Não autenticado |

Veronica Fernandes

    • Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2017) e estudante de mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher indígena, igreja católica, sor Juana Inés de la Cruz e cultura escrita.

       

      Links:    

    • FERNANDES, V. . Benefícios negativos da autoria feminina: as polêmicas obras de Sor Juana Inés de la Cruz sobre o papel da mulher no Século de Ouro na Nova Espanha. In: IV Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero - ANPUH - Espaços e caminhos dos Feminismos: História, diversidade e resistências , 2021 , . IV Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero - ANPUH - Espaços e caminhos dos Feminismos: História, diversidade e resistências. : , 2021.
    • FERNANDES, V. . Assessoria para a Revista Superinteressante para a elaboração da matéria ?Quem foi a primeira mulher europeia a desembarcar no Brasil??. 2020 (Assessoria)
    • FERNANDES, V. . Sor Juana Inés de la Cruz: defesa do estudo de e por mulheres no século XVII. 2022 (Comunicacao)
    • FERNANDES, V. . Femenine authorship's 'benefícios negativos': the polemical works of Sor Juana Inés de la Cruz about the woman role in the XVII century New Spain. 2021 (Congresso)
    • FERNANDES, V. . Sor Juana Inés de la Cruz's experiences: studying alone. 2021 (Comunicacao)
    • FERNANDES, V. . A positivação dos 'benefícios negativos'por sor Juana Inés de la Cruz. 2020 (Comunicacao)
    • FERNANDES, V. . A positivação dos benefícios negativos con rudeza, cortedad y poco estudio: misticismo em Sor Juana Inés de la Cruz. 2020 (Seminário)
    • FERNANDES, V. . Práticas e vivências de mulheres indígenas e mestiças no sul da América Portuguesa (1550 - 1650). 2018 (Simposio)
    • FERNANDES, V. . A relação da Igreja Católica com as mulheres indígenas no sudeste brasileiro em fins do século XVI e início do século XVII. 2016 (Comunicacao)
    • FERNANDES, V. . A relação da Igreja Católica com as mulheres indígenas no sudeste brasileiro em fins do século XVI e início do século XVII. 2016 (Simposio)
    • FERNANDES, V. . A mulher indígena e a Igreja Católica no Brasil Colonial. 2017 (Simposio)
    • FERNANDES, V. . II Jornadas: História Moderna em Foco. Práticas e vivências de mulheres indígenas e mestiças no sul da América Portuguesa (século XVI). 2018 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: A mulher indígenas e a Igreja Católica no Brasil Colonial (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, V. .
      Descrição: O projeto buscou compreender qual era a representação das mulheres habitantes das capitanias de São Vicente e Espírito Santo, na América Portuguesa, durante a segunda metade do século XVI, utilizando como fonte os registros escritos do padre jesuíta José de Anchieta. Como resultado, foi possível levantar as estratégias discursivas de Anchieta para valorizar e consolidar o trabalho missionário, o que se dava através do uso do antagonismo entre mulheres índias velhas e órfãs mestiças, sendo que as primeira representavam os obstáculos à colonização, e as últimas foram descritas como mulheres ideais para os valores católicos, representando a possibilidade cristianização total das populações nativas.
    • Nome do projeto: Benefícios negativos da autoria feminina: as polêmicas obras de Sor Juana Inés de la Cruz sobre o papel da mulher no Século de Ouro da Nova Espanha (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, V. .
      Descrição: Neste projeto propõe-se o estudo dos escritos de Sor Juana Inés de la Cruz (1650 - 1695), poetisa e freira da Nova Espanha durante o chamado ?Século de Ouro?. A pesquisa se centrará nos documentos produzidos a partir da publicação da Carta Atenagórica (1690), de autoria de Sor Juana, na qual ela se opôs a um sermão do padre Antônio Vieira, e em uma carta enviada ao seu confessor, o padre António Núñez, em 1682. Somado a isso, com o apoio de suas outras obras escritas, como os poemas religiosos e profanos, pretende-se compreender como a socialização como mulher contribuiu para a formação das ideias de Sor Juana em meio ao contexto da cultura Barroca do século XVII, pontuando quais delas eram correntes e quais destoavam. Para alcançar este objetivo, será adotada a metodologia da História das Mulheres e Relações de Gênero, uma vez que Sor Juana defendeu o direito do estudo e ensino para mulheres e apresentou ideias que rompiam com a ordem estabelecida sobre o que significava ser homem e mulher; ademais, optou-se pelo uso da abordagem existencialista para inseri-la como alguém que expressou e contradisse os elementos de seu próprio tempo. Inicialmente, levanta-se a hipótese de que parte das ideias de Sor Juana não era corrente no período e no local em que viveu, mas se tornaram pautas de relevância no pensamento moderno.
    • Nome do projeto: Seminários teóricos e práticos de metodologia da pesquisa histórica (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, V. , ZERON, C. A. M. R. , GALERA, B. N. , WILLIAMS, R. S. , BERNABE, R. C. , FERREIRA, A. M. D. S. , ALONZO, M. M. , VIEIRA, U. R. R. S. , FERNANDES, L. F. , LIMA, R. A. , FIGUEIREDO, J. M. V. .
      Descrição: O objetivo é investigar a metodologia da pesquisa em história em temas relacionados à política e religião na primeira época moderna. Os seguintes aspectos são objeto de estudo, reflexão e debate: a) Os níveis de observação, a partir do pressuposto de que não é possível fazer uma história das ideias sem uma história das práticas sociais, e vice-versa. b) A interrogação do paradigma geral segundo o qual se estruturam os múltiplos saberes e práticas sociais, naquela época, os quais, por esta razão, compartilham determinadas formas ou características gerais, a despeito de suas especificidades e diferentes objetos.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Gênero e História (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, V. , VILARDAGA, S. M. S. F. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa em Gênero e História funciona no Departamento de História da USP desde 2015. Foi fundado como uma demanda de alunos/as que tinham a intenção de discutir temáticas relacionadas à História das Mulheres e das Relações de Gênero. Desde então, o grupo realiza reuniões regulares de discussão e leitura de textos historiográficos, teóricos e literários, bem como análises fílmicas e produção de eventos acadêmicos e de extensão. O Departamento de História da USP contou com nomes importantes de historiadoras voltadas à História das Mulheres e das Relações de Gênero. Dar continuidade a esse trabalho, incorporando novas tendências da vertente dos estudos de gênero é uma contribuição inegável ao nosso campo de conhecimento, que não pode se apartar dos estudos rigorosos desenvolvidos em diferentes áreas das Ciências Humanas. A equipe conta com pesquisadores/as que desenvolvem investigações em temáticas variadas dentro da área de História das Mulheres e das Relações de Gênero, abarcando temporalidades diversas, mas notadamente centradas nos séculos XIX a XXI. As temáticas abordadas se inscrevem no escopo da História Latino-americana, incluindo o Brasil, principalmente no período independente.
    • Nome do projeto: Práticas e vivências de mulheres indígenas e mestiças no sul da América Portuguesa (1550 - 1650) (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, V. .
      Descrição: Partindo dos registros escritos de cronistas que estiveram nas capitanias de São Vicente, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia na segunda metade do século XVI, objetivou-se compreender como se deu o choque entre duas relações de gênero distintas (a Tupi e a europeia) em ocasião da colonização da América Portuguesa, levando em consideração a divisão sexual de trabalhos e o papel da mulher Tupi na religião local.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 2
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Pesquisadora bolsista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Pesquisadora bolsista