Não autenticado |

Amanda Luzia da Silva

    • Amanda Luzia da Silva é professora da área de Literatura Espanhola e Hispano-americana do Instituto Federal de Brasília (IFB) e doutoranda em Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2016). Tem interesses na área de Teoria Literária, Literaturas Espanhola e Latino-americana, Teoria da memória, Psicanálise e Estudos de Gênero.

       

      Links:    

    • Literaura conventual, estudos sobre arte da memória e questões de gênero
    • SILVA, A. L. ; Ana Carla Luiz Keltel ; Angélica de Sousa Hrysyk ; Eliziane Haynosz ; PRYJMA, L. C. ; Rafael Aparecido da Silva . Capítulo: Enquanto Isso no coração do Paraná. IN: PASSADO, PRESENTE E FUTURO: 10 ANOS DE IFPR. Curitiba : Editora IFPR, 2019 . p. ISBN: 9788554373153.
    • SILVA, A. L. . ?Ouviu em busca de lacunas? O ressentimento em Amada, de Toni Morrison Letras & Letras (UFU) , v. 36 , p. 303 - , 2021. ISSN: 19815239.
    • ROSA, D. S. ; SILVA, A. L. ; SILVA, M. P. F. . Letramento literário em perigo: a experiência com o texto literário em cursos de licenciatura em Letras Revista Terceira Margem , v. 24 , p. 187 - , 2020. ISSN: 2358727X.
    • SILVA, A. L. . Rayuela no horizonte do não interpretável Revista Entrecaminos , v. 2 , p. 107 - 127 , 2017. ISSN: 24479748.
    • SILVA, A. L. ; ALVES-BEZERRA, Wilson . Rigidez e Flexibilidade: Uma releitura dos contos "Las moscas - Réplica del hombre muerto" e "El hombre muerto" de Horacio Quiroga Olhar (UFSCar) , v. 20 , p. 55 - 63 , 2009. ISSN: 15170845.
    • SILVA, A. L. . A permanência de Julio Cortázar: aproximações para uma leitura de Rayuela. In: Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina , 2014 , São Paulo. Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. : , 2014.
    • SILVA, A. L. . Sor Juana Inés de la Cruz e o Festim Barroco: máscaras e espelho no seio eclesiástico de Nueva España. In: XVI Jornada de Jóvenes Investigadores de la AUGM , 2008 , Montevidéu. XVI Jornada de Jóvenes Investigadores de la AUGM. : , 2008.
    • SILVA, A. L. ; GELADO, Viviana . A Construção da identidade do Negro na Cuba pós-colonial através da Revista de avance (Havana 1927-1930). São Carlos : PUICWEB , 2007 (Iniciação científica)
    • SILVA, A. L. . °HÁBITO E ESCRITA: LITERATURA CONVENTUAL NOS SÉCULOS XVI E XV°. 2020 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, I. ; SILVA, H. M. ; Maria Helena Gardin Sherevaty ; SILVA, A. L. . GRUPO RESPEITA AS MINA E A LUTA PELA LIBERDADE E DIVERSIDADE INDIVIDUAL. 2018 (Outra)
    • Andressa Kapusinsk Michalak ; LARA, K. C. ; SILVA, A. L. . O espaço das mulheres na História da Ciência. 2018 (Outra)
    • SILVA, A. L. ; RODRIGUES, I. A. ; SILVA, H. M. ; MORIMITSU, S. I. ; Valderes Santos Azavedo Lopes . Insubmissas: grandes mulheres e suas grandes histórias. 2018 (Outra)
    • SILVA, A. L. . Os locais da memória na literatura de Christine de Pizan, Teresa de Jesús e Sor Juana Inés de la Cruz. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. . Os Locais de memória no Castillo Interior de Teresa de Jesús. 2018 (Congresso)
    • SILVA, A. L. . O leitor cúmplice de Rayuela: o método das pérolas, do tapete e do ovo podre. 2014 (Congresso)
    • SILVA, A. L. . 'El lector ventrílocuo y el ardua tarea de volver a Rayuela'. 2014 (Seminário)
    • SILVA, A. L. . 'A permanência de Julio Cortázar: aproximações para uma leitura de Rayuela'. 2014 (Congresso)
    • SILVA, A. L. ; ALVES-BEZERRA, Wilson . UMA RELEITURA DE HORÁCIO QUIROGA: DA NARRATIVA REGIONAL À ESTÉTICA MODERNISTA. 2007 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. ; GELADO, Viviana . "a construção da identidade do negro na Cuba pós colonial através da revista de avance (havana, 1927 - 1930). 2007 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. . II Concurso de contos - Contos de Mistério. 2018 (Instituto Federal do Paraná Campus Pitanga)
    • SILVA, A. L. . 11a Mostra Cinema e Direitos Humanos. 2017 (Instituto Federal do Paraná Campus Pitanga)
    • SILVA, A. L. ; Hrysyk, A. S. ; PRYJMA, L. C. ; Souza, M. R. ; Bordin, G. L. . IV ECIPE - Encontro Científico de Inovação Pesquisa e Extensão. 2018 (IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Pitanga)
    • SILVA, A. L. ; Kurita, A. S. R. . Semana Cultural Japonesa. 2019 (IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná)
    • SILVA, A. L. . IV CEINEPE Ceilândia Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão. 2021 (Instituto Federal de Brasília)
    • SILVA, A. L. . Reflexões sobre o Poema em Linha Reta de Álvares de Campos. 2018 (Instituto Federal do Paraná)
    • SILVA, A. L. ; Tania Rosetto . Oficina de Confecção de Bonecas Abayomi. 2018 (Instituto Federal do Paraná)
    • Nome do projeto: Literatura em ruínas: locais de memória na produção literária de escritoras do séculos XV a XVII (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. L. .
      Descrição: Não surpreende a conformidade entre as palavras memória e esquecimento; ao contrário, quando se trata da associação entre opostos complementares, elas se tornam um exemplo tácito. Tal relação esbarra, por vezes, no absurdo e na ironia, como é o caso das técnicas de aprimoramento da memória desenvolvida pelos gregos do período pré-socrático. Embora tenha sido usada em larga escala desde a antiguidade clássica à Idade Moderna, essa arte da memorização de palavras e de ideias por meio da criação de imagens e espaços ? os loci de memória ? permaneceu esquecida por séculos, sendo redescoberta somente na década de sessenta pela historiadora Francis Yates, em seu livro A arte da memória (1966). No estudo dos sistemas mágicos de Giordano Bruno, a autora observou a importância e a influência das antigas técnicas de memorização dos gregos no desenvolvimento da ciência e do pensamento moderno. Recuperamos, neste trabalho, as contribuições de Yates, deslocando a questão a um lugar comum do esquecimento: o da contribuição de mulheres na História do pensamento Ocidental. Desde o âmbito acadêmico concernente à área dos Estudos de Gênero às mais variadas vertentes do Feminismo tem sido reiterado o apagamento sistêmico do papel e da atuação de mulheres ao longo da História. No meio literário (e nas artes de maneira geral), ao cenário não se mostra muito diferente: apesar de a figura feminina ser a temática central de uma infinidade de obras, poucas são as ocasiões em que elas deixam o lugar de musas silenciosas para se converterem elas mesmas no próprio escritor dessas histórias. Questionada sobre esse fato, Virginia Woolf, em seu ensaio A Room of One?s Own (1929), oferece uma hipótese que lança luz sobre as possíveis razões da parca presença da mulher na produção literária: para criar uma obra de ficção, o escritor precisa de um teto, um espaço só seu. Espaço este que nem sempre foi dado à mulher. Acercando-nos a essa dupla demanda por espaço na literatura ? para lembrar e para escrever ? , oferecemos um estudo sobre três escritoras que, em sua produção literária, tornaram-se mestras-construtoras de um lugar que puderam chamar de seu: Christine de Pizan (1364 ? 1430), Teresa de Jesús (1515-1582) e Sor Juana Inés de la Cruz (1651-1695). Uma cidade, um castelo e um labirinto onírico serão os espaços textuais que iremos percorrer neste trabalho. Deslindar esses loci de memória em uma literatura escrita sobre e por mulheres é uma forma de colocar em exercício as técnicas clássicas da arte da memória, pois nos permite situar essas escritoras em um espaço no qual elas possam ser lembradas. Nesse sentido, é encontrado um caráter construtivo (e inventivo) neste trabalho, afinal o que aqui se propõe é a construção de espaços de memória de escritoras, uma espécie de inventário, de bibliotecas cujas prateleiras não estão repletas apenas de histórias sobre mulheres, mas de histórias que elas mesmas ousaram escrever.
    • Nome do projeto: GRUPO RESPEITA AS MINA E A LUTA PELA LIBERDADE E DIVERSIDADE INDIVIDUAL (2017 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, A. L. , RODRIGUES, I. A. , SILVA, H. M. , Maria Helena Gardin Sherevaty , Andressa Kapusinsk Michalak , MORIMITSU, S. I. , Valderes Santos Azavedo Lopes .
      Descrição: O projeto busca criar um espaço de aprofundamento teórico sobre estudos de gênero no Campus Pitanga, abordando temas ligados aos Direitos Humanos e à história do Feminismo como teoria e como luta. O projeto tem um caráter formativo, por isso, se organiza em encontros semanais entre estudantes do ensino técnico e professores do IFPR.
    • Nome do projeto: Círculo de leitura e cultura científica (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, A. L. , SCHWARCZ, K. D. .
    • SILVA, A. L. ; COLLETI, L. R. . Um continente submerso: Breve percurso pelas veias abertas da cultura latino-americana.. 2008 - Minicurso
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Título: Sor Juana e o Festim Barroco: máscaras e espelhos no seio eclesiástico de Nueva España
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Teoria e História Literária
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • INSTITUTO FEDERAL DO PARANA:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professora
    • Prefeitura Municipal de Boituva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
    • Instituto Federal de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora