Não autenticado |

Eliane Soares de Lima

    • Docente do Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do SeDi - Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso na mesma universidade. É a atual coordenadora do GT de Semiótica da ANPOLL (biênio 2024-2025). Tem formação principalmente na área de Semiótica Discursiva e Literária (teórica e aplicada), Linguística geral e Linguística Aplicada. Fez seu Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (USP), com bolsa FAPESP, e teve a tese, intitulada "Entre compaixão e piedade: o estudo das paixões em semiótica", publicada na série "Produções Acadêmicas Premiadas" da FFLCH-USP. Realizou um estágio pós-doutoral (de mar. 2015 a fev. 2017) junto ao Departamento de Literatura, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara, onde concluiu, em 2007, a graduação em Letras, com bolsa de Iniciação Científica da FAPESP. Fez estágio de pesquisa no Departamento de Literatura da Université Paris 8 (França), de out. 2012 a set. 2013, sob a orientação do professor Denis Bertrand, também com bolsa FAPESP (BEPE). Obteve o título de Mestre em Letras, em junho de 2010, pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa CNPq. Fez um segundo estágio pós-doutoral, na área de Semiótica Discursiva aplicada à Educação Básica, junto ao Departamento de Linguística da FFLCH-USP, onde atuou como professora da Graduação e da Pós-Graduação, no período de 02/03/2020 a 01/03/2022. Faz parte também do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP), desde 2008; e da Comissão da área de Semiótica na ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. É co-editora da revista Estudos Semióticos da USP. Foi professora do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN) e professora visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC). É autora de vários artigos científicos e capítulos de livros.

       

      Links:    

    • Semiótica, Literatura Brasileira
    • Literatura Brasileira Contemporânea
    • Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Semiótica
    • Semiótica, Linguística
    • Educação básica e semiótica: do discurso científico à prática em sala de aula (Pós-Doutorado)
    • Entre enunciador e enunciatário: um estudo sobre a compaixão (Mestrado)
    • Entre compaixão e piedade: o estudo das paixões em semiótica (Doutorado)
    • Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Semiótica
    • Teoria da Literatura, Literatura Brasileira Contemporânea
    • PAGANINE, C. ; LIMA, E. S. ; ESTEVES, P. M. S. . Educação linguística de hoje e de amanhã: teorias do texto, do discurso e da tradução. São Carlos, SP : Pedro & João Editores, 2023 . 651p. ISBN: 9786526508312.
    • LIMA, E. S. . Entre compaixão e piedade: o estudo das paixões em semiótica (e-book). São Paulo : FFLCH-USP (Série Produção Acadêmica Premiada), 2019 . 198p. ISBN: 9788575063484.
    • LIMA, E. S. ; GEBARA, A. E. L. ; GUIMARAES, T. F. . Estilo, éthos e enunciação (e-book). Franca : UNIFRAN, 2016 . 360p. ISBN: 9788560114634.
    • LOPES, IVÃ CARLOS ; LIMA, ELIANE SOARES DE ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG . Memória e resistência. Semiótica apesar dos tempos adversos ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 18 , p. i - xi , 2022. ISSN: 19804016.
    • LOPES, IVà CARLOS ; LEMOS, CAROLINA LINDENBERG ; LIMA, ELIANE SOARES DE ; INÁCIO, ADRIANA ELISA . Ciência e democracia. Semiótica em e para novos tempos ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 19 , p. i - viii , 2023. ISSN: 19804016.
    • LIMA, ELIANE SOARES DE . Prática didática: entre a programação, a manipulação e o ajustamento ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 50 , p. 669 - 684 , 2021. ISSN: 14130939.
    • LIMA, E. S. . O trabalho com a adaptação literária na escola ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA , v. 26 , p. 3 - 21 , 2021. ISSN: 24467006.
    • LIMA, E. S. . Interações na sala de aula: a transformação da prática docente REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS , v. 10 , p. 113 - 132 , 2021. ISSN: 22386084.
    • LIMA, E. S. . Semiótica discursiva e Educação básica: um diálogo possível e necessário ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 17 , p. 13 - 36 , 2021. ISSN: 19804016.
    • LIMA, E. S. . Reformas curriculares no ensino de Língua Portuguesa CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 24 , p. 80 - 100 , 2021. ISSN: 21768625.
    • DISCINI, N. ; LIMA, E. S. ; LOPES, I. C. . Estilo, paixão e tensividade: dois casos de ciúmes / Style, passion and tensivity: two jealousy cases Revista de Estudos da Linguagem , v. 29 , p. 589 - , 2021. ISSN: 22372083.
    • LIMA, E. S. . Ensino e formação: a prática apaixonada de uma semioticista Revista Entrepalavras , v. 10 , p. 1 - 15 , 2020. ISSN: 22376321.
    • LIMA, ELIANE SOARES DE . (Multi)letramentos na escola: proposições da semiótica discursiva à ação didática Revista do GEL (Araraquara) , v. 16 , p. 165 - 190 , 2019. ISSN: 18064906.
    • LIMA, E. S. . L?attendrissement dans la compassion et la pitié Argumentation & Analyse du Discours , v. 24 , p. 1 - 18 , 2020. ISSN: 15658961.
    • LIMA, E. S. . De triagens a misturas. Por uma compreensão semiótica do processo de transposição didática ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 15 , p. 114 - 132 , 2019. ISSN: 19804016.
    • LIMA, E. S. . Tensividade e intersubjetividade no conto -A menina de lá-, de Primeiras estórias Revista do GEL , v. 15 , p. 115 - 129 , 2018. ISSN: 1984591X.
    • LIMA, ELIANE SOARES DE . COMPAIXÃO E PIEDADE: DIFERENTES MODOS DE INTERAÇÃO AFETIVA CASA (Araraquara) , v. 14 , p. 83 - 127 , 2016. ISSN: 16793404.
    • LIMA, E. S. . A semiótica das paixões e a análise da dimensão passional dos enunciados Revista de Estudos da Linguagem , v. 25 , p. 841 - , 2017. ISSN: 22372083.
    • LIMA, E. S. . A convocação afetiva do enunciatário-leitor: uma possibilidade de análise discursiva Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 18 , p. 145 - 157 , 2016. ISSN: 19806914.
    • LIMA, E. S. . Paixões do leitor: a convocação afetiva no conto ?Baleia?, de Graciliano Ramos Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 1 , p. 273 - 291 , 2015. ISSN: 0103815X.
    • LIMA, E. S. . A dimensão passional do discurso: um diálogo entre Retórica e Semiótica Gragoatá , v. 20 , p. 52 - 72 , 2015. ISSN: 23584114.
    • LIMA, E. S. . Leitura e interac-a-o afetiva: procedimentos de discursivizac-a-o e textualizac-a-o em -Conversa de bois-, de Guimara-es Rosa ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 9 , p. 54 - , 2013. ISSN: 19804016.
    • LIMA, E. S. . Entre compaixão e piedade: a configuração passional Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 41 , p. 1181 - 1192 , 2012. ISSN: 14130939.
    • LIMA, E. S. . A produção do efeito de sentido passional em um episódio de telenovela: uma abordagem tensiva Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista , v. 3 , p. 1 - 15 , 2011. ISSN: 21785368.
    • LIMA, E. S. . LÍNGUA, LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E AFETIVIDADE: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA CAMPO GERAL, DE GUIMARÃES ROSA CASA (Araraquara) , v. 9 , p. 1 - 14 , 2011. ISSN: 16793404.
    • LIMA, E. S. . O texto e seus entornos: a geração do sentido e os níveis de pertinência na proposta de Jacques Fontanille Estudos Semióticos (USP) , v. 6 , p. 10 - , 2010. ISSN: 19804016.
    • LIMA, E. S. . Perspectivas processuais no estudo da imagem: o ponto de vista do texto e o ponto de vista do discurso CASA (Araraquara) , v. 7 , p. 1 - 10 , 2009. ISSN: 16793404.
    • LIMA, E. S. . A personagem narrativa e as paixões. A construção da subjetividade CASA (Araraquara) , v. 6 , p. 1 - 17 , 2008. ISSN: 16793404.
    • LIMA, E. S. . Forma e sentido: a personagem-narrativa em foco Estudos Semióticos (USP) , v. , p. 1 - 11 , 2008. ISSN: 19804016.
    • LIMA, E. S. . Práticas de letramento em sala de aula: semiótica discursiva e ensino. 10 anos de encontros universidade-escola: linguagens e humanidades, v. 2, p. 123 - 139, 2021.
    • LOPES, I. C. ; LIMA, E. S. . Le schéma rhétorique canonique de Jacques Fontanille revisité. À même le sens. Hommage à Jacques Fontanille, v. 1, p. 522 - 531, 2021.
    • LIMA, E. S. . Da análise linguística à análise semiótica: novos desafios ao ensino de língua materna. Pesquisas em Linguagem: Diálogos com a contemporaneidade, v. 1, p. 154 - 176, 2021.
    • LIMA, E. S. . Do conteúdo à expressão: a (re)criação do trágico contemporâneo em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Semiótica do sensível: questões do plano da expressão, v. 1, p. 135 - 151, 2020.
    • LIMA, E. S. . A enunciação como experiência sensível em Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós. Estilo, éthos e enunciação, v. 1, p. 220 - 244, 2016.
    • LOPES, I. C. ; LIMA, E. S. . O acontecimento no ato de leitura: um estudo de caso. Em torno do acontecimento. Uma homenagem a Claude Zilberberg, v. 1, p. 105 - 126, 2016.
    • LIMA, E. S. . Semiótica e Retórica no estudo das paixões: diálogo entre a abordagem aristotélica e a perspectiva greimasiana. Semiótica: identidade e diálogos, v. 1, p. 99 - 116, 2012.
    • LIMA, E. S. . Gênero, fidúcia e veridicção: a construção discursiva e as coerções. O gênero em diferentes abordagens discursivas., v. III, p. - , 2011.
    • LIMA, E. S. . O discurso de uma fotografia de imprensa: uma abordagem semiótica. Análises do discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP, v. 1, p. - , 2009.
    • PEREIRA, L. H. ; ABRIATA, V. L. R ; LIMA, E. S. . Leitura semiótica das memórias em Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós. In: VII Selinfran . Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN , 2016 , Franca. Texto e Discurso. Perspectivas de Pesquisa. Franca : UNIFRAN, 2016. p. 165 - 175.
    • LIMA, E. S. . A relação entre éthos e enunciatário: um estudo sobre a compaixão. In: Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística , 2009 , Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia : EDUFU, 2009.
    • LIMA, E. S. . Perceber & sentir: uma análise comparativa de dois contos de Guimarães Rosa. In: VIII Selisigno (Edição Internacional) e IX Simpósio de Leitura da UEL , 2012 , Londrina. Caderno de resumos. Londrina : Editora da UEL, 2012. p. 1 - 15.
    • LIMA, E. S. . A língua como recurso de recriação do sentido em Guimarães Rosa. In: XVI Congreso Internacional de la Asociación de Linguística y Filología de la América Latina , 2011 , Alcalá de Henares - España. Libro de resúmeres do XVI Congreso Internacional de la Asociación de Linguística y Filología de la América Latina. Alcalá de Henares - España : Universidad de Alcalá Servicio de Publicaciones, 2011. p. 349 - 349.
    • LIMA, E. S. . Enunciação e afetividade em Campo geral, de G. Rosa. In: VII SELISIGNO e VIII Simpósio de Leitura da UEL , 2010 , Londrina. Anais do VII SELISIGNO e VIII Simpósio de Leitura da UEL. Londrina : Invitare Digital, 2010.
    • LIMA, E. S. . A presença sensível do sentido em um episódio da telenovela "Cabocla". In: XVI Colóquio do Centro de Pesquisas Sóciossemióticas , 2010 , São Paulo. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Cd-Rom). São Paulo : Estação das Letras e Cores - Edições CPS, 2010. p. 01 - 10.
    • LIMA, E. S. . Temporalidade e foria na composição discursiva da narrativa Campo Geral, de Guimarães Rosa. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN , 2011 , Curitiba. Abralin Curitiba 2011. : , 2011.
    • LIMA, E. S. . A compaixão como forma de interação discursiva. In: XV Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 2009 , São Paulo. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Cd-Rom). São Paulo : Edições CPS, 2009.
    • LIMA, E. S. . A produção de expectativas em um episódio de telenovela: uma abordagem tensiva. In: II EPED - Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP , 2010 , São Paulo. Caderno de Programação e Resumos. : , 2010.
    • LIMA, E. S. . Implicação e Concessão: a manipulação sensível em um episódio de telenovela. In: VIII Mini-Enapol de Semiótica , 2009 , São Paulo. Caderno de resumos do VIII Mini-Enapol de Semiótica. : , 2009.
    • LIMA, E. S. . A percepção sensorial na produção do sentido. In: 57° Seminário do GEL , 2009 , Ribeirão Preto. Caderno de resumos do 57° Seminário do GEL. : , 2009.
    • LIMA, E. S. . Figuratividade e estesia: o texto enquanto estrutura sensível. In: XII ENAPOL - Encontro dos alunos de pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo , 2009 , São Paulo. Caderno de resumos do XII ENAPOL. : , 2009.
    • LIMA, E. S. . Enunciação e enunciado: a relação entre éthos e enunciatário no discurso literário. In: II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2009 , Uberaba. Programação e Resumo: II SELL - Diversidade, Identidade, Fronteiras. : , 2009.
    • LIMA, E. S. . O Discurso da imagem: uma abordagem semiótica. In: I EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2009 , São Paulo. Cadernos de Resumos do I EPEd. : , 2009.
    • LIMA, E. S. . A relação entre éthos e enunciatário: um estudo sobre a compaixão. In: XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2009 , Uberlândia. Resumos aprovados. : , 2009.
    • LIMA, E. S. . Interações Discursivas: a manipulação sensível por meio da compaixão em diferentes gêneros. In: IV EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP , 2009 , São Paulo. Anais do IV Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP. : , 2009.
    • LIMA, E. S. . Superfície e Imanência discursiva em Campo Geral, de Guimarães Rosa. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN , 2009 , João Pessoa. Anais ABRALIN 40 anos. : , 2009.
    • LIMA, E. S. . AS PERSONAGENS E AS PAIXÕES: a construção da subjetividade.. In: 7ª Jornada Científica da UFSCar , 2007 , São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar 2007 v.3 - 7ª Jornada Científica da UFSCar. : , 2007.
    • LIMA, E. S. . OS SERES FICTÍCIOS DO ROMANCE ALENCARIANO SENHORA: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica. In: I Congresso de Iniciação Científica da UNIARA , 2006 , Araraquara. http://www.uniara.com.br/iniciacao_cientifica/anais/Anais(08.03.07).pdf. : , 2006.
    • LIMA, E. S. . OS SERES FICTÍCIOS DO ROMANCE ALENCARIANO SENHORA: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2005 , Araraquara. XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005. : , 2005.
    • LIMA, E. S. . OS SERES FICTÍCIOS DO ROMANCE ALENCARIANO SENHORA: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica.. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar , 2006 , São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar 2006 v.2 - XVI Congresso de Iniciação Científica. : , 2006.
    • LIMA, E. S. . AS PERSONAGENS E AS PAIXÕES: a construção da subjetividade.. In: 55° Seminário do GEL , 2007 , Franca. Caderno de Resumos, In: http://gel.org.br/3sem-2007/3sem-2007-programacao.html. : , 2007.
    • LIMA, E. S. . Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica.. In: 54º Seminário do GEL , 2006 , Araraquara. Caderno de Resumos do 54º Seminário do GEL. : , 2006.
    • LIMA, E. S. . As personagens do universo de Ema Bovary: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica.. In: XVI Congresso de Iniciação Científica , 2004 , Ilha Solteira. Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica. : , 2004.
    • LIMA, E. S. . Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica.. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica , 2006 , Bauru. Anais do XVIII Congresso de Inicação Científica. São Paulo : CGB / PROPe UNESP, 2006.
    • LOPES, I. C. ; LEMOS, C. L. ; LIMA, E. S. ; INACIO, A. E. . Ciência e democracia. Semiótica em e para novos tempos. São Paulo, SP : Portal de Revistas USP , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LOPES, I. C. ; LIMA, E. S. ; LEMOS, C. L. . Estudos Semióticos, volume 18, número 1. São Paulo, SP : Portal de Revistas USP , 2022 (Organização de número em periódico científico)
    • LOPES, I. C. ; LIMA, E. S. ; LEMOS, C. L. . Memória e resistência. Semiótica apesar dos tempos adversos. São Paulo, SP : Portal de Revistas USP , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LOPES, I. C. ; LIMA, E. S. ; LEMOS, C. L. . Estudos Semióticos, v. 17, n. 1 (abril 2021): número não temático. São Paulo : Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística geral , 2021 (Organização de número em periódico científico)
    • LOPES, I. C. ; LIMA, E. S. ; LEMOS, C. L. . Vinte anos de Ges-Usp e dezesseis anos de revista Estudos Semióticos. São Paulo : Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística geral , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. ; LIMA, E. S. . Estudos Semióticos, v. 16, n. 2 (out. 2020). São Paulo : Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística geral , 2020 (Organização de número em periódico científico)
    • LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. B. ; LIMA, E. S. . Pela promoção das ciências da cultura: contribuições semióticas. São Paulo : Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística geral , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BARROS, D. L. P. ; TEIXEIRA, L. ; LIMA, E. S. . Contribuições da Semiótica e de outras teorias do texto e do discurso ao ensino. São Paulo : Estudos Semióticos (DL-FFLCH-USP) , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BARROS, D. L. P. ; TEIXEIRA, L. ; LIMA, E. S. . Dossiê Temático 'Contribuições da Semiótica e de outras teorias do texto e do discurso ao ensino'. São Paulo : Estudos Semióticos (DL-FFLCH-USP) , 2019 (Organização de número em periódico científico)
    • LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. ; LIMA, E. S. . Estudos Semióticos, v. 15 (2019): edição especial em homenagem a Claude Zilberberg. São Paulo : Revista Estudos Semióticos , 2019 (Organização de número em periódico científico)
    • LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. ; LIMA, E. S. . Uma homenagem à contribuição teórico-metodológica de Claude Zilberberg. São Paulo : Revista Estudos Semióticos (FFLCH-USP) , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. ; LIMA, E. S. . Estudos Semióticos, volume 14, numero 3. São Paulo : Estudos Semióticos (ISSN: 1980-4016) , 2018 (Organização de número em periódico científico)
    • LOPES, I. C. ; SARAIVA, J. A. B. ; LIMA, E. S. . Greimas, Zilberberg: força de estímulo à continuidade. São Paulo : Estudos Semióticos (ISSN: 1980-4016) , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BEIVIDAS, W. ; LIMA, E. S. . Ainda para e sobre Algirdas Julien Greimas. São Paulo : Estudos Semióticos (ISSN: 1980-4016) , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BEIVIDAS, W. ; LIMA, E. S. . Uma homenagem ao centenário de Algirdas Julien Greimas. São Paulo : Estudos Semióticos (ISSN: 1980-4016) , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BEIVIDAS, W. ; LIMA, E. S. . Estudos Semióticos, volume 14, n. 1 (2018). Edição especial em homenagem ao centenário de A. J. Greimas - Parte II. São Paulo : Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística geral (FFLCH-USP) , 2018 (Organização de número em periódico científico)
    • BEIVIDAS, W. ; LIMA, E. S. . Estudos Semióticos, volume 13, n. 2 (2017). Edição especial em homenagem ao centenário de A. J. Greimas - Parte I. São Paulo : Estudos Semióticos (ISSN: 1980-4016) , 2017 (Organização de número em periódico científico)
    • LIMA, E. S. ; GEBARA, A. E. L. ; GUIMARAES, T. F. . Apresentação. Franca : UNIFRAN , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Gragoatá (ISSN 2358-4114). 2023 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Soletras (ISSN 2316-8838). 2023 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Debatedora de Trabalhos em andamento (Mestrado e Doutorado) no XIV SAPPIL Linguagem (Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF) e do V SEPEL (Seminário de Egressos). 2023 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Debatedora da Sessão do ANPOLL Integra - Apresentação em Pôster na área temática do Grupo de Trabalho em Semiótica. 2023 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Avaliadora do Prêmio ANPOLL de Teses e Dissertações. 2023 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista EID&A (ISSN 2237-6984). 2023 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada (ISSN 1679-3404). 2023 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista EID&A (ISSN 2237-6984). 2022 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Debatedora de Trabalhos em andamento (Mestrado e Doutorado) no XIV Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp (SELin) ?Língua/Linguagem e interseccionalidade: questões de gênero, raça, inclusão e migração?. 2022 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Investigações (ISSN 2175-294X). 2022 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários (ISSN 1980-2552). 2022 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada (ISSN 1679-3404). 2022 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Estudos Linguísticos (ISSN 1413-0939). 2022 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Debatedora no XII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras ? ?Estudos de Linguagem: Linguagem e Democracia?. 2021 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Estudos Semióticos (ISSN 1980-4016). 2021 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Estudos Linguísticos (ISSN 1413-0939). 2021 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Rascunhos Culturais (ISSN 2177-3424). 2021 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Papéis (ISSN 2448-1165). 2021 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecerista do 23º Encontro de Alunos da Pós-Graduação em Linguística da USP. 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Debatedora de trabalhos em andamento no 23º Encontro de Alunos da Pós-Graduação em Linguística da USP. 2020 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Debatedora de trabalhos no XI Seminário do Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras (UFF). 2020 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para Revista Heterotópica (ISSN: 2674-7502. 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Linguagens (ISSN 1981-9943). 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Estudos Linguísticos (ISSN 1413-0939). 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista do GEL (ISSN 1984-591X). 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Dispositiva (ISSN 2237-9967). 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Todas as Letras (e-ISSN 1980-6914). 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Pareceres para a revista Estudos Semióticos (eISSN 1980-4016). 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Topicos del Seminario (ISSN 2594-0619). 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. 2020 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. 2020 (Assessoria)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Texto Livre (ISSN 1983-3652). 2019 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Letras & Letras (ISSN 1981-5239). 2019 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista do GEL (ISSN 1984-591X). 2019 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . ´Membro da Comissão Científica do Encontro Intermediário do GT de Semiótica da Anpoll. 2019 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Avaliadora de trabalhos em andamento (Mestrado e Doutorado) no XI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin). 2019 (Outra)
    • LIMA, E. S. ; FERREIRA, F. A. ; RODRIGUES, M. G. ; LUDOVICE, C. A. B. . Avaliador na banca examinadora do Processo Seletivo de Bolsista PNPD-CAPES, UNIFRAN. 2017 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para Estudos Semióticos (ISSN 1980-4016). 2018 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para Gragoatá (ISSN 2358-4114). 2018 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Revisor de textos acadêmicos em português para o vol. 14, n. 1 da revista Estudos Semióticos (USP). 2018 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Revisor de textos acadêmicos em português para o vol. 13, n. 2 da revista Estudos Semióticos (USP). 2017 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer comunicações XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2019 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecerista e debatedora de trabalhos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em andamento no XXII ENAPOL. 2019 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Editora da UFF (EdUFF). 2019 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Letras Escreve (ISSN 2238-8060). 2018 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2018 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista do GEL (ISSN 1984-591X). 2018 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Avaliadora de trabalhos de pós-graduação no X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP. 2018 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Coordenadora da Série Semiótica Seminal. 2018 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Texto Livre (ISSN 1983-3652). 2017 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista acadêmica Gragoatá (ISSN 2358-4114). 2017 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista acadêmica Prolíngua (ISSN 1983-9979). 2017 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Debatedora de pesquisas em andamento (Mestrado e Doutorado) no VIII Seminário dos alunos dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF - SAPPIL. 2017 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Revisor de textos em português para JPA Assessoria Linguística. 2016 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Revisor de provas da revista Estudos Semióticos (USP). 2012 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Mosaico (ISSN 1678-6254 ). 2016 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Debatedora de Trabalhos em andamento (Mestrado e Doutorado) no VIII Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP - SELIN. 2016 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários (ISSN 1980-2552). 2016 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista do GEL (ISSN 1984-591X). 2016 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Texto Livre (ISSN 1983-3652). 2016 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Avaliador de projetos e trabalhos de Iniciação Científica de bolsistas PIBIC da UFSCar. 2015 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Avaliador de trabalhos no IX Encontro de Iniciação Científica de bolsistas PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI e PIBID. 2016 (Outra)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Vocábulo (ISSN 2237-3586). 2015 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a revista Cadernos do IL (ISSN 0104-1886). 2015 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (ISSN 2316-4018). 2015 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada (ISSN 1679-3404). 2015 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Texto Livre (ISSN 1983-3652). 2012 (Parecer)
    • LIMA, E. S. . Parecer ad hoc para a Revista Vocábulo (ISSN 2237-3586). 2014 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 99
    • LIMA, E. S. . A emergência de uma semiótica das paixões em Sobre o sentido II. 2023 (Conferência)
    • LIMA, E. S. ; BUENO, A. M. . Semiótica e questões sociais: da política à educação. 2023 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Por uma retoricização da semiótica das paixões: o estudo do páthos. 2023 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . O percurso gerativo da paixão. 2023 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Os níveis da análise semiótica das paixões. 2023 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Letramento crítico na escola: aportes da Semiótica Discursiva. 2022 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Educação linguística no Brasil de ontem e hoje. 2022 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . A imagem e a Semiótica no trabalho docente. 2022 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . (Multi)letramentos na escola: proposições da Semiótica discursiva à ação didática. 2022 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Práticas de letramento crítico na escola. 2022 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . A BNCC e os desafios didático-pedagógicos para o trabalho com leitura, análise e escrita na escola. 2022 (Conferência)
    • LOPES, I. C. ; LIMA, E. S. . Leitura de textos na academia e na escola: enfoque semiótico. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Interdiscursividade e intertextualidade na sala de aula: caminhos para o letramento crítico. 2021 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: contribuições da Semiótica Discursiva aos desafios do ensino na Educação Básica. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Desafios da BNCC à prática didática: o ensino da leitura, da escrita e da análise linguística/semiótica. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Letramento crítico: o que é e como se desenvolve. 2021 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . A BNCC e os desafios para o ensino de Língua Portuguesa. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Da análise linguística à análise semiótica: os desafios dos multiletramentos. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . A leitura de imagem: do conteúdo à expressão. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Do enunciado à enunciação: apontamentos sobre os gêneros do discurso. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Semiótica tensiva: apontamentos introdutórios. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . O estudo dos textos na perspectiva da Semiótica discursiva. 2021 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Semiótica discursiva e Educação Básica: um diálogo possível e necessário. 2020 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Semiótica, modos de leitura e experiência estética na contemporaneidade. 2020 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Semiótica discursiva e ensino de língua portuguesa na escola: algumas contribuições. 2020 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A análise semiótica na escola: caminhos possíveis. 2020 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Práticas de multiletramentos: o trabalho com a adaptação literária na escola. 2020 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Prática de multiletramentos em sala de aula: contribuições da Semiótica Discursiva à formação docente. 2020 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Multiletramentos: desafio à formação docente. 2020 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Contribuições da Semiótica Tensiva ao estudo das Paixões. 2019 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Semiótica e ensino: o percurso da transposição didática. 2019 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Pelo fortalecimento do diálogo entre Semiótica e Educação Básica. 2019 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Transformações da prática didática escolar: análise semiótica de documentos oficiais de referência curricular. 2019 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . El pasaje del lenguaje verbal al no-verbal como objecto de enseñanza en la Educación Básica Brasileña. 2019 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Transformações da prática didática: alguns apontamentos. 2019 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Ensino e formação: a prática apaixonada de uma semioticista. 2019 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Do acadêmico-científico à Educação básica: a didatização como uma transposição entre diferentes práticas semióticas. 2019 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Estesia, leitura e afetividade: contribuições da semiótica para o letramento verbovisual. 2018 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . A didatização dos conteúdos: entendendo um percurso. 2018 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . A relevância social da Semiótica: ensino e letramento. 2018 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Enunciação, memória e campo de presença: o eu desdobrado. 2017 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . O gerenciamento discursivo do páthos do enunciatário. 2017 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Diálogos entre Retórica e Semiótica: o éthos do enunciador e o páthos do enunciatário. 2016 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . O trágico, o novo realismo e o semissimbolismo. 2016 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Entre limites e limiares: práticas de exclusão e inclusão em Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo. 2016 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Do conteúdo à expressão: perspectivas de análise em Semiótica. 2016 (Seminário)
    • LIMA, E. S. . A análise da dimensão passional do discurso na perspectiva da Semiótica. 2016 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A construção do efeito de tragicidade em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. 2016 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Do dito ao modo de dizer: a convocação afetiva do enunciatário-leitor. 2016 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Compaixão e piedade: diferentes modos de interação afetiva. 2015 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . Do conteúdo à expressão: a (re)criação da realidade contemporânea em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. 2015 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . O figural, o figurativo e os efeitos de sentido passionais. 2015 (Conferência)
    • LIMA, E. S. . A construção discursiva da personagem narrativa. 2007 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Memória e afetividade em Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós. 2015 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Um estudo das personagens do romance alencariano Senhora, de José de Alencar. 2005 (Congresso)
    • LIMA, E. S. . Um estudo das personagens do romance Madame Bovary. 2004 (Congresso)
    • LIMA, E. S. . La configuration de l'effet passionnel dans l'acte de lecture. 2013 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Doutorado e mestrado sanduíche: reflexões sobre como se organizar para não se enrolar. 2014 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Entre compaixão e piedade: o estudo das paixões em Semiótica. 2014 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A análise literária na perspectiva do discurso em ato. 2014 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Proposta de um esquema passional canônico tensivizado. 2013 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Du discours donné au discours en acte: au sujet de la sémiotique des passions. 2013 (Congresso)
    • LIMA, E. S. . Interaction, passion, perception: au sujet des modulations tensives. 2013 (Seminário)
    • LIMA, E. S. . Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica. 2006 (Congresso)
    • LIMA, E. S. . Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica. 2006 (Seminário)
    • LIMA, E. S. . Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica. 2006 (Congresso)
    • LIMA, E. S. . As personagens e as paixões: a construção da subjetividade. 2007 (Outra)
    • LIMA, E. S. . As personagens e as paixões: a construção da subjetividade. 2007 (Seminário)
    • LIMA, E. S. . Perceber & sentir: uma análise comparativa de dois contos de Guimarães Rosa. 2012 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Semiótica e Retórica no estudo das paixões: o diálogo entre a abordagem aristotélica e a perspectiva greimasiana. 2012 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . O fazer-sentir no discurso jornalístico: a manipulação passional em uma reportagem d'O Globo Online. 2012 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Entre a sensibilização e a moralização: os diferentes modos de interação. 2012 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Entre compaixão e piedade: a configuração passional. 2011 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . O sujeito apaixonado e a competência para sentir. 2011 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Percepção e modos de interação. 2011 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Semiótica das paixões: a articulação entre o sensível e o inteligível na configuração passional. 2011 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A língua como recriação do sentido em Guimarães Rosa. 2011 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Gênero, fidúcia e veridicção: a construção discursiva e as coerções. 2011 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Temporalidade e foria na composição discursiva da narrativa Campo Geral, de Guimarães Rosa. 2011 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A presença sensível do sentido em um episódio da telenovela "Cabocla". 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Para uma tipologia das paixões. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Enunciação e afetividade em Campo Geral, de Guimarães Rosa. 2010 (Simposio)
    • LIMA, E. S. . Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica. 2006 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A personagem narrativa: da forma ao sentido em uma perspectiva semiótica. 2007 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Forma e sentido: a personagem-narrativa em foco. 2007 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Entre enunciador e enunciatário: um estudo do estado de alma da compaixão. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Composição discursiva e tensividade: o tempo fórico e a produção de efeitos passionais. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Paixão e foria: o componente sensível na análise semiótica das paixões. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Procedimentos de textualização em Campo Geral, de Guimarães Rosa. 2010 (Seminário)
    • LIMA, E. S. . A produção de expectativas em um episódio de telenovela: uma abordagem tensiva. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A compaixão como forma de interação discursiva. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Interações discursivas: a manipulação sensível por meio da compaixão em diferentes gêneros.. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A relação entre éthos e enunciatário: um estudo sobre a compaixão. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Implicação e Concessão: a manipulação sensível em um episódio de telenovela.. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . A percepção sensorial na produção do sentido. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Figuratividade e estesia: o texto enquanto estrutura sensível. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Enunciação e enunciado: a relação entre éthos e enunciatário no discurso literário. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . O discurso da imagem: uma abordagem semiótica. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Superfície e Imanência discursiva em Campo Geral, de Guimarães Rosa. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, E. S. . Do conteúdo à expressão: perspectivas de análise em Semiótica. 2016 VII SELINFRAN - Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN - "Texto e discurso: perspectivas de pesquisas"
    • BATISTA, R. O. ; OLIVEIRA, P. S. X. ; LIMA, E. S. . Mediadora da mesa-redonda Língua, identidade e Discurso. 2019 XI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin)
    • LIMA, E. S. . IX Mini-Enapol de Semiótica na USP. 2010 (GES- USP - Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . I Simpósio SemioArtes. 2011 (GesUSP - Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . X miniENAPOl de Semiótica da USP, IV Seminário de Semiótica na USP, Encontro intermediário do GT de Semiótica da ANPOLL. 2011 (Ges-USP - Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . LabOrES - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos da USP. 2011 (GES- USP - Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . XII miniENAPOL de Semiótica. 2013 (Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP))
    • LIMA, E. S. . LabOrES -- Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos. 2010 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . XI miniENAPOL de Semiótica. 2012 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . 55º Seminário do GEL ? Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2007 (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL))
    • LIMA, E. S. . 54º Seminário do GEL ? Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2006 (Grupo de Estudo Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL))
    • LIMA, E. S. . III Semana de Estudos Teatrais ?Luiz Antônio Martinez Corrêa?. Caminhos do Teatro Moderno: de Qorpo-Santo a Nelson Rodrigues. 2004 (Departamento de Literatura (FCLAr. - UNESP))
    • LIMA, E. S. . Membro da Comissão Organizadora do VII SELINFRAN - Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN. 2016 (Programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN)
    • DISCINI, N. ; LIMA, E. S. . Simpósio "Enunciação e campo de presença". 2017 (Associação Brasileira de Semiótica - ABES)
    • MULLER, A. ; NEGRAO, E. V. ; SHIMODA, L. ; LIMA, E. S. ; GUIRADO, N. C. ; PEREIRA, E. D. ; QUEIROZ, L. P. . ?O percurso da semiótica na USP: uma homenagem para Beth Brait, José Luiz Fiorin, Diana Luz Pessoa de Barros, Luiz Tatit e Norma Discini?. 2017 (Departamento de Linguística - FFLCH-USP)
    • LIMA, ELIANE SOARES DE ; BARROS, D. L. P. ; DISCINI, N. ; LOPES, I. C. . Summer FAPS (Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas) 2018 - Ruth Amossy. 2018 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . IV Semiótica Seminal (mini-curso): Enunciação e argumentação em semiótica - Prof. José Luiz Fiorin. 2018 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . XVII miniENAPOL de Semiótica. 2018 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . V Semiótica Seminal (minicurso): Hjelmslev hoje - Prof. Dr. José Roberto do Carmo Jr. (UFPR). 2018 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. ; LOPES, I. C. ; QUEIROZ, L. P. ; LEITE, D. C. ; SHIMODA, L. . VI Semiótica Seminal. 2019 (Grupo de Estudos Semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. ; QUEIROZ, L. P. ; OLIVEIRA, T. ; BEIVIDAS, W. ; LOPES, I. C. ; HARKOT-DE-LA-TAILLE, E. . XVIII miniENAPOL de Semiótica FFLCH-USP. 2019 (Grupo de Estudos Semióticos (FFLCH-USP))
    • HARKOT-DE-LA-TAILLE, E. ; LOPES, I. C. ; BEIVIDAS, W. ; LIMA, E. S. . VIII SEMINÁRIO DE SEMIÓTICA NA USP ? Homenagem a Claude Zilberberg. 2019 (Grupo de Estudos Semióticos (FFLCH-USP))
    • LIMA, E. S. ; LOPES, I. C. ; REITANO, L. ; MAFRA, M. H. ; OLIVEIRA, T. ; MOREIRA, F. ; LEITE, D. C. . VII Semiótica Seminal (Minicurso com Diana Luz Pessoa de Barros). 2019 (Grupo de Estudos Semióticos (FFLCH-USP))
    • LIMA, E. S. . Simpósio proposto (68° Seminário do GEL, jul.2021): ". 2021 (Práticas de leitura na escola: contribuições da Semiótica discursiva)
    • LIMA, E. S. ; SOUSA, S. M. . Simpósio ?Semiótica Discursiva e práticas de (multi)letramentos: aportes teóricos e metodológicos ao professor?. 2021 (III Congresso Nacional de Ensino-Aprendizagem de Línguas, Linguística e Literaturas (CONAEL) e IV Jornada de Letras do IFSP Avaré Avaré, São Paulo ? 27, 28 e 29 de outubro de 2021)
    • TEIXEIRA, L. ; GOMES, R. S. ; SOUSA, S. M. ; LIMA, E. S. . Clico de Palestras: Semiótica e desafios da contemporaneidade: da teoria à prática. 2022 (Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso da UFF (SeDi-UFF))
    • TEIXEIRA, L. ; SOUSA, S. M. ; LIMA, E. S. . Jornada Comemorativa dos 16 anos do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso da UFF. 2022 (Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso - SeDi-UFF)
    • LIMA, E. S. ; MANCINI, R. C. ; GOMES, R. S. ; BARROS, M. L. P. ; LONGO, G. . Simpósio Proposto no 69° Seminário do GEL ?Entre afetos e paixões: questões de análise semiótica?. 2023 (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo)
    • LEMOS, CAROLINA LINDENBERG ; LIMA, E. S. ; MOREIRA, P. V. . Simpósio temático Limites e limiares das teorias semióticas na contemporaneidade". 2023 (Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN))
    • LIMA, E. S. . Simpósio Internacional ?Desconstrução e Contextos Nacionais?, III Simpósio do GRECC (UNESP), II Colóquio do traduzir Derrida (UNICAMP). 2005 (Grupo de Estudos em Crítica Contemporânea (GRECC-UNESP))
    • LIMA, E. S. ; SILVA, S. M. R. . As paixões nos textos: o efeito passional em diferentes domínios discursivos. 2012 (Secretaria de Cultura e Extensão da FFLCH-USP e Grupo de Estudos semióticos da USP)
    • LIMA, E. S. . A produção e a interpretação dos textos. 2014 (Secretaria Municipal de Educação de Pinhalzinho (SP))
    • LIMA, E. S. . Semiótica das paixões: das modalidades à tensividade. 2015 (Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi - UFF))
    • LIMA, E. S. . Introdução à semiótica tensiva. 2015 (Programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN)
    • LIMA, E. S. ; MANZANO, L. G. ; CÂMARA, N. S. . Estratégias de leitura: o discurso da mídia em foco. 2015 (Programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN)
    • LIMA, E. S. . Leitura, prazer e análise do texto: ensinar literatura. 2016 (Departamento de Literatura da FCLAr. - UNESP)
    • LIMA, E. S. . Elementos para análise do texto literário em sala de aula. 2015 (Departamento de Literatura da FCLAr. - UNESP)
    • LIMA, E. S. . Ensino e Letramento: contribuições da Semiótica Discursiva à Educação Básica. 2019 (Grupo de Estudos Semióticos (FFLCH-USP))
    • BARRETO, A. ; LIMA, E. S. ; FERREIRA, F. A. ; BARBOSA, J. ; SHIMODA, L. ; BARCELLOS, M. E. M. ; NAKAEMA, O. Y. . A gramática e a Linguística na sala de aula. 2019 (Departamento de Linguística FFLCH-USP)
    • LIMA, E. S. . Práticas de letramento em sala de aula: Semiótica discursiva e ensino. 2019 (18º Encontro USP-Escola)
    • LIMA, E. S. . Princípios e práticas da análise semiótica de textos. 2020 (Serviço de Cultura e Extensão FFLCH-USP)
    • LIMA, E. S. ; LOPES, I. C. ; LEMOS, C. L. . I Workshop de Formação de Revisores da Estudos Semióticos. 2021 (Revista Estudos Semióticos (ISSN1980-4016))
    • PEREIRA, D. ; LIMA, E. S. . Semiótica e educação - Escola de Verão da ABRALIN. 2022 (Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN)
    • LOPES, I. C. ; LIMA, E. S. ; FELISBERTO, V. P. ; SILVA, S. N. L. ; SALIBY, G. M. . Semiótica discursiva, gênero e sexualidade: teoria e prática. 2022 (Comissão de Cultura e Extensão FFLCH-USP)
    • LIMA, E. S. . A Semiótica Discursiva e a prática de análise de textos. 2021 (Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas (NC), da Universidade Federal de Rondônia - UNIR)
    • LIMA, E. S. . Relatório de Conclusão de Estágio de Pesquisa no Exterior (Processo FAPESP/BEPE nº 2012/08496-2). 2013
    • LIMA, E. S. . Relatório Científico (Parcial) FAPESP - processo nº 2010/52074-0. 2012
    • LIMA, E. S. . Relatório Científico (Parcial) FAPESP - processo nº 2004/14981-4. 2006
    • LIMA, E. S. . Relatório Científico (Parcial) FAPESP - processo nº 2004/14981-4. 2006
    • LIMA, E. S. . Relatório Científico (Parcial) FAPESP - processo nº 2004/14981-4. 2007
    • LIMA, E. S. . Relatório Científico (Final) FAPESP - processo nº 2004/14981-4. 2007
    • LIMA, E. S. . Relatório Científico (Parcial) - Processo FAPESP n. 2017/18300-7. 2019
    • LIMA, E. S. . Relatório Científico (Final) FAPESP - processo nº 2010/52074-0. 2014
    • Nome do projeto: Entre enunciador e enunciatário: um estudo sobre a compaixão (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. S. .
      Descrição: Dando ênfase à problemática da enunciação, o objetivo da pesquisa foi descrever e analisar, a partir do instrumental teórico-metodológico oferecido pelos desenvolvimentos mais recentes da semiótica discursiva, a interação passional compassiva que se estabelece entre atores do enunciado e enunciatário. Para delinear discursivamente esse movimento afetivo de compaixão, foram investigados três sistemas semióticos diferentes: um verbal, um verbovisual e um audiovisual; respectivamente, uma narrativa literária, uma reportagem online e um episódio de telenovela. Com base na perspectiva da significação em ato, a justificativa para a escolha de textos tão díspares se fez na intenção de compreender a configuração do efeito de compaixão por meio das diversas linguagens e a partir de contratos veridictórios bastante variados. A ideia era examinar como o mesmo núcleo passional de compaixão se desenvolvia em cada um dos gêneros escolhidos, com suas coerções próprias, e qual o efeito persuasivo conseguido. Ademais, ciente da inseparabilidade do texto com o entorno no qual está inserido e que lhe confere eficácia enunciativa e pragmática, os discursos em questão foram avaliados dentro da situação semiótica indicada; ou seja, procurou-se tanto observar as particularidades da esfera de comunicação de cada um dos gêneros abordados, as quais definem modos próprios de discursivização e textualização do núcleo passional da compaixão, quanto verificar a produção de graus distintos de identificação do enunciatário com os valores transmitidos.
    • Nome do projeto: Ensino, letramento e Semiótica Discursiva: cursos de extensão para professores da Educação Básica (2019 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LIMA, E. S. .
      Descrição: As últimas diretrizes curriculares nacionais (PCNs e BNCC) colocaram à prática didática cotidiana dos professores da Educação Básica um grande desafio, não só em termos de mudança na concepção dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem, mas no enfoque e também na ampliação dos objetos de ensino. Desse modo, torna-se imprescindível a capacitação de professores da Educação Básica cada vez mais competentes para lidar com as diferentes linguagens, oferecendo a eles uma instrumentalização teórica e metodológica que permita o desenvolvimento de uma autonomia crítica em relação à implementação das propostas de ensino e dos materiais didáticos adotados. Daí a preocupação em oferecer uma formação complementar capaz de aumentar a proficiência de leitura dos professores participantes nas várias práticas comunicativas e, ao mesmo tempo, demonstrar a produtividade das proposições da teoria semiótica para o tratamento em sala de aula de questões como: a produção de sentidos; as estratégias enunciativas e a manipulação discursivo-textual; o texto não como uma soma de frases, mas um todo organizado de sentido; a convocação sensível-inteligível e o gerenciamento do fluxo de atenção; os procedimentos de textualização e discursivização; as diferenças entre linguagem utilitária e linguagem estética; o desenvolvimento da capacidade de abstração; a intencionalidade discursiva (e não a ingênua intenção do autor); os contratos fiduciários que caracterizam as interações previstas nos diferentes gêneros discursivos e a sua força coercitiva na produção dos enunciados.
    • Nome do projeto: Entre compaixão e piedade: o estudo das paixões em semiótica (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. S. .
      Descrição: A intenção da pesquisa foi a de colaborar com a atualização e reformulação do modelo de análise semiótico das paixões nos textos, mostrando a legitimidade e os rendimentos da incorporação das circunstâncias perceptivas, sensíveis e afetivas da significação ? sempre entendidas em suas condições linguageiras ? no exame da interação patêmica estabelecida no ato de leitura. Nesse sentido, importou à investigação compreender, por meio do exame de narrativas literárias de diferentes autores, o processo da configuração da interação passional na própria manifestação do acontecimento da semiose, na significação em ato. Tal postura levou a defender uma análise das paixões, da dimensão passional dos textos selecionados, que não se prendesse unicamente à passionalidade do sujeito enunciado, ou ao discurso apaixonado do sujeito enunciante, mas sim à própria emergência passional da relação intersubjetiva entre o enunciatário e os atores do enunciado, isto é, o leitor e as personagens, respectivamente.
    • Nome do projeto: Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. S. .
      Descrição: Entendendo a personagem narrativa a partir de sua natureza verbal, concebida por uma estrutura discursiva limitada, o objetivo de nossa investigação, quanto à construção dos seres fictícios do romance Senhora, de José de Alencar, foi priorizar não o que se conta, e sim o processo desse contar. Importou verificar quais os procedimentos utilizados na construção das personagens e quais os efeitos de sentido criados, dando ênfase não para a personagem-função, aquela que age, mas privilegiando uma personagem nova, a personagem-estado, presa à específica combinatória dos vários componentes do discurso narrativo. Para isso, utilizamos o instrumental teórico-metológico disponibilizado pela semiótica greimasiana, que prioriza a construção de uma sintaxe discursiva do texto narrativo. Assim, nossa intenção foi investigar o processo de produção, para então, compreender a expressividade dos seres de linguagem que compõem o universo fictício de Senhora.
    • Nome do projeto: Poiesis, aisthesis e katharsis: representações do trágico em romances do Século XXI (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. S. , BALDAN, M. L. O. G. .
      Descrição: Voltando a atenção a alguns romances brasileiros publicados e premiados neste início de século, o objetivo é o de identificar e descrever os diferentes modos de manifestação do efeito de tragicidade nesses textos, bem como a experiência catártica suscitada no leitor. A ideia é associar, na análise das obras selecionadas, a produção à recepção, com ênfase não só nos procedimentos estético-discursivos (poiése) adotados na composição do enunciado narrativo (tema evocado, formas de narração, construção das personagens, ação, ambientação etc.), mas principalmente nos efeitos de sentido criados, na sua força de impacto sensível (aisthesis) e afetivo (katharsis) sobre o leitor. Assim, mais do que como ação, o trágico nos interessa como ideia advinda da história narrada, como maneira de retratar, e de interpretar, o conteúdo narrativo manifestado. Não estamos propondo, pois, a análise do trágico enquanto gênero, mas como efeito de sentido discursivo apreendido no momento da interpretação.
    • Nome do projeto: Leitura, enunciação e afetividade: a manipulação passional dos textos (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. S. , CAMARGO, F. R. , FERREIRA, G. A. , SILVA, T. J. O. .
      Descrição: Partindo do princípio de que todo texto ? qualquer que seja a sua linguagem de manifestação ? é resultado não só de um dito, mas, sobretudo, de um modo de dizer, cujas escolhas, ao gerenciar o acesso do enunciatário ao conteúdo transmitido, delineiam certos efeitos de sentido, interessa estudar a enunciação como performance, como processo de criação com vistas à recepção do enunciado, ou, mais exatamente, ao impacto ético e estético por ele produzido. Por meio da análise de textos diversos, a ideia é promover uma discussão teórico-metodológica, fundamentada nos desenvolvimentos atuais da Semiótica Discursiva de linha francesa, acerca da significação em ato, isto é, do processo de configuração dos efeitos de sentido passionais dos textos, das condições discursivas de sua emergência, e, por conseguinte, da sua força de convocação sensível-inteligível. A leitura será pensada, portanto, numa acepção mais abrangente, como momento de instauração da interação afetiva entre o enunciatário e o conteúdo veiculado, como experiência estética e ética conduzida pelo próprio enunciado, pelo trabalho singular de construção ali operado. A manipulação passional do enunciatário com o que lhe é dito será examinada, então, a partir da construção discursivo-textual e do gerenciamento tensivo próprios à manifestação da maneira de apresentar e sensibilizar, de modo específico, o conteúdo ideológico em questão.
    • Nome do projeto: Multiletramentos e Semiótica Discursiva: desafios e contribuições (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. S. , EMERICK, A. C. B. , SOUZA, L. R. A. P. .
      Descrição: Tomando como base o ponto de vista teórico-metodológico da Semiótica Discursiva, especialmente em seus desdobramentos mais recentes, proponho estudar o fenômeno dos multiletramentos em dois âmbitos: de um lado, por meio da análise de algumas práticas de linguagem contemporâneas específicas, advindas de esferas comunicativas diversas; de outro, com vistas às demandas deensino-aprendizagem que se colocam quando essas práticas são tomadas como objetos de ensino na Educação Básica, conforme determina o último referencial curricular oficial, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação assim se apresenta para poder abrigar o interesse de pesquisa dos alunos, futuros orientandos, tanto no que se refere a objetos de análise específicos, de qualquer domínio das práticas de linguagem contemporâneas, quanto relacionadas ao trabalho didático, na Educação Básica, com tais objetos.
    • Nome do projeto: Monitoria em Linguística: desdobramentos didáticos (2022 - 2022
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, E. S. .
      Descrição: Projeto de monitoria associado às disciplinas Linguística II (2022.1) e Linguística III (2022.2), obrigatória para alunos do 2 e 3 períodos do curso de Letras. As disciplinas tratam de assuntos relacionados à Linguística geral no âmbito de introdução às áreas de Sociolinguística, Aquisição da linguagem e Estudos do texto e do discurso. Teoria e prática de análise estão, portanto, intimamente relacionadas ao longo do curso, fazendo dialogar a leitura de textos teóricos com atividades de aplicação realizadas em sala e em grupo; o que demanda dos alunos grande dedicação, dadas as dificuldades da transposição do conhecimento teórico ao conhecimento prático. Daí a atuação do monitor ser de grande relevância para um trabalho produtivo nesse processo, de auxílio contínuo, seja por meio de plantões de dúvidas oferecidos extraclasse e a elaboração de material complementar de apoio, seja pelo auxílio ao professor no acompanhamento dos alunos durante as atividades realizadas em sala. Espera-se, pois, do monitor a leitura e o estudo prévios dos textos-base da disciplina, para a participação ativa nas discussões em aula, sempre com foco em estratégias didáticas facilitadoras da compreensão do conteúdo.
    • Nome do projeto: Paixão e afetividade: estudos teóricos e metodológicos sobre a dimensão passional de textos verbais e não-verbais (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. S. .
      Descrição: Partindo do princípio de que todo texto qualquer que seja a sua linguagem de manifestação (verbal, não-verbal ou sincrética) é resultado não só de um dito, mas, sobretudo, de um modo de dizer peculiar, cujas escolhas, ao gerenciar o acesso do enunciatário ao conteúdo transmitido, delineiam certos efeitos de sentido, interessa a este projeto de pesquisa estudar a enunciação como performance, como processo de criação com vistas à recepção do enunciado, ou, mais exatamente, ao impacto estético e ético por ele produzido. Por meio da análise de textos pertencentes a diversas esferas de práticas sociais (artística, jornalística, publicitária, etc), a ideia é promover uma discussão teórico-metodológica, fundamentada nos desenvolvimentos atuais da Semiótica Discursiva de linha francesa, em diálogo direto com os princípios da retórica aristotélica, acerca da significação em ato, isto é, do processo de configuração dos efeitos de sentido passionais dos textos, das condições discursivas de sua emergência, e, por conseguinte, da sua força de convocação sensível-inteligível. Sem privilegiar a atividade perceptiva e subjetiva do enunciador, como é o mais comum nos estudos sobre a enunciação passional, maior ênfase será dada aos efeitos (sensíveis, inteligíveis, afetivos, persuasivos) suscitados sobre o enunciatário, que, longe de figurar como ser passivo, somente recebendo e acatando as informações produzidas, é, antes de mais nada, um interpretante, o páthos do discurso, apto a responder tímica e cognitivamente aos valores, aos sentidos que lhe são propostos. A manipulação passional do enunciatário com o que lhe é dito será examinada, portanto, com base nas características dos percursos de leitura e interação determinados pelo modo de dizer, ou seja, a partir da construção discursivo-textual e do gerenciamento tensivo próprios à manifestação da maneira de apresentar e sensibilizar, de modo específico, o conteúdo ideológico em questão.
    • Nome do projeto: Do discurso ao texto: práticas didáticas no ensino-aprendizagem do estudo das linguagens (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, E. S. .
      Descrição: O projeto está associado à disciplina Linguística XVI, obrigatória para alunos do 3 período do curso de Jornalismo e optativa para os de Letras e outros cursos de Comunicação Social. A disciplina tem por meta oferecer um instrumental teórico-metodológico para o estudo de textos de tipos variados (verbais, não-verbais ou sincréticos), aprimorando a habilidade analítica dos alunos e o seu nível de multiletramento. Teoria e prática de análise estarão, portanto, intimamente relacionadas ao longo do curso, fazendo dialogar a leitura de textos teóricos com atividades de aplicação realizadas em sala e em grupo; o que demandará dos alunos grande dedicação, dadas as dificuldades da transposição do conhecimento teórico ao conhecimento prático. Daí a atuação do monitor ser de grande relevância para um trabalho produtivo nesse processo, de auxílio contínuo, seja por meio de plantões de dúvidas oferecidos extraclasse e a elaboração de material complementar de apoio, seja pelo auxílio ao professor no acompanhamento dos alunos durante as atividades realizadas em sala. Espera-se, pois, do monitor a leitura e o estudo prévios dos textos-base da disciplina, para a participação ativa nas discussões em aula, sempre com foco em estratégias didáticas facilitadoras da compreensão do conteúdo.
    • Nome do projeto: Educação Básica e Semiótica: do discurso científico à prática em sala de aula (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. S. , BARROS, D. L. P. .
      Descrição: A intenção deste projeto foi apresentar e discutir as contribuições que a Semiótica Discursiva pode oferecer à Educação básica, sobretudo no que diz respeito às práticas de multiletramentos em situação de aula. Propusemos, a fim de contribuir para a efetivação dos níveis de concretização dos documentos oficiais de orientação curricular, chegar, num primeiro momento, a uma compreensão sistemática das etapas e dos princípios orientadores envolvidos no processo de adaptação que um saber deve sofrer quando passa do campo científico para a escola, para, então, poder lançar luz, numa segunda fase da pesquisa, a um programa de didatização das proposições teórico-metodológicas da Semiótica Discursiva. Ao se preocupar com a descrição e a compreensão da organização estrutural dos enunciados, dos processos de construção da significação subjacentes às mais variadas produções discursivo-textuais, tal teoria oferece um modelo de análise geral o bastante para ser utilizado como percurso de leitura (e consequentemente de escrita) dos diferentes gêneros do discurso, considerados hoje como os verdadeiros objetos de ensino. De qualquer modo, sem se prender a um caso específico, o da didatização da teoria semiótica, o intuito global da pesquisa é o de realizar um estudo de ordem mais geral e abrangente a respeito da transposição didática do discurso científico. Interessava contribuir com o processo de didatização das teorias linguísticas quaisquer que sejam, sendo este pensado não somente como simplificação dos saberes de referência, mas como transformação adaptativa ao novo contexto, a uma outra prática semiótica.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Licenciatura e Bacharelado (Port. e Ing.)
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Os seres fictícios do romance alencariano Senhora: da forma ao sentido a partir de uma perspectiva semiótica
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP)
        Ano de conclusão: 2022
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2017
    • Fundação de amparo a pesquisa no Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Estudos Semióticos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisa desenvolvida: Entre enunciador e enunciatário: um estudo sobre a compaixão
        Outras informações: Pesquisadora Mestrado
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de Franca:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professor permanente
    • Escola Estadual Prof. Estanislau Augusto:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professora eventual no Ensino Médio
    • Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa Otilia Fornari de Lima:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora eventual e de reforço
    • ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Responsável pela revisão dos textos em português publicados no volume 12, n. 2, 2017, da revista Estudos Semióticos (ISSN: 1980-4016).
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professor Visitante
    • ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Editora responsável pela revista Estudos Semióticos (ISSN 1980-4016), desde outubro de 2018, junto com os professores Ivã Carlos Lopes (USP) e Carolina Lindemberg Lemos (UFC).
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora Adjunto A
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2022 ).