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Eduardo Lopes Seino

    • Coordenador de Licitações e Contratos na UNIVESP. Foi Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio do município de Ibitinga (2017 e 2021) e Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação da Prefeitura Municipal de Ibitinga-SP (2018-2020). Foi Diretor de Projetos e Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento e Coordenação da Prefeitura Municipal de Ibitinga-SP (2017-2018). Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP (pesquisador CAPES). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UNIFESP/UAB. Graduado em Ciências Sociais pela UNESP, campus de Araraquara (pesquisador FAPESP 2012-2013 e PET MEC/SESu 2009-2011). Foi Sócio-diretor da Arkos - Criatividade, Educação e Consultoria Política (2016). Pesquisador do Laboratório de Política e Governo da UNESP (Araraquara). É professor de ações de educação política para jovens e adultos e colunista colaborador do blog Legis-Ativo, parceria entre o Movimento Voto Consciente (MVC) e o jornal Estadão. Tem experiência com pesquisas na área de teoria política contemporânea, com ênfase nos temas: concepções de cidadania diferenciada, reconhecimento, processo constituinte brasileiro e educação para a democracia.

       

      Links:    

    • SEINO, E. ; NASCIMENTO, A. S. ; SILVA, B. S. . Educação para a Cidadania: o projeto Parlamento Jovem em Araraquara-SP Cadernos ADENAUER (São Paulo) , v. 1 , p. 231 - 249 , 2016. ISSN: 15190951.
    • SEINO, E. L. . Os alicerces da cidadania em Kant e Rawls Cadernos de Campo (UNESP) , v. 17 , p. 1 - , 2014. ISSN: 14150689.
    • LOPES, M. G. ; SEINO, E. L. ; SILVA, B. S. . A dinâmica da conjuntura política: as eleições de 2012 em Araraquara - SP Em Debate (Belo Horizonte) , v. 1 , p. 80 - 94 , 2013. ISSN: 21764883.
    • SEINO, E. L. ; GOBBO FILHO, J. C. ; ALGARVE, G. M. . Abertura política e redemocratização brasileira: entre o moderno-conservador e uma 'nova sociedade civil' Revista Sem Aspas , v. 2 , p. 31 - 42 , 2013. ISSN: 2238359X.
    • SEINO, E. L. ; PET Ciências Sociais UNESP Araraquara . O etanol e suas redes Cadernos de Campo (UNESP) , v. 13 , p. 155 - 176 , 2010. ISSN: 14150689.
    • SEINO, E. . Participação social, órgãos de controle e transparência. Ciência política e políticas de educação: conceitos e referências, v. , p. 244 - 259, 2021.
    • SEINO, E. ; SILVA, B. S. . Poder Legislativo no Brasil. Três Poderes e Sociedade no Brasil, v. 4, p. 9 - 34, 2018.
    • SEINO, E. ; SILVA, B. S. . O sistema proporcional de lista aberta. DemocraciaBR : o momento político atual, v. 1, p. 121 - 135, 2015.
    • SEINO, E. . O novo presidente . Estadão , Blog Legis-Ativo , 19 jul. 2016.
    • SEINO, E. . Os parlamentos e a cidadania . Estadão , Blog Legis-Ativo , 26 ago. 2016.
    • SEINO, E. . O parlamentar de um salário só . Estadão , Blog Legis-Ativo , 03 nov. 2016.
    • SEINO, E. ; MORGADO, R. . Em busca de Parlamentos Abertos . Estadão , Blog Legis-Ativo , 04 out. 2016.
    • SEINO, E. . Democracia exigente . Estadão , Blog Legis-Ativo , 09 jun. 2016.
    • SEINO, E. . Destinos incertos . Estadão , Blog Legis-Ativo , 03 mai. 2016.
    • SEINO, E. ; MENEZES, L. . Desafios da Tolerância . Estadão , Blog Legis-Ativo , 24 mar. 2016.
    • SEINO, E. ; LOPES, M. G. . De olho em outra dança . Estadão , Blog Legis-Ativo , 16 fev. 2016.
    • SEINO, E. . O impeachment, a cassação e os limites . Estadão , Blog Legis-Ativo , 10 dez. 2015.
    • SEINO, E. . Nem na cozinha, nem no tanque . Estadão , Blog Legis-Altivo , 05 nov. 2015.
    • SEINO, E. . Cotas para mulheres no Legislativo: uma questão fácil? . Estadão , Blog Legis-Ativo , 01 out. 2015.
    • SEINO, E. . A democracia de dentro . Estadão , Blog Legis-Ativo , 25 ago. 2015.
    • SEINO, E. . O vínculo representativo e o incômodo do recesso parlamentar . Estadão , Blog Legis-Ativo , 16 jul. 2015.
    • SEINO, E. ; SILVA, B. S. . Desafios políticos . Tribuna Impressa , Araraquara , 21 out. 2014.
    • SEINO, E. L. . Cidadania nossa de todos os dias, quem é você? . Jornal Interior , , 15 mar. 2013.
    • SEINO, E. L. . Tem mais espaço aí? Marina Silva, a REDE e a Política . Jornal Interior , Penápolis , 26 fev. 2013.
    • SEINO, E. L. . Citizenship: what are we talking about? . Glocal , , 01 nov. 2012.
    • SEINO, E. L. . Política educacional... Educação política? . Tribuna Impressa - Araraquara/SP , http://www.araraquara.com , 03 out. 2010.
  • Trabalhos em Anais: 9
    • SILVA, B. S. ; SEINO, E. . Educar para a democracia: o caso do Parlamento Jovem de Araraquara-SP. In: VI Jornada de Pesquisa e Extensão do CEFOR da Câmara dos Deputados , 2015 , Brasília. Anais da VI Jornada de Pesquisa e Extensão do CEFOR da Câmara dos Deputados. : , 2015.
    • SEINO, E. . As minorias e a 'cidadania diferenciada' na ANC de 1987-88. In: IV Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política da USP , 2014 , São Paulo. IV Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política da USP. : , 2014.
    • SEINO, E. ; LOPES, M. G. . Grupos de interesse e lobby no processo constituinte brasileiro (1985-88). In: VII Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE , 2013 , Recife. GT Teoria Política. : , 2013.
    • SEINO, E. L. ; SILVA, B. S. . O 'ser cidadão' no Brasil: discutindo o lugar da participação política. In: Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes , 2013 , Araraquara. Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes. : , 2013.
    • SEINO, E. L. . Políticas Públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. In: 2ª fase CIC da UNESP , 2012 , São Pedro. Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 2ª fase. : , 2012.
    • SEINO, E. L. . Políticas Públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. In: Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2012 , Araraquara. CIC UNESP. : , 2012.
    • SEINO, E. L. . Políticas Públicas e formação cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. In: 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2011 , São Paulo - SP. Humanas e Humanidades / Ciência Política. : , 2011.
    • SEINO, E. L. ; MARTELLI, C. G. G. . Políticas Públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. In: XIX Congresso de Iniciação da USFCar , 2011 , São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 9ª Jornada, p. 937, 2011. : , 2011.
    • SEINO, E. L. . Políticas Públicas voltadas para a formação cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2010 , São Paulo - SP. HUMANAS E HUMANIDADES / Educação. : , 2010.
    • SEINO, E. ; SILVA, B. S. . Poder Legislativo no Brasil. São Paulo : Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer , 2016 (Capítulo de livro (no prelo))
    • SEINO, E. ; SILVA, B. S. . Educar para a democracia: o caso do Parlamento Jovem de Araraquara-SP. 2015 (Congresso)
    • SEINO, E. L. ; LOPES, M. G. . Grupos de interesse e lobby no processo constituinte brasileiro (1985-88). 2013 (Seminário)
    • SEINO, E. L. ; SILVA, B. S. . O 'ser cidadão' no Brasil: discutindo o lugar da participação política. 2013 (Comunicacao)
    • SEINO, E. L. . Políticas Públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. 2012 (Congresso)
    • SEINO, E. L. . Políticas Públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. 2012 (Congresso)
    • SEINO, E. L. . Cenário do PET e do PET/Conexões de Saberes no Brasil e no IFRJ. 2011 (Conferência)
    • SEINO, E. L. ; MARTELLI, C. G. G. . Políticas Públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. 2011 (Congresso)
    • SEINO, E. L. . Políticas Públicas voltadas para a formação cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. 2010 (Simposio)
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Seleção de candidatos, outsiders e partidos políticos. 2015 TV
    • SEINO, E. L. . Encontro de bolsistas e colaboradores do Programa de Educação Tutorial. 2011
    • SEINO, E. L. . Mesa Temática de Ciência Política. 2011
    • SEINO, E. L. . Entrevista para o blog Educação Tutorial da UFJF. 2012
    • SEINO, E. L. . Conhecendo as diretrizes administrativas, avaliativas e políticas do PET. 2013
    • SEINO, E. L. . Coordenador de Mesa no Seminário 'O Príncipe hoje:500 anos depois'. 2013
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Eleições presidenciais 2014. 2014 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Eleições presidenciais 2014. 2014 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Clube - Cargos comissionados no município. 2014 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Parlamento Jovem em Araraquara. 2014 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Análise das eleições das mesas diretoras da câmaras municipais. 2014 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Eleições comissões das Câmaras municipais. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Participação social e Instituições participativas. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Relação dos partidos políticos com a sociedade brasileira. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Eleições municipais Araraquara e o retorno de Edinho Silva. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Clube - Câmaras municipais alteram a Lei Orgânica Municipal. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Fim das coligações para eleições proporcionais. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Proposta de aumento do fundo partidário. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Relação Executivo-Legislativo no nível federal e no municipal de Araraquara. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Fim das reeleições para cargos do Executivo. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal da TV Cultura Paulista - Proposta de alteração do sistema eleitoral. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - Avaliação de mandatos legislativos. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Clube - Transparência nas Câmaras Municipais. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Clube - Balanço do primeiro semestre das Câmaras Municipais do interior. 2015 TV
    • SEINO, E. . Jornal TV Cultura Paulista - A importância da Educação Política. 2015 TV
    • SEINO, E. L. . Para Pensar o PET. 2012
    • SEINO, E. L. . Mesa Temática: "Encontros com a Pós-graduação". 2010 (Grupo PET de Ciências Sociais UNESP - Araraquara em parceria com o Programa de Pós-graduação em Sociologia da FCL/Ar)
    • SEINO, E. L. . Mini-curso: "Para pensar os clássicos: para pensar Weber". 2010 (Grupo PET de Ciências Sociais UNESP - Araraquara)
    • SEINO, E. L. . Mini-curso: "Para pensar os clássicos: para pensar Durkheim". 2010 (Grupo PET de Ciências Sociais UNESP - Araraquara)
    • SEINO, E. L. ; ET, . I Semana de Ciências Sociais da UNESP. 2011 (Grupos PET de Ciências Sociais da UNESP - Araraquara e UNESP - Marília)
    • SEINO, E. L. ; ET, . XII Semana de Ciências Sociais. 2011 (PET - Ciências Sociais e Centro Acadêmico Florestan Fernandes)
    • SEINO, E. L. ; SILVA, B. S. ; LAHUERTA, M. ; LOPES, M. G. ; ET, . Seminário "Balanço das Eleições Municipais 2012". 2012 (Laboratório de Política e Governo da UNESP)
    • SEINO, E. L. . Seminário "O Príncipe hoje: 500 anos depois". 2013 (Laboratório de Política e Governo)
    • SEINO, E. L. ; ET, . Seminário Plano Diretor, o presente e o futuro do município: sustentabilidade e cidadania em foco. 2013 (Laboratório de Política e Governo)
    • SEINO, E. L. ; PEGGION, E. A. . Mini-curso: "Para pensar os clássicos: para pensar Marx". 2010 (Grupo PET - Ciências Sociais UNESP/Araraquara)
    • SEINO, E. ; SILVA, B. S. . Curso de Formação Política: O que você precisa saber sobre Política?. 2015 (Escola Legislativa da Câmara Municipal de Limeira)
    • SEINO, E. ; SILVA, B. S. ; FORLINI, D. B. . Curso de Formação Política. Sistema Político Brasileiro: fundamentos, poderes e eleições. 2015 (CUCA - IQ: Curso unificado do campus de Araraquara)
    • SEINO, E. ; SILVA, B. S. . Curso de Formação Política: conhecimentos que o cidadão precisa ter. 2015 (Laboratório de Política e Governo da UNESP e Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara)
    • SEINO, E. L. . I Relatório Científico de Pesquisa FAPESP / Políticas públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros. 2012
    • SEINO, E. L. . Relatório Científico de Pesquisa FAPESP (final). 2013
    • Nome do projeto: Monitor Eleições 2012 (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEINO, E. L. , LAHUERTA, M. , ET, , SILVA, B. S. .
      Descrição: A pesquisa se desenvolveu através do acompanhamento de notícias e pesquisas eleitorais dos municípios de Araraquara, São Carlos e São Paulo veiculadas pelos principais meios de comunicação e institutos de pesquisa de opinião destas cidades. Tendo como base o material consultado, foram feitas análises e debates em reuniões quinzenais neste período. Realizou-se uma pesquisa de campo, cujos resultados estão no banco de dados do Laboratório de Política e Governo, com os jovens da cidade de Araraquara sobre as eleições municipais. Os demais resultados da pesquisa foram debatidos no evento "Balanço das eleições municipais 2012" realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, na FCL-UNESP, campus de Araraquara. Por fim, foram publicados quatro artigos científicos escritos por membros do Laboratório no periódico Em Debate, editado pela UFMG.
    • Nome do projeto: II Parlamento Jovem - Ensino Fundamental (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SEINO, E. L. , LAHUERTA, M. , SILVA, B. S. , FORLINI, D. B. , FEIJO, F. , MOREIRA, A. , SILVA, E. , SOUZA, P. O. , BAPTISTA, K. A. , NASCIMENTO, A. S. , LIMA, G. I. C. A. .
      Descrição: O projeto de extensão universitária ?Parlamento Jovem? compreende atividades de pesquisa e docência. A pesquisa visa o levantamento e a sistematização do material didático existente a respeito do Poder Legislativo no Brasil, voltado para o público jovem; bem como subsidiar as atividades docentes do Curso de Formação Política e da Oficina de Proposituras do Legislativo Municipal, as quais serão ministradas para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino de Araraquara. O objetivo do Curso de Formação Política é fazer com que os alunos entendam o valor da política e da democracia, o funcionamento da democracia representativa e do sistema eleitoral brasileiro. Ao final da aula é aplicado um questionário com os alunos. Por meio dos dados gerados são realizadas as pesquisas e publicações dos pesquisadores envolvidos a respeito da experiência de educação política. O objetivo da Oficina de Proposituras do Legislativo Municipal é explicar para os alunos do 9º ano as funções do Poder Legislativo, sobretudo na esfera municipal, e quais os instrumentos que os vereadores dispõem para realizar as suas atribuições. Assim, o foco é instruí-los para a etapa prática de construção de proposituras. O produto final das atividades de docência é a vivência de uma sessão parlamentar jovem, na qual os vereadores jovens selecionados apresentam as suas propostas para toda a cidade no Plenário da Câmara Municipal. Os responsáveis pela execução dessas atividades (pesquisa e docência) são os pesquisadores de pós-graduação e/ou recém-doutores vinculados ao Laboratório de Política e Governo da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (LABPOL/FCLAR) em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara.
    • Nome do projeto: I Parlamento Jovem - Ensino Médio (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SEINO, E. L. , LAHUERTA, M. , SILVA, B. S. , FORLINI, D. B. , FEIJO, F. , MOREIRA, A. , SILVA, E. , BAPTISTA, K. A. , ANTONIO, G. H. B. .
      Descrição: O projeto de extensão universitária ?Parlamento Jovem? compreende atividades de pesquisa e docência. A pesquisa visa o levantamento e a sistematização do material didático existente a respeito do Poder Legislativo no Brasil, voltado para o público jovem; bem como subsidiar as atividades docentes do Curso de Formação Política e da Oficina de Proposituras do Legislativo Municipal, as quais serão ministradas para os alunos do 2º ano do Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular de ensino de Araraquara. O objetivo do Curso de Formação Política é fazer com que os alunos entendam o valor da política e da democracia, o funcionamento da democracia representativa e do sistema eleitoral brasileiro. Ao final da aula é aplicado um questionário com os alunos. Por meio dos dados gerados são realizadas as pesquisas e publicações dos pesquisadores envolvidos a respeito da experiência de educação política. O objetivo da Oficina de Proposituras do Legislativo Municipal é explicar as funções do Poder Legislativo, sobretudo na esfera municipal, e quais os instrumentos que os vereadores dispõem para realizar as suas atribuições. Assim, o foco é instruí-los para a etapa prática de construção de proposituras. O produto final das atividades de docência é a vivência de uma sessão parlamentar jovem, na qual os vereadores jovens selecionados apresentam as suas propostas para toda a cidade no Plenário da Câmara Municipal. Os responsáveis pela execução dessas atividades (pesquisa e docência) são os pesquisadores de pós-graduação e/ou recém-doutores vinculados ao Laboratório de Política e Governo da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (LABPOL/FCLAR) em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara.
    • Nome do projeto: Materiais Didáticos e Metodologias para ensino de política para jovens (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SEINO, E. L. , LAHUERTA, M. , LOPES, M. G. , SILVA, B. S. , FORLINI, D. B. , FEIJO, F. , MOREIRA, A. , SILVA, E. , BAPTISTA, K. A. , ANTONIO, G. H. B. , NASCIMENTO, A. S. , LIMA, G. I. C. A. .
      Descrição: O presente projeto visa elaborar materiais didáticos (apostilas, vídeos, banners, etc.) que tem como objetivo auxiliar na compreensão de conteúdos da área de política, em particular, aqueles que se referem ao sistema político brasileiro, com enfoque nos três poderes, na democracia representativa e no sistema eleitoral brasileiro. Tais materiais são utilizados no Projeto de Extensão Parlamento Jovem, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio.
    • Nome do projeto: O que os jovens pensam sobre a política (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEINO, E. L. , LAHUERTA, M. , LOPES, M. G. , SILVA, B. S. , FORLINI, D. B. , FEIJO, F. , MOREIRA, A. , SILVA, E. , SOUZA, P. O. , BAPTISTA, K. A. , ANTONIO, G. H. B. , NASCIMENTO, A. S. .
      Descrição: O presente projeto visa elaborar o perfil parcial dos jovens do ensino fundamental e médio do município de Araraquara e suas visões sobre a política a partir da aplicação de questionários, da construção de elaboração de bancos de dados e sua análise. Tais questionários são elaborados dialogando com a literatura existente sobre o tema "política e juventude"; bem como com pesquisas que procuram traçar o perfil político e social dos jovens no Brasil. O questionário é aplicado junto ao público-alvo após ele receber um curso de formação política.
    • Nome do projeto: Políticas Públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEINO, E. L. , MARTELLI, C. G. G. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar os editais dos programas educacionais brasileiros, dispostos no portal do Ministério da Educação e Cultura, com a intenção de destacar aqueles que trazem em suas diretrizes, propostas, conteúdos e objetivos, a preocupação com uma educação voltada para a formação cidadã visando à preparação para a vivência democrática. Dito de outro modo, buscar-se-á compreender como são tratadas, nas diretrizes desses programas e ações, as questões que se referem à participação e ao envolvimento dos indivíduos na esfera pública. Tendo em vista que o período de implementação do regime democrático no Brasil ainda é recente - o que nos caracterizaria como uma jovem e recente democracia -, enfrentamos diversas dificuldades quanto às instituições e à racionalidade burocrática de gestão do Estado e, no que diz respeito à sociedade, parecemos distantes do que se almeja em termos de hábitos e costumes republicanos. Por esta razão, nosso interesse é observar como o Ministério da Educação e Cultura, por meio de seus editais e diretrizes, tem atuado na elaboração de programas que possam promover a formação cívica enquanto subsídio fundamental para a participação da sociedade civil dentro de um regime democrático. Num primeiro momento, esta pesquisa pretende fazer um levantamento acerca do rico debate teórico sobre democracia, republicanismo e cidadania no Brasil. Num segundo momento, pretende analisar os editais dos programas de educação com o intuito de compreender, à luz da discussão anterior, como está colocado o ideário de promoção da cidadania e da educação política.
    • Nome do projeto: Projetos de cidadania diferenciada: negros e indígenas na ANC de 1987-88 (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEINO, E. L. , ARAUJO, C. .
      Descrição: O objetivo desse trabalho é analisar os projetos de cidadania diferenciada de negros e de indígenas no contexto da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-88, uma vez que ambos os grupos tensionam a questão da igualdade e da diferença no debate político e teórico sobre cidadania. Para tanto, realizamos uma reconstrução histórica da mobilização política desses grupos até o momento da Constituinte e, adentrando a ANC de 1987-88 por meio dos seus diários de reuniões, demos voz às lideranças dos dois grupos. A partir disso, compreendemos os níveis que compõem os projetos de cidadania diferenciada e demonstramos a dificuldade imposta à antecipação teórica da justiça em relação à cidadania diferenciada.
    • Nome do projeto: I Parlamento Jovem - Ensino Fundamental (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SEINO, E. L. , LAHUERTA, M. , SILVA, B. S. , FEIJO, F. , MOREIRA, A. , SILVA, E. , SOUZA, P. O. .
      Descrição: O projeto de extensão universitária ?Parlamento Jovem? compreende as atividades de pesquisa e docência. A pesquisa visa o levantamento e a sistematização do material didático existente a respeito do Poder Legislativo no Brasil, voltado para o público jovem; bem como subsidiar as atividades docentes do Curso Poder Legislativo e da Oficina de Projetos de Lei, as quais serão ministradas para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino de Araraquara. O produto final dessa pesquisa é a produção de um material didático sobre Poder Legislativo para a Câmara Municipal de Araraquara, para as próximas edições do Parlamento Jovem. O objetivo do Curso Poder Legislativo é ensinar as funções e o cotidiano do Poder Legislativo nas três esferas; enquanto o da Oficina de Projetos de Lei é instruir os alunos do 9º ano como se constrói um projeto de lei e como ele tramita dentro e fora da Câmara. O produto final das atividades de docência é colaborar para a formação política dos alunos, inclusive, através da vivência de uma sessão parlamentar mirim. Os responsáveis pela execução dessas atividades (pesquisa e docência) serão os alunos de pós-graduação e/ou recém-doutores, vinculados ao Laboratório de Política e Governo da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (LABPOL/FCLAR).
    • Nome do projeto: Projeto Plano Diretor de Araraquara (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SEINO, E. L. , LAHUERTA, M. , ET, , LOPES, M. G. , SILVA, B. S. .
      Descrição: No início de 2013, o poder executivo municipal de Araraquara enviou à Câmara Municipal o projeto de revisão do Plano Diretor da cidade, cujo processo constituiu-se de diversas etapas, entre elas a fase de debates para difundir e aprofundar os conhecimentos sobre o Plano com o propósito de contribuir para sua reestruturação. Durante esse processo de revisão, o Laboratório de Política e Governo da UNESP/Araraquara foi solicitado para auxiliar na organização e na coordenação dos debates. Nesse contexto, o Laboratório propôs um Seminário Temático intitulado Plano Diretor, o presente e o futuro do município: sustentabilidade e cidadania em foco que versou a respeito de temas fundamentais para subsidiar os debates, a saber: 1) Conceitos orientadores: Definindo Plano Diretor, cultura cívica, cidadania, participação e sustentabilidade. 2) Políticas públicas: Desafios e limites das políticas de Cultura, Educação, Esporte, Saúde e Assistência na cidade de Araraquara; 3) Meio ambiente: Resíduos Sólidos, Lixo e Futuro das Águas, caminhos para sustentabilidade; 4) Desenvolvimento: Finanças Públicas e Mobilidade Urbana. O Seminário Temático Plano Diretor, o presente e o futuro do município: sustentabilidade e cidadania em foco foi composto por um conjunto de 09 (nove) mesas redondas.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Políticas Públicas e Formação Cidadã: uma análise das diretrizes dos programas educacionais brasileiros
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Estado de São Paulo/ Universidade Aberta do Brasil
        Ano de conclusão: 2019
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola de Idiomas Wise Up:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Laboratório de Política e Governo da UNESP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisador e Professor de Educação Política
    • TV Cultura Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Comentarista quinzenal de política, com inserções de aproximadamente 5 minutos às quartas-feiras.
        Outras informações: Comentarista de Política
    • Arkos - Criatividade, Educação e Consultoria Política:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Diretor
    • Prefeitura Municipal de Ibitinga:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: Coordenador de Licitações e Contratos