Não autenticado |

Greice de Nobrega e Sousa

    • Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola, Literaturas Espanhola e Hispano Americana da FFLCH - USP, na área de Língua Espanhola (2019). Mestre em Letras (2007) na mesma área e programa de pós-graduação e graduada e licenciada em Letras - Espanhol / Português (2002) pela mesma instituição. Atualmente é professora adjunta da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, da área de Espanhol e suas Literaturas. Atua em disciplinas da graduação, pesquisas e ações de extensão ligadas à Língua Espanhola e ao ensino-aprendizagem de línguas, envolvendo-se, principalmente, nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de espanhol, elaboração de material didático, formação de professores, migração e refúgio numa perspectiva decolonial e inclusiva e análise do discurso. É co-autora de materiais didáticos.

       

      Links:    

    • RODRIGUES, F. S. C. ; SOUSA, G. N. ; ALVES, M. M. . Español entre contextos - Libro 3. São Paulo : Ática, 2011 . 184p. ISBN: 9788508147052.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SOUSA, G. N. ; ALVES, M. M. . Español entre contextos - Libro 2. São Paulo : Ática, 2011 . 184p. ISBN: 9788508147038.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SOUSA, G. N. ; ALVES, M. M. . Español entre contextos - Libro 1. São Paulo : Ática, 2011 . 192p. ISBN: 9788508147014.
    • SOUSA, G. N. . A Língua Espanhola no Brasil: ruptura e resistência do elo língua-cultura CARACOL (USP) , v. 1 , p. 292 - 321 , 2020. ISSN: 21781702.
    • DANTAS, R. ; MENEZES, A. S. ; SOUSA, G. N. . TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia CARACOL , v. 1 , p. 102 - , 2017. ISSN: 23179651.
    • FIGUEIREDO, C. C. S. ; SANTOS FILHO, J. I. ; SOUSA, G. N. . A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES NO APLICATIVO GOOGLE FORMS E O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA. Língua Inglesa e Ensino Remoto: desafios e perspectivas, v. 1, p. 259 - 275, 2020.
    • SOUSA, G. N. . A ideologia linguística e o material didático de língua estrangeira ? reflexões sobre o ensino de espanhol. Memória,prática e licenciatura em Letras, v. 1, p. 15 - 30, 2017.
    • SOUSA, G. N. . Língua Espanhola: ?língua de cultura?, mas qual não é? O aprendiz brasileiro entre as línguas: espanhol e inglês.. Lenguas en un espacio de integración. Acontecimientos, acciones, representaciones., v. 1, p. 67 - 84, 2010.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SOUSA, G. N. ; DA SILVA, M. M. A. . Parece, mas não é! Uma proposta para a interpretação da ironia na leitura em língua estrangeira. In: 16o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil , 2007 , Campinas. Anais do 16o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil. : , 2007.
    • SOUSA, G. N. . A´língua espanhola é variedade. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2008 , Belo Horizonte. V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. : , 2008.
    • SOUSA, G. N. . O lugar do espanhol para o aprendiz brasileiro: uma. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2006 , Rio de Janeiro. Anais do ... Congresso Brasileiro de Hispanistas. : , 2006.
    • SOUSA, G. N. . Identidade lingüística brasileira e o processo de aquisição de língua espanhola. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2004 , Florianópolis. Hispanismo 2004 - Língua Espanhola. Florianópolis : UFSC, 2004. p. 201 - 207.
    • SOUSA, G. N. ; LIRIO, C. J. ; CAMARGO, A. R. O. ; BREDA, B. ; SILVA, D. A. ; CRUZ, E. S. ; YANAZE, L. ; KLUTH, V. S. . DIÁLOGOS EDUCACIONAIS I: O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA EM PAUTA. 2023 (Outra)
    • SOUSA, G. N. . Precisamos Falar Sobre...Processo de Refúgio e Migração. 2022 (Seminário)
    • Freitas, P. G. ; SOUSA, G. N. ; DANTAS, R. . Atividades comunicativas para o ensino de línguas estrangeiras. 2015 (Unifesp)
    • SOUSA, G. N. ; MENEZES, A. S. ; RODRIGUES, F. S. C. ; ELIAS, N. ; GUTIERREZ, S. E. B. ; DANTAS, R. ; MARTIN, I. ; RODRIGUES, J. F. ; MIGUEZ, A. C. ; BRIANEZI, D. I. ; FOGLIA, G. A. ; YOKOTA, R. ; ALVES-BEZERRA, W. . 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol / 1o Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação. 2015 (Unifesp / UFSCar / APEESP)
    • SOUSA, G. N. ; CARVALHO, M. M. ; FARIA, T. L. ; SILVA, A. B. ; SANTANA, B. C. ; SILVA, D. C. S. ; SANTOS, D. D. ; VASCONCELLOS, E. M. M. ; FRANCO, G. ; ROVERI, J. C. S. ; VALENCIA, L. P. M. ; BIONDO, L. C. ; RAULINO, R. C. P. ; HASMANN, R. B. S. ; DANTAS, R. . IV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2015 (USP - FFLCH - Departamento de Letras Modernas - Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana)
    • ARAUJO JUNIOR, B. J. ; SOUSA, G. N. . Roda de conversa: "Um olhar contrastivo sobre as formas passivas de Espanhol e do Português". 2015 (EFLCH - UNIFESP)
    • SILVA, A. ; RUBIRA, C. P. ; MUBARACK, C. O. ; LIMA, F. B. ; MOREIRA, G. S. ; CASTALDO, I. C. C. ; VALENCIA, L. P. M. ; SOUZA, P. D. A. ; RAULINO, R. C. P. ; SOUSA, G. N. . VI Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e LIteraturas Espanhola e HIspano-Americana. 2017 (FFLCH - USP)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; CELADA ; SOUSA, G. N. . 4º Congresso Latino-Americano de Glotopolítica. 2019 (Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana - FFLCH/USP)
    • SOUSA, G. N. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Fórum de debate sobre o projeto de lei 446/2018 para inclusão da oferta de língua espanhola na rede pública estadual de São Paulo. 2019 (EFLCH-Unifesp/APEESP)
    • SOUSA, G. N. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; DA SILVA, M. M. A. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . O ensino-aprendizagem de língua estrangeira e a inclusão - vivências na cidade de São Paulo. 2019 (EFLCH-Unifesp)
    • SOUSA, G. N. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; DOMINGUES, A. S. N. ; SILVA, C. C ; ARAUJO, P. R. ; GONCALVES, I. M. M. ; OLIVEIRA, A. P. ; SILVA, D. S. . "Un momento para compartir" - Divulgação de materiais didáticos de E/LE e construção coletiva de adaptações para diferentes realidades. 2020 (Unifesp)
    • SOUSA, G. N. ; MENEZES, A. S. ; FIGUEIREDO, C. C. S. ; SANTOS FILHO, J. I. . TALLER PARA HABLAR DE CINE. 2020 (Unifesp)
    • MENEZES, A. S. ; SOUSA, G. N. . CONVERSAS DE CINECLUBE (CHARLAS DE CINECLUB): LUNAS CAUTIVAS. 2020 (Unifesp)
    • OLIVEIRA, R. A. D. ; SOUSA, G. N. ; ELIAS, N. ; MENEZES, A. S. ; GUTIERREZ, S. E. B. . DJ EM QUARENTENA: REFLETINDO SOBRE LÍNGUA, CULTURA E APRENDENDO COM PLAYLISTS EM ESPANHOL. 2020 (Unifesp)
    • MENEZES, A. S. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; SOUSA, G. N. . ESPANHOL NO CEL DOM PEDRO I: HISTÓRICO E PRÁTICAS. 2020 (Unifesp)
    • MENEZES, A. S. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; SOUSA, G. N. . ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM ESPANHOL: TROCA DE EXPERIÊNCIAS. 2020 (Unifesp)
    • MENEZES, A. S. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; SOUSA, G. N. . OFICINA DE PLANO DE AULA DE ESPANHOL. 2020 (Unifesp)
    • SOUSA, G. N. ; KASSAMA, P. A. G. . Encontros Interdisciplinares - Metodologias de pesquisa. 2022 (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
    • SILVA, D. S. ; SOUSA, G. N. ; ROJAS, K. A. S. ; CARVALHO, M. F. ; FIDALGO, S. S. ; SOUZA, T. G. S. . Oficina: A gente se entende... pero no mucho. 2022 (UNIFESP)
    • SOUSA, G. N. . CICLO DE DEBATES: PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS DE JUVENTUDES. 2021 (UNIFESP)
    • SOUSA, G. N. ; BATISTA, M. E. . FÓRUM DE LICENCIATURA - CULTURAS INDÍGENAS E NEGRAS NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS. 2021 (UNIFESP)
    • CRUZ, E. S. ; SOUSA, G. N. ; SILVA, D. A. ; YANAZE, L. ; KLUTH, V. S. . DIÁLOGOS EDUCACIONAIS I: O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA EM PAUTA. 2023 (CEFE - UNIFESP)
    • SOUSA, G. N. ; SILVA, C. C . Oficina de dança: ritmos africanos. 2023 (IFSP - Instituto Federal de São Paulo)
    • FIGUEIREDO, C. C. S. ; SOUSA, G. N. ; SILVA, D. S. ; SILVA, A. F. ; VAZQUEZ, R. B. ; FIDALGO, S. S. ; GUANAES, M. M. ; ROJAS, K. A. S. . Oficina: A gente se entende... pero no mucho. 2021 (UNIFESP e Secretaria Municipal da Educação de Francisco Morato)
    • CELADA ; SOUSA, G. N. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Instrumentos lingüísticos en la enseñanza de Español Lengua Extranjera. 2013 (APEESP e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
    • SOUSA, G. N. ; CELADA ; MENEZES, A. S. ; FANJUL, A. P. ; CABRAL, G. G. O. . Canção - A língua acontecendo em vários sentidos. 2016 (Unifesp, USP, Fatec/Guarulhos, IFSP)
    • LOCOSELLI, L. F. ; SOUSA, G. N. ; COSTA, M. . Discurso, canção e mulheres de nuestra América. 2019 (Faculdade de Letras, FFLCH-USP)
    • SOUSA, G. N. . Uma canção, tantas possibilidades. 2022 (EFLCH - UNIFESP)
    • SOUSA, G. N. . Língua/cultura: o tratamento indissociável proposta pela abordagem discursiva. 2016 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • SOUSA, G. N. ; FIGUEIREDO, C. C. S. ; SANTOS FILHO, J. I. . Taller - Para hablar de cine. 2020 (Material didático)
    • Nome do projeto: Español hacia el Mundial (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, G. N. .
      Descrição: Selecionar material didático e organizar um catálogo para utilização dos materiais em cursos de "espanhol para fins específicos" relacionados aos seguintes profissionais: garçons, taxistas, lojistas e policiais. O projeto visa reunir tais materiais para aulas de espanhol destinadas aos profissionais que lidarão com os turistas da Copa do Mundo de 2014.
    • Nome do projeto: Cultura brasileira e redação acadêmica em LP para falantes nativos do castelhano - Módulo II (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, G. N. , ELIAS, N. , MARTIN, I. , RODRIGUES, J. F. , LIRIO, C. J. , SILVA, H. S. , FIDALGO, S. S. , FARIAS, I. R. .
      Descrição: Participação no curso de cultura brasileira e redação acadêmica em Língua Portuguesa como professora.
    • Nome do projeto: Charlas De Cineclub (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, G. N. , ELIAS, N. , DANTAS, R. , GUTIERREZ, S. E. B. , MARTIN, I. , MENEZES, A. S. , FOGLIA, G. A. , RODRIGUES, J. F. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
    • Nome do projeto: Cultura brasileira e redação acadêmica em LP para falantes nativos do castelhano - Módulo I (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, G. N. , ELIAS, N. , MARTIN, I. , RODRIGUES, J. F. , LIRIO, C. J. , SILVA, H. S. , FIDALGO, S. S. , FARIAS, I. R. .
      Descrição: Participação em curso de cultura brasileira e redação acadêmica em Língua Portuguesa como professora.
    • Nome do projeto: Projeto de Bolsa Acadêmica de Monitoria de Licenciatura em Português-Espanhol (2017 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUSA, G. N. , ELIAS, N. , GUTIERREZ, S. E. B. , MENEZES, A. S. , OLIVEIRA, R. A. D. .
      Descrição: O projeto contempla os alunos da Licenciatura em Letras, habilitação Português-Espanhol, que durante o segundo semestre acadêmico de 2017 e primeiro de 2018 cursarão, respectivamente, as Unidades Curriculares Fundamentos do Ensino de Língua Espanhola II e I e realizarão os Estágios Curriculares Supervisionados II e I nas escolas de educação básica, Centros Unificados de Educação e Institutos Federais com os quais foram firmados acordos de cooperação com o curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. No contexto dos acordos de cooperação firmados, o Estágio Curricular tem seu protagonismo porque significa uma prática efetiva da construção da relação universidade-comunidade, em que alunos e professores do curso de Letras Português-Espanhol se acham diretamente envolvidos.
    • Nome do projeto: Mediação do ensino e da aprendizagem de língua espanhola através da elaboração de atividades na plataforma Moodle (PAD-UNIFESP) (2020 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUSA, G. N. , FIGUEIREDO, C. C. S. .
      Descrição: O PAD é um Programa Institucional que atende a política de formação docente de pós-graduandos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifesp. Esta iniciativa é resultado da interlocução entre as Pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação e Pesquisa. Entende-se que o aprender a ?ser professor? implica em desenvolver competências que vão além do domínio de conteúdo, logo é necessário fundamentação teórica articulada às atividades práticas Além disto, parte-se do princípio de que este preparo não se limita apenas a instrumentação técnica, mas também exige a reflexão crítica sobre a prática docente.
    • Nome do projeto: Mediação do ensino e da aprendizagem de língua espanhola através da elaboração de atividades na plataforma Moodle (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUSA, G. N. , FIGUEIREDO, C. C. S. .
      Descrição: O projeto foi aceito no PAD (Programa de Aperfeiçoamento Docente) que é um programa institucional que atende a política de formação docente de pós-graduandos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifesp. A estagiária selecionada, Carolina Figueiredo, atuou sob minha orientação na Unidade Curricular Língua Espanhola 2, do curso de Letras Português/Espanhol, da UNIFESP- Campus Guarulhos, utilizando a plataforma Moodle, o aplicativo Google Forms e o aplicativo de mensagens WhatsApp para auxiliar o ensino e aprendizagem da língua espanhola.
    • Nome do projeto: Latinidades em rede (Latinidades enred) (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, G. N. , ELIAS, N. , GUTIERREZ, S. E. B. , MARTIN, I. , MENEZES, A. S. , FOGLIA, G. A. , RODRIGUES, J. F. , OLIVEIRA, R. A. D. .
      Descrição: O projeto LATINIDADES ENRED consiste na realização de edições mistas, em audiovisual e texto, sobre a abordagem da trajetória pessoal, profissional e intelectual de professores, pesquisadores, estudiosos, escritores e artistas latino-americanos das áreas do ensino de língua e de literatura, da tradução, e do universo cultural hispânico. Para tanto será desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa serão realizadas e registradas ¿ com recursos audiovisuais ¿ as entrevistas mensais que terão a participação de estudantes e professores do curso de Letras Espanhol da EFLCH e de professores e alunos rede pública. Esses encontros serão realizados no formato de evento, portanto aberto ao público interno e externo da EFLCH/Unifesp. A segunda etapa constará da edição desses registros audiovisuais somada à redação de textos. A produção escrita, em formato de variados gêneros textuais (resumo, resenha, artigo) terá como etapa preliminar as pesquisas interdisciplinares junto às áreas de língua, literatura e cultura. As edições (programas) serão disponibilizadas em uma plataforma on-line com acesso para o público da comunidade EFLCH/Unifesp, assim como para o público em geral.
    • Nome do projeto: Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, G. N. , FIDALGO, S. S. , OLIVEIRA, R. A. D. , GRACIANO, M. , SERRAO, C. R. B. , JACOMINI, M. A. , SILVESTRE, M. A. , MIZAN, S. , PINI, F. R. O. , CARVALHO, M. F. , BERNARDO, C. M. , ARAGAO, G. B. D. , RIBEIRO, M. L. S. , PEIXOTO, F. H. S. , COSTA, L. T. .
      Descrição: Este projeto de extensão se insere no âmbito das comemorações do centenário de nascimento desse grande pensador da educação. O projeto, por meio das ações denominadas, "ciclo de debates", "círculo de cultura" e "café com Paulo Freire" demonstrará a amplitude, complexidade e atualidade das contribuições de Paulo Freire em âmbitos nacional e internacional para a educação, estimulará a troca de saberes e experiências entre diferentes instituições e pessoas, disseminará a produção de conhecimento referenciada no pensamento freireano e estreitará relações e aproximações entre a universidade e a comunidade. As ações visam a provocar reflexões sobre a educação, a cultura, as artes, as ciências, tendo em vista a diversidade e a pluralidade de análises possíveis diante da atual conjuntura social - nacional e internacional -, tomando como referencial o pensamento e a práxis libertadora de Paulo Freire, vivos e representados pela ação política de universidades, movimentos sociais e populares, escolas públicas em diversos campos de atuação no âmbito da cultura e das artes. Os resultados esperados com as ações são a disseminação da teoria do conhecimento de Paulo Freire na Universidade e na sociedade, a apreensão da educação popular como práxis educativa e a sistematização e produção científica. Nesse sentido, o projeto de extensão contribuirá com o tripé ensino, extensão e pesquisa.
    • Nome do projeto: Site Altavoz (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, G. N. , ELIAS, N. , GUTIERREZ, S. E. B. , MARTIN, I. , MENEZES, A. S. , FOGLIA, G. A. , RODRIGUES, J. F. , OLIVEIRA, R. A. D. .
      Descrição: O Altavoz é uma ação de docentes e discentes da área de Língua Espanhola e suas Literaturas dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras Português-Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp que já vem ocorrendo em diferentes formatos e suportes desde 2010, tendo se tornado um site em 2020. Seu registro como projeto de extensão almeja tornar reconhecido e institucionalizado o caráter extensionista dessa ação. Em seu formato atual, o Altavoz tem como objetivo específico o desenvolvimento e a manutenção de um site que funcionará como um repositório de materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola, literaturas em castelhano e cultura hispânica em geral. Pretende-se, como objetivo secundário, que o site também sirva como um espaço de memória das ações de extensão, pesquisa e ensino realizadas pela mencionada área. O projeto será desenvolvido por meio de oficinas de criação e divulgação de conteúdo digital e manutenção de sites, criação de grupos de estudo e de trabalho e levantamento de necessidades de materiais didáticos digitais. Almeja-se que participem dessas ações os/as docentes da área, discentes de pós-graduação e de graduação dos cursos envolvidos, bem como professoras/es da educação básica e superior, fundamentalmente, aqueles/as das escolas parceiras com as quais a Licenciatura em Letras Português-Espanhol mantém convênio, além de interessados/as em geral.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - UNIFESP/CAPES (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUSA, G. N. , OLIVEIRA, R. A. D. , CRITELLI, B. , VALE NETO, J. S. , TELLES, L. F. P. , MINUSSI, R. D. .
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID que tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de educação superior federais, estaduais, municipais e comunitárias sem fins lucrativos, visando aprimorar a formação dos docentes, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação básica.
    • Nome do projeto: Migrantes bolivianos: hospitalidade, multilinguismo e interculturalidade (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, G. N. , GUTIERREZ, S. E. B. , FIDALGO, S. S. , CARVALHO, M. F. , SA, R. L. .
      Descrição: Este projeto, pensado a partir da percepção empírica das necessidades dos migrantes bolivianos em São Paulo, justifica-se considerando como pressupostos i. a condição de hóspedes, de entre-lugar cultural e a característica multilíngue no entorno que os recebe (Derrida, 2000, 2003; Kubota, 2004; Bhabha, 2013); ii. as práticas sociais e as novas relações entre os nacionais e esses migrantes como sendo cíclicas e continuamente reconfiguradas; iii. a dificuldade de ações para o autoempoderamento, a emancipação social, bem como a construção de novos sentidos, subjetividades e conhecimentos (Sousa Santos, 2007); e, iv. os processos de estereotiparem, preconceito, discriminação e, como resultado, ações recorrentes de exclusão social a que são submetidos. (Sá, 2015, 2018, 2020; Baeninger, 2018; Domeniconi, 2020) Portanto, esse projeto visa a parceria entre a universidade e uma escola periférica para abordar as necessidades desses migrantes sob o prisma da hospitalidade, dos processos linguísticos e interculturais envolvidos. Atrelado a isso, pretende-se entender essas conjeturas com o fito de atuar profilática e propositivamente em benefício da população em pauta ao perspectivar o alívio das privações que sofrem no país que os recebe. (Rojo, 2006) Para tanto, esforços interdisciplinares e interinstitucionais serão envidados com base nos pressupostos epistêmico-metodológicos no campo da Educação, da Saúde e dos Estudos de Linguagem, dentre outros. Desse modo, espera-se que a universidade e a escola contribuam para a inclusão social desses migrantes por meio da proposição de políticas e ações de hospitalidade que levem em conta os movimentos de língua e cultura em sua acomodação e estadia.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Espanhol / Português
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP / SP
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Letras - Espanhol
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP / SP
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Língua Espanhola, Literaturas Espanhola e Hispano
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP / SP
        Ano de conclusão: 2019
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Atuei como professora de Língua Espanhola no curso superior de Secretariado Executivo Bilíngüe.
        Outras informações: Professora de Língua Espanhola
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP / SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Trabalhei com preparação de materiais, preparação e aplicação de provas de proficiência, e ministrei aulas de espanhol instrumental no Centro de Línguas desta faculdade.
        Outras informações: Monitor bolsista
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2014 ).
        Outras informações: Minhas aulas eram distribuídas entre o curso superior de Turismo, Licenciatura em Matemática e o Ensino Médio.
        Outras informações: Professor titular de língua espanhola
    • Sinergia (IFSP. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Parecerista do volume 12 - ISSN 1677-499X
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Colégio Micael:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professora de Espanhol (Ensino Fundamental)
    • Just Consultoria em Línguas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Atuava como professora de língua espanhola.
        Outras informações: Consultora
    • Externato Santa Terezinha:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professora Idiomas - Espanhol
    • CARACOL:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).