Não autenticado |

Paula Renata de Araújo

    • Possui bacharelado e licenciatura em Letras (português e espanhol) ambos pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado (2010) e doutorado (2017) na Área de língua e literaturas espanhola e hispano-americana pelo Departamento de Letras Modernas da mesma universidade. Atua no âmbito do ensino e pesquisa em língua e literatura desde 2000. Foi professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (área de língua espanhola e suas literaturas) de 2018 a julho de 2022. Atuou por 17 anos como professora do ensino fundamental e médio do Colégio Bandeirantes em São Paulo. Além da prática docente, é tradutora, desenvolve trabalhos de elaboração de materiais didáticos, organização de exames de proficiência e orienta projetos de Mestrado e Iniciação científica. É pesquisadora do grupo de estudos "Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII" (CNPq). É membra do conselho diretor da Asociación Internacional de Cervantistas, membra da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH); Asociación Internacional de Hispanistas (AIH) e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR). Atualmente é professora de literatura espanhola no Colégio Miguel de Cervantes, ensino regular, atuando também no International Baccalaureate (IB). Possui experiência nas seguintes áreas: ensino de língua, e literatura, escolarização da leitura, formação do leitor, tradução e adaptação literária, literatura hispânica, literatura infantojuvenil, ensino e aprendizagem de espanhol língua estrangeira, preparação para exames de proficiência, educação.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • ARAUJO, P. R. . Castigat Ridendo mores ANUARIO BRASILEÑO DE ESTUDIOS HISPÁNICOS , v. XXVI , p. 179 - 186 , 2016. ISSN: 2318163X.
    • ARAUJO, P. R. . 'Castigat ridendo mores'. El patio de Monipodio o la plaza pública. Una lectura de Rinconete y Cortadillo ANUARIO BRASILEÑO DE ESTUDIOS HISPÁNICOS , v. XXIV , p. 117 - 121 , 2014. ISSN: 2318163X.
    • ARAUJO, P. R. . El Quijote y el joven lector: Antigüedad y actualidad de una anhelada aproximación. Cervantes Plural, v. , p. 323 - 338, 2019.
    • ARAUJO, P. R. . Cervantes y el arte nuevo de novelar. Cervantes creador y Cervantes recreado, v. , p. 21 - 29, 2015.
    • ARAUJO, P. R. ; MACEDO, G. C. G. . El teatro en la novela y la novela en el teatro: la composición ingeniosa de Miguel de Cervantes. Hispanismos en el mundo, v. , p. 157 - 165, 2016.
    • ARAUJO, P. R. ; Giselle Migliari . CORRESPONDENCIAS ENTRE LA NOVELA Y LA NOVELA CORTA CERVANTINAS: RINCONETE, EL COLOQUIO Y SUS RELACIONES CON EL QUIJOTE. Sapere Aude, v. , p. 239 - 250, 2014.
    • ARAUJO, P. R. . Don Quijote en la escuela. Relato de una experiencia de lectura con adolescentes brasileños de 13 años. Actas selectas de las V Jornadas Internacionales Cervantinas celebradas en Azul (Argentina) en 2012, v. , p. 91 - 102, 2013.
    • ARAUJO, P. R. . Rinconete y Cortadillo: novela de pícaros. La tinta en la clepsidra. Fuentes, historia y tradición en la literatura hispánica, v. 1, p. 71 - 77, 2012.
    • ARAUJO, P. R. . El concepto de `Deleitar aprovechando? en el Livro de ejemplos del Conde Lucanor y en las Novelas ejemplares.. Hispanismo: Discursos culturales, identidad y memoria, v. 1, p. 157 - 162, 2006.
    • ARAUJO, P. R. . O Quixote na sala de aula: uma proposta de estudo das adaptações infanto-juvenis e da recepção da obra no Brasil. In: III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americanacan , 2012 , SAO PAULO. Caderno de resumos: III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americanacan. SAO PAULO : FFLCH-USP, 2012.
    • ARAUJO, P. R. . "Rinconete y Cortadillo" e a picaresca. In: III Congresso da Associação Brasileira de Hispanistas , 2004 , Florianópolis. Hispanismo 2004. São Paulo : Associação Brasileira de Hispanistas, 2004.
    • ARAUJO, P. R. . As formas de tratamento da época do ?Quixote?. Um estudo dos pronomes de segunda pessoa num episódio da ?venta?.. In: 52º Seminário do G.E.L. Grupo de Estudos Línguísticos , 2004 , Campinas. 52º Seminário do G.E.L. Programação e resumos. Campinas : IEL-Unicamp - Mercado de Letras, 2004. p. 34 - 34.
    • ARAUJO, P. R. . "Cada uno en su oficio puede alabar a Dios". A sátira da religiosidade na trajetória dos pícaros de "Rinconete y Cortadillo". In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , 2008 , Belo Horizonte. Anais do I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanista. Belo Horizonte : Faculdade de Letras da UFMG, 2008. p. 1853 - 1859.
    • ARAUJO, P. R. ; FELIX, S. M. . Dom Quixote de la Mancha. Rio de Janeiro : Antofágica , 2022 (Tradução)
    • ARAUJO, P. R. . Apresentação do Catálogo da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária USP. : , 2012 (Tradução)
    • ARAUJO, P. R. . El país de los poetas. Madrid : Bubok , 2014 (Edição de Livro com poemas de alunos)
    • ARAUJO, P. R. . Rinconete e Cortadillo. São Paulo : Peirópolis , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ARAUJO, P. R. . La literatura picaresca y los libros de aventura. 2023 (Conferência)
    • ARAUJO, P. R. . RINCÓN Y CORTADO EN UNA ENCRUCIJADA DE LA PICARESCA CERVANTINA. 2020 (Congresso)
    • ARAUJO, P. R. . LENGUA Y LITERATURA EN LA PANTALLA DE LA COMPUTADORA (O NO). 2020 (Conferência)
    • ARAUJO, P. R. . Rincón y Cortado en una encrucijada de la picaresca cervantina. 2020 (Congresso)
    • ARAUJO, P. R. . Don Quijote y el lector joven. Estudio de las adaptaciones de la obra y su recepción en el ámbito escolar. 2018 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Los niños la manosean, los mozos la leen. Aventuras y desventuras del Quijote y su traspaso al sistema literario infantil. 2019 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Don Quijote y el joven lector. 2015 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Don Quijote para la juventud. Estudio de las adaptaciones de la obra su recepción en el ámbito escolar. 2014 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . El Quijote de los niños brasileños: de cómo surgieron las primeras obras adaptadas en Brasil. 2014 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Cervantes y el arte nuevo de novelar. 2013 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. ; Giselle Migliari . Correspondencias entre Don Quijote y las Novelas Ejemplares. 2013 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . O Quixote na sala de aula: uma proposta de estudo das adaptações infanto-juvenis e da recepção da obra no Brasil. 2012 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Proyecto Don Quijote. Relato de una experiencia de lectura con adolescentes del 8º año. 2012 (Conferência)
    • ARAUJO, P. R. . O lúdico na aula de espanhol como matéria obrigatória no ensino fundamental?. 2002 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . 'Rinconete y Cortadillo' e os 'Galeotes'. Aproximações cervantinas ao relato picaresco. 2004 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Da honestidade do orador: Alguns aspectos da arte retórica em "Rinconete y Cortadillo" de Miguel de Cervantes. 2010 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . El componente lúdico en la clase de español para grupos de enseñanza fundamental. 2002 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . ?As formas de tratamento da época do ?Quixote?. Um estudo dos pronomes de segunda pessoa num episódio da ?venta?. 2004 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . El concepto de ?Deleitar aprovechando? en el Libro de ejemplos del Conde Lucanor de D. Juan Manuel y en las Novelas ejemplares de Cervantes. 2004 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Do manuscrito à novela exemplar: um estudo de "Rinconete y Cortadillo". 2005 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . "Cada uno en su oficio puede alabar a Dios". A sátira da religiosidade na trajetória dos pícaros Rinconete y Cortadillo. 2008 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Castigat ridendo mores. El Patio de Monipodio o la plaza pública. Una lectura de Rinconete y Cortadillo. 2008 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . "Rinconete y Cortadillo": novela de pícaros. 2011 (Comunicacao)
    • ARAUJO, P. R. . Clássicos adaptados para jovens Dom Quixote: um estudo de caso. 2016 Instituto Cervantes
    • ARAUJO, P. R. . Programa Rádio Eldorado. Quem somos nós?. 2019 Rádio e internet
    • ARAUJO, P. R. . Tradução e análise em Dom Quixote. 2020 web
    • ARAUJO, P. R. ; Sònia Boadas ; Daniel García . VIII Congreso ALEPH Asociación de Jóvenes Investigadores de Literatura Hispánica. "Fuentes, historia y tradición en la literatura hispánica. 2011 (Universitat de Girona)
    • ARAUJO, P. R. ; Giselle Migliari ; OTTOBONI, G. . Imágenes y Canciones: los sonidos de Latinoamérica, un homenaje a Mercedes Sosa. 2010 (Memorial da América Latina)
    • ARAUJO, P. R. . II Concurso literario internacional "El Quijote nos une". 2013 (Colegio Dulcinea (Espanha), Escuela Colorada (Argentina), Colégio Bandeirantes (Brasil))
    • ARAUJO, P. R. ; Giselle Migliari ; PELISSARI, M. R. . III Concurso literario internacional. 2014 (Colegio Dulcinea Alcalá de Henares, Espanha; Colegio Bandeirantes São Paulo, Brasil; Escuelas rurales, Azul, Argentina)
    • ARAUJO, P. R. ; PELISSARI, M. R. ; LUCIA MEGIAS, J. M. . IV Concurso literario internacional. 2015 (Colégio Dulcinea, Alcalá de Henares, Espanha; Colégio Bandeirantes, São Paulo, Brasil; Escuelas rurales, Azul, Argentina)
    • ARAUJO, P. R. ; LUCIA MEGIAS, J. M. . V Concurso literario internacional. 2016 (Colegio Dulcinea Alcalá de Henares, Espanha; Colegio Bandeirantes São Paulo, Brasil; Escuelas rurales, Azul, Argentina)
    • ARAUJO, P. R. ; COELHO, P. P. T. ; LEAO, P. C. . Topofilía. Idiosincrasias en espacios latinoamericanos. 2017 (Colégio Bandeirantes e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)
    • VIEIRA, M. A. C. ; ARAUJO, P. R. . IX CINDAC - Congreso Internacional de la Asociación de Cervantistas. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • ARAUJO, P. R. . Colores, Sabores y Ritmos. 2016 (Colégio Bandeirantes e Memorial da América Latina)
    • ARAUJO, P. R. . Fotografiar para Contarlo. 2015 (Colégio Bandeirantes / Memorial da América Latina)
    • ARAUJO, P. R. . De película! Fotografías inspiradas en el séptimo arte. 2014 (Colégio Bandeirantes / Memorial da América Latina)
    • ARAUJO, P. R. ; LUCIA MEGIAS, J. M. . VI Concurso literario internacional. 2017 (Colegio Dulcinea Alcalá de Henares, Espanha; Colegio Bandeirantes São Paulo, Brasil; Escuelas rurales, Azul, Argentina)
    • ARAUJO, P. R. . Curso de Canciones y Bailes Hispánicos. 2011 (Colégio Bandeirantes)
    • VIEIRA, M. A. C. ; ARAUJO, P. R. ; MORAES, V. S. ; MACEDO, G. C. G. . Dom Quixote: texto e contexto. 2010 (Serviço de cultura e extensão)
    • ARAUJO, P. R. . Curso Preparatorio para Diploma de Español Lengua Extranjera. 2012 (Colegio Bandeirantes)
    • ARAUJO, P. R. . Curso Preparatorio para Diploma de Español Lengua Extranjera. 2014 (Colégio Badeirantes)
    • ARAUJO, P. R. . O cânone literário da literatura infantojuvenil em perspectiva: escolarização da literatura. 2019 (Universidade Federal de São Paulo/ Escola de filosofia, letras e ciências humanas)
    • ARAUJO, P. R. . Cervantes e a arte de ?novelar'. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • ARAUJO, P. R. . Curso Preparatorio para Diploma de Español Lengua Extranjera. 2015 (Colégio Bandeirantes)
    • ARAUJO, P. R. . Apostila de Língua Espanhola - 8º ano - A206. 2005 (Apostila de curso de espanhol - colégio bandeirantes)
    • Nome do projeto: Proyecto Don Quijote nos une: (2013 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ARAUJO, P. R. , PELISSARI, M. R. , MORAES, V. S. .
      Descrição: Descrição: Projeto que promove diversas atividades entre escolas da Espanha, da Argentina e do Brasil com o objetivo de incentivar a leitura do Dom Quixote adaptado na escola. O projeto organiza cada ano diversas atividades colaborativas, incluindo um concurso literário com as produções dos alunos resultantes do contato com o clássico Dom Quixote.
    • Nome do projeto: Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII (2002 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAUJO, P. R. , VIEIRA, M. A. C. .
      Descrição: Projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Augusta da Costa Vieira (USP) cujo objetivo é o estudo das formas discursivas na obra de Cervantes assim como nos demais autores do Século de Ouro espanhol. Tal investigação tem como referencial teórico os manuais de poética e retórica que circularam no decorrer dos séculos XVI e XVII.
    • Nome do projeto: Clássicos literários ingleses adaptados para o jovem leitor no Brasil: leitura crítica e aspectos da recepção infantil e juvenil (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAUJO, P. R. , DIAS, S. M. V. .
      Descrição: O objetivo deste projeto intitulado ?Clássicos literários ingleses adaptados para o jovem leitor no Brasil: leitura crítica e aspectos da recepção infantil e juvenil?, é desenvolver uma leitura crítica de adaptações de clássicos da literatura inglesa, indicando conexões literárias e pedagógicas no espaço de escolarização. O trabalho indaga, além de aspectos propriamente textuais da literatura adaptada, sobre especificidades ligadas à formação do jovem do leitor em diálogo ativo com o cânone literário ocidental, inclusive considerando as forças culturais e políticas que dão lastro e sustentação às adaptações como gênero discursivo. O corpus inicial da pesquisa é formado por adaptações, em língua portuguesa, publicadas no Brasil, das seguintes obras: Viagens de Gulliver [Gulliver?s Travels, 1735], de Jonathan Swift [1667-1745], e Orgulho e preconceito [Pride and Prejudice, 1813], de Jane Austen [1775-1817]. Por fim, este trabalho, de natureza interdisciplinar, pretende articular estudos que interessam às seguintes áreas acadêmicas: Formação do Cânone Ocidental; Literatura Estrangeira - Inglês; Literatura Brasileira Infanto-Juvenil; Edição de livros paradidáticos; Crítica Textual; Dialogismo; Letramento literário; Pedagogia da adaptação.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Letras: Português/Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Colegio Bandeirantes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2018 ).
        Outras informações: Professora
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professora de Língua Espanhola no Centro Estadual de Línguas (C.E.L)
        Outras informações: Professora do Centro Estadual de Línguas
    • Editora da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2000 ).
        Outras informações: Estágiária
    • Cuadernos de Aleph:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Revista da "Asociación de Jóvenes Investigadores de Literatura Hispánica" (ALEPH), com sede em Barcelona/Espanha.
    • CEIP Dulcinea:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Veiga de Almeida:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2018 - Atual ).
        Outras informações: Colaboradora
    • Colégio Miguel de Cervantes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Língua e Literatura española