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Lilian Abram dos Santos

    • Professora do Departamento de Linguística Aplicada, do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora (2011) em Linguística Aplicada, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp e mestra (2002) em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciada em Letras pela USP (1997). Foi docente (2016 a 2022) do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora da Licenciatura em Educação Intercultural entre 2020 e 2022. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando com os seguintes temas e interesses: ensino de português para pessoas indígenas; letramentos; identidades; políticas linguísticas e sustentabilidade; formação de professores; educação escolar indígena; ações de permanência e Ações Afirmativas.

       

      Links:    

    • Pimentel da Silva, M.S. ; ABRAM DOS SANTOS, LILIAN ; HERBETTA, A. F. . Saberes Pedagógicos. Goiânia : Gráfica UFG, 2019 . 168p. ISBN: 9788549502889.
    • Pimentel da Silva, M.S. ; ABRAM DOS SANTOS, L. . Guardando memórias e construindo saberes.. Goiânia : Gráfica UFG, 2017 . 244p. ISBN: 9788549501271.
    • Wajãpi, professores ; ABRAM DOS SANTOS, L. ; SZMRECSAZYI, L. . Começo de Conversa - Livro de Português da Escola Wajãpi. São Paulo : Iepé/MEC/UFMG, 2008 . 103p. ISBN: 9788598046051.
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Letramentos acadêmicos, justiça epistêmica e políticas de permanência no ensino superior indígena Fórum Linguístico , v. 21 , p. 10662-10680 - 10680 , 2024. ISSN: 19848412.
    • SANTOS, LILIAN ABRAM DOS . Diferentes perspectivas sobre o gênero entrevista nas aulas de português na licenciatura intercultural indígena TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 61 , p. 363 - 375 , 2022. ISSN: 2175764X.
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Pedagogia da contextualização e interculturalidade na formação de professores indígenas: entrevista com Maria do Socorro Pimentel da Silva TELLUS (UCDB) , v. 42 , p. 305 - 322 , 2020. ISSN: 23591943.
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Educação intercultural e ensino de português para indígenas REVISTA X , v. 13 , p. 262 - 287 , 2018. ISSN: 19800614.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . A remissão à memória coletiva na escrita wajãpi em português segunda língua Revista Articulando e Construindo Sabers , v. 3 , p. 516 - 540 , 2018. ISSN: 25258303.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Interferências da fonologia wajãpi (TG) na aquisição da ortografia da língua portuguesa ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. XXXV , p. 1130 - 1135 , 2006. ISSN: 14130939.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Considerações sobre o ensino de Português como segunda língua a partir da experiência com professores Wajãpi Cadernos de Educação Escolar Indígena , v. 4 , p. 149 - 164 , 2005. ISSN: 16770277.
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Direitos linguísticos e proteção territorial: os cuidados com a língua no Plano de Gestão Territorial e Ambiental Wajãpi. Formas de dizer o direito, um diálogo entre Brasil e Argentina: discursos e práticas de nossos mundos normativos, v. , p. 343 - 373, 2024.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Revitalização linguística: alguns conceitos. Experiências brasileiras em revitalização de línguas indígenas, v. , p. 27 - 46, 2020.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Sociolinguística e línguas indígenas brasileiras. Sociolinguística. Sociolinguísticas. Uma introdução., v. 1, p. 145 - 156, 2016.
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    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Particularidades da variedade do português wajãpi escrito. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP , 2013 , Goiânia. Caderno de Resumos IV SIMELP. Goiânia : UFG, 2013. p. 426 - .
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Particularidades da variedade do português wajãpi escrito. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP , 2013 , Goiânia. Anais do IV SIMELP. Goiânia : UFG, 2013.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Ensinando a língua dominante ? o que a pesquisa acadêmica nos diz sobre o ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena. In: VI Congresso Internacional da Abralin , 2009 , João Pessoa. Caderno de Resumos da VI ABRALIN. João Pessoa : UFPB, 2009.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Transver a segunda língua por olhos wajãpi: o olhar da formadora diante da elaboração de material didático específico ao ensino de LP2. In: 17o. COLE , 2009 , Campinas. Caderno de Resumos do 17o COLE. Campinas : ALB, 2009.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . O ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena: uma experiência com o Magistério Wajãpi. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP , 2008 , São Paulo. Caderno de Resumos do I SIMELP. : , 2008.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Mudança de código na produção escrita em segunda língua: uma experiência com um texto de autoria indígena. In: XV Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina , 2008 , Montevidéu. Anais do XV Congresso Internacional da Alfal. : , 2008.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . O ensino de gêneros escritos em LP/L2 em contextos em que não há tradição escrita em LM: algumas reflexões e muitas questões em aberto. In: I Fórum Internacional da Diversidade Linguistica , 2007 , Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre : Instituto de Letras/UFRS, 2007. p. 169 - 169.
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . O professor de português e o ensino da escrita em contexto indígena. In: 16 Congresso de Leitura do Brasil , 2007 , Campinas. Caderno de Atividades e Resumos. Campinas : ALB, Unicamp, Faculdade de Educação, 2007. p. 129 - 129.
    • BORGES, M. V. ; ABRAM DOS SANTOS, L. . Revista Articulando e Construindo Saberes v. 7. Goiania : UFG , 2022 (Periódico)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Aspectos da fonologia Waiãpi. : , 2002 (dissertação de mestrado)
    • KEWITZ, V. ; Amado, Rosane de Sá ; CONDE, V. G. ; AQUINO, Z. G. ; SILVA, L. A. ; ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Caminhando pela Filologia e Língua Portuguesa. 2023 (Outra)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Revista Climacom - Dossiê Territórios e Povos Indígenas. 2024 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Revista Caderno de Letras. 2024 (Parecer)
    • CAPIBERIBE, A. ; EFRAIM, P. ; SURITA, F. ; WUNDER, A. ; MEDAETS, C. ; ARRUDA, M. ; RIMOLI, J. ; ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Grupo de Trabalho PPP do Programa Intercultural para Ingressantes pelo Vestibular Indígena - ProFIIVI. 2024 (Elaboracao_de_projeto)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Revista Linguística. 2024 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Comissão Avaliadora do Primeiro Edital de Premiação de Projetos de Arte e Cultura da DCult. 2023 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN ; HERBETTA, A. F. ; Cruz, A. ; BAUMANN, A. P. P. ; NASCIMENTO, A. M. ; Oliveira, Arthur A. Bispo de ; BIANCHI, C.A. ; NAZARENO, E. ; DIAS, L.O ; Pimentel da Silva, M.S. ; BORGES, M. V. ; MACHADO, J. P. ; DALLARA, L. G. . PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. 2019 (Elaboracao_de_projeto)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN ; MORI, A. C. ; BRUGIONI, E. . Grupo de Trabalho de Cotas Pós-Graduação IEL. 2023 (Relatorio_tecnico)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN ; Borges, Mônica Veloso . Revista Articulando e Construindo Saberes v. 7 2022. 2022 (Outra)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Trabalhos em Linguística Aplicada volume 60 2. 2021 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Revista X (ISSN: 1980-0614) volume 17 n. 3. 2022 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Revista Linguagem em Foco (ISSN Eletrônico 2674-8266). 2021 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Revista X (ISSN: 1980-0614. 2020 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Revista Trem de Letras. 2017 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . PROA - Revista de Antropologia e Arte. 2013 (Parecer)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Revista Signótica. 2013 (Parecer)
    • Wajãpi, professores ; ABRAM DOS SANTOS, L. ; SZMRECSAZYI, L. . Curriculo de Língua Portuguesa da Escola Wajãpi. 2001 (Consultoria)
    • Szmreczányi ; ABRAM DOS SANTOS, L. ; et alli . Proposta Político Pedagógica para Magistério Indígena Wajãpi. 2001 (Consultoria)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Diversidade e contemporaneidade indígenas: presenças e políticas. 2024 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Aproximações à temática indígena: interculturalidade e educação linguística. 2024 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Políticas de permanência com foco na linguagem: o caso da disciplina Letramentos Acadêmicos para Universitários Indígenas da Unicamp (SP). 2024 (Comunicacao)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Língua e território: Políticas Linguísticas em Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA). 2023 (Comunicacao)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . A temática indígena nos CBLA. 2022 (Comunicacao)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Os percursos das Licenciaturas Interculturais e os desafios da Pedagogia da Alternância/Tempo Instituição e Tempo comunidade no currículo. 2021 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Sessão de Abertura do Amazônicas VIII. 2021 (Congresso)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Educação Escolar Indígena entre os Wajãpi. 2021 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Pesquisa em linguística indígena: levantamento de novos periódicos. 2021 (Comunicacao)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . A pesquisa em línguas indígenas no Brasil: um estado da arte. 2019 (Comunicacao)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Conceitos envolvidos em programas de revitalização linguística. 2019 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Coordenadora da Linha Temática Políticas linguísticas, planificação e educação bilíngue em contextos decoloniais. 2017 (Congresso)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Mudança de código na produção escrita em segunda língua: análise de um texto de autoria indígena. 2008 (Comunicacao)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Modos indígenas de agir sobre a língua: considerações sobre ações locais de planejamento linguístico desenvolvidas por índios brasileiros. 2015 (Congresso)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. ; Pereira, Vicente Cretton ; Santos, Lalita Paiva . Línguas indígenas brasileiras: a diversidade linguística silenciada. 2014 (Outra)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Particularidades do ensino de português/L2 para adultos wajãpi. 2013 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . O ensino de português como segunda língua na educação escolar wajãpi: uma experiência com o Magistério Wajãpi. 2008 (Simposio)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Particularidades da variedade do português wajãpi escrito. 2013 (Simposio)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Tradição oral e letramento. 2012 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . O que emerge do contato linguístico e cultural na escrita escolar em segunda língua? Reflexões sobre bilinguismo, letramento e tradição oral na formação de professores wajãpi. 2012 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Bilinguismo, oralidade e letramento: considerações sobre o ensino de português para falantes de língua indígena. 2012 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . O ensino de LP2 na educação escolar wajãpi. 2009 (Conferência)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Mudança de Código na produção escrita em segunda língua: análise preliminar de textos de autoria indígena. 2008 (Seminário)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. ; ROSALEN, J. . Uma experiência de dicionarização temática: a saúde wajãpi. 1998 (Seminário)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Textos de autoria indígena escritos em segunda língua: uma análise preliminar. 2008 (Congresso)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . O professor de português e o ensino de escrita em contexto indígena. 2007 (Congresso)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Influência da fonologia da língua wajãpi em textos escritos em língua portuguesa. 2005 (Congresso)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Ensinando a língua dominante - o que a pesquisa acadêmica nos diz sobre o ensino de português como segunda língua na educação escolar indígena. 2009 (Congresso)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . O ensino de português na educação escolar wajãpi. 2009 (Seminário)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Transver a segunda língua por olhos wajãpi: o olhar da formadora diante da elaboração de material didático específico ao ensino de LP2. 2009 (Congresso)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Escolas são essenciais para a preservação das línguas indígenas. 2024 Portal Lunetas
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN ; Borges, Mônica Veloso ; LEITE, K. G. ; SALES, A. ; FERREIRA, W.A.A. ; CRUZ, M.C. . Interculturalizando os desafios e situações das Licenciaturas Interculturais indígenas em tempo de pandemia. 2020 Canal ADUNEMAT TV no Youtube
    • Pereira, Vicente Cretton ; Santos, Lalita Paiva ; ABRAM DOS SANTOS, L. . Mesa Redonda: Povos Indígenas e o Brasil. 2014 (Universidade Federal de Alfenas)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Experiências com leitura e escrita na Unicamp: conversa com egressos e formandos. 2024 (Instituto de Estudos da Linguagem)
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN ; GIMENES, J. V. ; Botelho, R. ; SCHLUDE, V. ; MURICY, V. . Ciclo LGBTQIA+ no Centro Cultural do IEL. 2023 (Universidade Estadual de Campinas)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Psicologia nas comunidades quilombolas e indígenas. 2017 (Faculdade de Educação da UFG)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Pesquisando para desenhar um plano de uso dos recursos florestais para o artesanato. 2007 (Instituto Socioambiental)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. ; SCARAMUZZI, I. . Letramento e Ensino na sala de aula: a realidade quilombola. 2010 (Associação de Folclore e Cultura Vimarense)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Oficina de elaboração de material para alfabetização em wajãpi. 2015 (Programa Saberes Indígenas na Escola)
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Oficinas de apoio pedagógico diferenciado. 2009 (Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • wajãpi, autores ; ABRAM DOS SANTOS, L. ; SZMRECSAZYI, L. . Começo de Conversa - Livro de Português da Escola Wajãpi. 2008 (Material didático)
    • Nome do projeto: Letramentos em curso: letramentos acadêmicos e permanência no ensino superior indígena (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. , LUCIANO, S. F. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa está vinculado à área de Estudos do Letramento, especificamente aos estudos de letramentos acadêmicos. Dialoga diretamente com as pesquisas que vem sendo desenvolvidas pela Antropologia, Educação e Linguística Aplicada sobre as ações de permanência de indígenas no ensino superior brasileiro, notadamente as ações de permanência com foco na linguagem, e sustenta a hipótese de que as disciplinas de Letramentos Acadêmicos para Universitários Indígenas I e II, na condição de ações de permanência direcionadas às práticas da linguagem em contexto acadêmico, são parte de uma política linguística institucional. O contexto da pesquisa é delimitado pela criação do Vestibular Indígena como política de cotas para o ingresso na Unicamp por pessoas pertencentes a comunidades indígenas e pela posterior criação de disciplinas que tenham como objetivo introduzir e familiarizar o estudante nas práticas de compreensão e produção de textos acadêmicos, das quais sou docente. A pesquisa aqui projetada é de natureza aplicada, de base interpretativista e qualitativa. Os dados gerados em entrevistas semi-estruturadas, rodas de conversa e através de registros provenientes da observação das aulas das disciplinas e de eventos acadêmicos na universidade serão analisados a fim de identificar os sentidos e valores atribuídos aos letramentos acadêmicos pelos estudantes indígenas; quais práticas de oralidade, leitura e escrita acadêmicas são mais acessadas; subsidiar a elaboração de material didático para as disciplinas Letramentos Acadêmicos para Universitários Indígenas I e II; subsidiar a revisão e correção constantes do programa das disciplinas acima citadas, levando-se em conta os componentes identitários e epistemológicos dos estudantes; e contribuir para desconstruir a perspectiva do déficit, ainda tão comum na comunidade acadêmica, em relação a estudantes provenientes das Ações Afirmativas. Uma pesquisa de iniciação científica será incorporada à pesquisa com a finalidade de compreender quais letramentos são esperados do universitário indígena que ingressa na Unicamp, utilizando-se da análise de editais e provas do Vestibular Indígena. Epistemologicamente, este projeto mobiliza o referencial da Linguística Aplicada Crítica.
    • Nome do projeto: Língua, escola e território nos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) de Terras Indígenas. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. , ANDRADE, D. R. .
      Descrição: A pesquisa, de base documental, consiste na análise de Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) e tem os objetivos de: a) identificar as ações voltadas à valorização das línguas indígenas propostas e praticadas pelos autores dos PGTAs; b) identificar os problemas socioambientais, apresentados nos planos, que atingem a transmissão geracional das línguas indígenas, e c) compreender o papel da escola, e da Educação Escolar Indígena, para a valorização, manutenção e revitalização das línguas indígenas nos respectivos territórios. O plano de gestão territorial e ambiental (PGTA) é um instrumento participativo de apoio à implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas - PNGATI (Decreto n 7.747/2012), constituindo-se em um documento que diagnostica e revela os problemas socioambientais enfrentados por cada povo e que propõe ações para os habitantes daquele território poderem viver com segurança e bem-estar e, ao mesmo tempo, subsidiam políticas públicas (Scaramuzzi, 2022). Duas perguntas orientam a pesquisa. A primeira delas é em que medida a gestão do território, através do planejamento de ações de proteção socioambiental, pode impactar diretamente as práticas sociais de uso das línguas indígenas, nos respectivos territórios. A segunda pergunta, de atenção mais ampla, é como políticas públicas que miram a proteção territorial podem afetar as línguas indígenas. O aporte teórico que condensa tais questionamentos é proveniente, prioritariamente, das propostas que vêm sendo apresentadas por linguistas indígenas acerca das relações entre língua e território e do princípio da integralidade da vida que devem ser definidores de toda política linguística para línguas indígenas (Rubim, Bonfim, Meirelles, 2022). São também relevantes para esta pesquisa, os estudos que se propõem a repensar os sentidos das línguas e problematizar a produção de seus regimes metadiscursivos (Makoni e Pennycook, 2007; Makoni e Meinhof, 2007; Guerola, 2019; Durazzo, 2022; Durazzo e Bonfim, 2023). Na condição de documento diagnóstico, propositivo e de fonte de informação sobre a gestão comunitária territorial e ambiental, o PGTA é o objeto para a verificação de propostas situadas de intervenções sobre as línguas indígenas, de modo implícito ou explícito, uma vez que nem toda política linguística é facilmente identificável, porque nem sempre ela é um conjunto explícito de ações sobre as línguas; muitas vezes, políticas linguísticas estão implícitas em outras políticas, o que ocorre pela própria natureza da linguagem, uma prática social (Müller, 2016).
    • Nome do projeto: Ciclo acadêmico-artístico Cultura popular, sustentabilidade e linguagem (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. , Botelho, R. , GIMENES, J. V. , SCHLUDE, V. , MURICY, V. .
      Descrição: O Ciclo acadêmico-artístico Cultura popular, sustentabilidade e linguagem oferecerá a toda comunidade interna e externa uma programação interdisciplinar que abordará, por meio de exposições, exibições, mesas-redondas e demais modalidades, a temática da sustentabilidade, por meio de manifestações culturais populares provindas, principalmente, de cordéis e xilogravuras pertencentes ao acervo do Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE/IEL), nas coleções Jacó Rissim e Literatura de Cordel. Tais materiais demonstram como, mesmo que indiretamente, a relação do homem com a natureza, seus temores e desejos, perpassando a fome, a seca e a desigualdade social, sempre esteve presente nas manifestações intelectuais e culturais dos povos. A partir dessas manifestações, pretendemos, por meio dos estudos da linguagem, buscar no passado as respostas para o presente, por meio de registros escritos e imagéticos que nos auxiliem a construir novos futuros. Os objetivos do ciclo são: a) Propor ações em diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fundamentais para uma nova construção do pensamento social e científico; b) Ampliar, em consonância com os objetivos sustentáveis da Unicamp, o debate sobre as crises ambiental e climática; c) Estimular a reflexão sobre os desafios e as possibilidades da linguagem, especialmente da educação linguística, na compreensão das crises da contemporaneidade; d) Fomentar a interdisciplinaridade requerida pelo tema da sustentabilidade e necessária para o enfrentamento das crises climáticas; e) Valorizar e divulgar o acervo do CEDAE que está em diálogo com a temática da sustentabilidade; f) Popularizar e ocupar o Centro Cultural do IEL com temáticas contemporâneas que possam atrair estudantes de outros institutos e das escolas de educação básica; g) Fortalecer o fazer extensionista. O projeto Cultura popular, sustentabilidade e linguagem foi selecionado pelo Edital DCult de Seleção de Projetos de Arte e Cultura 2024, em novembro de 2024, o que ampliará o apoio financeiro para a execução das ações previstas. O Ciclo também está vinculado ao Grupo de Pesquisa GP/CNPq Educação Linguística, Virtualidades e Sustentabilidade, do qual a profa. Lilian Abram dos Santos faz parte, juntamente com as docentes profa. Simone Hashiguti e profa. Cláudia Hilsdorf Rocha. As ações do ciclo ocorrerão no Centro Cultural do IEL (Unicamp)
    • Nome do projeto: Ciclo LGBTQIA+ no Centro Cultural do IEL (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. , Botelho, R. , GIMENES, J. V. , SCHLUDE, V. , MURICY, V. .
      Descrição: O projeto de Extensão promoveu as seguintes atividades:Exibição do documentário Limiar, seguido de debate com a diretora Coraci Ruiz.Exibição do documentário Uyrá - A retomada da Floresta.Lançamento dos livros "E se eu fosse puta", de Amara Moira, e Vila Mattusa, de Zênite Astra, seguido de roda de conversa com as autoras.Oficina de grafite com a artista Marta HenriksenExposição Habeas Corpus
    • Nome do projeto: Ritmos e elementos do Maracatu de Baque Virado (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. .
      Descrição: O projeto busca expressar e colocar em prática uma manifestação da cultura popular brasileira e introduzir o trabalho com elementos diversos (percussivos, coreográficos, estéticos, etc.) do Maracatu de Baque Virado - um folguedo de origem afro-brasileira característico de Pernambuco ? bem como estendê-lo a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, bem como estendê-lo para a comunidade externa.
    • Nome do projeto: Representações das variedades linguísticas no cinema nacional contemporâneo (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. , Vespa. C. , Almeida, L.L , Calori, N. .
      Descrição: O projeto de pesquisa se propõe a investigar como determinadas variedades do português brasileiro são manifestadas na fala de personagens de um conjunto de filmes do cinema brasileiro contemporâneo. A narrativa cinematográfica não é feita somente de imagens. Seus personagens são fundamentais para a construção do texto narrativo e julgamos que a variedade linguística é um dos componentes fundamentais para a elaboração da identidade desses personagens. Justamente por ser o cinema uma poderosa agência de produção de significados é que ele foi escolhido como o meio para a coleta de dados desta pesquisa. Parte-se, neste projeto, do pressuposto de que o cinema produz representações sobre ?condições sociais? e que estas não pré-existem às suas representações, o que quer dizer que toda representação é a construção de um significado e que o significado não existe naturalmente, no mundo ?real?. O presente projeto integra o Grupo de Pesquisa ?Pesquisas linguísticas descritivas, teóricas e aplicadas?, liderado pelo Prof. Dr. Celso Ferrarezi Júnior, do Departamento de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal-MG.
    • Nome do projeto: A pesquisa em linguística indígena no Brasil: um estado da arte (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. .
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo ?estado da arte?, cujo objetivo geral é inventariar as pesquisas com línguas indígenas desenvolvidas no Brasil, a partir da década de 1990, publicadas em periódicos científicos vinculados a programas de pós-graduação de Letras e Linguística em universidades brasileiras e às associações ABRALIN e ANPOLL. Como atestam Altman (1998), Franchetto (2000) e Rodrigues (2009), as línguas indígenas ocuparam um papel relevante na constituição dos programas de pós-graduação, bem como no próprio enraizamento da Linguística, como uma área científica no país. Seki (1999) reconheceu, inclusive, a linguística indígena como um campo de estudos promissor dentro da Linguística brasileira. Autores com vasta experiência na pesquisa com línguas indígenas indicam, em seus levantamentos preliminares, que a linguística indígena enfrenta dois grandes desafios que são divulgação e publicação das pesquisas e organização de bancos de dados. Os objetivos específicos da pesquisa são investigar: as línguas pesquisadas; as dimensões linguísticas descritas e analisadas; os referenciais teóricos; as metodologias predominantes e as instituições envolvidas. Espera-se, também, que a análise dos dados possibilite depreender as relações entre sociedade e universidade, pois inventariar uma área de conhecimento, dentro de uma determinada série histórica, pode ampliar nossa percepção para os diálogos e as inter-relações que a universidade pública estabelece, ainda que não explicitamente, com a sociedade através dos temas e percursos de suas pesquisas.
    • Nome do projeto: Núcleo Takinahaky em Rede (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. , Borges, Mônica Veloso , Cruz, A. , Pimentel da Silva, M.S. , NASCIMENTO, A. M. , NAZARENO, E. , HERBETTA, A. F. , Oliveira, Arthur A. Bispo de , BIANCHI, C.A. , BAUMANN, A. P. P. , LEITÃO, R. M. .
      Descrição: O Projeto de Extensão Núcleo Takinahaky em Rede é uma ação de extensão criada pelo curso de Educação Intercultural a fim de darmos continuidade à produção de conteúdo intercultural e pluriepistemológico, bem como ampliarmos o debate a cerca de temas relevantes para a sociedade, os quais vêm sendo desenvolvidos nos temas contextuais que compõem o projeto político curricular do curso. O presente projeto integra o programa de ações de enfrentamento à Covid-19, desenvolvida pela UFG, e, em respeito, às regras de isolamento e distanciamento social, fará uso das TDICs.
    • Nome do projeto: Seminário de Pesquisa, Estágio e Extensão do Núcleo Takinahaky (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. , Pimentel da Silva, M.S. , NASCIMENTO, A. M. , HERBETTA, A. F. , Oliveira, Arthur A. Bispo de , DIAS, L.O , BIANCHI, C.A. , BAUMANN, A. P. P. .
      Descrição: Roda da conversa ? Articulação entre estágio, pesquisa e extensão Roda da conversa ? Indissociabilidade entre pesquisa, estágio e extensão Roda da conversa ? Extensão no Núcleo Takinahaky Palestra ? Céus, Terras, Tempo, Espaço e Organização Social Palestra ? Educação, Territorialidade e Ancestralidade
    • Nome do projeto: Educação Intercultural - PIBID Subprojeto Linguagem e Interculturalidade (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ABRAM DOS SANTOS, L. , NAZARENO, E. , Oliveira, Arthur A. Bispo de .
      Descrição: O Subprojeto ?Educação Intercultural? se alinha às concepções pedagógicas do curso de Educação Intercultural, que visa fomentar uma educação intercultural sensível aos contextos socioculturais e sociolinguísticos das comunidades dos estudantes indígenas. Apesar dos importantes resultados alcançados ao longo da última década no que diz respeito à melhoria na educação escolar indígena, o diálogo com os docentes indígenas em formação e egressos do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG, tanto nas etapas de aulas desenvolvidas na universidade como nas etapas de estudos em terras indígenas, tem demonstrado a necessidade contingente de materiais didáticos específicos e diferenciados para as escolas indígenas, de modo a acompanhar as transformações ocorridas nas concepções educativas vivenciadas pelas escolas indígenas. Considerando o importante papel do material didático adequado como suporte para a prática pedagógica e, portanto, para a formação docente, este Subprojeto, através das ações dos três Núcleos que o constituem, tem como principais objetivos i) desenvolver uma reflexão diagnóstica crítica e aprofundada sobre o material didático utilizado nas escolas indígenas, através da observação dos materiais disponíveis nas escolas, sua configuração linguística e epistemológica e, assim, sua adequação à educação escolar intercultural em contextos indígenas; ii) como parte do processo formativo da docência, fomentar, com base em diagnóstico inicial, a elaboração de protótipos didáticos pelos estudantes bolsistas para as escolas de suas comunidades, fundamentados nas concepções da interculturalidade e da transdisciplinaridade e nos conhecimentos e línguas indígenas; e iii) viabilizar meios para que as reflexões e experiências desenvolvidas nas escolas indígenas através das ações de Iniciação à Docência retornem para a universidade de modo a servir de fundamentação para a formação docente em geral em Educação Intercultural.
    • ABRAM DOS SANTOS, LILIAN . Programa Nacional da Biblioteca na Escola - PNBE Indígenas. 2015 - Avaliadora
    • ABRAM DOS SANTOS, L. . Prêmio Culturas Indígenas. 2014 - Redatora
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Pronomes dêiticos e anafóricos na língua wajãpi
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2010
    • Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Oficina Pedagógica: Aprendizagem da língua portuguesa. Estágio Supervisionado. Ensino Médio, Magistério Indígena. Coordenadoria Geral da Baía da Ilha Grande - RJ.
        Outras informações: assessoria
    • Fundação de Desenvolvimento da Unicamp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Curso de Pós-Graduação, Especialização em Língua Portuguesa, Programa REDEFOR (Rede São Paulo de Formação Docente). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Sercretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP). Disciplinas ministradas: Funcionamento da língua: gramática, texto e sentido Multiletramentos, linguagens e mídias Linguística Textual: tipologias, agrupamentos e textualidade História da Disciplina de Língua Portuguesa Supervisão de TCCs
        Outras informações: Educador
    • Instituto Socioambiental:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Responsável pela Oficina "Pesquisando para desenhar um plano de uso dos recursos florestais para o artesanato", no âmbito dos Projetos: Superação da Pobreza e Valorização Cutlural: Novas Perspectivas para os Jovens Quilombolas no Brasil - Atividade: Artesanato e Agenda Socioambiental Quilombola do Vale do Ribeira. A oficina foi dividada em três módulos de 24 horas de duração cada, ocorridos na Comunidade Quilombola Ivaporunduva (SP), nos meses de abril, maio e setembro de 2007
        Outras informações: consultoria
    • Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação de Folclore e Cultura Vimarense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Docente do curso de formação de professores "Letramento e Ensino em Sala de Aula: a realidade quilombola", entre os dia 16 e 22 de janeiro de 2010, no município de Guimarães (MA), com carga horária de 48 horas, através do Projeto Educacional O Boi Contou, patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural, PRONAC 079613, sob coordenação de Ana Stela de Almeida Cunha.
        Outras informações: Docente
    • Universidade Federal de Alfenas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Professor Adjunto Nível I
    • Universidade Federal de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2023 ).
        Outras informações: Classe C, Adjunto, nível 2
    • Revista Articulando e Construindo Saberes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).