari, Machado, Nepomuceno, Paraguaçu, Pouso Alegre, Três Corações, Turvolândia e Varginha com a oferta de 29 cursos que atenderão 1015 cursistas durante o ano de 2011. Para a área da SECAD, serão oferecidos 9 cursos nos municípios de Bandeira do Sul, Campanha, Carvalhópolis, Lambari, Machado e Muzambinho, atendendo 315 cursistas. Na área da SEESP, são contempladas Alfenas, Campestre, Caxambu e Pouso Alegre, com uma oferta de 6 cursos que capacitarão 170 cursistas. Os cursos acontecerão aos sábados, nos municípios que aderiram ao Projeto e os cursistas receberão certificados de atualização (60h) ou de aperfeiçoamento (180h), conforme o caso, expedidos pela Unifal-MG Estrutura e Funcionamento Os cursos serão ministrados na modalidade semi presencial com duração de 60 horas, sendo 42 horas presenciais e 18 horas a distância. Os encontros presenciais acontecerão, preferencia
    • Nome do projeto: PRODOCÊNCIA (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGES, R. R. , LEON, I. O. R. , CARVALHO, R. S. , RIBEIRO, F. A. , SANTOS, G. L. , FELICIO, H. M. S. , OLIVEIRA, K. A. S. .
      Descrição: O PRODOCÊNCIA é um programa institucional financiado pela CAPES que visa o fortalecimento das Licenciaturas. O edital de 2010 contemplou, entre outras instituições, o Projeto ?Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa? proposto pelos cursos de Letras e Pedagogia da Unifal-MG. O programa está estruturado de forma a permitir reflexões acerca da formação docente, incentivando o diálogo entre docência, pesquisa e interdisciplinaridade. Para alcançar os objetivos propostos serão realizadas etapas que foram pensadas para fornecer a base teórica aos discentes, permitindo uma maior vivência dos temas, incentivando-os a se tornarem profissionais reflexivos, pesquisadores capazes de conciliar teoria e prática. O projeto ?Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa? busca promover a integração dos licenciandos dos diversos cursos da Unifal-MG por meio das oficinas, seminários, minicursos, pesquisa e outras ações que serão oferecidas. Nesse sentido a escolha dos temas para as ações propostas procura contemplar aspectos não abordados no currículo das licenciaturas ou cuja abordagem se faz restrita ao universo do próprio curso. Sendo assim, todos os licenciandos da Unifal-MG, independentemente do curso que façam poderão participar de quaisquer ações propostas. Áreas Temáticas I- Título do projeto: Alfabetização e Letramento Professor responsável: Robson Santos de Carvalho II - Título do projeto: Avaliação Professor responsável: Robson Santos de Carvalho III- Título do projeto: Gêneros textuais Professora responsável: Rosângela Rodrigues Borges IV - Título do projeto: Língua, literatura e cultura hispânicas Professoras responsáveis: Kátia Aparecida Silva Oliveira Fernanda Aparecida Ribeiro V- Título: Novas tecnologias aplicadas à educação Professor responsável: Ítalo Oscar Riccardi Leon VI- Título: Diversidade na educação básica: aportes teórico-metodológicos para o tr
    • Nome do projeto: Gêneros do discurso e letramentos na instância pública, no ensino e na pesquisa. (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, R. R. , NAVARRO, P. C. , VEROLA, S.G. , ALVES, M. L. , TROMBETTA, V. M. , DIOGO, R. S. , COSTA, F. N. C. .
      Descrição: Inscrito no campo da Ciências Humanas e Humanidades, o projeto busca investigar a escrita, as relações intergenéricas e a interveniência de esferas discursivas na produção de variados gêneros do discurso em função (também) dos interlocutores com os quais o escrevente dialoga. Cronotopo, excedente de visão, dialogismo, discurso, letramentos são os principais conceitos que subsidiam a análise de modelos de textos e práticas de textualizadas que orientam a produção de gêneros do discurso acadêmicos e de gêneros oficiais.
    • Nome do projeto: sou + tec (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGES, R. R. , NAVARRO, P. C. , ALVES, M. L. , RIBEIRO, F. A. , OLIVEIRA, K. A. S. , SILVA, N. C. , DIOGO, R. S. , PAIVA, L. S. , SANTOS, J. M. , SOUZA, M. L. B. , BIFARONI, J. R. M. , AZARIAS, A. A. , COSTA, M. A. R. , ROQUE, B. M. .
      Descrição: Sou + tec configura-se como uma proposta para o ensino de língua(s)/linguagem com o uso de tecnologias, incluindo as móveis e as de interação. Tem como objetivo proporcionar atividades de ensino-aprendizagem a todos os envolvidos (professores em formação inicial, professores em formação continuada e alunos do Ensino Fundamental da rede pública) como forma de contribuir para o ensino e a valorização da rede pública. Coaduna-se com as diretrizes nacionais para os cursos de licenciaturas (Letras e Pedagogia), com a LBD e demais documentos oficiais. Insere-se como uma proposta que busca já pensar um futuro bem próximo a partir das seguintes indagações: em breve, as escolas públicas terão tablets e o que faremos? Que novo perfil de aluno vem sendo configurando nos contextos das tecnologias haja vista que até uma criança de 4 anos manipula com facilidade um tablet, um smartphone? Que ensino e sujeitos queremos formar? Justifica-se, assim, a implantação deste programa, pensando ainda na necessidade de formar professores para este futuro que é agora. As atividades propostas podem contribuir para a formação de agentes sociais capazes de transformar o mundo, sem contudo, desconsiderarem a realidade em que vivem. Espera-se que este programa possa ser apropriado e (re)dimensionado em outras instâncias, em outros lugares e contextos. Como ser aprendente deve ser uma constante na vida do educador, propomos pensar o ensino de língua(s)/linguagem com o uso de tecnologias , pois, neste contexto, mais do nunca, o professor deve ser 'autor' e não apenas um 'ator' reproduzindo atividades/produtos.
    • Nome do projeto: Conversas literárias: Manoel de Barros - uma vida em versos (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGES, R. R. , LEON, I. O. R. , ALVES, M. L. , RIBEIRO, F. A. , OLIVEIRA, K. A. S. , SILVA, N. C. , DIOGO, R. S. , PAIVA, L. S. , SANTOS, J. M. , SOUZA, M. L. B. , BIFARONI, J. R. M. , AZARIAS, A. A. , COSTA, M. A. R. , ROQUE, B. M. .
      Descrição: O Projeto de Extensão "Conversas literárias: Manoel de Barros - uma vida em versos" tem como objetivo geral incentivar a leitura de obras literárias de escritores brasileiros com a realização de atividades culturais e acadêmicas. Justifica-se a sua realização pelo fato de, após pesquisa informal realizada com acadêmicos de Letras e de Pedagogia e com alunos do Ensino Fundamental e Médio, ter sido constatado que esse público praticamente desconhece a vida e a obra de Manoel de Barros. Com este Projeto, pretende-se divulgar o trabalho de escritores brasileiros, incentivar a leitura de obras literárias, desenvolvendo atividades que possam desencadear tanto um interesse maior da parte do público-alvo, quanto, no contexto de formação docente inicial, desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem para o ensino de língua/literatura. Serão desenvolvidas diversas atividades, tais como: Projeto de Leitura "Releituras de Manoel", mesa-redonda, palestras, ciclo de debates e encontros em escolas da educação básica, com apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos dessas escolas (jogral, peça teatral, música, etc), além de uma Oficina de Stopmotion.
    • Nome do projeto: Conversas literárias: 60 anos sem Graça (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGES, R. R. , REIS, H, A, , NAVARRO, P. C. , VEROLA, S.G. , FALCIROLI, T.L. , ALVES, M. L. , RIBEIRO, F. A. , AGUINO, E. L. , FRANCO, L. M. , ANDRADE, J. R. O. , NOVAIS, S. L. O. , MOREIRA JUNIOR, J. L. , SILVA, B. A. , OLIVEIRA, K. A. S. , SILVA, N. C. , ROCHA, D. .
      Descrição: O Projeto de Extensão "Conversas literárias: 60 anos sem Graça" tem como objetivo geral incentivar a leitura de obras literárias de escritores brasileiros com a realização de atividades culturais e acadêmicas. Justifica-se a sua realização pelo fato de, após pesquisa informal realizada com acadêmicos de Letras e de Pedagogia e com alunos do Ensino Médio, ter sido constatado que esse público praticamente desconhece a vida e a obra de Graciliano Ramos, em especial "Vidas Secas". Com este Projeto, pretende-se divulgar o trabalho de escritores brasileiros, incentivar a leitura de obras literárias, desenvolvendo atividades que possam desencadear tanto um interesse maior da parte do público-alvo, quanto, no contexto de formação docente inicial, desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem para o ensino de língua/literatura. Serão desenvolvidas diversas atividades, tais como: Projeto de Leitura "Releituras de Vidas Secas" na E.E. Profª Judith Viana com apresentação de trabalhos (jogral, peça teatral, música, etc) pelos alunos do Ensino Médio, Oficina de videomaker, Exposição de trabalhos, sessões de vídeo, debates sobre a obra e o vídeo "Vidas Secas" e curso "Práticas de letramento contemporâneas: trailer de livro".
    • BORGES, R. R. ; AGUINO, E. L. ; REIS, H, A, ; FRANCO SANTOS, K. A. ; FRANCO, L. M. ; SILVA, L. T. ; ALVES, M. L. ; NAVARRO, P. C. ; VEROLA, S.G. ; FALCIROLI, T.L. . ANAIS DO I SEMINÁRIO PROCESSOS DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: DIÁLOGOS ENTRE DOCÊNCIA E PESQUISA. 2012 - Revisão linguística
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena Em Letras
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS
        Ano de conclusão: 2005
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação São Luís
        Ano de conclusão: 1999
    • Faculdade Tecsoma:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdades Associadas de Uberaba:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Conselho Municipal de Educação de Uberaba:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2008 ).
        Outras informações: colaborador
    • Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Representante
    • FAZU em Revista (Uberaba):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • FAZU em Revista (Uberaba):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Universidade Federal de Alfenas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: professor adjunto - nível I
    • Instituto Federal do Triângulo Mineiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Eletrônica Via Litterae:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista (Entre Parênteses):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Editora-chefe.