Não autenticado |

Rejane Centurion Gambarra e Gomes

    • Possui Licenciatura Plena em Letras e especialização em Língua Portuguesa e Literatura, pela UNEMAT. É mestre em Estudos da Linguagem pela UFMT; e doutora em Filologia e Língua Portuguesa, pela USP. Atua na Educação há 25 anos, sendo 16 deles na Educação Básica e 17 na Educação Superior. É professora de Língua Portuguesa na UNEMAT/ Tangará da Serra e autora de "O político na língua: um olhar discursivo sobre a sufixação", entre outras publicações. Coordena o projeto de pesquisa "Léxico e discurso na capitania de Mato Grosso: nomeação sobre o nativo brasileiro". Sua tese foi selecionada como a melhor do ano de 2015 do programa de Filologia e Língua Portuguesa, da USP, tendo sido indicada e inscrita no Prêmio CAPES de Tese 2016. Seu artigo "Lexicografia e ensino: reflexões necessárias" está entre as referências de leitura para a seleção de mestrado da UFRGS, desde 2016, na linha de Lexicografia, Terminologia e Tradução. Ocupa o cargo de coordenadora do curso de Letras (gestão 2019/2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino, Textualidades e Discurso.

       

      Links:    

    • Práticas Sociais e Discursivas
    • Coordenadora do projeto: "Léxico e discurso na capitania de Mato Grosso: nomeação sobre o nativo brasileiro"
    • CENTURION, R. ; CRUZ, M. C. ; BATISTA, I. M. . Linguagem e(m) interação: línguas, literaturas e educação. Cáceres-MT : Editora UNEMAT, 2011 . 198p. ISBN: 9788579110443.
    • CENTURION, R. . O político na língua: um olhar discursivo sobre a sufixação. São Carlos (SP) : Pedro & João Editores, 2010 . 174p. ISBN: 9788599803981.
    • CENTURION, R. ; CRUZ, M. C. . Língua, literatura e cultura: (des) encontros no século XXI. Cáceres (MT) : Editora UNEMAT, 2009 . p. ISBN: 9788579110238.
    • CENTURION, R. . Dedicatórias em obra do século XVI: indícios de marcas autorais REVISTA DA ABRALIN , v. 16 , p. . - , 2017. ISSN: 01027158.
    • CENTURION, R. . Tradição textual de obra do século XVI: versões manuscritas e edição príncipe Revista Philologus , v. 62 , p. - - - , 2015. ISSN: 14136457.
    • CENTURION, R. ; MORAES, M. B. . Lexicografia e ensino: reflexões necessárias Caligrama: Revista de Estudos Românicos , v. 18 , p. - - - , 2013. ISSN: 22383824.
    • CENTURION, R. . ''Campanha negocia Dilma!' Um caso de derrisão no facebook? Linguasagem (São Paulo) , v. . , p. . - , 2012. ISSN: 19836988.
    • CENTURION, R. . O político na língua: "tramando" sentidos Revista Ecos (Cáceres) , v. 8 , p. 103 - 111 , 2010. ISSN: 18060331.
    • CENTURION, R. . Ensinar e aprender com a AD francesa Linguasagem (São Paulo) , v. - , p. - - , 2009. ISSN: 19836988.
    • CENTURION, R. . Vocabulário empregado por Gândavo, no século XVI: semas distintivos do campo léxico "nomeação para nativo" a partir de acepções de Bluteau e Houaiss. Tradition and Innovation in the History of Linguistics, v. , p. 48 - 57, 2016.
    • CENTURION, R. . A cena enunciativa em vídeos da campanha eleitoral de 2014: o caso do candidato/deputado humorista. Análise do discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes, v. , p. 119 - 130, 2016.
    • CENTURION, R. . Estudo da autoria em textos do século XVI: contribuições da área discursiva. Linguagem, Estratégia e (Re)Construção, v. , p. 204 - 219, 2014.
    • CENTURION, R. . Como se a mentira fosse politicamente correta. Estudos do discurso de/em Mato Grosso, v. , p. 91 - 104, 2014.
    • CENTURION, R. . Propaganda de cerveja e sufixação: contribuições para o ensino de língua portuguesa. Contribuições para o trabalho e formação docente: temas contemporâneos e sala de aula, v. , p. 95 - 107, 2013.
    • CENTURION, R. . "Carta ao professor": a construção do ethos discursivo nos PCN de Língua Portuguesa. Linguagem e(m) interação: línguas, literaturas e educação, v. , p. 47 - 53, 2011.
    • CENTURION, R. ; BARONAS, R. L. . Proposições e notas em vista de uma leitura discursiva da sufixação. Estudos do texto e do discurso, v. , p. 29 - 36, 2008.
    • CENTURION, R. . Sufixação: de afixo normativo a modalizador autonímico derrisório. Estudos discursivos em Mato Grosso: limiares, v. 4, p. 163 - 173, 2008.
    • CENTURION, R. . Na política, estudar para quê? . Observatório da Imprensa (São Paulo) , São Paulo (SP) , 12 out. 2010.
  • Trabalhos em Anais: 21
    • CENTURION, R. . Nomeação do nativo em documentos oitocentistas: interface léxico e discurso. In: XII Simpósio de Língua e Literatura , 2017 , Tangará da Serra (MT). Ensino no século XXI: o texto no papel e na tela. : , 2017.
    • CENTURION, R. . Formação de licenciados em Letras: desafios. In: XIX Semana de Letras , 2016 , Rondonópolis (MT). XIX Semana de Letras: Formação e Profissionalização. : , 2016. p. 59 - 66.
    • CENTURION, R. . Tradição textual de obra do século XVI: versões manuscritas e edição príncipe. In: VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos , 2015 , Campo Grande (MS). Revista Philologus - Suplemento: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro (RJ) : CIFEFIL, 2015. p. 96 - 97.
    • CENTURION, R. . Índice de frequência e ocorrência de substantivos em impresso do século XVI: formações imaginárias. In: V Colóquio da Associação Latino Americana de Estudos do Discurso , 2014 , São Carlos (SP). ALED Brasil. : , 2014.
    • CENTURION, R. . Vocabulário empregado por Gândavo, no século XVI: Semas Distintivos do Campo Léxico ?Nomeação para Nativo? a partir de acepções de Bluteau e Houaiss. In: 13th Internacional Conference on the History of the Language Sciences , 2014 , Vila Real (Portugal). Conference Handbook. Braga (Portugal) : Publito: Estúdio de Artes Gráficas, 2014. p. 129 - 130.
    • CENTURION, R. . Índice de frequência e ocorrência de substantivos em impresso do século XVI: formações imaginárias. In: V Colóquio da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso , 2014 , São Carlos (SP). Análise do Discurso: novos canteiros de trabalho?. São Carlos (SP) : , 2014. p. 132 - 133.
    • CENTURION, R. . Investigação lexical a partir de manuscritos e impresso do século XVI. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2013 , Goiânia (GO). Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Goiânia (GO) : FUNAPE, 2013. p. 633 - 641.
    • CENTURION, R. . Edição de manuscrito quinhentista: do linguístico ao discursivo. In: ABRALIN em Cena Mato Grosso , 2013 , Cuiabá (MT). Anais ABRALIN em Cena Mato Grosso. : , 2013.
    • CENTURION, R. . Estudo da autoria em textos do século XVI: contribuições da área discursiva. In: V EPED (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP) , 2013 , São Paulo (SP). V EPED - Linguagem, Estratégia e (Re) Construção. : , . p. 46 - 47.
    • CENTURION, R. . Gândavo e a 'Historia da prouincia Sãcta Cruz a que vulgarmete chamamos Brasil': estudo do léxico e das marcas de autoria. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia , 2012 , Rio de Janeiro (RJ). Almanaque CIFEFIL. : , 2012. p. 98 - 99.
    • CENTURION, R. . Gândavo e a 'Historia da prouincia Sãcta Cruz a que vulgarmete chamamos Brasil': estudo do léxico e das marcas de autoria. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia , 2012 , Rio de Janeiro (RJ). Almanaque CIFEFIL. : , 2012.
    • CENTURION, R. . Edição de manuscrito quinhentista: do linguístico ao discursivo. In: ABRALIN em cena , 2012 , Cuiabá (MT). Abralin em cena Mato Grosso 2011. Natal (RN) : Top Gráfica, 2012. p. 122 - 123.
    • CENTURION, R. . Ensinar e aprender com a AD francesa. In: II CIAD (Colóquio Internacional de Análise do Discurso) , 2009 , São Carlos - SP. II CIAD - A ordem do olhar: discurso, semiologia, história. São Carlos - SP : UFSCar, 2009. p. 164 - 165.
    • CENTURION, R. . O ensino da Língua Portuguesa no século XXI: um olhar discursivo. In: III Colóquio de Letras , 2009 , Tangará da Serra (MT). III COLE - Linguagem em caleidoscópio: as faces da pós-modernidade. Cáceres - MT : Editora UNEMAT, 2009.
    • CENTURION, R. . A AD francesa nas aulas de Língua Portuguesa. In: IV GELCO (Grupo de Estudos Linguísticos do Centro-Oeste) , 2008 , Cuiabá (MT). Linguagens: desafios contemporâneos. : , 2008. p. 722 - 732.
    • CENTURION, R. . O ensino da Língua Portuguesa no século XXI: um olhar discursivo. In: III Colóquio de Letras , 2009 , Tangará da Serra (MT). III COLE -. Tangará da Serra : Gráfica e Editora Sanches Ltda., 2009. p. 38 - 39.
    • CENTURION, R. . A AD francesa na aula de Língua Portuguesa. In: VII Seminário de Linguagens , 2008 , Cuiabá (MT). Linguagens: desafios contemporâneos. Cuiabá (MT) : Gráfica da Universidade Federal do Mato Grosso, 2008. p. 52 - 52.
    • CENTURION, R. . Uma leitura discursiva dos sufixos na política brasileira. In: III SEAD (Seminário de Estudos em Análise do Discurso) , 2007 , Porto Alegre (RS). Resumo dos painéis. : , 2007.
    • CENTURION, R. . A sufixação no discurso político: heterogeneidade e derrisão. In: 55º Seminário do GEL , 2007 , Franca (SP). Publicação de resumo. : , 2007.
    • CENTURION, R. . Sufixação: de afixo normativo a modalizador autonímico derrisório. In: I CIAD (Colóquio Internacional de Análise do Discurso) , 2006 , São Carlos (SP). Caderno de resumos - I CIAD. : , 2006.
    • CENTURION, R. . A derivação aos olhos da AD. In: VI Seminário de Linguagens , 2006 , Cuiabá (MT). Linguagens: meios, formas e práticas. : , 2006.
    • CENTURION, R. . Caminhos da Linguística Histórica: ?ouvir o inaudível?. Cáceres (MT) : UNEMAT Editora , 2013 (Resenha)
    • CENTURION, R. ; CRUZ, M. C. . IV COLE e I CILE - Ensino/ aprendizagem de língua (s) e literatura: docência e qualificação profissional. Tangará da Serra (MT) : Gráfica e Editora Sanches Ltda. , 2010 (Livro de resumos)
    • CENTURION, R. ; CRUZ, M. C. . VI SILLMAT - Língua, literatura e cultura: (des) encontros no século XXI. Tangará da Serra - MT : Gráfica e Editora Sanches Ltda. , 2009 (Livro de resumos)
    • CENTURION, R. . Concepções de linguagem: implicações do trabalho com leitura em sala de aula. 2017 (Conferência)
    • CENTURION, R. . O Brasil em questão. 2016 (Conferência)
    • CENTURION, R. . Cursos de licenciaturas: desafios contemporâneos da formação e da profissionalização. 2016 (Conferência)
    • CENTURION, R. . Investigação interdisciplinar em obra do século XVI: filologia, léxico, discurso. 2015 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Léxico e formações imaginárias em obra do século XVI: contribuições ao projeto PHPB. 2015 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Tradição textual de obra do século XVI: versões manuscritas e edição príncipe. 2015 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Vocabulário empregado por Gândavo, no século XVI: Semas Distintivos do Campo Léxico ?Nomeação para Nativo? a partir de acepções de Bluteau e Houaiss. 2014 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Índice de frequência e ocorrência de substantivos em impresso do século XVI: formações imaginárias. 2014 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Campos Léxicos categorizados a partir de obra do século XVI. 2013 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Considerações acerca da frequência e ocorrência de substantivos em impresso do século XVI. 2014 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . O sufixo '-ão' em propaganda de cerveja: questões de ensino. 2013 (Conferência)
    • CENTURION, R. . Investigação lexical a partir de manuscritos e impresso do século XVI. 2013 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Professora Estefana: exemplo, história, memória. 2013 (Conferência)
    • CENTURION, R. . Impresso do século XVI: três versões manuscritas, três diferentes dedicatórias. 2013 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Concepções de linguagem. 2010 (Conferência)
    • CENTURION, R. . Estudo da autoria em textos do século XVI: contribuições da área discursiva. 2013 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Versões e cópias da Historia da prouincia Sãcta Cruz: discussão da tradição textual. 2012 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Gândavo e a 'Historia da provincia Sãcta Cruz a que vulgarmete chamamos Brasil': estudo do léxico e das marcas de autoria. 2012 (Outra)
    • CENTURION, R. . As concepções de linguagem e suas implicações no trabalho com a leitura. 2011 (Conferência)
    • CENTURION, R. . Edição de manuscrito quinhentista: do linguístico ao discursivo. 2012 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. ; PETRONI, Maria Rosa . O Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no curso de Letras de Tangará da Serra. 2010 (Conferência)
    • CENTURION, R. . Ensinar e aprender com a AD francesa. 2009 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. ; BARONAS, R. L. ; SOUZA, M. I. ; SILVA, G.G. . Análise do Discurso e Gêneros Discursivos. 2009 (Conferência)
    • CENTURION, R. ; BOTTON, A. ; BARBOSA, E. A. . O ensino da Língua Portuguesa no século XXI: um olhar discursivo. 2009 (Conferência)
    • CENTURION, R. ; BATISTA, I. M. ; BATISTOTE, M. L. F. ; CRUZ, M. C. . Entre o lingüístico e o discursivo: percursos e conquistas. 2008 (Conferência)
    • CENTURION, R. ; HUNHOFF, E. D. C. ; ROCHA, R. . O político na língua: "tramando" sentidos. 2008 (Conferência)
    • CENTURION, R. . Uma leitura discursiva dos sufixos na política brasileira. 2007 (Outra)
    • CENTURION, R. . A sufixação no discurso político: heterogeneidade e derrisão. 2007 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . A construção do ethos discursivo por Paulo Renato nos PCN. 2006 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . A derivação sufixal aos olhos da AD. 2006 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Sufixação: de afixo normativo a modalizador autonímico derrisório. 2006 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Um olhar discursivo aos sufixos. 2006 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Os três tipos de mulher de Ester em Campari, Fillis e O Boticário. 2002 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Adaptabilidade da proposta curricular da SEE-MT acerca do ensino de Língua Estrangeira Moderna à realidade das escolas da rede oficial de Alto Araguaia. 1997 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . O período de repressão e a Tropicália de Caetano Veloso. 1997 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . O período de repressão e a tropicália de Caetano Veloso. 1997 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. . Tropicália, de Caetano Veloso. 1996 (Comunicacao)
    • CENTURION, R. ; BATISTA, I. M. ; ROCHA, R. . A produção literária no Mato Grosso. 2010 SBT
    • CENTURION, R. . Realização de evento científico. 2017 Rádio Pioneira
    • CENTURION, R. . Divulgação de evento científico. 2017 Rádio Pioneira
    • CENTURION, R. . O político na língua: um olhar discursivo sobre a sufixação. 2008 Rádio Tangará
    • CENTURION, R. . Mulher e política. 2010 Rádio Tangará
    • CENTURION, R. . IV Semana de Letras. 2001 (Universidade do Estado do Mato Grosso)
    • CENTURION, R. . VIII FALE (Fórum Acadêmico de Letras). 1997 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . V SILLMAT e IV Encontro de Literatura Comparada. 2008 (UNEMAT-Tangará da Serra)
    • CENTURION, R. . II Seminário de Estágio: perspectivas e debates na formação do professor. 2009 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . III Colóquio de Letras. 2009 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . VI SILLMAT e V Encontro de Literatura Comparada. 2009 (UNEMAT - Tangará da Serra)
    • CENTURION, R. . IV Colóquio de Letras e I Colóquio Internacioanl de Letras. 2010 (Universidade do Estado do Mato Grosso)
    • CENTURION, R. . IV Seminário de Estágio. 2011 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . Ciclo de Palestras: estágio na escola e escola em estudo. 2011 (UNEMAT - Tangará da Serra)
    • CENTURION, R. . VIII SILLMAT. 2011 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . VII SILLMAT e I Seminário de Dissertação em Andamento. 2010 (UNEMAT - Tangará da Serra)
    • CENTURION, R. . XII Simpósio de Língua e Literatura da UNEMAT. 2017 (UNEMAT-Tangará da Serra)
    • CENTURION, R. . XII EMEL, II CILE e VII Encontro de Literatura Comparada. 2011 (UNEMAT - Tangará da Serra)
    • CENTURION, R. . Interpretação Textual. 1999 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . Da co-referenciação lingüística à co-referenciação discursiva. 1999 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . Da concepção estruturalista de leitura à concepção discursiva. 2001 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . A leitura e a redação amparadas pelas teorias do discurso. 2001 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . Concepções de língua e ensino. 2002 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. ; MORAES, M. B. . A lexicografia em sala de aula: pensares e fazeres. 2015 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • CENTURION, R. . Apontamentos léxico-discursivos: conceitos e aplicação. 2018 (UNEMAT-Tangará da Serra)
    • CENTURION, R. . Processo de produção textual: orientações para o ENEM. 2018 (Instituto Federal de Mato Grosso)
    • CENTURION, R. . Interpretação Textual. 1998 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . A AD francesa na aula de Língua Portuguesa. 2008 (UFMT)
    • CENTURION, R. . Interpretação Textual: uma leitura dos operadores argumentativos. 1999 (UNEMAT)
    • CENTURION, R. . A língua ?brasileira? e sua história: heterogeneidade constitutiva e formas de silenciamento. 2011 (Universidade do Estado do Mato Grosso)
    • Nome do projeto: Leitura, literatura e cultura ? a representação do conhecimento para a formação do leitor em transição (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTURION, R. , GALLARDO, B. , BATISTA, I. M. , CRUZ, M. C. , ROCHA, R. , HUNHOFF, E. D. C. , FRANCA, C. C. .
      Descrição: Pretende-se analisar a produção de sentidos que é construída via linguagem em processo de interação humana, e que pode contribuir para a reflexão e a avaliação das relações estabelecidas em diferentes contextos, na contemporaneidade. Nosso objeto de estudo se constituirá de textos, em língua materna e segunda língua, visando à aquisição de leitura, para promover o desenvolvimento do leitor crítico, segundo nossa concepção educacional. Formar leitores críticos é possibilitar uma visão transformadora de si mesmo e das relações que são estabelecidas no cotidiano.
    • Nome do projeto: Biologia e Linguagens em busca dos modos de viver e pensar a ciência com Novos Talentos da escola (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTURION, R. , FRANCA, C. C. , BALDINOTTI, S. , MELO, I. F. , PAES, M. H. R. , ARNT, A. M. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa e Extensão "Biologia e Linguagens em busca de novos modos de viver e pensar a ciência com Novos Talentos da escola", vinculado ao Núcleo de Educação em Ciências Tabebuia aurea (NECTAR) e ao Núcleo de Atividades, Estudos e Pesquisas sobre Educação, Ambiente e Diversidade (NEED), da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus universitário Tangará da Serra. O Projeto consiste em investigar, com professores e alunos da rede pública da Educação Básica, as noções de Ciência e suas relações com diferentes áreas de conhecimento, bem como oferecer cursos de qualificação para o mesmo público, nas áreas científicas. O Projeto compreende 4 subprojetos na área de Filosofia da Ciência, Divulgação Científica, Artrópodes e Linguagem Materna.
    • Nome do projeto: BIOLOGIA E LINGUAGENS EM BUSCA DOS MODOS DE VIVER E PENSAR A CIÊNCIA COM NOVOS TALENTOS DA ESCOLA (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CENTURION, R. , FRANCA, C. C. , MELO, I. F. , BALDINOTTI, S. , PAES, M. H. R. , ARNT, A. M. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa e Extensão vinculado ao Núcelo de Educação em ciências Tabeluia aurea (NECTAR) e ao Núcleo de Atividades, Estudos e Pesquisas sobre Educação, Ambiente e Diversidade (NEED), da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra. O Projeto consiste em investigar, com professores e alunos da rede pública da Educação Básica, as noções de Ciência e suas relações com diferentes áreas do conhecimento, bem como oferecer cursos de qualificação para o referido público nas áreas científicas. O Projeto compreende 4 sub-projetos na área de Filosofia da Ciência, Divulgação Científica, Artrópodes e Língua Materna.
    • Nome do projeto: Produção de leitura e de escrita em diversos gêneros e suportes (2015 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CENTURION, R. , BARBOSA, C. D. , COSSOLIN, C. S. , SILVA, W. D. M. , RIBEIRO, E. A. , CARVALHO, L. C. F. , SILVA, L. F. , OLIVEIRA, N. N. S. , HECK, S. , FREITAS, V. A. , CANDIDO, F. C. , DORES, V. C. , MARCELO, C. E. , DORES, V. G. , VIEIRA, R. P. .
      Descrição: Este projeto é um subprojeto do PIBID Institucional da UNEMAT, em que acadêmicos atuam nas escolas "Jada Torres" e "Sílvio Paternez", de Tangará da Serra, por meio de monitoria, aulas de apoio a alunos que necessitam melhorar o desempenho escolar e de oficinas de produção de leitura e de escrita. Entre os objetivos estão o de promover uma aproximação entre Universidade e Escolas, proporcionar aos acadêmicos uma iniciação na profissão e colaborar com a melhoria dos índices de desempenho das escolas.
    • Nome do projeto: Léxico e discurso na capitania de Mato Grosso: nomeação sobre o nativo brasileiro (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTURION, R. , MORAES, M. B. , SILVEIRA, M. C. S. , SANTOS, G. R. S. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo empreender uma investigação interdisciplinar acerca do processo de nomeação sobre o nativo brasileiro em textos que circularam na capitania de Mato Grosso, no século XVIII, período de sua criação. A partir da seleção de unidades lexicais relacionadas ao nativo e seus referentes, será feita análise estrutural tomando pressupostos teóricos da Lexicologia e Lexicografia. Em seguida, serão mobilizados conceitos da Análise de Discurso, de forma a procurar ler, pelo léxico, alguns movimentos do discurso na história. Consideramos, como hipótese, que assim como fonemas e palavras seguiram uma certa trilha junto à formação do português brasileiro, conforme apontam resultados de pesquisa do projeto nacional ?Para a História do Português Brasileiro? (PHPB), pode ter ocorrido algo semelhante com o discurso, nos levando a propor que o emprego de determinadas unidades lexicais pode ter contribuído para a irrupção de discursos, hoje, estabilizados, acerca do nativo brasileiro.
    • Nome do projeto: LETRAMAE - Letramento em Língua Materna (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CENTURION, R. , BATISTA, I. M. , MORAES, M. B. , BENITES, F. R. G. .
      Descrição: Este projeto fundamenta-se na compreensão de que é imprescindível a relação entre leitura e escrita no processo de letramento em língua materna. O letramento é visto aqui como a construção de um conhecimento de mundo em que o autor se inscreve como sujeito do seu próprio dizer de modo, relativamente, autônomo. Essa característica raramente se apresenta nos alunos que chegam ao curso universitário, dadas nossas experiências de sala de aula do curso de Letras. Considerando esse pressuposto, o projeto pretende aproximar a universidade da comunidade externa a partir de atividades de extensão relacionadas à formação de leitores e produtores proficientes de textos em língua materna. O trabalho será desenvolvido a partir de cursos e eventos de extensão oferecidos ao público-alvo, cujas atividades articulam a produção textual e a interpretação de diversas materialidades linguísticas com base em distintos campos teóricos dos estudos da linguagem.
    • Nome do projeto: XVII Simpósio de Língua e Literatura da UNEMAT (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CENTURION, R. , GALLARDO, B. , BATISTA, I. M. , MELO, I. F. .
    • Nome do projeto: PIBID - Letras/Português (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CENTURION, R. , DENIZ, E. S. , FREITAS JUNIOR, A. S. , SILVA, A. S. , SOUZA, B. N. S. , BARROS, C. B. , PEREIRA, E. O. , ALONSO, F. F. , BARBOSA, J. M. , BOMFIM, L. M. , SILVA, L. M. , CLAUDIO, M. R. L. , SILVA, P. A. , SILVA, L. C. .
      Descrição: Este projeto é um subprojeto do PIBID Institucional da UNEMAT, em que acadêmicos atuam na escola "Jada Torres", de Tangará da Serra, por meio de monitoria, aulas de apoio a alunos que necessitam melhorar o desempenho escolar e de oficinas de produção de leitura, escrita e análise linguística. Entre os objetivos estão o de promover uma aproximação entre Universidade e Escolas, proporcionar aos acadêmicos uma iniciação na profissão e colaborar com a melhoria dos índices de desempenho das escolas.
    • Nome do projeto: Gândavo e a "Historia da prouincia Sãcta Cruz a que vulgarmete chamamos Brasil": estudo do léxico e das marcas de autoria (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTURION, R. , Santiago-Almeida, M. M. .
      Descrição: Cotejo do léxico e investigação das marcas de autoria do sujeito Pero de Magalhães de Gândavo a partir da edição impressa de 1576 da obra ?Historia da prouincia Sãcta Cruz a que vulgarmete chamamos Brasil? e dos três manuscritos que a antecederam. Este projeto se refere à pesquisa de doutorado, vinculado à Universidade de São Paulo. Se insere, também, à investigação coletiva do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais - LEEDiM/UFSCar/CNPq (o qual se situa no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, estando organizado em torno de dois grandes programas de pesquisa. No primeiro, são discutidos os deslocamentos epistemológicos e metodológicos produzidos por autores brasileiros e franceses no domínio de estudos da Análise do Discurso de orientação francesa do final dos anos oitenta até os dias atuais; num segundo momento, são verificados em que medida esses deslocamentos epistemológicos e metodológicos podem ser aplicados a diferentes corpora de diferentes geografias e, por último, faz-se uma descrição/interpretação da escrita da história linguageira dos conceitos da Análise do Discurso de orientação francesa tanto na geografia francesa quanto na brasileira. No segundo eixo, busca-se compreender o modo como os mais diversos suportes midiáticos por meio de textos multimodais constroem uma escrita da história de campanhas presidenciais brasileiras bastante distinta da história oficial veiculada nos editoriais, nos artigos de opinião, nas análises políticas, por exemplo. Elege-se como corpora de análise textos multimodais: fotografias derrisórias, fotomontagens, charges impressas, charges eletrônicas, caricaturas políticas, textos sobre o anedotário político brasileiro e blogs de comentários políticos veiculados por jornais, sites e revistas brasileiras de grande circulação nacional durante os primeiros e segundos turnos das campanhas presidenciais brasileiras de 1998, 2002, 2006; 2010 e 2014. Participam do LEEDiM pesquisadores (em diferentes níveis) da Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Estadual da Bahia).
    • Nome do projeto: Projeto de História do Português Paulista (PHPP-Projeto Caipira 2) (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTURION, R. , Santiago-Almeida, M. M. , CASTILHO, A.T. , JUBRAN, C.C.A.S. .
      Descrição: O PHPP-Projeto Caipira 2 é um conjunto articulado de Subprojetos situados na Área da Linguística Histórica do Português e, portanto, na linha de pesquisa Estudos Diacrônicos e Sincrônicos do Português centrados nos objetivos de (a) coletar, organizar e disponibilizar corpora diacrônicos do Português Paulista, de modo a apoiar pesquisas sobre essa variedade; (b) analisar tais corpora em três eixos: (i) estudo da variação e mudança gramatical, dos ângulos funcionalista; (ii) estudo da formação das variedades culta e popular e da difusão da popular na região do Médio Tietê, paralelamente ao traçado sócio-histórico do Português Paulista; (iii) estudo de gêneros discursivos e de processos de construção textual, sob as perspectivas crítico-discursiva e textual-interativa. Assim estruturado, o PHPP pretende promover um diálogo entre teorias linguísticas, indispensáveis nas pesquisas contemporâneas da Linguística Histórica. O projeto constitui-se a partir do chamado Projeto para a História do Português de São Paulo, proposto, organizado e coordenado por Ataliba Teixeira de Castilho, em 1975, na USP. Desde então, o Projeto expandiu-se pelo país, com o envolvimento de equipes regionais, dando origem ao atual Projeto de História do Português Brasileiro (PHPB), de que participam, além de São Paulo, mais onze Estados. O PHPP reestruturou-se em 2007, com financiamento da FAPESP, na modalidade Projeto Temático de Equipe (2007-2010). Em 2011, a coordenação do Projeto foi assumida por Clélia Cândida A. Spinardi Jubran (UNESP/SJRP), como titular, e por Manoel M. Santiago-Almeida (USP), como suplente. Em 2012 o PHPP - Projeto Caipira foi novamente aprovado pela FAPESP como Projeto Temático de Equipe (2012-2017, Proc. 2011/51787-5), contando também com bolsas do CNPq, FAPESP, UNESP e USP. A equipe apresentada conta apenas com docentes do Programa Filologia e Língua Portuguesa, além da coordenadora titular. A produção e orientações listadas são referentes apenas a M.M.Santiago-Almeida.
    • Nome do projeto: Edição de textos literários e não literários em Língua Portuguesa (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENTURION, R. , Santiago-Almeida, M. M. .
      Descrição: Este projeto (antes denominado "Edição e estudo de textos modernos portugueses", iniciado em 2005) guiado pela base teórico-metodológica proposta para Filologia ou Crítica Textual tem o objetivo de i) realizar edição crítica e estabelecimento ou fixação de obras literárias de língua portuguesa do período arcaico ao século XXI e; ii) desenvolver trabalhos de reprodução e estudo linguístico-filológico de manuscritos e impressos portugueses (documentos públicos e particulares não literários), datados de diferentes etapas da história da língua.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade do Estado de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos da Linguagem
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade do Estado de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 2002
    • Secretaria de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2010 ).
        Outras informações: Professora Mestre
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Escola de 1º grau Hora Alegre:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1996 ).
        Outras informações: professora contratada
    • Escola Municipal José Inácio Fraga:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1997 ).
        Outras informações: professora contratada
    • Colégio Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1999 ).
        Outras informações: professora contratada
    • Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1998 ).
        Outras informações: professora contratada
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
        Outras informações: aluna de pós-graduação (doutorado)
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • REVISTA MOINHOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Revista Linha D´Água:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).