Não autenticado |

Mariana Rodrigues Rosell

    • Doutoranda em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Mestra (2018) em História Social pela mesma instituição, com pesquisa financiada pela FAPESP. Bacharela (2013) e licenciada (2014) em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência em História do Brasil República, com ênfase nos estudos sobre as relações entre arte, cultura e política durante o regime militar brasileiro, atuando principalmente nas áreas de teatro, música e cinema, com os seguintes temas: Resistência Cultural, História do Teatro Brasileiro, Dramaturgia de Matriz Comunista, Frentismo Cultural e Teatro de Resistência. Autora do livro "'Ator sem consciência é bobo da corte': o teatro engajado brasieiro nos anos 1960 e 1970" (Paco Editorial, 2020) e co-organizadora do livro "História, teatro e mulheres: lugares e experiências femininas no teatro brasileiro" (Mentes Abertas, 2021). Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2011/2012) com o projeto "Liberdade Liberdade" (1965): uma cena do teatro de resistência, sob orientação do Professor Marcos Napolitano. Foi bolsista (2013/2015) do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação, coordenado pelo professor Eduardo Morettin (ECA/USP). Integra o Grupo de Estudos em Teatro Político (GETEPOL), vinculado ao Departamento de Letras Modernas (FFLCH/USP). É professora do Ensino Básico, atuando nos segmentos de Ensino Fundamental, Médio e Pré-Vestibular. Revisora, autora e editora autônoma de materiais didáticos impressos e digitais.

       

      Links:    

    • História, Cultura & Poder
    • ROSELL, MARIANA ; FERREIRA, Ronyere . História, teatro e mulheres: lugares e experiências femininas no teatro brasileiro. São Paulo : Mentes Abertas, 2021 . 124p. ISBN: 9786587069517.
    • ROSELL, Mariana R. . 'Ator sem consciência é bobo da corte': o teatro engajado brasileiro nos anos 1960 e 1970 (Ebook). Jundiaí : Paco Editorial, 2021 . 255p. ISBN: 9786558400011.
    • ROSELL, Mariana R. . 'Ator sem consciência é bobo da corte': o teatro engajado brasileiro nos anos 1960 e 1970. Jundiaí : Paco Editorial, 2020 . 396p. ISBN: 9786558400127.
    • ROSELL, Mariana R. . Encenando Ditadores: O Autoritarismo Latino-Americano na Dramaturgia Brasileira em 1968 EM TEMPO DE HISTÓRIAS , v. 40 , p. 251 - 268 , 2022. ISSN: 23161191.
    • ROSELL, Mariana R. . Aspectos do teatro brasileiro: modernização e engajamento político CONTRAPONTO , v. 8 , p. 309 - 327 , 2019. ISSN: 22366822.
    • ROSELL, MARIANA . Bollaín, Icíar, dir. (2010). También la lluvia [DVD, 103 min]. Espanha. Panambí. Revista de Investigaciones Artísticas , v. 3 , p. 243 - 247 , 2017. ISSN: 0719630X.
    • ROSELL, Mariana R. . Da página ao palco, do roteiro à encenação: Roda Viva de Chico Buarque (1967) e de Zé Celso (1968) PODER & CULTURA , v. 4 , p. 56 - 81 , 2017. ISSN: 23591072.
    • ROSELL, Mariana R. . Chico Buarque: dramaturgo (1967-1978) TEMPORALIDADES , v. 9 , p. 253 - 278 , 2017. ISSN: 19846150.
    • ROSELL, Mariana R. ; BATISTA, Natalia . Teatro e história: uma proposta metodológica História e Cultura , v. 6 , p. 289 - 307 , 2017. ISSN: 22386270.
    • ROSELL, Mariana R. . Política e paternidade: a temática social encenada em família REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. 5 , p. 94 - 108 , 2016. ISSN: 25258133.
    • ROSELL, Mariana R. . Em defesa do nacional-popular: o papel da voz over no documentário Partido Alto (1976-1982), de Leon Hirszman PODER & CULTURA , v. 3 , p. 178 - 194 , 2016. ISSN: 23591072.
    • ROSELL, Mariana R. . ?Mais do que nunca é preciso cantar?: o papel dos musicais do Grupo Opinião na construção da resistência democrática (1964-1966) HUMANIDADES EM DIÁLOGO (IMPRESSO) , v. VI , p. 191 - 207 , 2014. ISSN: 19826931.
    • ROSELL, Mariana R. . O projeto frustrado de Apesar de Você: A canção de Chico Buarque e o processo de redemocratização brasileiro Epígrafe , v. 1 , p. 117 - 130 , 2014. ISSN: 23188855.
    • ROSELL, Mariana R. . -MAS, AFINAL, O QUE É LIBERDADE?-: O ESPETÁCULO LIBERDADE LIBERDADE (1965) E A RESISTÊNCIA CULTURAL AO REGIME MILITAR CADERNOS DE CLIO , v. 4 , p. 231 - 254 , 2013. ISSN: 22370765.
  • Capítulos publicados: 2
    • ROSELL, MARIANA . Por que Joana não pode ser Maria? A mulher do povo no teatro engajado brasileiro. História, teatro e mulheres: lugares e experiências femininas no teatro brasileiro, v. 1, p. 55 - 77, 2021.
    • ROSELL, MARIANA . Roda viva 'aqui e agora': reinvenção e resistência 50 anos depois. História, teatro e experiências estético-políticas, v. , p. 119 - 136, 2020.
    • ROSELL, Mariana R. . Teatro. João das Neves . Folha de São Paulo. Ilustríssima , São Paulo , 04 out. 2015.
    • ROSELL, Mariana R. . Diálogos, tensões e debates em torno da peça 'Papa Highirte' (Oduvaldo Vianna Filho, 1968). In: II Seminário Linhas de Pesquisa - História Social , 2022 , São Paulo. Caderno de Resumos do II Seminário Linhas de Pesquisa - História Social. São Paulo : USP, 2022. p. 126 - 127.
    • ROSELL, Mariana R. . Os diálogos dissonantes acerca da América Latina entre Glauber Rocha e Oduvaldo Vianna Filho. In: XV Encontro Internacional da ANPHLAC , 2022 , Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos do XV Encontro Internacional da ANPHLAC. Foz do Iguaçu : ANPHLAC, 2022. p. 110 - 110.
    • ROSELL, Mariana R. . Encenando ditadores: o autoritarismo latino-americano na dramaturgia brasileira (1968). In: II Encontro Regional de HIstória do Paraná , 2021 , União da VItória. Caderno de Resumos do II Encontro Regional de HIstória do Paraná. União da Vitória : , 2021. p. 25 - .
    • ROSELL, Mariana R. . Militância em debate: 'Papa Highirte' (1968) e os dilemas do PCB no final dos anos 1960. In: XXV Encontro Estadual de História , 2020 , São Paulo. XXV Econtro Estadual de História. Caderno de Resumos.. São Paulo : ANPUH-SP, 2020.
    • ROSELL, Mariana R. . Vianinha lê a América Latina. In: Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020 , 2020 , São Paulo. Caderno de Resumos do Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. São Paulo : FFLCH-USP, 2020. p. 163 - .
    • ROSELL, Mariana R. . Notícias de um teatro em luta: o teatro brasileiro nas páginas da revista cubana Conjunto. In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2018 , Mariana. XIII Encontro Internacional da ANPHLAC - Caderno de Resumos. : , 2018.
    • ROSELL, Mariana R. . 'Enquanto que a raiva é um privilégio do injusto': a questão da consciência na dramaturgia brasileira de matriz comunista (anos 1970). In: XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os Preconceitos: História e Democracia , 2017 , Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília : ANPUH, 2017.
    • ROSELL, Mariana R. . ?Enquanto que a raiva é um privilégio do injusto?: a questão da consciência na dramaturgia brasileira de matriz comunista (anos 1970). In: XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os Preconceitos: História e Democracia , 2017 , Brasília. XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os Preconceitos: História e Democracia - Caderno de resumos. Brasília : ANPUH, 2017. p. 124 - 125.
    • ROSELL, Mariana R. . ?Você quer ser herói eu quero fazer a revolução?: reflexões sobre autoritarismo e revolução na América Latina a partir da peça Papa Highirte. In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2016 , Campo Grande. Anais do XII Encontro Internacional da ANPHLAC. Campo Grande : ANPHLAC, 2016. p. 1 - 14.
    • ROSELL, Mariana R. . O teatro como comentador e interventor da realidade: uma ponte entre passado e presente através da peça Gota d'água (Chico Buarque e Paulo Pontes, 1975). In: Encontro Internacional Pensar o futuro: a história que tecemos e a história que queremos , 2017 , SAO PAULO. Encontro Internacional Pensar o futuro: a história que tecemos e a história que queremos - Sinopses. : , 2017. p. s/n - .
    • ROSELL, Mariana R. . ?Sobre a imensidão do meu penar?: a função épica da música popular em Rasga coração (Oduvaldo Vianna Filho, 1974). In: III Colóquio Internacional História e Música: Tempos de música e seus fazeres , 2016 , Franca. Caderno de Resumos do III Colóquio Internacional História e Música: Tempos de música e seus fazeres. : , 2016. p. 18 - 18.
    • ROSELL, Mariana R. . ?Você quer ser herói eu quero fazer a revolução?: reflexões sobre autoritarismo e revolução na América Latina a partir da peça Papa Highirte (Oduvaldo Vianna Filho, 1968). In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2016 , Campo Grande. Caderno de Resumos. : , 2016. p. 83 - 83.
    • ROSELL, Mariana R. . Dramaturgia Brasileira nos anos 1970: reorganização e resistência. In: IV Encontro de Pesquisa em História , 2016 , Belo Horizonte. Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-graduação em História da UFMG. (Suplemento, 2015). Belo Horizonte : Departamento de História/FAFICH - UFMG, 2016. p. 243 - 250.
    • ROSELL, Mariana R. . A revolução do dia-a-dia: expressões da cultura política comunista em O último carro (1967/1976) e Rasga Coração (1974/1979). In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios , 2015 , Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. : ANPUH, 2015.
    • ROSELL, Mariana R. . A revolução do dia-a-dia: expressões da cultura política comunista em O último carro (1967/1976) e Rasga Coração (1974/1979). In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios , 2015 , Florianópolis. Caderno de Resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. Florianópolis : ANPUH, 2015. p. 804 - 805.
    • ROSELL, Mariana R. . Dramaturgia Brasileira nos anos 1970: reorganização e resistência. In: IV Encontro de Pesquisa em História , 2015 , Belo Horizonte. IV Encontro de Pesquisa em História - Caderno de Resumos. Belo Horizonte : FAFICH, 2015. p. 174 - 175.
    • ROSELL, Mariana R. . 'Mais do que nunca é preciso cantar': o papel dos musicais do grupo Opinião na construção da resistência democrática (1964-1966). In: IV Encontro de Pesquisa na Graduação em História , 2014 , São Paulo. IV Encontro de Pesquisa na Graduação em História. : , 2014.
    • ROSELL, Mariana R. . 'Liberdade Liberdade' (1965): uma cena do teatro de resistência. In: III Encontro de Pesquisa na Graduação em História , 2012 , São Paulo. III Encontro de Pesquisa na Graduação em História. : , 2012.
    • ROSELL, Mariana R. . 'Liberdade Liberdade' (1965): uma cena do teatro de resistência. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2012 , São Paulo. Anais do 20º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2012.
    • ROSELL, Mariana R. . 'Liberdade Liberdade' (1965): uma cena do teatro de resistência. In: XXI Encontro Estadual de História ? ANPUH-SP: Trabalho, cultura e memória , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH-SP, 2012.
    • ROSELL, Mariana R. . O(s) lugar(es) dos oprimidos no teatro brasileiro. Campinas : Ideias , 2018 (Resenha)
    • ROSELL, Mariana R. . Bollaín, Icíar, dir. (2010). También la lluvia (DVD, 103 min). Espanha.. Valparaíso - Chile : Panambi , 2016 (Resenha)
    • ROSELL, Mariana R. . Entre a ficção e a história: Santa Evita, de Tomás Eloy Martínez.. São Paulo : Humanidades em Diálogo , 2016 (Resenha)
    • ROSELL, MARIANA . A pipa de Diógenes. 2022 (Consultoria)
    • ROSELL, Mariana R. . Parecer de artigo para a revista Epígrafe. 2021 (Parecer)
    • ROSELL, Mariana R. . Parecer de artigo para a revista Em Tempos de História. 2021 (Parecer)
    • ROSELL, MARIANA . Sínthia. 2016 (Consultoria)
    • ROSELL, Mariana R. . Sínthia. 2014 (Consultoria)
    • ROSELL, Mariana R. . Parecer de artigo para a revista Epígrafe. 2017 (Parecer)
    • ROSELL, Mariana R. . Papa Highirte y América Latina. Una construcción de diálogos dissonantes (1968-1980). 2023 (Seminário)
    • ROSELL, Mariana R. . Teatro e/na democracia - Brasil: anos 1950, 1960 e 1970. 2023 (Conferência)
    • ROSELL, Mariana R. . Diálogos, tensões e debates em torno da peça 'Papa Highirte' (Oduvaldo Vianna Filho, 1968). 2022 (Seminário)
    • ROSELL, Mariana R. . Os diálogos dissonantes acerca da América Latina entre Glauber Rocha e Oduvaldo Vianna Filho. 2022 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. ; MARQUES, F. ; CAMPOS, Claudia de A. . Narrar é resistir: Augusto Boal e os espetáculos musicais. 2021 (Outra)
    • ROSELL, Mariana R. . Premiação-Proibição: a América Latina de Oduvaldo Vianna Filho e a política cultural do regime militar. 2021 (Conferência)
    • ROSELL, Mariana R. . Encenando ditadores: o autoritarismo latino-americano na dramaturgia brasileira (1968). 2021 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . Premiação-Proibição: os concursos do Serviço Nacional de Teatro (SNT) e os vetos da censura. 2020 (Conferência)
    • ROSELL, Mariana R. . Militância em debate: 'Papa Highirte' (1968) e os dilemas do PCB no final dos anos 1960. 2020 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . Vianinha lê a América Latina. 2020 (Comunicacao)
    • ROSELL, MARIANA . Teatro e realidade brasileira: cartografia de um debate. 2018 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . Notícias de um teatro em luta: o teatro brasileiro nas páginas da revista cubana Conjunto. 2018 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . Entre a escrita dramatúrgica e a escrita cênica: o fenômeno Roda-viva (1967/1968). 2017 (Outra)
    • ROSELL, Mariana R. . Teatro e revolução: do projeto revolucionário à sobrevivência diária.. 2017 (Conferência)
    • ROSELL, Mariana R. . A cultura e a revolução, os comunistas e as artes: Teatro de Arena de São Paulo em defesa do realismo crítico. 2017 (Simposio)
    • ROSELL, Mariana R. . ?Enquanto que a raiva é um privilégio do injusto?: a questão da consciência na dramaturgia brasileira de matriz comunista (anos 1970). 2017 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . O teatro como comentador e interventor da realidade: uma ponte entre passado e presente através da peça Gota d'água (Chico Buarque e Paulo Pontes, 1975). 2017 (Outra)
    • ROSELL, Mariana R. . 'Sobre a imensidão do meu penar': a função épica da música popular em Rasga coração (Oduvaldo Vianna Filho, 1974). 2016 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . ?Você quer ser herói eu quero fazer a revolução?: reflexões sobre autoritarismo e revolução na América Latina a partir da peça Papa Highirte (Oduvaldo Vianna Filho, 1968). 2016 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . Censura e resistência no teatro durante o regime militar (1969-1979). 2016 (Conferência)
    • ROSELL, Mariana R. . Frentismo e nacional-popular: o lugar da MPB no show Opinião (1964). 2015 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . A revolução do dia-a-dia: expressões da cultura política comunista em O último carro (1967/1976) e Rasga Coração (1974/1979).. 2015 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . Dramaturgia brasileira nos anos 1970: reorganização e resistência. 2015 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . O teatro brasileiro durante o regime militar: panorama histórico da resistência nos palcos. 2014 (Conferência)
    • ROSELL, Mariana R. . .'Mais do que nunca é preciso cantar': o papel dos musicais do grupo Opinião na construção da resistência democrática (1964-1966). 2014 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . 'Liberdade Liberdade' (1965): uma cena do teatro de resistência. 2012 (Simposio)
    • ROSELL, Mariana R. . 'Liberdade Liberdade' (1965) e a resistência cultural ao regime militar. 2012 (Conferência)
    • ROSELL, Mariana R. . 'Liberdade Liberdade' (1965): uma cena do teatro de resistência. 2012 (Outra)
    • ROSELL, Mariana R. . 'Liberdade Liberdade' (1965): uma cena do teatro de resistência. 2012 (Comunicacao)
    • ROSELL, Mariana R. . O retorno do rei. 2017 Folha de São Paulo
    • ROSELL, Mariana R. . Projeto Meu Vinil Favorito - Clube da esquina (1972). 2015 Tumblr.com
    • ROSELL, Mariana R. ; SPOSITO, M. A. R. . Desvendando as tiras da Mafalda. 2021 Canal do Youtube Maestro Marco Aurelio Rocha Sposito
    • ROSELL, Mariana R. ; LUNARDI, R. ; BOSI, T. . I Encontro de Música Popular Brasileira: A MPB em questão. 2015 ()
    • ROSELL, Mariana R. ; BATISTA, Natalia. . I Colóquio Teatro e História: diálogos possíveis. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • ROSELL, Mariana R. . II Seminário Linhas de Pesquisa ? História Social USP. 2022 (Programa de Pós-Graduação em História Social - FFLCH/USP)
    • ROSELL, Mariana R. . As histórias na História - Guerras e Guerreiros. 2017 (A Casinha Ateliê - Psicologia, Educação & Arte)
    • ROSELL, Mariana R. . As histórias na História - Guerras e guerreiros. 2017 (A Casinha Ateliê - Psicologia, Educação & Arte)
    • ROSELL, Mariana R. ; MANSUR, B. . As histórias na História - Mitos e lendas da Idade Média. 2017 (A Casinha Ateliê - Psicologia, Educação & Arte)
    • ROSELL, Mariana R. . As histórias na História - Mitos e lendas da Idade Média. 2017 (A Casinha Ateliê - Psicologia, Educação & Arte)
    • ROSELL, Mariana R. ; PONCE, A. L. G. . O regime militar e o ensino de Humanidades. 2018 (Instituo de Física da USP)
    • ROSELL, Mariana R. . Produção cultural na América Latina. 2018 (Instituto de Física da USP)
    • ROSELL, Mariana R. . O teatro de Chico Buarque. 2018 (Tapera Taperá)
    • ROSELL, MARIANA . Teatro e política no Brasil. 2019 (Tapera Taperá)
    • ROSELL, MARIANA . O regime militar e o ensino de humanidades. 2019 (USP)
    • ROSELL, MARIANA . Aspectos metodológicos da pesquisa em Teatro e História. 2019 (Fundação Santo André)
    • ROSELL, MARIANA . O teatro de Chico Buarque. 2019 (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc)
    • ROSELL, Mariana R. . O teatro de Oduvaldo Vianna Filho. 2019 (Tapera Taperá)
    • ROSELL, Mariana R. ; NAPOLITANO, Marcos ; PONCE, A. L. G. ; HEREDIA, C. R. ; RIBEIRO, D. R. ; SOUZA, F. S. ; FRANCISCO, F. T. R. ; SEAWRIGHT, L. ; OLIVEIRA, L. M. ; CARTOCE, R. E. ; PAZZANNESE, R. F. E. ; BOSI, T. . O regime militar e o ensino de Humanidades. 2017 (Instituto de Física da USP)
    • ROSELL, Mariana R. . O regime militar e o ensino de humanidades. 2018 (Instituto de Física da USP)
    • ROSELL, Mariana R. . 'Liberdade Liberdade': uma cena do teatro de resistência. 2012
    • ROSELL, Mariana R. . Comunistas em cena: a dramaturgia de esquerda na resistência ao regime militar (1973 - 1979). 2016
    • ROSELL, Mariana R. . Comunistas em cena: a dramaturgia de esquerda na resistência ao regime militar (1973 - 1979). 2017
    • ROSELL, Mariana R. ; MORETTIN, E. . Levantamento bibliográfico sobre cinema e história. 2015 (Levantamento bibliográfico)
    • ROSELL, Mariana R. ; MORETTIN, E. . 'Filmes de ficção e o regime militar. 2014 (Levantamento filmográfico)
    • ROSELL, Mariana R. ; MORETTIN, E. ; FELTRIN, R. D. . Teses e dissertações sobre cinema e regime militar brasileiro.. 2014 (Levantamento bibliográfico)
    • ROSELL, Mariana R. ; MORETTIN, E. ; FELTRIN, R. D. . Teses e dissertações sobre cinema e história.. 2014 (Levantamento bibliográfico)
    • ROSELL, Mariana R. ; MORETTIN, E. . Documentários e o regime militar. 2014 (Levantamento filmográfico)
    • Nome do projeto: "Liberdade Liberdade" (1965): uma cena do teatro de resistência (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSELL, Mariana R. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Marcos Napolitano. Compreendeu a análise da peça teatral "Liberdade Liberdade" com o objetivo de identificar e problematizar a sua inserção no conjunto da resistência cultural ao regime militar brasileiro.
    • Nome do projeto: Cinema e história no Brasil: estratégias discursivas do documentário na construção de uma memória sobre o regime militar (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSELL, Mariana R. , MORETTIN, E. , AGUIAR, Carolina Amaral de , KORNIS, M. A. , CARDENUTO FILHO, R. , GUTFREIND, C. F. , LUSNICH, A. L. , DAVILA, I. V. , FOSTER, Lila , FELTRIN, R. D. , NAPOLITANO, Marcos , STIGGER, Helena , SELIPRANDY, Fernando. , KAMINSKI, R. , ADAMATTI, M. .
      Descrição: O projeto pretende discutir as relações entre cinema e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar, analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos. Ao mesmo tempo, pretende mapear a discussão teórica sobre o campo, realizando, dentre outras ações, o levantamento da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil sobre história e cinema
    • Nome do projeto: Comunistas em cena: a dramaturgia de esquerda na resistência ao regime militar (1973 - 1979) (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSELL, Mariana R. .
      Descrição: Desde o início do regime militar brasileiro, a cultura teve um papel fundamental para a atuação das oposições. O teatro, especificamente, foi um espaço de importantes manifestações de resistência, dando lugar a diferentes projetos políticos, promovendo e refletindo importantes debates acerca dos diversos posicionamentos das esquerdas diante do regime autoritário. O presente projeto tem por objetivo contribuir para o estudo historiográfico do teatro, relativamente pouco estudado pela historiografia da arte engajada dos anos 1960 e 1970, se comparado com outros temas. Buscamos compreender qual o lugar da dramaturgia comunista no contexto de resistência ao governo militar e como o projeto político vinculado à tradição do Partido Comunista Brasileiro (PCB) se manifestou no teatro. Nossa principal hipótese é que, apesar da ausência de uma política cultural oficial desde o PCB, o teatro se constituiu no principal porta voz do projeto político desse partido, tendo suas orientações, como a resistência democrática, o frentismo cultural e a luta política (em detrimento da luta armada) como elementos aglutinadores da temática das peças dos dramaturgos de inspiração marxista. Para isso, concentraremos nossa análise em quatro peças bastante representativas do período tanto em termos dramatúrgicos como em termos políticos: O Último Carro (1967/1976), de João das Neves; Um grito parado no ar (1973), de Gianfrancesco Guarnieri; Rasga Coração (1974/1979), de Oduvaldo Vianna Filho e Gota D?Água (1975), de Paulo Pontes e Chico Buarque.
    • Nome do projeto: A América Latina na cena brasileira durante o regime militar (1968 - 1980) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSELL, Mariana R. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar e compreender o lugar ocupado pela América Latina na cultura brasileira dos anos 1960, trabalhando especialmente com os debates entre artistas manifestados em suas obras, sobretudo peças de teatro. A proposta é entender como as dinâmicas latinoamericanas foram mobilizadas pela cultura brasileira em termos de regime militar e observar as diferentes propostas e compreensões da história e da política latinoamericana.
    • Nome do projeto: Antonio Benetazzo: permanências do sensível (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSELL, Mariana R. , CARDENUTO FILHO, R. .
      Descrição: Projeto dedicado ao resgate da trajetória e da obra artística de Antonio Benetazzo (1941-1972). Com realização da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade, o projeto tem curadoria de Reinaldo Cardenuto e resultará, no primeiro semestre de 2016, no lançamento de um livro, de um documentário e de uma exposição intitulada "Antonio Benetazzo: permanências do sensível". O projeto busca tornar pública a obra de Benetazzo, retirar do esquecimento histórico a biografia e os desenhos desse artista plástico brutalmente assassinado pela ditadura em outubro 1972.
    • Nome do projeto: GETEPOL - Grupo de Estudos em Teatro Político (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSELL, Mariana R. , SANTOS, P. F. .
      Descrição: O Grupo de Estudos em Teatro Político (GETEPOL) constitui-se como um espaço de debate e investigação acerca das manifestações teatrais associadas ao conceito de "teatro político" no panorama latino-americano a partir da década de 1960. Coordenados pela Ma. Patrícia Freitas, pesquisadora da Universidade de S. Paulo, os encontros entre diversos pesquisadores da área e interessados em geral objetivam a articulação de saberes, bem como a reflexão crítica sobre categorias estéticas e formais teatrais, possuindo como eixo norteador as relações produtivas entre arte e sociedade.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: "Liberdade Liberdade" (1965): uma cena do teatro de resistência
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Casa Guilherme de Almeida
        Ano de conclusão: 2022
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Memória do Circo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Estágio supervisionado junto ao Núcleo de Acervo do Centro de Memória do Circo - Departamento do Patrimônio Histórico/Secretaria Municipal de Cultura - SP. Concentração nas áreas de higienização, acondicionamento e descrição da documentação têxtil e tridimensional.
        Outras informações: Acervista
    • Rede Emancipa de Educação Popular:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisa iconográfica para o livro 1964: do golpe à democracia, publicado pela editora Hedra.
        Outras informações: Pesquisadora
    • Fundação Bienal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Responsável por realizar visitas guiadas com grupos escolares e espontâneos na 29ª Bienal de São Paulo. Desenvolver atividades artísticas em ateliês.
        Outras informações: Arte-Educadora
    • Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Monitora
    • Secretaria de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Assistente de pesquisa no Projeto Antonio Benetazzo: permanências do sensível
        Outras informações: Assistente de pesquisa
    • Conservatório Musical Leopoldo Miguez:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Ministrou a disciplina História da Arte para os alunos do curso técnico de Música.
        Outras informações: Professora
    • Farol Santander:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Assistente Cultural no Farol Santander. Responsável pela recepção do público visitante, pela apresentação histórica do edifício e dos andares culturais.
        Outras informações: Assistente Cultural
    • Colégio Doutor Walter Belian:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Secretária da ANPHLAC.
        Outras informações: Secretária
    • J. Piaget Sistema de Ensino:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Assistente editorial do material didático de História e Geografia do Fundamental I. Produção de material didático multimídia e elaboração de cadernos de atividades de ciências humanas para o ensino fundamental I e II. Elaboração de manuais para professores, planos de aula e sequências didáticas com orientações para desenvolvimento do conteúdo em sala de aula, atividades extras e instrumentos avaliativos. Edição de materiais didáticos para adequação da produção à BNCC.
        Outras informações: Assistente Editorial
    • Editora FTD:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2020 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do Grupo de Estudos em Teatro Político (GETEPOL).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Saber Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Elaboração de materiais didáticos para a coleção Jornadas História.
        Outras informações: Autora de material didático
    • Universität Hamburg:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Realização de estágio doutoral como pesquisadora visitante junto ao Oberseminar, Semestre de Verano 2023, coordenado pelo Professor Ulrich Mücke e voltado para estudos de História da América Latina.Apresentação de pesquisa:Papa Highirte y América Latina. Una construcción de diálogos dissonantes (1968-1980)
        Outras informações: Pesquisadora Visitante