Não autenticado |

Rodrigo Passos Felicissimo

    • Rodrigo Felicissimo, conductor, born in 1977; musical education started at Rudolf Steiner Waldorf School, in São Paulo, Brazil. Educational background: B.A.: Geography; University of São Paulo. B.A.: Music Conducting; Santa Marcelina College, São Paulo; supervision by maestro Lutero Rodrigues (2008). M.A.: Geography, Human geography, (FFLCH) University of São Paulo. Dissertation: The Soundscape of Migrant Space; supervisor Professor Heinz Dieter Heidemann (2007). PhD: Music creation processes, School of Communications and Arts, University of São Paulo. Thesis: Interpretive Study of the Compositional Technique Melody of the Mountains, used in the orchestral pieces: New York Sky-Line Melody and Symphony No. 6 by Heitor Villa-Lobos. Supervisor: Gil Jardim. (2014). Pos Doc: Musicology researcher; School of Communications and Arts, University of São Paulo (2016-2018). Professional background: Rodrigo is a member of the advisory board of the Çarê Institute and artist with an ar-tistic production scholarship (2021). Assistant conductor: Youth Symphony Orchestra of East São Paulo, Fábri-cas de Cultura (Culture Factories); artistic director Enio Antunes, (2017-2020). Field researcher: Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos PAMVILLA research group, choir, and orchestra, focus on musical edu-cation at the Acaia Institute (Non-Governmental Organization), director Elisa Bracher. (2012-2015). Conductor: Antunes Chamber Orchestra (OAC), 2008-2019. Coralusp (Choir of the University of São Paulo USP), 1998-2008. Music conducting studies and improvement in conducting, under guidance of maestro Roberto Duarte (Federal University of Rio de Janeiro UFRJ) and Brazilian Musical Academy ABM. Since 2016. Languages (lev-el): English (fluent), Italian (intermediary), German (basic). Spanish (intermediary). French (intermediary). Pub-lication: Book: PhD Thesis: Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas (Interpre-tative Study of the Compositional Technique Melody of the Mountains by Villa-Lobos), publisher NEA (OmniS-criptum Publishing Group), 2017. Main articles: FELICISSIMO, Rodrigo Passos; JARDIM, G. R. Interface entre os processos criativos de Paul Klee e H. Villa-Lobos: gráficos para gravar as Melodias das Montanhas. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 19, p. 47-70, 2013. FELICISSIMO, Rodrigo Passos. Uirapuru, a lenda do pássaro encantado, de Heitor Villa-Lobos. In: Anais II Simpósio Nacional Villa-Lobos: Práticas, Representações e Inter-textualidades, 2017, Rio de Janeiro: Festival Villa-Lobos, 2016. v. 1. p. 158-171. FELICISSIMO, Rodrigo Pas-sos. O Processo de Criação Musical de H. Villa-Lobos Desenvolvido na Peça New York Sky-Line Melody. III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). SIMPOM Anais n. 3. Rio de Janeiro: UNIRIO, Brasil, 2014. v. 3. p. 695-704. FELICISSIMO, Rodrigo Passos. Paisagem Sonora do Espaço Migrante. 5º Simpósio Internacional de Paisagismo. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental. In: 5 Simpósio Internacional de Paisagismo, 2010, Lavras, Minas Gerais. Magazine: FELICISSIMO, Rodrigo Passos. The Sound of Silence. The President, São Paulo, p. 22 - 25, 01 jun. 2010. As-sumpção, Silvana; FELICISSIMO, Rodrigo Passos. Reportagem: Paisagens Sonoras por Silvana Assumpção. ADIANTE: Inovação para Sustentabilidade, São Paulo, p. 60 - 61, 01 fev. 2006. Affiliations: Order of Brazil Mu-sicians, pianist, since 1999. Int?l trips / Master Classes/Music Festivals: Participant: Int?l Conducting Institute ICI, artistic director Kirk Trevor; Kromeriz, Czech Republic, 2011 and 2012. Visiting researcher Program: direc-tor Eero Tarasti, Faculty of Arts, University of Helsinki, Finland; (2016). Participation: Int?l Conducting Institute ICI Program, supervisor Nicholas Carthy, Boulder, Colorado, EUA (2018). Participation: International Congress on Musical Signification ICMS; Director Eero Tarasti, Canterbury, Kent, UK (2016).

       

      Links:    

    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas utilizada nas peças orquestrais: New York Sky-Line Melody e Sinfonia No. 6 de Heitor Villa-Lobos. Düsseldorf : OmniScriptum AraPers GmbH, 2017 . 196p. ISBN: 9783330765.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; JARDIM, G. R. . Interface entre os processos criativos de Paul Klee e H. Villa-Lobos: gráficos para gravar as Melodias das Montanhas Opus (Belo Horizonte. Online) , v. 19 , p. 47 - 70 , 2013. ISSN: 15177017.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . The Sound of Silence . The President , São Paulo , 01 jun. 2010.
    • Assumpção, Silvana ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Reportagem: Paisagens Sonoras por Silvana Assumpção . Adiante: Inovação para Sustentabilidade , São Paulo , 01 fev. 2006.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Metáforas da Natureza, estudo comparativo entre os poemas sinfônicos Tapiola de Jean Sibelius e Uirapuru de Heitor Villa-Lobos. In: III Simpósio Villa-Lobos, realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) , 2017 , São Paulo. Anais do III Simpósio Villa-Lobos: novos desafios interpretativos. São Paulo : 1ª edição, São Paulo, ECA ? USP, 2017, 2017. p. 189 - 198.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Uirapuru, a lenda do pássaro encantado, de Heitor Villa-Lobos. In: Anais II Simpósio Nacional Villa-Lobos: Práticas, Representações e Intertextualidades , 2017 , Rio de Janeiro. Anais II Simpósio Nacional Villa-Lobos: Práticas, Representações e Intertextualidades. Rio de Janeiro : Festival Villa-Lobos, 2016. p. 158 - 171.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . O Processo de Criação Musical de H. Villa-Lobos Desenvolvido na Peça New York Sky-Line Melody. III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Centro de Letras e Artes (CLA)/ Programa de Pós-Graduação em Música. In: 3º Simpósio Brasileiro de Pós Graduação em Música (SIMPOM) , 2014 , Rio de Janeiro. SIMPOM Anais n. 3. Rio de Janeiro : UNIRIO, Brasil, 2014. p. 695 - 704.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; JARDIM, G. R. . Primeira Jornada Acadêmica Discente, PPGMUS ECA/USP. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Música da USP. Local: ECA-USP. In: Primeira Jornada Acadêmica Discente PPGMUS ECA/USP , 2012 , São Paulo. Primeira Jornada Acadêmica Discente (PPGMUS ECA/USP). : , 2012.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; JARDIM, G. R. . Comunicação e publicação de pesquisa nos Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas, utilizadas nas peças orquestrais New York Sky-Line Melody e Sinfonia No. 6 de Heitor Villa-Lobos. In: XXII Congresso da ANPPOM , 2012 , João Pessoa - PB. XXII Congresso da ANPPOM - Painéis, comunicações e pôsteres. Brasília - DF : ANPPOM, 2012. p. 1023 - 1031.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Paisagem Sonora do Espaço Migrante. 5º Simpósio Internacional de Paisagismo. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental. In: 5 Simpósio Internacional de Paisagismo , 2010 , Lavras, Minas Gerais. 5º Simpósio Internacional de Paisagismo. Lavras, Minas Gerais : Editado por Roseane Rodrigues de Souza. Lavras: UFLA/NEPAFLOR, 2010. 174 p.: il., 2010. p. 35 - 39.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Comunicação: Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Atribuída a Música New York Skyline Melody, de Heitor Villa-Lobos. In: Simpósio Internacional Villa-Lobos/USP 2009, MASP , 2009 , São Paulo. Simpósio Internacional Villa-Lobos/USP 2009, MASP, São Paulo. São Paulo : , 2009. p. 89 - 86.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . 'Itinerário Sonoro: um estudo sobre a paisagem sonora do migrante'. I SEPEGE. Pesquisa em Geografia no Século XXI. Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.. In: I SEPEGE. Pesquisa em Geografia no Século XXI. Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo , 2003 , São Paulo. Geografia. Departamento de Geografia USP : , 2003.
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; Elisa Bracher ; PYRRO, L. . Apresentou o trabalho The God?s Finger mountain range, from the Melody of the Mountains composition technique, developed by the Brazilian composer Heitor Villa-Lobos. Sources of Creativity. From Local to Universal. Academy of Cultural Heritages and the Semiotic Society of Finland in Mikkeli, Finland 09 of August. 2018 (Conferência)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Apresentou o trabalho Metaphors of Nature, a comparative study of symphonic poems Tapiola by Jean Sibelius and Uirapuru by Villa-Lobos, no XIV Congress on Musical Signification. Musical as Cultural Heritage and Novelty, em 12 de maio, na The Gheorghe Dima Academy of Music, em Cluj-Napoca, Romênia. 2018 (Congresso)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Realizou palestra intitulada Metáforas da natureza. Estudos de caso em Sibelius, Stravinsky e Villa-Lobos, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no dia 12 de abril, das 18h30 às 20h00.. 2018 (Conferência)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Pró-Reitoria de Pesquisa. Universidade de São Paulo, Brasil. I Encontro de Pós Doutorandos da USP. Uirapurú: A Lenda do Pássaro Encantado de Villa-Lobos. Comparações Estéticas com Loiseau de Feu de Igor Stravinsky e Tapiola de Jean Sibelius. Cidade Universitária, São Paulo, 29 de junho. 2017 (Comunicacao)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Palestrante no VII Festival Kabuki de Artes com a palestra: As linhas das Montanhas na Obra de Villa-Lobos. A realização da palestra ocorreu no Centro Cultural Palace, Ribeirão Prato em 8 de dezembro de 2016. 2016 (Conferência)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Integrante da mesa Prática e discursos. Apresentação do trabalho Uirapuru: a lenda do pássaro encantado de Heitor Villa-Lobos, no II Simpósio Nacional Villa-Lobos, Práticas, Representações e Intertextualidades, realizado na Escola de Música Villa-Lobos, Rio de Janeiro, nos dias 07 a 10 de novembro de 2016. 2016 (Comunicacao)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; Elisa Bracher . Concerto aula realizado junto ao Piano Circle at the Music Society of University of Helsinki. Departamento de Musicologia, Topelia, Unioninkatu 38 C, hall C120. Helsinque, Finlândia. Programa apresentado Brazil Evening Concert. Visual Art by Elisa Bracher and Music Performance by Rodrigo Felicissimo. Quarta-feira, 2 de março. 2016 (Conferência)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Comunicação no 13th International Congress of Musical Signification (ICMS 13), sediado na School of Music & Performing Arts. Canterbury Christ Church University. Instituições apoiadores do congresso: University of Helsinki, International Association for Semeotics Studies (IASS-AIS), Institute of Musical Research, International Semiotics Institute, School of Advanced Studies. University of London. 2016 (Comunicacao)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Estudo da Técnica Composicional Utilizada por Villa-Lobos. Pesquisa em Foco: Apresentação de Bases de Dados, Estudos, Mapeamentos e Investigações Relacionadas ao Campo da Cultura. Centro de Pesquisa e Formação. SESC São Paulo. 2014 (Conferência)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . O Processo de Criação Musical de H. Villa-Lobos Desenvolvido na Peça New York Sky-Line Melody. III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Centro de Letras e Artes (CLA)/ Programa de Pós-Graduação em Música. 2014 (Simposio)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; JARDIM, G. R. . II Jornada Acadêmica Discente PPGMUS ECA/USP. O uso do Diagrama como ferramenta para estabelecer processos de permutação entre as linguagens das artes visuais e sonoras. Rodrigo Felicissimo, Gil Jardim. 2013 (Comunicacao)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; JARDIM, G. R. . Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas, utilizadas nas peças orquestrais New York Sky-Line Melody e Sinfonia No. 6 de Heitor Villa-Lobos. 2012 (Comunicacao)
    • TREVOR, K. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . 2010 International Conducting Institute - ICI - New York City Conducting Master Class Kirk Trevor. 2010 (Outra)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Palestra Paisagem Sonora do Espaço Migrante apresentada no 5º Simpósio Internacional de Paisagismo. Os Sentidos: Jardins e Paisagens Volume 16, No 1. 2010 (Conferência)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Atribuída a Música Orquestral New York Sky-Line Melody de Heitor Villa-Lobos. Simpósio Internacional Villa-Lobos, MASP SP. 2009 (Comunicacao)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; Rodrigo Felicissimo ; Robert Black ; DANIEL, F. ; Lanfranco Marcelletti . Concerto para dois Contrabaixos e Orquestra de Giovanni Bottesini, Passione Amorosa. 2008 (Outra)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; Rodrigo Felicissimo ; Hadrian Havila . Sinfonia No. 8 de Franz Schubert. 30º Curso Internacional de Verão CEP/ Escola de Música de Brasília. Brasília - DF. 2008 (Outra)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; Rodrigo Felicissimo ; DANIEL, F. ; PERRES, M. . Concerto em Lá Maior para Contrabaixo e Orquestra de Domenico Dragonetti. IX Festival Eleazar de Carvalho. Fundação Eleazar de Carvalho. UNIFOR - Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará. 2007 (Outra)
    • RODRIGUES, L. ; RAMOS, M. A. S. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Mediador da Mesa Redonda 'Sinfonizando o Brasil: Coro e Orquestra' no IIº Simpósio Villa-Lobos, Perspectivas analíticas para a música de Villa-Lobos, realizado entre os dias 23 e 25 de novembro de 2012. Organizado pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo de Tardo Salles. 2012 Impresso
    • SOUZA, R. C. ; PASCOAL, M. L. ; FERRAZ, S. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Mediador da Mesa Redonda Nos Limites da Análise. IIº Simpósio Villa-Lobos. Perspectivas analíticas para a música de Villa-Lobos, realizado entre os dias 23 e 25 de novembro de 2012 e organizado pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo de Tardo Salles. 2012 Impresso
    • AIDAR, F. N. ; RAMIREZ, T. ; MEDEIROS JUNIOR, H. V. ; HSIAO, A. ; RIZZI, C. ; ARAUJO, L. C. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Avaliador da primeira etapa do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP SIICUSP. 2015 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP - é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP
    • HORLACHER, G. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; BIAZIOLI, I. ; BEHR, Y. . Debatedor na Palestra de Gretchen Horlacher ?From Sketch to Score: A Listener?s Perspective?, durante o IV Encontro Internacional de Teoria a Análise Musical, realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 8 de junho de. 2017
    • PORTO, R. ; PAULA, J. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Rádio MEC. ALÉM-SERTÃO . Design sonoro de Regina Porto, inspirado no romance ?Grande Sertão: Veredas?, de João Guimarães Rosa. Ciclo em 13 peças. Captação sonora: Regina Porto, Cecilia Miglorancia, Julio de Paula e Rodrigo Felicissimo. 2017 Rádio MEC mostra obras de Colômbia, Bolívia e Síria no 1º dia do documenta 14
    • WAIZBORT, L. ; SALLES, P. T. C. C. ; SOUZA, R. C. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Mediador da mesa redonda ?Reinterpretando Villa? durante o III Simpósio Villa-Lobos, realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). 2017 ?Reinterpretando Villa? durante o III Simpósio Villa-Lobos, realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
    • CURY, F. ; CARVALHO, J. ; PINHEIRO, E. ; ROSA, A. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Mediador da sessão de comunicações, Aspectos de performance na obra villalobiana, durante o III Simpósio Villa-Lobos, realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). 2017 II Simpósio Villa-Lobos
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; Elisa Bracher ; WAIZBORT, L. ; MARTINELLI, L. . Paisagens Musicais, interfaces das poéticas visual e sonora. 08.11.2018 às 11 horas, mesa redonda, apresentou as questões interpretativas desta técnica de composição musical, das formas de seu uso, como ferramenta didática na contemporaneidade para as áreas das Artes Plásticas e da Música. 2018 Faculdade Santa Marcelina
    • COSTA, R. L. M. ; VIDEIRA JUNIOR, M. R. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; ZAINE, A. ; SILVA, C. H. ; SILVA, F. G. A. ; ANJOS, G. ; CALIMAN, M. ; BONAFE, V. . Primeira Jornada Acadêmica Discente, PPGMUS ECA/USP. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Música da USP. Local: ECA-USP de 27 a 29 de setembro. Participação como membro da comissão organizadora. 2012 (Programa de Pós-Graduação em Música da USP)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; ANTUNES, E. ; TREVOR, K. ; TOYANSK, M. . Organizador e mediador da palestra Impressões Sinfônicas sobre a Música Cigana. A influência do discurso musical cigano. Com Kirk Trevor, Ênio Antunes e Rodrigo Felicissimo. Direção Geral Marcos Toyansk. Centro de Pesquisa e Formação do SESC. 7 de abril. 2015 (Centro de Pesquisa e Formação. (CPF-SESC) São Paulo)
    • SALLES, P. T. C. C. ; PIEDADE, A. ; MELO, C. ; MOREIRA, G. F. ; ALBUQUERQUE, J. ; TYGEL, J. ; CAMARGO, L. ; DUDEQUE, N. ; SALLES, P. P. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; NERY FILHO, W. . III Simpósio Villa-Lobos. 2017 (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
    • AOKI, D. H. ; OLIVEIRA, I. B. ; VISCONTI, C. ; HALLAI, D. ; ALBUQUERQUE, J. M. B. ; ABRAMOVAY, J. ; VIEIRA, L. ; MORAES, L. C. ; REVERBEL, M. ; NERY FILHO, W. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Segundo Simpósio Villa-Lobos: Perpectivas Analíticas para a música de Villa-Lobos, realizado entre os dias 23 e 25 de novembro de 2012 e organizado pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo. Participação como membro da Comissão Organizadora. 2012 (Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
    • JARDIM, G. R. ; VILAS BOAS, H. ; FELICISSIMO, Rodrigo Passos . Participou da Etapa de Estágio Supervisionado em docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino junto a disciplina CMU369 Regência Orquestral VI, ministrada a alunos de graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de SãoPaulo. 2013 (Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; Elisa Bracher . Ministrou palestra, no ciclo de seminário cultural intitulado Estudo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas de Villa-Lobos e seus desdobramentos contemporâneos nas artes plásticas e na música. 2017 (Programa Fábricas de Cultura, Cata-vento Cultural e Educacional, Governo do Estado de São Paulo)
    • FELICISSIMO, Rodrigo Passos ; PAULA, J. . Ministrou o curso Percursos Urbanos: mapeamento sonoro. Programa: o minicurso apresentou um panorama das pesquisas de referência e produções artísticas desenvolvidas sobre a área de estudo da Paisagem Sonora. Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo. De 16 de junho a 2 de julho. 2015 (Centro de Pesquisa e Formação. SESC São Paulo)
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa PAMVILLA. Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FELICISSIMO, Rodrigo Passos , JARDIM, G. R. , AOKI, D. H. , NERY FILHO, W. , PIEDADE, A. T. C. , TOKESHI, E. , TONI, F. C. , WAIZBORT, L. G. P. , LACERDA, M. B. , DUDEQUE, N. E. , SALLES, P. T. C. C. , RODRIGUES, P. H. B. , SOUZA, R. N. C. , CANELLAS, C. P. V. , MOREIRA, G. F. , OLIVEIRA, I. B. , ALBUQUERQUE, J. M. , TYGEL, J. Z. , VASCONCELOS, R. C. .
      Descrição: Nome do grupo: PAMVILLA - Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos Status do grupo: certificado pela instituição Ano de formação: 2012 Data da última atualização: 01/12/2012 22:15 Líder(es) do grupo: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles - Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Artes Instituição: Universidade de São Paulo - USP Órgão: Escola de Comunicações e Artes
    • Graduacao:
      • Curso: Musica - Bacharelado em Regência
        Nome da Instituição: Faculdades Santa Marcelina
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Geografia - FFLCH - USP
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Paisagens Sonoras
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes
        Ano de conclusão: 2018
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Mestrando CMU ECA USP
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • University of Helsinki:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisador visitante junto a Universidade de Helsinque - Faculdade de Artes - Departamento de Filosofia, História e Estudos das Artes, sob a supervisão do Professor Eero Tarasti. Helsinque, Finlândia. Período da visita de 15.1.2016 a 12.4.2016.
        Outras informações: Pesquisador visitante