Não autenticado |

Luciano Pereira

    • Professor em regime de dedicação exclusiva do Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE), da Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Ciências Sociais (1998) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Licenciado em Ciências Sociais (2007) pela Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo. Doutor em Filosofia (2010) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Líder do GEPEDISC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenciação Sociocultural. Membro da Rede de Agroecologia da UNICAMP e coordenador do grupo de estudos, extensão e pesquisa MoSoA - Movimentos Sociais, Autogestão e Agroecologia. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia dos Movimentos Sociais e Sociologia dos Conflitos Ambientais e nos seguintes temas: Movimentos Populares; Movimentos Socioambientais; Movimentos Sociais do Campo e Agroecologia; Educação Popular; Educação Ambiental.

       

      Links:    

    • Líder do GEPEDISC Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenciação Sóciocultural
    • SZNELWAR, L. ; LANCMAN, S. ; PEREIRA, L. ; UCHIDA, S. ; BARROS, J. O. . Trabalhar na magistratura, construção da subjetividade, saúde e desenvolvimento profissional. Brasília : Conselho Nacional de Pesquisa, 2015 . 136p. ISBN: 999999999999X.
    • PIOLLI, E. ; PEREIRA, L. ; RODRIGUES, A. M. . A proposta de reorganização escolar do governo paulista e o movimento estudantil secundarista Crítica educativa , v. vol. 2 , p. 21 - 35 , 2016. ISSN: 24474223.
    • PEREIRA, L. . O trabalho em causa na "epidemia depressiva" Tempo Social (USP. Impresso) , v. 23 , p. 67 - 95 , 2011. ISSN: 01032070.
    • PEREIRA, L. . A extinção do mundo tal como o conhecemos - passado e presente vistos pelo prisma do estado de sítio Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 31 , p. 205 - 225 , 2008. ISSN: 01013173.
    • PEREIRA, L. ; ABILIO, L. C. . O mundo do trabalho e suas transformações. Volume Medicina do Trabalho Série Manual do Médico Residente, v. , p. 47 - 54, 2022.
    • SZNELWAR, L. ; PEREIRA, L. ; LANCMAN, S. ; UCHIDA, S. ; BARROS, J. O. . Trabajar en la magistratura em Brasil ? construcción de la subjetividad, salud y del desarollo profesional. El trabajo - entre el placer y el sufrimiento. Aportes desde la Psicodinámica del Trabajo, v. , p. 45 - 68, 2019.
    • ARANTES, P. ; PEREIRA, L. . O tempo da exceção. O novo tempo do mundo, v. , p. 315 - 327, 2014.
    • SZNELWAR, L. ; PEREIRA, L. . Trajetórias de trabalhadores bancários - entre o sonho e o real do sofrimento patogênico. Saúde dos Bancários, v. , p. 45 - 62, 2011.
    • PEREIRA, L. . A história da modernidade vista pelo prisma do estado de exceção (Entrevista com Paulo Arantes) . Discutindo Filosofia , , 20 fev. 2008.
    • PEREIRA, L. . O Movimento Zapatista e a Nova Esquerda Mundial . Discutindo Geografia , São Paulo , 01 out. 2006.
    • PEREIRA, L. . Conflitos sem maniqueísmo . Discutindo História , São Paulo , 30 dez. 2006.
    • PEREIRA, L. . Freud e o mal-estar contemporâneo . Discutindo Filosofia , São Paulo , 01 dez. 2006.
    • PEREIRA, L. . Uma torre de Babel contra o neoliberalismo . Discutindo Política , São Paulo , 01 abr. 2006.
    • PEREIRA, L. . Vingança Adiada . Discutindo Filosofia , São Paulo , 01 jan. 2006.
    • PEREIRA, L. . Os donos do dinheiro . Discutindo Política , São Paulo , 01 jan. 2006.
    • PEREIRA, L. . Que faremos com o fim do desenvolvimento? . A ilusão do desenvolvimento , São Paulo , 30 mai. 2004.
    • PEREIRA, L. . O inconsciente freudiano . Discutindo Filosofia , São Paulo , 28 out. 2005.
    • PEREIRA, L. . O inconsciente freudiano . Discutindo Filosofia , São Paulo , 28 out. 2005.
    • PEREIRA, L. . Depressão - sofrimento social e medicalização. In: VI Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho , 2010 , São Paulo. VI Collóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho. : , 2010.
    • PEREIRA, L. . Depressão - mobilização do afeto e normalidade patológica. In: Encontro de pós-graduandos da FFLCH-USP , 2008 , São Paulo. Encontro de Pós-graduandos da FFLCH-USP. : , 2008.
    • PEREIRA, L. . Depressão - mobilização do afeto e normalidade patológica. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise , 2008 , Rio de Janeiro. III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. : , 2008.
    • SZNELWAR, L. ; PEREIRA, L. . Organização de depoimentos de trabalhadores bancários. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • PEREIRA, L. . Depressão - mobilização do afeto e normalidade patológica. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, L. . Mobilização e sofrimento: a subjetividade na reprodução material. 2010 (Congresso)
    • PEREIRA, L. . Depressão - mobilização do afeto e normalidade patológica. 2008 (Comunicacao)
    • Irene Cardoso ; PEREIRA, L. ; Nilton Ota . Subjetividade e Cultura - o sofrimento no social. 2010 (Programa de Pós-graduação em Sociologia - USP)
    • PEREIRA, L. . Coordenação do Simpósio de Pesquisa Pós-Graduada. 2016 (40o Encontro Anual da ANPOCS)
    • PEREIRA, L. . I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2017 (Faculdade de Educação - Unicamp)
    • PEREIRA, L. . III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. (06/05-11/05). 2019 (Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenciação Sóciocultural)
    • PEREIRA, L. . II Jornada Universitária pela Reforma Agrária (26 a 28 de abril). 2018 (Faculdade de Educação - Unicamp; Centro de Estudos Rurais; Programa de Pós-Graduação em Sociologia.)
    • Nome do projeto: A Magistratura: perspectivas pessoais, profissionais e institucionais (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. , SZNELWAR, L. , LANCMAN, S. , UCHIDA, S. .
      Descrição: O propósito principal desta pesquisa é de contribuir na discussão sobre um tipo de trabalho que é fundamental para a sociedade, o serviço público e, em especial o trabalho de um dos principais pilares de um sistema democrático o dos magistrados. Como objetivo principal, pretende-se compreender como os juízes vivenciam a sua experiência de trabalho, as formas de divisão das tarefas, o conteúdo da atividade, o uso e desenvolvimento da inteligência necessária às suas atribuições, o uso de diferentes tecnologias e, ainda nas maneiras como o seu desempenho é avaliado. Esse estudo pode ser muito útil para o desenvolvimento das instituições, em especial a do Poder Judiciário. Espera-se ainda, dar mais visibilidade aos esforços empreendidos por esses profissionais para fazer seu trabalho acontecer, aos constrangimentos vivenciados e possíveis impactos que o trabalho possa ter na saúde mental deles.
    • Nome do projeto: Mapeamento e avaliação das redes de agroecologia no Estado de São Paulo (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: Nessa pesquisa, busca-se aprofundar o conhecimento das redes de agroecologia do Estado de São Paulo. Em primeiro lugar, pretende-se fazer um mapeamento das iniciativas relacionadas à agroecologia em São Paulo e examinar em que medida elas efetivamente funcionam em rede. Em segundo lugar, pretende-se realizar uma avaliação crítica dos resultados alcançados por elas. As redes de agroecologia no Estado surgem de uma intrincada interação entre pequenos produtores, assentados, movimentos sociais, associação de consumidores, universidades públicas, órgãos públicos, instituições de fomento à pesquisa e de políticas públicas dos três níveis da federação. Além da heterogeneidade em sua composição, as interações nas redes ocorrem numa ampla gama de setores: troca de conhecimentos, cooperação econômica, parcerias em políticas públicas, ações coletivas em movimentos sociais. Dois conjuntos de problemas guiarão a avaliação crítica: (a) considerando que as interações entre os nós das redes têm como objetivo a produção de sinergia, pretendemos analisar em que medida esse resultado é alcançado; (b) quais são os conflitos que atravessam essas redes.
    • Nome do projeto: Política educacional e movimentos sociais: o movimento secundarista frente ao plano de reorganização da rede estadual de ensino em São Paulo, de 2015. (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. , PIOLLI, E. , RODRIGUES, A. M. .
      Descrição: A pesquisa tem como finalidade analisar a campanha dos estudantes secundaristas contrária à proposta do governo do Estado para a reorganização da rede de ensino, em 2015. Adota-se como metodologia a pesquisa em grupo focal com estudantes secundaristas participantes de ocupações de escolas nos municípios de Campinas e Sorocaba. Os objetivos específicos da pesquisa são a descrição e análise, a partir da perspectiva dos estudantes que participaram das ocupações, das características do movimento de resistência, das formas de organização nas escolas ocupadas, das experiências pessoais e das mudanças, decorrentes da campanha, na compreensão dos estudantes acerca da escola e da educação.
    • Nome do projeto: Incentivo às práticas agroecológicas a partir da interação de produtores e consumidores (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: O projeto busca propiciar vivências, oficinas e mutirões voltados a estudantes e agricultores tendo em vista a transição agroecológica nos lotes dos assentados e e o aumento e diversificação da produção. Simultaneamente, busca incentivar a venda direta da produção para consumidores locais
    • Nome do projeto: Centro de Educação Popular Oziel Alves Pereira (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. , RAPHAEL, A. A. .
      Descrição: Criação e gestão de Curso Pré-vestibular voltado, principalmente, a jovens do bairro Oziel Alves Pereira, localizado no município de Campinas. Desde de sua criação, o curso conta com a participação do Coletivo Quilombo Urbano e é realizado em sua sede.
    • Nome do projeto: O trabalho em cooperativas e transição agroecológica ? análise comparada de comunas da terra no Estado de São Paulo (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: O projeto de pesquisa busca analisar as formas cooperativas de trabalho em processos de transição agroecológica em dois assentamentos do Estado de São Paulo, a saber, Milton Santos, localizado nas cidades de Americana e Cosmópolis, e Mário Lago, localizado na cidade de Ribeirão Preto. Trata-se de uma análise comparada de três dinâmicas, isto é, processos de trabalho, ecologização de agricultores e estratégias de comercialização de alimentos orgânicos, que surgem e se desenvolvem de forma imbricada, segundo ritmos de cada assentamento. Ambos assentamentos são resultados de processos de luta, organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, marcados por ocupações, acampamentos e reintegrações, além disso, são concebidos segundo uma formulação política elaborada pelo movimento, em meados da década de 1990, chamada de comunas da terra, que sinalizava para a construção de assentamentos próximos às cidades. A despeito da semelhanças, as diferenças entre os dois assentamentos são marcantes, atualmente, o Mário Lago possui uma cooperativa mais longeva e práticas agroecológicas mais enraizadas. A partir da observação participante e da análise comparada, pretende-se conhecer as características em comum, assim como, as especificidades das práticas agroecológicas, do trabalho associado e da comercialização direta nas duas comunas e, por fim, avaliar a pertinência do modelo das comunas da terra.
    • Nome do projeto: Trabalho no Brasil e na França. Sentido das mudanças e mudanças de sentido (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. , SOUZA, A. N. , LEITE, M. P. , ANTUNES, R. , LINHART, D. , TANGUY, L. , HELOANI, J. R. , LOMBA, C. , FORTINO, S. , PAIXAO, A. H. , CATINI, C. R. , HIRATA, H. .
      Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo Analisar: (a) O papel do Estado nas mudanças observadas nas décadas recentes no mercado, organização e relações de trabalho, especialmente no que se refere tanto às novas formas de gestão, como as implicações das fronteiras nacionais na integração do capital e na precariedade/ precarização do trabalho no processo de mundialização; (b) O processo de gerenciamento, suas orientações e práticas, na perspectiva da referida modernização, frequentemente expressa como inevitável e necessária para o bem comum, bem como suas implicações nas relações de trabalho; (c) As formas e sentido da mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, tanto relacionados aos aspectos de resistência, como às formas manifestas de consentimento, frente às mudanças no mundo do trabalho, nos contextos referidos nos objetivos acima. As relações sociais de classe, de gênero e de raça/etnia serão consideradas, por um número expressivo de pesquisadores, nos três eixos temáticos deste projeto. As análises serão desenvolvidas por meio de diferentes objetos, ângulos e lócus de pesquisa.
    • Nome do projeto: Cursinho Popular Lélia Gonzalez (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: Centro de Educação Popular e Cursinho Pré-Vestibular
    • Nome do projeto: Planejamento e Implementação de sistema agroflorestal por meio de mutirão-oficina (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: Valorização de conhecimentos e práticas agroecológicas em assentamento por meio de oficinas e trabalhos coletivos.
    • Nome do projeto: Feira Pé na Roça no CIS-Guanabara - Programa de Extensão em Agroecologia da UNICAMP (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: https://www.facebook.com/sextanaestacao/
    • Nome do projeto: Articulações entre educação popular e socioambiental, movimentos e classes populares, no Brasil contemporâneo. (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: Análise das modalidades de educação popular e socioambiental elaboradas e praticadas por movimentos populares entre as classes populares, no Brasil contemporâneo.
    • Nome do projeto: Análise da produção bibliográfica dos "Estudos sobre capitalismo". (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: O tema capitalismo reaparece em publicações de diferentes disciplinas das Ciências Humanas, nas últimas duas décadas, que já resultou em um campo chamado de "capitalism studies". A pesquisa busca, a partir da análise bibliográfica, identificar a existência de temas recorrentes nesta literatura e as razões da reemergência do capitalismo como objeto de pesquisa, dentre essas razões, a questão socioambiental.
    • Nome do projeto: Feira de agroecologia, oficinas-mutirões e educação ambiental (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. .
      Descrição: Atividades em assentamento, feira agroecológica e fórum socioambiental
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
  • Atuação Profissional: 17
    • Estação Ciência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Coordenador de monitoria
    • Colégio Modulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de Filosofia
    • Colégio São Judas Tadeu:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade FIA de Administração e Negócios:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Curso pré-vestibular
        Outras informações: Professor de História do Brasil
    • Colégio Universitário:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Nucleo de Comunicação e Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • EESG Solon Borges dos Reis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Saint Exupéry:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade de Saúde Pública - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Colégio Nossa Senhora do Rosário:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdades de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Doutor
    • Depto de Engenharia de Produção, Escola Politécnica - USP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Professor
    • Revista Brasileira de Saúde Ocupacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
    • Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Curso de curta duração de sociologia do trabalho
        Outras informações: Professor
    • Conselho Nacional de Justiça:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professor Doutor MS-3.1 do Departamento de Ciências Sociais e Educação - DECISE, da Faculdade de Educação da Unicamp. Concurso Público de provas e títulos para a área de Educação e Sociedade na cadeira de Movimentos Sociais e Educação. Exercício da função publicado no DOE em 22/04/2015.
        Outras informações: Professor Doutor MS 3.1
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).