Não autenticado |

Ana Cristina Kerbauy Vigar

    • Possui graduação em Bacharelado em Letras, habilitação em Português e Francês, pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em Licenciatura, habilitação em Português e Francês, pela Universidade de São Paulo (2005) e Mestrado em Literatura Portuguesa pela mesma Universidade (2008). Atualmente, está inscrita no Programa de Doutorado em Língua portuguesa (Linguística Aplicada) na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de ensino de línguas e de literatura, no Brasi, no Canadá e na França. Participa como aplicadora e corretora de Exames Nacionais, com destaque para o CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). Atua principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, com ênfase em Português Língua de Acolhimento (PLAc), Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), Francês Língua Estrangeira (FLE) e Aquisição de Segunda Língua (L2).

       

      Links:    

    • KERBAUY VIGAR, Ana Cristina ; SILVA, Janaina . Reflexões sobre ações educativas para migrantes internacionais: diálogos com a pedagogia social ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE) , v. 15 , p. 01 - 14 , 2020. ISSN: 18079342.
    • Josefina Lopes Simões ; VIGAR, Ana Cristina Kerbauy . A importância da efetivação de políticas públicas para o acesso de migrantes ao ensino de português como língua de acolhimento. Português como língua de acolhimento: práticas e perspectivas, v. , p. 64 - 70, 2021.
    • VIGAR, Ana Cristina Kerbauy . O ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados em São Paulo: um breve panorama. Pesquisas em andamento: caminhos pelas teorias do texto e do discurso e pela linguística aplicada, v. , p. 93 - 107, 2020.
  • Trabalhos em Anais: 7
    • VIGAR, Ana Cristina Kerbauy . Ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo: Primeiro relato. In: I Colóquio de de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa , 2018 , São Paulo. I Colóquio de de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. : , 2018.
    • VIGAR, Ana Cristina Kerbauy . O ensino de português para imigrantes e refugiados no contexto da Educação popular. In: GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2019 , São José do Rio Preto. Gel. : , 2019.
    • KERBAUY, Ana Cristina . Análise Comparativa dos Contos das Revistas Românticas Minerva Brasiliense e Ilustração Goana. In: VI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2006 , São Paulo. VI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : Caderno de resumos, 2006. p. 5 - .
    • KERBAUY, Ana Cristina . Estudo Comparativo entre Revistas Românticas do Brasil e de Goa. In: 10° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP/ CNPq , 2002 , São Paulo. 10° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP ? SIICUSP. : , 2002. p. 39 - .
    • KERBAUY, Ana Cristina . Análise Comparativa de Dois Materiais Didáticos para o Ensino de Francês Língua Estrangeira. In: II Encontro sobre Pesquisa na Graduação em Francês , 2004 , São Paulo. II Encontro sobre Pesquisa na Graduação em Francês. : , 2004.
    • KERBAUY, Ana Cristina . Verificação do Aprendizado das Técnicas de Pontuação. In: III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa ? Literatura e escola: Formação de Professores , 2004 , São Paulo. III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa ? Literatura e escola: Formação de Professores. : , 2004.
    • KERBAUY, Ana Cristina . A Presença Portuguesa na Ilustração Goana (Goa-Índia). In: I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa: História, memória e perspectivas , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa: História, memória, perspectivas. : , 2005. p. 25 - .
    • KERBAUY VIGAR, A. C. . Marx, Engels e os escritores românticos. São Paulo : Via Atlântica (Qualis A) , 2014 (Tradução)
    • KERBAUY VIGAR, A. C. . Ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados. São Paulo : Missão Paz , 2018 (Material didático)
    • KERBAUY VIGAR, A. C. . Os escritores românticos. São Paulo : REVISTA DESASSOSSEGO ? 4ª EDIÇÃO (Dez./2010) , 2010 (Tradução)
    • KERBAUY VIGAR, Ana Cristina . Português Língua de Acolhimento (PLAc): um caminho para a inserção social. 2021 (Seminário)
    • KERBAUY VIGAR, Ana Cristina . Língua e Políticas Públicas: inclusão social de imigrantes e refugiados no Brasil. 2021 (Comunicacao)
    • KERBAUY VIGAR, Ana Cristina . O ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo: Primeiro relato. 2018 (Comunicacao)
    • KERBAUY VIGAR, Ana Cristina . Português para imigrantes e refugiados no contexto da Educação popular. 2019 (Seminário)
    • KERBAUY, A. C. . Análise Comparativa dos Contos das Revistas românticas Minerva Brasiliense e Ilustração Goana. 2006 (Congresso)
    • KERBAUY, A. C. . Estudo comparativo entre revistas românticas do Brasil e de Goa. 2002 (Simposio)
    • KERBAUY, A. C. . A presença portuguesa na 'Ilustração Goana'. 2005 (Comunicacao)
    • KERBAUY, A. C. . Análise Comparativa de Dois Métodos de FLE. 2004 (Comunicacao)
    • KERBAUY, A. C. . 11 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2003 (Simposio)
    • AMADO, R. S. ; GIL, B. D. ; KERBAUY, Ana Cristina . 1º Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (I PFOL). 2010 (Universidade de São Paulo)
    • KERBAUY VIGAR, A. C. . I Colóquio de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (CoPeD). 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • KERBAUY VIGAR, A. C. . Ciclo Filologia e Língua Portuguesa de Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas. 2019 (Universidade de São Paulo-FFLCH)
    • VIGAR, Ana Cristina Kerbauy . Curso Intensivo de Português para Estrangeiros-USP. 2019 (Universidade de São Paulo - Ccint)
    • KERBAUY VIGAR, A. C. ; FARNEDA, E. S. . Português Língua Não Materna para Professores de Língua Materna. 2018 (CET- Programas Acadêmicos SP e Missão Paz)
    • VIGAR, Ana Cristina Kerbauy . Curso intensivo de Português para Estrangeiros- Nível intermediário. 2019 (Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • KERBAUY VIGAR, A. C. . Introdução à língua francesa e à cultura francófona. 2019 (Escola Municipal Henrique Botelho- Prefeitura de São Sebastião)
    • KERBAUY VIGAR, A. C. . Introdução à Língua francesa e à Cultura francófona. 2019 (Prefeitura Municipal de São Sebastião)
    • VIGAR, Ana Cristina Kerbauy ; Pacífico, L. M. P. ; SILVA, L. A. ; BORGATTO, M. G. . Curso Básico de Português Língua de Acolhimento para Imigrantes e Refugiados - Básico 2. 2018 (Material didático)
    • Nome do projeto: Ilustração Goana e Minerva Brasiliense: a sedimentação do romantismo em Goa e no Brasil (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KERBAUY, Ana Cristina , GARMES, H. .
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é refletir sobre duas revistas literárias de caráter romântico: Ilustração Goana (1864-1866) e Minerva Brasiliense (1843-1845), abordando as diferentes concepções da relação entre literatura, sociedade e autonomia intelectual que cada uma apresenta. Vale notar que, em certa medida, os processos históricos de Goa e do Brasil se aproximam por terem origem na colonização portuguesa, sendo que ambos revelam uma vida literária bastante profícua em meados do século XIX, guardadas as devidas proporções.
    • Nome do projeto: Políticas Públicas para o Ensino de Português Língua de Acolhimento: Ensino-aprendizagem para Migrantes Adultos (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KERBAUY, Ana Cristina , AMADO, R. S. .
      Descrição: No Brasil, a abertura como país de asilo, previsto no artigo 4º da Constituição Federal de 1988, através de sua política externa e projeção internacional de caráter emergente com Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos com muitos países, Participação nas Convenções das Nações Unidas sobre a Proteção dos Direitos Humanos (2015), na Conferência da Haia de Direito Internacional (2015), com o Acordo de Livre Comércio (2010), além do Tratado de Assunção ? Mercosul (1991), contribuiu para que se tornasse destino de migrações. Como consequências, surgiram novas situações que têm demandado elaboração de políticas públicas na acolhida dessas pessoas, que chegam em situação de vulnerabilidade, fugindo de perseguições, devastações e guerras. No contexto de mudanças sociopolíticas e legislativa, é primordial a promoção do ensino do português como língua que acolha esse público, através de ações articuladas dos governos, a quem cabe a responsabilidade de criar espaços de inserção dessa população, com o apoio da sociedade civil. Nesse contexto, este projeto, que está inserido em uma abordagem interpretativista e de caráter etnográfico, tem como objetivo investigar, no âmbito da Linguística Aplicada Indisciplinar, Crítica e Transgressiva (MOITA LOPES, 2006, 2013; PENNYCOOK, 2001, 2006; RAJAGOPALAN, 2003), as ações de políticas públicas no ensino do Português como Língua de Acolhimento - PLAc (ANÇÃ & GROSSO, 2010; AMADO, 2011, 2013, 2016; LOPEZ & DINIZ, 2019). Mais especificamente, objetiva-se compreender, a partir das perspectivas dos próprios aprendentes que frequentam cursos virtuais de PLAc sobre o papel da língua no processo de integração social, considerando necessidades específicas de comunicação, a subjetividade e a construção identitária dos sujeitos. Ademais, espera-se contribuir, na área de políticas públicas linguísticas de acolhimento, com as práticas pedagógicas e de formação docente.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Licenciatura Plena em Letras Português e Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Bacharelado em Letras Português e Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Estudos Comparados de revistas românticas de Goa e do Brasil
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Centre Milton Parc:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Aulas de língua portuguesa e cultura brasileira para canadenses. Centro de Línguas Municipal.
        Outras informações: Professor
    • Maison de l´Amitié.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Aulas de francês como Língua de Acolhimento (Langue d'Accueil) para imigrantes ("nouveux arrivants") em Montreal, Canadá. Público adulto. Nível básico e intermediário. Preparação de material didático
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Instituto Paulista de Ensino:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Aula de língua portuguesa para alunos de graduação em Administração. Disciplina: Comunicação e Expressão
        Outras informações: Professor
    • Escola Carlitos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Aula de língua francesa para Ensino fundamental II
        Outras informações: Professora de Língua Francesa Fundamental II
    • Lycée Camille Sée:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Ensino de português língua segunda e de cultura brasileira para alunos franceses (Ensino Médio). Ensino de práticas oral e escrita. Preparatório para Baccalauréat em português. Selecionada entre dez brasileiros para participar desse Programa, organizado pelo Centre International d' Etudes Pédagogique de Sèvres (CIEP).
        Outras informações: Assistente de Língua Portuguesa
    • Colégio ECO:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Aula de literatura e língua portuguesa para Ensino Médio e Fundamental II. Desenvolvimento de projeto de teatral baseado nos clássicos da literatura em língua portuguesa
        Outras informações: Professora de Português
    • Centro de Línguas da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Solo Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2017 ).
        Outras informações: Curso de Português para Falantes de Outras Línguas. Preparatório para o Exame Celpe-Bras. Aulas de Francês Língua Estrangeira.
        Outras informações: Professor
    • Grêmio Politécnico da USP Poliglota idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Público universitário da USP.
        Outras informações: Professora de Língua Francesa
    • FESP Ferramentas e Equipamentos de Segurança e Proteção:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Língua Francesa
    • Collège Robert Schuman:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Ensino de português língua segunda e de cultura brasileira para alunos franceses. Ensino de práticas oral e escrita.
        Outras informações: Assistente de Língua Portuguesa
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Curso intensivo de Português para Falantes de Outras Línguas. Público universitário.
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Curso intensivo de Português para Estrangeiros Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) e de Cultura Brasileira para universitários estrangeiros (nível Intermediário) Comissão de Cooperação Internacional - Ccint
        Outras informações: Professor Externo
    • Lycée Pasteur:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Ensino Fundamental 2 e Médio Ensino de Português como Língua Materna, Segunda Língua (L2) e Língua de Acolhimento (Langue d'Accueil)
        Outras informações: Professora de Português e Literatura