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Clariana Lara Vieira

    • Desenvolve pesquisa na área de aquisição de linguagem, explorando as interfaces entre sintaxe, pragmática e fonologia. Sua dissertação de mestrado (CNPq) procurou responder alguns questionamentos com relação à aquisição de perguntas com constituinte-QU in situ no Português Brasileiro, a partir da aplicação de um método experimental. No doutorado (CNPq), investigou a aquisição de perguntas em Português Brasileiro e em Francês, a partir de corpora de dados espontâneos. Nele, observou a convergência entre o Input, composto por fala dirigida à criança, contextos pressuposicionais, restrições sintáticas e aspectos prosódicos na produção e aquisição das perguntas-QU. Participa do Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem (LEAL) do Departamento de Linguística na Universidade de São Paulo. Atualmente é bolsista de pesquisa de Pós-Doutoramento do CNPq no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • VIEIRA, Clariana . Aplicação de Regras Fonológicas ao Clítico que interrogativo: assimetria entre o QU-movido e QU-in situ VERBUM - Cadernos de Pós Graduação , v. 11 , p. 254 - 270 , 2022. ISSN: 23163267.
    • VIEIRA, Clariana . A influência do input na produção infantil de perguntas-QU em Português Brasileiro REVISTA LINGUÍSTICA , v. 18 , p. 82 - 94 , 2022. ISSN: 2238975X.
    • VIEIRA, Clariana ; GROLLA, E. B. . O constituinte-QU in situ e os efeitos de Common Ground no português brasileiro infantil / The WH-Constituent in situ and the effects of Common Ground in Child Brazilian Portuguese Revista de Estudos da Linguagem , v. 27 , p. 839 - 884 , 2019. ISSN: 22372083.
    • VIEIRA, Clariana ; TANGUELE, K. . Pragmática: linguagem em uso. A Gramática e a Linguística na Sala de Aula, v. 1, p. 265 - 304, 2022.
    • VIEIRA, Clariana ; COELHO, C. S. . Sintaxe: dimensão da estrutura oracional. A Gramática e a Linguística na Sala de Aula, v. 1, p. 187 - 225, 2022.
    • VIEIRA, Clariana ; GROLLA, E. . The Acquisition of Wh-in-situ Questions in Brazilian Portuguese: The Convergence of Input, Presuppositional Contexts and Syntactic Restrictions. In: 47th annual Boston University Conference on Language Development , 2023 , Boston. BUCLD 47: Proceedings of the 47th annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA : Cascadilla Press, 2023. p. 767 - 780.
    • VIEIRA, Clariana ; GROLLA, E. . The Pragmatics of Wh-in-situ Questions in Brazilian Portuguese: Data from Child and Adult Language. In: 44th annual Boston University Conference on Language Development , 2020 , Boston, USA. Proceedings of the 44th annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA, USA : Cascadilla Press, 2020. p. 677 - 690.
    • VIEIRA, Clariana . Revisão Técnica de capítulo do livro 'O Essencial Chomsky', de Noam Chomsky, organizado por Anthony Arnove, para a Editora Planeta. 2024 (Outra)
  • Apresentações de Trabalho: 14
    • VIEIRA, Clariana . Introdução à Aquisição de L1 sob uma perspectiva inatista. 2024 (Conferência)
    • VIEIRA, Clariana ; GROLLA, E. . The Acquisition path for Wh-in-situ questions in Brazilian Portuguese. 2022 (Outra)
    • VIEIRA, Clariana . Aspectos Fonológicos do QU-in situ em Português Brasileiro. 2022 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana . QU-in situ em dados espontâneos e experimentais. 2021 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana . Influência do input na produção infantil de perguntas-QU no português brasileiro. 2021 (Simposio)
    • VIEIRA, Clariana . Contra a total opcionalidade em Perguntas-QU no Português Brasileiro. 2021 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana . Como o contexto influencia na produção do QU-in situ em Português Brasileiro. 2020 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana ; GROLLA, E. . WH-in situ in Brazilian Portuguese and the influence of Common Ground. 2019 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana . Eliciando perguntas-QU no Português Brasileiro infantil. 2019 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana ; GROLLA, E. . The role of Common Ground on the acquisition of Wh-in-situ in Brazilian Portuguese. 2019 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana . Os efeitos de priming na produção de QU-in situ no português brasileiro infantil. 2019 (Congresso)
    • VIEIRA, Clariana ; GROLLA, E. . A influência do Common Ground na produção de QU-in situ na fala infantil no português brasileiro. 2018 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana . O Constituinte-QU in situ e os efeitos de Common Ground e Priming. 2017 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Clariana . A Aquisição de Perguntas com Constituintes-Qu In Situ no Português Brasileiro. 2015 (Simposio)
    • VIEIRA, Clariana ; REZENDE, C. ; SANTANA, R. S. ; TORRES, J. ; CODINA, A. ; CARVALHO, R. P. ; TONI, A. . I MiniEnapol em Aquisição de Linguagem. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • VIEIRA, Clariana ; SANTANA, A. L. ; SANTOS, C. C. S. ; MARANGONI, C. ; QUEIROZ, E. P. ; OLIVEIRA, G. S. ; OLIVEIRA, G. M. ; MAFRA, M. ; SANTOS, R. A. A. ; OLIVEIRA, R. A. ; SOUZA, R. A. S. . 23o Encontro dos alunos de Pós-graduação em Linguística. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • VIEIRA, Clariana ; REZENDE, C. ; CODINA, A. ; BARBOSA, J. ; TORRES, J. . II MiniEnapol em Aquisição de Linguagem. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, Clariana ; SANTANA, R. S. ; GOES, I. D. ; MINELLO, C. P. ; SILVA, L. R. ; SILVA, K. A. M. . A sintaxe na aquisição da linguagem: fala, escrita e patologias. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, J. ; DANNA, S. M. D. G. ; FERREIRA, L. F. ; PEDROSO, J. W. ; ROGERI, R. A. ; SILVA, B. P. ; SOUZA, R. A. S. ; VIEIRA, Clariana . A gramática e a linguística em sala de aula. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • SANTANA, A. L. ; SILVA, B. P. ; MARANGONI, C. ; VIEIRA, Clariana ; COELHO, C. S. ; MOREIRA, F. F. ; MARTINS, G. M. G. ; PEDROSO, J. W. ; BARBOSA, J. ; AMARAL, L. A. P. ; GOMES, M. P. ; OLIVEIRA, R. A. ; SILVA, S. N. L. ; ROCHA, T. K. ; TANGUELE, K. . A Gramática e a Linguística em Sala de Aula. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, Clariana , VIEIRA, R. C. , SANTANA, R. S. , GOES, I. D. , VALEZI, M. L. S. , REZENDE, C. , RANGEL, M. , GROLLA, E. .
      Descrição: Descrição: Nesse estudo, investiga-se a aquisição de relações de dependência sintática em diversas construções (como perguntas-QU, antecedente-pronome, orações relativas e sujeitos e objetos nulos). Crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade são entrevistadas por meio de técnicas experimentais.
    • Nome do projeto: O Constituinte-QU in situ no Português Brasileiro infantil (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, Clariana , GROLLA, E. .
      Descrição: Estudo das perguntas envolvendo o constituinte-QU in situ e sua relação com os contextos pragmáticos, em especial o Common Ground, e a influência do priming sintático na produção de perguntas-QU.
    • Nome do projeto: Aspectos Sintáticos, Fonológicos e Pragmáticos do QU-in situ no Português Brasileiro Infantil e Adulto (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, Clariana , GROLLA, E. .
      Descrição: Estudo das perguntas-QU, em especial do QU-in situ, e os aspectos sintáticos, fonológicos e pragmáticos envolvidos em sua produção na fala infantil e adulta no Português Brasileiro.
    • Nome do projeto: A Aquisição de Perguntas com Constituintes-Qu In Situ no Português Brasileiro (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, Clariana , GROLLA, E. .
      Descrição: Estudo da aquisição do constituinte-QU in situ no Português Brasileiro a fim de entender a violação do princípio de Economia Linguística e os contextos pragmáticos/semânticos envolvidos na construção.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A aquisição de perguntas com o constituintes-QU in situ no português brasileiro
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Lingüistica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Centro Universitário FECAP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora
    • Associação Alumni:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Estagiária
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).