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Odílio Alves Aguiar

    • possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998). Professor efetivo concursado da Universidade Federal do Ceará desde 1987 e titular desde abril de 2015. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, política, violência, natureza e técnica.

       

      Links:    

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    • Holanda, Francisco Uribam Xavier de ; AGUIAR, O. A. . Neoliberalismo e Ética. São Paulo : All Print , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • AGUIAR, O. A. . O Mal e a Pluralidade: O Caminho de Hannah Arendt em direção à Vida do Espírito (tradução do inglês para o Português). Rio de janeiro : Relume Dumará , 2001 (Tradução)
    • AGUIAR, O. A. ; BATISTA, J. E. ; PINHEIRO, J. D. . As Ciências Humanas e a Contemporaneidade (Apresentação). Fortaleza : Demócrito Rocha , 2001 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
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    • AGUIAR, O. A. . Representante da área de Filosofia/Teologia junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFC. 2005 (Assessoria)
    • AGUIAR, O. A. . Representante do ICA junto ao CEPE da UFC. 2011 (Assessoria)
    • AGUIAR, O. A. . Afastamento da UFC para realizar Colaboração técnica na UFPR. 2007 (Outra)
    • AGUIAR, O. A. . Consultor da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP) para área de Humanidades. 2005 (Consultoria)
    • AGUIAR, O. A. . Consultor AD HOC da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraiba (FAPESQ). 2004 (Consultoria)
    • AGUIAR, O. A. . Avaliador das Condições de Ensino dos Cursos de Graduação em Filosofia pelo MEC. 2004 (Outra)
    • AGUIAR, O. A. . Editor da Série Filosofia das Edições UFC. 2002 (Outra)
    • AGUIAR, O. A. . Hannah Arendt e o direito. 2016 (Comunicacao)
    • AGUIAR, O. A. . Hannah Arendt e o direito. 2016 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . Totalitarismo e Democracia em Hannah Arendt. 2016 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . A Condição Humana em Hannah Arendt. 2016 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . Hannah Arendt sobre o trabalho, a questão social e filosofia da história. 2012 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . Natureza e política em Hannah Arendt. 2010 (Comunicacao)
    • AGUIAR, O. A. . O Totalitarismo segundo Hannah Arendt. 2008 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . Técnica e política: a biopolítica. 2008 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . A Política na sociedade do cnhecimento. 2008 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . A Política na Sociedade do Conhecimento. 2007 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . Temas de Ética e Política. 2004 (Outra)
    • AGUIAR, O. A. . Ética e Direito em Hannah Arendt. 2004 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . Perspectivas teóricas nas ciências socias. 2001 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . A categoria do Mal em Hannah Arendt. 2001 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . Ética, Técnica e Política. 2003 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . O lugar da política na civilização tecnológica. 2003 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . O Filósofo como contador de histórias em Hannah Arendt. 2003 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . A efetivação da justiça através do direito. 2004 (Conferência)
    • AGUIAR, O. A. . Ética e Dissenso em Hannah Arendt. 2001 (Simposio)
  • Organização de eventos: 7
    • AGUIAR, O. A. . 50 Anos de Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt. 2001 (Universidade Federal do Ceará)
    • AGUIAR, O. A. . Ciclo de Palestras Públicas em Filosofia e Direitos Humanos. 2005 (Universidade Federal do Ceará)
    • AGUIAR, O. A. . CONVERSAÇÕES FILOSÓFICAS. 2002 (ufc)
    • AGUIAR, O. A. . Palestras Públicas Pensando a Política. 2004 (UFC)
    • AGUIAR, O. A. ; ALMEIDA, J. C. S. . I ENCONTRO DE PESQUISA EM FILOSOFIA DA UFC. 2009 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)
    • AGUIAR, O. A. . V Encontro Hannah Arendt. 2011 (Universidade Federal do Ceará)
    • CHAGAS, E. F. ; AGUIAR, O. A. . Pensando a Democracia. 2006 (UFC)
    • AGUIAR, O. A. . Pensamento político de H. Arendt. 1998 (SBPC)
    • AGUIAR, O. A. . Representante de área (Filosofia) no Comitê do Pibic da UFC. 2011
    • Nome do projeto: Aspectos éticos do pensamento de Hannah Arendt (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, O. A. .
      Descrição: A pesquisa visa explicitar conceitos e temas presentes na reflexão arendtiana tipificadores do seu pensamento, tais como: governo totalitário, veracidade e propaganda, técnica, mal, legitimidade, amizade, poder, violência, revolução, liberdade, direitos humanos, conhecimento e política, questão judaica, educação, questão social, entre outros.
    • Nome do projeto: Natureza e política na filosofia contemporânea (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, O. A. .
      Descrição: O projeto enseja pesquisar na conceitografia ético-politica contemporânea a relação entre política e naturalização dos homens. O foco será dirigido para o paradoxo apontado por Giorgio Agamben entre a crescente formalização das instituições a partir da modernidade (direito, economia, ciência, Estado etc) e o aparecimento de elementos naturalizantes na constituição dessa mesma sociedade (violência, guerra, multidão, massificação, manipulação, consumismo etc). Serão explorados, no primeiro momento, o conceito frankfurtiano de 'sociedade administrada', totalitarismo em Hannah Arendt, biopoder em Foucault e Giorgio Agamben, espetáculo em Guy Debord e império em Antônio Negri. Outros autores poderão constar na medida em que a pesquisa for sendo aprofundada, como, por exemplo, Alexis de Tocqueville, Gabriel Tarde, Elias Canetti, Hans Jonas e outros. Por fim será feito uma avaliação crítica da categoria biopolítica e, assim, esperamos chegar aos limites e alcance desse conceito.
    • Nome do projeto: Paradoxos da pertença: a Política de Aristóteles (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, O. A. .
      Descrição: Seguindo a afirmação de S. Tomás segundo a qual a natureza é a encruzilhada na qual se encontram todos os conceitos aristotélicos, a pesquisa enseja apresentar e discutir o conceito de natureza (Physis) na Política (Politéia) de Aristóteles. A pesquisa ambiciona verificar em que medida o conceito de natureza, presente na Física e na Metafísica, é apropriado para articular os temas da ética e da política e qual sua metodologia. Objetivamos evidenciar como o conceito de natureza perpassa todos os temas da obra Política, tais como Cidade (Polis), Justiça (diké), virtude política (Aretê politiké), Regime e Constituição (Politeia), revolução (metabolê), formação (Paideia), felicidade (eudaimonia), bem como os paradoxos implicados: participação e exclusão, cidadania e escravidão, natureza e formação, estabilidade (asphaleia), preservação (soteria) e revolução.
    • Nome do projeto: PROF-FILO: PRÁTICAS DIÁLÓGICAS PARA O ENSINO DA FILOSOFIA (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, O. A. .
      Descrição: O diálogo argumentativo parece possuir uma grande importância no ensino da filosofia como disciplina escolar instituída. Pelo menos é o que deixa entender as orientações estabelecidas pelos PCNs referentes ao ensino de Filosofia no Ensino Médio onde é dito que a competência e habilidade de ?debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes? (p. 61) é uma espécie de ?competência-síntese? de todas as competências previstas para serem desenvolvidas pelos alunos através das aulas de filosofia. Além disso, a representação comum presente no imaginário dos professores e também dos alunos do que seria ou deveria ser uma ?boa? aula de filosofia inclui quase sempre a referência a uma aula onde há diálogo, debate, discussão, envolvendo tanto o professor e os alunos, quanto os alunos entre si. Entretanto, na prática, tudo se passa como se essa dimensão dialógica tivesse um papel secundário no ensino e aprendizagem da Filosofia. Na formação dos estudantes, e também na dos professores, aprende-se essencialmente a se fazer dissertações e muito pouco a falar filosoficamente diante de um público ou a dialogar filosoficamente sobre uma questão. E, no entanto, parece haver um consenso entre os psicólogos sociais e pedagogos que a ?interação?, notadamente a verbal, pode ser fonte de aprendizagem. Estudos, nessa área, mostram que as crianças e os adolescentes são capazes de descobrir, discutindo entre eles sob a direção de um adulto, noções que nenhum deles dominava antes da interação e que se a interação é prolongada por atividades verbais de tomada de consciência e retorno reflexivo sobre as atividades mentais, em especial aquelas que permitiram alcançar o objetivo, a transferência das aquisições, isto é, a capacidade de descontextualizar e re-contextualizar necessária para estabelecer a aprendizagem, é reforçada. Ora, se a confrontação entre pares tem o poder de produzir conhecimento, o debate dialógico em classe, desde que organizado a este fim, se mostra não apenas como um meio de exprimir um pensamento filosófico, mas um suporte, distinto dos textos filosóficos, para se ascender a ele e, portanto, uma ferramenta pedagógica fundamental para o ensino da filosofia. Portanto, partindo da hipótese de que uma pedagogia interativa, fundada na interação verbal entre os alunos, poderia facilitar a aprendizagem do filosofar, o projeto se propõe a investigar e analisar as condições de possibilidade de uma verdadeira confrontação filosófica pelo diálogo entre os alunos na sala de aula, como por exemplo, o tipo de situação favorável, as regras do jogo que devem ser estabelecidas e respeitadas; os critérios de ?filosoficidade? das argumentações, etc. com o objetivo de desenvolver um referencial didático-metodológico para o recurso e aplicação de práticas dialógicas no ensino de filosofia em nível médio. O desenvolvimento da pesquisa, de caráter eminentemente teórico-investigativo e propositivo, será realizado a partir de leituras, análises e discussões filosóficas dos textos e autores selecionados, considerando a tradição filosófica sobre o tema, em especial, a hermenêutica de Gadamer e a concepção do diálogo platônico, através de estudos individuais e em grupos de pesquisa, bem como via exercícios de aplicação metodológica do diálogo argumentativo. Logo, o método a ser utilizado é o hermenêutico filosófico, posto que o mesmo prevê uma práxis considerando a própria categoria de ?aplicação? que lhe é inerente. Entre os resultados esperados sublinha-se a orientação de projetos de pesquisa/desenvolvimento acerca da utilização do diálogo argumentativo como proposta didático-metodológica para o ensino de filosofia no âmbito da Educação Básica; a apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos nacionais e internacionais e a publicação trabalhos completos em revistas especializadas na área.
    • Nome do projeto: Hannah Arendt e o direito (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, O. A. .
      Descrição: Partindo da hipótese do refugiado como paradigma, a pesquisa enseja rastrear e explicitar a compreensão que emerge sobre o direito no pensamento de Hannah Arendt em suas diversas obras. Serão dadas ênfases à ideia do "direito a ter direitos", a compreensão e prática da legalidade totalitária, a ideia de lei como limite e relação, a ligação entre direito e poder, a importância da compreensão arendtiana do poder constituinte e, por último, a desobediência civil.
    • Nome do projeto: O marxismo como filosofia da práxis em Gramsci (1985 - 1988
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, O. A. .
      Descrição: A pesquisa ambiciona discutir os principais conceitos propostos pelo pensador e político Antonio Gramsci para enfrentar o marxismo vulgar e o economicismo presentes na segunda internacional socialista.
    • Nome do projeto: Filosofia e Politica em Hannah Arendt (1993 - 1998
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, O. A. .
      Descrição: A pesquisa ambiciona discutir as ideias de Hannah Arendt capazes de justificar a renovação proposta por ela para a filosofia política na contemporaneidade. Apresentação de um conceito de filosofia apropriado à reflexão sobre os relativos assuntos humanos. Serão explorados o pária, o espectador e o storyteller como paradigmas do filosofar em Hannah Arendt.
    • AGUIAR, O. A. . Éetica e singularização. 1999 - Conferência
    • AGUIAR, O. A. . Hannah Arendt: Vida e Obra (Conferência). 2001 - Conferência
    • AGUIAR, O. A. . A Política na sociedade do conhecimento. 2006 - Conferência
    • AGUIAR, O. A. . Filosofia e Direitos Humanos. 2006 - Publicação em jornal da ufc em 21/06/2006
    • AGUIAR, O. A. . Sartre na Atualidade. 2006 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Cem Anos do Nascimento de Sartre. 2006 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Conselheiro Editorial da Revista Estudos Filosóficos UFSJ. 2011 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Conselheiro Editorial da Coleção Filosofia Unijui. 2011 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Conselheiro Editorial da Revista Griot da UFRB. 2011 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Conselheiro Editorial da Revista Pensando da UFPI. 2011 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Consultor Ad Hoc da Revista de Psicologia da USP. 2011 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Consultor Ad Hoc da Revista de Filosofia da FAJE. 2011 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Consultor Ad Hoc da Revista de Filosofia da Unisinos. 2011 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Consultor Ad Hoc da Editora da UFPR. 2012 - Divulgação científica
    • AGUIAR, O. A. . Conselheiro Editorial da Coleção Reflexões da UFRPE. 2011 - Divulgação científica
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Ceará
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1988
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - Atual ).
        Outras informações: Professor Associado
    • Série Filosofia da UFC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • Cadernos PET-Filosofia (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Coleção Filosofia da EDitora Unijui:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • ARGUMENTOS REVISTA DE FILOSOFIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: EDITOR REVISTA DOS PÓS-GRADUANDOS EM FILOSOFIA DA UFC
    • Argumentos - Revista de Filosofia da UFC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Síntese - Revista de Filosofia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Filosofia Unisinos (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Educação e Filosofia (UFU. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista de História Comparada (UFRJ):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Humanidades em Diálogo (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • (FUNCAP) Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnoló:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (1985 - 1987 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1998 ).
    • Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Pensando: Revista De Filosofia (UFPI):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • Kínesis (Marília):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • Griot:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).