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Igor Alexandre Badolato Scaramuzzi

    • Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2001) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2008). É doutor em Antropologia Social pela Universidade de Campinas desenvolvendo pequisa sobre o extrativismo da castanha do Pará com ênfase nas relações e na produção e transmissão de conhecimentos sobre a Natureza entre os quilombolas do Alto Trombetas/ Pará. Desde 2004 atua como consultor de projetos que envolvem educação, cultura/patrimônio e terra/meio ambiente para populações indígenas.

       

      Links:    

    • SCARAMUZZI, I. . Os saberes tradicionais e a escola: aspectos da produção de conhecimento em materiais didáticos de autores indígenas R@U : Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCAR , v. 2 , p. 73-93 - , 2010. ISSN: 21754705.
    • SCARAMUZZI, I. . Formas de iIdentificação e autorrepresentação na escrita de professores indígenas Tellus (UCDB) , v. 20 , p. 241-257 - , 2012. ISSN: 15199452.
    • SCARAMUZZI, I. . ?Os tempos da história?: temporalidades, mito e história em materiais didáticos de autores indígenas. Sociedade e Cultura (Online) , v. 13 , p. 79 - 89 , 2010. ISSN: 19808194.
  • Capítulos publicados: 2
    • SCARAMUZZI, I. . Extrativismo da castanha entre quilombolas do Alto Trombetas. Entre águas bravas e mansas: índios e quilombolas em Oriximiná, v. 1, p. 10 - 321, 2015.
    • SCARAMUZZI, I. ; SANTOS, L. A. . Ensino, cultura e letramento na formação de professores do município de Guimarães (MA).. Construindo Quilombos, desconstruindo mitos: a Educação Formal e a realidade quilombola no Brasil/ Ana Stela de Almeida Cunha - São Luís, SETAGRAF, 2011. 166p., v. , p. 45 - 59, 2011.
    • SCARAMUZZI, I. . Considerações sobre a(s) escrita(s) indigena da história(s). In: VII RAM- Reunião de Antropologia do Mercosul , 2007 , Porto Alegre-RS. VII RAM- Reunião de Antropologia do Mercosul: Desafios Antropológicos. Porto Alegre-RS : Desafios Antropológicos, 2007.
    • SCARAMUZZI, I. . ?Vulnerabilidade das Terras Guarani do estado de São Paulo?. : , 2012 (Relatório de Pesquisa)
    • SCARAMUZZI, I. . RCID Terras Indígenas Guarani Vale do Ribeira/SP. : , 2012 (Relatórios Circunstanciadso de Identificação e Delimitação de Terras Indígenas)
    • SCARAMUZZI, I. . Etnografia do extrativismo da castanha entre quilombolas do Alto Trombetas/Pará. 2016 (Comunicacao)
    • SCARAMUZZI, I. . Modos de socialidade nas florestas de castanhais no Alto Trombetas/PA. 2016 (Conferência)
    • SCARAMUZZI, I. . Parceria entre humanos, vegetais e animais na produção e reprodução de florestas de castanhais no Alto Trombetas/Pará. 2016 (Seminário)
    • SCARAMUZZI, I. . Cesta Dupla: Arte de arremedar: imitação, atração e sedução na relação entre homens e animais no Alto Trombetas/Pará. 2014 (Conferência)
    • SCARAMUZZI, I. . De índios para índios: a escrita indígena da história. 2009 (Simposio)
    • SCARAMUZZI, I. . Aspectos da produção de conhecimento em materiais didáticos de autores indígenas.. 2009 (Conferência)
    • SCARAMUZZI, I. . ?De índios para índios: a escrita indígena da história?. 2007 (Congresso)
    • SCARAMUZZI, I. . Considerações sobre a produção de materiais didáticos de História nos cursos de formação de professores indígenas (Magistério Indígena). 2007 (Congresso)
    • SCARAMUZZI, I. . Diversidade Cultural e Povos Indígenas/Introdução à Antropologia. 2006 (Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino-Gerência de Educação Escolar Indígena)
    • SCARAMUZZI, I. . Diversidade Cultural, Povos Indígenas e Educação Escolar Indígena. 2005 (Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino-Gerência de Educação Escolar Indígena/Amazonas/AM)
    • GALLOIS, D. T. ; Pesquisadores Wajãpi ; SCARAMUZZI, I. . Kusiwarã. 2009 (Livro de leitura)
    • GALLOIS, D. T. ; Pesquisadores Wajãpi ; SCARAMUZZI, I. . Jane Reko Mokasia: Fortalecendo a Organização Social Wajãpi. 2008 (Folhetim)
    • GALLOIS, D. T. ; Pesquisadores Wajãpi ; SCARAMUZZI, I. . Jane reko rê jimoe´a/ Cadernos de Pesquisa. 2009 (Livro de leitura/ material didático)
    • GALLOIS, D. T. ; Pesquisadores Wajãpi ; SCARAMUZZI, I. . Jane Reko Mokasia: Fortalecendo a Organização Social Wajãpi. 2009 (Livro de leitura)
    • Graduacao:
      • Curso: História (Bacharelado e Licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Vida e Morte dos povos Tupi: As relações entre índios e protugueses no século XVI
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Estágio Supervisionado em Docência e Preparação Pedagógica desenvolvido na disciplina "Teorias do Contato Interétnico e Etnodesenvolvimento", ministrada pela Profa.Dra. Dominique Tilkin Gallois, para o curso de Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
        Outras informações: Estágio / Monitoria
    • Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino-Amazonas-AM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Consultor-docente do Programa de Formação Continuada de Professores Indígenas do Estado do Amazonas-AM, ministrante das disciplinas: "Fundamentos Legais e Conceituais da Educação Escolar Indígena" e "Avaliação/Implementação de Projeto Político Pedagógico". Os cursos foram ministrados nas seguintes localidades com as seguintes populações: Município de Borba: Munduruku, Mura e Sateré-Mawé; Município de Lábrea: Paumari e Jarawara e professores não-índios; Município de Manicoré: Munduruku, Mura, Apurinã e Torá; Município de São Gabriel da Cachoeira: Tukano, Tariano, Piratapuia, Tuyuka, Wanano, Desano, Karapanã e professores não-índios.
        Outras informações: Consultor/docente
    • Prêmio Culturas Indígenas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Pesquisa Antropológica e membro da Equipe de redação do catálogo do "Prêmio Culturas Indígenas"/ Ministério da Cultura, 2008.
        Outras informações: Pesquisa Antropológica e redação
    • Núcleo de História Indígena e do Indigenismo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador
    • Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD e Ministério do Meio Ambiente-MMA na Carteira de Projetos Fome Zero e Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Indígenas ? Carteira Indígena (CI).
        Outras informações: Consultor
    • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisa Histórica e antropológica para o Inventário de Referências Culturais do Povo Guarani-Mbyá / Membro da Equipe de pesquisadores do Centro de Trabalho Indigenista/CTI.
        Outras informações: pesquisa histórica e antropológica
    • Fundação Nacional do Índio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Coordenador de Grupo de Trabalho para identificação e demarcação de Terras Indígenas Guarani Mbyá no Vale do Ribeira-SP
        Outras informações: Antropólogo/Coordenador
    • Universidade do Sagrado Coração:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Docente responsável pela disciplina ?Antropologia Política? em curso de Especialização em Antropologia (Curso modular de Pós-Graduação Lato Sensu)
        Outras informações: Docente/visitante
    • Associação de Folclore e Cultura Vimarense (Guimarães-MA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Consultor-docente responsável por curso de formação continuada de professores da rede municipal de Guimarães (Maranhão) intitulado ?Subsídios para a reflexão sobre a abordagem de conhecimentos locais no espaço escolar?
        Outras informações: Docente/Consultor
    • Comissão Pró-índio de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Bolsista (formador) do Projeto Saberes Indígenas na Escola, do Ministério da Educação, executada pela UFMG e USP. Atua no acompanhamento pedagógico de professores indígenas (wajãpi).
        Outras informações: Bolsista/docente