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Emerson de Oliveira Souza

    • DOUTORANDO e MESTRE em Antropologia Social - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Universidade de São Paulo. PPGAS/USP - BACHAREL EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA PUC-SP - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. Guarani, Professor titular de Sociologia da Rede Estadual de Educação de São Paulo. É pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP). Desde 2010 atua na formação de Professores da Rede Publica de São Paulo e Grande São Paulo frente a implementação da Lei 11.645/08. A pesquisa Povos Indígenas na Metrópole: Movimento, Universidade e Invisibilidade na maior Cidade da América, destaca a presença indígena nas grandes cidades, em especial na Cidade de São Paulo. Assessor para o Currículo Indígena 2021-2023 -Prefeitura Municipal de São Paulo - Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Faço parte de uma nova geração de Cientistas Sociais, minha Antropologia vem de encontro com uma nova descrição que inverte os papeis durante o processo de pesquisa. Se a Antropologia, Sociologia e Psicologia e suas ciências buscavam nos grupos indígenas seu objeto de pesquisa, hoje a Antropologia e Psicologia do Indígena introduz um novo modelo dentro deste processo, os índios surgem não mais como objetos de pesquisa, mas como sujeitos do conhecimento.

       

      Links:    

    • SOUZA, E. O. ; PREZIA, B. . A CRIAÇÃO DO MUNDO E OUTRAS BELAS HISTORIAS INDIGENAS. SAO PAULO : SARAIVA.FORMTO, 2011 . 72p. ISBN: 9788572087506.
    • SOUZA, E. O. ; SILVA, J. A. . A PERSPECTIVA AMERÍNDIA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: ENTREVISTA COM O PROFESSOR EMERSON SOUZA A PERSPECTIVA AMERÍNDIA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: ENTREVISTA COM O PROFESSOR EMERSON SOUZA , v. v.3 , p. 101 - 110 , 2019. ISSN: 25943707.
    • CARDOSO, F. B. ; GUARANI, E. O. ; SOUZA, E. O. . AGOSTO INDÍGENA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 11.645/08 Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516) , v. 19 , p. 12 - 27 , 2019. ISSN: 25172516.
  • Capítulos publicados: 2
    • VERON, V. ; TUPA, M. ; FERNANDO, C. W. ; TUXA, S. ; PEREIRA, D. J. L. ; CAMPOS, J. S. B. ; MACENA, S. K. ; MANCHINERI, E. ; KAXIXO, L. ; MACENA, P. L. ; COCAL, P. W. ; SOUZA, E. O. ; BERNI, L. E. V. ; GODOY, D. B. O. A. ; BAIRRAO, J. F. M. H. ; TIVERON, J. D. P. ; LONGHINI, L. Z. ; JESUS, A. V. ; DALOIA, A. J. D. M. ; GUIMARAES, D. S. . Reflexão para as(os) psicólogas(os) no ?Dia do Índio?. POVOS INDÍGENAS E PSICOLOGIA: A PROCURA DO BEM VIVER., v. 2, p. 101 - 102, 2016.
    • SOUZA, E. O. ; MAIA, M. ; HURTADO, B. M. ; MONTEJO, Y. Y. N. ; VALLEJOS, R. ; RODRIGUEZ, S. P. ; BRAVO, F. D. C. ; ANTILEO, E. L. ; ITURRIZAGA, Y. N. P. ; LOPEZ, L. E. . A construçao de politicas publicas voltadas para universitarios indígenas e o resgate cultural de grupos etnicos que vivem em contexto urbano: os desafios para se trabalhar a questão etnica no Brasil. Pueblos indígenas y educación, v. 64, p. 80 - 86, 2015.
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    • PREZIA, B. ; SOUZA, E. O. . 3º Retomada Indígena na PUC-SP - Povos Indígenas Frente a sociedade brasileira hoje. 2010 (Assessoria)
    • PREZIA, B. ; SOUZA, E. O. . 2º Retomada Indígena na PUC-SP - Da aldeia a Cidade. 2009 (Assessoria)
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    • SOUZA, E. O. . Emerson Guarani fala sobre cuidados na cidade de São Paulo e a Covid 19. 2020 (Comunicacao)
    • SOUZA, E. O. ; PRADO, Luma . Indigenas na Cidade: Isolamento Social e Covid 19. 2020 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Retomada Indigena na PUC-SP 2022. 2022 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Educação Indígena e Educação Escolar Indígena, tratando dos desafios no âmbito escolar para os povos originários. 2023 (Conferência)
    • SOUZA, E. O. . V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS- POR UMA EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA - PRÁTICAS ANTIRRACISTAS E NÃO XENOFÓBICA. 2022 (Congresso)
    • SOUZA, E. O. . Seminário Agosto Indígena no Theatro Municipal de São Paulo. 2022 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Alteridade, Diversidade e Direitos Humanos para professores de Sociologia e Filosofia. 2023 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Políticas de ação afirmativa para povos indígenas e negros como lidar com as reparações históricas. 2021 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Leis 10.639/03 e 11.645/08. Desafios para o fortalecimento das práticas antirracistas no Mova - SP. 2023 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Indígenas na pós-graduação. 2021 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Agosto Indígena e a necessidade de ações em prol da lei 11:645/08. 2021 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Rodas de conversas 'Trajetórias, desafios e contribuições das ações afirmativas na pós-graduação'. 2021 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. ; BRASIL, Erica . Agosto Indígena 2021: Conhecendo a Cultura Indígena. 2021 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. ; SZTUTMAN, R. . Levante da Terra contra o Marco Temporal PL-490. 2021 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Agosto Indígena na EMEF Liliam Maso 2023. 2023 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . I Seminário Educação Antirracista: Temática e pensamento indígena no currículo. 2021 (Seminário)
    • SOUZA, E. O. . Projeto Pindorama: A inclusao universitaria de discentes de origem indigena. 2011 (Conferência)
    • SOUZA, E. O. . A cultura Indigena e a Segurança Publica. 2012 (Conferência)
    • SOUZA, E. O. . Tradiçao Indigena em Debate - Desafios para Trabalhar a questão Indigena. 2012 (Conferência)
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    • SOUZA, E. O. ; Oliveira, Tiago ; Sandrini, Dani . Abertura da Exposição terra, terreno, territorio Sesi. 2022 Sesi-SP
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    • SOUZA, E. O. ; PREZIA, B. ; BEZERRA, A. A. . Demarcação de Terras 3/3. 2013 TVT - Programa Melhor e Mais Justo
    • SOUZA, E. O. . Ato Nacional Indígena - 1/3. 2013 TVT - Programa Clic e Ligue
    • SOUZA, E. O. ; Cristiano Navarro . Ato Nacional Indigena 2/3. 2013 TVT - Programa Clic e Ligue
    • Cristiano Navarro ; SOUZA, E. O. . Ato Nacional Indígena 3/3. 2013 TVT - Programa Clic e Ligue
    • SOUZA, E. O. . Conheça os Irmão Vilas Boas que se infiltraram em expedição e mudaram pensamento sobre indígenas.. 2023 Folha de São Paulo
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    • SOUZA, E. O. ; Projeto Pindorama ; PREZIA, B. ; INDIGENA, N. N. E. . Retomada Indigena Encruzilhada e Conflitos. 2008 (Projeto Pindorama PUC-SP)
    • SOUZA, E. O. ; Projeto Pindorama ; PREZIA, B. . Mostra de Cinema Indigena. 2008 (Projeto Pindorama)
    • SOUZA, E. O. . I Mostra Agosto Indigena Nos CEUS - Curadoria - Seminarios. 2014 (PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - Intersecretarial SME-SMPIR- outros)
    • TUPINAMBA, S. ; POTIGUARA, A. ; SOUZA, E. O. . Agosto Indígena 2016. Que Espaço Social o Capitalismo nos Reserva "Genocídio e Étnocidio Indígena".. 2016 (Comissão de Articulação dos Povos Indigenas de São Paulo e Tribunal Popular)
    • SOUZA, E. O. ; TUPINAMBA, S. ; POTIGUARA, A. . Agosto Indígena 2017 - Lutas Indígenas "Anti capitalistas e sem fronteiras". 2017 (Comissão de Articulação dos Povos Indigenas de São Paulo)
    • SOUZA, E. O. . Projeto Tekoa Verá - Povos Ancestrais Latino Americanos. 2016 (SESC- Itaquera)
    • SOUZA, E. O. . Agosto Indigena na Universidade de São Paulo. 2019 (Programa de Pós Graduação em Antropologia Social)
    • AMERINDIOS, C. E. ; SZTUTMAN, R. ; SOUZA, E. O. ; ARANHA, A. ; ZUKER, F. ; BERTOLIN, G. ; SHIRATORI, K. ; GHIROTTO, M. ; KLEIN, T. . Perspectivas indígenas e não-indígenas sobre a crise sanitária e a destruição ambiental. 2020 (Centro de Estudos Amerindios - CESTA USP)
    • SOUZA, E. O. . I Mostra Cultural nos CEUS. 2014 (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO)
    • SOUZA, E. O. . Abril Indígena: Acadêmicos Indígenas e Pesquisas em Antropologia. 2022 (Centro de Estudos Amerindios - PPGAS-USP e COPAF-USP)
    • SOUZA, E. O. . Comitê de especialistas convidados para curadoria do Módulo 3 - Deslocamentos indígenas e negros. 2023 (Museu da Imigração - Comissão curatorial do o Programa de Residência Artística de 2024)
    • SOUZA, E. O. . Museu da Imigração - Comissão curatorial do o Programa de Residência Artística de 2024. 2024 (Museus da Imigração de São Paulo)
    • SOUZA, E. O. ; AZOLA, F. A. A. . Povos Indigenas no Brasil Contemporaneo e Temática Indígena em Sala de aula. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Cências Humanas)
    • SOUZA, E. O. . Curso Todas as Vozes: panorama das Relações Étnico-Raciais no Brasil. 2018 (Instituto Ella Criações Educativas)
    • SOUZA, E. O. . Povos Indígenas no Brasil - Descolonizando Imaginários na Educação. 2022 (Secretaria Municipal de Educação)
    • GUARANI, E. O. ; SOUZA, E. O. . Povos Indígenas no Brasil - Descolonizando Imaginários na Educação. 2022 (Secretaria Municipal de Educação)
    • SOUZA, E. O. . Povos Indígenas no Brasil - Descolonizando Imaginários na Educação. 2023 (Secretaria Municipal de Educação)
    • SOUZA, E. O. . Povos indígenas: Estereótipos e Invisibilidade. 2022 (Secretaria Municipal de Educação de Bauru)
    • SOUZA, E. O. . Povos indígenas: Estereótipos e Invisibilidade. 2023 (Diretoria Endino Leste III)
    • SOUZA, E. O. . Povos Indígenas na Metrópole: Movimento, universidade e invisibilidade na maior cidade da América. 2022 (MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo)
    • SOUZA, E. O. ; SZTUTMAN, R. . Presença Indigena no Brasil: Uma Introdução. 2023 (PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - USP)
    • PREZIA, B. ; SOUZA, E. O. . Resgatando nossas Raizes Indígenas. 2014 (Secretaria Municipal de Educação)
    • GUARANI, E. O. ; Oliveira, Tiago ; SOUZA, E. O. . Introdução à presença indígena no Brasil. 2021 (PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - USP)
    • PAULO, P. S. ; MULTIMEIOS, A. ; SOUZA, E. O. . I Agosto Indigena nos CEUS 2014. 2014 (Apoio na construção de ideias sobre as ações do i agosto indígena nos ceus 2014)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: DESCOLONIZANDO IMAGINÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO - ARTES (4 módulos). 2023 (Curso de formação para professores da disciplina de artes junto a sme-sp)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: PERSPECTIVAS INDÍGENAS DOS ESTUDOS DA VIDA (4 módulos). 2023 (Curso de formação para professores disciplina de biologia junto a sme-sp)
    • SOUZA, E. O. . ?POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: PERSPECTIVAS INDÍGENAS DOS ESTUDOS DA VIDA? - Cienciaws. 2023 (Curso de formação para professores da disciplina ciêcias junto a secretária municipal de educação.)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: DESCOLONIZANDO IMAGINÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO ? EDUCAÇÃO FÍSICA (4 módulos). 2023 (Curso de formação para professores disciplina educação física junto a sme-sp)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: DESCOLONIZANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL (4 módulos). 2023 (Curso de formação para professores da educação infantil junto a sme-sp.)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: DESCOLONIZANDO A GEOGRAFIA - (4 modulos). 2023 (Curso de formação para professores da disciplina geografia junto a secretária municipal de educação.)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: DESCOLONIZANDO AS HISTÓRIAS INDÍGENAS (4 modulos). 2023 (Curso de formação para professores da disciplina história junto a sme-sp)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: DESCOLONIZANDO LINGUAGENS I ? LINGUA ESTRANGEIRA. 2023 (Curso de formação para professores da disciplina língua estrangeira a sme-sp)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: DESCOLONIZANDO LINGUAGENS ? LINGUA PORTUGUESA (4 MODULOS). 2023 (Curso de formação para professores da disciplina língua portuguesa junto a sme-sp)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA (4 modulos). 2023 (Curso de formação para professores da disciplina de matemática da sme-sp)
    • SOUZA, E. O. . POVOS INDÍGENAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: GRANDES QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO ? CURSO BASICO II ? (4 módulos). 2023 (Curso de formação para professores curso básico ii (todas as disciplinas) sme-sp)
    • Nome do projeto: Momentos e Lugares da Educação Escolar Indígena: Memória, Instituições e Práticas Escolares. (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, E. O. , BITTENCOURT, C. M. F. , FERNANDES, A. T. C. , SANTOS, E. A. .
      Descrição: Descrição A pesquisa integra o Projeto Observatório da educação Indígena CAPES/INEP/ SECADI, tendo como foco o estudo da educação indígena em uma perspectiva histórica.Situa os diferentes momentos da história da educação indígena a partir do século XVIII aos dias atuais, com destaque ao acompanhamento das escolas diferenciadas em diferentes comunidades indígenas. Fazem parte do projeto pesquisadores de várias instituições, doutorandos, mestrandos, graduandos IC, e professores indígenas. Desenvolve metodologias no tratamento das pesquisas de campo, de fontes diversas para a história indígena, memória oral, iconográfica, textos oficiais e legislativos, literatura didática indígena, dentre outros. Aborda as pesquisas sob referencial teórico que possibilita análises com base nos conceitos de educação indígena e educação escolar indígena.
    • Nome do projeto: 10 Children (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, E. O. , Xakriabá, Edgar Kanaykô , Coltof, Liesbeth , Meyer, Dennis .
      Descrição: O projeto visa construir material para discutir a presença de 10 crianças indígenas no Brasil, sobretudo minha pesquisa envolve crianças que vivem em contexto Urbano. No Brasil existem territórios que os indígenas brasileiros chama de lar. Ao todo, são cerca de 305 povos indígenas, com uma população de cerca de 900.000 habitantes, distribuídos por todo o território nacional. Os povos que ainda habitam suas próprias terras, lutam dia a dia para manter seu espaço e sua vida, mas uma boa parte da "população indígena" do Brasil migrou para áreas urbanas, apesar dos laços familiares, da língua, da cosmologia e da conexão com o solo de seus antepassados. A razão de sua partida é, muitas vezes, a necessidade de encontrar trabalho, estudar ou buscar tratamentos de saúde.Não é incomum ver indígenas que migram das aldeias indígenas para as cidades e neste percurso, começam a viver em situação de vunerabilidade , sem proteção social, abaixo da linha de pobreza e sendo discriminados no mercado de trabalho, no mercado imobiliário, dentro do sistema de saúde e na convivência cotidiana com não indígenas. Os homens são muitas vezes pressionados a oferecer mão-de-obra barata. As mulheres fazem trabalho doméstico com outras famílias ou vendem produtos tradicionais de arte ou artesanato.Para as crianças, hoje no Brasil, não há lugar seguro. A criança indígena corre perigo em qualquer lugar. Nas aldeias, são vítimas de um sistema que força a implementação dos empreendimentos que invadem as comunidades, da negação das demarcações de terra e muitas vezes da falta de assistência à saúde e a redução dos espaços onde vivem as famílias indígenas, o que impossibilita até mesmo a plantação de produtos para a subsistência. Nas cidades, muitas crianças frequentam a escola apenas por um curto período, porque desde pequenas elas precisam trabalhar para ajudar a família a sobreviver de acordo com Unicef. Pesquisa da Revista Saúde e Direitos Humanos sobre a saúde infantil indígena no Brasil mostram que elas têm um risco muito maior de desnutrição e abuso. Racismo e discriminação de gênero são algumas pautas que norteiam a decisão cruel das autoridades de alguns Estados de afastar crianças de suas famílias, entregando-as à adoção sem consentimento da família, para famílias não indígenas. Afastadas de suas origens, esquecem sua língua e seus costumes, perdem a conexão com seus antecedentes e sua história - uma história que se repete de tempo em tempo no Brasil. 10CHILDREN coloca a vida das crianças indígenas no centro das atenções. Como as crianças lidam com sua realidade, seja na cidade, seja nas aldeias? Qual é a história de sua família? Como é sua vida diária, quais são suas limitações, possibilidades? Qual é a sua posição na família, na sociedade em que habita? Eles têm uma chance justa de se conectar com sua herança ancestral, sem passar por processos discriminatórios, independente da localidade onde estão? E como eles vêem seu futuro?Mais informações em:https://10children.org/10CITIES/curitiba/curitiba-porugees.htmlhttps://10children.org/
    • Graduacao:
      • Curso: Ciencias Sociais
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Título: MEMORIA GUARANI: Genealogia da Família Mboka da Reserva Indígena do Araribá
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: USP Antropologia
        Ano de conclusão: 2021
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: USP Antropologia
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Ciee Centro de Integraçao Empresa EScola:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • CIEE/PUC-SP/PMSP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: ESTAGIARIO SMDS - PMSP
    • USP Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino- PAE
    • Secretaria de Educacao de Sao Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor Sociologia
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
    • 10Children:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).