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Estenio Ericson Botelho de Azevedo

    • Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Social e Política e na área de Serviço Social com ênfase em Trabalho e Formação. Atua principalmente, nos seguintes temas: Ética e Direitos Humanos. Estado penal e criminalização da Questão Social. Luta de classes e Movimentos Sociais. Pessoas com deficiência e luta anticapacitista. Professor do Mestrado Acadêmico em Filosofia e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

       

      Links:    

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    • Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais
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  • Programa de Rádio ou TV: 4
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    • AZEVEDO, E. E. B. ; SOUZA, Roberta de Meneses . I Semana Laço Branco da UECE. 2005 (Cnetro Acadêmico Livre de Serviço Social e Centro Acadêmico de Física da UECE)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; PEIXOTO, Valdenízia Bento . XXV Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social da UECE. 2002 (Centro Acadêmico Livre de Serviço Social da UECE / Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; SILVA, Monica Regina G da ; SILVA, Ymira da . XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESS. 2005 (ENESSO / ABEPSS / Departamento de Serviço Social da UFPE)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; AQUINO, João Emiliano Fortaleza de ; LIMA, José Expedito Passos ; SOUZA JUNIOR, Adolfo Pereira de . II Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico da UECE. 2007 (Mestrado Acadêmico da UECE)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; ARAÚJO, L. B. C. ; CUNHA, A. M. . IV Semana do Serviço Social. 2008 (Colegiado do Curso de Serviço Social da UECE)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; AQUINO, João Emiliano Fortaleza de ; CATUNDA, R. R. B . I Colóquio Teoria Crítica & Estética. 2008 (UMestrado Acadêmico de Filosofia da UECE)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; NOBRE, M. C. . I Semana Ética & SERVIÇO SOCIAL: Seminário I - Intolerância e Direitos Humanos. 2009 (Curso de Serviço Social UECE)
    • SOUZA, J. A. C. ; AZEVEDO, E. E. B. ; ELEUTÈRIO, J. A. . Semana da/o Assistente Social 2015: Atribuições, competências e defesa das políticas públlicas. 2015 (Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região - Ceará)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; AQUINO, João Emiliano Fortaleza de . I Colóquio de Biopolítica e Estado Penal: estado de exceção e política penal no capitalismo contemporâneo. 2017 (Grupo de Estudos em Biopolítica e Estado Penal / CMAF e MASS)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; AQUINO, João Emiliano Fortaleza de ; AMARAL, Ilana Viana Do ; SOUZA JUNIOR, Adolfo Pereira de ; TEIXEIRA FILHO, F. L. . II Encontro Marx & Debord / II Colóquio Teoria Crítica. 2017 (Curso de Filosofia da UECE / Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE: 150 anos Das Kapital. 100 anos Insurreições Russas. 50 anos La Societé du spectacle.)
    • AQUINO, João Emiliano Fortaleza de ; SOUZA JUNIOR, Adolfo Pereira de ; AZEVEDO, E. E. B. ; AMARAL, Ilana Viana Do ; TEIXEIRA FILHO, F. L. . II Colóquio Teoria Crítica - Marx e Debord: 150 anos Das Kapital; 100 anos Insurreições Russas e 50 anos La société du spectacle. 2017 (UECE e UNILAB)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; SOUZA, J. A. C. ; ELEUTÈRIO, J. A. ; NASCIMENTO, D. A. . Seminário Comemorativo ao dia do/a Assistente Social 2017 - Na luta de classes não há empate!. 2017 (CRESS CE 3ª Região)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; AQUINO, João Emiliano Fortaleza de ; TEIXEIRA, F. J. S. ; CATUNDA, R. R. B . MARX & DEBORD: SIMPÓSIO COMEMORATIVO 140 anos d'O Capital e 40 anos d'A Sociedade do Espetáculo. 2007 (Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará)
    • AZEVEDO, E. E. B. . Biopolítica Contemporânea e Teoria Crítica. 2014 (Curso de Filosofia Universidade Federal do Cariri (UFCA))
    • AZEVEDO, E. E. B. . Ética e Sociedade (Módulo I do Curso Ética em Movimento). 2013 (Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 3ª Região)
    • AZEVEDO, E. E. B. . Ética e Direitos Humanos (Módulo III do Curso Ética em Movimento). 2013 (Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 3ª Região)
    • AZEVEDO, E. E. B. . Ética e Sociedade (Módulo I do Curso Ética em Movimento). 2014 (Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 3ª Região)
    • AZEVEDO, E. E. B. . A Assistência Social como campo prioritário das políticas infanto-juvenis (Módulo II). 2014 (CEDECA)
    • ARAÚJO, L. B. C. ; AZEVEDO, E. E. B. . Introdução ao método de Marx. 2018 (Grupo de Estudos e Pesquisas em Antônio Gramsci / PPG Educação/UFC)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; AQUINO, João Emiliano Fortaleza de . Ética em Movimento: Módulo I - Ética e Sociedade. 2019 (Conselho Regional de Serviço Social)
    • ALBUQUERQUE, C. S. ; AZEVEDO, E. E. B. ; LIMA, L. S. . ECONOMIA POLÍTICA DA GUERRA ÀS DROGAS NO CONTEXTO NEOLIBERAL:O RECRUDESCIMENTO DA BARBÁRIE NO CONTEXTO PANDÊMICO E AS REPERCUSSÕES PARA O SERVIÇO SOCIAL. 2020 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; ASSIS JUNIOR, E. G. . MORTE OU PRISÃO: A INTERRUPÇÃO DA VIDA PELO RACISMO. 2019 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; BUENO, C. D. C. ; ASSIS JUNIOR, E. G. . ESTADO PENAL PARA QUEM? ENCARCERAMENTO EM MASSA E SEGREGAÇÃO SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 2018 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; FARIAS, L. C. ; PACHECO, S. M. N. . PÓS 11 DE SETEMBRO: ENTRE O ESTADO DE EXCEÇÃO E OS DISPOSITIVOS DE VIGILÂNCIA DAS MASSAS. 2018 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; PAIVA, Eliana Sales . A importância da reflexão ética no Serviço Social. 2006 (Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/3ª região)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; HORA, M. M. ; XAVIER, R. P. . DEBATENDO SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO CONTEXTO DAS PESSOAS SURDAS. 2018 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; MAIA JUNIOR, B. A. ; FERREIRA, E. M. . 'DO RIO QUE TUDO ARRASTA DIZEM VIOLENTO, MAS NÃO DIZEM VIOLENTAS AS MARGENS QUE O COMPRIMEM': DO ESTADO PENAL E DAS FORMAS DE RESISTÊNCIA. 2017 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; MENDES, M. B. ; NASCIMENTO, I. M. S. . O ESTADO DE EXCEÇÃO NA LÓGICA DO CAPITAL NOS GRANDES CENTROS URBANOS DO BRASIL. 2017 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; SOARES, P. C. ; FARIAS, L. C . 11 DE SETEMBRO: ESTADO DE EXCEÇÃO E DISPOSITIVOS DE VIGILÂNCIA DAS MASSAS. 2017 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; CARNEIRO, F. R. ; FARIAS, L. C . O HOMO SACER, O MUÇULMANO E O REFUGIADO: A BIOPOLITIZAÇÃO DA VIDA EM SEUS RECORTES HISTÓRICOS. 2016 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; NOBRE, E. L. S. . A CISÃO DA VIDA E O ?O SEGREDO DO PODER SOBERANO? NA EXPERIÊNCIA POLÍTICA MODERNA. 2016 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; NOBRE, E. L. S. ; CARNEIRO, F. R. . BIOPOLÍTICA EM GIORGIO AGAMBEN E AS CONEXÕES CATEGORIAS ENTRE VIDA NUA, EXCEÇÃO, SOBERANIA E CAMPO.. 2015 (Universidade Estadual do Ceará (UECE))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; BUENO, C. D. C. . Teoria(s) do Estado Penal e o encarceramento em massa no Brasil. 2021 (Núcleo de Extensão e estudos em formação e trabalho em Serviço Social)
    • AZEVEDO, E. E. B. ; FORTI, V. L. . A Influência do Pensamento Hegeliano na Obra de Karl Marx. 2021 (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UERJ)
    • AZEVEDO, E. E. B. . A teoria social crítica e suas contribuições ao Serviço Social brasileiro. 2021 (Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ))
    • AZEVEDO, E. E. B. ; CATUNDA, R. R. B ; SOUZA JUNIOR, Adolfo Pereira de ; CUNHA, José Roberto Cardoso da ; AQUINO, Jefferson Alves de ; AMARAL, Ilana Viana Do . Primeiro, aprender!. 2008 (Material didático)
    • Nome do projeto: Estado Penal e criminalização das lutas sociais no capitalismo contemporâneo (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , MENDES, B. M , FARIAS, L. C , NOBRE, E. L. S. , PINTO, M. E. P. C. .
      Descrição: A proposta desse projeto de pesquisa é estudar o atual período de ampla criminalização dos extratos mais miseráveis da sociedade e intenso crescimento da população carcerária no mundo. Isso ocorre num momento em que os Estados vivenciam profundas mudanças no sentido de sua intervenção social. Dentro desse contexto nos deparamos com uma dinâmica cada vez mais crescente de desemprego e de mudanças nas relações de trabalho no capitalismo contemporâneo. A miséria e os efeitos da desigualdade econômico-social se materializam, assim, no cotidiano de uma massa imensa de destituídos do trabalho e das formas de intervenção do Estado na sua interface social. Esta se reduz enquanto sua interface penal amplia sobremaneira. O encarceramento, que há tempos demonstra sua falibilidade como instrumento efetivo de combate e controle da criminalidade, agora se incrementa com um conjunto de estratégias políticas que marcam as ações de governo da pobreza. Ao lado disso, são também notórios os processos de luta por meio dos quais a classe trabalhadora busca resistir e construir estratégias de transformação desta forma social. A hipótese dessa proposta de pesquisa, seguindo a pensadores vinculados à tradição crítica, é que é sobretudo a essa última forma de antagonismo que a emergência do Estado Penal busca impedir. Esta pesquisa buscará, assim, entender esses processos que se apresentam nesta ampliação da criminalização da pobreza e que caracterizam essa atual configuração política dos Estados Nacionais frente à questão social, configuração esta que Loïc Wacquant nomeia de Estado Penal, bem como compreender a inserção das lutas atuais, fortemente reprimidas pelas ações dos governos atuais em face dos antagonismos e lutas de classes no contexto do capitalismo neoliberal.
    • Nome do projeto: DO RIO QUE TUDO ARRASTA E DAS AS MARGENS QUE O OPRIMEM: SOBRE O LUTA DE CLASSES E A VIOLÊNCIA REPRESSORA/PUNITIVA DO ESTADO (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , MENDES, B. M , PINTO, M. E. P. C. , BUENO, C. D. C. , PONTES, A. A. , LIMA, C. P. .
      Descrição: Deparamo-nos hoje com o intenso uso de mecanismos policiais e jurídico-penais do Estado mediados pela lógica política da segurança, da emergência, da exceção. Frente a isso, procuro desenvolver uma discussão que localiza no âmbito da luta de classes o endurecimento do que Passukanis chama a jurisdição criminal do Estado burguês; para ele, a compreensão da lógica excepcional do Estado, a aplicação de leis de exceção, a suspensão da norma, os decretos de urgência, deve considerar, como ao seu fenômeno originário, o Direito Penal, terror de classe organizado que só se distingue em certo grau das chamadas medidas excepcionais utilizadas durante a guerra civil. Desse modo, procurarei pensar os atuais fenômenos políticos que formalmente se afiliam ao Direito Constitucional (estado de exceção) sob a lógica, que lhe é originária, do Direito Penal; por consequência, buscarei pensar o Estado Penal (Wacquant) como fenômeno político que nos permite situar a atual discussão sobre a generalização do estado de exceção (Agamben) na lógica de disciplinamento e controle social de classe frente à luta de classes e à crise econômica e social.
    • Nome do projeto: Biopolítica, segurança e estado de exceção na política Contemporânea (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , MARINHO, C. M. , NOBRE, E. L. S. , BUENO, C. D. C. , ASSIS JUNIOR, E. G. .
      Descrição: Destacando o diálogo do pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben com o filósofo francês Michel Foucault, esta proposta de pesquisa visa pensar a estrutura da política moderna, buscando compreender a partir dos referidos autores os conceitos de biopolítica, segurança e exceção. Partindo das indicações do projeto filosófico de Agamben, Homo Sacer, o presente projeto pretende pensar o elo categorial entre estado de exceção, estado de segurança e seus modos de expressão na experiência política contemporânea. Grosso modo, intenta-se aqui demonstrar de que maneira o estado de exceção - compreendido por Agamben não como uma deturpação da norma e da democracia, mas como a aplicação da lei por meio da sua desaplicação vem sendo apropriado pelas mais diversas formas de governo como um instrumento permanente de administração da vida pública. Para pensar melhor esta relação, a proposta aponta, como indicado pelo próprio Agamben, como se estabelecem na reflexão de Foucault os dispositivos biopolíticos de segurança e como estes ganham determinado sentido em tempos hodiernos.
    • Nome do projeto: O campo como paradigma do poder na modernidade e a crise da dignidade (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , NOBRE, E. L. S. .
      Descrição: Partindo das reflexões do filósofo italiano Giorgio Agamben, o presente projeto tem por objetivo compreender de que maneira o seu conceito de campo é entendido como o paradigma do espaço (bio)político por excelência na experiência contemporânea ocidental. Para isso, parte-se da problemática na qual a dinâmica do campo se inscreve e aparece: a do Estado de Exceção enquanto regra, levando em consideração a recusa de considerar o campo de concentração como um mero fato histórico, uma anomalia isolada no passado, mas como o nomos subjacente da política atual, em que a infecção latente de julgar o estrangeiro como inimigo, como descreve Primo Levi, torna-se premissa maior de um silogismo cruel e permanente. Para tanto, a pesquisa buscará compreender a estrutura paradoxal do campo com o ordenamento jurídico, fora deste, mas, ao mesmo tempo, pertencente a ele, sob a figura da exceção, em que, simultaneamente, separa-se a zoé (vida nua) da bíos (as diferentes maneiras de viver própria de um indivíduo ou grupo), enquanto a vida nua é o fundamento último da política soberana. Ao conduzir-se para além desta cisão o poder no campo põe em xeque a própria humanidade e aquilo que, de certa forma, com ela se identifica, isto é, a dignidade.
    • Nome do projeto: SERVIÇO SOCIAL EM LIBRAS: CONTRIBUIÇÃO À LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA LIBRAS E À EMANCIPAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , HORA, M. M. , SEVERO, F. J. N. , SIMOES, K. C. M. , LIMA, V. C. .
      Descrição: O projeto aqui proposto intenta desenvolver pesquisas com vistas ao início da produção de glossário de Libras, entre outros materiais educativos, no âmbito das especificidades do Serviço Social, considerando o contexto da formação e das possibilidades de sua intervenção. Esta proposta surge pelo entendimento da necessidade de consolidação de sinais e sinais-termo para abordagem dos conteúdos na formação das/os assistentes sociais, bem como na intervenção destes profissionais nos diversos campos sócio-ocupacionais e, também para formação complementar de tradutores-intérpretes de línguas de sinais para atuação em contextos abrangendo o Serviço Social. Para tanto, envolverá pessoas surdas e não surdas com vistas à construção coletiva e interdisciplinar dos procedimentos metodológicos de pesquisa, registro, produção e disseminação de materiais em língua brasileira de sinais e em língua portuguesa escrita.
    • Nome do projeto: SERVIÇO SOCIAL EM LIBRAS: A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE SINAIS TERMOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , HORA, M. M. , SEVERO, F. J. N. , SIMOES, K. C. M. , LIMA, V. C. , BARROS, S. C. .
      Descrição: O projeto aqui proposto intenta desenvolver pesquisas com vistas ao início da produção de glossário da Libras, entre outros materiais educativos, no âmbito das especificidades do Serviço Social, considerando o contexto da formação e das possibilidades de sua intervenção. Esta proposta surge pelo entendimento da necessidade de consolidação de sinais e sinais-termo para abordagem dos conteúdos na formação das/os assistentes sociais, bem como na intervenção destes profissionais nos diversos campos sócio-ocupacionais e, também para formação complementar de tradutores-intérpretes de línguas de sinais para atuação em contextos abrangendo o Serviço Social. Para tanto, envolverá pessoas surdas e não surdas com vistas à construção coletiva e interdisciplinar dos procedimentos metodológicos de pesquisa, registro, produção e disseminação de materiais em língua brasileira de sinais e em língua portuguesa escrita. Destaque-se que a referida pesquisa teve início em agosto de 2019, tendo nesta primeira fase desenvolvido análises de documentos legais que fundamento o direito das pessoas surdas à sua língua e dos documentos que orientam a formação em Serviço Social, resultando na catalogação de termos, que serão nesta próxima fase objeto de reflexão para que a partir de pesquisa bibliográfica sejam construídas suas conceituações/definições.
    • Nome do projeto: ENTRE BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: SEGURANÇA, EXCEÇÃO E MORTE NA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , MARINHO, C. M. , BUENO, C. D. C. , ASSIS JUNIOR, E. G. .
      Descrição: Tendo destacado, num primeiro momento, o diálogo do pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben com o filósofo francês Michel Foucault, esta proposta de pesquisa, entrando numa nova etapa, visa pensar a estrutura da política moderna, buscando articular os conceitos de biopolítica, segurança e exceção, apreendidos naquele diálogo, com as reflexões particularizadas nos textos de Mbembe e Angela Davis. Partindo das indicações iniciais, observou-se e compreendeu-se o elo categorial entre estado de exceção, estado de segurança e seus modos de expressão na experiência política contemporânea. Destacou-se anteriormente que o estado de exceção - compreendido por Agamben não como uma deturpação da norma e da democracia, mas como a aplicação da lei por meio da sua desaplicação vem sendo apropriado pelas mais diversas formas de governo como um instrumento permanente de administração da vida pública. Importou para pensar melhor esta relação, a compreensão de como se estabelecem na reflexão de Foucault os dispositivos biopolíticos de segurança e como estes ganham determinado sentido em tempos hodiernos. As reflexões aí destacadas nos possibilitam uma aproximação com outros autores que trabalham a partir daqueles conceitos pensados, por Agamben e Foucault, como por exemplo, o filósofo camaronês Achille Mbembe. Este último pensador referido amplia o conceito de Biopolítica, pensando a partir da faixa de gaza no Oriente Médio a materialização de territórios onde se estabelece um Estado de Exceção. Diante desse governo sobre os corpos no qual são suspensos os seus estatutos políticos que lhe asseguram a vida, chega-se ao conceito de Necropolítica, a partir do qual o autor discute sobre território, corpos e sua relação racial sobre esse controle/domínio não mais de suas vidas, mas de suas mortes. Bem como é possível, identificarmos a relevância das contribuições dos autores para a construção do pensamento latino-americano tendo enquanto base uma sociedade com um direcionamento racista que ao longo dos processos constitutivos de formação se direciona para novos moldes de exceção, controle/domínio e extermínio, expressos a cada dia no grande encarceramento e no genocídio da juventude pobre e negra.
    • Nome do projeto: NADA PARA NÓS SEM NÓS: AUTONOMIA, LIBERDADE E GARANTIA DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SURDOS (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , BARROS, S. C. , RODRIGUES, G. M. A. L. .
      Descrição: Este projeto de extensão buscou estabelecer um diálogo com estudantes surdos, docentes e gestão da escola, ligados ao Instituto Filippo Smaldone em torno dos direitos gerais e específicos da Comunidade Surda, buscando articular com os conteúdos disciplinares. Entende-se por Comunidade Surda a comunidade linguisticamente sinalizante, composta por surdos, seus familiares, professores e intérpretes de línguas de sinais. De modo mais específico, o público constituiu-se pelos alunos surdos, usuários da língua de sinais, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio matriculados no Instituto Filippo Smaldone, bem como professores, gestores e demais profissionais da escola e familiares dos estudantes envolvidos na proposta. Os participantes das oficinas foram os alunos da escola que cursam entre 6° e 9° anos, conforme indicação e seleção da própria instituição, divididos em dois grupos diferentes. As oficinas foram realizadas em dois horários conforme a divisão dos grupos: A - 5º e 6º anos e B - 8º e 9º anos. Este projeto de extensão contou com a participação de estudantes do curso de graduação em Serviço Social, Letras e Filosofia da UECE, e uma mestranda (Surda) do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, também da UECE. Estes/as discentes desenvolveram atividades com vistas a auxiliar a Comunidade Escolar (que é, também uma Comunidade Linguística/Cultural minoritária, segundo a define a Convenção/Constituição Federal), com um conjunto de ações (orientações individuais, palestras, oficinas, cursos etc.) no plano dos Direitos Humanos, Direitos Sociais, Direitos Linguísticos, Direitos Culturais e Direitos Educacionais e referentes às áreas específicas.
    • Nome do projeto: SERVIÇO SOCIAL EM LIBRAS: PESQUISANDO SOBRE CONCEITOS, CATEGORIAS E SINAIS NOS CONTEXTOS DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , HORA, M. M. , SEVERO, F. J. N. , RODRIGUES, G. M. A. L. , MEDEIROS, M. S. S. , PINHEIRO, K. L. .
      Descrição: O projeto aqui proposto intenta desenvolver pesquisas para a produção de um glossário em Libras do Serviço Social, a ser publicado em formato impresso e digital. Mas há, também, possibilidades e expectativas para produção de artigos científicos e outros produtos, que venham a contribuir com a formação e intervenção profissional de assistentes sociais, bem como o fortalecimento e emancipação da comunidade surda brasileira. Constituir-se-ão grupos de estudos com os pesquisadores, discentes bolsistas e voluntários, tradutores-intérpretes de Libras e pessoas Surdas da UECE e convidadas externas para pesquisa e discussão acerca do processo de levantamento, criação, registro, catalogação e disseminação de sinais e sinais-termo em Libras. A pesquisa permitirá a elaboração de uma lista preliminar dos principais lexemas e termos utilizados no âmbito do Serviço Social que sejam relevantes para o glossário em Libras a ser utilizado no processo de formação profissional e nos espaços sócio-ocupacionais. E, posteriormente, serão realizados levantamento e catalogação de sinais e sinais-termo já existentes e utilizados na/pela comunidade surda, utilizando como ferramenta pesquisa em produções impressas e digitais. Será feita análise dos sinais e sinais-termo para avaliar se equivalem conceitualmente aos lexemas e termos utilizados, hegemonicamente, pelo Serviço Social brasileiro. Os lexemas ou termos que ainda não tenham seus equivalentes na Libras serão colocados para pessoas Surdas e não surdas fluentes nessa língua, preferencialmente com formação em Serviço Social ou áreas afins, criarem os respectivos sinais ou sinais-termo, embasados em conhecimento do léxico científico. Os sinais e sinais-termo catalogados serão submetidos a processo de validação pela comunidade surda acadêmica. Será produzido material impresso (fotos) e digital (vídeos) para disseminação do resultado da pesquisa. Ao longo da pesquisa, os envolvidos no projeto, também, estarão produzindo artigos para publicação em periódicos e apresentação em eventos. Entre, outros materiais, como por exemplo, cartilhas e cadernos orientadores. Para tal, serão realizados estudos a partir de bibliografia especializada e documental, considerando o conjunto de normativas que estabelecem o reconhecimento da língua de sinais e a regulamentam, bem como que apontam para a inserção das pessoas surdas nos diversos espaços, fortalecendo o entendimento sobre a questão e a necessidade da produção específica de um léxico que garanta a efetiva inserção e formação em Serviço Social de assistentes sociais surdas/os e uma qualificada intervenção profissional, seja de assistentes sociais, seja de tradutores-intérpretes de Libras.
    • Nome do projeto: Reflexão sobre a crise, a seletividade e as alternativas de responsabilização no contexto do sistema socioeducativo (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , BRASIL, M. G. M. , MONTENEGRO, D. M. , CUNHA, A. C. , FRANCA, K. C. R. O. , PINTO, L. S. , CABRAL, M. P. .
      Descrição: Reflexão sobre a crise, a seletividade e as alternativas de responsabilização no contexto do sistema socioeducativoNa realidade brasileira observa-se a crise ocasionada pela priorização da privação de liberdade que adensa a superlotação das penitenciárias e do sistema socioeducativo destacando-se aqui mais recentemente uma intensa ampliação do número de mulheres encarceradas e adolescentes em contextos de medidas socioeducativas. Na história do Brasil, a utilização de um estereótipo racial para construção de suspeitos, fundado na ideia de classes perigosas é uma constante, foi construída no pós-abolição, mas se reflete ainda hoje na estrutura seletiva do sistema de justiça criminal. A seletividade do sistema penal se concretiza ancorada num ideal punitivista visivelmente direcionado para determinados segmentos sociais e se dedica ao encarceramento em massa como estratégia prioritária. Conhecer a realidade do sistema socioeducativo cearense, buscando identificar seus limites e possibilidades. Pretende-se fazer uma atualização da reflexão crítica sobre a ascensão mundializada do Estado penal e suas formas de expressão e consequências, particularizando-se a realidade brasileira e cearense e pensar as interconexões da realidade dos adolescentes no socioeducativo com a chamada guerra ao tráfico e criminalização do uso de drogas, buscando compreender seus significados e efeitos. Importa ainda pensar as interfaces das relações de gênero, geração e etnia no atual contexto do sistema socioeducativo cearense e destacar as ações educativas e de trabalho executadas no âmbito dos Centros Socioeducativos e compreender as implicações na vida dos adolescentes.
    • Nome do projeto: Autonomia, acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no contexto da educação básica (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , MARY, Lise , PINHEIRO, K. L. , FARIAS, J. B. , MENDES, D. D. B. , SILVA, R. C. , BUSGAIB, C. B. P. .
      Descrição: Historicamente as pessoas com deficiência tem vivenciando um contexto de exclusão e deparado-se com barreiras diversas, sejam elas físicas, de comunicação ou atitudinais, inclusive na esfera familiar e comunitária. Todavia, há que se considerar que nas últimas décadas ocorreram significativos avanços, sobretudo no que se refere ao campo da educação. O espaço da escola, no contexto das pessoas com deficiência, se destaca como um campo cuja inclusão implica de modo significativo a ampliação de possibilidades de acesso a outros direitos. Enquanto sujeitos, deve ser respeitada a condição de igualdade e liberdade, bem como dadas as condições de acessibilidade, garantindo-lhes de igual modo justiça e equidade. Nesse sentido, esta pesquisa busca refletir sobre os limites e as possibilidades que se apresentam na realidade das pessoas com deficiência, pensando formas de ampliação de seus direitos, garantia da sua acessibilidade e inclusão com autonomia e liberdade. Pretende ainda conhecer os paradigmas conceituais e as reflexões teóricas que marcam o campo das pesquisas sobre pessoas com deficiência; analisar e contextualizar os documentos e marcos legais nos âmbitos internacionais, nacionais e estaduais; compreender os contextos sociais em que se inserem as pessoas com deficiência, com vistas a refletir sobre os desafios e as possibilidades de superação de barreiras à acessibilidade. Ainda intenta-se nesta proposta, refletir sobre a inserção da pessoa com deficiência na escola e sobre a educação como possibilidade de construção de autonomia e liberdade por estes sujeitos, bem como destacar as implicações das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no acesso às políticas públicas (saúde, transporte, moradia etc) na possibilidade de sua inclusão e permanência na escola.
    • Nome do projeto: ?NADA PARA NÓS SEM NÓS: AUTONOMIA, LIBERDADE E GARANTIA DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SURDOS? (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , HORA, M. M. .
      Descrição: O projeto visou contribuir com ações de promoção, proteção e orientação às crianças e aos adolescentes surdos alunos do Instituto Filippo Smaldone e às suas famílias, potencializando desenvolvimento da sua autonomia e da sua condição de sujeitos, por meio de oficinas que possibilitaram o conhecimento acerca dos direitos humanos, sociais e educacionais da criança Surda, tendo com público alvo alunos do 8º e 9° anos E.F. e 1° ano E.M., e com alguns familiares de estudantes de diversas turmas.
    • Nome do projeto: Primeiro, Aprender! Pesquisa e desenvolvimento de material didático para o 1º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual (2008 - 2008
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: AZEVEDO, E. E. B. , AMARAL, Ilana Viana Do , SOUZA JUNIOR, Adolfo Pereira de , CATUNDA, R. R. B , CUNHA, José Roberto Cardoso da , AQUINO, Jefferson Alves de .
      Descrição: Trata-se de um projeto multidisciplinar para detectar as competências e habilidades básicas necessárias ao início do curso de Ensino Médio (tendo como referência as matrizes curriculares estabelecidas, bem como os descritores de avaliação externa), com vistas ao desenvolvimento de material didático-pedagógico em todas as disciplinas do 1º ano do EM da Rede Pública Estadual, a ser utilizado num período de dezoito (18) semanas. Nossa equipe atuou na disciplina de filosofia
    • AZEVEDO, E. E. B. . Grupo de Trabalho do III SRFPMESS Questões de gênero, etnia e sexualidade. 2004 - Coordenação de grupo de trabalho
    • AZEVEDO, E. E. B. . Grupo de Trabalho do III SRFPMESS Ética, direitos humanos e qualidade de vida. 2004 - Coordenação de grupo de trabalho
    • AZEVEDO, E. E. B. ; MARY, Lise . IV Feira das Profissões - Exposição do Curso de Serviço Social. 2004 - Expositor
    • AZEVEDO, E. E. B. . Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. 2005 - Palestra
    • AZEVEDO, E. E. B. . Grupo, participação e política na abordagem crítica. 2005 - Oficina ministrada
    • AZEVEDO, E. E. B. ; BITENCOURT, Ruth ; NOBRE, Ieda Maria . Formação Acadêmica e Seus Reflexos na Prática Profissional. 2003 - Palestra
    • AZEVEDO, E. E. B. ; HOLANDA, Cícera Glaudiane . Diversidade Sexual. 2006 - Oficina ministrada
    • AZEVEDO, E. E. B. . Nada para nós sem nós: pensando a política de inclusão na perspectiva do movimento surdo. 2011 - Oficina ministrada
    • AZEVEDO, E. E. B. . A contribuição da Militância Política para a Formação Profissional em Serviço Social. 2004 - Oficina ministrada
    • Graduacao:
      • Curso: Serviço Social
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Ceará
        Título: Capitalismo contemporâneo, Estado e Serviço Social: reflexões introdutórias com base na crítica social de Marx
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Ceará
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Universidade Estadual do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
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      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
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      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Fundação da Criança e da Família Cidadã:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Unimed Fortaleza Cooperativa de Trabalho Médico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Estágio na unidade de atendimento domicialiar da Unimed Fortaleza - Unimed Lar- na qual desenvolviam-se atividades relacionadas a atendimento aos pacientes e familias, bem como visitas domiciliares e em hospitais, intervenção interdisciplinar, monitoramento à pacientes internados e reuniões com equipe técnica e famílias dos pacientes.
        Outras informações: Assistência Social
    • Universidade Estadual Vale do Acaraú:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro Universitário Farias Brito:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Disciplina Ministrada no Curso de Especialização em Ensino de Filosofia
        Outras informações: Professor
    • Polymátheia (UECE):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Pótere Assessoria Social:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Filippo Smaldone (CE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Assessoria na concepção e elaboração do Projeto de apoio à inclusão social e promoção da cidadania de crianças surdas.
        Outras informações: Assessor
    • Kalagatos - revista de filosofia (versão on-line):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Polymátheia (UECE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Conselho Regional de Serviço Social - 3º Região:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Cargo: Vice-presidente Comissões: Trabalho e Formação Profissional e Ética e Direitos Humanos
        Outras informações: Conselheiro