Não autenticado |

Thiago Jorge Ferreira Santos

    • É Doutor e Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade de São Paulo. Possui licenciatura em português pela FE/USP; bacharelado em português pela FFLCH/USP; licenciatura em francês pela FE/USP; bacharelado em francês pela FFLCH/USP. Atualmente, é Professor do Magistério Superior, exercendo a função de Subchefe do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua na Licenciatura do curso de Letras-Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; e docente orientador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFSC. É membro do grupo ALTER-AGE (CNPq/USP) e do grupo Linguagens, Discurso e Ensino (CNPq/USP), além de membro do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH/USP. É autor de material didático de língua portuguesa impresso e digital (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e ministra cursos de formação para professores de língua materna na extensão universitária. Possui experiência na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Foi formador de professores de língua portuguesa junto à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE-SEDUC-SP) e atuou no Programa de Formação de Professores-Licenciatura da USP (língua portuguesa). Tem experiência na área de Estudos Linguísticos e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da língua portuguesa materna (redação de vestibular e material didático); leitura e produção textual; Interacionismo sociodiscursivo; formação para a pesquisa científica; letramento acadêmico.

       

      Links:    

    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . PV Produção de Texto. São José dos Campos : Poliedro, 2023 . 272p. ISBN: 9786556135199.
    • CORA, A. ; SANTA-BARBARA, M. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; SILVA, E. V. F. ; FIGUEIREDO, L. . Aprender e Criar: Recursos Educacionais Digitais. São Paulo : Editora SEI, 2022 . p. ISBN: 9788554226992.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Língua Portuguesa 4 (Medicina). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 66p. ISBN: 9786556133065.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Língua Portuguesa 3 (Medicina). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 56p. ISBN: 9786556132969.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Língua Portuguesa 2 (Medicina). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 80p. ISBN: 9786556133034.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Língua Portuguesa 1 (Medicina). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 84p. ISBN: 9786556131306.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Hexa 4 (Língua Portuguesa). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 42p. ISBN: 9786556132013.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Hexa 3 (Língua Portuguesa). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 46p. ISBN: 9786556132976.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Hexa 2 (Língua Portuguesa). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 58p. ISBN: 9786556132037.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Hexa 1 (Língua Portuguesa). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 60p. ISBN: 9786556133195.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Tetra 4 (Língua Portuguesa). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 66p. ISBN: 9786556133003.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Tetra 3 (Língua Portuguesa). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 56p. ISBN: 9786556132044.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . POR Língua Portuguesa 4 (Gramática). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . p. ISBN: 9786556131986.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . POR Língua Portuguesa 3 (Gramática). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . p. ISBN: 9786556132945.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Tetra 2 (Língua Portuguesa). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 80p. ISBN: 9786556131429.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . Tetra 1 (Língua Portuguesa). São José dos Campos : Poliedro, 2022 . 82p. ISBN: 9786556131436.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . POR Língua Portuguesa 2 (Gramática). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 392p. ISBN: 9786556131382.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . POR Língua Portuguesa 1 (Gramática). São José dos Campos : Editora Poliedro, 2022 . 424p. ISBN: 9786556131375.
    • CAMPOS, M. I. B. ; SANTOS, T. J. F. . Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções. São Paulo : FFLCH/USP, 2021 . 267p. ISBN: 978-978-65-87.
    • AQUINO, Z. G. O. ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; MAREGA, L. M. P. ; CAVALCANTE FILHO, U. ; DIOGUARDI, G. . A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. São Paulo : Paulistana, 2015 . 516p. ISBN: 9788599829783.
    • AQUINO, Z. G. O. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; BENTO, E. J. ; OLIVEIRA, M. A. ; PONTES, V. ; OLIVEIRA, A. D. . Linguagem, Estratégia e (Re)Construção. São Paulo : Paulistana, 2014 . 314p. ISBN: 9788599829721.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Revisitando o conceito de ?contexto de produção? em duas obras do Interacionismo Sociodiscursivo ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 3 , p. 1299 - 1316 , 2022. ISSN: 14130939.
    • SANTOS, T. J. F. . Textos orais, emoções e a construção do pensamento científico: diálogo entre o interacionismo sociodiscursivo e a neurociência REVISTA DA ABRALIN , v. 20 , p. 1571 - 1594 , 2022. ISSN: 01027158.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Os efeitos textuais e argumentativos dos raciocínios lógico-comparativos na formação para a pesquisa científica EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 3 , p. 155 - 171 , 2021. ISSN: 22376984.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Quando a charge recupera obras de arte: uma análise ideológica à luz de Valentin Volóchinov Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 1 , p. 154 - 172 , 2021. ISSN: 21769125.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; LOUSADA, E.G. . As potencialidades dos tipos discursivos na compreensão dos efeitos da aprendizagem epistêmica no desenvolvimento em uma formação científica de caráter longitudinal EUTOMIA , v. 1 , p. 99 - 120 , 2020. ISSN: 19826850.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O relato na construção do problema de pesquisa em projetos produzidos por professores de línguas Letra Magna (Online) , v. 1 , p. 1911 - 1928 , 2020. ISSN: 18075193.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; LOUSADA, E.G. . O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem NONADA , v. 1 , p. 57 - , 2017. ISSN: 21769893.
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; BARIONI, M. C. . O gênero resenha acadêmica no ensino de francês a alunos universitários GLÁUKS ONLINE , v. 16 , p. 131 - , 2016. ISSN: 23187131.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Les types de discours de l?ISD en deux ?uvres de Pascal Quignard NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP , v. 1 , p. 105-120 - , 2014. ISSN: 23163976.
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . La construction du raisonnement dans le texte scientifique SHS Web of Conferences , v. 8 , p. 1063 - 1080 , 2014. ISSN: 22612424.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A semiotização textual em artigos de opinião da mídia Revista ArReDia , v. 1 , p. 44 - 62 , 2012. ISSN: 23166169.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O jogo de vozes no texto de opinião e a constituição do ponto de vista ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 8 , p. 148 - , 2012. ISSN: 19804016.
  • Capítulos publicados: 13
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Tornar-se pesquisador sob o olhar da perspectiva sociológica da linguagem: dos diálogos formativos à construção dos saberes. Discursos, linguagens e representações [recurso eletrônico: exercícios dialógicos, v. 1, p. 78 - 97, 2024.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; TONELLI, J. B. ; LOUSADA, E.G. . O papel do Laboratório de Letramento Acadêmico no processo de escrita dos estudantes da USP em língua portuguesa. O letramento acadêmico: competências específicas a desenvolver pelos estudantes universitários, v. 1, p. 209 - 238, 2023.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Capacidades epistêmicas e praxiológicas na formação de professores de línguas: uma proposta de articulação. Anais do I CIESD e VI SENAL, v. 1, p. 493 - 508, 2022.
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Aprendizagem da teoria dialógica do discurso por professores de português na formação continuada. 10 anos de encontros universidade-escola: linguagens e humanidades, v. 2, p. 101 - 122, 2021.
    • CAMPOS, M. I. B. ; SANTOS, T. J. F. . Discurso e ensino na perspectiva dialógica da linguagem. Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções, v. 2, p. 8 - 24, 2021.
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Ensinar a apresentação oral: uma contribuição para a formação de professores-pesquisadores. Oralidade e Gêneros Orais: experiências na formação docente, v. , p. 99 - 128, 2021.
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Literaturas Africanas em livros didáticos do ensino médio: cultura de povos em diálogo?. Ensino da Literatura no contexto contemporâneo, v. 1, p. 541 - 563, 2021.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O gênero textual exame de qualificação oral na construção do pensamento científico. Pesquisas sobre letramento acadêmico em contexto universitário: pesquisas do Laboratório de Letramento (LLAC) da USP, v. 1, p. 138 - 155, 2021.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; LOUSADA, E.G. . A referenciação e a aprendizagem epistêmica no desenvolvimento do pesquisador. Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores, v. 3, p. 161 - 174, 2020.
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Le processus de formation de chercheurs: l'apprentissage du raisonnement scientifique par des étudiants universitaires. Francophonie et langue française en Amérique du Sud: problématiques de recherche et d?enseignement, v. 1, p. 19 - 36, 2016.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Mediações formativas em apresentações orais de pesquisa na Iniciação Científica. Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas, v. 2, p. 943 - 963, 2015.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A aprendizagem do gênero textual projeto de pesquisa por futuros pesquisadores. Linguagem, Estratégia e (Re)Construção, v. 1, p. 279 - 297, 2014.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O modelo didático do gênero ?notícia on-line? numa proposta sociointeracionista. Abordagens metodológicas em estudos discursivos, v. 1, p. 215 - 230, 2011.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Como melhorar a escrita para o vestibular? . Portal zumm , Ribeirão Preto , 02 ago. 2018.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A fragmentação do saber na escola . Revista Profissão Mestre , , 01 nov. 2014.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A tensão entre a comunidade científica e o Governo Federal: Uma análise do gênero nota de repúdio. In: 5o Seminário de Estudos Sobre Discurso e Argumentação , 2023 , São Paulo. Caderno de resumo do 5o Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr). São Paulo : PUC-SP, 2023. p. 67 - 67.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador através dos textos: o caso do mestrado. In: Caderno de Resumos , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2019.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem no mestrado. In: X Encontro de Pesquisas do Francês , 2018 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2018. p. 41 - 42.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem na Iniciação Científica. In: V Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo , 2017 , Rosario. Caderno de Resumos. : , 2017.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. In: 4èmes Rencontres internationales de l?Interactionnisme socio-discursif , 2013 , Genebra. Livret des abstracts. : , 2013. p. 97 - 98.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A aprendizagem do gênero da atividade profissional do pesquisador por alunos em Iniciação Científica. In: Colóquio Internacional Analisar o Trabalho Educacional , 2013 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2013. p. 8 - 8.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Capacidades epistêmicas e praxiológicas na formação de professores de língua: uma proposta de articulação. In: Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos , 2020 , São Cristóvão. Caderno de resumos. : UFS/MGEA, 2020. p. 90 - 90.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Uma análise dialógca do discurso da arte frente às arbitrariedades na esfera política. In: 68º Seminário do GEL , 2021 , São Carlos. Caderno de Resumos. Araraquara : Letraria, 2021. p. 264 - 264.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador em foco: marcas linguísticas em textos de pesquisa prodduzidos no mestrado. In: 66º Seminário do GEL , 2018 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumos. Araraquara : Letraria, 2018. p. 221 - 222.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Aspectos textuais e discursivos de implicação em textos acadêmicos: o desenvolvimento do pesquisador em discussão. In: Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : , 2019. p. 71 - 71.
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . La construction du raisonnement dans le texte scientifique. In: CMLF - Congrès Mondial de Linguistique Française , 2014 , Berlim. 4e Congrès Mondial de Linguistique Française. Paris: SHS Web of Conferences. : , 2014. p. 134 - 134.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2012 , São Paulo. Anais do 20º SIICUSP. : , 2012.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Leitura do agir em textos de opinião. In: 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP , 2011 , São Paulo. Anais do 19º SIICUSP. : , 2011.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O gênero notícia como instrumento de ensino para o professor de línguas. In: III CLAFPL ? III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté. Anais do III CLAFPL. : , 2010. p. 332 - 333.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica na USP - SIICUSP , 2010 , São Paulo. Anais do 18º SIICUSP. : , 2010.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Notícia: o gênero e sua estruturação. In: II Encontro de Pesquisa de Pós- Graduação e Iniciação Científica da área de Francês - DLM - FFLCH -USP. , 2010 , São Paulo. Anais do Encontro. : , 2010.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Teorias da Linguagem (Jean-Paul Bronckart). Campinas : Mercado das Letras , 2021 (Tradução)
    • SANTOS, T. J. F. . Resenha da obra: O Interacionismo Sociodiscursivo em foco reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. São Paulo : Revista Linha D'Água , 2020 (Resenha)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ROCHA, S. M. ; MELAO, P. . TV PUC: Programa Teodiversidade. Entrevista com o Prof. Dr. Clive Thomson (Universidade de Guelph). : , 2011 (Tradução)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - livro 'Da didática de língua(s) ao seu ensino'. 2023 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - livro 'Discursos, Linguagens e Representações: exercícios dialógicos'. 2024 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - Revista Perspectiva. 2023 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Estudos Linguísticos. 2023 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Estudos Linguísticos. 2022 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista EID&A. 2021 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Estudos Linguísticos. 2021 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Culture and Education. 2021 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Culture and Education. 2021 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista DELTA. 2021 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Linha D'Água. 2021 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Non Plus. 2019 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Non Plus. 2019 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Non Plus. 2019 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Revisão de artigo - revista Linha D'Água. 2015 (Outra)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista Linha D'Água. 2020 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Parecer ad hoc - revista TEXTURA. 2020 (Parecer)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; SANTOS, A. V. . A concepção de escrita acadêmica em dois manuais de referência brasileiros do final do séc.XX. 2023 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . As contribuições do método sociológico da linguagem de Valentin Volóchinov na formação de professores de língua portuguesa e literatura. 2023 (Congresso)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Ponto de vista e ideologia: especificidades discursivas de nota de repúdio em defesa da ciência. 2023 (Comunicacao)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . A noção de valor em Bakhtin e o Círculo: reflexões em torno de notas de repúdio. 2023 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O campo jornalístico-midiático na BNCC em perspectiva enunciativo-discursiva. 2023 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Método de análise sociológica da linguagem no Círculo de Bakhtin. 2023 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A tensão entre a comunidade científica e o Governo Federal: Uma análise do gênero nota de repúdio. 2023 (Seminário)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . A resistência do pesquisador frente ao negaciosnismo da ciência. 2022 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A escrita acadêmica argumentativa: uma análise comparativa de dois manuais de referência. 2022 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A construção do ethos do pesquisador na formação em pesquisa científica. 2022 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros do discurso e campos de atuação: o que ensinar?. 2022 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros do discurso e campos de atuação no ensino da Língua Portuguesa. 2022 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Textos, aprendizagem e desenvolvimento na formação para a pesquisa científica. 2021 (Congresso)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A contribuição dos estudos de Gêneros Discursivos para o ensino gramatical. 2021 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros digitais e o ensino da Língua Portuguesa. 2020 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Argumentação em gêneros digitais. 2020 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . BNCC e gêneros digitais. 2020 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Uma análise dialógica do discurso da arte em charges frente às arbitrariedades na esfera política. 2021 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Ensino de gramática e análise linguística: perspectivas divergentes?. 2021 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O ensino da gramática e análise linguística na BNCC: entre renovação e conservação. 2021 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . BNCC e o ensino da gramática: inovação ou permanência?. 2021 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Capacidades epistêmicas e praxiológicas na formação de professores de línguas: uma proposta de articulação. 2020 (Congresso)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A emergência conceitual no contexto da pandemia: reflexão à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 2020 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Novos signos ideológicos na linguagem política em tempo de pandemia. 2020 (Seminário)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Textos, aprendizagem e desenvolvimento do pesquisador no processo formativo do mestrado acadêmico. 2020 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Aspectos textuais e discursivos de implicação em textos acadêmicos: o desenvolvimento do pesquisador em discussão. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador a partir da análise do exame de qualificação oral e defesa oral de mestrado. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador através dos textos: o caso do mestrado. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador em foco: marcas linguísticas em textos de pesquisa produzidos no Mestrado. 2018 (Seminário)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador no mestrado por meio da linguagem: o caso dos termos genéricos. 2017 (Outra)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem no Mestrado. 2018 (Outra)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . La formation des concepts scientifiques à travers le langage dans le développement du chercheur. 2018 (Seminário)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O livro didático de Língua Portuguesa na perspectiva dos gêneros textuais. 2017 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais. 2017 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador no Mestrado por meio da linguagem. 2017 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros textuais e o desenvolvimento do pesquisador na Iniciação Científica. 2017 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem na Iniciação Científica.. 2017 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O desenvolvimento do pesquisador por meio dos textos na prática da Iniciação Científica. 2017 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Apprentissage de genres académiques: um processus d?insertion dans les pratiques de littératie. 2016 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Análise da linguagem em mediações formativas no processo da Iniciação Científica. 2014 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O pensamento conceitual em interações formativas no processo da Iniciação Científica. 2015 (Congresso)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Graduação, Pós-graduação e mercado de trabalho no curso de Letras. 2015 (Seminário)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A linguagem na transmissão dos saberes no processo da Iniciação Científica. 2014 (Outra)
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . La construction du raisonnement dans le texte scientifique. 2014 (Congresso)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Argumentação nas introduções de projetos de pesquisa. 2014 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Dificuldades da escrita acadêmica em projetos de pesquisa. 2013 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A aprendizagem do gênero da atividade profissional do pesquisador por alunos em Iniciação Científica. 2013 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . A elaboração de sequências didáticas através do gênero textual notícia on-line: da coleta dos dados à análise dos elementos verbais e não-verbais. 2013 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O gênero textual notícia na página virtual: implicações para a leitura. 2013 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. 2013 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Notícias on-line: o verbal e o não verbal na elaboração de sequências didáticas para o ensino do gênero textual. 2012 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. 2012 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Análises linguístico-discursivas e multimodais em notícias online. 2012 (Seminário)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O gênero textual notícia na página da web. 2012 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Apprendre argumenter en FLE dans une perspective socio-interactionniste. 2012 (Conferência)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A gestão de vozes em artigos de opinião. 2012 (Congresso)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Artigo de Opinião: o gênero textual e sua materialidade linguística. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Leitura do agir em textos de opinião. 2011 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Interacionismo sociodiscursivo: da análise do gênero textual à prática didática. 2011 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Leitura e avaliação do agir em artigos de opinião. 2011 (Seminário)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O artigo de opinião: agir com a linguagem para argumentar. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo para a análise de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. 2010 (Simposio)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O gênero notícia como instrumento de ensino para o professor de línguas. 2010 (Congresso)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Notícia: o gênero e sua estruturação. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Estudo do gênero textual notícia em francês. 2010 (Seminário)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O perfil da notícia. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . O novo léxico da Covid-19 na práxis do discurso político. 2020 https://www.youtube.com/watch?v=uWkPqnNk3MA
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Programa de Recuperação e Aprofundamento (SEDUC-SP) - Análise linguística e semiótica. 2020 Centro de Mídias do Estado de São Paulo
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Programa de Recuperação e Aprofundamento (SEDUC-SP) - Variação linguística. 2020 Centro de Mídias do Estado de São Paulo
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Programa de Recuperação e Aprofundamento (SEDUC-SP) - Produção textual. 2020 Centro de Mídias do Estado de São Paulo
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Programa de Recuperação e Aprofundamento (SEDUC-SP) - Revisão textual. 2020 Centro de Mídias do Estado de São Paulo
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Programa de Recuperação e Aprofundamento (SEDUC-SP) - Campo jornalístico-midiático e multiletramentos. 2020 Centro de Mídias do Estado de São Paulo
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Ensino da Escrita Argumentativa na Perspectiva Dialógica do Discurso - Aula 2. 2021 You Tube
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . A construção do ethos do pesquisador na formação em pesquisa científica. 2022 Laboratório de Letramento da USP
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Ensino da Escrita Argumentativa na Perspectiva Dialógica do Discurso - Aula 3. 2021 You Tube
    • LOUSADA, E.G. ; DAHLET, V. ; ZAVAGLIA, A. ; Albuquerque-Costa, Heloisa B. ; MASSARO, P. R. ; ISHIHARA, T. ; CELLI, M. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Colóquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 anos de coooperação franco-brasileira (LINDIL). 2009 (FFCH/USP)
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . IIe Journée de Formation: les habiletés orales: pratiques et réflexions. 2010 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . II Encontro de Pesquisa do Francês. 2010 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; FERRAZ, Flávia ; CARLOS, J. ; FERREIRA, Eliane ; IGNEZ, Alessandra ; MIRANDA, Daniela ; MODESTO, Artaxerxes ; SOUEID, N. ; VELOSO, Simone . III EPED - Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . IIIe Journée du Curso Extracurricular de français: pratiques et réflexions - les arts dans l´enseignement du FLE. 2011 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . IVe Journée de Formation: pratiques et réflexions - Les technologies dans l'enseignement du FLE: La multimodalité en question. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • ALVES, I. M. ; CARVALHINHOS, P. J. ; MARQUES, I. F. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; GARCIA, D. S. ; SALES, S. F. . Línguas, Culturas e Literaturas: Diálogos no DLCV. 2011 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • LOUSADA, E.G. ; GALINDEZ-JORGE, V. ; ZAVAGLIA, A. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . III Encontro de Pesquisa do Francês. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Ve Journée de Formation do Curso Extracurricular de Francês «L'interculturel en action: Pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture». 2012 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . VIe Journée de Formation: L'é'valuation dans les processus d'apprentissage. 2012 (Faculdade Filosofia Letras e Ciências Humanas)
    • GALINDEZ-JORGE, V. ; PINO, C. C. A. ; LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; MORIZONO, V. M. Y. . IV Encontro de Pesquisas do Francês. 2012 (Faculdade Filosofia Letras e Ciências Humanas)
    • AQUINO, Z. G. O. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; OLIVEIRA, M. A. ; BENTO, E. J. ; OLIVEIRA, A. D. ; PONTES, V. . V Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • LOUSADA, E.G. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; FAZION, F. . Encontro do Interacionismo sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do grupo ALTER em debate. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • AQUINO, Z. G. O. ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED). 2014 (Universidade de São Paulo)
    • DAHLET, V. ; LOUSADA, E.G. ; MORIZONO, V. M. Y. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . VI Encontro de Pesquisa do francês. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • MOSCA, L. L. S. ; BENTO, E. J. ; OLIVEIRA, M. A. ; OLIVEIRA, A. D. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Percorrendo a história da retórica: dos gregos e romanos aos nossos dias,. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • SCHLINDWEIN, L. M. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; GOULART, A. J. . O trabalho do professor em uma perspectiva vigotskiana. 2023 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • AQUINO, Z. G. O. ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; BENTO, E. J. ; MAREGA, L. M. P. ; CAVALCANTE FILHO, U. ; DIOGUARDI, G. . VI EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros do Discurso no Ensino de Língua Portuguesa. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Gêneros do Discurso no Ensino de Língua Portuguesa. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; ALENCAR, A. G. . A construção do sentido no texto por meio da gramática: das normas ao discurso.. 2017 (Colégio Marista Santa Maria)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; CAMPOS, M. I. B. ; ALENCAR, A. G. . Produção de textos argumentativos: a prática dos gêneros discursivos. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; CAMPOS, M. I. B. ; MARTINS, W. A. . Gêneros do discurso e multimodalidade no ensino da língua portuguesa. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; CAMPOS, M. I. B. . Gêneros da esfera acadêmica para ingresso na Pós-graduação. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; CAMPOS, M. I. B. ; OLIVEIRA, A. . Produção de textos argumentativos: a prática dos gêneros discursivos (2a edição). 2016 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; CAMPOS, M. I. B. . Gêneros da esfera acadêmica para ingresso na Pós-graduação (2a edição). 2018 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; CAMPOS, M. I. B. ; MARTINS, W. A. . Gêneros do discurso e multimodalidade no ensino da língua portuguesa (2a edição). 2019 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; CAMPOS, M. I. B. ; ALENCAR, A. G. . O ensino da língua portuguesa: gêneros do discurso em foco. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Argumentação em gêneros digitais. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Por uma ciência da linguagem: da arquitetônica ao ensino. 2021 (Universidade Estadual de Feira de Santana)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Discurso e Ensino na Teoria Bakhtiniana. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. ; MITSUNARI, N. A. S. . Linguística, Discurso e Ensino na Teoria Bakhtiniana. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; CAMPOS, M. I. B. . Gêneros digitais, argumentação e ensino. 2022 (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo)
    • CAMPOS, M. I. B. ; FERREIRA-SANTOS, T. J. . Ensino da Escrita Argumentativa na Perspectiva Dialógica do Discurso. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Relatório Parcial de Iniciação Científica para o CNPq. 2010
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Relatório Final de Iniciação Científica para o CNPq. 2010
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Relatório Final de Iniciação Científica para a Cpq/FFLCH.. 2011
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. . Relatório Final de Iniciação Científica para a Cpq/FFLCH. 2013
    • Nome do projeto: Leitura do agir em textos de opinião (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , LOUSADA, E.G. .
      Descrição: Este projeto de Iniciação Científica consistiu em estudar o gênero textual artigo opinião, em particular, uma sequência de artigos em língua portuguesa e outra em francês acerca do mesmo conteúdo temático, extraídos, respectivamente, dos jornais "Folha de S. Paulo" e "Le Monde". O estudo visou encontrar características comuns (ou não) a esse gênero textual que possibilitem uma leitura argumentativa do agir nesses dois conjuntos de textos polêmicos em ambas as línguas como contribuição para os estudos em argumentação. A pesquisa foi embasada no interacionismo sociodiscursivo Bronckart (1999, 2006) e na perspectiva ideológica de Volóchinov (1929).
    • Nome do projeto: O verbal e o não verbal na leitura e produção do gênero textual notícia online na página virtual. (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , LOUSADA, E.G. .
      Descrição: Retomando nosso primeiro projeto, desenvolvido em 2009-2010, este projeto de pesquisa propôs a análise e a descrição do gênero textual notícia no espaço virtual, atentando não somente para os aspectos linguístico-textuais e discursivos, mas também para a página virtual na qual as notícias foram encontradas, visando à construção de uma sequência didática para ensiná-lo. Nosso corpus geral foi composto por uma sequência de notícias em Língua Portuguesa sobre o mesmo conteúdo temático e outra em Língua Francesa também sobre um mesmo conteúdo temático. A pesquisa foi embasada no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006) e na perspectiva ideológica da linguagem de Voloshinov (1929), além do conceito de clusters, assim como proposto por Baldry & Thibaud (2010). Os clusters funcionam como um agrupamento local de itens, verbais, visuais e espaciais próximos, definindo uma parte ou região da página como parte de um todo, e relacionados funcionalmente um com o outro e com o todo. O ponto de partida de nosso projeto será a construção do modelo didático desse gênero textual já que, como afirmam Schneuwly & Dolz (2004), para a elaboração das sequências didáticas é imprescindível o anterior levantamento das características do gênero textual escolhido para a construção de um modelo didático do gênero. Em seguida, passamos para a segunda etapa, que consistiu em propor uma sequência didática do gênero textual notícia on-line, visando ao ensino de ambas as línguas, francês e português, por meio desse gênero textual.
    • Nome do projeto: Le développement des compétences en littéracie académique, une clé de la réussite universitaire (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , LOUSADA, E.G. , ZAVAGLIA, A. , TONELLI, J. B. , DIAS, A. P. S. , BUENO, L. , DEZUTTER, O. , BLEYS, F. , BLASER, C. , MORETTO, M. .
      Descrição: Trois objectifs complémentaires seront poursuivis en rapport avec ce projet : un objectif de recherche, un objectif de formation et un objectif de coopération. Du point de vue de la recherche, nous souhaitons faire avancer les connaissances relatives au développement des compétences en littératie académique en langue première, seconde ou étrangère et aux pratiques de formation les plus efficaces dans ce domaine. Ceci passera par une recension et une synthèse de la littérature sur cette question, un état des lieux des pratiques existantes dans chaque institution, en particulier dans le secteur des sciences humaines et sociales; une collecte de données auprès d étudiants et de formateurs dans les deux institutions, la conception d'un module de formation pour les enseignants universitaires, fondé sur la synthèse des écrits et sur les résultats de la collecte de données, et adapté aux deux contextes de formation; ce module pourra être intégré à une plateforme d'autoformation en ligne. Du point de vue de la formation, le projet vise à améliorer les dispositifs et unités de formation destinés aux étudiants ainsi que la formation continue des enseignants universitaires. Par ailleurs, le projet devrait permettre la formation de jeunes chercheurs dans le champ de la didactique des langues puisqu'y seront associés deux étudiantes au doctorat (Roselyne Lampron, UdS et Milena Moretto, USF) et trois étudiants à la maîtrise (J. Brasil Tonelli, T. J. Ferreira Santos, A.P. Silva Dias, USP) dont les travaux portent sur les questions de littératie académique. Du point de vue de la coopération internationale, le projet vise la mise en place d un partenariat entre les institutions concernées afin de faciliter les échanges scientifiques et la mobilité professorale et étudiante. Ceci passera par la constitution d un réseau de chercheurs brésiliens et québécois intéressés par la question du développement des compétences en littératie académique. Coordenador no Québec: Olivier Dezutter; coordenadora no Brasil: Eliane Lousada
    • Nome do projeto: A linguagem revelando o desenvolvimento do pesquisador na prática da Iniciação Científica (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , LOUSADA, E.G. .
      Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo da Iniciação Científica (IC) enquanto um dispositivo de formação do pesquisador na graduação, analisando especificamente o modo como os textos produzidos ao longo da IC podem revelar o desenvolvimento do aluno-pesquisador. Dentre as pesquisas já realizadas sobre a IC, observamos que elas não mostraram a relação entre o pensamento a linguagem nesse percurso formativo. Por isso, tivemos, como objetivos específicos, verificar quais as marcas textuais que nos permitem compreender essa prática científica e de formação por meio da relação entre a linguagem e o pensamento. Para tanto, partimos da teoria do Interacionismo Social (VIGOTSKI, 2001, 2007, 2009) e de estudos contemporâneos acerca da teoria vigotskiana (FRIEDRICH, 2012), sobretudo da noção de funções psicológicas superiores linguagem e pensamento e sua relação na formação dos conceitos científicos. Em seguida, baseamo-nos na corrente do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008a, 2008b, 2008c, 2009, 2011), que é uma atualização contemporânea do Interacionismo social e que tem entre seus objetivos estudar o papel da linguagem no desenvolvimento humano e na construção de saberes, com base emVigotski e outros autores. Como dados de pesquisa coletamos os textos que, obrigatoriamente, os estudantes devem produzir no contexto da IC, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Assim, foram coletados projetos de pesquisa, relatórios finais, apresentações orais de pesquisa com os respectivos resumos de três estudantes do curso de Letras, na habilitação de Português/Francês. Esses dados foram analisados por meio dos níveis de análise textual e discursiva proposta por Bronckart (1999) e os resultados foram discutidos por meio dos sistemas linguageiros, assim como abordados por Bronckart (2008b) e Bota (2011), pelos quais toda produção linguageira sofre três tipos de restrições: social (incluem-se aqui os mecanismos enunciativos como as vozes e as modalizações), psicológica (restrições impostas pelo uso dos tipos de discurso) e lingüística (restrições impostas pelo uso dos conectores e da coesão verbal e nominal). Como resultado da pesquisa, encontramos uma dinâmica específica entre os tipos de discurso e o gênero textual produzido, pois, a cada etapa da pesquisa, os gêneros determinavam a escolha de determinado tipo de discurso. Também verificamos que a coesão nominal pode nos fornecer resultados importantes para a análise do posicionamento do autor empírico no texto, ou seja, a emergência de um posicionamento de pesquisador. Ademais, encontramos dois tipos de vozes no decorrer da Iniciação Científica: a voz do estudante e a voz do pesquisador. A primeira, identificada nos projetos de pesquisa, tem a função de organizar a pesquisa segundo uma ideia central advinda da experiência das estudantes enquanto graduandas em Letras, na habilitação de Português/Francês. A segunda voz, delimitada nos textos finais das pesquisas, o relatório final e a apresentação oral, é a voz do pesquisador, a qual busca a regularidade nos resultados das pesquisas e os nomeia, dando-lhes um contorno conceitual por meio de uma generalização.
    • Nome do projeto: Textos, aprendizagem e desenvolvimento do pesquisador no processo formativo do mestrado acadêmico (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , LOUSADA, E.G. .
      Descrição: Esta pesquisa de doutorado teve como objetivo investigar, de forma longitudinal, o desenvolvimento do pesquisador durante o processo formativo do mestrado acadêmico. De forma mais específica, buscamos verificar qual o papel da linguagem nesse processo por meio da análise das versões comentadas e finais dos textos escritos (projeto de pesquisa, relatório de qualificação e dissertação de mestrado) e dos textos orais (exame de qualificação e defesa de mestrado) prescritos pelo dispositivo formativo. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos do interacionismo social (VIGOTSKI, 2004, 2007, 2009; VIGOTSKI; LURIA, 1996) e do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; BULEA; BRONCKART, 2008; BOTA, 2011, 2018). As noções vigotskianas referentes à relação do pensamento com a linguagem, bem como às fases de formação de conceitos foram importantes para a interpretação dos nossos dados e os estudos contemporâneos sobre os trabalhos de Vigotski, sobretudo a noção de instrumento psicológico (FRIEDRICH, 2012), também foram utilizados em nossa pesquisa. Ademais, as noções de desenvolvimento do pesquisador pela linguagem, tipos de discurso, aprendizagem epistêmica e raciocínio, advindas do interacionismo sociodiscursivo (ISD) foram relevantes para atingirmos nossos objetivos. Para as análises, foram coletados os textos pertencentes aos gêneros textuais exigidos no mestrado de três estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, matriculados em diferentes programas de pós-graduação da área de Linguística e Literatura. Portanto, analisamos as versões finais e versões comentadas pelos orientadores, pertencentes aos gêneros textuais projeto de pesquisa, relatório de qualificação e dissertação de mestrado, como também as transcrições das gravações em áudio dos exames de qualificação e das defesas orais. Os textos foram analisados por meio dos níveis da arquitetura textual proposta pelo ISD, complementados com os estudos da linguística textual e da análise do discurso.  As análises dos textos produzidos no mestrado pelos três participantes nos forneceram alguns índices linguístico-discursivos pelos quais pudemos discutir o desenvolvimento do pesquisador, particularmente da capacidade que os estudantes desenvolvem para fazer interagir o pensamento com a linguagem, a fim de se apropriarem dos conceitos e raciocínios científicos. No tocante à aprendizagem de novos conceitos, verificamos a presença constante de raciocínios indicadores de conceitos não maduros, os quais podem ser encontrados até o final do processo do mestrado, além de outras construções que apontam ora para uma aprendizagem ainda inicial, ora um pouco mais sofisticada. A partir dessas constatações, oriundas das análises das partes de fundamentação teórica, foi possível verificar que a aprendizagem epistêmica de conceitos funciona como instrumento psicológico na construção de processos de generalização e abstração que se materializam nas análises e nos resultados das pesquisas. Em conclusão, constatamos que o processo formativo do mestrado é importante como início de uma aprendizagem de conceitos e raciocínios científicos que estão na base da formação do pesquisador.
    • Nome do projeto: Encontro USP-ESCOLA (2014 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , CAMPOS, M. I. B. , CAVALCANTE FILHO, U. , ALENCAR, A. G. , OLIVEIRA, A. , MARTINS, W. A. , MITSUNARI, N. A. S. , XAVIER, G. N. P. .
      Descrição: O Encontro USP - ESCOLA é um programa que oferece gratuitamente cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino básico. Apresenta temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP. Cursos ministrados: 1) O ensino da língua portuguesa: gêneros do discurso em foco (2014), 2) Produção de textos argumentativos: a prática dos gêneros discursivos (2015, 2016), 3) Gêneros da esfera acadêmica para ingresso na pós-graduação (2018), 4) Gêneros do discurso e multimodalidade no ensino da língua portuguesa (2019), 5) Argumentação em gêneros digitais (2020), 6) Ensino da Escrita Argumentativa na Perspectiva Dialógica do Discurso (2021), Linguística, discurso e ensino na teoria bakhtiniana (2022).
    • Nome do projeto: Gêneros do discurso e ensino da língua portuguesa (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , CAMPOS, M. I. B. .
      Descrição: O objetivo é oferecer um curso aos professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio, promovendo a descrição e a análise da composição (construção, tema e estilo) de diferentes gêneros do discurso a partir das práticas de docentes, com foco especial nos materiais didáticos de língua portuguesa. Analisar e discutir as atividades didáticas propostas no ensino de língua portuguesa, suas possibilidades de abordagem tendo como base a concepção teórico-metodológica da teoria / análise do discurso (M. Bakhtin e o Círculo). A proposta é elaborar unidades didáticas de língua portuguesa que considerem o trabalho lingüístico-discursivo com gêneros do discurso..
    • Nome do projeto: Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , LOUSADA, E.G. .
      Descrição: Este estudo objetivou analisar o gênero notícia on-line, atualmente muito utilizado pela mídia digital. Esse trabalho é relevante devido à necessidade de produção desse tipo de texto de maneira coesa, permitir a compreensão de quem os lê e também de apoio para professores de língua estrangeira (LE) na preparação de suas aulas e para terem um estudo a partir do qual possam compreender como esse gênero textual é estruturado e organizado em suas características linguísticas e enunciativas. Em outros termos, propomos a construção do modelo didático desse gênero textual. Para o estudo, foram analisadas notícias de três diferentes jornais franceses: Le Monde, Le Figaro e Libération. A pesquisa foi embasada na teoria do interacionismo sociodiscursivo Bronckart (1999, 2006) e na perspectiva ideológica da linguagem (VOLOSHINOV, 1929), as quais fizemos dialogar com noções advindas da análise do discurso francesa, particularmente Charaudeau (2007) e Maingueneau (2008).
    • Nome do projeto: O conceito de valor/valoração em Valentin Volóchinov e a contribuição da perspectiva sociológica da linguagem para o ensino da língua portuguesa e literatura (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , CAMPOS, M. I. B. .
      Descrição: A presente pesquisa visa investigar a construção do conceito de valor/valoração nas produções científicas do linguista russo Valentin Volóchinov (1895-1936) para, em seguida, compreender os encaminhamentos advindos da perspectiva sociológica por ele desenvolvida para o ensino da produção textual, leitura/escuta e análise linguística. Como objetivo específico, buscaremos articular essas possíveis contribuições com o ensino de língua portuguesa no Brasil. Valentin Volóchinov é deveras citado em produções científicas brasileiras, especialmente por sua participação no conhecido Círculo de Bakhtin. Em estudos desenvolvidos em solo russo, recentemente publicados, foram analisados vários documentos originais sobre a atuação científica e profissional do linguista e mostraram que ele atuou como pesquisador no Departamento de Metodologia da Literatura do ILJaZV (Instituto de Estudos Comparados das Literaturas e Línguas do Ocidente e do Oriente), além de formador de trabalhadores. O ILJaZV, um dos poucos institutos de pesquisa russos em que as pesquisas sobre língua e literatura eram articuladas, foi vinculado ao Comissariado do Povo para a Educação, este criado após a Revolução de Outubro de 1917. Devido a essas novas luzes sobre a produção intelectual de Volóchinov, torna-se pertinente examinar o conceito de valor/valoração e as suas contribuições dessa noção nos encaminhamentos propostos pelo linguista para o ensino da produção textual, leitura/escuta e análise linguística. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa tem uma finalidade explicativa e exploratória, valendo-se de material documental a fim de atingir os objetivos estabelecidos. O estudo tem uma finalidade explicativa, uma vez que o conceito de valor/valoração aparece em diversos livros, artigos e ensaios de Volóchinov, bem como em trabalhos brasileiros baseados na obra dointelectual russo. Todavia, esses trabalhos não se propuseram a investigar a construção dessa noção na produção do linguista. Para essa investigação partiremos do ensaio Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística (1930), no qual Volóchinov cita dois estudiosos dos quais diverge quanto ao conceito de valor/valoração: o filósofo Heinrich Rickert (1863-1936) e o psicólogo Hugo Münsterberg (1863-1916). Nossa investigação também tem uma finalidade exploratória, pois se conhecem algumas produções de Volóchinov decorrentes de atividades de formação, em um contexto de ensino-aprendizagem. Existem três ensaios nomeados pelo título geral de Estilística do discurso literário, que foram publicados na revista Estudos da Literatura: Revista para Autoformação, criada em 1930 pelo escritor russo Maksim Górki e destinada à população sem instrução. Esses três textos, cuja primeira tradução direta do russo para o português ocorreu em 2019, serão analisados, a fim de compreender os encaminhamentos didáticos propostos por Volóchinov para o ensino da produção textual, leitura/escuta e análise linguística. A partir desse aparato metodológico, almejam-se resultados que apontem mais claramente a densidade científica do conceito de valor/valoração em Volóchinov e como essa noção pode ser empregada tendo em vista o ensino da língua portuguesa e literatura.
    • Nome do projeto: Diálogos com a Educação Básica - Língua Portuguesa e Literatura em debate (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , LEBLER, C. D. C. , GOULART, A. J. , GIOVANI, F. , MONGUILHOTT, I. O. E. S. , SOUZA, A. C. .
      Descrição: Este Programa tem como objetivo geral promover uma aproximação entre universidade e escola, por meio do diálogo entre docentes e gestores da Educação Básica atuantes nas várias redes de ensino (estadual, municipal, federal ou privada) com docentes e estudantes da educação superior, principalmente da área de Língua Portuguesa. O programa se desenvolverá pela promoção de "Diálogos" em diversos formatos (lives, palestras, cursos, reuniões de estudo, pesquisa), realizados de forma online, híbrida ou presencial (respeitando as normas sanitárias vigentes). Os temas desses encontros versarão, especialmente, sobre ensino-aprendizagem de língua portuguesa e literatura, formação docente na área de Letras, especificidades da atuação do profissional de Letras na Educação Básica, gestão escolar, projetos interdisciplinares, entre outros que sejam pertinentes à formação dos estudantes deste curso de graduação.
    • Nome do projeto: Aprendizagem e desenvolvimento da escrita do TCC em Letras (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FERREIRA-SANTOS, T. J. , ROCHA, S. M. , TONELLI, J. B. , PEREIRA, B. A. , SUMIYA, A. H. .
      Descrição: Os obstáculos vividos por nossos estudantes, ao estarem diante de uma atividade inicial de pesquisa são muitos, mas podemos pontuar os mais recorrentes, observados no decorrer das orientações dos trabalhos de conclusão de curso: i) dúvidas quanto aos temas relevantes para a pesquisa na área de letras-francês; ii) dificuldade em ter uma postura científica nos textos; iii) problemas de compreensão de textos tanto em língua materna quanto em língua francesa; iv) dificuldade com a escrita das partes do TCC e com o encadeamento das ideias; v) dificuldade em sintetizar as ideias e estabilizar conceitos do quadro teórico mobilizado; vi) problemas de ordem linguístico-textual, sobretudo com a coesão e a coerência e vii) pouca familiaridade com os gêneros textuais subjacentes às atividades de pesquisa. com o objetivo melhorar a formação para o letramento acadêmico de nossos estudantes de letras-francês, propomos um programa complementar, que terá como foco o tratamento de obstáculos e o estabelecimento de bases mais sólidas para a realização de uma pesquisa inicial, como é o caso de um trabalho de conclusão de curso. Este programa terá como pressuposto teórico-metodológico o interacionismo social (VIGOTSKI, 1997), o interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2022; MACHADO et al, 2009), bem como trabalhos empíricos acerca do desenvolvimento e da aprendizagem de gêneros textuais da esfera universitária (SANTOS, 2016; DIAS, LOUSADA, 2018; LOUSADA, DEZUTTER, 2016; MOTTA-ROTH, HENDGES, 2010).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Bacharelado/Licenciatura em Francês)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Letras (Bacharelado/Licenciatura em Português)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Colégio Anjo da Guarda São Rafael:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2017 ).
        Outras informações: Professor de Redação e Língua Portuguesa
    • Colégio Marista de Ribeirão Preto:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Colégio Ideal Ribeirão Preto:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professor de Redação
    • Instituto Singularidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Serviço de formação de professores (Língua Portuguesa) para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), no Programa de Recuperação e Aprofundamento.
        Outras informações: Formador de Professores
    • NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2019 ).
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2023 - Atual ).
        Outras informações: Projeto "Aprendizagem e desenvolvimento da escrita do TCC em Letras", coordenado pela Profa. Dra. Suélen Maria Rocha.
        Outras informações: Professor Colaborador em Projeto de Ensino