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Thami Amarilis Straiotto Moreira

    • Possui graduação em Letras/Bacharelado em Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2011) e doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2016). Atualmente é professora adjunta do magistério superior do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima - UFRR e participa dos grupos de pesquisa GREG, Grupo de Estudos de Gênero, e NEPSol-RR, Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Roraima. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, discurso, semiótica, feminismo e ensino.

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 6
    • STRAIOTTO MOREIRA, THAMI AMARILIS ; MARTINS, MARTHA JULIA . Feminismo na universidade: projeto de extensão e letramento feminista Revista de Extensão , v. 19 , p. 19 - 33 , 2022. ISSN: 18070221.
    • MARTINS, M. J. ; MOREIRA, T. A. S. . TERTÚLIA LITERÁRIA FEMINISTA: PRÁTICA FORMATIVA E PEDAGÓGICA Cadernos de Extensão Universidade Federal de Roraima , v. 6 , p. 20 - 22 , 2021. ISSN: 26759314.
    • GOMES, E. M. B. ; MOREIRA, T. A. S. ; PEREIRA, A. B. ; SILVA, E. C. O. ; MARTINS, L. R. ; CITO, P. C. ; CARDOZO, S. M. S. ; CAMPOS, S. P. P. . ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LETRAS: VENCENDO DESAFIOS NA PANDEMIA Cadernos de Extensão Universidade Federal de Roraima , v. 6 , p. 14-16 - , 2021. ISSN: 26759314.
    • MOREIRA, T. A. S. . Entraves de um conceito generalizado: o mito do falante nativo na vida prática de Anzaldúa Building the Way , v. 2 , p. 42 - 60 , 2012. ISSN: 15197220.
    • MOREIRA, T. A. S. ; FIGUEREDO, C. J. . A importância do Componente Intercultural na Prática Docente de Línguas Estrangeiras GLAUKS (UFV) , v. 12 , p. 147 - 168 , 2012. ISSN: 14159015.
    • MOREIRA, T. A. S. . Um percurso historiográfico sobre o Nome Revista Artifícios , v. 2 , p. 1 - 22 , 2012. ISSN: 21796505.
    • MOREIRA, T. A. S. ; SILVA, E. C. O. ; GOMES, E. M. B. ; ALBANO, A. H. O. ; MARTINS, L. R. ; CAMPOS, S. P. P. ; CARDOZO, S. M. S. ; CITO, P. C. . O Estágio Supervisionado no Ensino Remoto Emergencial: adaptações e realizações. In: IX Congresso Brasileiro de Extensão Universitária , 2021 , Belo Horizonte - MG. Redes para promover e defender os direitos humanos. Belo Horizonte : PROEX/UFMG, 2021. p. 2446 - 2446.
    • MOREIRA, T. A. S. ; MARTINS, L. R. ; GOMES, E. M. B. ; SILVA, E. C. O. ; SOUZA, E. C. . Teoria, docência e ensino: a formação de professores em Língua Portuguesa. In: IX Congresso Brasileiro de Extensão Universitária , 2021 , Belo Horizonte - MG. Redes para promover e defender os direitos humanos. Belo Horizonte : PROEX/UFMG, 2021. p. 1419 - 1419.
    • MOREIRA, T. A. S. ; MARTINS, M. J. . Feminismo na universidade: projeto de extensão e conscientização. In: IX Congresso Brasileiro de Extensão Universitária , 2021 , Belo Horizonte - MG. Redes para promover e defender os direitos humanos. Belo Horizonte : PROEX/UFMG, 2021. p. 1371 - 1371.
    • MOREIRA, T. A. S. . A narrativização de uma experiência feminina como instrumento de construção da identidade mestiça. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2019 , Porto de Galinhas. Resumo dos Trabalhos. : , 2019.
    • MOREIRA, T. A. S. . A construção da identidade feminina em duas narrativas sobre o Brasil. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2019 , Porto de Galinhas. Resumo dos Trabalhos. : , 2019.
    • MOREIRA, T. A. S. . A narrativização de uma experiência feminina como instrumento de construção da identidade mestiça: análise semiótica de Borderlands/La Frontera, de Gloria Anzaldúa. In: XI MiniENAPOL de Semiótica , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos do XI MiniENAPOL de Semiótica. São Paulo : , 2012. p. 1 - 28.
    • MOREIRA, T. A. S. . As primeiras mulheres discursivizadas. In: XII MiniENAPOL de Semiótica , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos do XII MiniENAPOL de Semiótica. São Paulo : , 2013. p. 1 - 26.
    • MOREIRA, T. A. S. . A paixão como ausência na produção de um imaginário cultural. In: XIII MiniENAPOL de Semiótica , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos do XIII MiniENAPOL de Semiótica. São Paulo : , 2014. p. 1 - 27.
    • MOREIRA, T. A. S. . Formação mestiça nos Trópicos e os excessos sexuais em Casa Grande e Senzala. In: XIV MiniENAPOL de Semióica , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos do XIV MiniENAPOL de Semiótica. São Paulo : , 2015. p. 1 - 34.
    • MOREIRA, T. A. S. . A Narrativização de uma experiência à luz da semiótica: a fronteira identitária de Gloria Anzaldúa.. In: 63º Reunião Anual da SBPC - VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. , 2011 , Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. : , 2011.
    • MOREIRA, T. A. S. . Um Percurso Historiográfico sobre o Nome. In: Ciclo de Estudos IMAGO: continuidade e ruptura , 2011 , Goiânia. CICLO DE ESTUDOS IMAGO: CONTINUIDADE E RUPTURA. : , 2011. p. 1 - 8.
    • MOREIRA, T. A. S. . III SELL - Língua e Cultura no Ensino de Línguas Estrangeiras da UFTM. In: III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM , 2011 , Uberaba. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. Uberaba : Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2011. p. 347 - 348.
    • MOREIRA, T. A. S. . A Consciência Mestiça de Gloria Anzaldúa: língua e mestiçagem. In: REDLAD - Colóquio da Rede Latinoamericana de Análise do Discurso da Pobreza , 2010 , Campinas. Caderno de Resumos. Campinas : IEL - UNICAMP, 2010.
    • STRAIOTTO MOREIRA ; MOREIRA, T. A. S. . O ato de nomear - da construção de categorias de gênero até a abjeção. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia , 2010 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro : Instituto de Letras da UERJ, 2010. p. 2914 - 2926.
    • STRAIOTTO MOREIRA ; MOREIRA, T. A. S. . A construção da identidade de Gloria Anzaldúa em Borderlands/La Frontera. In: XVI Seminário de Teses em Andamento , 2010 , Campinas. Caderno de Resumos - XVI SETA - Seminário de Teses em Andamento. Campinas : , 2010.
    • MOREIRA, T. A. S. . O ato de nomear - da construção de categorias de gênero até a abjeção. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA , 2010 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro : Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2010. p. 1 - 134.
    • MOREIRA, T. A. S. . Leitura e ethos no conto A Caçada. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso , 2008 , Belo Horizonte. III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. : , 2008. p. 01 - 432.
    • MOREIRA, T. A. S. . Transitoriedade na poesia de Cecília Meireles. In: XIX FALE , 2008 , Uberaba. XIX FALE - Programação de resumos. : , 2008. p. 01 - 60.
    • MOREIRA, T. A. S. . Palavras e identidade. In: VII Seminário de Línguas Estrangeiras , 2009 , Goiânia. VII Seminário de Línguas Estrangeiras. : , 2009. p. 01 - 161.
    • MOREIRA, T. A. S. . Nomeando corpos. In: XI Encontro Regional de Estudantes de Letras , 2009 , Brasília. Caderno de Resumos do XI Encontro Regional de Estudantes de Letras. : , 2009.
    • MOREIRA, T. A. S. . Parecer de Artigo Científico - Revista X. 2022 (Parecer)
    • MOREIRA, T. A. S. . REVISTA DIÁLOGOS (RevDia). 2020 (Parecer)
    • MOREIRA, T. A. S. . Revista Estudos Feministas. 2019 (Parecer)
    • MOREIRA, T. A. S. . E-book Linguagens e Feminismos. 2021 (Parecer)
    • MOREIRA, T. A. S. . RITMO E CENÁRIO EM A PRAÇA DO DIAMANTE: UM ESTUDO NARRATIVO. 2021 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . Construção discursiva das mulheres brasileiras em Gilberto Freyre. 2020 (Conferência)
    • MOREIRA, T. A. S. . Pesquisa linguística e ensino de língua portuguesa: possibilidades e encontros. 2020 (Simposio)
    • MOREIRA, T. A. S. . A paixão como ausência na produção de um imaginário cultural. 2014 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . Formação mestiça nos Trópicos e os excessos sexuais em Casa-Grande e Senzala. 2015 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . As primeiras mulheres discursivizadas. 2013 (Congresso)
    • MOREIRA, T. A. S. . Uma mulher e uma fronteira: do estado de coisas aos estados de alma na formação da identidade mestiça de Gloria Anzaldúa. 2013 (Congresso)
    • MOREIRA, T. A. S. . A narrativização de uma experiência feminina como instrumento de construção da identidade mestiça: análise semiótica de Borderlands/La Frontera, de Gloria Anzaldúa. 2012 (Congresso)
    • MOREIRA, T. A. S. . A Narrativização de uma experiência à luz da semiótica: a fronteira identitária de Gloria Anzaldúa. 2011 (Outra)
    • MOREIRA, T. A. S. . Um Percurso Historiográfico sobre o Nome. 2011 (Conferência)
    • MOREIRA, T. A. S. . Língua e cultura no ensino de Línguas Estrangeiras. 2011 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . A língua e a construção da identidade em uma fronteira: Gloria Anzaldúa em Borderlands/La Frontera. 2011 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . Gloria Anzaldúa e a importância de Escritas Femininas do Terceiro Mundo. 2011 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . A Cultura em uma Sala de Aula de Língua Estrangeira. 2011 (Comunicacao)
    • STRAIOTTO MOREIRA ; MOREIRA, T. A. S. . Processos do corpo: nome e gênero. 2009 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . O ato de nomear: da construção de categorias de gênero até a abjeção. 2010 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . Palavras e Identidade. 2009 (Seminário)
    • MOREIRA, T. A. S. . Nomeando Corpos. 2009 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . Transitoriedade na poesia de Cecília Meireles. 2008 (Comunicacao)
    • MOREIRA, T. A. S. . Leitura e ethos no conto A Caçada. 2008 (Simposio)
    • MOREIRA, T. A. S. ; ARAGAO, G. A. C. B. ; GOMES ; LEAL . Opinião em Debate - Respeitando as Diferenças. 2010 TBC Cultura
    • MOREIRA, T. A. S. . XII MiniEnapol de Semiótica. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • MOREIRA, T. A. S. . 100 Anos com Saussure. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • MOREIRA, T. A. S. . I Seminário Integrado de Relatos de Experiência. 2021 (Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras - NUCELE/UFRR)
    • MOREIRA, T. A. S. . XI MiniEnapol de Semiótica. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • MOREIRA, T. A. S. . Humor, movimento e som: a utilização de curtas de animação dispostos na web como alternativa para o ensino de inglês. 2012 (Universidade Federal de Goiás)
    • MOREIRA, T. A. S. . Formação de professores nas bases da práxis marxistas: ensino de língua e de literatura pelo viés crítico. 2011 (Universidade de Rio Verde)
    • MOREIRA, T. A. S. . A história dos livros. 2019 (Colégio Estadual Professor Genesco Ferreira Bretas)
    • Nome do projeto: I Seminário integrado de relatos de experiências em estágio de formação docente (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , SILVA, E. C. O. , MARTINS, L. R. , CARDOZO, S. M. S. , CITO, P. C. , ALBANO, A. H. O. , CAMPOS, S. P. P. .
      Descrição: A ação de extensão (evento) I Seminário integrado de relatos de experiências, vinculada ao Projeto de Extensão Oficinas de estágio e formação docente ? Integrando teorias e práticas, bem como ao Projeto de Pesquisa ?Os cursos de Letras da UFRR: alteridade, identidade docente e prática profissional?, promove a socialização de usos contextualizados e especializados de modos de ensino remoto de línguas ensinadas no Curso de Letras, mediada por exposição e discussão de relatos de experiências de ensino remoto, abertas a agentes da comunidade acadêmica e da sociedade civil, permitindo o conhecimento e aprimoramento de estratégias de ensino que articulem conteúdos de disciplinas do Curso de Letras da UFRR, em especial da disciplina Estágios Supervisionados em Línguas e Literaturas, e metodologias inovadoras desse modo de ensino. Ainda, promove: formação em organização e acompanhamento de ações acadêmicas com cunho extensionista para aluno/a(s) do Curso de Letras e, transversalmente, de outros cursos e programas da UFRR, por meio de monitoria(s) voluntária(s); e, formação em pesquisa com orientação especializada em temas vinculados a projetos e grupos de pesquisa de professor/a(es/as) do Curso de Letras, nos níveis de graduação e pós-graduação, do NUCELE e, transversalmente, de outros cursos e programas da UFRR. Por fim, promove a formação interdisciplinar como parte da realização prática do tripé ensino, extensão e pesquisa.
    • Nome do projeto: Fundamentos teóricos e de docência em língua materna: formação continuada de professores de Língua Portuguesa (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , GOMES, E. B. , SILVA, E. C. O. , MARTINS, L. R. , SOUZA, E. C. .
      Descrição: Este projeto visa diminuir a distância e aumentar o diálogo entre o ensino superior e o ensino básico no Estado de Roraima, a começar com a capital, Boa Vista. O projeto contemplará a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Roraima e algumas escolas públicas de Boa Vista, com o intuito de proporcionar, por um lado, aos professores de português da educação básica uma continuação dos estudos e da reflexão sobre a língua materna e seu ensino e, por outro lado, contribuir para a compreensão dos professores universitários sobre o dia a dia desses professores de língua materna nas escolas públicas. Portanto, este projeto compreende-se como bilateral fornecendo uma troca de conhecimento e experiências entre os professores dos dois níveis da educação, ou seja, básica e superior.
    • Nome do projeto: Feminismo na Universidade (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , SOUZA, M. J. M. .
      Descrição: Esse projeto pretende promover, por meio do conhecimento, a conscientização sobre a identidade de gênero e sobre o feminismo a fim de questionar a condição da mulher e de indivíduos da comunidade LGBTQ+ no contexto nacional e regional.
    • Nome do projeto: Representações de Gênero na Literatura (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , MARTINS, M. J. , ARAUJO, A. S. , BOLFARINE, M. , RODRIGUES, F. F. X. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa na área da Literatura (brasileira e estrangeiras) é voltado para o fortalecimento dos Estudos de Gênero e Sexualidade na região Amazônica. O foco do projeto centra-se na investigação de produções literárias de escrita feminina e feminista ligadas às áreas temáticas do Grupo de Pesquisa do CNPq, GREG (Grupo de Estudos de Gênero). Tal projeto busca investigar as representações do feminino, do masculino e demais nos discursos da literatura, mídia e cinema. Parte-se da premissa de que as relações de gênero são construídas por meio da sua representação em sociedade, justificando-se, portanto, a investigação da forma como tais representações são narrativizadas nos mais variados meios, uma vez que incorporam muitos conceitos dos discursos do senso comum. Este projeto tem caráter interdisciplinar e busca aproximar pesquisadores/as da UFRR a outros centros de pesquisa com o intuito de fomentar pesquisas em rede.
    • Nome do projeto: Quem és tu, Roraima? Caminho para construção do atlas linguístico de Roraima (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , MARTINS, L. R. , GOMES, E. M. B. , MOURA, A. A. V. , SPOTTI, C. V. N. , MARTINS, E. R. , PROCOPIO, E. S. , MOTA, F. P. , SILVA, M. V. , ARAUJO, M. S. M. , MELO, N. S. , CARREIRO, V. A. O. .
      Descrição: O presente trabalho visa à construção de um banco de dados linguísticos que possa subsidiar diversos trabalhos sobre a língua falada pelo povo roraimense, seguindo a proposta já desenvolvida por vários pesquisadores, em quase todos os estados brasileiros, cujo resultado culmina na elaboração do Atlas Linguístico de Roraima. O Estado Roraima tem uma localização linguística privilegiada. Está no extremo Norte do país, localizado em uma tríplice fronteira tendo como limites a Venezuela (ao norte e noroeste); a Guiana (leste); o Pará (sudeste) e o Amazonas (sudeste e oeste), cuja capital Boa Vista é a única brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador. Em razão do processo de colonização do Estado, que se deu com a ação do governo da época de trazer migrantes nordestinos para povoar o estado, Roraima é composta habitantes de todas as regiões brasileiras que vieram constituir a máquina administrativa do Estado. No que tange à formação da população indígena, tem-se a presença no estado das seguintes etnias, como: Makuxi, Wapixana, Wai-Wai, Yekuana, Taurepang, Ingarikó, Patamona, Waimiri-Atroari e Yanomami. Esse cenário é muito favorecedor ao desenvolvimento de pesquisas linguísticas, no entanto ainda há poucos trabalhos que retratem o estado de Roraima, cujo Estado é o único que ainda não possui o seu Atlas Linguístico. Dada esta realidade o objetivo do projeto é fornecer dados empíricos, sistematicamente recolhidos e analisados, para o conhecimento do português falado em Roraima de modo a constituir um banco de dados linguísticos que possibilite a construção do seu atlas linguístico e subsidiar estudos sobre os aspectos sociogeolinguística de Roraima. Sabe-se que os estudos pautados na metodologia da geolinguística contribuem para que se conheçam as variedades da língua e a história dos sujeitos usuários dessa língua, e em tempos de regate da valorização das diferenças sociais como fator de riqueza cultural de um povo, estudos com este fundamento teórico-metodológico são de extrema relevância para a construção do patrimônio cultural brasileiro.
    • Nome do projeto: Os cursos de Letras da UFRR: alteridade, identidade docente e prática profissional (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , SILVA, E. C. O. , MARTINS, L. R. , CARDOZO, S. M. S. , CITO, P. C. , ALBANO, A. H. O. , PEREIRA, A. B. , GOMES, E. M. B. , PEREIRA, S. P. .
      Descrição: Este projeto caracteriza-se como uma pesquisa-ação que tem a finalidade de articular estágio e pesquisa para analisar o papel do curso de Letras na preparação do acadêmico para sua inserção na prática profissional. Considera-se que o estágio supervisionado é um momento ideal à pesquisa da prática pedagógica, uma vez que reúne professores formadores, professores das escolas-campo e acadêmicos em preparação à prática profissional, e que pode servir de instrumento de acompanhamento e avaliação da formação recebida pelo acadêmico, tornando-se assim um mecanismo para avaliação dos cursos de Letras da UFRR. O contexto da pesquisa advém dessa necessidade, bem como dos constantes relatos dos acadêmicos estagiários sobre sua insegurança na execução do estágio. Razão pela qual se pretende analisar a formação acadêmica do curso de Letras na relação alteridade e identidade docente e prática profissional, com vistas a conhecer e a avaliar a aplicação, na realidade educacional, dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo de formação acadêmica, das competências e das habilidades desenvolvidas no decorrer deste processo, com a finalidade de contribuir com a retroalimentação sistemática dos conteúdos essenciais dos cursos, de modo a favorecer o desenvolvimento profissional do acadêmico. Em resposta à metodologia comumente utilizada nas pesquisas educacionais qualitativas, especialmente na pesquisa-ação, os dados desta pesquisa serão obtidos por meio de métodos, de técnicas e de instrumentos a seguir: método documental (planos de ensino, plano de aula, PPCs, DCR, ENEM, PROVAS DE VESTIBULAR/ENADE); grupo focal; entrevistas, observação, triangulação; questionários para coletas de registros; análise textual discursiva, análise documental e protocolos verbais. O público-alvo do projeto é o corpo docente dos Cursos de Letras da UFRR e os acadêmicos das disciplinas de base pedagógica, especialmente o Estágio Supervisionado. Será realizado pelos professores dos estágios, que terão seus alunos como colaboradores da pesquisa e que, além de colaborarem com a aquisição de dados para a pesquisa, assumirão uma prática docente reflexiva e farão o registro dela em relato de experiência para agregar a pesquisa.
    • Nome do projeto: II Seminário integrado de relatos de experiências em estágio de formação docente (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , SILVA, E. C. O. , MARTINS, L. R. , CARDOZO, S. M. S. , CITO, P. C. , PEREIRA, A. B. , GOMES, E. M. B. , PEREIRA, S. P. .
      Descrição: A ação de extensão (evento) II Seminário integrado de relatos de experiências, vinculada ao Projeto de Extensão Oficinas de estágio e formação docente ? Integrando teorias e práticas, bem como ao Projeto de Pesquisa ?Os cursos de Letras da UFRR: alteridade, identidade docente e prática profissional?, promove a socialização de usos contextualizados e especializados de modos de ensino remoto de línguas ensinadas no Curso de Letras, mediada por exposição e discussão de relatos de experiências de ensino remoto, abertas a agentes da comunidade acadêmica e da sociedade civil, permitindo o conhecimento e aprimoramento de estratégias de ensino que articulem conteúdos de disciplinas do Curso de Letras da UFRR, em especial da disciplina Estágios Supervisionados em Línguas e Literaturas, e metodologias inovadoras desse modo de ensino. Ainda, promove: formação em organização e acompanhamento de ações acadêmicas com cunho extensionista para aluno/a(s) do Curso de Letras e, transversalmente, de outros cursos e programas da UFRR, por meio de monitoria(s) voluntária(s); e, formação em pesquisa com orientação especializada em temas vinculados a projetos e grupos de pesquisa de professor/a(es/as) do Curso de Letras, nos níveis de graduação e pós-graduação, do NUCELE e, transversalmente, de outros cursos e programas da UFRR. Por fim, promove a formação interdisciplinar como parte da realização prática do tripé ensino, extensão e pesquisa.
    • Nome do projeto: III Seminário integrado de relatos de experiências em estágio de formação docente (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , SILVA, E. C. O. , MARTINS, L. R. , CARDOZO, S. M. S. , CITO, P. C. , PEREIRA, A. B. , GOMES, E. M. B. , PEREIRA, S. P. .
      Descrição: A ação de extensão (evento) III Seminário integrado de relatos de experiências, vinculada ao Projeto de Extensão Oficinas de estágio e formação docente ? Integrando teorias e práticas, bem como ao Projeto de Pesquisa ?Os cursos de Letras da UFRR: alteridade, identidade docente e prática profissional?, promove a socialização de usos contextualizados e especializados de modos de ensino remoto de línguas ensinadas no Curso de Letras, mediada por exposição e discussão de relatos de experiências de ensino remoto, abertas a agentes da comunidade acadêmica e da sociedade civil, permitindo o conhecimento e aprimoramento de estratégias de ensino que articulem conteúdos de disciplinas do Curso de Letras da UFRR, em especial da disciplina Estágios Supervisionados em Línguas e Literaturas, e metodologias inovadoras desse modo de ensino. Ainda, promove: formação em organização e acompanhamento de ações acadêmicas com cunho extensionista para aluno/a(s) do Curso de Letras e, transversalmente, de outros cursos e programas da UFRR, por meio de monitoria(s) voluntária(s); e, formação em pesquisa com orientação especializada em temas vinculados a projetos e grupos de pesquisa de professor/a(es/as) do Curso de Letras, nos níveis de graduação e pós-graduação, do NUCELE e, transversalmente, de outros cursos e programas da UFRR. Por fim, promove a formação interdisciplinar como parte da realização prática do tripé ensino, extensão e pesquisa.
    • Nome do projeto: Oficinas de estágio e formação docente ? Integrando teorias e práticas (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , SILVA, E. C. O. , MARTINS, L. R. , CARDOZO, S. M. S. , CITO, P. C. , PEREIRA, A. B. , GOMES, E. M. B. , PEREIRA, S. P. .
      Descrição: A Coordenação do Curso de Letras (CCL) e o Núcleo de Estudos em Línguas Estrangeiras (NUCELE) promovem a Ação de Extensão Oficinas de estágio e formação docente ? Integrando teorias e práticas, que nascem como espaços para comunicação e discussão de temas atuais mediadas por atividades a/síncrona(s) em espanhol, francês, inglês e português, línguas que compõem os cursos e as disciplinas que formam o Curso de Letras e o NucELE, inserindo também discussões em torno da literatura, além do PIBID/Letras e do Residência Pedagógica/Letras. Estão convidado/a(s) a participar das Oficinas de estágio e formação docente, aluno/a(s) de escolas da Educação Básica, preferencialmente públicas, nos níveis fundamental e médio, interessado/a(s) no desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades de produção e compreensão escrita e oral nessas línguas, bem como no aprofundamento de conhecimentos sobre aspectos socioculturais abordados nas temáticas propostas.
    • Nome do projeto: Uma análise de romances gráficos sob a ótica dos estudos feministas (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , TEIXEIRA, F. T. F. , MARTINS, M. J. , SILVA JUNIOR, C. F. , ALVES, E. R. O. , SILVA, J. P. .
      Descrição: A presente pesquisa visa analisar as narrativas de romances gráficos (graphic novel) como gênero textual, que servem aos propósitos de interação e ação em eventos sociais. Com as mudanças da sociedade em termos econômicos, políticos e sociais, novos gêneros surgem, permitindo que novos elementos semióticos sejam combinados. Nesse sentido, os romances gráficos, como uma expansão dos conhecidos HQs (histórias em quadrinhos) apresentam-se como essa combinação de elementos discursivos que atrelam texto escrito e texto imagético, ao mesmo tempo que capturam a noção e o formato ficcional de livros de ficção. O presente trabalho buscará selecionar romances gráficos cuja temática englobe questões de gênero social (feminismo), racismo e desigualdade de classe.
    • Nome do projeto: Grama e a narrativização de uma experiência feminina sobre escravidão sexual em contexto de guerra (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOREIRA, T. A. S. , TEIXEIRA, F. T. F. .
      Descrição: Este projeto pretende analisar e discutir a narrativização da experiência de uma mulher sul coreana, Ok-sun Lee, que vivenciou a dominação de seu país pelo Império Japonês durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a culminação da Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, o Exército Japonês raptou muitas pessoas da Coreia do Sul e da China para realizarem trabalhos forçados. Não só adultos eram escravizados como também crianças, devido a pobreza, boa parte das crianças eram vendidas por suas famílias para trabalharem para o Exército Japonês. Muitas mulheres e meninas pertencentes a esse grupo de pessoas, além do trabalho escravo, viviam também a escravidão sexual, e eram chamadas de mulheres de conforto. A trajetória de Ok-sun Lee é contada por Gendry-Kim no romance gráfico chamado Grama (2020), que revela uma história de dor e sofrimento marcada pela problemática de gênero, que opera diferenciando Ok-sun Lee de seus irmãos homens, conferindo percursos e perspectivas de futuros distintos. Nesse sentido, a análise deste projeto visa tanto compreender e aprofundar o conhecimento linguístico da construção de narrativas de experiência e do gênero romance gráfico, que alia linguagem verbal e não verbal, denominadas linguagens semissimbólicas, quanto investigar a dimensão discursiva da obra, relacionando-a ao contexto sócio-histórico de sua produção e aos temas por ela suscitados. Para analisar essa narrativa, utilizar-se-á os pressupostos teórico-metodológicos propostos pela semiótica francesa que compreendem o estudo das categorias estruturais e plásticas do plano de conteúdo e do plano de expressão, junto aos estudos bakhtinianos sobre estilo e composição dos gêneros discursivos. Por ser uma pesquisa transdisciplinar, também serão utilizados a teoria feminista e os estudos culturais, promovendo a análise e discussão dos temas trazidos pelo relato dessa experiência.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras/Bacharelado em Linguistica
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
        Título: Corpo Abjeto e Nomeação
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Letras e Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2016
    • Texto Livre: Linguagem e Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Pré-Vestibular Atômico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Ensino, Preparatório para Vestibulares, Aperfeiçoamento.
        Outras informações: Literatura Brasileira e Teoria da Literatura
    • Centro Goiano de Ensino e Pós-Graduação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Federal de Roraima:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora do Magistério Superior Adjunta A