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Guilherme Grandi

    • Professor Livre-Docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), do Programa de Pós-Graduação em Economia (FEA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Coordenador do Hermes Clio - Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica vinculado ao Departamento de Economia da FEA/USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2011). Em 2012-2013, foi pesquisador de pós-doutorado no Centre interuniversitaire de recherche en économie quantitative (CIREQ) da Université de Montréal (Canadá). Tem experiência de pesquisa na área de Economia, com ênfase em História Econômica, atuando principalmente com os seguintes temas: transportes, economia cafeeira, imigração, Estado, industrialização, movimento operário, sindicalismo, políticas de transporte, instituições e empresas.

       

      Links:    

    • Formações econômicas regionais e sistemas de transporte
    • Historiografia econômica
    • Indústria, bancos e serviços de infraestrutura urbana
    • Instituições e fiscalidade
    • Historiografia e métodos em história econômica
    • História de empresas e movimento operário
    • História das ideias e da política econômica
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    • GRANDI, G. . Navigating Life and Work in Old Republic São Paulo. Gainesville : University of Florida Press , 2022 (Resenha de livro)
    • CRUZ, H. N. ; SAES, F. A. M. ; GRANDI, G. . Bicentenário da Independência: Economia. São Paulo : Universidade de São Paulo, Superintendência de Comunicação Social , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GRANDI, G. . Do Dízimo ao ICMS. Belo Horizonte : Dialética , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • GRANDI, G. . História do 'Trem das Onze'. SÃO PAULO : Annablume , 2021 (Quarta capa)
    • GRANDI, G. ; FALEIROS, R. N. . História Econômica do Brasil. SÃO PAULO : Hucitec , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SAES, A. M. ; GRANDI, G. ; TESSARI, C. A. . Rumos da História Econômica no Brasil. São Paulo : Alameda , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GRANDI, G. . Projeto experimental Banco Panamericano. : , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • GRANDI, G. . Historiografia e construção do conhecimento histórico. São Paulo-SP : Centro Interdisciplinar de Pesquisa , 2006 (Resenha de livro)
    • MATOS, M. D. N. B. ; GRANDI, G. . Avaliador do Relatório do Programa de Iniciação Científica da FEA/USP - 'A institucionalização da história econômica no século XX'. 2024 (Outra)
    • GRANDI, GUILHERME . Parecer para Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política. 2024 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Anuario Centro de Estudios Económicos de la Empresa y el Desarrollo. 2022 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista Estudos Econômicos. 2022 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista de História Regional. 2022 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Nova Economia. 2021 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Accounting History Review. 2021 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista do IEB-USP. 2020 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Brasiliana - Journal for Brazilian Studies. 2020 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista História (São Paulo). 2020 (Parecer)
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    • GRANDI, G. . Parecer para Locus: Revista de História. 2020 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista História Econômica & História de Empresas/ABPHE. 2018 (Parecer)
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    • GRANDI, G. . Parecer para RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE. 2018 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista Economia e Sociedade (IE-Unicamp). 2018 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista Topoi. 2017 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista História e Economia do Instituto BBS de História e Economia. 2016 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE. 2017 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista História Econômica & História de Empresas/ABPHE. 2017 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista de História (USP). 2017 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista Estudos Históricos (CPDOC/FGV). 2016 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE. 2016 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista História Econômica & História de Empresas/ABPHE. 2016 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE. 2015 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista América Latina en la Historia Económica/Instituto Mora-México. 2015 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista Tempo/UFF. 2015 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista História Econômica & História de Empresas/ABPHE. 2015 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista História Econômica & História de Empresas/ABPHE. 2013 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista História Econômica & História de Empresas/ABPHE. 2011 (Parecer)
    • GRANDI, G. . Parecer para Revista Estudos Econômicos/FEA-USP. 2010 (Parecer)
    • GRANDI, G. . História de Empresas e Economia Institucional: Interlocuções e Proposta de Aplicação. 2019 (Conferência)
    • GRANDI, G. . Nova Economia Institucional e a Business History: proposta de diálogo. 2018 (Conferência)
    • GRANDI, G. . Tarifas alfandegárias e indústria no Brasil durante a Primeira República. 2018 (Conferência)
    • GRANDI, G. . Dez anos da publicação de Café e expansão ferroviária: A Companhia E.F. Rio Claro (1880-1903). 2017 (Conferência)
    • GRANDI, G. ; INOUE, L. M. . Do paternalismo ao modelo científico/racional de organização do trabalho: as Vilas Ferroviárias e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro nas décadas de 1930 e 1940. 2017 (Congresso)
    • GRANDI, G. . Crise cafeeira e greve ferroviária em São Paulo no início do século XX. 2017 (Congresso)
    • GRANDI, G. . Competitividade e Infraestrutura de Transporte na América Latina. 2017 (Conferência)
    • GRANDI, G. . Antes e depois das ferrovias: o transporte de mercadorias em São Paulo. 2015 (Conferência)
    • GRANDI, G. . The first Great Railway Strike: Rereading the Early Labour Movement in São Paulo. 2015 (Seminário)
    • GRANDI, G. . Imagens fragmentadas: uma tentativa sobre Walter Benjamin a partir da análise de três teses 'Sobre o Conceito de História'. 2014 (Seminário)
    • GRANDI, G. . Les chemins de fer et les cheminots de São Paulo au début du XXe siècle. 2013 (Conferência)
    • GRANDI, G. . Avaliação e mensuração em projetos de Relações Públicas. 2009 (Comunicacao)
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    • HUBERMAN, M. ; GRANDI, G. ; COLISTETE, R. P. . Seminários de Desenvolvimento Econômico e História. 2015 (Departamento de Economia - FEA/USP)
    • HUBERMAN, M. ; GRANDI, G. . Programa de Seminários em História Econômica. 2015 (Hermes & Clio - Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica)
    • SAES, L. A. M. ; GRANDI, G. . Programa de Seminários em História Econômica. 2015 (Hermes & Clio - Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica)
    • SAES, A. M. ; GRANDI, G. ; TESSARI, C. A. ; SANTOS, F. A. ; GAMBI, T. F. R. . V Congresso Latinoamericano de História Econômica. 2016 (Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica)
    • SAES, F. A. M. ; VILLAR, D. C. ; GRANDI, G. . Mesa-redonda: História Econômica das Estradas de Ferro de São Paulo. 2016 (Hermes & Clio - Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica)
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    • MORCEIRO, P. C. ; GRANDI, G. . Programa de Seminários em História Econômica. 2019 (Hermes & Clio ? Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica da FEA/USP)
    • SAES, A. M. ; GRANDI, GUILHERME ; SOARES, H. V. ; SALOMAO, I. C. ; GALVAO, L. S. ; ESPERANCA, F. M. A. . Uma viagem pela história do pensamento econômico: a Biblioteca Delfim Netto. 2023 (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP)
    • LARA, Y. G. ; GRANDI, G. . Programa de Seminários em História Econômica. 2016 (Hermes & Clio - Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica)
    • GRANDI, G. . Valoração de Resultados em Comunicação. 2007 (Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
    • GRANDI, G. . Valoração de Resultados em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2010 (Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes /USP)
    • Nome do projeto: Avaliação e mensuração de projetos em Relações Públicas: análise de dois modelos de valoração de resultados (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRANDI, G. .
      Descrição: Com base na bibliografia especializada, esta pesquisa examina a importância dos modelos de valoração dos resultados dos programas comunicacionais a serem utilizados pelos profissionais da área de Relações Públicas. O objetivo é, primeiramente, apresentar e analisar dois dos principais modelos de mensuração do valor econômico gerado às empresas pelos projetos de Relações Públicas: o Modelo de Variação Compensatória de William P. Ehling e o Modelo de Duas Fases de Yungwook Kim. Em seguida, buscaremos investigar a relevância desses modelos segundo as necessidades de avaliação das empresas no Brasil e em que medida os departamentos responsáveis pelas Relações Públicas estão familiarizados com essas metodologias de mensuração dos resultados.
    • Nome do projeto: Italians workers in South and North America: The Labor Militancy in Sao Paulo and Quebec, 1900-1924 (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRANDI, G. , HUBERMAN, M. .
      Descrição: O historiador Jacques Rouillard relaciona a militância operária às noções de solidariedade e combatividade de classe. De acordo com ele, a solidariedade de classe surge quando os seus integrantes adquirem consciência dos seus interesses em comum e começam a se organizar politicamente para a defesa desses interesses. Já a combatividade representa o gasto de energia em promover a causa operária e suas manifestações que, em determinados momentos, assumem a forma de piquetes, boicotes, levantes, comícios e greves. Com base nessas considerações, a presente pesquisa dedica-se a examinar a trajetória de mobilização política dos trabalhadores imigrantes italianos em dois diferentes contextos: em São Paulo, estado mais industrializado do Brasil; e Québec, província canadense conhecida historicamente pelo caráter multiétnico dos seus trabalhadores. Este último aspecto nos levou a escolher um grupo étnico específico para se analisar o seu grau de militância: os trabalhadores urbanos migrantes da Itália.
    • Nome do projeto: Railways In São Paulo: State Control and Labor Movement, 1906-1961 (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRANDI, G. .
      Descrição: O objetivo do projeto é examinar a história das ferrovias em São Paulo entre 1906 e 1961, em particular a relação do Estado brasileiro com os grupos econômicos que participaram do setor ferroviário, notadamente os grupos representados pelos acionistas e diretores das ferrovias paulistas e seus respectivos ferroviários. Tendo como ponto de partida a primeira grande greve ferroviária ocorrida em 1906 na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a presente pesquisa visa investigar o papel do Estado na promoção e regulação desse setor em São Paulo e sua relação com os grupos empresarias e o movimento de trabalhadores ligados às ferrovias. A propósito da mobilização política dos ferroviários, buscaremos avaliar a importância do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Paulista para o movimento operário em geral no estado e as principais doutrinas e organizações políticas que mais influenciaram o trabalho nas ferrovias de São Paulo.
    • Nome do projeto: Disputas em torno da expansão ferroviário no Oeste paulista, 1880-1903 (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRANDI, G. , LAMOUNIER, M. L. .
      Descrição: A partir do último quartel do século XIX, a economia cafeeira em São Paulo sofreu profundas transformações que intensificaram a acumulação de capital através, principalmente, da expansão dos cafeeiros na região conhecida como Oeste paulista. Um dos principais setores públicos que impulsionou essa acumulação do capital cafeeiro foi o sistema ferroviário. Em função da necessidade de redução dos custos com transporte, os cafeicultores paulistas passaram a inverter cifras significativas de seus capitais na construção de estradas de ferro. Após o período de construção das estradas, as companhias ferroviárias buscavam concretizar seus interesses econômicos que oscilavam entre garantir alta rentabilidade aos capitais investidos, na forma de distribuição de dividendos elevados aos seus acionistas, e expandir suas linhas como alternativa de assegurar o monopólio do transporte e, assim, a lucratividade operacional das empresas. É com base nesses interesses específicos do capital ferroviário que este projeto buscou analisar a trajetória de uma companhia ferroviária situada numa importante região cafeeira paulista: A Companhia Estrada de Ferro Rio Claro, no período de 1880 a 1903. O objetivo foi o de demonstrar que uma das formas encontradas pelas empresas ferroviárias para garantir a lucratividade e a continuidade da acumulação dos capitais investidos era se expandir através da construção, da fusão com outras companhias e, principalmente, da compra de pequenos e médios ramais ferroviários.
    • Nome do projeto: Política e planejamento dos transportes no Brasil (1874-2015) (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRANDI, G. , HUERTAS, D. M. , LAGO, C. V. E. .
      Descrição: O projeto aborda os planos nacionais de viação, com enfoque em duas das propostas mais recentes que denotam o caráter geral das políticas de transporte do Brasil, o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), cujo lançamento remonta a 2007, e o Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), de 2015. A pesquisa está estruturada em três partes. Na primeira, será feita uma avaliação histórica dos planos de viação desde as propostas pioneiras de 1874, os chamados planos Rebouças e Ramos de Azevedo, passando também pelos planos nacionais de 1934 e 1951. Na segunda parte, propõe-se investigar o quadro institucional constituído durante a década de 2000 para viabilizar o objetivo do governo brasileiro de retomar o processo de planejamento dos sistemas de transporte, dotando-os de estrutura permanente de gestão por meio de um sistema integrado de informações capaz de expressar os interesses do setor, tanto do ponto de vista da demanda quanto da oferta. Isto será feito, fundamentalmente, através da análise dos relatórios executivos do PNLT, referentes aos anos de 2007, 2009 e 2011. Na terceira e última parte da pesquisa, examina-se a proposta do PNLI, buscando compreender quais as principais mudanças em relação ao PNLT, o papel chave da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) ? empresa estatal criada em dezembro de 2012 para estruturar o planejamento compreendido no PNLI ? e os principais desafios e obstáculos enfrentados pela EPL e pelos outros órgãos governamentais responsáveis pela execução da atual política nacional de transportes.
    • Nome do projeto: Estado e capital ferroviário em São Paulo: a Companhia Paulista de Estradas de Ferro entre 1930 e 1961 (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRANDI, G. .
      Descrição: A partir de um arcabouço teórico-conceitual sobre o Estado, analisa-se o papel desempenhado pelos diretores e principais acionistas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro no contexto da formulação e implementação das políticas de transporte e de desenvolvimento econômico entre 1930 e 1961. Desse modo, procurou-se iluminar o sentido das disputas de interesses no âmbito do Estado e investigar, através do exame de determinados documentos governamentais e dos relatórios da diretoria da Companhia Paulista, como tal empresa ferroviária agiu no sentido de defender o seu projeto de transporte em massa a longas distâncias. A pesquisa, originalmente desenvolvida como tese de doutoramento, foi recentemente publicada em livro e propõe a avaliação das políticas de transportes em nível estadual e federal e seus impactos no desenvolvimento ferroviário paulista. Além disso, a pesquisa também buscou elucidar a trajetória atípica da Companhia Paulista frente frente a algumas evidências de retração da atividade ferroviária no Brasil. Assim, o objetivo foi o de desnudar os determinantes políticos e econômicos que proporcionaram à Paulista uma trajetória um pouco mais gloriosa em comparação ao desempenho médio de outras ferrovias entre 1930 e 1960.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: A Companhia Rio Claro de Estradas de Ferro e a expansão da fronteira do café no Oeste paulista, 1880-1892.
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Economia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université de Montreal
        Ano de conclusão: 2013
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
        Ano de conclusão: 2024
        Status do curso:
  • Atuação Profissional: 22
    • Faculdade Cásper Líbero:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2014 ).
        Outras informações: Professor doutor adjunto
    • Université de Montreal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Pesquisador de pós-doutorado
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • História Econômica & História de Empresas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Estudos Econômicos (São Paulo. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • America Latina en la Historía Económica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Tempo. Revista do Departamento de História da UFF:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Estudos Políticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Estudos Historicos (Rio de Janeiro):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Revista de Historia (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Hermes & Clio - Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Líder do grupo
    • Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Economia e Sociedade (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • LOCUS (UFJF):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Brasiliana: Journal for Bazilian Studies:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista IEB:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Accounting History Review:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • ANUARIO CEEED - CENTRO DE ESTUDIOS ECONÓMICOS DE LA EMPRESA Y EL DESARROLLO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).