Não autenticado |

Marcelo Mari

    • Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Arte e Produção Simbólica pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2001). Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1997). Atualmente é Professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte e Filosofia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: arte moderna, estética, arte e sociedade.

       

      Links:    

    • Mobiliário Moderno em Brasília
    • MARI, M. . Sergio Rodrigues em Brasília de 1959 a 1968. : , 2023 . p. ISBN: 9786588280805.
    • MARI, M. ; ANDRADE, E. ; ALAMBERT, F. . Mário Pedrosa, revolução sensível. São Paulo : SESC/São Paulo, 2023 . 400p. ISBN: 9788594932518.
    • MARI, M. ; RUFINONI, P. R. . Ditadura, modernização conservadora e universidade: debates sobre um projeto de país. Goiânia : Editora da UFG, 2015 . 356p. ISBN: 9788572744225.
    • MARI, M. ; CALHEIROS, A. S. ; RUFINONI, P. R. . Mobiliário Moderno: das pequenas fábricas ao projeto da UnB. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2014 . 250p. ISBN: 9788523011253.
    • CALHEIROS, A. S. ; SILVA, A. G. ; MARI, M. . Marxismo e produção simbólica - periferia e periferias. São Paulo : Nankin Editorial, 2013 . 278p. ISBN: 9788577510795.
    • CAILLAUX, M. ; MARI, M. . Raymundo Collares e o cinema: dos gibis ao super 8 PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 15 , p. 1 - 23 , 2023. ISSN: 21752346.
    • MARI, M. ; LEIVAS, B. ; OSHIRO, F. Y. . Sergio Rodrigues em Brasília de 1959 a 1968 Revista Restauro , v. 6 , p. 01 - 10 , 2022. ISSN: 25271814.
    • MARI, M. . O DEBATE SOBRE A CRISE DO CONDICIONAMENTO ARTÍSTICO: ARTE CONCEITUAL NO BRASIL (1964-1975) REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA , v. 12 , p. 1 - 25 , 2022. ISSN: 22383875.
    • MARI, M. . The crisis of artistic conditioning: Mário Pedrosa, Frederico Morais and the avant-garde in Brazil (1966?75) Burlington Contemporary , v. 5 , p. 1 - 23 , 2021. ISSN: 26315661.
    • MARI, MARCELO . Surrealismo, expressionismo e arte proletária em Mário Pedrosa (1925-1933) AURORA (PUCSP. ONLINE) , v. 14 , p. 7 - 35 , 2022. ISSN: 19826672.
    • MARI, MARCELO . From cultural activism to the struggle against the coup in Brazil: visual arts on the streets STUDIES IN VISUAL ARTS AND COMMUNICATION , v. 5 , p. 01-10 - 10-10 , 2018. ISSN: 23931221.
    • MARI, MARCELO . Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre predileções artísticas modernistas e a propaganda nazista no Brasil (1924-1942) ARS (SÃO PAULO) , v. 19 , p. 399 - 445 , 2021. ISSN: 16785320.
    • MARI, MARCELO . Pauliceia nas revoluções: artes visuais e agitação política nas primeiras décadas do século XX Porto Arte , v. 26 , p. 70 - 91 , 2021. ISSN: 21798001.
    • MARI, MARCELO . Necrocapitalismo, Sensibilidade Estética e Reconversão Neoliberal do Brasil Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , v. 1 , p. 123 - 130 , 2019. ISSN: 22360719.
    • MARI, M. . Recriações à venda? Sophie Taeuber-Arp e o caso da terceira Bienal de São Paulo REVISTA MODOS , v. 4 , p. 74 - 89 , 2020. ISSN: 25262963.
    • MARI, MARCELO . Mário Pedrosa?s Turn Point: From the Good Neighbour Policy in the United States to the Brazilian Modern Project (1938?1951) AM JOURNAL OF ART AND MEDIA STUDIES (ONLINE) , v. 21 , p. 87 - 99 , 2020. ISSN: 24061654.
    • MARI, MARCELO . Contemporary Art on the Streets in Brazil (2005-2016) THE JOURNAL OF LATINO-LATIN AMERICAN STUDIES , v. 10 , p. 128 - 159 , 2019. ISSN: 15499502.
    • MARI, MARCELO . CONTROVÉRSIAS SOBRE A ARTE BRASILEIRA NA FEIRA MUNDIAL DE NOVA YORK, 1939 ANAIS DO ... ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP (ONLINE) , v. 1 , p. 3961 - 3971 , 2017. ISSN: 21758212.
    • MARI, MARCELO . O DEBATE SOBRE ARTE E AUTONOMIA POR ANTONIO CANDIDO E MÁRIO PEDROSA ANAIS DO ... ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP (ONLINE) , v. 1 , p. 3279 - 3288 , 2018. ISSN: 21758212.
    • MARI, MARCELO . Entre Cena Contemporânea e exposições sobre política: a obsessão pelo jogo de salão, afetações e galeristas Temporal: prática e pensamento contemporâneos , v. 1 , p. 96-103 - 103 , 2018. ISSN: 25943944.
    • MARI, M. . Arte pop, Arte conceptual y el golpe en Brasil (1964-1970) ESTUDIOS SOBRE LAS CULTURAS CONTEMPORÁNEAS , v. XIV , p. 85 - , 2018. ISSN: 14052210.
    • MARI, M. . Radicalidade em Frederico Morais e o debate crítico no Brasil? (1966-1979) REVISTA VIS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE , v. 16 , p. 467 - 485 , 2017. ISSN: 24472484.
    • MARI, MARCELO . ARTE DESTACADA DAS PAREDES: GALERISTAS ROUBAM GRAFITES? PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 9 , p. 128 - 141 , 2017. ISSN: 21752346.
    • MARI, MARCELO . Melancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodrigues ARS (SÃO PAULO) , v. 15 , p. 122 - 146 , 2017. ISSN: 16785320.
    • MARI, M. . Mário Pedrosa, debate between International informalism versus Latin American constructivism (1950-1965) Studies in Visual Arts and Communication , v. 2 , p. 1 - 20 , 2015. ISSN: 23911221.
    • MARI, M. . Ferreira Gullar e a crise da vanguarda brasileira: artes visuais, imperialismo e periferia capitalista (1962-1969) Artelogie (Online) , v. 1 , p. 01-15 - 15 , 2016. ISSN: 21156395.
    • MARI, M. . A trajetória crítica de Ferreira Gullar e a experiência neoconcreta Revista VIS (UnB) , v. 13 , p. 01-11 - , 2015. ISSN: 15185494.
    • MARI, M. . Coletivos de arte no Brasil, situacionismo e política na sociedade do espetáculo ARTE CONTEXTO , v. 1 , p. 1 - 15 , 2014. ISSN: 23185538.
    • MARI, M. . Frederico Morais: A Crise da Vanguarda Construtiva no Brasil (1960-70) Palíndromo , v. 1 , p. 83 - 96 , 2012. ISSN: 19849532.
    • MARI, M. . Ideologia, comunicação e visualidade: o sistema artístico detectado Sinal de Menos , v. 1 , p. 336 - 341 , 2013. ISSN: 19848730.
    • MARI, M. . Serge Guilbaut: a esquerda e a política governamental para as artes nos Estados Unidos (1930-1940) Aisthe - revista da linha de estética do programa de pós-graduação em filosofia da universidade federal do rio de janeiro , v. 5 , p. 73-83 - , 2011. ISSN: 19717827.
    • MARI, M. ; MORAES, J. R. ; ROFRE, C. ; PAULA, D. O. . Waldomiro de Deus: cinquenta anos de arte Visualidades (UFG) , v. 8 , p. 325 - 341 , 2010. ISSN: 16796748.
    • MARI, M. . América Latina: entre o planejamento urbano e o planeta favela Revista Internacional de Língua Portuguesa , v. 1 , p. 155 - 162 , 2010. ISSN: 08722587.
    • MARI, M. . Pierre Naville, Walter Benjamin e o debate sobre o surrealismo Rapsódia (USP) , v. 5 , p. 97 - 107 , 2011. ISSN: 15196453.
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e Cândido Portinari nos Estados Unidos (1942) Poiésis (Niterói) , v. 1 , p. 32 - 43 , 2010. ISSN: 15175677.
    • MARI, M. . Política das artes: Mário Pedrosa e a defesa da arte independente Visualidades (UFG) , v. 7 , p. 09 - 23 , 2009. ISSN: 16796748.
    • MARI, M. . Aproximações entre a arte brasileira e a moda Instituto da Moda , v. 1 , p. 10 - 23 , 2000. ISSN: .
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e a construção da Nova Capital. Márfio Pedrosa: revolução sensível, v. 1, p. 1 - 21, 2023.
    • MARI, MARCELO . GILLO DORFLES E L?ARCHITETTURA BRASILIANA. The Global City. The urban condition as a pervasive phenomenon, v. 4, p. 321 - 327, 2020.
    • MARI, MARCELO ; NEUBAUER, S. . Born from the Periphery ? Gui Bonsiepe?s Contribution to a Symbolic Production of Design within the Cultural-Political Context of Salvador Allende?s Chile. Taking a Stand?: Debating the Bauhaus and Modernism, v. 1, p. 1 - 14, 2021.
    • MARI, MARCELO . Apontamentos sobre Mário Pedrosa, reforma agrária e a construção da Nova Capital (1954-1959). Jornada ABCA 2019/ síntese das artes: memória e atualidade, v. 1, p. 10 - 166, 2019.
    • MARI, MARCELO . Produção simbólica e transformação cultural do Chile: subsídios de análise por Gui Bonsiepe e por Mário Pedrosa. Arte y política en América Latina durante y después de la Guerra Fría, v. 1, p. 06 - 172, 2020.
    • MARI, M. . Cuba no mercado de arte global: Realidad Ciudad Brasil-Cuba, 2012. Filosofia, Política e Engajamento, v. 1, p. 281 - 294, 2019.
    • MARI, MARCELO . Gillo Dorfles e il dibattito sull architettura brasiliana (1946-1980). LA OTRA DIRECCIÓN Percezione dell arte latinoamericana in Italia, v. 1, p. 71 - 84, 2019.
    • MARI, M. . A arquitetura brasileira no debate internacional: AICA de 1959 e a crise do projeto moderno. Arte - MEMORIA DEL 56.º CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, v. 1, p. 799 - 807, 2018.
    • MARI, MARCELO . Ferreira Gullar entre poemas visuais e bichos. ARTE CONCRETA E VERTENTES CONSTRUTIVAS: TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE TÉCNICA, v. 2, p. 215 - 224, 2018.
    • MARI, M. . Del hot pop art al arte conceptual de la guerra de guerrillas: años de plomo en Brasil. Dolor, represión y censura política en la cultura del siglo XX, v. 1, p. 265 - 276, 2017.
    • MARI, M. . A veste e o corpo: parangolé e corpo coletivo. Moda e historicidade: múltiplos olhares, v. 1, p. 139 - 149, 2017.
    • MARI, M. . Mário Pedrosa: Agitprop e arte independente na periferia capitalista. Arte e vida social - pesquisas recentes no Brasil e na França, v. 1, p. 1 - 445, 2016.
    • MARI, M. . Improviso na periferia do capitalismo e universidade interrompida. Ditadura, modernização conservadora e universidade: debates sobre um projeto de país, v. 1, p. 203 - 221, 2015.
    • MARI, M. . Produção de móveis na UnB: cadeiras de madeira e de couro. Produção de móveis na UnB: cadeiras de madeira e de couro, v. 1, p. 149 - 167, 2014.
    • MARI, M. . Dois Candangos e o legado de Sergio Rodrigues na UnB. Dois Candangos e o legado de Sergio Rodrigues na UnB, v. 1, p. 113 - 125, 2014.
    • MARI, M. . Exposição em Leverkunsen: Mário Pedrosa e a Crítica internacional. Marxismo e Produção Simbólica, v. , p. 221 - 238, 2013.
    • MARI, M. . Invasion of Privacy, Body and Contemporary Art. Crisis, Rupture and Anxiety: an interdisciplinary examination of contemporary and historical human challenges, v. , p. 128 - 139, 2012.
    • MARI, M. . A crítica de Mário Pedrosa e a reviravolta na percepção estética (anos 50 e 60). Arte Brasileira: Interaces para a contemporaneidade, v. , p. 192 - 196, 2005.
    • MARI, M. . Hundertwasser contra a Cidade: Natureza, Ecologia e a Crise da Modernidade. POÉTICAS E POLÍTICAS DA NATUREZA, v. 01, p. 73 - 78, 2009.
    • MARI, M. . Arte Contemporânea e Política: metáfora da arte para a política?. Metáforas da Arte, v. , p. 103 - 106, 2008.
    • MARI, M. . A emergência da temática social no Clube dos Artistas Modernos. Questões de Filosofia Contemporânea, v. , p. 235 - 246, 2006.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 3
    • MARI, M. . Revolução rizomática na Internet e Ricardo Rosas . Revista Paná , , 14 out. 2020.
    • MARI, M. . Curadores, artistas e arte de rua . Cadernos de direito e cultura , , 08 dez. 2020.
    • MARI, M. . Afirmativa . Afirmativa , Goiânia , 01 jan. 2013.
    • MARI, MARCELO . Necrocapitalismo, Sensibilidade Estética e Reconversão Neoliberal do Brasil. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2020 , Pelotas. XXXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Inquietações e estratégias na história da arte. Uberlândia : CBHA, 2019. p. 123 - 130.
    • MARI, MARCELO . Experiências estéticas disruptivas dos processos político-sociais conservadores no Brasil. In: IX Colóquio de História e Imagens (GEHIM/2019) , 2019 , Brasília. IX Colóquio de História e Imagens (GEHIM/2019). Goiânia : Gehim, 2019. p. 1 - 80.
    • TAGA, R. ; MARI, M. . CRÍTICA DE ARTE E TACHISMO NA 5ª BIENAL DE SÃO PAULO. In: 26º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas , 2017 , campinas. 26º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. : , 2017. p. 1 - 20.
    • MARI, M. . Monumentos públicos e justiça de transição para os crimes das ditaduras no Brasil e na Argentina. In: II Simpósio internacional pensar e repensar a Amárica Latina , 2016 , são paulo. PROLAM - II Simpósio internacional pensar e repensar a Amárica Latina. : , 2016.
    • MARI, M. . Curadores, artistas e como transformar a arte de rua em algo rentável. In: Anpap , 2016 , Porto alegre. Anais da 25 Anpap. Porto alegre : Anpap, . p. 1 - 14.
    • MARI, M. . Murals by Portinari in Washington: the American art between the Fortress of Freedom and the Democratic Realism. In: The Fine Arts and Critics: Legitimizing the Status Quo and the Social Order , 2016 , DIJON. The Fine Arts and Critics: Legitimizing the Status Quo and the Social Order. DIJON : University of Burgundy, 2016. p. 2 - 3.
    • MARI, M. . The Collectivity of Art: Collectives of Art, Class War and Peripheral Capitalism in Brazil. In: The Fourth Forum of Critical Studies: Asking Big Questions Again , 2015 , Lucca. The Fourth Forum of Critical Studies: Asking Big Questions Again. Lucca : Euroacademia, 2015.
    • MARI, M. ; DANGELO, B. . PARA UMA REVISÃO CRÍTICA DO ARQUIVO POLÍTICO DA VISUALIDADE. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual , 2015 , Goiania. VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiania : FAV-UFG, 2015. p. 167 - 178.
    • MARI, M. . Coletivos de arte, guerra de classes e capitalismo na periferia. In: Seminário América Latina: Cultura, História e Política , 2015 , Uberlândia. Seminário América Latina: Cultura, História e Política. : Pueblo Editora, 2015. p. 01 - 20.
    • MARI, M. . Poltronas para o Dois Candangos Relato de um canteiro experimental na nova capital do Brasil (1962-1965). In: Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2014 , Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Uberlândia, 2014. Uberlândia : CBHA, 2014. p. 619 - 627.
    • OLIVEIRA, A. C. ; MARI, M. . Insígnias do Projeto Moderno: Pinturas. In: Programa de iniciação científica , 2014 , Brasília. Programa de iniciação científica - UnB. : , 2014.
    • ALENCAR, M. T. L. ; MARI, M. . A crítica expandida em Frederico Morais: da folha em branco ao cubo branco. In: Programa de iniciação científica , 2014 , Brasília. Programa de iniciação científica - UnB. : , 2014.
    • MARI, M. . Canteiro de ideias e Universidade Interrompida. In: II Jornada de Filosofia Política da UnB: a Ditadura e a Universidade , 2014 , Brasília. Caderno de Resumos II Jornada de Filosofia Política da UnB: a Ditadura e a Universidade. Brasília : Universidade de Brasília, 2014. p. 33 - 34.
    • MARI, M. . Congresso da AICA em 1959: o espaço da arte e do mobiliário na arquitetura moderna. In: 23o. Encontro Nacional da ANPAP: Ecossistemas Artísticos , 2014 , Belo Horizonte. Ecossistemas Artisticos: anais do 23o. Encontro Nacional da ANPAP. : , 2014. p. 243 - 257.
    • MARI, M. . Vanguarda Socialista, formação de consciência e liberdade. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2013 , Salavador. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. : SBS, 2013. p. 1 - 15.
    • MARI, M. . Urbe ordenanda versus caos: reflexões sobre a exposição Realidad Ciudad, BRASIL-CUBA. In: I Jornada de Filosofia Política da UnB: Filosofia, Política e Engajamento , 2013 , Brasília. Caderno de Resumos I Jornada de Filosofia Política da UnB - Filosofia, Política e Engajamento. Brasília : Departamento de Filosofia - UnB, 2013. p. 22 - 23.
    • MARI, M. . Frederico Morais e a crise da vanguarda no Brasil (1960-70). In: VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria , 2012 , Campinas. VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria. Campinas : Unicamp, 2012. p. 423 - 432.
    • MARI, M. . Formação de Ambiente: primeira exposição de arte brasileira contemporânea na Europa (1959-1960). In: 22o. Encontro Nacional da ANPAP , 2013 , Belém. 22o. Encontro Nacional da ANPAP. : , 2013. p. 1974 - 1986.
    • MARI, M. . Revolução rizomática na internet. In: 12.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia , 2013 , Brasília. #12.ART. : , 2013. p. 0 - 10.
    • MARI, M. . La curaduría de Frederico Morais: Cildo Meireles y Artur Barrio, 1970. In: V Seminário Internacional Políticas de la Memoria: Arte y Memoria, miradas sobre el pasado reciente , 2012 , Buenos Aires. V Seminário Internacional Políticas de la Memoria: Arte y Memoria, miradas sobre el pasado reciente. : , 2012.
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e a crítica de arte internacional. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual , 2012 , Goiânia. V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. : , 2012.
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e a tendência construtiva nos trópicos. In: II Colóquio Marxismo e Produção Simbólica: Periferia e Periferias Outras , 2012 , Brasília. CD-Rom de dados - caderno de resumos III Colóquio Marxismo e Produção Simbólica: Periferia e Periferias Outras. : , 2012.
    • MARI, M. . Consideraçoes de Mario Pedrosa sobre a crise do circuito das artes. In: XXX Coloquio do Comite Brasileiro de Historia da Arte , 2010 , Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. : , 2010.
    • MARI, M. . Os Murais de Potinari na Biblioteca de Washimgton. In: III Encontro de História da Arte da UNICAMP , 2007 , Campinas. III Enontro Nacional de Historia da Arte. : , 2007.
    • MARI, M. . Ferreira Gullar: Poesia e artes visuais. In: V Simpósio Nacional de História Cultural: Brasília, 50 anos , 2010 , Brasília. V Simpósio Nacional de História Cultural: Brasília, 50 anos. Brasília : Universidade de Brasília, 2010. p. 1 - 12.
    • MARI, M. . A trajetória de Mário Pedrosa nos Estados Unidos e seus desdobramentos na arte brasileira. In: 1º Colóquio de Pesquisa da FAV - Cartografias: arte, design, arquitetura e seu ensino , 2009 , Goiânia. 1º Colóquio de Pesquisa da FAV - Cartografias: arte, design, arquitetura e seu ensino. Goiâniua : FAV-UFG, 2009. p. 1 - 2.
    • MARI, M. . Similaridades poéticas: livro-poema e bichos. In: 18o. Encontro Nacional da ANPAP , 2009 , Salvador. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). : , 2009.
    • MARI, M. . Invasao de privacidade: o novo territorio do corpo na arte contemporanea. In: 19o. Encontro Nacional da ANPAP , 2010 , Cachoeira. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). : , 2010.
    • MARI, M. . Arte e Utopia: a figuração brasileira na primeira metade do século XX. In: 20o. Encontro Nacional da ANPAP , 2011 , Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). : , 2011.
    • MARI, M. . América Latina na encruzilhada: arte, arquitetura e urbanismo. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia , 2011 , Curitiba. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2011.
    • MORAES, B. L. ; MARI, M. . A formação do Núcleo de Estudos Mário Pedrosa e a atualidade de seu discurso teórico sobre as artes plásticas. In: 63a. Reunião da SBPC , 2011 , Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. : , 2011.
    • MARI, M. . REVOLUÇÃO E IMAGEM NAS PÁGINAS DO RIZOMA.NET. In: seminário nacional de arte e cultura visual , 2011 , goiania. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. goiania : fav-ufg, 2011. p. 230 - 245.
    • MARI, M. . Consideraçoes de Mario Pedrosa sobre a crise do circuito das artes. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2010 , Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. : , 2010.
    • MARI, M. . Situacionismo: arte e política na sociedade do espetáculo. In: I Congresso Internacional Texto-Imagem , 2010 , São Paulo. I Congresso Internacional Texto-Imagem. São Paulo : UNIFESP - São Paulo, 2010.
    • MARI, M. . Crise da arte, tecnologia e Immobile Art. In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual , 2010 , Goiânia. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia : FAV-UFG, 2010. p. 376 - 384.
    • MARI, M. . A veste e o corpo: Parangolé e Corpo Coletivo. In: 3o. Encontro Centro-Oeste Design de Moda , 2009 , Goiânia. Anais do 3o. Encontro Centro-Oeste de Design de Moda. Goiânia : FAV/UFG, 2009. p. 2227 - 2240.
    • MARI, M. . Subsunção do debate entre teóricos da Gestalt e de Merleau-Ponty no interior da tendência construtiva brasileira. In: III Congresso de Fenomenologia do Centro-Oeste , 2009 , Goiânia. Anais III Congresso de Fenomenologia do Centro-Oeste. : , 2009. p. 50 - 50.
    • MARI, M. . Os murais de Portinari na Biblioteca de Washington. In: III Encontro Nacional de História da Arte , 2007 , Campinas. III Encontro Nacional de História da Arte. : , 2007.
    • MARI, M. . Objetividade, estrutura e correspondência entre os campos do conhecimento. In: II Encontro Nacional de História da Arte , 2006 , Campinas. Unicamp. Campinas : Unicamp, 2006.
    • MARI, M. . O grupo CAM de São Paulo. In: I Encontro Filosofia e Engajamento , 2005 , . Encontro Filosofia e Engajamento - UFPR. : UFPR, 2005.
    • MARI, M. . A crítica de Mário Pedrosa e a reviravolta na perpepção estética (anos 50 e 60). In: III Congresso em Estética e História da Arte: Arte Brasileira - Interfaces para a Contemporaneidade , 2005 , São Paulo. Arte Brasileira - Interfaces para a Contemporaneidade. São Paulo : MAC/USP, 2005.
    • MARI, M. . Aproximacoes entre a arte brasileira e a moda. In: X Encontro Latino-Americano de Faculdades de Comunicacao Social , 2000 , Sao Paulo. X Encontro Latino-Americano de faculdades de Comunicacao Social. : , 2000.
    • MARI, M. . O depoimento de Roberto Schwarz sobre o Tropicalismo. In: X Encontro Nacional da ANPAP , 1999 , São Paulo. X Encontro Nacional da ANPAP. Sao Paulo : ANPAP, 1999. p. 137 - 141.
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e o projeto construtivo na arte brasileira. In: Encontro Nacional da ANPOF , 2002 , São Paulo. Anais da ANPOF. : , 2002.
    • MARI, MARCELO . Susanne Neubauer. Brasília : Revista do VIS , 2023 (Citação em artigo)
    • MARI, M. ; RUFINONI, P. R. . Introdução sobre a Ditadura e a Universidade de Brasília. Goiânia : Editora da UFG , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • MARI, M. ; OLIVEIRA, E. D. G. . Dossiê História da Crítica de Arte no Brasil (1930 - 1970). Brasília : Departamento de Artes Visuais/ Instituto de Artes/ Universidade de Brasília , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CALHEIROS, A. S. ; SILVA, A. G. ; MARI, M. . Apresentação. São Paulo : Nankin Editorial , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MARI, M. . Paulo Leminski - Mário Pedrosa. São Paulo : Caros Amigos , 2000 (Citação em artigo)
    • MARI, M. . Enlightment. São Paulo : Pensamento , 1999 (Tradução)
    • MARI, M. . Analista dos APCNs da área de pesquisa Interdisciplinar. 2018 (Consultoria)
    • MARI, M. . Comissão julgadora FAPESP. 2017 (Assessoria)
    • MARI, M. . Avaliação de programas de pós-graduação CAPES. 2017 (Assessoria)
    • MARI, M. . Provas primas. 2015 (Parecer)
    • MARI, M. . parecer para a Revista Cadernos de História. 2013 (Parecer)
    • MARI, M. . Revista Angelus Novus. 2014 (Parecer)
    • MARI, M. . Afastamento para pós-doutorado. 2013 (Parecer)
    • MARI, M. . credenciamento em programa de pós-graduação. 2013 (Parecer)
    • MARI, M. . credenciamento em programa de pós-graduação. 2014 (Parecer)
    • MARI, M. ; OLIVEIRA, E. D. G. ; NOBREGA, C. M. . credenciamento em programa de pós-graduação. 2014 (Parecer)
    • CURI, A. S. ; MARI, M. ; NEDIALKOV, B. I. . progressão funcional de professor. 2014 (Parecer)
    • MARI, M. ; ALVIM, P. ; PUGLIESE, V. . Avaliação de plano de trabalho para estágio probatório. 2014 (Parecer)
    • MARI, M. ; PUGLIESE, V. ; ALVIM, P. ; RUFINONI, P. R. . Projeto Político Pedagógico do Curso de teoria, crítica e história da arte da UnB. 2013 (Elaboracao_de_projeto)
    • MARI, MARCELO ; NEUBAUER, S. . The Formation of an Ambience: The First Exhibition of Brazilian Contemporary Art in Austria (1959-1960). 2022 (Conferência)
    • MARI, MARCELO . Scarface e o retrato de uma civilização: críticas de Mário Pedrosa em jornal antifascista (1933-1934). 2020 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e a ação democrática, 1959. 2019 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Murals by Portinari in Washington: the American art between the Fortress of freedom and the Democratic realism. 2016 (Conferência)
    • MARI, M. . The Collectivity of Art: Collectives of Art, Class War and Peripheral Capitalism in Brazil. 2015 (Congresso)
    • MARI, M. ; DANGELO, B. . PARA UMA REVISÃO CRÍTICA DO ARQUIVO POLÍTICO DA VISUALIDADE. 2015 (Seminário)
    • MARI, M. . Ferreira Gullar, partido comunista e crítica da cultura nos anos de 1960. 2015 (Conferência)
    • MARI, M. . Coletivos de arte, guerra de classes e capitalismo na periferia. 2015 (Seminário)
    • MARI, M. . Canteiro de ideias e Universidade Interrompida. 2014 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Poltronas para o Dois Candangos ? Relato de um canteiro experimental na nova capital do Brasil (1962-1965). 2014 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Congresso da AICA em 1959: o espaço da arte e do mobiliário na arquitetura moderna. 2014 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Formação de Ambiente: primeira exposição de arte brasileira contemporânea na Europa (1959-1960). 2013 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Revolução rizomática na internet. 2013 (Comunicacao)
    • MARI, M. . O semanário Vanguarda Socialista pela formação de consciência e de liberdade. 2013 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Frederico Morais, entre assimilação e radicalidade. 2013 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Arte concreta brasiliana. 2011 (Conferência)
    • MARI, M. . Crise política e arte nos anos de 1970. 2012 (Conferência)
    • MARI, M. . Do corpo à terra: Frederico Morais, curador-crítico-artista. 2012 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e a crítica de arte internacional. 2012 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Mário Pedrosa and Jorg Lampe: an exhibition in Vienna, 1959. 2012 (Comunicacao)
    • MARI, M. . La curaduría de Frederico Morais: Cildo Meireles y Artur Barrio, 1970. 2012 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e a tendência construtiva nos trópicos. 2012 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Os Murais de Potinari na Biblioteca de Washimgton. 2007 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e a arte independente. 2009 (Conferência)
    • MARI, M. . A tendência construtiva na arte brasileira. 2010 (Conferência)
    • MARI, M. . Experiencia Neoconcreta. 2010 (Comunicacao)
    • MARI, M. . América Latina na encruzilhada: arte, arquitetura e urbanismo. 2011 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Arte e Utopia: a figuração brasileira na primeira metade do século XX. 2011 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Vanguarda Socialista e a arte brasileira. 2011 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Experiencia Neo-concreta. 2010 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Situacionismo: arte e política na sociedade do espetáculo. 2010 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Consideraçoes de Mario Pedrosa sobre a crise do circuito das artes. 2010 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Crise da Arte, tecnologia e Immobile Art. 2010 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Pierre Naville, Walter Benjamin e o Surrealismo. 2010 (Comunicacao)
    • MARI, M. . O depoimento de Roberto Schwarz sobre o tropicalismo. 1999 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Aproximações entre arte brasileira e moda. 2000 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Mário Pedrosa e o projeto construtivo na arte brasileira. 2002 (Comunicacao)
    • MARI, M. . A emergência da temática social no CAM. 2005 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Mário Pedrosa: reviravolta na percepção estética. 2005 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Ética e trabalho na socieade globalizada. 2006 (Conferência)
    • MARI, M. . Unidade, percepção estética e correspondência entre os campos de conhecimento. 2006 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Os murais de Portinari em Washington. 2007 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Do museu para a cidade: limites da experiência construtiva no Brasil. 2007 (Comunicacao)
    • MARI, M. . A veste e o corpo: Parangolé e Corpo Coletivo. 2009 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Ferreira Gullar: poesia e artes visuais. 2009 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Subsunção do debate entre teóricos da Gestalt e Merleau-Ponty no interior da tendência construtiva brasileira. 2009 (Comunicacao)
    • MARI, M. . Similaridades poéticas: livro-poema e bichos. 2009 (Comunicacao)
    • TAVARES, C. S. A. ; MARI, M. . I Coloquio Capitalismo e Produçao Simbolica. 2011 (Universidade Federal de Goias)
    • MARI, M. . I Simposio Nacional Marxismo Libertario. 2010 (Universidade Federal de Goias)
    • MARI, M. . II Colóquio Marxismo e Produção Simbólica: Periferia e Periferias Outras. 2012 (Universidade de Brasília)
    • MARI, M. ; RUFINONI, P. R. ; CALHEIROS, A. S. ; TEDÉIA, G. ; ALMEIDA, M. C. P. ; PAULA, M. G. . II Jornada de Filosofia Política da UnB: a Ditadura e a Universidade. 2014 (Universidade de Brasília)
    • ALMEIDA, C. ; TEDÉIA, G. ; MARI, MARCELO . IV Jornada de filosofia política - Direito à cidade. 2017 (Departamento de Filosofia - UnB)
    • MARI, M. ; KERN, D. . De las organizaciones panamericanas a la guerra fría: arte y cultura en América Latina. 2018 (Congresso Internacional de Americanistas)
    • CAPEL, H. S. F. ; BORGES, M. E. ; MARI, M. . IX Colóquio de História e Imagens (GEHIM). 2019 (Universidade de Brasília)
    • MARI, MARCELO ; TAVARES, M. ; ALAMBERT, F. ; ANDRADE, E. . Mário Pedrosa, 120 anos.. 2020 (Fundação Perseu Abramo; UnB e USP)
    • TAVARES, M. ; MARI, M. . Mário Pedrosa, 120 anos.. 2021 (Fundação Perseu Abramo; UnB e USP)
    • MARI, M. ; RUFINONI, P. R. . III Jornada de Filosofia Política da UnB: Estado de exceção. 2016 (Universidade de Brasília)
    • MARI, M. . Pinot Gallizio e a Internacional Situacionista. 2010
    • MARI, M. . Ética e Meio Ambiente. 2007 (Apostila de disciplina relações interpessoais)
    • HELDER, J. ; MARI, M. ; FREYMÜLLER, E. . ACTA ANATOMICA. 1995 (Revista)
    • Nome do projeto: A trajetória de Asger Jorn: Grupo COBRA e Internacional Situacionista (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARI, M. , Camilla Skovbjerg Paldam .
      Descrição: projeto de pesquisa desenvolvido em conjunto com a Professora Camilla Skovbjerg Paldam, Institute of Aesthetic Studies, Dept. of Art History, University of Aarhus
    • Nome do projeto: A trajetória de Mário Pedrosa nos Estados Unidos (1938-45) (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARI, M. .
    • Nome do projeto: Núcleo de Estudos Mário Pedrosa (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARI, M. .
    • Nome do projeto: Pinot Gallizio e a Internacional Situacionista (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARI, M. , BORGOGELLI, A. .
      Descrição: projeto de pesquisa desenvolvido junto com a professora Alessandra Borgogelli, Departamenti delle Arti Visive, Università di Bologna, Itália
    • Nome do projeto: Gillo Dorfles: arte concreta, paralelos entre Itália e Brasil (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARI, M. , GRANDI, S. .
      Descrição: A pesquisa centra-se na valorização da arte concretista italiana, em torno do MAC de Gillo Dorfles, entendido como uma tentativa de resposta provisória tanto à abstração lírica e à arte acadêmica italiana, que fora produzida pela academia italiana, estimulada pelo fascismo de Mussolini e ainda estava em vigor no ano de 1948. Dorfles refere-se a esse período de aprendizado com os artistas suíços (Max Bill e Richard Paul Lohse) como seminal para sua trajetória e entendimento da arte, principalmente no que se refere ao abandono da velha classificação entre artes maiores e menores e com isso o início de seus estudos sobre o desenho industrial. Mais do que isso, o contato com a produção concretista suíça marcou a ruptura com os laços do passado representados tanto pelas antigas vanguardas a la francesa como pela arte acadêmica doutrinária e raciada do fascismo.
    • Nome do projeto: Mobiliário Moderno em Brasília - Sergio Rodrigues (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARI, M. , HUDSON, F. , RUFINONI, P. R. , JESUS, W. L. , OSHIRO, F. Y. , MEDEIROS, B. L. , RUFINONI, M. R. .
      Descrição: Projeto de pesquisa sobre mobiliário moderno de Brasília, com ênfase no patrimônio constituído ao longo dos anos na Capital Federal e suas instituições governamentais. O projeto visa fazer levantamento e estudo circunstanciador do patrimônio mobiliário da Universidade de Brasília (UnB), mais especificamente sobre o mobiliário moderno, utilizado à época da inauguração da UnB e anos posteriores. A importância desse projeto, que conta com levantamento e posterior estudo circunstanciador para futura publicação de livro sobre mobiliário da UnB, é justamente seu ineditismo; pois, ainda que observemos a relevância de recuperação da história do mobiliário moderno nas dimensões estética e histórica, inauguradas na fundação de Brasília, nada parecido foi realizado em termos de recuperação histórica do patrimônio da UnB. Patrimônio esse fundamental para se entender um capítulo essencial da história da arte moderna, de tendência construtiva, no Brasil. O estudo e publicação inédita certamente facilitará a preservação do patrimônio histórico desta Universidade. Esse levantamento primeiro do mobiliário-insígnia, em suas peças principais, será objeto de: 1) Levantamento fixado em registro escrito e fotográfico; 2) tentativa aproximativa de datação das peças com base possível em registros existentes ou não no patrimônio da UnB ; 3) Estudo aproximativo e comparativo para averiguação de autoria das peças do mobiliário; 4) produção de textos, de caráter estético e histórico do estilos próprios de cada um dos responsáveis pela elaboração dos projetos de mobília da UnB; 5) produção de livro-catálogo sobre o mobiliário-insígnia da UnB. Com essa atividade, visamos fortalecer um dos aspectos centrais da proposta de realização das comemorações da UnB 50 anos, de promoção da cultura a partir do patrimônio de bens móveis desta Universidade, que são um capítulo fundamental da história do mobiliário brasileiro. Visamos com isso dar foco ao patrimônio da UnB, que tem sido realizado pelas principais universidades brasileiras.
    • Nome do projeto: Núcleo de Estudos Mário Pedrosa - pesquisa histórico-crítica (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARI, M. , ALAMBERT, F. C. , ARANTES, O. B. F. , RUFINONI, P. R. , ALMEIDA, M. C. P. , GALLY, M. , TAGA, R. , NEUBAUER, S. , CAILLAUX, M. .
      Descrição: Trata-se de pesquisa histórico-crítica, com ênfase na história da crítica de arte brasileira, sobre a produção artística brasileira e a interlocução entre arte e sociedade a partir do deslindamento das relações dialógicas entre estética, política e dimensão social entre as décadas de 1930 e 1970. Um estudo possível da produção a partir daí que estabelece vínculos com a arte contemporânea.
    • Nome do projeto: Conversas de lugar nenhum - construindo saberes e práticas para a educação em época de pandemia (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARI, M. , BISOL, B. .
      Descrição: Os acontecimentos que estamos vivenciando por causa da pandemia de coronavírus afetaram também de modo significativo a vida de jovens e crianças, gerando uma série de mudanças nos hábitos, cujos efeitos são significativos e detectáveis no nível psicossocial. O distanciamento social significou para estas faixas etárias o fechamento das instituições de ensino e a introdução do ensino remoto, alterando o cotidiano de jovens e crianças, limitando as possibilidades de estudo, reduzindo ao mínimo sua interação social. A compreensão da atual conjuntura é imprescindível para uma prática docente competente. Além disso, a crise gerada pela pandemia permite nos levantar um debate sobre educação que merece a participação de todos os seus atores, também em vista do retorno às aulas e da esperada fase pós-pandêmica. O objetivo principal da proposta é compreender, examinar e discutir as repercussões do estado de pandemia no contexto educacional, individuando enfoques temáticos relevantes para a formação docente, nos seus mais variados aspectos. Com essa finalidade, foi idealizado um conjunto de atividades diversificadas (palestras, aulas, rodas de conversas e workshops, de cunho interdisciplinar), realizadas a partir de uma abordagem de construção dos saberes compartilhada: participam às atividades pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras, principalmente da área de Ciências Humanas e Sociais, bem como representantes da sociedade civil, inclusive dos povos e comunidades tradicionais brasileiros.
    • Nome do projeto: Insígnias do móvel moderno (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARI, M. , CALHEIROS, A. S. .
      Descrição: Projeto de levantamento do móvel moderno na Universidade de Brasília
    • MARI, M. ; PASSOS, C. S. ; PARREIRA, S. . Prêmio Bunge. 2009 - Pintura
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: arte e produção simbólica
        Nome da Instituição: Escola de Comunicações e Artes
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas
        Ano de conclusão: 2006
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Università di Bologna
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Università di Bologna
        Ano de conclusão: 2016
      • Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Ano de conclusão: 2013
    • Centro Universitário Senac:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: professor
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Museu de Arte Contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Tecnologia de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: clt
    • Museu de Arte Contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1995 ).
        Outras informações: estágio
    • Museu de Arte Contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1995 ).
        Outras informações: bolsista COSEAS
    • Faculdade Paulista de Artes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Visualidades (UFG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Co-editor
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto 3
    • Apublicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Forma-mercadoria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Participação (UnB):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Artype:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: aperture sul contemporaneo
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • REVISTA VIS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: editor-chefe