Não autenticado |

Rita de Nazareth Souza Bentes

    • Doutora pelo Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (2020)-DINTER (USP e UEPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN(2007) e Licenciada Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1991). Participante dos Projetos de Pesquisa: "Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica do discurso (2014-2017) e "Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem" (2019-atual) ligados à Linha de Pesquisa Linguística Aplicada ao Português do Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP), coordenado pela Prof.ª Drª Maria Inês Batista Campos (DLCV-USP), na Universidade de São Paulo. É Professora Assistente do Curso de Letras-Libras, do Departamento de Língua e Literatura - DLLT/CCSE/UEPA e Integrante do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia-GELPEA, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, coordenado pelo Prof.º Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes e Prof.º Me. Huber Kline na Linha de Pesquisa 4 - Práticas Educativas Inclusivas da Amazônia, atuando na área de Estudos Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, Ensino Aprendizagem do Português/Libras, Teoria dialógica da linguagem com o foco nos estudos do enunciado verbo-visual em materiais didático-pedagógicos para a educação de surdos.

       

      Links:    

    • BENTES, JOSÉ ANCHIETA DE OLIVEIRA ; SOUZA-BENTES, RITA DE NAZARETH . DIÁLOGO, DIALOGISMO E DIALOGICIDADE EM BUBER, BAKHTIN E FREIRE: ALGUMAS OBSERVAÇÕES CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS) , v. 24 , p. 1 - 18 , 2019. ISSN: 21784612.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; LOBATO, H. K. G. . Proposta de avaliação de pessoas com deficiência na escola: reflexões acerca das múltiplas linguagens REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 26 , p. 555 - 579 , 2019. ISSN: 22380302.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato . A Leitura do Gênero Romance na Sala de Aula: As Formas do Trabalho Docente MOARA , v. 26 , p. 223 - 234 , 2006. ISSN: 01040944.
    • PONTES, K. M. ; ROMANO, T. P. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Letramento literário: instrumentos e estratégias no ensino de alunos surdos.. Lingua Portuguesa, Linguagem e Linguística 2., v. 2, p. 1 - 243, 2018.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Corpo grotesco e corpo deficiente: análise das distinções. IV EEBA-Encontro de Estudos Bakhtinianos "Resistências à escatologia política: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra", v. 1.149, p. 36 - 42, 2017.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . A dimensão verbo-visual no livro didático de LP; uma análise dialógica da linguagem. Linguagens e práticas docentes: relações bakhtinianas, v. 1, p. 267 - 288, 2017.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BURLAMAQUI, C. D. V. . Do local para global: discurso, argumentação e a centralidade da cultura. Do local para global: discurso, argumentação e a centralidade da cultura, v. 5, p. 69 - 84, 2016.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. . Análise dialógica do cronotopo em uma propaganda do Greenpeace. Análise dialógica do cronotopo em uma propaganda do Greenpeace, v. 1, p. 888 - 895, 2016.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; SILVA, S. P. ; SILVA, S. P. . A relação teoria e prática na formação inicial do futuro professor de Língua Portuguesa.. Trabalho docente e linguagem em diferentes contextos escolares, v. 1, p. 149 - 167, 2014.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; SILVA, S. P. ; SILVA, S. P. . A relação teoria e pratica na formação inicial do futuro professor de língua portuguesa. Trabalho docente e linguagem em diferentes contextos escolares, v. 1, p. 151 - 171, 2013.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Relato de Duas Instituições Educacionais que Trabalham com Múltipla Deficiência. Multipla Deficiência: pesquisa e intervenção, v. 02, p. 65 - 80, 2010.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Posicionamentos identitários de pessoas com múltiplas deficiências. Multipla deficiência: pesquisa & intervenção, v. , p. 101 - 120, 2010.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Quem é meu filho? Quem é minha filha? A perspectiva com multiplos dificientes. Múltipla Deficiência: pesquisa e intervenção, v. , p. 80 - 100, 2010.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Avaliação de alunos na sala de recurso multifuncional: discussões em torno da (dis)normalidade. Caminhos da Inclusão, v. 01, p. 139 - 146, 2011.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; SILVA, L. C. O. ; SOUZA, A. D. . Apresentação de um instrumento do trabalho docente: a sequência didática em foco. Linguagens, saberes e interculturalidade, v. 01, p. 143 - 154, 2011.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Posicionamentos identitários de pessoas com múltiplas deficiências. Múltipla Deficiência Pesquisa & Intervenção, v. , p. 101 - 120, 2009.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Quem é meu filho? Quem é minha filha? A perspectiva de mães com filhos múltiplos deficientes.. Múltipla Deficiência Pesquisa & Intervenção, v. , p. 81 - 100, 2009.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Relato de Duas Instituições Educacionais que Trabalham com Múltipla Deficiência. Múltipla Deficiência: Pesquisa e Intervenção, v. , p. 65 - 80, 2009.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; CHAVES, M. H. R. . A Construção de Objetos de Discurso na Aula de Português: uma reflexão sobre o trabalho docente. Arenas de Bakhtin: Linguagem e Vida, v. , p. 343 - 354, 2008.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . O papel docente em sala de aula de Língua Portuguesa: as atitudes ético-discursivas face ao projeto de ensino. O Espelho de Bakhtin, v. único, p. 115 - 123, 2007.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; RODRIGUES, F. A. T. . OS GÊNEROS VERBO-VISUAIS COMO ARENAS DIALÓGICAS. In: III Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA , 2018 , Belém. III Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA: Em tempos de resistência: alteridades e diálogos na educação. : , 2018. p. 1 - 31.
    • ANDRADE, A. M. P. ; DIAS, F. A. S. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; GONÇALVES, Wendy dos Santos . CHARGES DE CARLOS LATTUF ENTRE 2002 E 2014: DA COMPREENSÃO RESPONSIVA ÀS RELAÇÕES DIALÓGICAS. In: III Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA , 2018 , Belém. III Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA: Em tempos de resistência: alteridades e diálogos na educação. : , 2018. p. 1 - 31.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . 'os diferentes discursos do filme, do livro e da charge a forma da água: da compreensão do signo ideológico à memória'. In: I CONALA - CONGRESSO NACIONAL DE LINGUISTICA APLICADA & IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA (ENAFDM) , 2018 , São luis. anais do I CONALA e IV ENAFDM. São Luis : EDUFMA, 2018. p. 1 - 482.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BENTES, J. A. O. ; RODRIGUES, F. A. T. . Gêneros verbo-visuais como arenas dialógicas.. In: III VOLÓQUIO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS DO GELPEA 'em tempos de resistência: alteridades e diálogos na educação' , 2018 , Belém. III COLÓQUIO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS DO GELPEA. Belem : editora da UEPA, 2018. p. 1 - 31.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . A dimensão verbo-visual no livro didático de LP: uma análise dialógica da linguagem. In: 64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) , 2016 , São Paulo. A dimensão verbo-visual no livro didático de LP: uma análise dialógica da linguagem. : , 2016.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; PONTES, K. M. ; ROMANO, T. P. . O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. In: II Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes , 2016 , Belém. O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. Belém : , 2016.
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . O que se ensina na disciplina língua brasileira de sinais. In: V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial , 2012 , São Carlos-SP. Anais do V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos-SP : Ed. Cubo, 2012. p. 7346 - 7358.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; LMIA, S. N. V. . O Trabalho do professor pesquisador na educação bilíngue de surdos. In: V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial , 2012 , São Carlos-SP. Anais do V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos-SP : Ed. Cubo, 2012. p. 4905 - 4919.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Práticas de ensino-aprendizagem de língua materna: a recepção-produção do gênero romance na sala de aula. In: Congresso ASLIPA , 2006 , Belém. Congresso ASLIPA. Belém - PA : UFPA, 2006. p. 35 - .
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COELHO, Lúcia Cristina Bessa de Brito ; GOMES Maria do Carmo Ferreira . Meu livro eletrônico regional: uma experiência de autonomia da pessoa surda no processo de alfabetização. In: VI Seminário Nacional do INES - Surdez: Diversidade Social , 2001 , Rio de Janeiro - RJ. VI Seminário Nacional do INES - Surdez: Diversidade Social. Rio de Janeiro - RJ : INES, 2001. p. 121 - .
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Relações intergenéricas na produção das práticas de ensino-aprendizagem do Português: múltiplas retextualizações. In: 13o Colóquio Internacional da AFIRSE / 3o. Colóquio Nacional da AFIRSE secção brasileira - Educação e desenvolvimento sustentável: diversidade, diferenciação e inclusão , 2005 , . 13o Colóquio Internacional da AFIRSE / 3o. Colóquio Nacional da AFIRSE secção brasileira - Educação e desenvolvimento sustentável: diversidade, diferenciação e inclusão. Manaus : UFAM, 2005. p. 126 - 127.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Relações Intergenéricas em práticas de ensino-aprendizagem do português: multiplas retextualizações. In: IX JELL Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários , 2005 , Belém - PA. IX JELL Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. Belém : UFPA, 2005. p. 90 - .
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . A apresentação em foco: um elemento metodológico e conceitual em interações na sala de aula. In: III SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais , 2005 , Santa Maria - RS. III SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Santa Maria : SIGET, 2005. p. 43 - .
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Prática de recepção-produção de gêneros discursivos na escola: modos didático-pedagógicos em situações de interação. In: I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Norte , 2006 , Belém - PA. I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Norte. Belém : UFPA, 2006. p. 39 - .
    • MELLO Maria Aparecida ; CAMPOS Douglas Aparecido de ; RITTMEISTER Eunice Martin ; LUCCA Gisele Maria de ; RISSI Luciane de Araújo Góes ; BRIGANTI Lucilene ; PETRENAS Rita de Cássia ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BARRETO Selva Maria Guimarães . A percepção dos professores de ensino fundamental sobre a crise dos sete anos. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino , 2008 , Porto Alegre - RS. Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. Porto Alegre : PUC RS, 2008. p. 1 - 13.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Currículo no cotidiano: os diversos saberes no processo de aprendizagem na produção-recepção de gênero discursivo. In: II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas , 2005 , João Pessoa - PB. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa - PB : , 2005.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; LOPES, Marco Antônio de Carvalho . A perspectiva de um trabalho com os gêneros discursivos na escola. In: XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social , 2005 , Belém - PA. XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social. : , 2005. p. 1 - 7.
    • BRITO, Celso Caciano ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Geometria Plana no Contexto da Arquitetura de Belém. In: I Congresso internacional do INES e VII nacional do INES - Surdez e Pós-Modernidade:Novos Rumos para a Educação Brasileira , 2002 , Rio de Janeiro - RJ. Surdez e pós-modernidade: novos rumos para a educação brasileira. Rio de Janeiro : INES, 2002. p. 117 - 121.
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Práticas de Recepção-Produção de Gêneros Discursivos na Escola: Modos Didático-Pedagógicos em Situação de Interação. In: IV Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais , 2007 , Tubarão-SC. Anais do IV SIGET. Tubarão-SC : Biblioteca da Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, 2007.
  • Trabalhos técnicos: 1
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Curso de Arte-educação e informática para jovens artistas plásticos do bairro do Marco. 2000 (Outra)
    • PONTES, K. M. ; ROMANO, T. P. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . O letamento literario no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. 2014 (Comunicacao)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; SILVA, K. C. M. ; PONTES, K. M. . Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. 2014 (Comunicacao)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; SOUZA, G. M. L. ; BRITO, A. C. F. . Outridade ou mesmidade nos discursos que circulam na educação de surdos. 2014 (Comunicacao)
    • BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . O que se ensina na disciplina lingua brasileira de sinais?. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; LIMA, S. N. V. . O trabalho do professor pesquisador na educação bilíngue de surdos. 2012 (Comunicacao)
    • LIMA, S. de N. V ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; SILVA, R. C. A. . A prática de letramento bilingue na escola: a retextualização no ensino de lingua portuguesa para alunos surdos. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BARBOSA, O. O. . A história em quadrinhos nas práticas de linguagem do contexto escolar da pessoa surda: o software HQ em foco. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; VIANA, S. N. L. . Piada Surda: uma proposta de letramento bilíngue para surdos. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Letramentos, Tecnologia e Educação Inclusiva. 2012
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BENTES, J. A. O. . Linguagem, Infancia e Gêneros do discurso. 2012
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . A formação docente na perspectiva da educação inclusiva. 2011
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . II EBELLI (Encontro Bragantino de Estudos Linguísticos e Literários) Rodas de Conversas Bragantinianas: Linguagens, Saberes e Interculturalidade. 2010 Impresso e Web
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . I Jornada 'Setembro Azul'. 2014
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . II Seminário Interdisciplinar de Educação Inclusiva: Línguas e Linguagens em Foco. 2009 Impresso
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . II Seminário Interdisciplinar de Educação Inclusiva. 2009 (Universidade Federal do Pará - Faculdade de Letras)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . II EBELLI - Encontro Bragantino de Estudos Linguísticos e Literários Rodas de Conversas Bragantinianas. 2010 (Campus Universitário de Bragança - UFPA)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Feira Vocacional. 2013 (Universidade do Estado do Pará - CCBS)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Feira Vocacional. 2012 (Universidade do Estado do Pará - CCBS)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . I Colóquio de Estudos Bakhtianos do GELPEA. 2013 (CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; CARDOSO, M. P. S. . I Jornada "Setembro Azul". 2014 (Universidade do Estado do Pará)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BENTES, J. A. O. ; SILVA, S. P. ; TAKAKURA, S. M. . II Seminário Nacional "Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes". 2014 (Universidade do Estado do Pará)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; DUARTE, T. C. R. P. ; GOMES, R. S. ; BENTES, J. A. O. . Feira Vocacional. 2014 (Universidade do Estado do Pará)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Sessão da XX Semana Acadêmica "Educação e Diversidade". 2015 (Centro de Ciências Sociais e Educação)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; CARDOSO, J. R. S. ; CARVALHO, G. S. . Oficina LibrART na Fundação Cultural de Estado do Pará. 2015 (Fundação Cultural de Estado do Pará)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; ALVES, S. S. ; CARDOSO, J. R. S. ; GOMES, R. S. . I Jornada Comemorativa ao dia do Surdo. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • PIRIS, E. L. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr) - Coordenação de mesa. 2016 (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS ? PPGL/UFS e MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS ? UFS)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; SILVA, S. P. . Palestra: ?Multiletramentos em manuais didáticos à luz da perspectiva bakhtiniana: a escrita de rua?, proferida pela Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos. 2016 (Universidade do Estado do Pará)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Feira Vocacional. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BENTES, J. A. O. . III Colóquio de Estudos Bakhtinianos: em tempos de resistência: Alteridades e Diálogos na educação. 2018 (Universidade do Estado do Pará)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BENTES, J. A. O. . VI CIELLA Simpósio temático linguagem e surdez: limite e ampliação de fronteiras. 2018 (universidade federal do pará)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . I Seminário do GELPEA Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes. 2012 (Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia- UEPA)
    • LMIA, S. N. V. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . OFICINA: O TRABALHO DO PROFESSOR PESQUISADOR NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2012 (CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Curso de Formação para Jovens como Agentes de Desenvolvimento em Economia Solidária. 2012 (CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO NA AMAZÔNIA - CEDIAM)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Construindo uma Prática Pedagógica Bilíngue para Educandos Surdos no Ensino Regular. 2004 (Coordenação de Educação Especial - COEES/SEDUC//MEC)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Construindo Práticas Pedagógicas Bilingue para Alunos Surdos. 2008 (Seduc - CAS)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Construindo Práticas Pedagógicas Bilingue para Alunos Surdos. 2008 (Seduc)
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Mãos que falam: língua de sinais. 2009 (Faculdade de Letras - Campus da UFPA - Bragança/Pa)
    • Nome do projeto: Com a mão na massa - Ensino de língua e formação de professores através de oficinas (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , FAIRCHILD, T. M. , JULIAO, M. R. S. , SALES, G. M. A. .
    • Nome do projeto: Conhecendo o Curso de Letras Libras: da universidade à escola de surdos (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth .
    • Nome do projeto: Projeto de Atividade da Feira Vocacional (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , BENTES, J. A. O. , SANTOS, K. A. S. , SILVA, M. J. N. , OTERO JUNIOR, W. A. , DUARTE, T. C. R. P. , DINIZ, J. C. .
    • Nome do projeto: Projeto de Atividade da Feira Vocacional (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , BENTES, J. A. O. , SANTOS, K. A. S. , SILVA, M. J. N. , OTERO JUNIOR, W. A. , DUARTE, T. C. R. P. , DINIZ, J. C. .
    • Nome do projeto: O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor PIBIC (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , ROXO, A. R. C. , PONTES, K. M. , ROMANO, T. P. .
      Descrição: O trabalho de letramento literário com os alunos surdos na perspectiva de leitura e produções literária em Libras produzidas pelos envolvidos .
    • Nome do projeto: Produção de material didático para a educação especial (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , BENTES, J. A. O. , MATOS, P. S. S. , CARDOZO, J. S. , RODRIGUES, F. A. T. , PANTOJA, L. S. .
      Descrição: Descrição: O projeto ?Produção de material didático para a educação especial? aborda a temática da Inclusão Social na área de Educação. Na execução do projeto se fará um inventário de materiais didáticos, se produzirá material pedagógico, objetivando a apropriação dos conteúdos curriculares de crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio para as denominadas escolas inclusivas. Esses materiais pedagógicos serão constituídos por diálogos durante o percurso das atividades propostas, para que os integrantes possam aprender de modo dinâmico e interativo. Ele se justifica em razão da dificuldade na apropriação do currículo oficial por alunos das escolas regulares de ensino do estado e por professores que atuam com alunos rotulados de deficientes. Assim, este projeto se constitui como um instrumento de identificação, reconhecimento, valorização e promoção da alteridade desses sujeitos, ação efetiva de inclusão social e desenvolvimento da aprendizagem, nas escolas públicas do Estado do Pará, como ação de intervenção da Universidade do Estado do Pará..
    • Nome do projeto: A língua portuguesa escrita para alunos surdos: a prática bilingue em foco- PIBIC/CNPq/ AF / UEPA (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , CARVALHO, G. S. , CARMO, D. G. .
      Descrição: O trabalho de língua portuguesa escrita para alunos surdos em um espaço de aprendizagem e ensino com base na interação bilíngue.
    • Nome do projeto: II Seminário linguagens, tecnologia e prática docente (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , SILVA, R. C. A. , CRUZ, M. A. O. , ROXO, A. R. C. , SOUZA, J. R. , SILVA, C. F. C. A. , LOBATO, H. K. G. , MAIA, T. C. V. , SANTOS, T. S. , ARAUJO, A. T. M. , COSTA, M. P. , ALVES, J. M. , CHAVES, M. H. R. , LEAL, R. C. M. , RODRIGUES, I. C. F. S. , MACEDO, P. S. A. , SILVA, D. S. , TAKAKURA, S. M. , PEREIRA, E. B. , FERREIRA, D. C. N. , SILVA, S. P. , BENTES, J. A. O. , BRITO, A. C. F. .
      Descrição: O projeto objetiva discutir questões teórico-metodológicas em torno do tema linguagens, tecnologias, e práticas docentes, de forma a contribuir para a melhoria das atividades docentes na educação básica. Os objetivos específicos são: a) realizar rodas de conversas entre professores da educação básica, alunos de licenciaturas e outras pessoas interessadas nas questões que interligam linguagens, atividade docente, práticas inclusivas e uso de tecnologias da informação; b) Promover o diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio de conferências, comunicações orais e relatos de experiência em rodas de conversa; c) Proporcionar aos alunos de graduação, pós-graduação e professores da educação básica a participação em atividade complementar de pesquisa e extensão; d) Discutir a formação de professores, tanto inicial quanto continuada, com ênfase no ensino escolar da linguagem e no uso de tecnologias da informação. Destina-se a estudantes, pesquisadores e professores das respectivas áreas.
    • Nome do projeto: Um olhar sobre a Libras: oficinas de trabalho em foco (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , ALVES, S. S. , SILVA, O. D. M. .
    • Nome do projeto: Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica do discurso (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , BURLAMAQUI, C. D. V. , CAMPOS, Maria Inês B. , ALENCAR, A. G. , SANTOS, D. M. , OLIVEIRA, A. S. S. , ACHUTTI, C. F. , SILVA, A. C. C. G. .
      Descrição: Este projeto tem como tema principal o estudo das práticas de produção escrita e o ensino dos estudos gramaticais presentes nos materiais didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II, anos finais, e do ensino médio. Com base na noção de arquitetônica de Bakhtin e o Círculo, são possíveis articulações com os múltiplos letramentos em materiais didáticos, assim este projeto pretende: a) Investigar as base filosóficas e epistemológicas do conceito bakhtiniano de arquitetônica. Com frequência, muitos estudiosos relacionam este conceito a conteúdo. Essa questão foi abordada por Mikhail Bakhtin em ensaios filosóficos (1919; 1920-1924; 1920-1923). Em particular, no ensaio O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária (1924), ele procura estabelecer a diferença entre forma composicional do gênero e formas arquitetônicas, atribuindo a primeira o caráter de estabilidade, ?teleológico?, ?utilitário?, ? embora ?inquieto? ? disponível para realizar ?a tarefa arquitetônica?. Já, as formas arquitetônicas são formas de valores morais e físicos do homem estético, formas da natureza enquanto seu ambiente, formas do acontecimento no seu aspecto de vida particular, social, histórica, etc. (1998: 25). Essa distinção entre forma composicional e forma arquitetônica parte da ideia de que esse último conceito nasce de um pensamento que tem o ser humano como centro de valor, porque há um homem que fala, que se interroga e que procura estabelecer relações interativas, formulando perguntas e respostas diante dos acontecimentos da vida; b) Identificar, analisar e discutir as coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de língua portuguesa (2012/2014/2017), buscando identificar semelhanças e diferenças entre as propostas de produção escrita e as de estudos de gramática e fazer o levantamento das categorias de análise, procurando reconstituir o projeto arquitetônico das coleções no eixo diacrônico e sincrônico; c) Desenvolver subsídios para materiais didáticos dirigidos especificamente ao Ensino Médio, especialmente para produção escrita, de diferentes práticas de análise dos materiais didáticos de língua portuguesa, com a finalidade de proporcionar ao professor uma formação como leitor investigador e crítico. Neste projeto, são esperados os seguintes resultados: teses e dissertações concluídas pelos orientandos; participação em eventos científicos com apresentação dos resultados parciais da pesquisa; publicação de capítulos de livros e livros, de artigos em periódicos. O projeto está articulado a dois Grupos de Pesquisa: GEDUSP/USP/CNPq e Linguagem, Identidade e Memória/ PUC-SP/CNPq, com participação em Seminários de Pesquisa, Congressos Internacionais e Jornadas de estudo..
    • Nome do projeto: Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica do discurso (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , BURLAMAQUI, C. D. V. , CAMPOS, Maria Inês B. , ALENCAR, A. G. , SANTOS, D. M. , OLIVEIRA, A. S. S. , ACHUTTI, C. F. , SILVA, A. C. C. G. .
      Descrição: Este projeto tem como tema principal o estudo das práticas de produção escrita e o ensino dos estudos gramaticais presentes nos materiais didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II, anos finais, e do ensino médio. Com base na noção de arquitetônica de Bakhtin e o Círculo, são possíveis articulações com os múltiplos letramentos em materiais didáticos, assim este projeto pretende: a) Investigar as base filosóficas e epistemológicas do conceito bakhtiniano de arquitetônica. Com frequência, muitos estudiosos relacionam este conceito a conteúdo. Essa questão foi abordada por Mikhail Bakhtin em ensaios filosóficos (1919; 1920-1924; 1920-1923). Em particular, no ensaio O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária (1924), ele procura estabelecer a diferença entre forma composicional do gênero e formas arquitetônicas, atribuindo a primeira o caráter de estabilidade, ?teleológico?, ?utilitário?, ? embora ?inquieto? ? disponível para realizar ?a tarefa arquitetônica?. Já, as formas arquitetônicas são formas de valores morais e físicos do homem estético, formas da natureza enquanto seu ambiente, formas do acontecimento no seu aspecto de vida particular, social, histórica, etc. (1998: 25). Essa distinção entre forma composicional e forma arquitetônica parte da ideia de que esse último conceito nasce de um pensamento que tem o ser humano como centro de valor, porque há um homem que fala, que se interroga e que procura estabelecer relações interativas, formulando perguntas e respostas diante dos acontecimentos da vida; b) Identificar, analisar e discutir as coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de língua portuguesa (2012/2014/2017), buscando identificar semelhanças e diferenças entre as propostas de produção escrita e as de estudos de gramática e fazer o levantamento das categorias de análise, procurando reconstituir o projeto arquitetônico das coleções no eixo diacrônico e sincrônico; c) Desenvolver subsídios para materiais didáticos dirigidos especificamente ao Ensino Médio, especialmente para produção escrita, de diferentes práticas de análise dos materiais didáticos de língua portuguesa, com a finalidade de proporcionar ao professor uma formação como leitor investigador e crítico. Neste projeto, são esperados os seguintes resultados: teses e dissertações concluídas pelos orientandos; participação em eventos científicos com apresentação dos resultados parciais da pesquisa; publicação de capítulos de livros e livros, de artigos em periódicos. O projeto está articulado a dois Grupos de Pesquisa: GEDUSP/USP/CNPq e Linguagem, Identidade e Memória/ PUC-SP/CNPq, com participação em Seminários de Pesquisa, Congressos Internacionais e Jornadas de estudo..
    • Nome do projeto: Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth , BURLAMAQUI, C. D. V. , CAMPOS, Maria Inês B. , OLIVEIRA, A. S. S. , MITSUNARI, N. A. S. , LEITE, V. M. , CERQUEIRA, L. V. .
      Descrição: Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nas revistas de divulgação de ensino de grande circulação nacional como Nova Escola, Escola São Paulo de Ciência Avançada/ Fapesp, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de "estilística do gênero" ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os artigos argumentativos nas revistas de educação; (ii) aprofundar o conceito de "argumentação" na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se (i) a continuidade na investigação em torno dos diferentes manuais escolares ao longo do século XX e XXI, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) a socialização da produção, por meio da publicação em artigos e livros..
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Trabalho como intérprete: Oficina de trabalho: PNE uma questão de inclusão. 2001 - Intérprete de língua portuguesa para língua brasileira de sinais
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Trabalho como intérprete: Seminário Interestadual sobre educação e surdez. 2001 - Intérprete de língua portuguesa para língua brasileira de sinais
    • SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Trabalho como intérprete: Construindo uma Prática Pedagógica Bilíngüe para Educandos Surdos no Ensino Regular. 2003 - Intérprete de língua portuguesa para língua brasileira de sinais
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Título: Notas Críticas ao Ensino Normativo do Idioma Materno
        Ano de conclusão: 1991
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: no Programa de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa/USP
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade do Estado do Pará
        Ano de conclusão: 1999
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Ano de conclusão: 1996
    • Governo do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (1985 - 2015 ).
        Outras informações: Professora com Licenciatura Plena
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Disciplinas: Ensino Apredizagem de Língua Portuguesa I e II; Oficina de didatização de gêneros textuais; e, Português Instrumental.
        Outras informações: Professor de Ensino e Aprendizagem de Lingua
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas: Processos Linguísticos; Reflexões sobre Prática Docente I (Ensino de Libras para Surdos); Estagio II (Ensino Médio); Coordenação de Estágio de Lingua Portuguesa; Estágio de Educação Infantil; Redação Técnica.
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).