Não autenticado |

Mariana Cortez Demicheli

    • Doutora em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES), Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Língüística Geral (2001). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, palavra, imagem, literatura infantil e Língua Portuguesa.

       

      Links:    

    • CORTEZ, M. . Da criança ao livro: o encontro. In: XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 1998 , São José do Rio Preto. Resumos do GEL. : , 1998.
    • CORTEZ, M. ; FRAGA, C . "Cântico dos Cânticos" em diálogo. In: II Congresso Internacional da ABES/ VII Congresso Brasileiro de Semiótica , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos - II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. : , 2005. p. 50 - 50.
    • CORTEZ, M. . A arte contempla a arte nos livros infantis - diálogos textuais. In: VI SEminário capixaba sobre o ensino da arte , 2006 , Vitória. Anais do VI SEminário capixaba sobre o ensino da arte. Vitória : Editora do programa de pós-graduação em educação da UFES, 2005. p. 11 - 17.
    • CORTEZ, M. . Manuela Bacelar: desbravadora de espaços em POrtugal. In: III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista , 2006 , Presidente Prudente. Anais do III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. : , 2006.
    • CORTEZ, M. . Palavra/Imagem: a Literatura Infantil". In: XXVII Encontro de Estudos Lingüísticos (GEL) , 1998 , São José do Rio Preto. Resumo do GEL. : , 1998.
    • CORTEZ, M. . Cenas Plásticas: a busca pelo verbal na Literatura Infantil. In: IV Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 1998 , São Paulo. Cadernos de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. : , 1998.
    • CORTEZ, M. . "Eu e Tu: primeiras discussões sobre acarta de Caminha". In: II ENAPOL (Encontro dos alunos de pós graduação em Lingüística) , 1999 , São Paulo. Resumos do II ENAPOL. : , 1999.
    • CORTEZ, M. . "Eu e Tu: primeiras discussões sobre a carta de Caminha. In: V Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 1999 , São Paulo. Cadernos de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. : , 1999.
    • CORTEZ, M. . Enunciação enunciada: marca da Literatura Infantil Contemporânea. In: Mini-ENAPOL de Semiótica (GES) , 2004 , São Paulo. Resumos do Mini-ENAPOL. : , 2004.
    • CORTEZ, M. . "Fita verde no cabelo" - nova velha estória: interações entre textos. In: X Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 2005 , São Paulo. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. : , 2004.
    • CORTEZ, M. . Literatura Infantil: perspectivas do pós-modernismo. In: 4o. Encontro de Literatura Infantil , 2005 , Rio de Janeiro. 4o. Encontro de Literatura Infantile Juvenil. : , 2005.
    • CORTEZ, M. . A carta de caminha: primeiras impressões sobre o eu e o tu. 1999 (Comunicacao)
    • CORTEZ, M. . Cenas plásticas. 1998 (Comunicacao)
    • CORTEZ, M. . Semiótica, ensino e aprendizagem. 1996 (Comunicacao)
    • CORTEZ, M. ; Oliveira, A.C. . IV Congresso da Associação Internacional de Semiótica Visual. 1996 (Associação Internacional de Semiótica Visual)
    • CORTEZ, M. . 48a. Reunião anual da SBPC. 1996 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • CORTEZ, M. ; Camargo, M.A. . Clarice Lispector: para não esquecer. 1995 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • CORTEZ, M. ; MARTINS, M . Mini-curso: Introdução à Semiótica Discursiva. 2000 (Programa de Estudos de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica)
    • CORTEZ, M. . Redação para vestibular. 2007 (Revista Língua Portuguesa)
    • Marchetti, Greta ; CORTEZ, M. . Para viver juntos: 6o. ao 9o. ano- ensino fundamental. 2008 (Colaboração na produção de livro didático)
    • CORTEZ, M. . SARESP. 2007 (Elaboração de prova para concurso)
    • CORTEZ, M. . AVALIA. 2007 (Elaboração de prova para concurso)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: Escrever e ler História: saber o mundo dialogando com ele (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Ana Lucia Lana Nemi , CORTEZ, M. .
      Descrição: Projeto que se destina a auxiliar na constituição de um Banco de Dados composto especialmente por resenhas da produção bibliográfica clássica em História sem, no entanto, descuidar-se da produção recente, inclusive aquela voltada ao público jovem. Para tanto, o grupo está formado por seis alunos de graduação sob a supervisão de dois Professores Doutores. Os resenhadores seis alunos e um Professor Doutor - são pensados à partida como narradores que terão por tarefa precípua apresentar suas premissas no processo de avaliação e colocá-las em diálogo com as premissas dos autores dos textos abordados. Dessa forma, os livros sugeridos para avaliação deverão pressupor diferentes interpretações e experiências que serão analisadas pelo avaliador/narrador.
    • Graduacao:
      • Curso: Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Colégio Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - Atual ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade de Mogi das Cruzes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Ministrava aulas de Língua Portuguesa e gêneros textuais - Arquitetura, Biomedicina, Engenharia
        Outras informações: Professor I
    • Instituto Superior de Educação Uirapuru:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Ministrava aulas de Língua Portuguesa Instrumental no curso de Educação Física
        Outras informações: Professor I
    • Fundação Biblioteca Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Sem vínculo