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Jessica de Lima Mosca

    • Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/USP, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Barueri e de Língua Espanhola na Secretaria de Educação de São Paulo, licenciada em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de São José do Rio Preto, tendo cursado um semestre na Universidade de Buenos Aires. Integrou o o GP/CNPq/USP Linguagens, discurso e ensino. Desenvolveu projeto de leitura e escrita de gêneros da esfera digital com estudantes dos anos finais do ensino fundamental na rede municipal, na área de Linguística Aplicada ao Português, sob orientação da Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos.

       

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  • Apresentações de Trabalho: 2
    • MOSCA, J. L. . MULTILETRAMENTOS E OS GÊNEROS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019 (Comunicacao)
    • MOSCA, J. L. . O FUNCIONAMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS. 2020 (Comunicacao)
    • MOSCA, J. L. . Colóquio de Incentivo à Pesquisa (CIP). 2010 ()
    • Nome do projeto: Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCA, J. L. , CAMPOS, Maria Inês B. .
      Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nos comentários em fóruns de discussão que circulam nas redes digitais com temas relacionados a aspectos sociais e culturais, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de estilística do gênero ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os comentários nos fóruns de discussão; (ii) aprofundar o conceito de argumentação na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se: (i) a continuidade nas investigações em desenvolvimento ou desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, discurso e ensino a saber, a análise dialógica dos discursos, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) socialização da produção, por meio de publicações..
    • Nome do projeto: Argumentação em comentários na internet: uma proposta de escrita para o 9º ano (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCA, J. L. , CAMPOS, Maria Inês B. .
      Descrição: O trabalho desenvolvido consiste em uma pesquisa-ação participante, com intervenção pedagógica e tem como público-alvo alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da zona oeste da Grande São Paulo. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa pela professora pesquisadora responsável pelo projeto. O objetivo geral deste trabalho é analisar as estratégias argumentativas utilizadas na comunidade r/Brasil e de que forma os gêneros emergentes da era digital podem ser usados em benefício das práticas escolares, de forma a contribuir para a formação de leitores e escritores competentes. As produções finais dos alunos constituirão o corpus final desta pesquisa
    • Nome do projeto: Argumentação em comentários na internet: uma proposta de escrita para o 9º ano (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MOSCA, J. L. , CAMPOS, Maria Inês B. .
      Descrição: O trabalho desenvolvido consiste em uma pesquisa-ação participante, com intervenção pedagógica e tem como público-alvo alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da zona oeste da Grande São Paulo. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa pela professora pesquisadora responsável pelo projeto. O objetivo geral deste trabalho é analisar as estratégias argumentativas utilizadas na comunidade r/Brasil e de que forma os gêneros emergentes da era digital podem ser usados em benefício das práticas escolares, de forma a contribuir para a formação de leitores e escritores competentes. As produções finais dos alunos constituirão o corpus final desta pesquisa.
    • Graduacao:
      • Curso: Abi - Letras Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2012
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • EMEF Prof. Alexandrino da Silveira Bueno:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Atuo como professora de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental II.
        Outras informações: Professora de Educação Básica II
    • E.E. Prof. Willian Rodrigues Rebuá:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Atuo como professora de Língua Espanhola no Centro de Estudos de Línguas (CEL), junto à Diretoria de Ensino de Carapicuíba.
        Outras informações: Professora de Educação Básica II
    • EMEF Prof. Alcino Francisco de Souza:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).