Não autenticado |

Lígia Nassif Conti

    • Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2003) e mestrado em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2005). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade de São Paulo-USP, onde desenvolve um projeto que investiga a música popular brasileira sob uma perspectiva interdisciplinar, aliando a etnomusicologia às possibilidades de construção do conhecimento histórico. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em História, com ênfase em História da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Música Popular, Música Brasileira, História da Cultura, além de desenvolver trabalhos na área de ensino e performance do canto popular. Realizou estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, de Ribeirão Preto (2001), onde concluiu curso técnico e especialização em piano e curso livre de canto, e também no Conservatório de Tatuí, onde estudou canto na área de MPB/Jazz (2009). É professora de História da Música, Teoria Musical e Canto Coral do Conservatório de Tatuí, no pólo avançado de São José do Rio Pardo.

       

      Links:    

    • CONTI, L. N. ; ARANTES, M. O. . Apresentação do Dossiê História e Música História e Cultura , v. 2 , p. 1-3 - , 2013. ISSN: 22386270.
    • CONTI, L. N. . Los sentidos de la tradición en el samba de la ciudad de São Paulo a mediados del siglo XX Boletín. Música , v. 31 , p. 15 - 25 , 2012. ISSN: 08640483.
    • CONTI, L. N. . Olha o samba, Sinhá! Ou, intercursos entre o erudito e o popular na música brasileira . Revista Ensaio-Revista Cultural do Conservatório de Tatuí , Tatuí-SP , 01 nov. 2012.
    • CONTI, L. N. . Etnomusicologia no Brasil: Caminhos para a institucionalização de um campo acadêmico . Revista Ensaio-Revista Cultural do Conservatório de Tatuí , Tatuí-SP , 01 ago. 2012.
    • CONTI, L. N. . A Música Popular Brasileira nos anos 1950: a década esquecida . Revista Ensaio - Revista Cultural do Conservatório de Tatuí , Tatuí-SP , 28 abr. 2011.
    • CONTI, L. N. . Entre a História e a Música: fronteiras, impasses e possíveis diálogos interdisciplinares . Revista Ensaio-Revista Cultural do Conservatório de Tatuí , Tatuí-SP , 17 fev. 2011.
    • CONTI, L. N. . Do samba paulista e da narrativa que defende sua singularidade: apontamentos sobre os aspectos textuais e musicológicos desse discurso. In: VI Enabet Encontro Nacional da ABET , 2013 , João Pessoa-PB. Anais do VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. : , 2013. p. 303 - 310.
    • CONTI, L. N. . Las transformaciones musicales en el carnaval popular brasileño: el caso de la ciudad de São Paulo. In: Primer Congreso Chileno de Estudios en Música Popular , 2012 , Santiago, Chile. Que hay de popular en la música popular? Actas del I Congreso Chileno de Estudios en Música Popular. Santiago, Chile : , 2011. p. 163 - 169.
    • CONTI, L. N. . "É Tradição e o Samba Continua": a memória do samba paulistano através dos depoimentos de seus sambistas (1950-1968). In: VI EPOG - Encontro de Pós Graduandos da FFLCH-USP , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos do VI EPOG. : , 2011.
    • CONTI, L. N. . Lembrança da Saracura, Saudade do Cordão: transformações no carnaval paulistano (1950-1968). In: XXVI Simpósio Nacional de História , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo : Associação Nacional de História, 2011.
    • CONTI, L. N. . Las transformaciones musicales en el carnaval popular brasileño: el caso de la ciudad de São Paulo. In: Primer Congreso Chileno de Estudios en Música Popular , 2011 , Santiago. Primer Congreso Chileno de Estudios en Música Popular. Santiago : Associação Chilena de Estuios en Música Popular; Univeridad Alberto Hurtado, 2011. p. 23 - 24.
    • CONTI, L. N. . O Samba de Geraldo Filme: nas lembranças do passado as referências musicais ao "samba rural" paulista. In: Performa 11 Encontros de Investigação e Performance , 2011 , Aveiro. Performa 11 Encontros de Investigação e Performance. Aveiro : Universidade de Aveiro, 2011. p. 44 - 44.
    • CONTI, L. N. . Los sentidos de la tradición de la samba en la ciudad de Sao Paulo a principios del siglo XX. In: VI Colóquio Internacional de Musicología , 2010 , Havana. Dossier Premio de Musicologia Casa de las Américas-VI Colóquio Internacional de Musicología. : , 2010.
    • CONTI, L. N. . Identidades Construídas, Memórias Traçadas: a canção popular e a cidade de São Paulo em meados do século XX. In: Congreso Internacional de Musicología , 2010 , Ciudad de México. Congreso Internacional de Musicología: 200 años de música en América Latina y el Caribe. : , 2010.
    • CONTI, L. N. . A Paulicéia também dá samba? Os sambistas paulistanos e a busca de uma singularidade para o samba da cidade de São Paulo em meados do século XX. In: XX Encontro Regional de História da Anpuh-SP , 2010 , Franca. Anais do XX Encontro Regional de História-Anpuh SP. : , 2010.
    • CONTI, L. N. . Sobre livros, leitores e formas de leitura na Europa do século XVI. In: VI Simpósio de História , 2005 , Catalão -GO. VI Simpósio de História da UFG. Catalão-GO : UFG, 2005.
    • CONTI, L. N. . Uma visão de Brasil: o colono português sob a ótica jesuítica. In: 55ª Reunião Anual da SBPC , 2003 , Recife-PE. Anais SBPC. : , 2003.
    • CONTI, L. N. ; FRANCA, J. M. C. . O colono europeu nas correspondências jesuíticas dos séculos XVI e XVII. In: X Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto , 2002 , Ouro Preto-MG. X SIC Ufop. : , 2002.
    • CONTI, L. N. . A contribuição dos missionários jesuítas para a construção do Novo Mundo no imaginário europeu. In: XI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto , 2003 , Ouro Preto - MG. XI SIC - UFOP. : , 2003.
    • CONTI, L. N. ; ARANTES, M. O. . Organizadora do dossiê História e Música para a revista História e Cultura, v. 2, n. 1- ISSN= 2238-6270. 2013 (Outra)
    • CONTI, L. N. . Do samba de São Paulo e da construção de sua memória: evocações do universo musical do samba rural paulista. 2013 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . Do samba paulista e da narrativa que defende sua singularidade: apontamentos sobre aspectos textuais e musicológicos desse discurso. 2013 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . A Memória do Samba na Capital do Trabalho. 2011 (Conferência)
    • CONTI, L. N. . Olha o samba, Sinhá! Ou, intercursos entre o erudito e o popular na música brasileira. 2012 (Conferência)
    • CONTI, L. N. . Lembrança da Saracura, Saudade do Cordão: transformações no carnaval paulistano (1950-1968). 2011 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . Las transformaciones musicales en el carnaval popular brasileño: el caso de la ciudad de São Paulo. 2011 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . O samba de Geraldo Filme: nas lembranças do passado a referência ao "samba rural" paulista. 2011 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . Los sentidos de la tradición de la samba en la ciudad de Sao Paulo a principios del siglo XX. 2010 (Outra)
    • CONTI, L. N. . Identidades Construídas, Memórias Traçadas: a canção popular e a cidade de São Paulo em meados do século XX. 2010 (Congresso)
    • CONTI, L. N. . As correspondências jesuíticas e a repercussão da descoberta do Novo Mundo. 2003 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . As correspondências jesuíticas como um elo entre Novo e o Velho Mundo. 2003 (Congresso)
    • CONTI, L. N. ; FRANCA, J. M. C. . O colono europeu nas correspondências jesuíticas dos séculos XVI e XVII. 2002 (Seminário)
    • CONTI, L. N. ; FRANCA, J. M. C. . Uma visão de Brasil: o colono português sob a ótica jesuítica. 2003 (Outra)
    • CONTI, L. N. . A contribuição dos missionários jesuítas para a construção do Novo Mundo no imaginário europeu. 2003 (Seminário)
    • CONTI, L. N. . A Paulicéia também dá Samba? Os sambistas paulistanos e a busca de uma singularidade para o samba da cidade de São Paulo em meados do século XX. 2010 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . As obras moralistas de João de Barros, sua recepção e público destinatário no Portugal do século XVI. 2004 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . Apropriação, Texto e Referente em Roger Chartier. 2004 (Comunicacao)
    • CONTI, L. N. . Entre a História e a Música: fronteiras, impasses e possíveis diálogos interdisciplinares. 2010 (Comunicacao)
    • FRANÇA, Susani Silveira Lemos ; LOPES, Maria Aparecida Sousa ; CARVALHO, Margarida Maria ; CONTI, L. N. . Congresso Internacional As Cidades no Tempo. 2004 (Universidade Estadual Paulista - Unesp)
    • CONTI, L. N. . Uma Breve História do Samba. 2007 (Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí)
    • CONTI, L. N. . Seminário de História da Música - Johann Sebastian Bach. 2012 (Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí)
    • CONTI, L. N. . Sobre livros, leitores e formas de leitura na Europa do século XVI. 2005 (Universidade Federal de Goiás, campus de Catalão)
    • CONTI, L. N. . Testemunhos do Brasil: A perspectiva dos europeus diante do Novo Mundo a partir de relatos dos primeiros desbravadores. 2004 (Universidade Federal de Ouro Preto - MG)
    • CONTI, L. N. . Uma breve História do Samba. 2007 (Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí - SP)
    • CONTI, L. N. . Oficina de Apreciação Musical - 4ª Semana da Música. 2014 (Polo do Conservatório de Tatuí)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Visão de Brasil: o colono português sob a ótica jesuítica (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CONTI, L. N. , FRANCA, J. M. C. .
      Descrição: A partir de correspondências dos missionários jesuítas no Brasil colonial, a proposta é avaliar as menções feitas pelo jesuíta com relação ao colono europeu no contexto da colonização das terras do Novo Mundo, visando compreender, em especial, a postura desses religiosos diante da conduta moral do europeu imigrado.
    • Nome do projeto: Viciosas Vergonhas : João de Barros e o Discurso Moralizante no Portugal Quinhentista (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CONTI, L. N. , FRANÇA, Susani Silveira Lemos .
      Descrição: A proposta principal é analisar os leitores ou ouvintes visados por João de Barros em suas obras voltadas para a moralização da sociedade portuguesa, procurando relacionar os princípios pedagógicos por ele pregados e os alvos da sua pedagogia.
    • Nome do projeto: A Memória do Samba na Capital do Trabalho: Os sambistas paulistanos e a busca de uma singularidade para o samba de São Paulo em meados do século XX (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CONTI, L. N. .
      Descrição: A proposta principal desta pesquisa é investigar o samba da cidade de São Paulo de meados do século XX, em especial no período que compreende os anos 1950-1968, tendo como ponto de partida o discurso em torno da diferença entre o samba paulista e o carioca, conforme argumenta certo grupo de sambistas.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho
        Título: Visão de Brasil: o colono português sob a ótica jesuítica
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: História e Cultura Social
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Tutora em EaD do curso de Educação Musical
    • Escola de Música Acorde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Música
    • Escola de Música Camargo Guarnieri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Música
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Conservatório Dramático Musical Dr Carlos de Campos de Tatuí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: professora de música
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Doutoranda